Page 1

Geral

CRESCENDO COM A NOSSA FORÇA

CRESCENDO COM A NOSSA FORÇA

Cooperada da JURISCRED recebe prêmio de melhor fotografia A cooperada Eurides Pereira Souto Accioly recebeu, no dia 26\01 dos dirigentes da JURISCRED o troféu do Concurso Fotográfico 2010 organizado pela Central. Com o título “Suavidade e Beleza”, a cooperada inspirou-se na belíssima cidade de Piaçabuçu e se classificou entre as doze melhores. Este ano o concurso foi ainda mais concorrido e disputado em esfera nacional.

escolhidas para compor o calendário: “Cachoeira da Tiririca”, de Alberto Mirindiba Bonfim, foto de Murici e “Natureza Perfeita”, de Celyrio Adamastor Tenório Accioly, Coruripe.

Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores e Membros do Poder Judiciário, do Ministério Público e de Órgãos Jurídicos em Alagoas

INFORMATIVO JAN/FEV 2010

Dirigentes da JURISCRED entregam prêmio referente ao Concurso Fotográfico

Eurides agradeceu e dedicou o prêmio ao marido, Celyrio Accioly, um dos vencedores do ano passado. Na ocasião a cooperada relatou que viaja o Brasil, junto com o marido, numa motocicleta e que a fotografia Beleza e Suavidade foi feita numa dessas viagens enquanto ela estava 'no carona' da moto. “Fazemos muitas viagens de moto juntos e vou sempre como 'caroneira'. Ele (Celyrio) me entrega a máquina e eu saio fotografando tudo que acho interessante”, relatou Eurides. O presidente da JURISCRED, Maurílio Feraz, expressou a felicidade de a foto de Eurides ter sido uma das escolhidas. “É uma honra para nós tê-la como cooperada. Com o resultado do concurso damos destaque à Cooperativa e as belezas naturais de nosso Estado”, afirmou Ferraz. No ano passado a JURISCRED teve duas das doze fotografias

aque

Dest

Maurílio Ferraz recebe comenda durante sessão especial da Câmara de Vereadores de Maceió

Realizada no dia 09/12, no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) – sede provisória da Câmara de Vereadores da capital alagoana - a apresentação da campanha Mude um Destino e o Programa Registro na Maternidade aconteceu durante sessão especial da Câmara, requerida pela vereadora Tereza Nelma (PSB). Durante o evento alguns magistrados também foram homenageados, entre eles o juiz e diretor presidente da JURISCRED, Maurílio Ferraz, que recebeu a comenda, Aurélio Viana, pelos serviços prestados nas áreas educacional e jurídica.

JURISCRED lança Certificado Junior de Capitalização

Além de Ferraz, o magistrado, Orlando Rocha Filho, também recebeu a comenda Aurélio Viana. Por sua vez, o desembargador-corregedor do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), José Carlos Malta Marques, recebeu a comenda Pontes de Miranda, em reconhecimento à atuação no Judiciário alagoano. Fonte: Gazeta Web

Conhecedora das ações da campanha de adoção promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e também do programa Registro na Maternidade, a vereadora, Tereza Nelma participou de algumas atividades envolvendo a questão, o que justifica sua iniciativa.

foto: Bruno Soriano

O juiz Orlando Rocha Filho, membro do Fundo Especial para o Registro Civil (Ferc), discorreu sobre as ações do Ferc em Alagoas, no sentido de ser erradicado o chamado sub-registro. De acordo com o magistrado, o Fundo tem como atribuição custear as averbações dos registros civis emitidos por meio do programa Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça, incentivando projetos do Núcleo de Promoção da Filiação (NPF) e orientando os órgãos que desenvolvem trabalhos de assistência social.

