Catálogo - Talba

Page 1

Catรกlogo



Pela madeira transpira história

A Talba, mais do que uma empresa especializada em poltronas, puffs e cadeiras de alto padrão, é um empreendimento inovador que alia conceitos contemporâneos do design nacional e internacional com a máxima expressão da diversidade cultural do Brasil. Situada em São José, na Grande Florianópolis, a Talba iniciou as atividades com uma coleção inspirada nas raízes culturais da Ilha de Santa Catarina. Por todo o Brasil, as próxima coleções seguirão o mesmo modelo de pesquisa e criação. O design não é o único diferencial da empresa. A confecção de cada peça é feita de forma cuidadosa, para que tenha alta durabilidade. Nós acreditamos que a arquitetura de móveis, por ser também uma forma de arte, deve ser feita para durar. A satisfação do cliente, a longo prazo, é o que pauta o nosso trabalho!


Coleção - Arte na ilha da magia


PoltronaArt A Ilha de Santa Catarina é um pedacinho de terra que já serviu de inspiração para inúmeros artistas. A Poltrona Art - Alma de Artista faz uma homenagem a eles, não apenas no nome, mas também na arquitetura. A base estrutural de madeira remete a um cavalete, a mesinha acoplada lembra uma paleta de tintas e o encosto é a própria tela, com uma obra de Luciano Martins.


Coleção - Arte na ilha da magia

I m a g em m era m ent e i l ust ra t i v a


Com pincel, tela e cavalete, José Cipriano imortalizou o patrimônio histórico e cultural da Ilha da Magia. A Cadeira Cipriano presta uma homenagem a esse grande artista, não só no nome da peça, como também na arquitetura, com formas que remetem a um cavalete


Coleção - Folclore


O tradicional Boi de Mamão é a inspiração para o traçado da Poltrona Constâncio, que lembra o formato da cabeça desse elemento folclórico. O nome dela remete a um dos mais antigos construtores de Boi de Mamão de Florianópolis: José Constâncio Vieira.


Coleção - Folclore


A arquitetura da cadeira, em formato de uma cabeça de boi, é uma referência a uma das mais conhecidas manifestações folclóricas de Florianópolis, o Boi de Mamão. Em outros lugares existe uma versão muito semelhante dele, chamada de Bumba meu Boi, por isso a cadeira recebe esse nome.


Coleção - O nome do barco


Poltrona

A arquitetura da poltrona é inspirada no formato do leme e da gola de tradicionais embarcações de pesca artesanal. O nome dela, Atrevida, é também como se chama uma das mais populares embarcações da Costa da Lagoa, que por sua vez homenageia uma mulher corajosa, determinada e atrevida!


Coleção - O nome do barco


As embarcações pesqueiras são a inspiração da Poltrona Glória. A base de madeira dela lembra as “costelas” que estruturam e dão forma aos cascos dos barcos. O próprio nome dela é uma referência à canoa centenária Glória, que leva o nome de uma das filhas de um antigo morador do Campeche.


Coleção - O nome do barco


A composição da Cadeira Dico é inspirada no casco de barcos pesqueiros, com tábuas dispostas lado a lado. O nome dela é uma referência ao pescador, artesão e carpinteiro náutico Dico, da Costa da Lagoa. Ele representa a última geração de construtores artesanais de barcos de Florianópolis.


Coleção - Rendeiras


Inspirado em um dos mais fortes patrimônios culturais da Ilha da Magia, as rendas de bilro, o banco traz no nome e na composição essa referência. Os pés dele foram desenhados no formato da peça de madeira “bilro”, utilizada pelas rendeiras da Lagoa da Conceição para confeccionar as rendas.


Coleção - Rendeiras


A forma do Puff Rebolo é idêntica à das almofadas nas quais as rendeiras tecem as famosas rendas de bilro. Essas delicadas rendas são uma herança da cultura açoriana. Rebolo é o nome como as almofadas são chamadas pelos portugueses, nossos colonizadores.


Coleção - Rendeiras


O velho e o novo se misturam na Poltrona Rendilheira. Os traços contemporâneos da peça se contrastam com a rara beleza das rendas de bilro do encosto, que representam a enorme riqueza cultural das rendeiras de Florianópolis. As rendeiras, em Portugal, são chamadas de “rendilheiras”.


Coleção - Rendeiras


A Ilha de Santa Catarina é um caldeirão cultural repleto de Marias. Temos Maria da Glória, Maria de Lurdes, Maria Francisca... e nesse contexto surge a “Cadeira Marias”, uma homenagem a todas as Marias rendeiras da ilha, que formam um dos maiores patrimônios imateriais da cultura açoriana.



(P,M,G)

As lendas e o imaginário coletivo foram a inspiração para os puffs lenda, que têm a forma das pedras da Praia de Itaguaçu. Reza a lenda que elas eram bruxas que foram transformadas em pedras pelo diabo, que não havia sido convidado para a festa delas devido ao cheiro de enxofre que tinha.


www.talba.com.br contato@talba.com.br


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.