Issuu on Google+

JORNAIRÓS O jornal do Colégio

airós

Nº 21

Período: 1º Bimestre de 2013

ABRINDO PORTAS PARA NOVAS HISTÓRIAS

PRIMEIRO EVENTO DO ANO: VI KAIRÓS FOLIA

Entrevista com a auxiliar de coordenação: Naára Viana.

Saiba tudo sobre a aula de campo para Natal - RN.

Projeto de Leitura Quem Quiser que Conte Outra 2013


2

PARA COMEÇAR...

Começar um ano A B R I N D O P O RTA S P A R A N O VA S HISTÓRIAS, isso é, no mínimo, encantador!!! Pois esse é o tema gerador dos nossos trabalhos do ano letivo de 2013. E dentro dessas novas histórias, temos o prazer de mostrar uma gama imensa de novidades. O Colégio Kairós começou 2013 com inúmeros alunos novatos, principalmente nas séries do Fundamental II e Médio e também alunos que retornaram para o nosso aconchego. Os tradicionais projetos “Alimentação Saudável” e “Quem quiser que conte outra”, as três grandes aulas de campo que promovemos nesse bimestre, O Kairós Folia, as palestras educativas para os jovens do Fundamental II e Médio, o dia do livro, a Páscoa e o Kairós na mídia... estão no rol dessas movimentações. A seção ”Recadinhos” dessa edição fica por conta de alguns desses inúmeros novatos, que mencionamos e “Para Terminar” uma breve matéria sobre os alunos que um dia foram nossos alunos e agora retornaram ao nosso convívio. Com vocês; O JORNAIRÓS Nº 21!!!!


“TODO MUNDO NUMA SÓ VOZ MEU COLÉGIO É O KAIRÓS” VI KAIRÓS FOLIA

Logo na primeira semana de aula, estivemos envolvidos novamente com a comemoração do carnaval do Colégio Kairós. O VI Kairós Folia contou com a organização costumeira: cordão de isolamento na calçada do colégio, seguranças para proteger nossos foliões, trio elétrico, brinquedos no interior do colégio, Imaginart e seus personagens, Bloco Muriçoquinhas do Miramar e muita animação contagiando toda a Família Kairós.

3


4 PALESTRAS NO 1º BIMESTRE

AULA DE CAMPO PARA JARDIM BOTÂNICO DE JOÃO PESSOA O professor de Biologia I do 2º ano (Ensino Médio), Edilson, e a professora de Ciências do 7º ano (Fundamental II), Suélenn, promoveram para essas séries, uma belíssima e rica aula de campo para o Jardim Botânico de João Pessoa. Os alunos, além de uma majestosa palestra sobre o funcionamento do local, puderam andar por algumas das inúmeras trilhas do Jardim Botânico Bejamim Maranhão. Tudo que foi mostrado na aula de campo, já estava sendo teorizado em sala de aula, pelos citados professores.

Dois belos testemunhos tivemos nesse 1º bimestre, para os jovens do Colégio Kairós. Inicialmente, para os alunos do 9º, 1º e 2º Médio, palavras de incentivo e chamada para a responsabilidade foram a tônica da palestra do professor, advogado e ex-secretário de educação da prefeitura, Genildo Lucena. Com a pergunta: qual a casa que você quer construir para você? Fazendo uma alusão ao pássaro João de Barro, Genildo emocionou a todos, e, ao longo das suas duas horas de testemunho, arrancou risos, choros e reflexões dos jovens presentes. Não menos emocionante, foi a palestra da nossa auxiliar de coordenação do Fundamental II e Médio, Naára Viana, que falou de gravidez na adolescência, responsabilidade, trabalho e estudo, para alguns alunos do Fundamental II e Médio. Parabéns, Genildo e Naára! Vocês plantaram algumas sementes nesses jovens, e, no futuro, eles agradecerão.