Sessão especial na Câmara Municipal faz homenagem a magistrados alagoanos

Últimos dias para apuração de pontos do Investe Ganha Desde a 00:00h do dia 14/01 a JURISCRED lançou em seu site (www.juriscred.com.br ) Comunicado informando aos cooperados do prazo para o resgate de pontos e escolha dos prêmios da Campanha Investe Ganha, iniciado no dia quinze do mesmo mês. De acordo com o regulamento, os cooperados que participaram da Campanha terão até o dia 01 de março – o prazo é preclusivo – para, na sede da Cooperativa, solicitar o resgate de seus pontos e escolher o prêmio correspondente.

8

A entrega dos prêmios terá inicio a 15 de março, devendo o Cooperado procurar o Gerente de sua conta munido do Cartão de pontos da Campanha. O prêmio suplementar – viagem com destino à Serra Gaúcha ou Fernando de Noronha, com direito a acompanhante, será sorteado no dia 26 de março, a partir das 16h. Participarão do sorteio do prêmio suplementar os Cooperados investidores que, durante o período da Campanha Investe Ganha, não efetuaram saques em suas contas de investimento.

Natal Solidário 2009 beneficia mais de cem crianças carentes Pag. 03

Realizada primeira reunião da Comar Pag. 04

CCJ aprova PL que altera sistema financeiro nacional Pag. 06

www.juriscred.com.br INFORMATIVO JURISCRED - JAN / FEV - 2010

Av. João Davino, 671 | Mangabeiras | Maceió – AL | CEP 57037-000 | Telefone: 82 3036-2000


Editorial

CRESCENDO COM A NOSSA FORÇA

EDITORIAL

CRESCENDO COM A NOSSA FORÇA

Cooperativa

Alunos da creche Maria Liege comemoram Natal organizado pela JURISCRED

2010: Vencendo desafios! Rapidamente o calendário atropelou os primeiros dias de 2010 e para acompanhar a eterna mobilidade dos tempos modernos iniciamos uma corrida contra o tempo. Este ano é definido pela família JURISCRED como o ano das realizações. Agora mais maduros, nós. do corpo diretor, desde os primeiros dias do ano temos nos mobilizado com intensidade, inclusive aumentando a grade de reuniões semanais, para efetivar as metas estabelecidas no planejamento estratégico do ano que passou. Para tanto foram criadas duas novas comissões: de Monitoramento do Atendimento e do Risco Operacional (Comar) e do Planejamento Estratégico e Orçamento (Coplanor); efetivada a contratação de novos colaboradores; e postas em prática algumas recomendações discutidas durante o Planejamento Estratégico de 2009. Teremos muito trabalho pela frente. Porém, sabemos que temos uma equipe com a qual podemos contar e disposta a encarar todas as dificuldades para garantir a satisfação dos nossos cooperados e tornar esta instituição cada vez mais forte, tornando-a exemplo de responsabilidade, competência, dinamismo, credibilidade e sucesso. Contudo, a JURISCRED entende que mais audaz do que seguir padrões - como os predispostos pela Sistema

Unicred ao qual pertencemos - é tornar-se modelo de tal padronização e é com essa visão futurista e ambiciosa que a JURISCRED pretende direcionar suas ações em 2010. Queremos mais do que ser uma boa Cooperativa, queremos ser também uma Cooperativa modelo. Os primeiros passos audaciosos foram dados ainda no término de 2009 quando da escolha da creche escola Maria Eliege, que atende mais de cem alunos, para ser a instituição beneficiada com as doações através da Campanha Natal Solidário. Nossas ações direcionadas à preservação do meio ambiente devem continuar. Além dos adesivos de economia, já afixados na Sede e nos Postos, outras atitudes que convergem na 'reciclagem' de ideias e comportamentos também serão fomentadas ao longo dos próximos doze meses. Nossos produtos serão relançados e/ou remodelados para ampliar as expectativas dos nossos associados. Nossos materiais impressos e online também sofrerão alterações no layout para uniformizar nossa marca. Enfim, trabalharemos mais e mais em busca da satisfação dos que integram esta instituição. O contentamento dos nossos cooperados é o que nos dá força para continuar. A Diretoria.

