Issuu on Google+

Representante Comercial


PROCESSOS DE TRABALHO


Caro RCA, Visando a apoiá-lo em seu início de trabalho na empresa, preparamos um Programa de Capacitação para apoiá-lo neste período de adaptação. Você está entrando agora na Semana 3 do Capacita 12, em que vamos apresentar um pouco mais sobre nossos processos e modelo de trabalho.

Aproveite o conteúdo e bom treinamento!


Ferramenta que, com base na avaliação de mercado, define o limite de crédito do cliente de acordo com as regras da empresa. As avaliações acontecem nas seguintes situações: • Cadastro novo • Análise mensal • Clientes sem compra há + de 90 dias.

Ferramenta que realiza o acompanhamento diário da situação do cliente junto ao mercado e define pelo bloqueio ou desbloqueio de seu cadastro.


Essas ferramentas buscam direcionar o trabalho do Representante para atendimento aos clientes com condições de terem os pedidos aprovados, e solucionar pendências junto a potenciais clientes no mercado.

Vejam as principais mudanças...


• 100% dos cadastros novos são submetidos ao Gestor para definição de limite de crédito; • Os clientes com limite aprovado serão inseridos no Gerencie Carteira por 90 dias; • Assim que o cliente tiver um pedido faturado, passará automaticamente para o Gerencie Carteira por 180 dias. • Clientes sem limite, serão informados como cortados e podem comprar apenas na condição antecipada de pagamento.


Clientes com INFORMAÇÕES SUFICIENTES para análise do Gestor: 

O limite será sugerido pelo Gestor;



Aumento de limite poderá ocorrer com informações adicionais envidas pelo RCA;



Faturando pedidos, o cliente ficará 180 dias no Gerencie Carteira.

Clientes com CRÉDITO NEGADO :  Cliente fica com status “cortado” e sem limite de crédito;  Os clientes poderão comprar apenas com a condição Pagamento Antecipado, disponível no sistema. Clientes sem NENHUMA INFORMAÇÃO de mercado: O cliente que não possuir informações positivas e nem restritivas terão:  O Limite de crédito de até R$1.500,00;  Prazo para comprar até 28 dias em quaisquer condições que estejam na regra;  Poderão aumentar o limite de crédito mediante informações enviadas pelo RCA.  O cliente é inserido automaticamente no Gerencie Carteira.


O Cliente com faturamento ficará no Gerencie Carteira por 180 dias, sendo avaliado diariamente.  Para aumento ou redução de limites, o cliente será avaliado mensalmente de acordo com suas informações.  Informações restritivas poderão cortar o cliente, caso conste informações negativas junto ao mercado.  Para clientes com compras regulares, o prazo de 180 dias conta sempre como referência a última compra.


 Atraso nos pagamentos no mercado;  Atraso nos pagamentos União;  Emissão de cheques devolvidos;  Protestos;  Pendências financeiras (PEFIN/REFIN);  Pendências Sintegra e Sefaz.

O cliente é inativado e excluído do Palm até solução e reativação.


 Por atraso nos pagamentos no mercado: Aumentar a pontualidade para 60%, sem restrições e avaliado pelo Analista. Válida para clientes no Gerencie Carteira.  Por atraso nos pagamentos União: Regularização de saldo devedor e sem restrições no mercado, liberado automaticamente desde que esteja no GC.  Por emissão de cheques devolvidos: Regularização de saldo devedor e sem restrições no mercado, liberado automaticamente desde que esteja no GC.  Por protestos: Regularização do protesto e sem restrições no mercado, liberado automaticamente desde que esteja no GC.  Por pendências financeiras (PEFIN/REFIN): Regularização da pendência e sem restrições no mercado, liberado automaticamente desde que esteja no GC.


 Clientes sem faturamento nos últimos 180 dias serão excluídos automaticamente do Gerencie Carteira;  Limite de crédito é zerado  não passa pedido;  Clientes saem da base do RCA;  Seguirá mesmo fluxo de cadastro novo;  Clientes inativos constarão nos relatórios do portal.


Todos os clientes terão estabelecidos 02 tipo de limites: 

Limite de Giro: destinado ao abastecimento de mercadorias, reposição de estoque na loja do cliente para sua atividade comercial.

Limite de Investimento: destinado a venda exclusiva de eletro e equipamentos (específico para as condições (ELETRO -10/40/70/100/130/160, ELETRO 12 X - 10/40/70...340 D, etc) A regra para nomear e implantar o limite extra (para investimentos) será com base no limite de giro implantado para o cliente, conforme regra:

Limite Giro

Limite Investimento

0,00 a 1.500,00

Tempo de fundação menor que 01 ano - 0,00

0,00 a 1.500,00

Tempo de fundação maior que 01 ano – 5.000,00

1.501,00 a 5.000,00

8.000,00

5.001,00 a 7.500,00

10.000,00

7.501,00 a 10.000,00

15.000,00

10.001,00 a 20.000,00

25.000,00

> 20.000,00

30.000,00


DEMONSTRAÇÃO NO PALM


Limite de Giro e Limite para Investimento • Para a primeira faixa (clientes com limite de até 1.500 e com tempo de fundação menor que 01 ano) não haverá implantação automática de limite extra. • Cliente CPF não terá limite de investimento. • Para realizar a venda de eletro/equipamentos a esse cliente, com valor superior ao limite implantado, o RCA deverá seguir o procedimento abaixo: - Enviar via palm a solicitação para implantação de limite extra. - Fornecer informações para suportar esse limite. - Aguardar posicionamento do Crédito sobre o valor do limite aprovado.


