Page 1

LINHA DIRETA: 3245.2830 Esse é POPULAR. Todo mundo lê!

Prefeitura de Santo Amaro consegue liminar na Justiça para impedir manifestação de funcionários públicos Loja Unilar realiza surpresa para criança de Águas Mornas

Poster Varginha campeão da Segundona em Santo Amaro Estreia da Coluna FALA PREFEITO!

Agende seu horário. www.gedalvojunior.com.br


2

Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

Rodrigo MASCARENHAS

Bastidores da Política (48) 3245-2830 rodrigo@jvip.com.br

Tucanos de Santo Amaro na churrascaria

O

PSDB de Santo Amaro reuniu-se na última segunda-feira, dia 28 de outubro, na Churrascaria Branger, em Palhoça, para discutir os detalhes que antecedem a eleição para o novo diretório municipal do partido, eleição esta marcada para o dia 30 de novembro. O pleito pode ocorrer este ano no CTG Boca da Serra, mas ainda não ficou definido. O encontro contou com a presença do vereador Val-

dir da Silva, para muitos, até então, “o revolucionário do grupo”, pois possui público e notório pé atrás com o deputado Marcos. Porém, se ele foi até o encontro do deputado, depois de um convite especial, com certeza, alguma coisa pode mudar... Ou não? Valdir já teria acertado que iria trabalhar para Renato Hinnig (PMDB), é o que dizem. Voltando a reunião, o deputado Marcos Vieira pediu união de forças para buscar o máximo de filiados possível para o PSDB. Com

relação ao nome que irá presidir o partido a partir de final de novembro, ao que tudo indica a disputa sadia deve ficar entre três nomes: Edésio Justen, Carlinhos Luckmann e Gerry Beirão. E como diz um cidadão, “a coisa é grande”. Perguntados sobre o que eles estavam achando da atual administração o grupo teria respondido com “um minuto de silêncio”. Dizem que o Edésio até parou de fumar para se preparar para a campanha de 2016.

No Inmetro?

Dizem que só pode ser mentira.. Será mesmo que o Salezinho do Taxi emplacou com um cargo no INMETRO? Ninguém tá sabendo de nada... Vazou na praça.. Tem um moço do PSDB que vai averigar e se for verdade ameaça até deixar de apoiar um certo deputado...

Fala prefeito! A partir desta semana o VIP lança o espaço “FALA PREFEITO!”, para que o prefeito de Santo Amaro, Sandro Vidal, possa esclarecer o que quiser semanalmente, e também, se necessário, se defender de alguma crítica que receber do Poder Legislativo ou até mesmo da imprensa. Então se liga no que ele tem a dizer. Com isso, pretendemos oferecer mais um serviço de utilidade pública ao nosso leitor e eleitor santoamarense.

Ivon candidato

O ex-candidato a Prefeitura de Palhoça, Ivon de Souza, me confidenciou esta semana que é pré-candidato a Deputado Estadual pelo PR, e este deverá ter apoio de Rafael Elias e o grupo do PR local. Ivon ainda aguarda o processo que tramita no TRE para possíveis novas eleições em Palhoça para apoiar um outro candidato. Além desta, o atual prefeito Camilo Martins (PSD) enfrenta processo junto ao STF com relação ao recebimento de verbas públicas para sua ONG quando este era presidente da mesma e candidato à prefeitura.

Charge da semana

Ligação suspeita O grupo tá unido e na política a união faz a força! Deputado Marcos Vieira.

Festeiros no Sertão

O vice prefeito Ademir do Carmo (PMDB) de Santo Amaro, juntamente com sua esposa Dilva, passaram a batuta de festeiros da Festa do Sertão no último final de semana, para o amigo Carlão da CELESC, que assumiu o “cargo”.

Protestos! Canto da Amizade O Prefeito Sandro Vidal (PSD), de Santo Amaro, me confirmou esta semana, que iniciará nas próximas semanas a pavimentação asfáltica da estrada na localidade do Canto da Amizade, que faz divisa entre Águas Mornas e Santo Amaro. Um pleito antigo que virá beneficiar também o escoamento de uma das maiores empresas de Santo Amaro, o Frigorífico Broering. Ponto positivo para o ex-prefeito de Águas Mornas, Elmar Thiesen, para o Sandro Vidal, e para o deputado Gelson Merísio.

Na paralisação dos servidores de Santo Amaro apareceu um cartaz que foi lido, visto e muito comentado. Este fazia uma ironia a um vereador. O prefeito Sandro Vidal afirma que os funcionários tiveram grandes conquistas em sua gestão e gostaria de um pouco mais de “tranquilidade” por parte do movimento.

Os vereadores de Santo Amaro estiveram em “comboio” na Assembléia Legislativa passando o “pires” para pedir ajuda aos deputados para salvar a ACESA. Chegando no gabinete da deputada Dirce, diz o vereador Maneca, a coisa ficou preta. Uma ligação “soou” no viva voz da deputada... Voltaram de mão abanando. Quem será que ligou? O Maneca diz que foi o prefeito Sandro, o Sandro diz que “não sabe de onde eles tiraram isso”.


Metralhas

E a onda da renovação chegou feito um Tsunami varrendo Santo Amaro. Foram fechadas: Duas creches (Velacho e Vargem dos Pinheiros) e uma banca de revistas (Lageano),também a ACESA vai fechar final do ano. É prácabá mos kiridus!!

A COISA É GRANDE!!!

APIMENTADAS

Banca de Revistas de Santo Amaro fecha as portas depois de 28 anos

População pede policiamento nas ruas

Moradores de Santo Amaro ligam para o VIP reclamando que a Polícia Militar está com pouco efetivo nas ruas e a bandidagem rolando solto. Pedem ao comandante que “detone” o barril de pólvora e se ligue pois se a malacada ver que tá fácil daqui a pouco a coisa vai ficar preta.

Panela de pressão

A coisa tá feia para o lado do prefeito Sandro Vidal (PSD), de Santo Amaro. Esta semana haverá nova paralisação dos servidores municipais. Uma reunião foi agendada para esta sexta. Esta será a terceira tentativa que o SINTRAMARO terá para falar com o chefe do executivo. Agora vai!

Falando em Plano Diretor está na hora dos vereadores se unirem e darem uma de “He-Man” e falarem: “Pelos poderes de Greiscou, nós temos a força!”. Cosa medonha!!!

Mulher pelada

O que tem de morador de Santo Amaro triste porque não vai mais conseguir comprar a revista Playboy, a Sexy e outras de mulher pelada... Afinal, a única Banca de Revistas da cidade fechou as portas.

Uma prefeitura da região vive um grande conto de fadas: Tem a She-Ra!, o Pinóquio, o Lanterna Verde, Pantera cor de Rosa, Capitão Caverna, mas os que mais fazem sucesso são o Homem Invisível e o ALF, o É TEIMOSO”.

Tem uma secretaria da região que ela é do “MEIO”. Do Meio Ambiente e faz meio expediente. Só o salário que é inteiro. Claro que isso não é em Santo Amaro. Tem um moço numa prefeitura da região que entra sem bater, sem ser convidado, já entra abrindo a geladeira e senta na janelinha. O sô istopô! Prefeito Sandro Vidal garante: “13º salários dos servidores está garantido!”. Ufa! Dizem as boas línguas que o secretário de obras, Ricardo Turnes, está se destacando tanto que tem gente já queimado ele pelas costas... Para finalizar um enigma animal: “o que dá a mistura de filhote de Kero Kero com Pica Pau?”. Ligue para os metralhas, acerte e ganhe na hora a um creme hidratante: 8825.7207 . (1ª Ligação)

Renovação Foto Silvio Knabben

Surgiu um exame mais eficaz e muito mais barato para saber se você tem “bico de papagaio”. Informações com o pessoal debaixo da Figueira da Praça de Santo Amaro. A receita é simples: Basta pegar um sabugo de milho e creu. Se sair pinicadinho é porque deu positivo. Cosa linda mo kiridu.

