Mineração e Violações de Direitos - PERU

Page 45

O CASO DAS EMPRESAS VALE E ODEBRECHT NO PERU

Projeto Rio Grande As preocupações dos dirigentes dos movimentos sociais da região não são vazias. Apesar de ter paralisado parcialmente as ações referentes à Chadín 2, a Odebrecht no Peru continua extremamente ativa. A subsidiária Odebrecht Energia no Peru S. A. deu continuidade em setembro de 2015 às audiências públicas referentes à construção de outras duas hidrelétricas no rio Maranhão: Rio Grande I e Rio Grande II. A primeira com capacidade de produção de 600 Mw e a segunda, 150 Mw. A empresa obteve uma concessão temporária, por decreto do Ministério do Meio Ambiente, em novembro de 2014. Mas até hoje não apresentou o relatório completo dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA). Não obstante, a empresa já atua em nome do “Complexo Hidrelétrico Rio Grande” na região por meio de projetos sociais, com atendimento gratuito de médicos de diferentes áreas, nas comunidades que serão afetadas pelas obras. E entre os dias 10 a 13 de setembro foram realizaradas audiências em algumas comunidades da região de área de influência direta destas

hidrelétricas. Jorge Chávez, da Plataforma Interinstitucional Celendina, narra que as audiências foram marcadas por forte aparato policial nas cidades, com fechamento das vias de acesso aos lugares e bloqueio da entrada dos locais de audiência. “Foi horripilante. No dia 13 a escola onde aconteceu a audiência foi completamente cercada por policiais, com muitos armamentos. Ameaçavam deter as pessoas que estavam filmando, as pessoas só conseguiam gravar de longe. Inclusive percebemos a presença de franco-atiradores perto da escola”, conta Jorge Chávez. A polícia impediu a entrada nas audiências de muitos representantes de comunidades e líderes de movimentos sociais da região. Constata-se que embora a empresa tenha anunciado a paralisação temporária de algumas atividades referentes à Chadín 2, o contexto geral é de avanço dos projetos hidrelétricos da empresa no rio Maranhão e de recrudescimento da repressão às organizações e lideranças críticas aos projetos.

43


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.