Reunidos no dia 18/12, os colaboradores da Cooperativa das Classes Jurídicas de Alagoas estiveram na Creche Escola Maria Liege Tavares de Albuquerque para a realização do Natal Solidário 2009. Os alunos da creche, situada em um bairro periférico, tiveram tarde de surpresas, presentes e animação com palhaço, Papai Noel e personagens interpretados pelos membros do Grupo Folia. Durante as atividades, os alunos receberam a ilustre visita de Maria Liege, patrona da creche, e que sempre participa dos eventos da creche escola. Segundo a diretora da instituição municipal, Maria Roseane Silva, a presença de Maria Liege significa o compromisso dela com a escola e reitera a boa escolha de seu nome para representar a creche. Em muitos momentos da festa, os colaboradores da JURISCRED se emocionaram com a alegria das crianças. Muitas delas dificilmente terão oportunidade de vivenciar uma experiência semelhante outra vez. Os alunos da creche são de famílias muito carentes e esse foi um critério decisivo na escolha da instituição

para a realização do Natal Solidário 2009. O presidente da Cooperativa alagoana, Maurílio Ferraz, mostrou-se satisfeito com o resultado da tarde recreativa e falou da importância que ações como esta significam no tocante à integração social e à satisfação de fazer dezenas de crianças felizes, mesmo que por pouco tempo. Maria Liege também se emocionou e distribui presentes para as crianças. Liege falou ainda de seus planos para a escola. De acordo com a patrona a creche precisa de reformas. Liege se comprometeu em falar com o prefeito Cícero Almeida, para fazer alguns ajustes na parte externa da instituição de ensino. A creche fica localizada na Rua São José, S/N, no bairro do Jacintinho, e precisa principalmente de colchonetes, lençóis, toalhas de banho e rosto, pratos e copos de plástico. Para entrar e contato com a diretoria da escola basta ligar para os telefones: 3315.4707 ou 3320.4678. Na ocasião a JURISCRED também fez doação de cestas básicas.

EXPEDIENTE

Contando com você DIRETORIA DIRETOR PRESIDENTE Maurílio da Silva Ferraz DIRETOR ADMINISTRATIVO Júlio Silva Barbosa DIRETOR OPERACIONAL Crisologo Cerqueira de Souza DIRETOR JURÍDICO Fábio Máximo de Carvalho Marroquim DIRETOR DE MARKETING Moacir de Carvalho Ribeiro CONSELHO FISCAL EFETIVOS: Paulo Zacarias da Silva Luiz Henrique Amorim Rocha Eduardo Antônio de Campos Lopes SUPLENTES: Fernando Augusto de Araújo Jorge Aldemar de Miranda Motta Júnior Walter da Silva Costa Júnior JORNALISTA RESPONSÁVEL Amanda Dantas (MTE/AL-1053) PLANEJAMENTO GRÁFICO Luciano Amancio - Antares Comunicação DIAGRAMAÇÃO João Paulo F. Costa - Antares Comunicação Tiragem: 1.700 exemplares Impressão: Ingraf Distribuição: gratuita JURISCRED (sede) - Av. João Davino, 671 Mangabeiras - Maceió/AL Fone: 82 3036-2000 FAX: 82 3036-2014