3

Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

“Depois da atual administração fechar duas creches (Velacho e Sombrio), agora colaborou e muito pelo fechamento da única banca de revistas que já tinha há 28 anos em Santo Amaro”, diz indignado um morador da Praça José Gerent. Os proprietários da banca, Lageano e Verinha não concordaram com as obras que seriam destinadas as novas instalações da banca. Como o espaço é público, deverá ocor-

rer licitação para ocupar o local. Segundo Lageano, a banca teria que participar ainda de uma licitação para usufruir de espaço público. Todos os moradores do local ficaram comovidos com o fechamento. Quem adquiria o exemplar do VIP na banca poderá agora pegar seu jornal na sede do VIP.

ENCHENTE EM 1998

Em 11 de dezembro de 1998, Santo Amaro enfrentou uma de suas maiores enchentes. A Banca do Lageano, que fechou as portas esta semana e sofreu mais um “baque”, teve seu acervo destruído naquela cheia. Foi um metro e meio de água na banca.

Segundo os proprietários da Banca de Revistas de Santo Amaro, Lageano e Verinha, o maior motivo para o fechamento da banca foi a falta de diálogo do poder público com eles, pois os mesmos não concordavam, por exemplo, com a entrada da banca ser nos fundos e “dis costa” para a rua. Foi a gota d’água.

Buraqueira

Avenida Beira Rio deve sediar este mês o primeiro torneio internacional de Golf. Mas, não é na pracinha, é no meio do asfalto esburaco mesmo. É cada buraco... Bem maior que aqueles ali da Jaqueira.

Cachorrada abandonada

Moradora de Águas Mornas denuncia o crescente abandono de cães e gatos no município, principalmente na BR-282. E ainda tem quem envenene os bichinhos. A situação, diz ela, está fora de controle.

Força tarefa

Aterros clandestinos na região preocupam o Meio Ambiente. Será que estão de olho? Cadê a força tarefa??

Azar no jogo, sem arrego

Tem escola da região inovando. Se não ganha no jogo fica sem almoço.. Da próxima vez vamo ganhar pessoal.. Quem sabe não ganha um almoço e também um pontinho positivo.


4

Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

Unilar faz entrega de um quarto novo e planejado à garota de 5 anos Fran Hoffmann Texto e fotos

Com muita festa e alegria o concurso Quarto dos Sonhos, promovido pelas lojas Unilar no último mês teve seu final feliz nesta semana. Com participação de mais de 500 crianças que elaboraram cartinhas relatando o porquê gostariam de ganhar um quarto planejado, a vitoriosa foi uma linda menina que escreveu sua cartinha com a ajuda da mãe. Gabriela Ibers de Souza, moradora de Águas Mornas, e de apenas 5 anos de idade relatou para a mãe escrever os motivos que a fariam ganhar o quarto dos sonhos, relatando sua história ao lado de sua mãe, ambas moram juntas no bairro Vila Nova e enfrentam alguns percalços em seu cotidiano, como alguns problemas de saúde de Gabriela e dificuldades financeiras enfrentadas por sua mãe, que cria e educa a filha sozinha. Segundo Gabriela o seu novo quarto terá uma boa cama, uma bela penteadeira e escrivaninha para fazer os trabalhos do colégio.

Gabriela ganhou um

Alegria e emoção

quarto da Unilar

Equipe das Lojas Unilar fazem grande surpresa para moradora de Águas Mornas, a pequena Gabriela, que ganhou um lindo presente de funcionários e fam

ília


Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

5

Natal 2013 é no JORNAL VIP! Entre no clima. Anuncie. 3245.2830

CDL de Santo Amaro abre inscrições para concurso de Papai Noel A partir do dia 4 de novembro a CDL de Santo Amaro da Imperatriz abre as inscrições para o primeiro concurso de Papai Noel oficial do município. As inscrições são gratuitas, para maiores de 21 anos e irão até o dia 18 de novembro. A eleição que decidirá o Papai Noel oficial do Natal de Santo Amaro acontecerá no dia 23 de novembro, na Praça Ivo Silveira, na celebração da abertura oficial da programação de natal do município. As inscrições podem ser realizadas na sede da CDL ou pelo telefone 3245-1844. Os três primeiros colocados serão premiados, o primeiro lugar com um tablet, o segundo com um relógio e o terceiro ganhará um celular.


6

Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

Ação comunitária da Câmara REABRE sede da ACESA Depois de mais de 1.700 dias com as portas fechadas, por conta da interdição ocorrida em 2009 pela Defesa Civil Municipal, portas e janelas da sede da ACESA foram finalmente abertas. A ação envolveu várias pessoas da comunidade, tendo como principal objetivo proporcionar análise técnica por engenheiros e a consequente elaboração de projeto de reforma do prédio. Com esta medida os vereadores esperam estar contribuindo na busca de uma solução, no sentido de “desinterditar” a construção e proporcionar a continuidade dos serviços da ACESA em prol das crianças da comunidade, em sua maioria, filhos de famílias carentes.

Leco: “Sei que o Sandro é um cara bacana, mas Adailton: “Santo Amaro deveria ter pelo menos gostaria muito que ele começasse a colocar duas creches bem grandes e que pudesse em prática o que ele realmente propôs, ainda receber um grande número de crianças”. temos três anos para melhorar isso.” “Acho que não tem nem mais o que falar, é notório que vereadores, munícipes e funcionários estão todos engajados com a causa para ela não fechar, e acredito que com o recebimento do material que nos foi prometido poderá ajudar muito, reduzindo a dívida para ajudar quem for pagar. Vamos tomar essa situação como exemplo de que a insistência faz a vitória, podemos fazer justiça e lutar por algo que acreditamos.”

“Alguns pais aqui na Palhoça estão a 3 dias no sereno, na chuva e no sol forte esperando para matricular seus filhos, e pensando nisso lembro de Santo Amaro, pois hoje temos a creche no Sul do Rio em um prédio alugado, e se o cara quiser pegar esse prédio? O que pagamos de aluguel daria para fazer outras creches tranquilamente, sendo que pagamos em cerca de 8 mil reais só nesse aluguel.”

Quinha: “Que mães, professores e funcionários Maneca: “Precisamos investir nas escolas da ACESA possam futuramente dormir tranquilos, de ensinos básicos, pois são elas que essa situação terá um bom final” criam base de futuros adultos de bem.” “Gostaria de aproveitar que tivemos o di do servidor público para deixar registrado o pedido para que o senhor desse uma atenção maior aos salários e benefícios de alguns funcionários, que trabalham tanto para a cidade e muitas vezes não recebem o valor merecido.” “Peço para que o pessoal da ACESA não desista, vamos continuar lutando e nos unindo para que lá na frente possamos saber que a vitória foi merecida. Espero que todos possam sair ganhando!”

“Encontramos uma ótima área para o novo cemitério de Santo Amaro, solicitamos a vinda da FATMA para aprovação do espaço que era longe de riachos ou coisas do tipo, mas com a demora o terreno foi vendido e perdemos mais uma oportunidade. Santo Amaro agora fica novamente a sua própria sorte!” “Se nos dias de hoje já faltam vagas para o Ensino Médio, imaginem para o fundamental. Precisamos investir nas escolas de ensinos básicos, pois são elas que criar a base de futuros adultos de bem.”

Dico: “Se toda ligação que fazemos para o SAMU e Polícia da central que cai em Florianópolis viesse Caverna: “Essa situação de reajustes salariais já aqui para Santo Amaro eu estaria feliz.” começou errada, ou dá para todos ou não dá para “A situação do SAMU está complicada, deveríamos nenhum, dar só para alguns é falta de respeito.” fazer um ofício para mudar essa história de se ligar para o SAMU daqui e antes ter que falar com o de Florianópolis, não estou buscando desculpas, mas esse senhor que faleceu pode ter falado apenas com o SAMU de Florianópolis e não tenha conseguido se comunicar com o daqui.” “Houve sim mal administradoras dentro da ACESA uma entidade dessa não poderia falir, deveriam parar com essa história de mulheres de prefeitos cuidarem dela”

Caverna e Pingo ganham apoio do Deputado Jailson Lima do PT

Valdir: “A diretoria do hospital de Santo Amaro se esconde, está na hora de irem Poda: “Precisamos investigar melhor essa situação atrás de novos investimentos” “O último hospital feito em nosso estado foi em 83, fazem apenas estradas e mais estradas, hoje temos o nosso hospital São Francisco que recebe investimentos tão pequenos, vimos que o governo não está preocupado com a saúde pública, mas apenas investir em estradas que lhe darão maior conhecimento. Gostaria que a diretoria do hospital pudesse se envolver mais para buscar fontes para mantermos o nosso hospital, estamos vivendo uma vergonha. Os médicos foram reclamar na TV, eles foram até ali filmar a situação e não apareceu ninguém da diretoria.”

