Issuu on Google+

www.jornalportaldoparana.com.br

Portal do Paraná Apucarana, 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

08 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

UMA HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DO PARANÁ

Ano XIV - Nº 738 - Nas bancas R$ 2,00


02

De 27 de fevereiro a 19 de marรงo de 2011

Portal do Paranรก


De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

Portal do Paraná

03

POLÍTICA

NOMES COTADOS PARA DISPUTAR A PREFEITURA DE APUCARANA EM 2012 DEM

Atualmente temos 14 nomes que estão sendo cotados para disputar a eleição para prefeito de Apucarana em 07 de outubro de 2012. Tem candidatos do mesmo partido que devem se acomodar em outros até o Alcides Ramos dia 06 de outubro de 2011. Junior

PR

PPS

DEM

PT

Beto Preto

PMDB

Deco Vereador

Felipe Neto

Humberto Amaral

João Carlos de Oliveira

PDT

PP

PTB

PPS

Junior da Femac

Lucimar Scarpelini

Mauro Bertoli

Mirynho Moisés

PSDB

PSC

PMDB

PSDB

Sérgio do Cristma

Val Marques

Valter Pegorer

Waldemar Garcia

O ASSUNT OÉ ASSUNTO ELEIÇÃO MUNICIP AL MUNICIPAL EM APUCARAN A APUCARANA O candidato natural da situação é o prefeito João Carlos de Oliveira, que está dando uma guinada de 180º com as mudanças que está introduzindo na prefeitura com a “Operação Viva Apucarana”. A oposição vai querer se unir, o que é muito dificil, pois, existem vários interesses em jogo.

MUIT OS NOMES MUITOS CIT ADOS NÃO VÃO CITADOS DISPUT AR A ELEIÇÃO DISPUTAR Da situação tem três nomes, só um disputa. No PPS comenta-se no nome de Felipe Neto, mas, ele nem aceita falar do assunto. Beto Preto está no PT, mas, não tem legenda, o mesmo ocorre com Sérgio do Cristma do PSDB. Mirynho Moisés é um forte candidato e os demais podem se compor numa oposição forte.

PIMENT A MALA GUET A PIMENTA MALAGUET GUETA Pode ser coincidência, mas, foram nomeados três ex-assessores de Pegorer no Governo Richa: Fernando Garcia (Detran), Mirynho Moisés (SEAB) e a Profª Onide (Educação). Tem gente aproveitando disso, para fazer piadas...


04

De 27 de fevereiro a 19 de marรงo de 2011

ENQUANTO ISSO...

Portal do Paranรก

EM APUCARANA...

NO MUNDO ENCANTADO DA AMUVI...


Portal do Paraná

De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

EMPOLGAÇÃO...

05

BASTIDORES...

ERA UMA VEZ, NA CIDADE ALTA...


06

De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

Portal do Paraná

NOVA BANDA...

FINALMENTE...

CONFORMADO...

BOA OPÇÃO...

MUITAS PESQUISAS... NO SENADO...


Portal do Paraná

De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

07

ARAPONGAS

UM MODERNO CENTRO ADMINISTRATIVO O prefeito Beto Pugliesi entregou a comunidade o Centro Administrativo da Prefeitura de Arapongas. Com 5.500 m2 de construção em três pavimentos, está concentrado todos os departamentos em um lugar só, gerando economia, praticidade, funcionalidade e rapidez no atendimento à população. Nós do Portal mostramos esta linda obra.

TODA ADMINISTRAÇÃO NUM LUGAR SÓ

De todos os ângulos dá para se notar a beleza arquitetônica da nova prefeitura de Arapongas

Muito mais segurança

Amplo estacionamento

Agência da Caixa Econômica


De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

08

Portal do Paraná

MAIS ECONOMIA E EFICIÊNCIA A nova Prefeitura Municipal de Arapongas deu mais acessibilidade às pessoas, com elevador, banheiros para deficientes, salas amplas e confortáveis, concentrado tudo num local só, o que gera mais economia de combustível, telefone e eficiência.

Prefeito Beto Pugliesi

Vice-prefeito Jair Milani

Sala de licitação

Recepcionista Débora Nonis Borrasca

Maila Coniar - Aux. Administração

Wagner Vieira Gouveia - Orçamento

Moderno auditório para reuniões

O RH ficará ao lado da Administração O CPD garante muito mais qualidade

“UM PROJETO ARQUITETÔNICO QUE UNIU ESPAÇO E PRATICIDADE!”


Portal do Paraná

De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

09

A NOVA PREFEITURA DE ARAPONGAS

Na recepção o sorriso de boas vindas

A nova prefeitura de Arapongas virou um cartão de visita para a Cidade dos Passarinhos. Sua estrutura física está preparada para se adequar as evoluções da área administrativa durante os próximos 40 anos.

Atendimento ao público de qualidade

Mais conforto para ser atendido

Os funcionários ficam mais a vontade

A saúde melhorou o atendimento

Todos os departamentos melhoraram

Todas salas são amplas e funcionais

A educação está ao lado da prefeitura

A CÂMARA MUNICIPAL TAMBÉM TEM SUA SEDE PRÓPRIA!


Portal do Paraná

De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

10

UMA CÂMARA PREPARADA PARA O FUTURO

A recepção é ampla e moderna

Jaide Massarelli - Diretor Geral

A Câmara Municipal de Arapongas, está numa área de 1.750m2 e preparada para o aumento dos número de vereadores com 17 gabinetes. O presidente Sérgio Onofre (foto), se preocupou com todos os detalhes, desde acessibilidade até amplo espaço físico.