CONDIÇÃO DE PAGAMENTO PARA LIMITE EXTRA • Para consumir o limite extra (investimento) o pedido terá que ser realizado, obrigatoriamente, nas condições de pagamentos de códigos. CÓDIGO

CONDIÇÃO

35

Eletro 06 vezes mensais

125

Eletro 10 vezes mensais

195

Eletro 12 vezes mensais

310

Eletro 12 vezes semanais

311

Eletro 12 vezes quinzenais

316

Eletro 30% antecipado + 06 parcelas mês

317

Eletro 50% antecipado + 06 parcelas mês


CONDIÇÃO DE PAGAMENTO PARA LIMITE EXTRA  Para as demais condições de pagamento o faturamento deverá consumir o limite de giro, mesmo que o cliente adquira produtos do grupo eletro/equipamentos nessas condições, uma vez que não haverá restrição.  Não haverá "troca" de limites, o seja, remanejamento de limite de giro para investimento ou vice versa.  Lembrando que as condições de pagamento: 180- Pagamento Antecipado; 251Cartão BNDES; 306- Pagamento em dinheiro no ato da entrega; e 313- Dinheiro CF não consumirá limite de crédito do cliente.  Nas condições de pagamento 316 e 317 o pedido irá automaticamente para análise. A liberação será fará após a confirmação do recebimento da parcela a vista.


O limite de crédito insuficiente ou inadequado na visão de Vendas é reavaliado na seguinte política:  O RCA solicita via Palm o aumento do limite com seus argumentos e informações adicionais.  O Analista de crédito avalia a solicitação, ajusta o limite conforme análise e envia o posicionamento ao RCA via email.  Para toda faixa, caso o limite extra (investimento) seja no giro ou no investimento , o RCA poderá solicitar aumento de limite ao crédito, via palm, conforme procedimento em vigor, podendo ser atendido ou não.


No Palm aparecerá uma aba na tela de consulta de cliente onde você poderá enviar uma solicitação ao departamento de crédito para ajustar o limite de crédito do cliente.

Você deverá informar o TIPO da solicitação: Aumento de Limite ou Liberação de cliente e a observação informando o motivo de tal solicitação.


PROCESSOS DE PRÉPRÉ-DEVOLUÇÃO

O União conta com um Departamento exclusivo para análise de ocorrência e solicitação de devolução de mercadoria, a Pré-Devolução. O principal objetivo é identificar o motivo da situação ocorrida e atuar através da negociação com o cliente, evitando que a mercadoria seja devolvida. Sempre que houver uma ocorrência no ato da entrega, a equipe da PréDevolução realiza contato com o RCA para a devida análise da negociação e possível acordo com o cliente.


EVITE DEVOLUÇÕES! Além de prejuízos para a empresa, as devoluções impactam diretamente em seus resultados:

A comissão dos itens devolvidos é estornada.

Caso seja identificada a responsabilidade do RCA na devolução, o frete também é debitado!


CANAL PARA CONSULTAS DE OCORRÊNCIAS

Você consegue fazer consultas de ocorrências via PALM. Para a consultar, é necessário ter o Número da Ocorrência.


CANAL DE COMUNICAÇÃO RCA PORTAL UNIÃO


CANAL DE COMUNICAÇÃO Objetivo do Portal! O união oferece um canal de comunicação que tem como objetivo facilitar a troca de informações relacionadas à Força de Vendas, tratando assuntos referentes a: • Campanhas e Incentivos vigentes; • Resultados Parciais; • Alinhamento da Supervisão de sua área. E vários outros conteúdos essenciais ao desenvolvimento e sucesso de nosso trabalho!

Fique por dentro e não perca as oportunidades! Confira como acessar:


ACESSO AO PORTAL UNIテグ Digite o endereテァo de acesso no navegador : http://www.uniaoatacado.com.br/


TEL A PORTAL UNIÃO No Portal, clique no link “Login”


TELA DE LOGIN Para acessar a tela, digite seu código de cadastro no União no campo “Usuário” e utilize a mesma senha de acesso do Palm.


LEITURA DE MENSAGENS: Clique no link mensagens


PAINEL DE LEITURA A Caixa de Entrada das mensagens funciona exatamente como uma caixa de emails:

As mensagens em vermelho ainda n達o foram lidas. Para ler, basta clicar uma vez sobre elas. Todas as mensagens ficam salvas na Caixa de Entrada, mas podem ser mais facilmente localizadas pelos filtros de remetente e status de leitura.


RESPOSTA Para enviar uma resposta, clique no campo de texto ao final da mensagem original para digitar. Ao finalizar, clique em “Enviar”.

Campo de Texto


IMPORTANTE! O objetivo do painel de mensagens é o recebimento de comunicações da empresa, portanto, não é possível criar uma nova mensagem, apenas responder ao remetente.


Caro RCA,

Chegamos ao fim da terceira semana de treinamento. Esperamos ter contribuído um pouco mais com o seu dia a dia em campo. Agora é hora de verificarmos seu aproveitamento quanto ao conteúdo trabalhado. Clique no link abaixo e responda ao questionário:

https://docs.google.com/forms/d/1KSLs6lMRD0vfQvvKEa1YaqVQZ4HxNHmreGRy2dxLRN4/viewform

Estamos sempre à disposição. Em caso de dúvidas e para maiores informações, entre em contato com o seu Supervisor ou com o Assistente de Vendas de sua respectiva região. Equipe de Vendas


SUCESSO!


Semana 5 Processos de trabalho