Julinho: “O hospital é que deveria fechar as portas” Na tarde da última quinta-feira, 31/10/13, o Secretário da Assistência Social Laudi João da Silva, Pingo, o Vereador Nilto Lehmkuhl, Caverna, e o Gerente da Secretaria de Assistência Social Alexandre Degering, foram recebidos pelo Dep. Jailson Lima do PT. O encontro teve como objetivo buscar o apoio do deputado, para trazer mais recursos federais, ampliando dessa forma os projetos de habitação que já vem sendo desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social.

“Gostaria de relembrar o meu pedido sobre o Plano Diretor, que ele venha logo para essa casa para que possamos resolver esta situação de uma vez.” “Gostaria também de mencionar sobre o dia da greve dos professores, que abaixo de chuva estavam nas ruas lutando por ideias, fiquei muito triste de ver que ninguém da prefeitura foi até lá para recepciona-los, é uma falta de educação, não vimos Sandro, não vimos assessor, não vimos ninguém.”

“Gostaria de lembrar que antes do senhor André falecer na porta do SAMU ele foi até o hospital, e mandaram ele ir até o SAMU, desde quando um hospital não atende alguém que está passando mal? O hospital sim é que deveria fechar as portas! Gostaria também de mencionar que o médico que trabalhava dia e noite aqui no hospital e fazia diversos plantões foi demitido após dar as caras na entrevista realizada pela TV, isso é uma vergonha, a diretoria se esconde e demite quem se mostra.”

dos funcionários do SAMU que trabalham em vários locais e não atendem o povo” “Nesta semana fui indagado por um morador sobre a morte na porta do SAMU, vieram reclamar para mim sobre um motorista que trabalha aqui e em outro município e acaba deixando o carro fechado e não atende as pessoas. “Pedi semana passada para limpar a rua Francisco Turnes, gostaria de pedir novamente para limpa-la nesta semana, afinal, sábado é Finados e está impossível antes por lá.”


Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

“Fala Prefeito!”

“Estamos iniciando o PROPARI, parcelamento incentivado de dívidas, para os santoamarenses” “Olá amigo santoamarense. Fiquei honrado com o Jornal VIP ao ser convidado para que, semanalmente, possa utilizar este espaço livremente para expor minhas ideias e, assim como os vereadores que se utilizam deste jornal livremente para expor seus projetos, farei o mesmo, com o objetivo de esclarecer pontos, me comunicar com os cidadãos e zelar pela verdade. Nossa administração está no caminho certo. O primeiro ano é para ajeitarmos a casa. Em 2014 as obras tão sonhadas sairão do papel. Podem confiar! Meu governo vai implantar em breve o SANTO AMARO CIDADÃO para receber a população e lá ajudá-la com serviços diversos, como alvarás, dúvidas e questões burocráticas, dando agilidade aos pedidos do povo. Quero comunicar que foi prorrogado o PROPARI (Programa de Parcelamento Incentivado) devido a grande procura com o objetivo de facilitar o pagamento de dívidas do contribuinte com a municipalidade. Estamos parcelando débitos em até 72 vezes com isenção total de multas e juros, podendo aderir ao programa até o dia 20 de dezembro. Esta é uma exigência do Tribunal de Contas. Por isso, peço que evitem que a Justiça encaminhe a sua dívida para cobrança judicial. Com este parcelamento nosso intuito é favorecer o cidadão”. A partir desta semana, o VIP traz um espaço destinado ao Prefeito de Santo Amaro, Sandro Vidal (PSD), para que este possa se comunicar com o cidadão. O espaço não tem custos para a Prefeitura, e é um canal instituído pelo Jornal VIP, democraticamente, para que o jornal continue sempre contribuindo como veículo de utilidade pública. Assim como criamos um espaço gratuito para os vereadores, fizemos o mesmo com o Prefeito.

7


8

Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

VIP é mais comunidade! 3245.2830

Dia de Finados, o tradicional resgate de memórias e dia de matar a saudade Texto e foto: Fran Hoffmann

O tradicional Dia de Finados se aproxima novamente no próximo dia 02 de novembro e consigo traz boas lembranças e saudades de todos os entes queridos que perdemos durante nossa trajetória. Paróquias realizam missas especiais de celebração pela esperança renovada que devemos adquirir com a data, e as flores e sua beleza se destacam entre rostos que pela saudade já choraram. Segundo o Frei Daniel, da Paróquia de Santo Amaro, as missas realizadas na data aqui na cidade ultrapassam o número de 600 pessoas, e o cemitério Paroquial recebe aproximadamente 3 mil visitantes que vão oferecer um cuidado e atenção a memória do ente querido. Exemplo destes visitantes são as irmãs Rita de Cássia Petri e Nádia Regina Petri, que perderam o pai à 4 anos e a mãe à 9 e todos os anos visitam o local deixando flores rosas e azuladas para ambos. Tradição ensinada

por sua mãe, ressalta Nádia, que semanalmente visita o túmulo da família para sanar a saudade e manter o espaço bem cuidado como sua mãe ensinou. O túmulo da família de Rita e Nádia é um dos primeiros construídos no cemitério da Paróquia, tornando-se o túmulo de sua família onde sobrinhos, avós e tios foram sepultados. Atualmente, conseguir comprar um espaço no cemitério Paroquial ou Municipal tornou-se tarefa quase impossível, fora casos extras como o das irmãs que já possuem o túmulo a muitos anos, adquirir um espaço implica diversas etapas, sendo a principal delas a lista de chamadas segundo a ordem de inscrições. De acordo com Paulo, Secretário da Paróquia, atualmente o cemitério da Paróquia conseguiu expandir seu espaço e construir 52 novos túmulos novos, sendo que a lista de chamada atual já possui mais de 140 pessoas em espera. A venda destes túmulos já foi iniciada no mês de maio

Irmãs Rita e Nadia visitam cemitério paroquial para embelezar a sepultura de entes queridos

e pretendem concluir todas as vendas até o final do ano, seguindo obrigatoriamente a lista de chamada já realizada. Bernadete Ana Lohn, moradora do Centro de Santo Amaro visita há 24 anos o cemitério da

Paróquia para cuidar do espaço que seus pais adquiriram há muitos anos, segundo Bernadete a falecida mãe era muito precavida e comprou espaços no cemitério Municipal e da Paróquia, por imaginar que futuramente o espaço

seria mais limitado e a família não precisasse se preocupar com estas questões, e principalmente, por saber que nos dias de hoje o valor de espaços em cemitério fosse ser tão elevado.


Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

9

Curiosidades sobre o Dia de Finados ORIGEM: O surgimento do dia de finados foi em virtude da comemoração do dia de Todos os Santos, uma data em que se lembra de todos os mortos, criado pelo Papa Gregório III. SÍMBOLOS: Alguns símbolos fazem parte dos rituais, como as velas, que indicam a luz da pessoa falecida que ficou na vida de seus amigos e familiares e os crisântemos, que simbolizam a vida e a morte, assim como nascem e morrem as flores. Silicone e anexos sintéticos após a morte: O silicone é antes de tudo um forte: só começa a se decompor após 100 anos. A única forma conhecida para que o silicone seja desfeito assim como os restos mortais de seu dono seria a cremação, onde o silicone vira fumaça junto com outros anexos sintéticos, como dentes falsos ou um DIU.