5 AULA DE CAMPO PARA NATAL RN

No dia 30 de abril, véspera de feriado, às seis da matina já estávamos em um ônibus, rumo à capital do Rio Grande do Norte. Abrimos inscrições para 48 alunos do 6º ano ao 2º ano Médio e rapidinho conseguimos a totalidade. Oito e pouco da manhã, já estávamos na Base Aérea de Natal e lá fomos acolhidos, de uma maneira especial, por todos os militares. As explicações foram de grande valia e os alunos ficaram atentos a absolutamente tudo. Dentre outras explicações, soubemos que naquela Base Aérea, na década de 1940, viviam dez mil pessoas, prontas para defender nossa pátria, naquela segunda guerra mundial. A chegada dos americanos em Natal, naquela época, trouxe a primeira fábrica da Coca Cola do nosso país, para a capital do Rio Grande do Norte. Em Natal também, passamos pela primeira rua asfaltada do Brasil, asfalto esse também trazido por americanos, para que os tanques de guerra pudessem transitar por ali. Depois de um city tour, com guia local, fomos almoçar no Shopping Midway. Após o almoço, seguimos para o Forte dos Reis Magos e depois para o Aquário de Natal. Todos adoraram o passeio pedagógico, inclusive os professores responsáveis: Patrícia (Língua Portuguesa), Nykaelle (Artes), Priscila (Inglês) e Bruce (Coordenação). Retornamos ao Colégio Kairós por volta de nove da noite.


6 PROJETO QUEM QUISER QUE CONTE OUTRA 2013 Pelo sexto ano consecutivo, o Colégio Kairós promove a abertura cultural do Projeto Literário QUEM QUISER QUE CONTE OUTRA. Nesse ano de 2013, os alunos vibraram com a história de Branca de Neve, encenada com brilhantismo pelos nossos professores. Quem quiser ver inúmeras fotos desse evento e só conferir na nossa fan page do FACEBOOK.

DIA DO LIVRO INFANTIL Dia 18 de abril é comemorado nacionalmente o Dia do Livro Infantil. E o Colégio Kairós que trata a leitura e escrita de uma maneira especial, não podia deixar passar em branco essa data tão importante. O Infantil I ao 5º ano (Fundamental I) fez inúmeras apresentações na quadra, fazendo alusão à grandes histórias infantis e aclamando os inúmeros escritores de livros infantis. Essa data é sempre uma homenagem ao grande criador do Sítio do Picapau Amarelo, Monteiro Lobato, e, no Kairós, pudemos ver algumas apresentações, fazendo alusões às personagens que permanecem no imaginário de todas as crianças e adultos.


7 AULA DE CAMPO: LIXO É QUASE NADA

Sendo a reciclagem, um valioso objeto de estudo do Fundamental I, as turmas do 2º ano ao 5º ano estiveram envolvidos, nesse 1º bimestre, com uma aula de campo que fez os meninos colocarem a mão na massa. Com o tema “Lixo é quase nada”, o SESC recebeu o Colégio Kairós de braços abertos e envolveu a todos com as explicações pertinentes aos problemas atuais com a quantidade de lixo que os seres humanos acumulam em nosso planeta.

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - 2013

Também na sua sexta temporada, o P r o j e t o “Alimentação Saudável” levou as turmas do Infantil I a o 5 º a n o (Fundamenta I) ao delírio. Dia de banana, dia da sopa, piqueniques mostram aos alunos, desde muito cedo, a importância de uma alimentação saudável. Esse projeto a cada ano que passa fica mais DELICIOSO!!!!


8 PÁSCOA 2013

COLÉGIO KAIRÓS NA TV MASTER Ainda no mês de abril, o Colégio Kairós foi convidado pela colunista social e apresentadora da TV Master, Astrid Bakke, para apresentar aos telespectadores do seu programa noturno Estilo A, as novidades e a história do Colégio Kairós. Na ocasião, a coordenadora da Educação Infantil e Fundamental I (Flávia Pimenta), juntamente com o coordenador do Fundamental II e Médio (Bruce Fernandes) expuseram todos os detalhes da escola e bateram um papo muito informal e detalharam tudo sobre o Colégio Kairós.

Como já é de costume, comemoramos a ressurreição de Cristo na segunda-feira (pós Domingo de Páscoa). Esse ano, as turmas do Infantil I ao 5º ano apresentaram alguns símbolos pascoais e também contaram histórias de grande valia para a formação religiosa de todos os alunos.

