TFG MACKENZIE - Patrimônio histórico como turismo territorial - Santana de Parnaíba

Page 67

E então, finalmente o desenvolvimento atinge Santana de Parnaíba. A população que, na década de 70 estava em torno de 5390 moradores, dobrou na década de 80, atingiu 35 mil pessoas em 1990 e chegou a marca de 90 mil pessoas próximo a virada do século. Isto ocasionou a invasão de empresas e empreendedores de todos os portes para suprir as necessidades dos novos moradores. Esse aumento na quantidade de estabelecimentos alavancou a arrecadação de tributos e aumentou os indicadores sociais, colocando a cidade num novo patamar.

SANTANA E SUAS POTENCIALIDADES HISTÓRICAS Buscando pensar a cidade de modo mais inteligente, a prefeitura elaborou, em 2001, o Plano de Desenvolvimento Turístico de Santana de Parnaíba, tendo como objetivos principais inserir a cidade no mercado turístico da região Oeste, promover o desenvolvimento socioeconômico e gerar novos empregos para a população, incentivando e redirecionando o turismo da cidade, melhorando os serviços de infraestrutura turística, como alimentação e hospedagem. No mesmo ano, foi criado o Centro de Informações Turísticas e esse fato levou a Embratur a conceder a classificação de “Município Turístico” à cidade.

Fig.3.15 – Bonecos foliões, uma tradiçãoParnaibana.

67


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.