Bernadete Ana Lohn

52 novos túmulos no Cemitério Paroqu

24 HORAS DE VELÓRIO: Apesar de algumas pessoas referirem o fato de um velório durar aproximadamente 24 horas para certificar-se de

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA 2ª ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA 2013 • O COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CUBATÃO – COMITÊ CUBATÃO, órgão de caráter consultivo e deliberativo vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH – atendendo ao disposto no Dec. Estadual nº 2.917/01 que aprovou o Regimento Interno desta entidade, CONVOCA SEUS MEMBROS para 2º ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA do ano de 2013 que será realizada no dia 13 de OUTUBRO de 2013, com primeira chamada às 14:00 horas, e segunda chamada às 14:30 horas, nas dependências da Camara de Vereadores de São Pedro de Alcantara, localidade Praça Leopoldo Francisco Kretzer, 01 - Centro – São Pedro de Alcantara para deliberar sobre: 1º Assuntos Gerais; 2º Andamento do Plano de Bacias; 3º Andamento do “Projeto de Operacionalização e Fortalecimento do Comitê Cubatão (Sul) 2013”; 4º Encaminhamentos do projeto “Produtor de Água” SANTO AMARO DA IMPERATRIZ, 29 DE OUTUBRO DE 2013

Andreia Borges PRESIDENTE DO COMITÊ CUBATÃO

que o óbito não tenha sido apenas catalepsia. Uma das principais razões para este período ser seguido é o fato de dentro de 24 horas (dependendo da gordura corporal e das temperaturas externas) o corpo perde todo o calor interno em um processo chamado algor mortis (esfriamento do corpo) e passa a perder sua rigidez. CABELOS E UNHAS: Segundo o coordenador do departamento de Genética da UFRGS, as células ainda continuam vivas depois que a pessoa é considerada morta, assim, as unhas e os cabelos continuam crescendo por um tempo, até que as reservas do organismo acabem. DECOMPOSIÇÃO: O corpo demora meses para se decompor. Hoje em dia, porém, a decomposição é mais lenta devido aos conservantes contidos nos alimentos. DIA DE FINADOS NO MÉXICO: Muito ao contrário do que nós, brasileiros, estamos acostumados com Finados, no México a festa do Día

de Muertos é extremamente festiva, uma das maiores comemorações do país. O motivo disto é que para os mexicanos, a morte é uma parte da vida, e não um momento de tristeza. Acredita-se que, na morte, as almas vão para um lugar melhor – e por isso, não há motivo para chorar. Só que, nos Dia dos Mortos, eles acreditam que é quando as almas têm “permissão” para voltar ao mundo dos vivos e reencontrar seus entes queridos.


10

Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013


Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

Qualidade para a Educação

Prefeitura de Santo Amaro compra novo veículo para transporte escolar Com o objetivo de melhorar a qualidade do transporte escolar em Santo Amaro da Imperatriz, a Prefeitura Municipal comprou um veículo Ford Transit Passageiros, Zero Km, disponível a partir de hoje no município. O furgão, considerado Top de Linha da Ford, conta com 16 lugares (incluindo motorista) e ar-condicionado. A Prefeitura pagou 100 mil reais pela aquisição, valor que já estava previsto na planilha orçamentária do ano de 2013. “O veículo será destinado ao transporte escolar e aos atletas, de diversas modalidades, que fazem parte da rede pública de ensino e atualmente repre-

sentam o nosso município em várias cidades”, afirma a Secretária de Educação e Esportes Eliane Broering, que completa: “Além dessa aquisição, a Prefeitura também já licenciou toda a frota de veículos escolares, inclusive alguns que vinham rodando, desde o ano passado, com licenciamentos.

Vereador Julinho Broering, secretária Eliane da Educação, vice prefeito Ademir do Carmo e secretário de administração, Jorge Coelho

Prefeitura apresenta projeto de revitalização do Centro de Santo Amaro na próxima terça-feira Na próxima terça-feira, 05, a partir das 8 horas da manhã o prefeito Sandro Vidal apresentará o projeto de revitalização do centro comercial do município, atendendo a antiga revindicação dos comerciantes locais, que poderão analisar o projeto. O recurso para as obras já está a disposição da prefeitura, que conquistou a verba de R$ 2 milhões em

Brasília no último mês para mobilidade urbana que contemplará novas calçadas, ciclovias, novas áreas de estacionamento e iluminação. Durante o encontro também será apresentada pelo secretário de Turismo e Cultura, Heitor Schurhaus, a programação de Natal oficial de Santo Amaro da Imperatriz.

13


Comunidade

Jovem de Santo Amaro, João Augusto, é o Novo Secretário do Setor Juventude Católica João Augusto de Farias, 18 anos, é natural da Paróquia de Santo Amaro, no município de Santo Amaro da Imperatriz. Participou de Grupo de Jovens em sua Comunidade, Sul do Rio. Foi Coordenador Paroquial da Juventude, passando a acompanhar as atividades dos Grupos de Jovens locais. Ele também ajudou na organização da Peregrinação dos Ícones da JMJ na Comarca Santo Amaro, e da equipe de articulação da Ação Evangelizadora “Rio que cresce entre nós”, em prol da JMJ, também na Comarca. Colaborou na organização do Bote Fé Floripa. Ele também fazia parte da Comissão Comarcal para a Juventude. Foi um dos responsáveis pela motivação da Semana Missionária e da JMJ Rio 2013 na Comarca de Santo Amaro. Pedimos a Deus que abençoe o seu trabalho junto ao Setor Juventude da Arquidiocese de Florianópolis.

Novo salão de beleza em Santo Amaro Inaugurou mais uma grande opção em salão de beleza, Patrícia Pinho com um ótimo ambiente e profissionais capacitados para dar o melhor, em estética Hair, venha nos conhecer. Localizado na rua frei Fidencio Feldemann ( próximo ao campo municipal).


Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

15


Tecnologia

Vazam imagens do que pode ser o Galaxy S4 Active Mini A Tenaa, equivalente à Anatel na China, arquivou em seu site o registro de um aparelho identificado como Samsung GT-I8580, que está sendo chamado de Galaxy S4 Active Mini por conta de seu visual bastante seme lhante ao aparelho original e especificações inferiores. Como você pode conferir, os botões físicos característicos do S4 Active tradicional também estão presentes nesse novo modelo, seguindo inclusive o mesmo visual. Além dos botões, o restante da carcaça também lembra bastante o dispositivo maior da coreana. Entretanto, como essas fotos não são das melhores, não é possível conferir detalhes mais precisos. As especificações técnicas básicas do dispositivo também foram divulgadas no site e mostram um hardware bem inferior para esse modelo se comparado ao S4 Active original. Especificações técnicas esperadas Tela: 4,65’’ com resolução de 480x800 Processador: Snapdragon 400 com dois núcleos de 1,2 GHz RAM: 1 GB Câmera traseira: 5 MP Construção: resistente à água e poeira O possível aparelho também foi flagrado em benchmarks tendo sua capacidade de processamento gráfico testada e, na ocasião, as mesmas especificações foram conferidas pelo serviço utilizado.


18

Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013 Procura-se companheiro de 40 a 48 anos, que tenha no mínimo 2º grau completo, que goste de sair e não tenha vícios. Contato: 9966-1341. Ofereço-me para trabalhar em lojas como atendente em Santo Amaro. Contato: 9142-5852. Ofereço-me para trabalhar de caseiro em Santo Amaro e regiões próximas. Contato: (49) 99145254. Oficina de Chapeação e Pintura contrata preparador de carro. Tratar pelo fone: 9959-3909. Supermercado Santo Amaro contrato açougueiro. Contato: 32451087. Precisa-se de babá, para cuidar de menino de cinco anos, no período da tarde, preferência que estude no Colégio Lourdes Garcia. Contato: 96724719 ou 8439-1320 falar com Marinete. Precisa-se de cabeleireira para trabalhar no Auto Aririú. Interessados: 8459-7981 ou 96110238. Precisa-se de Fisioterapeuta com formação no método Pilates para trabalhar em Studio em Santo Amaro nos seguintes horários: Segunda e quarta das 18:00 às 22:00 horas. Sexta das 14:00 às 22:00 horas. Interessados(as) enviar currículo com foto para pilatesfisioforma@hotmail.com Impacta Teleatendimento contrata jovem aprendiz, a partir de 16 anos, com carga horária de 4 horas. Segunda a sexta-feira das 17h ás 21h. Interessados deixar currículo na empresa ou entrar em contato pelo fone: 3245-8918. Procuro revendedora para vender Avon e Quatro Estações. Interessadas entrar em contato com Andréia no 84605101 ou 9167-7185.

