Page 1

c m a rq u i t e t a s manual da marca


O que ĂŠ esse documento? Este documento trata-se do Manual de Identidade Visual da marca CM Arquitetas, que estabelece as distintas diretrizes sobre a forma como todos os aspectos da marca devem ser tratados. O manual destina-se a ajudar colaboradores e parceiros a utilizar e comunicar adequadamente a marca da empresa.


Criação e Desenvolvimento Junior Ferrer / Designer Lehi Henri / Ilustrador


Manual de Identidade Visual


Identidade Visual .............................................................................. Referencias ........................................................................................................ Simbologia ........................................................................................................ Tipografia ........................................................................................................... Cores .................................................................................................................... Grids e Proporções ........................................................................................ Variações ........................................................................................................... Uso incorretos .................................................................................................

Aplicações ......................................................................................... Cartões de Visita ............................................................................................. Envelope A4 ..................................................................................................... Label CD ............................................................................................................ Redes Sociais .....................................................................................

06 08 10 12 14 16 18 19 20 22 23 24 25


A Identidade Visual A identidade visual é um conjunto de atributos que estabelece a unidade a comunicação, identifica e diferencia a empresa das demais existentes. Como principal elemento da identidade visual, a Marca é uma conexão simbólica entre a organização, sua oferta e o mundo de consumo. A marca traz consigo simbolos de união de maneira ludica, com a

06


07


Referencias As referencias, utilizadas no desenvolvimento da marca usam como base os elmentos principais do movimento Art Deco, movimento que surge na década de 20 na Europa. Suas principais caracteristicas são as linhas circulares, uso de formas geometricas e abstração.

linhas circulares 08

abstração

padrões


09


Simbologia da Marca A marca é composta por um simbolo, composto pela abstração das letras C e M numa fonte arredondada formando um arco unindo as duas letras, e um texto escrito ‘cm arquitetas’. No design de marcas este tipo de composião é conhecida como Isotipo.

+

10

=


Marca

Iso

Logo

11


Tipográfia Compõe a tipografia principal, assim como sua aplicação na marca, a fonte TW Cen MT e as variações que compõem sua família. Tw Cen MT Regular ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz !@#$%¨&*()_+<>,.;’:”`{} 0123456789 Tw Cen MT Italic ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz !@#$%¨&*()_+<>,.;’:”`{} 0123456789 12


Tipográfia Secundária A familia tipográfica secundária apoia as demais variações necessárias da identidade visual. Esta é composta pela familia tipográfica Eras. Eras Light ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz !@#$%¨&*()_+<>,.;’:”`{} 0123456789 Eras Medium ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz !@#$%¨&*()_+<>,.;’:”`{} 0123456789 13


Cores As cores institucionais são um dos principais representativos da identidade visual. O uso consistente da cor potencializa o reconhecimento e diferenciação por todos os seus públicos. A seguir as três cores principais da marca.

Rosa Pantone 13-1520 C: 2 M: 24 K:13 Y: 0 R: 244 G: 201 B: 201 #F4C9C9

14

Vermelho Pantone 19-1557 C: 25 M: 100 K:13 Y:0 R: 156 G: 27 B: 50 #9C1B32

Verde Pantone 3302 C C: 91 M: 47 K: 67 Y: 43 R: 0 G: 75 B: 68 #0004B44


Padrþes Os padrþes criados a parti da marca servem para criar uma diferentes formas visuais que podem ser utilizados como ornamento para reforçar a identidade de uma forma sutil.

15


Grid e Proporções O grid é composto por circulos, que respeitam principios áureos, e retas proporcionais a espessura dos contornos da logotipo.

16


Redução mínima 20mm

Para manter a legibilidade e integridade dos elementos da marca, a redução máxima permitida é de 30mm de largura.

Área de proteção

1x 1x

Deve-se manter em torno da marca , segundo as proporções abaixo, um espaço mínimoe entra a marca e qualquer outro elemento.

1x

17


Variações Em alguns casos específicos, por motivos técnicos a marca original não poderá ser utilizada. Neste casos, as seguintes variações são possiveis.

versão branca utilizada em fundos coloridos ou em fundos preto e branco

18

versão escala de cinza

cores da identidade visual


Uso incorreto O uso incorreto da marca pode ser negativo para identridade da empresa, afetando diretamente sua identificação e credibilidade. Nenhuma das variaçþes apresentadas abaixo, ou semelhante, deve ser seguida.

19


Aplicações Compõe este manual algumas aplicações básicas da marca e suas variações em materiais de uso cotidiano da empresa. Esses materiais reforçam e reafirmam a identidade da empresa, para com os clientes, os compromissos ligados a credibilidade e qualidade.

20


21


CartĂŁo de Visita

22


Envelope A4

23


Label CD

24


Redes Sociais

25


Manual da Marca - CM Arquitetas  
Manual da Marca - CM Arquitetas  
Advertisement