Sala de informática para população

O plenário é muito funcional

CONHEÇA TODOS OS VEREADORES

Cleusa Okuyama

Fidelis Canguçu

João Carlos Favero

Maria do Carmo

Margareth Pimpão

Toxinha

Rubens Franzin

Wilson Apdo Xavier

Silvino Andresevski Jr

Terezinha Canassa


Portal do Paraná

De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

11

APUCARANA

JOÃO CARLOS LANÇA “OPERAÇÃO VIVA COMEÇA A APUCARANA” E DEIXA ESQUENTAR A POPULAÇÃO ANIMADA POLÍTICA EM APUCARANA

Na sexta-feira (25/02) no Salão Nobre da Prefeitura, João Carlos anunciou a descentralização do Governo com a “Operação Viva Apucarana” Na oportunidade foram perando os parques e assinados os contratos de praças, com um combagestão com os assessores te permanente aos burada prefeitura, como já es- cos no asfalto. Estes tratava definido no ano pas- balhos já estavam prosado e lançado a “Ope- gramados e estão deixanração Viva Apucarana” do a população animada, que vai deslocar toda es- pois, agora estão vendo trutura administrativa que o trabalho é para vapara os bairros da cida- ler e que João Carlos é de. Paralelamente já difícil prometer, mas, existe um mutirão recu- quando promete cumpri.

De um lado o prefeito João Carlos dando largada a sua segunda etapa administrativa. Combatendo os buracos da cidade, limpando praças, parques e ruas da cidade, sem deixar de lado a educação, a saúde, o social e demais setores administrativos. Do outro lado os vereadores lançando a Câmara Itinerante, que vai levar o legislativo nas vilas, bairros e distritos da cidade. A notícia de que o Governo Estadual também vai participar, deslocando sua estrutura para atender a comunidade, está deixando a população satisfeita. Nota-se claramente que estamos entrando num período pré eleitoral, onde se define os partidos e os candidatos a vereadores e prefeitos para a eleição do ano que vem. A audiência pública que foi realizada na sexta-feira (25), é uma prova de que a política vai “pegar fogo”. Antes, nem os vereadores compareciam para prestigiar, desta vez, porém, compareceram “em massa” e cobraram atitudes da prefeitura em vários casos pendentes. Isto é muito bom, pois, quem sai ganhando é a população que vê, tanto o executivo como o legislativo, fazendo questão de beneficiar o povo de Apucarana.


De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

12

Portal do Paraná

ARAPONGAS

SÉRGIO ONOFRE E WALDIR PUGLIESI SE REÚNEM “ÀS PORTAS FECHADAS”

Waldyr Pugliesi quer ser candidato pelo PMDB

Há poucos dias atrás, o apresentador de TV, radialista e presidente da Câmara de vereadores de Arapongas, Sérgio Onofre, se reuniu com o deputado estadual e presidente estadual do PMDB, Waldyr Pugliesi, “às portas fechadas” e disse que sua candidatura a prefeito de Arapongas é irreversível, mesmo que tenha que mudar de partido. A decisão oficial ficou para daqui três meses, pois, Waldyr Pugliesi também quer ser candidato.

Sérgio Onofre também quer ser prefeito pelo PMDB

AQUI O CARNAVAL NÃO PARÁ... EM CAMBIRA...


Portal do Paraná

De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

BETO RICHA COLOCA TODA ESTRUTURA DO GOVERNO DO ESTADO PARA A CÂMARA ITINERANTE DE APUCARANA A idéia inovadora do presidente da Câmara de Apucarana Alcides Ramos Junior, de levar as reuniões da Câmara para os bairros da cidade recebe um grande aliado: o governador Beto Richa. A primeira reunião itinerante de Apucarana acontecerá no dia 17 de março, às 20h00, no Salão da Comunidade São Judas Tadeu, no Jardim Ponta Grossa, próximo ao Ginásio de Esportes. O chefe da Casa

Civil, Durval Amaral poderá estar presente e já colocou toda estrutura da 16º Regional de Saúde, COHAPAR e demais orgãos do Governo a disposição de Alcides Ramos, para tornar as reuniões ainda mais produtivas.

O CARNAVAL ESTÁ CHEGANDO...

13


14

De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

Portal do Paraná

MANDAGUARI

RUAS INHAÚMA E XV DE TAPA-BURACOS NOS CINCO NOVEMBRO DÃO ADEUS CONJUNTOS AO BARRO E À POEIRA Graças ao projeto de asfalto comunitário, que envolve a comunidade, Prefeitura e empreiteira, moradores das ruas Inhaúma e XV de Novembro, nas proximidades da Cocari, em Mandaguari, estão livres da poeira e do barro. “Foram várias reuniões e negociações com os proprietários e no fim todos saíram ganhando”, frisou o vereador João Jorge do Alambique Marques, que vem trabalhando no programa em vários bairros da cidade. O asfalto comunitário já beneficiou moradores de diversas regiões, como por exemplo, no Jardim São Marcos, Jardim Planalto e Jardim Hawai. Projetos estão em andamento para levar pavimentação para a Vila Dias, Jardim Novo Horizonte e Vila Palma, entre outros.

A operação tapa-buracos da Prefeitura de Mandaguari chegou esta semana a uma das regiões mais populosas da cidade: os Cinco Conjuntos. Na última quarta-feira (23), por exemplo, o trabalho estava concentrado na Rua Valter Leopoldo. “Vamos continuar a operação em outras regiões mais críticas, mas para isso precisamos de tempo firme, sem chuvas, senão o serviço de um dia pode ser destruído com apenas uma chuvarada”, explica o responsável pelo setor, Luiz Costa.

JANDAIA DO SUL

CARNÊ DO IPTU JÁ ESTÁ SENDO ENTREGUES

O contribuinte jandaiense já está recebendo os carnês para pagamento do IPTU. A entrega começou dia 21, por intermédio dos Agentes de Saúde. O pagamento pode ser feito em parcela única, com desconto de 10% ou parcelado. O pagamento tanto em quota única, quanto do primeiro vencimento, para quem optar pelo parcelamento, deve ser feito até o dia 10 de março. Segundo o diretor do Departamento de Tributação, Claudemir Alexandre os proprietário das datas vazias devem procurar seu carnê na Prefeitura Municipal.

DEPARTAMENTO DE ESPORTES REALIZA A PRIMEIRA REUNIÃO DOS JOGOS COLEGIAIS 2011 “FASE MUNICIPAL” O Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal de Jandaia do Sul realizou na terça feira (23), a primeira reunião dos Jogos Colegiais 2011 “Fase Municipal”. Os Jogos serão realizados de 04 a 09 de abril de 2011 e contará com 16 escolas do Município. Os Campeões garantem vaga para a Fase Regional que acontece no Município de Apucarana de 20 a 26 de Maio de 2011. “Os Jogos Colegiais tem como objetivo a confraternização entre as escolas do nosso município, alem de ser um jogos educacional e um laboratório para novos talentos e desde já nos do Departamento de Esportes e da Prefeitura Municipal desejamos boa sorte aos atletas participantes”,declarou Fabio Miguel Pelissari diretor Municipal de Esportes.