Ofereço-me para trabalhar como nutricionista, experiência em cozinha industrial, área de produção, hotéis, restaurantes e afins. Contato: 8433-6293 ou 8439-6068 Goedert Informática falar com Cristiane Cocontrata vendedora de merlato CRN3249. informática. Interessados levar currículo na Ofereço-me para trabloja. alhar como motorista. Possuo CNH AE, posMMJ Esquadrias contra- suo 22 anos de experiênta ajudante de montador cia, tenho referência. de vidros temperados Contato: 8404-6417 ou com ou sem experiência. 8401-4881,falar com Contato: 3245-7976 ou Joel. 8414-5960. Tratafort Tratamento de Madeiras contrata motorista e aux. de serviços gerais. Contato : 32455660.

Supremo Sabor Restaurante contrata auxiliar de cozinha no Shopping Via Catarina para jornada de 6 horas. Contato: 99257303 – Luana. Ofereço-me para trabalhar como pedreiro, alvenaria e reforma gerais. Contato: 9673-2060. Precisa-se de manicure que faça depilação, com experiência. Tratar fone: 3245-5019.

Anuncie já 3245.2830

Vende-se casa na Rua Vicente Silveira/Nº704. Interessados tratar nos fones: 3245-1247 ou 8453-1750. Vendo ou troco um terreno de 4.000 m² no Bairro São Francisco, c/ uma nascente por casa em Santo Amaro. Valor R$ 250 mil. Tratar: 9965-7875. Vendo um terreno no Bairro Forquilhinhas/São José pronto para construir. R$ 100 mil. ones:84938473/3357-2007.

Vendo ou troco terreno em Águas Mornas na Fazenda do Sacramento II, c/ 5,5 hectares. Valor R$ 200 mil. Contato: 8418-7817 ou 9162-2384. Vendo terreno c/ 351m², medindo 18x19,5m, na BR 282, na entrada ao lado da Vidraçaria Santana. Valor R$35.000,00. Falar com Luiz no: 3343-1216. Aluga-se quitinete e apartamento c/ mobília e s/ mobília, c/ parabólica, internet e lavanderia coletiva. Contato: 9631-4648 ou 8412-8096 falar c/ Terezinha. Vendo casa no Sul do Rio, prox. ao Mercado Machado, c/ 3 quartos sendo um suíte, sala, coz., 2 bwc, despensa e garagem. Terreno c/ 543m², toda murada. Contato: 3245-5440 ou 3245-6163. Alugo quitinete na Rua Israel Ferreira (Ao lado da Vidraçaria Santana). Valor R$ 350,00 c/ água inclusa. Contato: 9805-4321. Troca-se lote em Garopaba, por sítio em Águas Mornas ou região. Contato: 96152615. Vendo chácara no Rio do Cedro – Águas Mornas, com 3.000m², aceito carro na troca. Valor R$ 30.000,00. Contato: 84495251 ou 9651-4702 c/ Andrei ou Soraia. Vendo sítio no Rio do Cedro – Águas Mornas,medindo aprox.2000m² com açude, chão de casa plano p/ construir, bom acesso. Valor R$30.000,00 aceito parte parcelado. Contato: 32451186 ou 9107-3867. Vende-se terreno na Rua da Vidraçaria Santana, livre de enchente. Contato: 91525456. Vendo lote na Estrada Velha, á 400m² do Supermercado Imperatriz. Bem localizado. Valor R$70 mil. Contato: 9614-8594 ou 3245-2892.

Vendo duas casas de material na Geral do Morro das Três Voltas, com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, apenas uma com garagem. Contato: 8474-4481 c/ proprietário.

Vendo terreno no Canto Amizade – Águas Mornas, c/ 2 casas, casa grande c/ garagem p/ 2 carros, churrasqueira e casa pequena c/ quarto,sala, cozinha, bwc, garagem. Valor R$96.000,00. Contato: 9944-1086 ou 8415-1104. Procuro casa para alugar, casal sem filhos procura casa pequena com garagem em Sto. Amaro ou Águas Mornas. Telefone: 9631-0826. VENDO apto no centro de Santo Amaro (em frente a caixa) com 2 quartos, banheiro, sala de estar/jantar, cozinha c/ mobília embutida, garagem. Sala e quartos com espera para Split. Tel: (48) 8411-6621. Vendo ou troco chácara no Rio do Cedro medindo 3.500m², com água, chão pronto para construir, vista panorâmica. Aceito carro na troca e facilito pagamento. Valor R$ 35.000,00. Contato: 9958-1588 ou 8466-1494. Vendo área de 10.548m², localizada no Calemba, ideal para sítio ou chácara. Valor R$ 84.000,00 Contato: 96768121. Vendo terreno em Águas Mornas, medindo aprox. 2.000m². Valor R$35.000,000, aceito proposta. Contato: 8425-4100.

Vendo lote na Rua Nossa Senhora das Dores, Vila Santana- Sertão, pronto para construir, estrada com calçamento, água, luz e telefone. Contato: 32451848 falar com Luzia. Vende-se lote com 360m² no Sul do Rio, próximo ao Mercado Machado. Valor R$ 35.000,00 parcelado. Tratar: 8449-4963 ou 9693-0420. Vendo terreno c/ aprox. 360m² c/ casa de 3 quartos, sala e coz. conjugadas, garagem, bwc, todo murado no Bairro Fabrício/Santo Amaro próx. a creche. Valor a combinar. Fone: 8468-9531. Vendo lote de 360m², com casa nova de 6x7m, murado de 3 lados, localidade bairro São João. Valor R$45.000,00. Contato: 8414-2324 ou (01451)8590-7992 falar com Marcos. Alugo apartamento com 2 quartos em Santa Cruz da Figueira – Águas Mornas, livre de gás e água. Valor: R$ 550,00. Tratar com Jacson: 3245-9102 ou 3245-7202.

Vendo lote próximo ao Colégio Anísio – Sul do Rio, com escritura pública, vista panorâmica, livre de enchente, medindo 360m². Valor R$48.000,00 aceito carro e facilito pagamento. Contato: 99581588 ou 8466-1494.

Vendo terreno com casa no Auto Aririú, na Rua Sertãozinho, com 480m², casa de alvenaria, 3 quartos, sala, cozinha, lavanderia e área com garagem. Troco por casa em Santo Amaro. Valor R$ 145.000,00. Contato: 8412-7428. Vendo casa de dois pisos no Auto Aririú, terreno com 360m². Valor R$ 70.000,00. Contato: 84127428. Vendo ou troco casa de alvenaria na Rua São João – Santo Amaro. Aceito carro, casa ou sítio. Tratar no fone: 9998-3601 ou 8434-1094.

Vendo casa de madeira de lei no Bairro São Sebastião – Palhoça, c/ dois pisos, dois quartos, dois banheiros, sala, cozinha e varanda. Sem escritura pública somente contrato de compra e venda. Valor R$ 93.000,00. Aceito propostas. Contato: 84535008 ou 8452-8442. Vendo terreno para sítio em Angelina, próximo ao centro, c/ aprox. 6.000m², com cachoeira, pronto para construir. Valor R$ 55.000,00. Contato: 8424-3241. Vendo ou troco lote de 600m² em Santa Cruz da Figueira – Águas Mornas. Valor R$35.000,00, aceito troca e carro. Contato: 84243241.

Vendo sítio em Águas Mornas, prox. á praça, com casa de material nova, com dois dormitórios, sala, cozinha, bwc e área de festa, c/ fogão á lenha e churrasqueira, açude c/ nascente de água. Aceito caminhão na troca. Valor R$115.000,00. Contato: 8424-3241. Vende-se terreno em Rancho Queimado e Invernadinha, aproximadamente. 8.000m². Valor R$ 65.000,00. Aceito carro no negócio. Contato: 84243241.