A cada início de exercício cresce o interesse dos nossos cooperados em conhecerem os resultados operacionais da empresa relativos ao desempenho do ano anterior e, consequentemente, o quanto de sobras será distribuído entre seus associados. Esse interesse, diga-se de passagem, tem levado um considerável número de cooperados às últimas Assembleia Geral Ordinária – AGO que acontece, anualmente, no mês de março do ano subsequente ao do exercício encerrado. Isso é bom para todos, pois materializa a participação coletiva na vida administrativa e financeira da cooperativa. Esse interesse, visível diante da manifestação dos mais responsáveis, vale como incentivo para os que têm sobre os ombros o dever de bem cuidar dos negócios da empresa, no zelo pelo que representa o patrimônio financeiro dos associados, incluindo a obrigação estatutária de melhor orientar os clientes/donos da JURISCRED na gestão do patrimônio financeiro de cada um, fazendo-o render mais. Para a AGO de março próximo espera a Diretoria Executiva um número recorde de público assinando a lista de presença. Temos hoje 1.647 cooperados ativos. Se houver o efeito multiplicador, ou seja, se cada cooperado habituado a marcar presença nas AGO já realizadas conseguir convencer os amigos cooperados do quanto pesa o seu voto nas grandes decisões assembleares, se essa idéia evoluir, podemos, em futuro não muito distante, realizar esse evento anual no Centro de Convenções Ruth Cardoso. Não existe atrativo maior do que a certeza de que seu voto irá decidir o destino das sobras de 2009, agora na próxima oportunidade. As cifras que fluíram de uma projeção do setor competente da cooperativa acenam com um valor consideravelmente superior ao dos últimos exercícios. Sabendo dessa perspectiva, aumenta o desejo de cada cooperado em se fazer presente na AGO e participar dessa significativa decisão que irá remeter para o bolso do cooperado uma quantia jamais alcançada nesses nove anos da bem sucedida administração financeira da JURISCRED. O reconhecimento público do associado aos responsáveis pela segurança e pelo prestígio de que desfruta nossa entidade de crédito mútuo, não vai vivenciar momento melhor do que nessa futura AGO. Dessa forma, se a sua consciência de cooperado aconselha prestigiar sua cooperativa, vá disposto a contribuir com a sua inteligência e o seu valor pessoal para que juntos, imbuídos dos melhores propósitos, decidamos com clareza, equlíbrio e justiça. Compareça amigo, contamos com você!

JURISCRED promove tarde recreativa para crianças da creche Maria Liege em comemoração ao Natal

Moacir Ribeiro - Diretor de Marketing

8 2

INFORMATIVO JURISCRED - JAN / FEV - 2010

INFORMATIVO JURISCRED - JAN / FEV - 2010

3 8


Cooperativa

CRESCENDO COM A NOSSA FORÇA

CRESCENDO COM A NOSSA FORÇA

Comar se reúne pela primeira vez e define metas

Netos de cooperados poderão ser inclusos no JurisCAP Jr.

A Comissão de Monitoramento do Atendimento e do Risco Operacional (Comar) foi criada no dia 14 de janeiro deste ano e instituída pela Resolução nº 179/2010, em 12 de janeiro de 2010. Entre outras coisas, a Comar foi criada para dar celeridade aos processos relacionados ao atendimento e ao risco da Cooperativa. A primeira reunião, realizada na Sede, na terçafeira (19/01), foi dedicada, basicamente, as questões relacionadas ao Atendimento.

A partir de março a JURISCRED lançará o Certificado Junior de Capitalização. O Certificado irá agregar-se ao, já existente, JurisCAP Jr. e através dele o cooperado (fonte pagadora), na condição de avô, poderá estender o benefício aos netos, sendo exigido apenas que o(a) filho(a) da fonte pagadora seja também cooperado. Com a adesão o cooperado-avô poderá assegurar o reinvestimento de até 100% das sobras ao portador (beneficiado) até que ele atinja a maior idade.

De acordo com a Controller da JURISCRED, Alice Moura, a criação da Comar deve aproximar a Diretoria dos problemas corriqueiros e solucioná-los em menor prazo. “A proposta de criação de uma Comissão para solucionar as deficiências no atendimento e minimizar o risco tornará a Cooperativa mais eficiente e facilitará os trabalhos da Controladoria. Há muito tem sido discutida a necessidade de profissionalizar os gerentes e torná-los mais que atendentes. É possível dizer que a criação da Comar é o primeiro passo para isso” declarou a Controller.

