Page 29

5. Parti cipação e Cidadania

turais. Uma proposta como esta, que demonstra preocupação com o meio ambiente é absolutamente incompatível com a manutenção de lixões, ou de aterros e usinas de compostagem mau operados. A administração municipal deve transmitir uma imagem de probidade, demonstrando à população que a sua colaboração se soma a esforços bem planejados, que têm objetivos claros, voltados à proteção do meio ambiente.

O envolvimento da equipe de trabalho Os funcionários da prefeitura fazem parte da própria comunidade beneficiada, logo, apresentam características comportamentais semelhantes. Sem capacitação e o envolvimento desses funcionários não será possível manter em bom nível uma atividade que não conte com o crédito de seus próprios executores. A administração não pode deixar faltar apoio técnico, equipamentos e demais recursos, necessários à realização de todas as tarefas. Problemas dessa ordem causam nos trabalhadores envolvidos a sensação de desânimo e abandono, com repercussões negativas nas atividades. Se a administração municipal optar pela utilização de ex-catadores na coleta seletiva, deve contar com a necessidade de capacitação, treinamento e supervisão prolongados. Essas pessoas tendem a demonstrar uma dificuldade natural nas atividades que exigem organização e disciplina, logo, dependerão do apoio e paciência da equipe que coordena os trabalhos. Essas questões são tão importantes quanto a educação ambiental da comunidade e devem ser realizadas permanentemente, visando à valorização do trabalhador da coleta que é um importante elo de ligação entre a comunidade e a administração municipal.

O comprometimento da comunidade Pela experiência obtida em diversas localidades, sabe-se que o interesse das administrações municipais é bastante instável, ocorrendo a mudança de prioridades e objetivos a cada novo mandato, com o arrefecimento dos ânimos. Assim, não há garantias de continuidade nas ações programadas, especialmente, se elas dependerem apenas das administrações municipais. A alteração deste quadro não é possível simplesmente pela conscientização dos funcionários municipais, pois são justamente as posições de comando que se alteram.

28

26459003 miolo.indd 28

A única possibilidade real de continuidade das ações iniciadas é o fortalecimento dos

14.02.08 11:20:22

Coleta Seletiva em Prefeituras  
Coleta Seletiva em Prefeituras  

Coleta Seletiva em Prefeituras Ambiente SP

Advertisement