Issuu on Google+

cordel do LETRAMENTO INFORMACIONAL

A Bibliotecรกria, um usuรกrio frustrado e uma histรณria engraรงada


LETRAMENTO INFORMACIONAL em A Bibliotecรกria, um usuรกrio frustrado e uma histรณria engraรงada

por

A Raquel, a Eleonora, a outra Raquel, E a professora.


Parte 1 A nossa história começa

?? ??

Com um usuário perdido: Calouro da faculdade, Não sabe o que é um artigo! Pedido da professora Deve ser logo atendido. Chegou hoje à faculdade Não sabe por onde ir Com tanta dificuldade Já pensa em desistir Mas sabe que a coragem o ajuda a progredir.

Diz que na biblioteca Pode obter ajuda. Saída do seu suplício É de cara bem vinda Vai logo ao prédio Onde está a saída.

1


Logo frustrado fica Pois não vai ajudar Diz a bibliotecária Mas o que quis falar É que para aprender Ele precisa trabalhar. Ensinar o que é um artigo, Importante não vai ser Pesquisar é aprender, vai te surpreender, Nunca mais na sua vida Você vai se aborrecer

2

Pensar é, na verdade A base da aprendizagem, E buscar conhecimento Exige muita coragem A cognição é a chave Dessa nova abordagem


Isso não é algo trivial Porém minha missão é tal Somente sugerir mudança que é comportamental A fundamentação nuclear É a aprendizagem abissal Solução sem esforço Na biblioteca não há Com muito trabalho É que se chega lá Vitória sem luta Na natureza não há.

Ela logo lhe explica Sobre um tal letramento Que vai lhe ajudar A sair do tormento Não só por agora, Mas por muito tempo.

3


Um mundo todo novo Pra ele vai se abrir Ele ainda nรฃo sabe O que vai descobrir Mas hรก muito a aprender No que hรก por vir

...

4


Parte 2 Tudo sobre o letramento Rápido ele aprendeu Descobriu como buscar E muito se surpreendeu O que lhe foi ensinado Por toda a vida aprendeu.

O primeiro passo É a alfabetização Onde a pessoa aprende A pesquisar com exatidão E aos poucos se descobrem Os suportes de informação. No dicionário Estão as palavras De A a Z, sem erro, Todas bem organizadas. E em ordem alfabética Podemos encontrá-las

5


Já na enciclopédia Aprende-se sobre o rotundo Já que ali é onde está O conhecimento do mundo Científico, claro! Abundante e fecundo

Sobre a biblioteca, Desvendou e conheceu: Classificação e índice, Banco de dados e sumário, Passaram a ser amigos, são partes do seu apogeu.

6

Alfabetização digital Também ele conheceu. Pouco a pouco aprendeu A usar mouse, teclado, Todo o computador, Muito bem ele entendeu.


A internet, esse mundão, Ele pôde navegar. Com a ajuda que teve Por todas partes viajar. Há muito que conhecer Muito além do nosso lar

Antes de perceber Alcançou o letramento. Nosso intrépido aluno Adquiriu o conhecimento Se sentia muito feliz, Aquilo parecia cimento. Letramento na cabeça É coisa pra toda a vida Que qualquer indivíduo Usa no dia-a-dia. Sem nem pestanejar Usufrui da regalia.

7


Começou a decidir, Podia pensar sozinho. Não importava o desafio Que viesse no caminho. Pesquisava a resposta: – Olha lá o sabidinho!

...

8


PARTE 3 Letramento informacional é um jeito de ensinar que integra várias ações: localizar, selecionar. e envolve, ainda, o acessar e o usar. E mais importante é conhecimento gerar pra resolver problemas e decisões tomar. Tudo isso nos anos 70 começaram a estudar. Esse assunto nos ensina A respeito da informação a trabalhar a danada e ouvir com atenção: –“aprender a aprender essa é a grande lição”

9


A coisa tem muitos nomes alfabetização, literacia, competência, habilidade, ‘information literacy’ e ainda às vezes envolve a tal da tecnologia

Mas a gente gosta mesmo é do termo letramento porque é a aprendizagem para o desenvolvimento de competências e habilidades para ter o conhecimento.

10

Isso a professora Kelley explicou muito bem dito no seu texto do arcabouço pela bibliotecária lido Que na universidade Foi um dia sugerido.


Enfim, essa coisa toda É mesmo muito bonita, Mas importante mesmo, Ê que a gente acredita que a tal da aprendizagem É coisa pra toda vida!

11


Essa parte de trás Vou chamar de colofão Que é onde, num livro, Se diz que fontes são: Ochent Sibilina, Xilo, Eras, Eldes Cordel, então.

12

Tem também umas imagens Que a gente andou usando Elas são todas livres Não tem que ficar pagando Open Clipart, Wikipedia, pela web vou andando...


UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (PPGCInf) Disciplina: Letramento informacional/competência informacional Professora: Alunas: Fontes Bibliográficas:

Licença:


O FIM É SÓ O COMECO ,


Cordel do letramento informacional