discutir melhorias para que o risco atinja o menor índice possível. Além da Controller, Alice Moura, faz parte da Comar, Hermógenes Junior, Jacqueline Nogueira, Júlio Barbosa e Maurílio Ferraz, respectivamente, gerente geral, de negócios, diretor administrativo e presidente. Integrantes da Comar discutem medidas para melhoria do atendimento e diminuição de custos

Desde o dia 20 de Agosto do ano passado a JURISCRED anunciou em seu site o início da campanha Amigo é pra essas coisas que tem como principal objetivo potencializar o número de aberturas de contas. Para isso a JURISCRED irá sortear um TV LCD Full HD de 42 polegadas e uma viagem com direito a passagens de ida e volta – com direito a um acompanhante – translado e três dias de estada em hotel padrão quatro estrelas para Buenos Aires. A Promoção é simples e para participar basta um cooperado indicar um amigo ou parente para a Cooperativa. A cada abertura de conta efetuada o indicante receberá cupons que garantirão a participação no sorteio. Para saber mais detalhes de como funciona a promoção basta acessar o nosso site (www.juriscred.com.br) e ler o regulamento. No caso de dúvidas consulte uma de nossas gerentes pelos telefones 3036.2000/ 3235.5737/ 3336.1016 ou envie sua pergunta para o email: juriscred@juriscred.com.br

Abasteça no Posto Stela Maris e ganhe até quatro lavagens simples gratuitas, desconto no abastecimento, conversão de pontos em milhas aéreas e até 40 dias para o pagamento. Confira nossos preços!

INGRAF

Av. Álvaro Otacílio, 4187 - Jatiúca – Maceió/AL Fone: (82) 4009.8388 - Fone/fax: (82) 4009.8357 postostelamaris@hotmail.com

8 4

INFORMATIVO JURISCRED - JAN / FEV - 2010

Para saber mais a respeito do Certificado Junior de Capitalização e do JurisCAP Jr. entre em contato com um de nossos gerentes através dos telefones: 3036.2000/ 3336.1016/ 3235.5737 ou envie perguntas para o email: juriscred@juriscred.com.br

JurisCAP Jr.

JURISCRED lança promoção e sorteará prêmios para a copa do mundo

Cliente JURISCRED tem desconto!

anual das sobras provenientes dos investimentos realizados e é regido pela legislação cooperativista vigente.

Através do Certificado, todos os direitos e benefícios do JurisCAP Jr. serão automaticamente repassados para o portador que terá a rentabilidade dos investimentos mensais ajustadas de acordo com o mercado.

Durante a reunião ficou aprovada a diferenciação na tratativa de alguns casos de cooperados e definidos prazos para entrar em vigor procedimentos considerados como mais adequados. Prevista para o próximo dia 10/02 a segunda reunião da Comar deve aprofundar as questões que envolvem o atendimento e

POSTO STELA MARIS

Cooperativa

O JurisCAP Junior é um Fundo de Capitalização que possui rentabilidade de acordo com o mercado e é feito através de investimentos mensais programados, debitados diretamente da conta corrente ou da folha de pagamento da fonte pagadora. Além disso, contribuições a d i c i o n a i s e e l e va ç ã o d o va l o r provisionado podem ser realizadas a qualquer momento. O JurisCAP Jr. não possui taxa de administração e o cooperado ainda participa da divisão

Jusprev ultrapassa meta e detem patrimônio superior a dez milhões A Jusprev (Previdência Associativa do Ministério Público e da Justiça Brasileira) superou a meta prevista para 2009, que era de cinco milhões de patrimônio, e finalizou o ano com mais que o dobro da meta, superando a cifra dos dez milhões. O anúncio foi feito no início de fevereiro através de nota divulgada pela diretora-presidenta da instituição, Maria Tereza Uille Gomes e demais dirigentes. Esse desempenho deve-se, principalmente, as associações de classes de carreira jurídica. Através do Planjus, o Plano de Previdência da Jusprev, os membros das associações instituidoras da Previdência Associativa contam, no ato da contratação, com a possibilidade de quatro tipos de benefícios: Renda Mensal Programada; Renda Mensal por Invalidez; Renda Mensal por Morte e Renda Mensal Educacional. Atualmente o Planjus conta com 1478 participantes. Somente em dezembro de 2009 a entidade recebeu mais de um milhão de reais em depósitos extras e mais de cem pedidos de transferências de recursos – possíveis por meio do benefício da portabilidade (PGBL) oferecido pela Jusprev – onde o associado