OLIMPÍADAS ARI DE SÁ

No dia 04 de maio (sábado), as turmas do 9º ano e 1º ano Médio se submeteram à provas de Química, Física, Biologia e Matemática, elaboradas pelo Sistema Ari de Sá (Fortaleza), nosso parceiro no fornecimento do material didático. As provas objetivas e com gabaritos foram muito bem elaboradas e tiveram o grande objetivo de treinar os alunos para esse tipo de avaliação, nos moldes do ENEM e vestibulares espalhados pelo nosso país.


SÓ 10 PERGUNTINHAS 1 - Jornairós Nesse ano de 2013, você assumiu, juntamente com Bruce Fernandes, a coordenação pedagógica do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, do Colégio Kairós, mas, você já faz parte da equipe de Fátima Pimenta há quantos anos? Naára: Nossa! Muito tempo trabalho com Fátima, cerca de 14 anos! Trabalhamos juntas e nos entendemos muito bem. Depois de todos esses anos, desenvolvemos uma sintonia e uma amizade que vai além do profissional. 2 - Jornairós E como está sendo esse novo cargo dentro do Colégio Kairós? Naára: Excelente! Depois de me familiarizar com as funções específicas do cargo, ficou fácil desempenhar o papel em um ambiente já tão conhecido. E por me sentir em casa e já saber todo o funcionamento da escola, a forma de trabalho e a política educacional, as coisas foram encaradas de forma natural e tranquila. 3 - Jornairós Trabalhar com adolescentes (dos 10 aos 16 anos) é legal? Naára: É ótimo!! Na verdade, acompanhei grande parte desde pequenininhos e ainda sou a “Tia Naára” para muitos deles, o que me deixa muito feliz! Sinto que, de alguma forma, participei da formação deles e agora, mais do que nunca, estamos bem próximos. Ao desempenhar o meu papel preciso impor algumas regras, mas venho fazendo isso de forma suave e firme, e acho que vem dando certo, tenho uma excelente relação com todos e acredito que eles estão tão satisfeitos quanto eu. 4 - Jornairós Sabemos que trabalhar em escola é algo muito dinâmico, o que você acha desse ritmo? Naára: Dinâmico é meu sobrenome! (risos) Acho ótimo ter multitarefas, gosto de coisas diferentes no dia a dia e sempre fui ligada em 220W, então acho que as coisas se encaixaram e eu acompanhei o ritmo acelerado de forma natural. 5 - Jornairós Trabalhando no Kairós desde a fundação, você certamente já conhece o nosso Jornairós, que nesse ano completa 6 anos de publicação. O que você acha do jornal do Colégio Kairós? Naára: Acho um trabalho maravilhoso! Uma forma de conectar os pais, os alunos e qualquer interessado àquilo que forma o Colégio Kairós. No Jornairós, tem de tudo um pouco: informações importantes da escola, as festividades, as atividades, os funcionários e, é claro, os alunos. Aqui vemos a “cara” do Kairós. 6 - Jornairós Há mais de dez anos, você juntamente com Gabriela Pimenta, faz uma bela parceria na escolinha de dança de Fátima Pimenta. Os festivais apresentados em teatros da capital são sempre majestosos. Temos novidades para esse ano de 2013? Naára: Claro que temos! Como sempre, já estamos preparando o tema e montando o Festival 2013, mas

