Issuu on Google+


Estudo e an谩lises para plano de neg贸cios

PROJETO INFORMACIONAL

PESSOAL


Baseado nas metodologias Rozenfeld, Design Thinking, Metaprojeto, Scrum e Thinking about the box.

O importante não está em ter todas as respostas. O importante é sempre se perguntar.

Autor: Júnior Babinski


1


PRIMEIRO BLOCO – Sonhos, visões e indicadores


1.Qual é o seu sonho de vida (bem intangível)?

2.Qual é o seu sonho de consumo (bem tangível, como carro ou casa)?

3.Como você enxerga sua empresa? Ela é um meio de conseguir alcançar seus sonhos ou apenas um suporte para realizá-los?

4.Como você se enxerga daqui há 5 anos?

5.Como você enxerga sua empresa daqui há 5 anos?


6.Como você percebe o gerente do seu negócio (ou quem o administra, caso não seja você) nesse processo? Você confia neste profissional? Você se permite confiar?

7.Você se considera apta para realizar mudanças organizacionais e culturais durante o processo de mudança entre o hoje e sua expectativa para os próximos 5 anos?

8.Quais mudanças pessoais (na sua cultura, no seu modo de vida) você considera importantes para que a reformulação do seu negócio ou da sua carreira seja facilitada?

9.Como você percebe e realiza a captação de conhecimento? Você tem o hábito de estudar sobre o seu negócio ou sobre sua carreira?

10.Quais suas expectativas para a reformulação de si, do seu estado pessoal e profissional?


11. Quais os indicadores (como mensurar) para legitimar se as expectativas para a reformulação foram ou não atendidas?

12.Qual é o seu sonho para sua empresa? Tornar-se uma multinacional? Uma rede de franquias? 13.No futuro, você ou gostaria que seu negócio prosperasse sem você (sob controle acionário ou com a direção de outras pessoas)? 14.Se você não fosse o profissional encarregado de administrar o seu negócio, qual posição gostaria de ocupar dentro da empresa? 15.Você se vê ocupando esta posição no futuro?


16. Você se vê trabalhando ou administrando uma grande equipe de funcionários/colaboradores? (entende-se grande, aqui, por mais de 20 profissionais). 17. Se você não fosse o profissional que é hoje, o que gostaria de ser? 18.Após sua aposentadoria, como você vê seu negócio funcionando? 19.Qual o seu sonho para os colaboradores do seu negócio? Que eles se tornem profissionais autônomos e tenham suas próprias empresas? Que eles permaneçam no quadro da empresa por longo período? 20.Qual é o seu sonho para o seu setor? Possuir um sindicato consolidado? Tornar as empresas do ramo escolas de profissionalismo e liderança?


2


SEGUNDO BLOCO – Imagem profissional


1.Como você percebe que as pessoas próximas â você lhe enxergam, profissionalmente? Atencioso(a)? Competente? Rígido(a)? 2.Liste 5 características positivas suas. 3.Liste 5 características negativas suas. 4.Descreva, uma por uma das 5, como você pode melhorar suas características negativas. 5.Em que “tipo de profissional” você se inspira? Você se inspira em alguma personalidade ou celebridade?


6.Qual o “tipo de profissional” você é hoje? 7.Que “tipo de profissional” você gostaria de ser? O quanto está disposta a mudar ou melhorar características e aspectos pessoais seus para se tornar essa pessoa? 8.Liste 5 ações que você gostaria de realizar esse ano, 2014, para melhorar e crescer profissionalmente. 9.Você aceita ou aceitaria ajuda externa para que as mudanças sejam efetivadas? Um consultor de estilo, um consultor de carreira ou um consultor de negócios por exemplo? 10.Quanto tempo, esforço e dinheiro você está disposta(o) a investir nas mudanças que quer realizar profissionalmente? 11.Você considera sua aparência pessoal importante na mudança do “tipo de profissional” que você é hoje para o “tipo de profissional” que você quer ser no futuro?


Em construção.



P I Pessoal