pode transferir seus recursos para o Jusprev sem incidência de tributação. Além disso, as taxas são menores e o rendimento é maior. Os Órgãos Colegiados da Jusprev se reuniram no fim do ano passado e deliberaram algumas alterações na Política de Investimentos para o exercício de 2010. Através da resolução 3472/2009 foi afixado parâmetro para investimentos de recursos do fundo (70% em renda fixa, 20% em renda variável e 10% em multimercados). Em razão dos excelentes resultados, a Jusprev prevê atingir a ousada meta de um patrimônio superior a vinte milhões de reais até o fim do exercício vigente. A JURISCRED firmou parceria com a Jusprev desde a Assembleia Geral Extraordinária de março do ano passado e, desde então, oferece o serviço aos seus cooperados. Para saber mais detalhes sobre o Jusprev e aderir ao Planjus procure uma de nossas gerentes ou mande email para: juriscred@juriscred.com.br. Acesse ainda o site da Jusprev: www.jusprev.com.br e descubra as vantagens de se tornar um associado. Fonte: Jusprev INFORMATIVO JURISCRED - JAN / FEV - 2010

5 8


Mercado

CRESCENDO COM A NOSSA FORÇA

CRESCENDO COM A NOSSA FORÇA

Projeto põe cartões sob regulação do BC

A Importância do Capital Social

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou no dia 08/12, projeto de lei que muda todo o sistema financeiro nacional e transforma as empresas de cartões de crédito em instituições financeiras, reguladas pelo Banco Central.

ficaria a cargo da Abecs (Associação das Empresas de Cartões). Pelo lado das credenciadoras, o argumento é que elas não dão crédito aos lojistas. Fazem apenas antecipação de recebíveis, uma operação de fomento mercantil, sem alavancagem.

Apesar de ser embrionário e de não ter se tornado, de fato, lei, a notícia causou grande repercussão na bolsa. As ações da Redecard recuaram 3,2%, segunda maior baixa do dia entre os papéis do Ibovespa (que subiu 0,42%). Já as ações da Cielo (novo nom e da VisaNet), que não fazem parte do índice, despencaram 5,8%. Entre os analistas, o temor é com relação à maior carga tributária que essas empresas teriam que pagar se virassem banco.

O PL aprovado na CCJ no início de dezembro do ano passado não trata só dos cartões, de acordo com o relator Antonio Carlos Junior (DEM-BA), trata de todo o sistema financeiro nacional e dá maior autonomia ao BC. Seu dirigente teria mandato fixo e não coincidente com o mandato dos diretores. O presidente do BC só poderia ser demitido por votação secreta no Senado.

Cooperativas de Crédito atuam similarmente a outros tipos de instituições financeiras, captando depósitos de cooperados superavitários. Uma das diferenças fundamentais, entretanto, é que nas Cooperativas o superávit é gerado em operações com os próprios cooperados, devendo-lhes ser devolvidas posteriormente e proporcionalmente às operações que as deram origem na forma de sobras tomando como base o Balanço Anual.