19

Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

Vendo guitarra para XBOX - R$ 80,00. Impressora Hp Deskjet 2000 - R$ 100,00 (2 meses de garantia) TV 14” com controle - R$ 80,00. Rack para PC - 100,00. Cadeira Presidente - R$ 200,00. Home theater 50W - R$ 150,00. Contato: (48) 9826-3572 ou 3245-8314 falar com João.

Vendo um cavalo criolo, para laçar. Valor a combinar. Contato: 3245-2055 ou 32458684. Vendo estufa nova para salgados com duas formas. Valor R$ 100,00. Contato: 8400-8132 ou 91118852.

Anuncie já 3245.2830

Vendo TV Panasonic, 29 polegadas. Valor R$ 300,00. Contato: 9973-5074.

Vendo tapete de sala, medindo 1,2 x 2,0, cor verde. Contato: 99735074. Vendo estufa Edanca para salgados com umidificador. Valor R$170,00. Tratar com Andréa no 3245-5451. Vendo caixa de vidro para buquê de noiva R$ 100,00 e dois capacetes seminovos R$ 50,00 cada. Contato: 3245-5654. Vendo escora de 2,80 e 3,0m. Usada apenas uma vez. Valor R$ 2,00. Contato: 96135238 ou 9965-1310. Doação! Gato com dois meses e meio. Contato: 9613-5238 ou 9965-1310.


20 Vendo Citroen C3, ano 2008, 1.4 com 8 v谩lvulas, exclusive, completo. Valor R$ 19.500,00 Contato: (48) 8477-2563. Vendo Suzuki Burgman 125, ano 2008. Valor R$ 2.500,00 + 300,00 de documento. Aceito proposta. Contato: 3245-7105 c/ Alexandre.

Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

Vendo ou troco Mercedes Classe A, 2005, cor cinza, completo. Valor R$16.000,00. Contato: 84226704(OI) ou 84255776(TIM). Vendo Santana, ano 99, completo, em 贸timo estado. Valor R$ 11.500,00. Contato: 9977-7178(TIM) OU 8449-2649.

Vendo Clio ratch 1.0 ano 2002,cor cinza escuro, segundo dono, baixa km,completo. Motor na garantia e 4 pneus novos. Valor R$ 14.000,00 - Tratar 9649-7974. Vende-se moto FAN, ano 2010, 12.000km rodados, cor vermelha. Interessados tratar no fone: 9616-8526.

Vendo Eco Esport XLT 2.0, ano 2004, cor prata, completa e banco de couro. Valor R$ 20.000,00 Contato: (48)9951-6466. Vendo Vectra, cor preto, Elegance 2008. Contato: (48) 99021918. Vendo CG 125, ano 95, manual e segunda chave, bem conservada. Valor R$ 2.200,00. Contato: 9963-0365 .


Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

21


22

Lula DUARTE

Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

lucianoluladuarte@hotmail.com

De Letra

Depois do jogo entre Barcelona x Real Madri um jornal espanhol chegou a publicar que Neymar já é a contratação da década.

Clássico

De Bico

Felipão criticou a escolha de Diego Costa de jogar pela Seleção Brasileira e meio que jogou a torcida contra o jogador. Será que ele esqueceu que treinou Portugal e convocou o meia Deco ?

FOOOOOMM!!

Corneta

Felipão convocou o jogador do Atlético de Madri Diego Costa, mas o jogador não aceitou e preferiu jogar pela seleção da Espanha. Até aí tudo bem a escolha é do atleta, só que ele já jogou pela Seleção Brasileira. A FIFA diz que amistoso pode. Engraçado que amistoso vale para o ranking. Mas o jogador pode jogar por uma seleção e depois pela outra, vai entender.

Domingo tem o maior e único Clássico Catarinense Avaí x Figueirense na Ressacada as 17:00 hr, em momentos distintos na tabela o leão no G4 e o alvinegro em décimo lembrando que no turno o Avaí estava no Z4 e o Figueirense no G4, mesmo assim o avaí não tomou conhecimento do adversário e atropelou pelo placar de 3x1, é assim o clássico é um campeonato a parte sem favoritos para o Avaí tem que ganhar para se consolidar na busca do acesso e já para o alvinegro o que resta é atrapalhar os planos do rival.

Varginha é campeã do Campeonato de Futebol da Segunda Divisão Foi disputado no último sábado a final do Campeonato Municipal de Futebol da Segunda Divisão, entre as equipes Varginha e Ajax, no jogo disputadíssimo com muita técnica e disciplina, com grande público prestigiando o evento. A equipe da Varginha havia vencido o primeiro jogo por 2 a 1, jogava podendo até perder por um gol de diferença, mas soube administrar a vantagem e sagrou-se campeão com o placar de 2 a 2. Parabéns a equipe do Varginha pelo título e parabéns também a equipe do Ajax, pela disciplina imposta na partida, e em toda competição . O artilheiro do campeonato foi o atleta do Ajax Jonathan Martins com 7 gols, e a defesa menos vazada foi a equipe da Varginha com 7 gols sofridos .


Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

23


24 Santo Amaro

Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

Conseg Centro recebe 52 sugestões em suas urnas, sendo 35 delas referentes a policiamento O VIP teve acesso as 52 sugestões recebidas nas urnas pelo CONSEG do Centro, em sua maioria foram 35 pedindo mais segurança e policiais nas ruas, como os exemplos abaixo: “Cobrar da Prefeitura os terrenos baldios com lixo e multar”; “Temos que ter planejamento, o plano diretor é muito importante, além de preservar melhores condições de segurança”; “Alta velocidade na Av. Beira Rio, não respeitando o limite de velocidade”; “Conserto de buraco no parquinho da Beira Rio”. Quanto à reunião do Conseg, a pedido da Diretoria, teve a participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, João Paulo dos Santos, para analisar diversas reclamações do trânsito no município, o qual conforme dados da Guarnição Especial correspondem a 56% do total de ocorrências da Polícia Militar, suprimindo um precioso tempo que poderia ser dedicado as prevenções e ações especiais aos constantes assaltos na região. Confira os pontos mencionados nas urnas do Conseg Centro: Para outros Conseg´s............................3 Zona Rural, Bairro Fabrício, Caldas.

Prefeitura...............................................14 Manutenção de Estradas......................... 1 Plano Diretor........................................... 1 Acesso as Câmeras de Monitoramento... 2 Trânsito.....................................................7 Coleta Seletiva de Lixo........................... 1 Limpeza de Terrenos............................... 1 Iluminação Pública.................................. 1 Polícia Militar.............................................................35 Mais Policiais, Segurança e Críticas.......................... 28 Controlar Estacionamento de Idosos e Deficientes..... 1 Monitorar baderneiros na Praça Central...................... 2 Controle de Velocidade no Centro............................... 1

Mais Câmeras de Vigilância........................................ 1 Estrava Velha: drogas e som alto finais de semana......1 Morro das Três Voltas/Baderna................................... 1 TOTAL....................................................................... 52

Esporte

União S.A. vai realizar um peneirão para nascidos em 2001 O União S.A. foi convidado para participar do Torneio do Manchester United, que se realizará nos dias 10 a 15 de novembro em Curitiba. A equipe que desenvolve projeto de escolinhas com jovens de Santo Amaro e Águas Mornas, foi a única equipe convidada do estado de SC, para participar deste torneio. Por isso o Projeto União S.A., vai realizar uma avaliação (peneirão) , neste domingo as 09:00h, no campo municipal em Santo Amaro, (campo do Cometa), apenas para nascidos em 2001, visando o torneio em Curitiba. Maiores informações é só entrar em contato com Thierrinho 8470-

7794 ou com Gabriel 9999-7779


Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

25


26

Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

Serviço Público

Procurador da Prefeitura consegue liminar na Justiça impedindo paralisação dos servidores nesta sexta