Portal do Paraná

De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

15

SÉRGIO ONOFRE: UM GRANDE TORCEDOR DO ARAPONGAS ESPORTE CLUBE Sérgio Onofre, presidente da Câmara de Arapongas, sempre está no meio da torcida. Incentiva o comércio e a indústria a comprar ingressos para os jogos e já arrumou um “bicho” de R$ 20 mil para o time, caso seja o primeiro colocado entre os times do interior.

ELE AJUDA O TIME COMO: RADIALISTA, APRESENTADOR DE TV E POLÍTICO O vereador e presidente da Câmara de Arapongas, Sérgio Onofre veste a camisa do Arapongas Esporte Clube. Nos seus programas de rádio e televisão, conclama a torcida para ir ao estádio e torcer pela Arapongão. Assiste todos os treinos e incentiva a diretoria e os jogadores, além de acompanhar o time. Com isso, o time do Arapongas é um dos que mais tem levado público ao estádio. A Fúria Verde vibra com todos os jogos do AEC.


16

De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

Portal do Paraná

MARGARETH PIMPÃO, DISTRIBUI MATERIAL ESCOLAR PARA CRIANÇAS CARENTES DE ARAPONGAS Neste início de ano letivo, a vereadora Maria Margareth N. Pimpão Giogondo, distribuiu material escolar para as crianças carentes do município. Na oportunidade foi oferecido balas, doces e refrigerantes para a garotada.

A vereadora Margareth Pimpão é também a vice-presidente da Câmara Municipal de Arapongas


Portal do Paranรก

De 27 de fevereiro a 19 de marรงo de 2011

17


18

De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

Portal do Paraná

VENHA VOCÊ TAMBÉM PESQUEIRO REI DO PEIXE Venha desfrutar de momentos de lazer com sua família e saborear as melhores porções de peixe da região. O Rei do Peixe está estruturado para receber você e sua família, para pesca e atendimento de lanchonete e restaurante. É um dos ambientes mais preparado para receber sua família, com banheiros amplos, fraldário e banheiros e acesso para cadeirantes. Nos dias de calor chuva artificial para refrescar o ambiente...

Servimos almoço todos os domingos com self-service por kg ou a vontade. Nos outros dias a la carte

A equipe do Rei do Peixe está preparada para atender bem. Entregamos seu peixe limpo sem custo. Porções feitas na hora de lambari, tilápia, sashimi, ceviche, entre outras e aquela cerveja geladinha...

Grandes variedade de peixes: Tilápia, Pacú, Carpa, Bagre, Piauçú, Dourado, Pintado e Pesca Esportiva ESTACIONAMENTO AMPLO E ASFALTADO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: DE TERÇA A DOMINGO DAS 9:00 AS 21:00 HRS. RODOVIA DO MILHO - KM 04 SENTIDO NOVO ITACOLOMI


Portal do Paraná

De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

19

CURTAS E BOAS BATATA FRITA DURANTE A DIETA. PODE? O alimento está liberado durante a dieta. Mas preste atenção nos detalhes... Pode, libera um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Lá, os pesquisadores elaboraram um programa de reeducação alimentar para 86 pessoas acima do peso. Elas seguiram essa dieta durante três meses. Mas, pasme, podiam incluir no cardápio de cinco a sete porções de batatas por semana. Na prática, uma porção equivale a uma batata cozida ou a duas colheres de sopa da versão frita. No final do trabalho, todos os participantes perderam medidas, mostrando que o alimento pode fazer parte de uma estratégia para eliminar os quilos extras. Só que, antes de sair correndo até o fast-food mais próximo, é importante saber que tudo depende da maneira como a fritura for feita – e da quantidade que você comer, claro. “A temperatura ideal é entre 170º e 180°C”, orienta a nutricionista Vanderlí Marchiori, da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva. Se durante o preparo muita fumaça começar a sair da frigideira, é sinal de que esquentou além da conta. “E a quantidade de óleo deve ser suficiente para cobrir o alimento.” Mas sem exageros. Não vale extrapolar na quantidade do ingrediente nem usá-lo com muita parcimônia: isso faz com que a batata absorva mais e mais óleo, tornando-se um petisco pra lá de gordo. Outra dica é não reutilizálo, mesmo que pareça novinho. “Durante o aquecimento prolongado o produto se altera, demorando mais tempo para fritar os alimentos. Isso também aumenta sua absorção”, diz Vanderlí.

CULINÁRIA TORTA DE CHOCOLATE INGREDIENTES Massa: 250 gr de farinha de trigo 50 gr de amido de milho 2 colheres (sopa) de leite 2 gemas de ovo 150 gr de manteiga Mococa quanto baste de sal 1 colher (sopa) de açúcar 1 colher (chá) de fermento químico em pó Recheio: 250 ml de creme de leite fresco 500 gr de chocolate meio amargo 1 cálice de rum MODO DE PREPARO Massa: Amassar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Forrar uma fôrma de fundo removível, ou em fôrmas individuais, levar ao forno médio (180º) até que a massa esteja dourada. Deixar esfriar, aplicar o recheio e levar à geladeira. Recheio: Levar o chocolate e o creme de leite ao fogo, em banho-maria, mexer até ficar homogêneo. Acrescentar o rum, deixar amornar e aplicar sobre a massa já fria. Levar à geladeira.

VOCÊ SABIA? FOTÓGRAFO FLAGRA GOLFINHO PERSEGUINDO SALMÃO NA ESCÓCIA O fotógrafo Tim Stenton, de 46 anos, passou cem dias na praia de Chanonry Point, na região de Moray Firth, na Escócia, com o objetivo de registrar fotos de golfinhos. Entre as imagens, Stenton flagrou um golfinho perseguindo um salmão.

