Issuu on Google+

O QUE É IMPORTANTE DEVE ESTAR GUARDADO COMO RESGUARDAR SUAS INFORMAÇÕES PESSOAIS E OS DADOS IMPORTANTES PARA A COMPANHIA


O QUE É IMPORTANTE DEVE ESTAR GUARDADO COMO RESGUARDAR SUAS INFORMAÇÕES PESSOAIS E OS DADOS IMPORTANTES PARA A COMPANHIA


INTRODUÇÃO No mundo moderno, o bem mais valioso é a informação e, por esse motivo, as empresas estão cada vez mais preocupadas em proteger seu capital intelectual. Como é justamente essa propriedade imaterial que diferencia e dá perenidade às empresas, é necessário assegurar que as informações estratégicas estejam circunscritas a um determinado público. Por esse motivo, estamos comprometidos em adotar todas as medidas necessárias para resguardar as informações da empresa. Dentre essas medidas, está a definição de regras a serem respeitadas por meio da instituição de regulamento interno de segurança da informação. Esta cartilha resume o conteúdo do regulamento sem prejuízo da leitura integral.


COMITÊ DE SEGURANÇA Criamos um comitê de segurança para coordenar todas as atividades relacionadas à segurança da Informação. Esse comitê pode ser contatado a qualquer tempo, inclusive para esclarecer dúvidas e obter orientações pela conta de e-mail seguranca@suaempresa.com.br


CLASSIFICAÇÃO Para garantir a adequada proteção das informações, é necessário classificá-las e identificá-las de acordo com os seguintes parâmetros:


[1] INFORMAÇÃO PÚBLICA Informação publicada oficialmente para o público em geral.


[2] INFORMAÇÃO INTERNA Informação que somente pode ser divulgada aos usuários no ambiente interno e, consequentemente, não deve ser divulgada ao público em geral.


[3] INFORMAÇÃO CONFIDENCIAL Informação que pode ser comunicada apenas a um grupo restrito de usuários que necessitem conhecê-la para poder realizar suas atividades profissionais.


[4] INFORMAÇÃO SECRETA Informação que somente pode ser comunicada e compartilhada por um grupo mínimo de usuários que necessitem conhecê-la para poder realizar suas atividades profissionais e cuja divulgação indevida pode acarretar danos morais e/ou patrimoniais.


IDENTIFICAÇÃO Após a classificação é importante que você identifique a informação para que os outros também possam tomar os devidos cuidados e respeitar a classificação. Todos devem se preocupar com o acesso, o local onde guardamos e a forma como descartamos as informações. Para maiores detalhes de procedimento, leia o regulamento interno de segurança da informação.


MONITORAÇÃO Para assegurar que as informações estejam protegidas da melhor forma possível, toda a infraestrutura tecnológica do grupo está sujeita à monitoração. Por esse motivo, não há privacidade para o uso de ferramentas da empresa.


SENHA A sua senha de acesso é a sua identidade digital para o grupo e, por isso, você deve mantê-la em segurança. Ela é pessoal e intransferível.


8


SOFTWARES As leis que protegem os softwares são extremamente rigorosas. Por isso, todos os softwares existentes nos computares são devidamente licenciados, sendo proibidas a instalação, utilização, modificação, cópia ou transferência de software que possa violar as leis aplicáveis ao assunto.


HARDWARES Para resguardar a segurança de suas informações, não é permitido o uso de equipamentos particulares para fins profissionais. Também não é permitido o uso de equipamentos pessoais na rede corporativa. Quando for necessária a utilização desses equipamentos para o desenvolvimento de suas atividades profissionais, vamos oferecer o necessário para você. Não é permitido o uso desses equipamentos para fins pessoais.


ATIVAÇÃO DA TELA COM BLOQUEIO A proteção de tela com bloqueio de senha nos computadores é muito importante para evitar a possibilidade (em sua ausência) de outra pessoa praticar (com sua autenticação) atividade irregular e sem autorização.


ACESSO À INTERNET O acesso à Internet é fundamental para o desempenho de algumas atividades relacionadas ao trabalho. Por isso, seu uso deve estar voltado exclusivamente às atividades profissionais.


E-MAIL O e-mail corporativo é oferecido como ferramenta de trabalho, devendo ser utilizado exclusivamente para envio e recebimento de mensagens relacionadas às atividades profissionais. Não é permitida a utilização do e-mail corporativo para fins particulares.


CÂMERAS DE FILMAGEM Para resguardar a segurança das informações e a segurança física de todos, utilizamos câmeras, tomando a devida cautela no respeito à dignidade humana.


REDES SOCIAIS Não se manifeste em nome da empresa em redes sociais, pois temos nossos canais oficiais para essa finalidade. Não revele dados ou segredos corporativos. Se houver qualquer problema em seu trabalho, atue como em um time, buscando a solução internamente e não expondo a empresa e seus colegas na rede. Pense bem antes de se manifestar em qualquer rede social, já que muitas vezes a internet não permite o direito ao arrependimento.


Conteúdo

Projeto Gráfico



Cartilha Segurança da Informação