O

Procurador Jurídico do Município de Santo Amaro, Dr. Joel Sant’ana, entrou com pedido de liminar junto ao Poder Judiciário da Comarca, impedindo a paralisação dos servidores municipais, que já tinham anuciado, previamente, manifestação nesta sexta-feira de fronte à prefeitura municipal. O Juiz de Direito, Dr. Clóvis Marcelino dos Santos, concedeu a liminar e proibiu o Sintramaro - Sindicato dos Servidores Municipais - de promover a manifestação coletiva. Em caso de descumprimento, o Sintramaro terá que pagar multa diária de 10 mil reais. Um dos motivos, segundo o Juiz, é de que “o Sindicato antes de deflagrar greve deverá acordar com o gestor público a manutenção em atividade de equipes para assegurar a continuidade dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades da comunidade”. Outro fundamento citado pelo Juiz “é que foi acordado em 15 de abril entre Sindicato e Prefeitura que o sindicato não faria paralisação este ano”. “O intuito do Poder Executivo é não afetar os serviços públicos e a maioria da população. Continua agendada uma audiência entre Prefeito Sandro Vidal e a diretoria do Sintramaro, onde o grupo pretende ter atendida algumas reivindicações. O prefeito Sandro afirmou que vários benefícios já foram concedidos aos servidores, entre eles o PMAC para servidores da Saúde, onde, segundo ele, “os agentes de saúde que recebem cerca de 700 reais receberão cerca de mais 500 reais, quase dobrando o salário bem como ticket alimentação, uma reivindicação de mais de 30 anos”.


Carol LĂœCKMANN VIDAL

Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

Rafaela BITTENCOURT

carollvidal2@hotmail.com

27


28

ENTRETERIMENTO!

Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

Smurfs para colorir:

Relacionamento ao Fim Com um pouco mais de três meses namorando, o casal Mateus Verdelho e Bárbara Evans, vencedora da última edição de ‘‘A Fazenda’’, romperam o relacionamento e em seguida anunciam para os fãs por redes sociais. O modelo Verdelho postou no twitter: “Pessoal, conforme vocês já devem estar sabendo, meu relacionamento com a Bah chegou ao fim.’’ A resposta deixou os fãs do casal, apelidado de Barteus, decepcionados. A suspeita já vinha a algum tempo quando o casal parou de aparecer juntos.

(48) 9968.5609

Malhação

Maura se desespera ao ver o estado de sua casa após a festa realizada durante sua ausência. Vera e Ronaldo repreendem os filhos. Zelândia afirma para Maura que os responsáveis pela festa foram Vitor e Paulino. Sofia e Flaviana se decepcionam com o fato de Soraia ter desistido do projeto de beleza. Maura cobra dos pais de Vitor e Paulino todo seu prejuízo, mas Sidney assume a culpa pelo estrago da casa. Todos os envolvidos na festa decidem dividir as despesas, e Luciana entrega que ela e Zelândia venderam ingressos para o evento. Zelândia pensa em uma nova forma de conseguir dinheiro para mudar seu visual para Caetano.

Joia Rara

Pérola culpa Tenpa pela chegada de Sílvia aos Himalaias. Sonan tenta acalmar a menina, dizendo que são as pessoas que fazem com que os fatos sejam positivos ou negativos. Amélia diz a Franz que é melhor eles ficarem afastados. Manfred diz a Venceslau que tentará mudar a decisão de Ernest de tirá-lo da contabilidade da empresa. Toni encontra Peteleco e afirma que vai adotá-lo. Pérola e Norbu botam um sapo no quarto de Sílvia para assustá-la. Aurora avisa Arlindo que a coleção de selos deixada por Rosarinho vale uma fortuna. Sílvia comunica a todos no mosteiro que está grávida.

www.gedalvojunior.com.br

Amor à Vida

Bruno pede que César consiga fotos de Félix para que Efigênio possa reconhecê-lo. Elias repreende Herbert por tentar obrigar Gina a falar com ele. Patrícia e Michel vão ao mesmo motel que Silvia e Guto. Bruno não conta para Paloma que encontrou o dono do bar onde ela teve Paulinha. César diz a Aline que vai tirar Félix do hospital, se confirmar o que ele fez com a filha de Paloma. Bruno faz as pazes com Paulinha. Michel e Patrícia usam Daniel e Perséfone como álibi para justificar o atraso ao chegar em casa. Valdirene sente falta de Carlito. Carlito consegue um emprego no bar dos médicos. Simone avisa a Aline que Félix saiu do hospital. Amarilys e Eron pedem para Niko sair de casa para que eles morem com Fabrício. Aline fotografa Félix e Anjinho, e César se irrita ao ver os dois juntos. Bruno decide ir à exposição de Ninho com Paulinha e Paloma. César entrega a Bruno a máquina fotográfica com as fotos de Félix. Carlito pede Valdirene em casamento. Bruno e Márcia vão atrás de Efigênio. Amarilys pede para Eron ir embora com ela e Fabrício. Valdirene não se conforma de ter que ficar longe de Márcia. Rinaldo incentiva Márcia a voltar para o apartamento de Ignácio. Vivian fala sobre alcoolismo e se emociona. Eudóxia não deixa Valdirene comer demais no restaurante. Niko dá um ultimato em Eron. Bruno teme que Paulinha deixe de gostar dele. Eron avisa a Niko que, para Jayminho ser adotado, eles precisam morar juntos. Aline sugere que César tente negociar com Atílio para evitar ser descoberto. Jacques flerta com Pilar. Félix termina seu romance com Anjinho. Lutero leva Gigi para falar com Atílio. Pilar volta para casa. Eudóxia proíbe Márcia de morar com Valdirene. Amarilys afirma a Paloma que conseguirá um flat para morar com o filho. Niko tira dúvidas com Rafael sobre um possível processo contra a dermatologista. Amarilys sofre um acidente grave de carro. Niko se despede de Eron e chora assim que sai do hospital. Aline incentiva César a desmoralizar Félix. Félix e Edith comemoram a reconciliação. Rinaldo vai à casa de Márcia. Valdirene pega dinheiro na carteira de Ignácio. Herbert pede Gina em casamento. Márcia deixa Rinaldo dormir em sua casa.Valdirene sente falta de Carlito. Carlito consegue um emprego no bar dos médicos. Simone avisa a Aline que Félix saiu do hospital. Amarilys e Eron pedem para Niko sair de casa para que eles morem com Fabrício. Aline fotografa Félix e Anjinho, e César se irrita ao ver os dois juntos. Bruno decide ir à exposição de Ninho com Paulinha e Paloma. César entrega a Bruno a máquina fotográfica com as fotos de Félix. Carlito pede Valdirene em casamento.

fotografo@gedalvojunior.com.br

Faz parte de três das maiores associações mundiais de fotografia de casamento.


29

Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

Rodrigo FERREIRA

contato@drinksedrinks.com.br

P

/drinksedrinks

Fone: (48) 9965.8369

Gastronomia

Mande sua receita!

CACHAÇA de marvada a bendita

or muitos anos, a cachaça foi vista como uma bebida popu lar e de baixa qualidade. No entanto, produtores especializados, aos poucos, estão colocando-a em outro patamar e ela vem ganhando o devido reconhecimento no Brasil e no exterior.Mesmo sendo conhecida como a bebida genuinamente brasileira, a história da cachaça ainda é desconhecida por muitos. Por este motivo, o Gastronomia vip esclarece suas principais dúvidas.

Ao longo da história, cada povo escolheu a sua bebida nacional a partir das matérias primas que dispunham para produzilas. Assim, no Brasil colonial, com imensas plantações de cana-deaçúcar, o povo criou a sua bebida, a cachaça, por volta de 1532.Os segredos da produção de uma boa cachaça artesanal começam no plantio da cana-de-açúcar e passam pela sua colheita, a fermentação, a destilação em alambiques

de cobre e o envelhecimento em tonéis de madeiras. Tive o privilégio de ser convidado a elaborar e ministrar uma Aula Show com o tema Coquetéis da Copa com base na cachaça para a XI Jornada Acadêmica da Faculdade Assesc. Entre tantas cachaças artesanais catarinenses de ótima qualidade escolhi a Refazenda, uma cachaça feita na cidade de Xanxerê, que me foi apresentada pelo amigo e colega Rodolfo Casalá. Com duração de

2 horas apresentamos algumas das possibilidades de criações com a cachaça. Uma delas vocês conferem agora no Gastronomia vip. Proponho um brinde ao vigor e o sucesso dacachaça, um dos mais importantes produtos da nossa

economia, uma das mais belas e caras expressões da Cultura brasileira, um símbolo da brasilidade, que, no mundo, representa a nossa alma, o talento, a arte e a alegria da nossa gente.

