Uau! - 1ª Edição

Page 1

#1

REVISTA PARA JOVENs com atitude & adultos atentos Distribuição gratuita

uau







Gostarias de ser jurada num concurso de música? K Adorava. Acho que seria muito giro. Sempre achei que faria um bom trabalho nessa posição ao ver os outros jurados, mas é sempre mais fácil a pessoa criticar quando está de fora. Acho que apesar de tudo tenho uma ideia de música, canto, instrumentos e arranjos musicais, que daria alguma ajuda nessa situação. Talvez num futuro próximo me convidem para uma coisa desse género. Quais os teus projetos futuros? K Acabei de gravar o segundo álbum e estou à espera de lançá-lo. Adorava fazer música em Inglaterra. Não sei se alguma vez irei lá chegar, mas vou mandar para lá o meu álbum a ver se alguém o compra. No fundo, gostava de fazer disto uma coisa mundial. Claro que é um desejo muito longínquo, mas eu adorava ser a melhor a fazer o que faço e levar isto para uma escala maior. Para quando o segundo álbum? K Durante os próximos meses lançarei um single e depois, conforme a receção do público, lançarei mais duas ou três músicas. Mas não tenho ainda datas fixas, nem para o lançamento do single, nem para o álbum. Acho que a ideia é ver como as coisas correm.

Que mensagem de motivação deixarias aos jovens no sentido de perseguirem os seus sonhos? K Eu acho que é preciso ter muita fé. A verdade é que isto não é só um concurso de talento. As pessoas que têm mais talento não são, necessariamente, as pessoas que vão conseguir, porque há muita gente com muito talento e, de certeza, muitas com mais talento do que eu. É uma questão de sorte e de oportunidade. A pessoa tem de continuar a procurar oportunidades e não desistir à primeira porta fechada. Toda a gente tem insucessos e o sucesso pode estar a seguir ao primeiro, ao décimo ou até ao vigésimo insucesso. Portanto, a chave é ter fé e perseverança.


CÂMARA artÍstica




ASPETOS INTERNOS ASPETOS EXTERNOS

PONTOS FORTES

PONTOS FRACOS

Vantagens internas da empresa ou dos seus produtos/serviços em relação aos seus principais concorrentes.

Desvantagens internas da empresa ou dos seus produtos/serviços em relação aos seus principais concorrentes.

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

Aspetos positivos da envolvente com impacto significativo no negócio da empresa.

sou +

Aspetos negativos da envolvente com impacto significativo no negócio da empresa.


DIREITOS seCULO XIII

SECULO XVII

Em 1215, depois do Rei João de Inglaterra ter violado um número de leis antigas e costumes pelos quais Inglaterra tinha sido governada, os seus súbditos forçaram–no a assinar a Carta Magna, que enumerava o que mais tarde viria a constituir os direitos humanos. Entre eles constavam o direito da igreja de estar livre da interferência do governo, o direito de todos os cidadãos livres possuírem e herdarem propriedade e serem protegidos de impostos excessivos.

A Petição dos Direitos, criada em 1628 pelo parlamento inglês, foi enviada a Carlos I como uma declaração de liberdade civil. Esta petição, iniciada por Sir Edward Coke, baseava–se em estatutos e cartas anteriores e afirmava quatro princípios: (1) nenhum tributo pode ser imposto sem o consentimento do parlamento; (2) nenhum súbdito pode ser encarcerado sem motivo demonstrado (a reafirmação do direito de habeas corpus); (3) nenhum soldado pode ser aquartelado em casa de cidadãos; e (4) a Lei Marcial não pode ser usada em tempo de paz.

SABIAS

QUE...

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que delineia os direitos humanos básicos, foi esboçada por John Peters Humphrey, um jurista e ativista canadiano, que sofreu de bullying grande parte da sua infância após ter perdido um braço aos seis anos.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos humanos são garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões de governos que atentam contra a dignidade humana. Segundo o Artigo 1º da declaração, “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.”


HUMANOS SECULO XVIII

SECULO XX

O século XVIII foi um período muito importante para o desenvolvimento dos direitos individuais, sobretudo devido ao início da revolução industrial. Como documentos precursores dos atuais documentos sobre direitos humanos, destacam-se a Constituição dos Estados Unidos da América (1787), a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789) e a Declaração dos Direitos da Constituição dos EUA (1791).

Findas as duas grandes guerras que abalaram as fundações políticas, sociais e culturais do mundo de então, os dirigentes das nações que emergiram como potências no período pós Segunda Guerra Mundial estabeleceram, em 1945, durante a Conferência de Yalta, na Ucrânia, as bases de uma futura paz, através da criação de uma organização multilateral (a ONU - Organização das Nações Unidas). A 10 de dezembro de 1948, a ONU adota a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em 1950, é também adotada, pelo Conselho da Europa, a Convenção Europeia dos Direitos Humanos, a qual entrou em vigor em 1953. Esta convenção, que tem como objetivo proteger os direitos humanos e as liberdades fundamentais permitindo um controle judiciário do respeito desses mesmos direitos, faz referência à Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Apesar de não ser um documento de obrigatoriedade legal, a Declaração Universal dos Direitos Humanos serviu como base para os dois tratados de força legal sobre direitos humanos da ONU: o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos e o Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais.

No dia 10 de dezembro comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

© Juventude Famalicão



,






+

= diรกlogo






Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.