Issuu on Google+

Colégio EstaduasProfessor Fernando raja Gabáglia A Matemática

Nome: Camilla Batista , Kássia Hellen e Thayná Moraes. Nºs: 03, 19 e 37 .

Turma: 2010


A disciplina de Matemática até hoje talvez é uma das matérias mais chatas, temidas e difíceis de aprender , entender e compreender, desde o ensino fundamental, médio e na universidade a matemática é uma “pedra” no sapato de muita gente.

E como sempre fui um bom aluno e gostei de matemática, diferentemente de português, onde sempre fui e ate hoje sou um péssimo aluno.

Por gostar de matemática, muita gente me pergunta, quais são as manhas e macetes de aprender matemática de uma forma rápida e fácil.

No entanto é algo que eu sempre digo, se você não gosta de matemática, se você simplesmente fecha os olhos e a mente para ela, dificilmente você ira aprender matemática, pois no meu ponto de vista, você primeiramente tem que compreender e entender a matemática, pois diferente de outras matérias como biologia, geografia ou historia, você não poderá responder uma questão de forma única, pois se você entender e compreender a matemática você saberá usar as equaçõese operaçõespara solucionar cada problema matemático.

E não adiante fugir, independente da área de atuação que você for atuar no futuro, a matemática sempre estará presente, desta forma o melhor a fazer é abrir os olhos logo e começar a tentar entender a matéria, uma vez que ela é cobrada em praticamente todos os concursos públicos independente do cargo e área de atuação.

Algumas dicas


Desta maneira,se você tem dificuldades em matemática, não desanime, fique calmo,tenha paciência, seja persistente e principalmente faça bastante exercícios e evite simplesmente decorar formulas matemáticas, tente entender e compreender como essasequaçõesforam criadas e desenvolvidas e tenho certeza que você terá mais sucessocom essadisciplina e irá perceber que matemática não é uma matéria tão difícil assim. :-)

1a Dica

- A primeira dica que eu gostaria de ressaltar é sobre a leitura da questão de matemática. Muitos alunos começam a ler a questão e, sem terminar de ler todo o enunciado, acham que já sabem o que o problema está pedindo e saem fazendo as contas. Mas, na verdade, não sabem realmente qual a pergunta do problema. Isso é muito ruim, pois em muitos problemas a pergunta está justamente no finalzinho do enunciado.

2a Dica

Em toda prova, existem questões fáceis, médias e difíceis. Ao começar resolver a prova, encare as questões como um jogo de pega-varetas. Resolva primeiro as questõesque você achar que são fáceis, só para depois você fazer as médias e só depois de tudo isso encarar as difíceis.

3a Dica

Existem alguns assuntos de matemática que são muito cobrados em praticamente todos os vestibulares, os quais muito provavelmente irão aparecer em sua prova. Eu vou listar esses assuntos e, se você tiver alguma dúvida sobre alguns deles, consulte seu professor ou pergunte pra algum amigo, pro vizinho, pro pai, pra mãe, pra qualquer pessoa, mas não vá fazer a prova sem estar familiarizado com o assunto. Bom, os assuntos são:

- porcentagem; - logaritmos - não esqueçada definição, da condição de existência e das propriedades; - semelhança de triângulos;


- teorema de Pitágoras; - progressãoaritmética - não se esqueçado termo geral e da expressãoda soma dos termos. Também não se esqueçade que, quando temos um número ímpar de termos numa PA, o termo do meio é igual à média aritmética dos extremos; - progressãogeométrica - não se esqueçado termo geral e da expressãoda soma dos termos da PG finita e da infinita. Também não se esqueçade que, quando temos um número ímpar de termos em PG,o termo do meio é a média geométrica dos extremos; - área de figuras planas; - Polinômios; - análise combinatória - tenha muito clara, em sua cabeça, a diferença entre arranjos e combinações; - equaçõesde reta e de circunferência; números complexos.

4a Dica

Analisando as últimas provas da Fuvest, a gente percebe que a tendência do vestibular é cobrar o raciocínio lógico do aluno e não a simples "decoreba" de fórmulas, ou grandes cálculos algébricos para conferir se a gente sabe ou não fazer contas.

5a Dica

- Equaçãodo segundo grau é toda equação que pode ser escrita na forma

, como

.

- Viu matemática não é difícil. Você só tem que prestar atençao !


A Matemática