Issuu on Google+

INTRODUÇÃO

DATAS

Em atividade há sempre o risco de acontecer um acidente. Constitui fator de sucesso a capacidade de resolução e atuação em situação de perigo iminente. A finalidade deste curso é complementar a formação de cip dotando o dirigente de conhecimentos básicos para a prática de primeiros socorros em ambiente controlado Este curso permite reforçar os conhecimentos em primeiros socorros, corrigir a forma de atuar / decidir inclusive na preparação da atividade Neste curso inclui-se formação em suporte básico de vida.

1ª Edição: 8 de fevereiro de 2014 (08:00 /19:00) 2ª Edição: 29 de março de 2014 (08:00/19:00)

FINALIDADES O monográfico noções básicas de socorrismo visa dotar os dirigentes de conhecimentos de prestação de socorro numa situação de emergência e num ambiente minimamente controlado. Este curso não têm a vertente formativa de socorro em local remoto ( nível seguinte)

PLANO DE FORMAÇÃO •Segurança e prevenção de acidentes em atividades escutistas •Exame geral da vítima •Suporte Básico de Vida, Posição Lateral de Segurança, Desobstrução da Via Aérea •Abordagem aos diferentes tipos de feridas •Alterações do estado de consciência •Picadas e alergias •Hemorragias •Lesões musculo-esquéleticas •Efeitos do ambiente •Bancas práticas e mala de socorrista FORMADORES A equipa de formadores é constituída por duas enfermeiras e uma médica

OBJETIVOS

AVALIAÇÃO

Cada formando no final do curso deve ser capaz de avaliar uma vítima, no cenário existente, e tomar a melhor decisão no desenrolar de toda a emergência.

Avaliação contínua – avaliação final de apto e não apto

DURAÇÃO

MATERIAL NECESSÁRIO Farmácia individual Caderno de caça para tirar notas Almoço frio

O curso tem a duração de 8 horas NÚMERO DE PARTICIPANTES LOCAL Número mínimo 8 participantes. Centro de Formação Regional de Alfena.


A INSCRIÇÃO INCLUI - Certificado do curso, documentação em suporte online. Material técnico necessário. PRÉ REQUISITOS - Disponibilidade física para atividades em campo CUSTO 10 euros INSCRIÇÕES As inscrições realizam-se através do formulário eletrónico na página: https://docs.google.com/a/porto.cneescutismo.pt/forms/d/1SVqkTQAZOPNa _NbUPiA87bYUQ4M82Zz_7FvzZPGLyn8/ viewform - A inscrição só é considerada válida com o pagamento por transferência para o NIB da JRP 0046 0198 0060 0283926 12 (Banco Popular) e envio do comprovativo para o email geral@porto.cne-escutismo.pt COORDENAÇÃO TECNICA Equipa Regional de Formação Atividades ao Ar Livre – ERFAAL Para mais informações erfaal@porto.cne-escutismo.pt

de


Noções Básicas de Socorrismo - Plano do Curso