GAMBÁ VESGA APOSTA EM VITÓRIA DE NATALIE PORTMAN NO OSCAR A gambá vesga chamada "Heidi" aposta na vitória de Natalie Portman como melhor atriz na cerimônia do Oscar. O animal, que pertence ao jardim zoológico de Leipzig, na Alemanha, está participando do programa "Jimmy Kimmel Live!", da emissora de TV "ABC". "Heidi" está fazendo as previsões para o Oscar. A cada dia ela vai fazer uma previsão. O programa coloca cinco estatuetas com o rosto dos concorrentes ao prêmio. A estátua que ela tocar primeiro com a pata será o vencedor da categoria, segundo o programa da “ABC”. "Heidi" ficou famosa na Alemanha depois de ter sua foto publicada no jornal "Bild" em dezembro. A gambá tenta repetir o sucesso do polvo "Paul", que pertencia ao aquário da cidade alemã de Obrhausen e ganhou fama internacional ao acertar jogos da Copa do Mundo de 2010.

APOSENTADO QUEBRA OVO E ENCONTRA OUTRO EM TAMANHO MENOR DENTRO DELE O aposentado britânico John Fellows, de 68 anos, ficou surpreso na hora de preparar o tradicional café da manhã, ao quebrar um ovo, ao envéz de encontrar dentro clara e gema, ele encontrou outro em tamanho menor dentro, segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mail". "Eu trabalhei na agricultura por 20 anos, incluindo aves, mas nunca vi nada parecido com isso antes", disse ele, que comprou o ovo em um supermercado em Weymouth.

MULHER DE 103 ANOS DIZ QUE SEGREDO DA LONGEVIDADE É NUNCA TER FEITO SEXO Uma britânica de 103 anos disse que o segredo para sua longevidade é o fato de nunca ter feito sexo e continuar virgem. "Eu nunca me casei ou tive um namorado. Provavelmente, teve algo a ver com isso", disse Gladys Gough, segundo o jornal inglês "The Sun". Além de nunca ter feito sexo, Gladys destacou que nunca fumou, experimentou álcool ou tomou remédios. Ela afirmou ainda que preferiu dedicar sua vida a conhecer o mundo ao lado de sua irmã Edna, que morreu em 1996 aos 85 anos. "Nós sempre fomos paqueradas pelos homens, mas preferimos viajar".


De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

20

ARAGUAIA Gabriel entra no quarto de Antoninha. Mariquita vê Gabriel descendo as escadas e se emociona. Geraldo conta para Dora que está apaixonado por Safira e ela sai de casa. Manuela lamenta com Amélia por ter se afastado de Solano. Solano se emociona ao abraçar Gabriel. Manuela vai com Caroço à operadora. Estela pergunta a Terê por que Solano e Manuela se separaram. Beatriz torce para que Solano se apaixone por Estela e se livre da maldição. Janaína prova seu vestido de noiva. Max tenta se reaproximar de Fred. Solano pede para Genão levar Gabriel para ver a colheita de girassol. Janaína teme envergonhar Fred no casamento. Manuela mostra a Padre Emílio a carta que Max escreveu a Antoninha. Estela pergunta a Manuela por que ela se separou de Solano. Solano fala com Ricardo e pede sigilo sobre a estada de seu avô em Girassol. Max vê Gabriel no carro com Genão. Padre Emílio e Solano estranham ao ver Estela rezando na igreja. Max encomenda com seu capanga um serviço no silo onde o girassol está estocado. Cirso chega em casa e Ametista e Esmeralda tentam esconder a ausência da irmã. Geraldo conta para Safira que se separou de sua esposa. Dora aparece na estalagem e Terê, Glorinha, Neca e Pimpinela comemoram sua separação. Terezinha conta para Padre Emílio sobre a visão de Madalena durante a aula de circo. Gabriel pede para Solano e Estela deixarem o Araguaia ao saber que eles terão um filho. Solano e Estela estranham que Gabriel saiba falar a língua karuê. Gabriel se encanta com Beatriz. Fred não percebe a insegurança de Janaína ao falar sobre sua faculdade. Padre Emílio comenta com Terezinha sua preocupação com Madalena. Fred convida Solano para ser seu padrinho de casamento. Janaína se surpreende com a sinceridade de Nancy ao falar sobre ela e Fred. Safira conta para as irmãs que vai se casar com Geraldo. Fred agradece Solano pelo convite para jantar e elogia sua família.

TI-TI-TI Ariclenes repreende Cecília por ter dado uma boneca para Valquíria e Clotilde vê Valquíria com a boneca. Ariclenes se apavora com a possibilidade de Jacques e Clotilde encontrarem Cecília. Ariclenes conta para Luti que se associará a Jaqueline no ateliê de Jacques. Marcela não se entende com Edgar e vai embora arrasada. Renato se empolga com a pintura no muro e comemora com Isabel. Amanda avisa a Desirée que Jorgito está na casa de Nicole. Armandinho desmascara Stéfany e ajuda Desirée a perdoar Jorgito. Daguilene e Stéfany são escorraçadas da vila. Gabriela liga para Pedro e ele fica comovido. Cecília lembra que seu sobrenome é Spina. Jaqueline procura Jacques e revela que as marcas Leclair e Valentim irão se fundir. Clotilde arruma um jeito de tirar Ariclenes de casa e conhecer Cecília. Dona Mocinha visita Cecília. Clotilde aparece na casa de Ariclenes, comenta que é casada com André Spina e Cecília diz que ele é seu filho. Cecília começa a recuperar a memória e desmaia. Júlia reconhece o vestido da boneca de Valquíria e fica intrigada. Suzana descobre onde Camila está hospedada e conta para Luti. Clotilde esconde Cecília no apartamento de Jacques. Ariclenes sonda Jacques sobre o paradeiro de Cecília. Marcela leva Stela para ver o muro que Renato está pintando. Edgar confirma sua saída da agência e Luisa se desespera. Ariclenes conta para Suzana que Clotilde sequestrou Cecília e pede sua ajuda para resgatá-la. Cecília volta a si e pede para ir embora. Clotilde liga para Jacques e mente sobre o paradeiro de Cecília. Clotilde marca um encontro com Ariclenes para negociar a devolução de Cecília. Eduardo incentiva Thales a lutar por Julinho. Renato dá uma entrevista sobre seu trabalho no muro e Marcela observa comovida. Valquíria comenta com Suzana que desconfia de que Cecília seja sua avó. Luti chega ao hotel fazenda e flagra Camila e Érico juntos. Clotilde impõe que Ariclenes desista da sociedade com Jaqueline e se una a Jacques.

