Manguezais

Page 27

habitantes. No Brasil, a taxa de urbanização é de cerca de 75%. Ou seja, a cada cem habitantes setenta e cinco moram em cidades. Contudo, os cuidados com o lixo vêm se tornando prioridades dos governos e das sociedades. Os Estados Unidos da América (EUA) são os maiores produtores de lixo do planeta gerando mais de 200 milhões de toneladas por ano. No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico PNSB/IBGE editada em 1991, são produzidas 241.614 toneladas de lixo diariamente. Deste montante, 76% ficam a céu aberto e somente 24% são tratados.

26

O lixo é classificado em vários tipos: domiciliar ou doméstico (gerado do dia a dia das residências); comercial (originado dos estabelecimentos comerciais e de serviços como supermercados, bares, restaurantes etc.); público (dos serviços públicos de limpeza urbana -varrição, limpeza de praias e galerias etc.e de limpeza de áreas de feiras livres); de serviços de saúde e hospitalar (produzidos por hospitais, clínicas, postos de saúde etc.); de portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários (resíduos de material de higiene, asseio pessoal e restos de alimentação); industrial (produzidos pelos diversos ramos da indústria, como metalúrgica, química, petroquímica, papel etc.); agrícola (lixo das atividades agrícolas e pecuárias) e de entulho (resíduos da construção civil e restos de obras). Resíduos sólidos é o termo técnico que se usa para denominar o lixo. A coleta, transporte e destinação do lixo cabem às prefeituras, salvo o lixo do tipo industrial, hospitalar, agrícola, entulho e proveniente de terminais (portos, aeroportos, rodoviárias, ferroviárias). Em alguns casos, as prefeituras podem assumir a coleta, o transporte e a destinação destes últimos tipos de resíduos. Os resíduos domésticos, comerciais e públicos são responsabilidade da prefeitura. Já os demais ficam atribuídos pelo gerador. Por exemplo, o lixo industrial é responsabilidade das indústrias. Todavia, um lixo com ou sem toxicidade poderá ser gerado de qualquer lugar. Até mesmo nas nossas próprias casas podemos gerar um lixo doméstico que pode ser potencialmente perigoso. E quais resíduos podem ser enquadrados como tal? Aqueles de natureza química ou biológica podem vir a ser potencialmente perigosos à saúde

humana e ao meio ambiente. Como exemplos, c i t a m - s e o s tipos de material para pintura (tintas, solventes, vernizes etc.); produtos para jardinagem e animais (agrotóxicos, repelentes etc.); produtos para motores (óleos, fluidos, baterias); pilhas; frascos de aerossóis; lâmpadas fluorescentes; termômetros tradicionais. A disposição final do lixo é um grave problema no Brasil, já que em sua maioria os municípios dispõem o lixo próximo aos recursos hídricos (margem de rios, lagoas, lagunas, baías etc.). Por isso, a decorrência de problemas de saúde pública e de contaminação às águas e aos solos é inevitável e de um custo ambiental fabuloso. O tratamento final mais adequado são os aterros sanitários, cujo lixo é tratado e seus poluentes gerenciados como o chorume (líquido percolado do lixo altamente t ó x i c o ) e o m e t a n o ( g á s p rov e n i e n t e d a decomposição do lixo). No entanto, além dos lixões (vazadouros ou depósitos de lixo a céu aberto), existem os aterros controlados que são uma solução paliativa e pouco favorável ao meio ambiente.

Lixo junto as plântulas de mangue vermelho (Rhizophora mangle).

Os problemas ambientais resultantes da má disposição favorecem à proliferação de animais transmissores de doenças transmissíveis (vetores como baratas, moscas e ratos); à contaminação das águas e dos solos; à poluição do ar e redução da qualidade ambiental nestes locais influenciando comunidades. De acordo com a Comissão de Desenvolvimento e Meio Ambiente da América Latina e do Caribe (1991), a região costeira e seus organismos vivos têm sido bastante afetados pela descarga de esgotos e lançamento de lixo das zonas urbanas e industriais. Nas áreas


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.