Segundo Adelmir Santana (DEM-DF), autor do Projeto de Lei, o objetivo é que todas as empresas do setor emissoras, bandeiras e credenciadoras - virem instituições financeiras. "O projeto tem uma tramitação longa e vai ser objeto de grande discussão. Mas é importante disciplinar o setor", disse Santana ao Valor. O senador argumentou que as empresas de cartões dão crédito e cobram taxas muito altas. Por isso, precisam ser tratadas como banco. Já o setor prefere a autorregulação, que

O projeto de Adelmir Santana foi incorporado ao projeto do senador baiano, que agora segue para análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, para depois ser votado em plenário. Se aprovado, passa por duas comissões da Câmara e por votação no plenário. É lá que os senadores acreditam que haverá maior resistência, por conta do lobby do setor de cartões. Um de seus maiores defensores é o deputado federal Antônio Palocci (PT-SP). Fonte: Valor Online

Fórum discute participação do Judiciário na atividade mercantil de Alagoas Realizado na sexta-feira, 11/12, o 1º Fórum Jurídico Alagoano de Fomento Mercantil teve como finalidade discutir a importância do fomento mercantil e sua ligação com o Judiciário e a sociedade brasileira. Organizado pela Associação Nacional de Fomento Mercantil Factoring (Anfac) e pelo Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil de Alagoas (Sinfac/AL) em parceria com a Escola da Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), o evento reuniu magistrados, economistas, empresários e jornalistas. A então presidenta do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, destacou a importância da iniciativa para a compreensão da atividade mercantil entre os magistrados e para o desenvolvimento das médias, micro e pequenas empresas do Estado. “Muitas vezes o ser humano cria resistência àquilo que desconhece, e o Fomento Mercantil por ser um tema recente enfrenta essa resistência. Encontros dessa natureza permitem-nos olhar o fomento mercantil como uma forma de colaborar na formação social e econômica desse país. Creio que esse evento será capaz de permitir uma melhor compreensão de uma atividade importantíssima para a economia do Brasil”, afirmou a presidenta que também foi homenageada com o troféu Guerreiros de Alagoas, em reconhecimento ao apoio para a realização da iniciativa no Estado. Durante a cerimônia, o presidente da Anfac, Luiz Lemos, se

8 6

INFORMATIVO JURISCRED - JAN / FEV - 2010

mostrou satisfeito de estar no Estado apresentando o progresso do fomento mercantil no Brasil. Já o ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Massami Uyeda, ressaltou a importância da inclusão dos profissionais do Direito na discussão do tema. Fonte: TJ/AL Leia matéria completa no site: www.juriscred.com.br

Essa devolução pode ser feita como depósito à vista nas respectivas contas correntes, ou como integralização de quotaparte nas contas do próprio Capital Social conforme decisão assemblear. Apesar de pertencer a um contexto recente e ascendente de socialização de riquezas e de não ter ligação direta com sistemas privados, a Cooperativa de Crédito das Classes Jurídicas de Alagoas- JURISCRED é um excelente exemplo de crescimento acelerado e eficaz. Fundada em 22 de setembro de 2000 e tendo iniciado suas atividades em oito de janeiro de 2001, a JURISCRED começou com cinquenta cooperados e um Capital de apenas 25 mil reais. Há onze meses de comemorar uma década de inserção no mercado financeiro, o volume do Capital Social ultrapassou a barreira dos R$10.3 milhões de reais. Mais do que uma Cooperativa bem sucedida e com ações planejadas, a JURISCRED demonstra, através de seus diretores e demais colaboradores, que é perfeitamente capaz de administrar grandes somas. Daí a relevância de trazer à tona discussão que abre precedente no tocante ao resgate do Capital que, com base no Estatuto Social que rege a instituição faculta o cooperado resgatar seu Capital Social. Em virtude dessa matemática vale corroborar