9

deixo aqui o suspense (risos). Em breve divulgaremos a data, o local e o tema do nosso tão esperado Festival, mas já estamos preparando uma apresentação especial para o encerramento do semestre que acontecerá no dia 06/06/2013 (quinta-feira). 7 - Jornairós Como é sua vida em família? Naára: Tranquila. Sou casada e temos uma filha de 14 anos e uma shitzu, que é o xodó da família. Nossa rotina é muito familiar, muito trabalho e estudo durante a semana, e no fim de semana, curtimos mesmo um bom restaurante, bons filmes, no cinema ou em casa, uma boa doceria (que é nossa paixão comum), passear na praia, e, de vez em quando, viajar! Na verdade, lá em casa as coisas estão sempre bem, só brigamos mesmo é por chocolate! 8 - Jornairós O Colégio Kairós é... Naára: Família, competência, transparência. É o colégio ideal para quem tem seus pimpolhinhos, pois tem aquele ar de família, onde todos se conhecem e sabem quem é quem. É o colégio ideal para quem tem seus adolescentes que precisam de um ensino de qualidade, com um método eficiente que os impulsionem para seus sonhos. Enfim, é o colégio ideal pra quem busca também a formação do SER, que, com um ensino de excelente qualidade, ainda tem uma estrutura educacional que leva a criança a formar o seu caráter desde pequeninos e os lançam na sociedade adulta como cidadãos conscientes e dispostos a fazer a diferença. 9 - Jornairós O que lhe encanta mais em educação? Naára: Participar da formação de cada uma dessas crianças e adolescentes. Vê-los crescer e desenvolver seus talentos, superar obstáculos, aprender com seus erros. A área da educação me dá o privilégio de deixar uma marquinha em cada um, por menor que seja, plantar uma semente e vê-la florescer. 10 - Jornairós Qual o seu maior sonho? Naára: Na verdade não tenho um grande sonho, desses enormes e impossíveis, tenho apenas pequenos sonhos possíveis e alcançáveis. Ver minha filha crescer e se realizar. Ter mais um filho. Ter saúde para viver muitos anos e curtir meus netos. Ter força e vontade de trabalhar, sempre. Viver sempre feliz com meu marido. Conhecer alguns lugares que não conheci, visitar novamente alguns lugares que já conheço. Enfim, sonhos pequenos e simples, mas que para mim refletem a verdadeira felicidade.


10

RECADINHOS

Essa seção do Jornairós é totalmente dedicada aos nossos alunos, nesse, em especial, decidimos homenagear os jovens que aqui chegaram, nesse ano letivo. Com vocês: OS NOVATOS 2013 DO FUNDAMENTAL II E MÉDIO. Estou gostando muito do Kairós! Quando cheguei, fui muito bem recebido por todos. Aqui eu ganhei ÓTIMOS amigos e excelentes professores. Sim, detalhe, não faltei nenhum dia de aula ainda, até hoje! KKKK Gabriel Amorim 2º ano Médio Estudar no Kairós está sendo ótimo! Estou aprendendo novas coisas e fazendo novas amizades. Hanne Bakke 1º ano Médio Estou adorando! Fui bem acolhida por todas as pessoas e percebi que existe uma união muito forte em toda a escola. O ensino é maravilhoso e espero colher bons frutos no futuro. Júlia Fonseca 1º ano Médio Um colégio que acolhe as pessoas bem. Com um bom ensino. Eu considero o colégio muito bom! Dennis 1º ano Médio Eu estou achando o colégio Kairós bastante divertido, onde consigo estudar com alegria e aprender muito. Já é um grande colégio, mas com os estudantes que aqui estão, se tornará ainda maior. Antônio Alexandre 9º ano (Fundamental II)

Eu estou amando!!! O colégio é ótimo, eu amo os professores, porque eles são muito legais. Também fiz novas amizades! Eu amo o Kairós e espero ir até o final aqui! Declaro meu carinho especial pelo professor Diego de Matemática. Bárbara Cristina 8º ano (Fundamental II) Eu estou gostando da escola, pois tem dinâmica e afeto com os estudantes e principalmente uma maneira legal de conduzir os conteúdos em sala de aula. João Lucas 6º ano (Fundamental II) Tem sido uma grande honra estar no Kairós, colégio que me acolheu muito bem, se importou comigo. Aqui não é um simples colégio, é uma família. E além de tudo, me proporcionou conhecer pessoas maravilhosas, as quais quero levar comigo para sempre. Lizhiane Nunes 2º ano Médio Eu estou adorando o Kairós. Até agora todo mundo se mostrou muito amigável. O problema foi eu não ter vindo há mais tempo para cá. Rafael Campos Brito 8º ano (Fundamental II)

Muito bom! Ensino excelente! Professores ótimos. Estou gostando muito de estudar aqui. Raoni Sam 9º ano (Fundamental II)

Eu estou gostando muito do colégio, adorando os professores e principalmente de estar estudando aqui. Jéssica de Alencar 6º ano (Fundamental II)

