Page 266

livre e espontânea vontade (7.16). Além dessas havia também a libação, tipo de oferta em que se derramava vinho (Lv 23.13). Os passos para a apresentação de um sacrifício de animal eram, com variações, os seguintes: a) O ofertante se purificava (V. PURIFICAÇÃO), e o animal era examinado por funcionários do Templo. b) O ofertante levava o animal ao altar, que ficava do lado de fora do Templo, e o apresentava ao sacerdote. c) O ofertante punha as mãos na cabeça do animal como sinal de que o estava dedicando a Deus. d) O ofertante ou o sacerdote matava o animal, cortando as artérias do pescoço. e) O sacerdote borrifava um pouco do sangue nos lados do altar. f) O sacerdote tirava o couro, que ficava para ele. g) Aí cortava o animal em pedaços e os colocava sobre a lenha do altar. h) A carne era toda queimada ou só uma parte dela, conforme o tipo do sacrifício. Depois do sacrifício pacífico havia uma refeição comum, em que o sacerdote e o ofertante comiam parte da carne do animal. Os sacrifícios do AT eram provisórios (Hb 10.4) e apontavam para o Cordeiro de Deus (Jo 1.29; Hb 9.9-15), cujo sangue (sua morte na cruz) nos limpa de todo pecado (1Jo 1.7).

SACRILÉGIO Ato de desrespeito a coisas sagradas (Rm 2.22, RC).

SACRÍLEGO Que comete SACRILÉGIO (At 19.37).

SADRAQUE [Servo do Deus Sin] O nome babilônico de HANANIAS (Dn 1.7).

SADUCEU Membro de um pequeno mas poderoso grupo religioso dos judeus. Faziam parte desse grupo os sacerdotes e as pessoas ricas e de influência de Jerusalém. Os saduceus baseavam os seus ensinamentos principalmente no PENTATEUCO. Negavam a ressurreição, o juízo final e a existência de anjos e espíritos. Os saduceus não se davam com os FARISEUS (At 23.6-8), mas se uniram com eles para combater Jesus e os seus seguidores. SAFÃ [Prudente] Secretário do rei Josias (2Rs 22; 2Cr 34).

SAFIRA 1) Pedra preciosa, geralmente de cor azul (Ap 21.19). 2) Mulher de ANANIAS 1, (At 5.1-11).

SAFRA V. BIGORNA (Is 41.7, RC).

SAGAZ Que tem ASTÚCIA (Gn 3.1).

SAGRADO 1) Separado para o serviço de Deus (1Sm 21.4; 1Co 9.13). 2) Digno de respeito religioso (2Tm 3.15).

SAL Substância branca usada como tempero (Jó 6.6), remédio (Ez 16.4) e conservante. Os cristãos são como o sal, que contribui para conservar e salvar o mundo (Mt 5.13). “Temperada com sal” em Cl 4.6 quer dizer “de bom gosto” (NTLH).

SALAMINA Porto de Chipre, onde Paulo e Barnabé pregaram (At 13.5).

SALATIEL V. SEALTIEL (Mt 1.12).

SALDAR Pagar; liquidar (Mt 18.30, RA). SALÉM [Paz] Nome antigo de Jerusalém (Gn 14.18; Sl 76.2; Hb 7.1-2).

SALGADO, MAR V. MORTO, MAR (Js 3.16).

SALGAR

Dicionário almeida  

O Dicionário da Bíblia” é um dos mais abrangentes e conceituados dicionários da história bíblica e está completamente atualizado e ampliado...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you