INSENSATO CORAÇÃO Marina se aproxima de Pedro e eles conversam. Natalie fica indignada ao saber que o lançamento de sua revista vai ser em uma banca de jornal. Haidê suspeita de que Carol esteja grávida, mas Alice garante que a irmã não pode ter filhos. Douglas e Bibi se beijam. Ismael reclama de Isidoro para Zuleica. Vitória fala com Isidoro sobre a reunião que pretende fazer para dar as boas vindas a Teodoro. Carol sente-se mal novamente. Gilda fica feliz ao receber a notícia da volta de Teodoro. Roni explica para Natalie como ela pode voltar a fazer sucesso. Cortez diz a Wagner que precisa encontrar Natalie novamente. Paula ouve Rafa dizer a Clarice que quer deixar a faculdade de Economia e conta para o pai. Pedro é condenado e levado para uma casa de custódia. Roni apresenta Natalie para Vicente e eles esperam a chegada do fotógrafo. Marlene se insinua para Oscar e Bibi e Gilda percebem. Sônia diz que Carol está grávida. Sônia pede para Carol fazer um exame para confirmar a gravidez. Milton chega para o jantar de Vitória como o convidado surpresa de Teodoro. Eunice fica radiante com a notícia da condenação de Pedro. Samuel se apresenta a Pedro na casa de custódia. Marina pede para visitar Pedro com Raul. Irene acusa Marina pelo acidente do primo. Isidoro repreende Ismael por fumar dentro de casa. Teodoro expulsa Marlene da casa de Vitória, depois de flagrá-la beijando o garçom. Natalie entra com Vicente na boate e eles fingem estar namorando para se promover. Nelson apresenta Natalie para Wagner. Teodoro diz a Oscar que vai contratar um motorista. Natalie chega em casa frustrada com a festa na boate. Alice diz a Carol que André precisa saber de sua gravidez. Como o número de visitantes é limitado, Léo cede para Marina a sua vez de visitar Pedro e ela fica agradecida. Natalie consegue sair no jornal. André volta de viagem e procura Carol.

Portal do Paraná

MALHAÇÃO Catarina se irrita com o assédio de Rique e cogita a ideia de Raquel estar falando a verdade sobre seu padrasto. Josiane e Duda trocam ofensas em meio a campanha pro concurso do colégio. Babi diz a Milton que Maicon não é o pai de seu filho. Dona Zica diz a Cláudia que está cansada do tratamento e a doutora tenta consolá-la. Theo reclama de Raquel para Lorelai que o questiona se foi o assunto da adoção que mexeu com ele. Maicon hesita em contar para a mãe sobre a gravidez de Babi. Agenor chama Artur para jogar, mas Fred reage com hostilidade. Josiane e Duda apresentam seus vídeos para o concurso. Catarina fala com Lorelai sobre Rique. Maicon confronta Babi sobre a paternidade do filho que ela está esperando e ela foge do assunto. Catarina pergunta a Raquel o que Rique fez com ela e percebe que a irmã fica abalada. Rique chega ao colégio para uma reunião com Tereza. Catarina tenta proteger Raquel do padrasto. Pedro se aproxima de Catarina e Raquel e enfrenta Rique. Maicon fala para Babi que é pai de seu filho na frente de Dona Zica. Raquel conta para Pedro que Rique se insinuou para Catarina. Artur fica desapontado ao ver Andréa dando atenção para Fred. Tereza fica preocupada com o que Rique lhe conta sobre Raquel. Duda tenta convencer Cláudia a deixá-la usar o dinheiro que ganhou como modelo em sua campanha no colégio. Josiane implora para que Seu Pintinho não a faça entregar filipetas na porta do colégio. Raquel inventa para Pedro que Rique fez mais do que tentar se aproximar de Catarina e que a meiairmã está com vergonha de contar. Cláudia e Catarina falam com Fausto que ele precisa proteger Raquel de Rique. Lorelai decide procurar os pais biológicos de Theo e Seu Pintinho a repreende. Dona Zica fala que Maicon precisa tomar uma atitude de adulto e assumir o filho de Babi. Maicon pede Babi em casamento. Rique informa Raquel que ela foi interditada pela justiça pelo e que ele passa a ser seu tutor.

ACESSE:

www.jornalportaldoparana.com.br e fique por dentro do que acontece diariamente em Apucarana, Região, Estado, Brasil e no Mundo...


Portal do Paraná

De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

21

VIDA DE ARTISTA

NATALIA “ESSA É DURA NA QUEDA” Natalia construiu no “Big Brother Brasil” uma imagem de mulher forte e mandona. Nos bastidores do Paparazzo, a loira - que trabalhava como analista criminal na Marinha norte-americana mostrou seu outro lado, bem mais tranquila. A sister diz que é, sim, uma mulher com “casca”, mas só quando não se sente confortável. Encarando seu primeiro ensaio sensual, Natália falou ainda sobre o relacionamento com Diana dentro do reality show. “Só amigas”, decreta. Leia mais na entrevista.

E também rolou um papo de que o Cristiano entrou debaixo do seu edredom sem roupa. Isso aconteceu! (risos) Foi na primeira festa. Na hora de dormir, ele deitou do meu lado e foi só, a gente dormiu. No meio da noite, acordei e ele estava pelado! E eu: "O que é isso, menino, coloca a roupa!". Ele me vira e diz: "Ué, você dorme como?" (risos) Vou dizer que não achei nada ruim vê-lo pelado, mas foi só isso, não aconteceu nada.

Você criou uma imagem de mandona no BBB? Confesso que sou assim, mas só quando me sinto incomodada. Lá no "BBB", o que viram foi só a carapaça. Sou uma mulher dura nestes momentos. Mas quando me sinto confortável, sou bem mais acessível.

A Diana disse que rolou um “semi-sexo sem beijo” entre ela, Cristiano e você. E aí? Papo furado dela! Não rolou nada. Olha, antes de participar do "BBB", eu era espectadora. E sei que o que se diz lá dentro aumenta cem vezes aqui fora, a proporção fica enorme. Mas era só uma brincadeira.