O Kairós é minha segunda casa. Ele me acolheu como se eu fosse FILHA. Eu amei conhecer o Colégio Kairós e sempre vou amar essa FAMÍLIA. Aqui aprendemos e ensinamos. Estou amando estar estudando aqui. Andressa Silva 8º ano (Fundamental II)

No começo foi difícil, porque toda mudança é complicada, mas agora estou começando a gostar muito, pois conheci novas amizades e também estou gostando bastante dos coordenadores, professores e funcionários. Nausicaa Ellen 8º ano (Fundamental II)

Nesse tempo que já estou aqui no Kairós, vi muitos pontos positivos e nenhum negativo. Esta escola é MARAVILHOSA. Estou feliz por essa escolha. Ana Carolina Delmiro 9º ano (Fundamental II)

Estou adorando estudar no Kairós. Ótimo colégio, com ótimos professores. Maria Eduarda Monteiro 8º ano (Fundamental II)

Eu acho ótimo porque conheci novos amigos, professores e várias outras coisas. Recomendo para outras pessoas que estudem aqui, porque é muito bom. EU AMO O KAIRÓS. Iasmin Brabo 8º ano (Fundamental II)

É um colégio muito bom. É ótimo estudar aqui. Ta massa! Jonathan 7º ano (Fundamental II) Eu acho muito bom! Até agora é o melhor colégio que já estudei. Marcos Neto 7º ano (Fundamental II) Muito bom, pois fiz boas amizades e conheci ótimos professores. Descobri novas

atividades que não tinham no meu antigo colégio.Acho o ensino daqui excelente! Miguel 6º ano (Fundamental II) É muito divertido, os professores são muito bons e o colégio é ótimo! Sempre vou querer estudar aqui. Geórgia Gomes 6º ano (Fundamental II) Acho muito legal, pois os professores são muito bacanas. O jeito de ensinar é o máximo! As amizades são incríveis e os conteúdos são aplicados de um jeito divertido! Maria Mariana 7º ano (Fundamental II) Muito bom! Os professores são muito legais, brincalhões...aprendemos várias coisas brincando. Gostei muito desse colégio. É até um pouco mais difícil de onde eu estudava, mas é tudo muito legal. A coordenação me ajuda muito, explicando as coisas. Nicóly de Souza 7º ano (Fundamental II) Os coordenadores são ótimos e a diretora muito religiosa. EduardoAlan 7º ano (Fundamental II) Eu estou achando muito bom porque eu conheci amigos. Os professores são ótimos e eu aprendo bem melhor. Eu estou gostando muito. Jamille Oliveira 6º ano (Fundamental II) Para ser sincera, estou amando! Fiz novas amizades, encontrei pessoas legais e verdadeiras. Os professores e a coordenação são muito bons e legais! Giulia 8º ano (Fundamental II) Eu amei esse colégio, não quero nunca sair daqui porque é o único colégio que ninguém da minha família nunca reclamou. Todo mundo é amigo. João Matheus 6º ano (Fundamental II) Gostei muito de vir estudar aqui no Kairós. Os professores são ótimos e o método de ensino é excelente. Airlane 2º ano Médio Eu estou adorando estudar aqui, os professores são 10! E aqui tem muitas pessoas legais. Fui! Thaís Soares 8º ano (Fundamental II)


11 A gratidão pelo Colégio Kairós também parte dos pais, não só dos alunos. Alguns fizeram questão de também participar dessa seção do Jornairós, para falar um pouquinho sobre o que acham da nossa escola. Agradeço ao Kairós pelo cuidado, amor, educação...por tudo! Vocês fazem tudo isso e muito mais, com um amor verdadeiro!E por esse motivo, é que vocês realmente fazem a diferença! Obrigada por tudo! Parabéns! Luciana Brito (mãe de Ana Luisa 2º ano Médio)

ele) e Tia Renata, além de todas as outras tias. Vejo que nosso filho é muito bem tratado e que todos na escola gostam dele. Quando nós o recebemos, percebemos a sua alegria ao sair de lá. Ele fala com alegria da escola. Parabéns, Colégio Kairós, pelo excelente trabalho e obrigado por fazer parte do desenvolvimento de nosso filho.