Mercado

com a recomendação da Diretoria Executiva de reintegralizar 100% das sobras distribuídas anualmente. Como toda instituição do segmento crédito a matéria prima da Cooperativa é moeda corrente. A importância do Capital Social se destaca por constituir para os cooperados um investimento como reserva para garantir um futuro mais tranquilo, permitindo ainda realizações e um desenvolvimento adequado à Cooperativa, desta feita, compondo o Patrimônio Líquido da instituição que, além de determinar a capacidade da sua liquidez, disponibiliza limites de crédito individual a cada Cooperado, permitindo, assim, a participação nas Assembleias e o registro de suas opiniões nas decisões estratégicas. Seguindo as bases do bom gerenciamento – aquele que combina ousadia e desafio planejado - a JURISCRED espera, mais uma vez, se sair bem ao término do exercício de 2010 e não deve enfrentar dificuldades em convencer seus cooperados de manter aplicado o dinheiro fonte do capital de giro da instituição. Prevista para o mês de março deste ano, a Assembleia Geral Ordinária, realizada anualmente pela Cooperativa, será mais um instrumento para discutir essa questão. Por ações antecipadas como essa e pautadas na democracia é que a JURISCRED tem se destacado como uma das melhores em seu segmento. A Cooperativa anda em perfeita consonância com o rumo do cooperativismo no Brasil e no mundo. * É cooperado.

Em 2010 novas normas de auditoria deverão ser aplicadas

internacionais. O Comitê Gestor, criado pelo CFC em 2007, coordena o trabalho de convergência de normas das áreas de auditoria, de assuntos regulatórios e contabilidade para o setor privado e o setor público.

A auditoria independente de demonstrações financeiras de todas as empresas com exercícios iniciados a partir de janeiro de 2010 deverá obrigatoriamente ser feita utilizando as novas Normas Brasileiras de Auditoria, aprovadas no final de novembro pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). As 37 Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica (NBC TA) e uma Norma Brasileira de Contabilidade Profissional do Auditor Independente (NBC PA) estão convergidas ao padrão internacional.

Fonte: IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil Leia matéria completa e confira as NBCs aprovadas no site: www.ibracon.com.br

A aprovação das NBCs de auditoria, editadas pelo CFC em consonância com as internacionais, editadas pela Federação Internacional de Contadores – IFAC (International Federation of Accounting), resultado de um minucioso processo de convergência desenvolvido pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) em conjunto com o CFC, é de grande relevância para o setor de Auditoria Independente, além de muito importante para a economia brasileira. O Comitê Gestor da Convergência no Brasil, coordenado conjuntamente pela Presidente do Ibracon Nacional, Ana María Elorrieta, e pela conselheira do CFC Verônica Souto Maior, trabalhou mais de um ano, iniciando a tarefa a partir da tradução das International Standards on Auditing (ISAs) e, posteriormente, fazendo a revisão dos textos, que passaram por audiência pública e foram finalizados conforme as sugestões pertinentes. As normas aprovadas inclusive mantêm a numeração original da IFAC para facilitar as citações e revisões futuras em cruzado das normas internacionais e, principalmente, para deixar transparente a equivalência entre as normas brasileiras e as

GIRO ECONÔMICO ONU No dia 18 de dezembro, durante a 64ª. Assembléia Geral das Nações Unidas foi aprovada a resolução sobre "As Cooperativas e Desenvolvimento Social", que declara 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas (IYC sigla em Inglês). Leia matéria completa: www.ocb.org.br

Cooperativa Cooperativas de crédito, corretoras e distribuidoras de valores poderão abrir contas no Banco Central para liquidar operações com títulos públicos. Hoje, isso tem de ser feito por meio de bancos. A mudança faz parte da revisão das regras do sistema de negociação de títulos públicos – o Selic. O objetivo é aumentar o número de agentes que participam desse mercado. Os novos agentes também poderão ceder títulos como garantia em negócios.

Haiti A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) está convidando seus membros e parceiros para uma grande mobilização de ajuda à reconstrução do Haiti, por um comunicado assinado pelo diretor geral do Conselho Nacional de Cooperativas (CNC), Frantz Prinvil. A intenção é priorizar as demandas e identificar as futuras necessidades das cooperativas haitianas na reconstrução do país e do movimento cooperativista. INFORMATIVO JURISCRED - JAN / FEV - 2010

7 8


Informativo JURISCRED JAN-FEV 2010  

Informativo

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you