Page 1

Anhanguera – Faculdades Integradas Torricelli

Cristina Silva Caragé

3766725346

Fabiana Ferreira

4286863713

Karlaquiane Tavares de Paulo

3739705779

Luciano Silva Cerqueira

3767309093

Luiza Gabriela Cardoso

4219793256

Suzana de Almeida Pupo Soares 4210813467 Vitor Psanquevich da Costa

3706620079

ATPS – Gestão da Qualidade Total

Guarulhos 2015 1


Anhanguera – Faculdades Integradas Torricelli

Cristina Silva Caragé

3766725346

Fabiana Ferreira

4286863713

Karlaquiane Tavares de Paulo

3739705779

Luciano Silva Cerqueira

3767309093

Luiza Gabriela Cardoso

4219793256

Suzana de Almeida Pupo Soares 4210813467 Vitor Psanquevich da Costa

3706620079

ATPS – Gestão da Qualidade Total

Atividades

Práticas

Supervisionadas

de

Gestão da Qualidade Total com requisito parcial à conclusão do 8º Semestre do Bacharel em Administração sob orientação da Profª. Debora Afonso.

Banca Examinadora Prof. Debora Afonso 2


Resumo

O presente trabalho tem como objetivo abordar a importância da qualidade nas organizações atuais; com foco na liderança e estratégia empresarial; pois como a concorrência está cada vez maior e os clientes com variedade de escolha, podendo dessa forma cobrar mais e pagar menos.

Neste contexto, as empresas precisam criar modelos de excelência para o seu desempenho organizacional, se atentando com as normas da ISO 9000 e ferramentas de gestão da qualidade.

Palavras Chave: Melhorias, liderança, qualidade e estratégias.

3


Sumário 1. Introdução ............................................................................................................. 5 2. Justificativa ........................................................................................................... 6 3. Objetivo................................................................................................................. 7 4. Gestão da qualidade ............................................................................................. 8 4.1.

Histórico da Qualidade – Resumo ..................................................................... 9

5. Perspectiva Estratégica da Qualidade ................................................................ 10 6. Fator de Liderança Estratégica ........................................................................... 11 7. Evolução da Gestão de Qualidade ..................................................................... 12 a. Evolução da Qualidade ....................................................................................... 12 b. Abordagem da qualidade de suas características .............................................. 13 8. Modelo Seis Sigma ............................................................................................. 14 9. PowerPoint – Modelo de TQM ............................................................................ 15 10.

Conclusão ....................................................................................................... 18

11.

Bibliografia ....................................................................................................... 19

4


1. Introdução A gestão da qualidade total serve para verificar e analisar os processos operacionais, pois atualmente a qualidade é essencial para a sobrevivência de uma organização. É importante que os administradores ou empresários verifiquem constantemente meios para melhorar a qualidade e produtividade de seus produtos ou serviços.

Diante do cenário contemporâneo é importante que as organizações mantenham seus clientes totalmente satisfeito, mas para isso é necessário que haja qualidade, melhorias, produtividade, preço aceitável, promoções etc.

5


2. Justificativa Nota-se que é de grande importância à gestão da qualidade total dentro de uma organização, pois é a partir desse departamento que a empresas conseguem criar processos de melhorias, aumento na produtividade, novas estratégias de liderança de mercado e acima de tudo manter os clientes satisfeito.

6


3. Objetivo O presente trabalho tem como objetivo ajudar os administradores ou empresรกrios a manter a qualidade e desempenho de seus produtos ou serviรงos, afim de atender as expectativas de seus consumidores.

7


4. Gestão da qualidade O conceito de qualidade foi sendo modificada com o passar dos anos, antigamente era definido como as conformidades de especificações, no entanto atualmente é conhecido pelas organizações como um método de melhorias para satisfação dos clientes.

A gestão da qualidade total está relacionada em criar uma organização em que todos os processos são perfeitos para ter um bom rendimento, sabendo que é de extrema necessidade ter um bom relacionamento com os colaboradores, fornecedores e clientes.

Para isso é necessário que as organizações saibam quais são os princípios fundamental da qualidade total, são elas: 

Total satisfação dos clientes

Desenvolvimento de recursos humanos

Constância de propósitos

Gerência participativa

Aperfeiçoamento contínuo

Garantia da qualidade

Delegação

Não aceitação de erros

Gerência de processos

Disseminação de informações

Seguindo essas orientações as organizações estarão satisfazendo o seu cliente, terão a excelência operacional e manterão sua fatia de mercado.