Só temos a agradecer pela forma com que fomos recebidos no Kairós. Isadora sempre teve muita dificuldade em aceitar se relacionar com pessoas estranhas ao lar, mas no Kairós, ela foi conquistada de forma surpreendente e descobrimos que podemos confiar na equipe de vovó Fátima. Obrigado por ajudar a fazer nossa filha mais feliz! João e Susyara de Souza (pais de Isadora Sophia Medeiros de Souza Infantil II Manhã)

Regina Coelli e Antonio Filho(pais de Miguel Henrique Turma: Infantil II)

Ao escolher o Kairós para ser a escola de meu filho, tivemos algumas contribuições do qual nos ajudaram na escola, dentre elas as várias informações excelentes que tive e não me arrependo, estou gostando bastante do colégio, mesmo fazendo apenas 3 meses, já vejo o desenvolvimento de nosso filho, ele chorou muito no início, mas não para não ficar na escola, mas sim para que, nós pais, ficássemos juntos com ele. Adora as tias, tia Priscila, Tia Maria, Tia Jó (que tem um carinho especial por

O Colégio Kairós é a continuação da minha casa, onde tenho uma sensação de tranquilidade, segurança, confiança e de muito amor. Sei que meus filhos estão muito bem acompanhados por vovó Fátima e toda sua equipe. O Colégio Kairós, para mim, é UMA VERDADEIRA FAMÍLIA! Ana Karla (mãe de Felipe Motenegro 2º ano Médio e Ricardo Montenegro Infantil III) O Kairós é uma extensão da minha família. Meu filho encontrou uma AVÓ e várias TIAS ... uma equipe receptiva, envolvida na educação e na formação de um ser integral, responsável e ético!!! Tudo que sempre idealizei como essencial numa escola. Faço votos que a escola cresça e seja reconhecida na sociedade paraibana como referência de educação infantil, pois no meu coração de mãe já é! Luciana Gadelha (mãe de Gabriel Gadelha Infantil V) O Colégio Kairós é a extensão da minha casa, tenho a certeza plena que quando deixo minhas filhas elas terão a complementação fundamental para a formação sócioeducativa! A equipe extremamente qualificada e bem coordenada por sua fundadora Fátima Pimenta. Tenho orgulho de fazer parte da família Kairós!!! Caroline Tortorella (mãe de Helena Infantil V e Isabel Tortorella - Infantil II)

O Colégio Kairós é a extensão do meu lar para nossa filha Maria Eduarda, lá ela recebe o amor de vovó Fátima e o carinho de todos que fazem parte desta família. Duda está sob os cuidados dessa vovó desde os seus 2 aninhos, hoje, no 6º ano do Fundamental II, vejo o quanto fiz a escolha certa, em relação à educação complementar e religiosa e conhecimentos. Sou grata a esta família e me sinto feliz em fazer parte dela. Alexsandra e Fabrício Lombardi (pais de Maria Eduarda Lombardi 6º ano) É com muita satisfação que falo do Colégio Kairós pelo seu amor, dedicação e incentivo ao desenvolvimento das minhas filhas (Vanessa e Marcela) que desde sua fundação fazem parte dessa família. Tenho esta escola como uma extensão do meu lar, pelos valores que nos acrescentou durante todos esses anos. Agradeço de coração por tudo, e fico com a certeza de que os frutos serão colhidos com sucesso! Patrícia Ramos (mãe de Vanessa 6º ano e Marcela Leal - 1º ano)


12

PARA TERMINAR OS BONS FILHOS A CASA TORNAM!

O que, Maria Luíza, Rafael, Júlia, Raphael, Eduarda e Beatriz têm em comum? Eu respondo. São apaixonados pelo Kairós. Pequeninos foram nossos alunos e um dia saíram da nossa escola, por motivos diversos...mas a vontade de sentir o aconchego da Família Kairós foi tão grande, que voltaram, como filhos pródigos. É tão bom tê-los de volta. Ficamos em festa, ao saber que todos vocês nunca deixaram de pensar no nosso colégio. A volta foi no TEMPO CERTO, no TEMPO OPORTUNO, afinal de contas, Kairós significa isso.


Jornal kairos 21 - 1º Bimestre - 2013