Influência entre gerações no consumo de automóvel do brasileiro

Page 6

itens culturais a cultura, subculturas e classe social. Os fatores sociais são os “grupos de referencia, família, papéis sociais e status”. Fatores pessoais são idade, estágio no ciclo de vida, personalidade, autoimagem, entre outros. Para eles, os fatores psicológicos são motivação, percepção, aprendizagem e outros. Sandhusen (2003) apresenta uma classificação diferente para os fatores que influenciam o comportamento. Para ele, os estímulos podem ser classificados como interpessoais (entre pessoas) ou intrapessoais (interiores às pessoas). As influências interpessoais envolvem grupos culturais e sociais. Já as intrapessoais são itens como tendência, percepção e atitudes. Percebe-se que apesar de algumas diferenças entre termos e classificações, os autores concordam nos fatores que influenciam o consumo. São sempre relacionados com o próprio consumidor, suas vontades e desejos. Também ocorre a interferência pelo entorno social em que o cliente está inserido. Podem-se resumir os fatores em culturais, sociais, pessoas e psicológicos.

2.3. O comportamento do consumidor jovem

De acordo com o censo realizado em 2007, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil mais de 18 milhões de jovens que representam 10,22% da população total. Enfatiza. O mercado jovem representa um segmento de mercado com grande potencial de consumo, cujas características comportamentais estão em constante evolução, bem como a população jovem brasileira é grande, e representa um mercado atrativo para as empresas (Ferreira, 2003).

Os jovens estão mais ricos e bem informados do que alguma vez estiveram. Em alguns países, particularmente nos países em desenvolvimento, mais da metade da


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.