Caipirinha Pé de Moleque

Ingredientes: Cachaça Refazenda prata, limão, rapadura, açúcar mascavo. Modo de preparo: lave o limão, corte as extremidades, retire a fibra do meio, corte o limão em 8 pedaços e coloque-os na coqueteleira. Acrescente ½ colher sobremesa Wde açúcar mascavo, 1 pedaço de rapadura e macere. Adicione 8 pedras de gelo em cubo e 75 ml de Cachaça Refazenda, bata tudo. Sirva sem coar.

Que 13 de setembro é o dia mundial da cachaça. Esta data foi escolhida por que em 13 de semtembro de 1649 houve uma revolta contra a coroa portuguesa que taxava altos impostos e queria terminar com a cachaça no Brasil colonial devido a ameaça a baguaceria bebida portuguesa. Fonte: mapadacachaca.com.br


30

Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

Vereadores realizam mutirão e colocam a mão na massa para limpar e tentar reabrir sede “interditada” da ACESA Texto e foto: Fran Hoffmann

Na última manhã de quarta-feira os vereadores de Santo Amaro da Imperatriz reabriram as portas da antiga instituição ACESA, localizada na rua Frei Dalvino Munaretto, com o intuito de promover análises do espaço junto a engenheiros e verificar a possibilidade de após uma futura reforma que a instituição possa voltar a utilizar o espaço, contribuindo para sanar grande

parte dos problemas enfrentados ultimamente. Segundo o engenheiro Zé Freitas, que voluntariamente fez algumas análises prévias do local e se responsabilizou em contribuir com futuros projetos, a sede da instituição não sofreu nenhum agravamento em sua estrutura nestes últimos três anos que se manteve fechada, comprovando que a construção ainda possui grandes chances de ser reestruturada. Após uma análise foi

constatado que o local necessita de contenção em algumas rachaduras, troca de forro e nivelamento de desníveis. Outras reformas também são previstas para o local, como um projeto de telhado com telhas mais leves, iluminação Zenital (que promoveria uma iluminação natural), hidráulico e elétrico, conforme aponta o presidente da câmara e vereador Maneca Bossle. Um grande corpo de voluntários também esteve presente no local colabo-

rando com a ação promovida pelos vereadores de Santo Amaro, como a Polícia Militar, Polícia Civil, funcionários da câmara, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, equipe do Lilico, a ex-presidente Graça Turnes e o prefeito Sandro Vidal, que fez visita ao local. Esta ação foi promovida pelos vereadores de Santo Amaro da Imperatriz após reunião realizada na noite de terça-feira, 29.

A coisa é grande.. 16 corvinas num só final de semana! Claudinei Lehmkuhl, do cartório de Águas Mornas, com duas das 16 corvinas pescadas no último final de semana no Molhes em Laguna. Os turistas e pescadores se encantaram com a pescaria. Até Rodrigo Hilbert passou por lá e disse que o cara é fera!

Feira do Brás pode ocorrer em Palhoça, mas CDL reage Após cancelamento do evento em Santo Amaro, a Feira dos Fabricantes do Brás busca voltar a região para três dias de vendas no município de Palhoça A Feira dos Fabricantes do Brás que está ocorrendo a alguns meses em diversos municípios de Santa Catarina volta a região da Grande Florianópolis. Desta vez o município escolhido foi Palhoça, cidade vizinha a Santo Amaro da Imperatriz que em setembro deste ano em

protesto realizado por comerciantes e CDL conseguiu cancelar o evento dias antes de sua realização. De acordo com Luiz Otávio, um dos responsáveis pelo CDL de Palhoça, as 17:00 do mesmo dia foi realizada esta reunião emergencial, onde apresentaram um

ofício-requerimento de sustação do evento. Luiz ainda afirma que o prefeito Camilo Pagani Martins justificou-se argumentando que não sabia que seria uma feira de venda de produtos fabricados, pois teria sido lhe passado que seria apenas uma feira de artesanatos,

e que o Secretário da Receita, já havia concedido inadvertidamente há dias atrás o Alvará de Funcionamento à empresa solicitante, simplesmente avaliando a documentação legal apresentada, sem mensurar devidamente, as consequências financeiras ao comércio local.


Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

31


32

Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013


Anderson SOARES

Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

anderson@jvip.com.br

33


34

Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

Rodrigo MASCARENHAS

Prévia do aniversario da Pricila Abdala Gonçalves. Na foto Pricila com amigas Maylani Mondadori, Roseane dos Passos Mondadori, Aline Passig Bruggemann, Patricia Dias,Franciny Mondadori Gonçalves. Casamento Elenice e Ricardo ocorrido no dia 19/10 na Igreja Luterana de Santa Isabel Foto: Virginia Duarte

! Boticário chega a Santo Amaro

Neste sábado as meninas de O Boticário, estarão em Santo Amaro, para anunciar a chegada de uma das mais renomadas redes de cosméticos do Brasil à cidade. A inauguração da loja acontece na próxima semana e estará localizada ao lado da Loja D’sports, em frente ao Bradesco.

! Costelaço da APAE

Casal Sirlei Salm Prim e Marcos curtindo Santo Antônio de Lisboa

Acontece no dia 15 de novembro, o tradicionalíssimo Costelaço da APAE de Santo Amaro, no CTG Boca da Serra. As camisetas custam R$ 40 (preço individual). Garanta a sua camisa para a melhor costela do Brasil. Informações 3245.6206.

Jantar da CDL

Acontece no próximo dia 14 de novembro o Jantar de Final de Ano da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santo Amaro. Em fase de restruturação, a entidade elegerá em breve sua nova diretoria. Informações: 3245.1844

Feira do Brás Feirantes do Brás, de São Paulo, não puderam

fazer a Feira em Santo Amaro e correram para a Palhoça. A CDL de PH está tentando junto à Prefeitura cancelar o evento. Vamos ver o que o Camilo Martins vai fazer.

Rô Conceição do Iriê no P7 neste domingo! É neste domingo, dia

03/11 no P7, o show com o vocalista Rô Conceição da Banda Iriê, fazendo um reggae pra galera de Santo Amaro! Maiores informações com o proprietário da casa, Enésio Kloppel. É o P7 cada vez inovando mais para melhorar a qualidade da noite de Santo Amaro.


Jornal VIP - Vitrine Popular - 01 de Novembro de 2013

35

agani e Maik P ser Es Layara ando or comem rinde b com um e 1 ano d io. ôn m matri ades... Felicid

Agenda de Baladas Sexta-feira 01/11 LDLY – NOVA HALLOWEEN DA BO DOMUM IC – EL DIWE LOVE HOUSE MUS VINO ILHERME BANDA FARAWAY E GU CHI ROSA – MANSÃO LU

s em Amigo na passeio e ina Argent ai. Da Paragu ara ap esquerd oyce, J direita ton, ei Bia, Cl ipe e Fel Robson

Sábado 02/11 LUTTI – FIELDS SHOW MARCOS E BE EY 6 ANOS GREEN VALL – GUARDA DO I OL AG AL M NATHAN EMBAÚ Domingo 03/11 – S.A CLUB GAROTOS DE OURO ALISTA BANDA RÔ CONCEIÇÃO (VOC IRIÊ) – P7

ez Cada v nda a mais li manloira A ter da Fols o curtind da a noite l a Origin

Revista CLICK VIP Circula no final deste mês a edição número 5 da REVISTA CLICK VIP. Muito conteúdo na última edição do ano. Garanta o seu espaço publicitário neste produto de muita qualidade. Não fique de fora. Investimento acessível. Informações 3245.2830 com Mariana ou Anderson.

Ana Fernanda no Idem Bar em Palhoça


Jornal vip 01 de novembro de 2013 Ed 535  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you