Na cama, você também assume esse papel de dominadora? Nem sempre. Gosto de dominar e de ser dominada. Tem hora para tudo. Mas também sou bem romântica, adoro um carinho. Tenho um lado mulherzinha. No “BBB”, sua relação com a Diana criou o maior tititi entre os espectadores... Somos amigas, só isso. Ela é uma amiga querida e especial e espero que continue assim. Sou hetero. Já fiquei com mulheres, mas era mais por curiosidade. E, por ter experimentado, sei que minha preferência é por homens. Mas não digo que jamais ficaria com uma mulher novamente. Nunca digo nunca.

Então, entre você e Cristiano, não tem nada a ver? Ele é bonitão, né? Mas isso acho eu e metade do país. Ou quem sabe mais da metade... (risos) O que um cara precisa ter para te conquistar? Precisa ser um cara autoconfiante, inteligente e bom de papo. E qual sua arma de sedução? Gosto de uma lingerie bacana. Dá um “tchan”. Homens são muito visuais, essas coisas ajudam. Qual foi a transa mais louca da sua vida? Foi em um estacionamento no meio da chuva. Estava com meu namorado da época e quando a gente ia se despedir, começou a chover. Acabou acontecendo, rolou um clima e transamos na chuva, ali mesmo. Tem uma fantasia que você tem vontade de realizar? Na verdade, não. Acho que já realizei todas as minhas. Entre quatro paredes, vale tudo se os dois estiverem confortáveis. Já usou brinquedinhos na cama? Gosto muito de novidades e já usei, sim. Mas sexo tradicional é sempre muito bom. Você está solteira há dois anos. Sem namorado, rola sexo casual? Ah, claro. Tem pessoas que eu curto mas não tenho nenhum compromisso. E está a fim de arrumar um namorado? Agora não estou procurando. Quero absorver tudo que está acontecendo na minha vida e focar nos estudos. Mas, se acontecer, tudo bem. Se rolar, não vai ser isso que vai me impedir.


22

Portal do Paraná

De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

Áries - De 21/3 a 20/4 Momento ideal para aparar arestas que ainda existem em seus relacionamentos. Procure criar um clima de harmonia e entendimento na vida a dois. Há necessidade de gerar aliados e não opositores. Com carinho, paciência e principalmente humildade, coloque quais são suas reais intenções tanto nas amizades quanto no meio profissional.

Câncer - De 21/6 a 21/7 Respeitar o passado é importante, mas reviver circunstâncias que estão há muito tempo distante da realidade traz mais angústias do que soluções práticas. Verifique quais são os caminhos mais cautelosos para seguir e deixe de lado o que ficou para trás. Não vale a pena ficar remexendo em situações antigas. olhe para o futuro.

Libra - De 23/9 a 22/10 Há momentos em que é muito importante criar impacto para que as coisas encontrem o eixo e caminhem para o rumo certo. Para que isso ocorra, tente conhecer os instrumentos mais seguros que possui. Um deles é o poder de argumentação. Utilizando o diálogo você achará uma maneira real de atingir alguns de seus objetivos. Aja com sinceridade.

Capricórnio - De 22/12 a 20/1 Prepare-se para usar toda sua diplomacia. Haverá uma necessidade de harmonização tanto na família e nas amizades quanto na área profissional. o resultado será uma forte capacidade de concretizar alguns dos projetos já iniciados. Siga em frente com determinação e conte com a ajuda das pessoas. União é a palavra-chave do período.

Touro- De 21/4 a 20/5 O importante é valorizar tudo aquilo que já conseguiu. Cada vez que há reconhecimento dos esforços realizados no passado, uma grande disponibilidade de luta para o futuro acaba aparecendo. Leve em consideração todas suas conquistas por mais simples que elas possam parecer. Esta é uma fase de valorização. Seja fiel a seus objetivos.

Leão - De 22/7 a 22/8 Sua forte personalidade é um instrumento poderoso para o sucesso. Porém não se esqueça de que nem tudo pode ser resolvido como deseja. É preciso também ouvir e procurar entender as limitações dos outros. Se levar tudo a ferro e fogo, quem pode se machucar é você. Lembre-se de que a dignidade e o respeito estão nas pequenas coisas.

Escorpi��o - De 23/10 a 21/11 Procure não insistir em situações que não estão produzindo resultados satisfatórios. É certo que sua personalidade é extremamente profunda e nada escapa a seu aguçado poder de observação. Porém, é importante estabelecer objetivos claros e específicos, mesmo que para isso tenha de deixar de lado alguns de seus compromissos.

Aquário - De 21/1 a 19/2 Entender os sinais será a meta dos próximos dias. Muita coisa está sendo transformada em seu cotidiano e é importante não perder de vista seus objetivos profissionais e emocionais. Use seu poder de avaliação e intuição com muita criatividade e honestidade. Respeite sua voz interior e, se for necessário, rompa com os velhos padrões.

Gêmeos - De 21/5 a 20/6 Não deixe para mais tarde o que deve concluir agora. Não atrase as decisões, principalmente aquelas que envolvem família, amigos ou colegas do ambiente profissional. Quer queira ou não, muita gente está contando com sua definição. Tome uma atitude objetiva e definitiva. Se precisar, procure auxílio e conselhos de pessoas mais experientes.

Virgem - De 23/8 a 22/9 A capacidade que possui para encontrar soluções práticas é enorme. Porém é normal que alguns fatos do dia a dia fujam de seu controle. Quando isso acontece, lembre-se de que você tentou fazer o melhor, não pense o contrário, que não aproveitou bem as oportunidades. Quanto mais cedo deixar de lado a punição, maior será sua harmonia.

Sagitário - De 22/11 a 21/12 Crie situações favoráveis. Fase em que várias oportunidades de sucesso estão surgindo e toda a atenção será necessária para o bom aproveitamento desse fluxo de energia. Se mantiver uma postura otimista em relação ao futuro, evitando intrigas e discussões desnecessárias, você encontrará fortes aliados e respaldo suficiente para seus objetivos.