8


4.1.

Histórico da Qualidade – Resumo

De acordo com o link informado pela ATPS entendemos que a História da qualidade no passado era feita de técnicas, eram verificadas 100% todos os produtos, ou seja, cada produto que saia da fábrica já saia testado como nas montadoras FORD.

Após a 2º guerra mundial foi criado o controle de estatística onde alguns generais da 2º guerra que eram altamente especializados e criaram a técnica da amostragem onde avalia o lote de fabricação e verificavam os lotes que estavam danificados e assim poderiam identificar facilmente e podendo tirar o produto de circulação ou trocando as peças com defeitos, esses lotes eram verificados em pequenas quantidades, onde podiam verificar quais eram as estatísticas, depois teve uma outra técnica conhecida que a de DENNI, no qual foi um grande professor da qualidade onde pode ensinar seus conhecimentos e técnicas a um pequeno grupo de cientista e assim começaram a se espalhar essas técnicas nas empresas e industrias.

Dessa forma as organizações entenderam que é bem melhor seguir os padrões de qualidade, mas, no entanto, era inviável analisar um produto de cada vez, por isso até os dias atuais é testado apenas alguns produtos, ou seja, de cada lote é testado apenas um produto acabado não precisando criar um gargalo.

9


5. Perspectiva Estratégica da Qualidade Diante do mundo atual, as organizações estão precisando ter decisões estratégicas para sobreviver as concorrências, a inovação constante, a diversidade e assim por diante.

Dessa forma, as empresas precisam criar meios de ter baixo custo e alta qualidade; pois não é mais as instituições que determinam os valores dos produtos ou serviços e sim o cliente ou mercado consumidor, este fato ocorre pela grande variedade e concorrência.

Entretanto, todos os colaboradores devem estar preparados para se adaptar a novos procedimentos através de estratégias para se manter no mercado, por isso é necessário a presença na motivação e capacitação de todos para que o cliente se sinta satisfeito.

10


6. Fator de Liderança Estratégica Um líder ou gestor precisa ter uma visão ampla para lidar com os problemas atuais apresentados nas organizações, o mesmo deve promover formas e maneiras para ajudar aumentar a lucratividade com seus colaboradores.

Por isso ele deve atentar-se a alguns controles, são eles: 

Instruções de trabalho;

Procedimentos;

Gráficos de Controle;

Diagramas;

Histogramas;

Folhas de Checagem;

Gráficos de Pareto; e

Fluxogramas, entre outras.

Podemos considerar nesse aspecto que o líder deve estar pronto para lidar com todos os desafios presente no dia a dia, para isso o mesmo deve contar com a sua equipe afim de atingir seu objetivo final.

11


7. Evolução da Gestão de Qualidade Com o passar dos anos ocorreram diversas mudanças, devido as exigências e necessidades criada pelos consumidores, abaixo descrição dessa evolução:

a. Evolução da Qualidade A tabela abaixo apresentará de forma resumida todos os processos da evolução da qualidade:

Era

Principais Características

Ênfase

Métodos

Responsável pela qualidade

Era da Inspeção

A característica que está relacionado a essa era é a Verificação

A uniformidade do produto, ou seja, todos os produtos são verificados

Instrumento de medição

O departamento de inspeção

Era do Está relacionado Controle com as técnicas de Uniformidade Estatístico acompanhar e do produto com do avaliar, ou seja, o menos inspeção Processo foco é o Controle

Ferramentas e técnicas para atingir a qualidade do produto final

As áreas de fabricação e controle de qualidade

Todos os departamentos em Programas e que estiver sistemas de envolvido para qualidade realizar o processo de produção corretamente Planejamento Surgiu a Produzir bens Todos na Era da estratégico, necessidade da ou serviços que organização, Gestão da criação de Estratégia para atenda a focado em oferecer Qualidade objetivos e atingir os objetivos necessidade do o melhor produto Total plena dos clientes cliente ou serviço organização Análise sistemática Era da do Garantia desenvolvimento, da ou seja, está ligado qualidade com a Coordenação

Impedir falhas na qualidade, dessa forma toda a cadeia deve estar sincronizada

12


b. Abordagem da qualidade de suas características Abaixo descrição das abordagens e as características da qualidade: Abordagem