Peixes - De 20/2 a 20/3 Quanto mais claros e objetivos forem seus desejos, mais fácil será a sinalização para quem vive a seu redor. Se não expor com clareza o que almeja dos relacionamentos, fica difícil participar do fluxo de energia positiva. o grande desafio será a busca da simplicidade de intenções. Esta é a linguagem universal do bem viver e das oportunidades.

ASTR OL OGIA ASTROL OLOGIA

CONHEÇA A ORIGEM DO SIGNO DE PEIXES

MITO - DIONISO Dioniso, chamado Baco pelos romanos, era filho de Zeus com a princesa tebana Sêmele, a quem o deus seduzira na forma de mortal. Hera, ciumenta e implacável, descobriu a traição e jurou vingar-se da princesa e de seu filho. Então, apareceu a Sêmele na forma de sua velha ama. Persuadiu-a a pedir a Zeus que aparecesse em sua esplendorosa forma divina, sabendo que nenhum mortal sobreviveria a tal visão. Naquela noite, quando encontrou-se com Zeus, a princesa pediu-lhe a concessão de um desejo. Zeus, então jurou - à beira do rio Estige, o que tornava sua promessa irrevogável - que atenderia a qualquer de seus desejos. Ela então pediu que ele mostrasse toda a sua majestade de chefe dos deu-

ses olímpicos, sem saber que isso resultaria em sua morte. Preso por sua promessa, Zeus apareceu em toda a sua glória. O castelo incendiou-se, um de seus raios atingiu a princesa, matando-a e tornando o filho, que ela carregava no ventre, imortal. Zeus, auxiliado por Hefestos, arrancou-lhe a criança da barriga e costurou-a em sua própria coxa, para que completasse a gestação. Chegado o momento, Hermes serviu como parteiro e Dioniso nasceu. Imediatamente, Zeus ordenou que ele fosse levado para o rei Átama, casado com a irmã de Sêmele, para que fosse criado como uma menina, e assim escapar da perseguição de Hera. Esse disfarce pouco ajudou. A Rainha do Olimpo logo descobriu, enlouqueceu o casal e tentou matar a criança. Desta vez, o próprio Zeus veio socorrê-lo. Ordenou a Hermes que o transformasse num carneiro e o levasse para ser criado pelas ninfas do Monte Nisa, um lugar mítico considerado divino e habitado por belas criaturas. Assim, Dioniso foi educado pelas ninfas e por seu tutor, Sileno, um velho sátiro, que lhe ensinou os segredos da natureza e da fabricação do vinho. Embora estivesse sempre embriagado, Sileno era tido como um grande sábio - conhecedor do passado e capaz de prever o futuro qualidades atribuídas, pelos gregos, à euforia causada pelo vinho. Sendo filho de mãe mortal, Dioniso

não era aceito como deus, assim ele precisava provar sua divindade aos homens e aos olímpicos. Sileno, as Ninfas os Sátiros e também Pã e os Centauros formaram o cortejo dionisíaco e, com ele, Dioniso viajou pela Grécia, pelo Egito, pela Índia e até pela Ásia Menor. Em algumas versões, Hera o enlouqueceu e ele saiu pelo mundo, desvairado, cometendo crimes e atrocidades sempre seguido por seu cortejo. Em outras, as pessoas que o rejeitavam é que se tornavam loucas e violentas. Conta a lenda que Dioniso viajava com seu cortejo pela Grécia, propiciando aos devotos alegria e felicidade. Através do vinho, que o deus tornava abundante, os homens esqueciam as preocupações, perdiam o medo e enchiam-se de coragem e ousadia. A vida ganhava maior resplendor. Os males eram curados. E uma profunda confiança no próprio poder impulsionava para grandes atos. Ao menos enquanto embriagados, os homens sentiam dentro de si a presença de uma força superior e divina, e acreditavam-se dotados de poderes iguais aos dos deuses. Por isso, o culto de Dioniso era diferente daqueles prestados a outras divindades, porque estas existiam fora das pessoas, enquanto Dioniso muitas vezes tomava vida e atuava em seus corações. No culto ao deus do vinho era celebrada, pela primeira vez nos mitos gregos, a divindade interna, o "eu divino". As celebrações em homenagem a Dioniso eram

chamadas de Orgias ou Bacanais. Seus devotos, predominantemente mulheres da Grécia Antiga, sentiam-se possuídas pelo deus nesses rituais. O vinho, ou outra droga sacramental, era bebido ao som de tambores, címbalos, gaitas e ao ritmo de muita dança, que levava os participantes ao êxtase, num estado totalmente alterado de consciência. O clímax das Orgias era a retalhação de um animal sacrificado, que era devorado cru pelos devotos, que acreditavam estar ingerindo uma encarnação do deus. Era um ato de comunhão, através do qual a divindade penetrava no interior de cada participante. Uma das lendas sobre Dioniso conta que ele quis ir até a Ilha de Naxos. Para isso, contratou um grupo de piratas e com eles seguiu para a ilha. Os piratas, porém, dirigiram o navio para a Ásia, onde pretendiam vender Dioniso como escravo. Quando o deus percebeu a verdadeira intenção dos piratas, imobilizou a nau entre grinaldas de parreira, encheua de hera, transformou os remos em serpentes e fez ressoar flautas invisíveis. A essa altura, os piratas, enlouquecidos, lançaram-se ao mar e foram transformados em delfins. Desde então, os golfinhos tornaram-se amigos dos homens e se esforçam para salvá-los dos naufrágios, porque são piratas arrependidos. Depois de espalhar seu culto pelo mundo, Dioniso ascendeu ao Olimpo, onde foi aceito como uma das Doze Divindades Olímpicas e pôde, finalmente, ocupar seu lugar à direita de Zeus.


Alessandro Bidóia RUA FIRMAN NETO, 600 - FONE: (43) 3422-6170 - APUCARANA

Luiz Carlos Bidóia

O EXPERIENTE BIDÓIA VOS ESPERA

VENHA CONFERIR!!!

VENHA PARA A OFICINA DO BIDÓIA E FAÇA SUA REVISÃO, COM GRANDE PROMOÇÃO EM PEÇAS E MÃO-DE-OBRA.

ELETROMECÂNICA SANTA RITA Bidóia VEÍCULOS OFICINA DO BIDÓIA

Portal do Paraná De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

Venha passar horas agradáveis na companhia de familiares e amigos na Choperia Holandesa... 23

CHOPP BRAHMA 350ML A R$ 2,29 NA HOLANDESA

No Happy Hour de terça a sexta das 18h00 às 20h00

AV. CURITIBA, 1225 - FONE (43) 3033-6505 APUCARANA


24

De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

Portal do Paraná

O SÓ NA BRASA PETISCARIA PREPARA DELÍCIAS PARA VOCÊ. VENHA CONFERIR!

Experimente as deliciosas porções, serviço a la carte e saboreie o delicioso Chopp Brahma geladinho, no Só na Brasa Restaurante e Petiscaria

TRAVESSA DO GERA, 50 FONE (43) 3423-0680


Portal do Paranรก

De 27 de fevereiro a 19 de marรงo de 2011

O LANCHE MAIS SABOROSO DA CIDADE!

Foto Ilustrativa

SUCOS E LANCHES AV. MINAS GERAIS, 651 ANEXO AO POSTO MATRIX II

FONE: 9973-1172

25


De 27 de fevereiro a 19 de marรงo de 2011

26

ACEITAMOS TODOS OS TIPOS

VIDROS E TRAVAS ELร‰TRICAS, ALARMES

Portal do Paranรก


Portal do Paranรก

De 27 de fevereiro a 19 de marรงo de 2011

27


28

De 27 de fevereiro a 19 de marรงo de 2011

Portal do Paranรก


Portal do Paraná

De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

29

Fone/Fax: (43) 3427-9356 Av. Gov. Roberto da Silveira, 934 - Saída p/ Maringá - Apucarana - Pr

OFICINA DE CONSERTO E COSTURA Anexo ao Jesus Barbeiro. Fones (43) 9934-0699 / 3422-7659, Olga Rua João C. Ferreira, 428 Centro - Apucarana


30

A TRAVESSIA O fazendeiro novo chega na beira do rio com sua criação de vacas e pergunta para o menino que está em cima da cerca: - Esse rio é fundo, menino? O menino responde: Bão... A criação do meu pai passa com a água no peito... Então, o fazendeiro passa sua criação e, lá pelo meio do rio, todas as vacas se afogam. Desesperado, ele pergunta para o menino:

De 27 de fevereiro a 19 de março de 2011

- Moleque! Por acaso as vacas do seu pai tem 3 metros de altura? E o garoto diz: - Que vaca? O meu pai cria é pato! FUNCIONÁRIO EXEMPLAR O presidente da empresa chama um de seus funcionários: - Bem, rapaz... Você entrou aqui na empresa como officeboy e dois meses depois, já se tornou chefe de seção. Seu brilhante desempenho o levou a ser promovido a sub-geren-

te e, em seguida, a gerente de departamento. Hoje, apenas um ano e meio depois de sua chegada na empresa, você já se tornou um de nossos diretores. O mais respeitado deles. E para demonstrar que eu me preocupo com o bem estar de meus funcionários, eu te pergunto: Está motivado em trabalhar conosco e satisfeito com todas estas promoções? O rapaz responde, com um sorriso orgulhoso: - Sim, papai.

O FILHO RUIVO Depois do bebê nascer o pai, aflito, foi falar com o médico. - Doutor, estou muito preocupado porque a minha filha nasceu com cabelos ruivos. Não pode ser minha filha, doutor! - Que paranóia! - disse o médico - Mesmo que você e sua mulher tiverem cabelos pretos, podem ter cabelos ruivos nos genes da família! - Não é possível! - insistiu o pai - As nossas famílias tem cabelos pretos há muitas gerações. - Bem... - disse o médico - Tenho que perguntar... Com que frequência tu e a tua mulher praticam sexo? O homem, envergonhado, respondeu: - Bom, este ano eu tenho trabalhado muito... Só fizemos amor uma ou duas vezes nos últimos meses. - Então tá aí! - concluiu o médico - É ferrugem! O QUE DOM PEDRO DISSE? O Joãozinho ia ser examinado pela professora em prova oral. E a professora, que era nova na escola, seria observada pelo diretor. Sentam-se a professora e o Joãozinho, um de frente para o outro, e o Diretor fica em pé, atrás do menino. A professora pergunta: - Joãozinho, o que Dom Pedro I disse quando proclamou a independência do Brasil? Enquanto isso a professora derruba a caneta no chão e se abaixa para pegar. Quando a professora se levanta, pergunta: - E, então, Joãozinho o que ele disse? - Er... Ele disse “Que peitos lindos!”, professora. - O quê? Não é nada disso! Vai ficar com zero! E Joãozinho reclama: - Pô, diretor! Se não sabe... não sopra, né? FALTA MUITO? O cara chega no barbeiro do bairro e pergunta: - E aí, Zé? Quanto tempo até chegar a minha vez?

Portal do Paraná

O barbeiro responde que só depois de duas horas. Então ele vai e diz que já volta. Mas só volta no dia seguinte - Fala, Zé! Ontem não deu pra eu vir, cara... E hoje, quanto tempo pra chegar a minha vez? - Ih! - responde o Zé, hoje, só daqui umas 3 horas! Então o cliente vai embora e, mais uma vez, não volta. No outro dia, o mesmo papo. Então o barbeiro pede que o seu assistente vá atrás dele, o assistente volta rindo. - Que foi? Onde o cara foi? - Ih, Zé... Ele foi direto pra sua casa, rapaz. Sua mulher já estava esperando na porta!

QUEM MANDA SOU EU! Cansado da falta de respeito dos funcionários, o chefe prega uma placa na sua porta escrito “Aqui quem manda sou eu!” No dia seguinte, algum engraçadinho coloca outra placa embaixo: - “Sua mulher mandou levar a placa dela pra casa!”

“O SOL É NOVO TODOS OS DIAS.” (HERÁCLITO) Resposta da cruzadinhas


Portal do Paranรก

De 27 de fevereiro a 19 de marรงo de 2011

SUPERMERCADOS ALVORADA

31


32

De 27 de fevereiro a 19 de marรงo de 2011

Portal do Paranรก


Jornal Portal do Parana 738