Características da Abordagem

Abordagem Transcendental

Está relacionado a qualidade, ou seja, com a reputação do produto, dessa forma é foco na excelência. As decisões estão ligadas somente com a experiência, ou seja, pouca orientação

Abordagem Baseada no Produto

A qualidade já é vista com algo variável e mensurável, sendo assim afeta na decisão do preço do produto

Abordagem Baseada no Usuário

O foco é ter a qualidade para atingir os desejos do consumidor, dessa forma o objetivo é a satisfação

Abordagem Baseada na Produção

Tem a função de atender as especificações e eliminar os erros; sendo assim deve ter um bom planejamento nas execuções de suas atividades

Abordagem Baseada no Valor

Está coligada com a qualidade do produto e seu custo aceitável no mercado. O difícil é que o consumidor deseja alta excelência e valor baixo

13


8. Modelo Seis Sigma O modelo Seis Sigma é um conjunto de práticas para melhorar sistematicamente os processos e eliminar defeitos, ou seja, está relacionado com a estratégia usada pela organização com intuito de gerenciar corretamente seus produtos ou serviços; com foco no cliente a fim de obter a satisfação através da redução de defeitos nos processos e o ótimo desempenho da empresa.

Esta ferramenta foi desenvolvida por Bill Smith na Motorola em meado de 1987 e até os dias atuais é utilizado pelas organizações, pois esse modelo está coligado com a qualidade da organização.

Obter essa ferramenta a empresa terá diversos benefícios como: 

Redução dos custos organizacionais;

Aumento significativo da qualidade e produtividade de produtos e serviços;

Acréscimo e retenção de clientes;

Eliminação de atividades que não agregam valor;

Maior envolvimento das equipes de trabalho;

Mudança cultural benéfica;

Diminuição da variação dos processos.

No entanto, para atingir os resultados esperados a instituição dele ter profissionais qualificados para lidar com fatores importantes como: 

Controlar

Definir

Medir

Melhorar

Analisar

14


9. PowerPoint – Modelo de TQM Abaixo explicação sobre modelo TQM e sua importância para as organizações atuais:

15


16


17


10. Conclusão Concluímos que a gestão da qualidade vem tendo uma grande importância para as organizações gerando um número maior de satisfação de clientes, pois cada dia o mundo anda mais competitivo e é necessária uma boa parceria com os consumidores.

É de extrema importância que os administradores tenham sempre meios de melhorar a qualidade de seus serviços ou produtos e para isso é necessário entender a necessidade do mercado consumidor. Por isso muitas organizações procuram obter a certificação da ISO 9000 como prova da sua preocupação.

Portanto com a evolução e concorrência é necessário que as empresas estejam aptas em possuir diferencias para permanecerem no mercado globalizado.

18


11. Bibliografia

CARVALHO, Marly M. de; PALADINI, Edson P. (orgs.) et al. Gestão da Qualidade: Teoria e Casos. 2ª ed. Rio de Janeiro: CAMPOS, 2012

Histórico da Qualidade e Perspectiva Estratégica da Qualidade disponível no link <https://vimeo.com/9930450> - Acesso em 07 setembro 2015.

Gestão

pela

Qualidade

Total

GQT

disponível

no

link

<http://www.coladaweb.com/administracao/gestao-pela-qualidade-total-gqt> Acesso em 25 agosto 2015. 

Perspectiva

Estratégica

da

Qualidade

disponível

no

link

<https://sandrocan.wordpress.com/2008/12/29/perspectiva-estrategica-daqualidade/> - Acesso em 28 agosto 2015 

Gestão

de

Qualidade

e

Gestão

Estratégica

<http://www.qualidadebrasil.com.br/artigo/qualidade/gestao_de_qualidade_e_ gestao_estrategica_perspectivas> - Acesso em 30 agosto 2015. 

AILDEFONSO, Edson Costa. Gestão da Qualidade. Espirito Santos: CEFETES, 2006. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0BySFRrNZ6p-MXVuUlRiams3Rms/edit?usp=sharing> – Acesso em 07 setembro 2015.

Seis

Sigma

O

que

é

e

como

funciona,

disponível

em:

<http://www.sobreadministracao.com/seis-six-sigma-o-que-e-como-funciona/> - Acesso em 15 setembro 2015.

19

Gestao da qualidade total  

ATPS Gestão da Qualidade Faculdade Anhanguera de Guarulhos

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you