Page 1

RELATÓRIO ETAPA II (PARTE 1) FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ESCOLA Nome do cursista:Edna Fernandes Lima Nome do formador:Israel Pereira da Silva Nome do tutor:Ângela Nunes Vieira de Menezes Nome da Escola:Centro Municipal de Educação Infantil Cidade:Wanderlandia Introdução A participação na Formação para uso das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação – Programa Um Computador por Aluno (ProUCA) na Escola está sendo.... Está sendo muito bom , pois através do prouca eu posso diversificar minhas aula deixando elas mais atraente e tendo a participação de todos os alunos. Relato de experiência No período de ..... 20 e 21 de março 2014, desenvolvi a integração das oficinas da Etapa II (Parte 1) com os alunos do .... 3 ano, do Ensino Fundamental. Nesta turma há .... 27 estudantes. O objetivo desta atividade foi ... Conscientizar

os alunos a importância da reciclagem do lixo para que

possamos viver em um ambiente melhor. A ação pedagógica foi desenvolvida da seguinte forma; 1a etapa= A professora da turma explicou sobre o assunto; 2a etapa= Mostrou vários exemplos sobre reciclagem ; 3a etapa= Os alunos em dupla começaram a produzir os trabalhos;


4a etapa= Montagem , finalização e apresentação da HQ; (...) Resultados e Evidências Registrar, no formato de texto/dissertação, as respostas para as seguintes questões: •

De que forma foi abordada a proposta de criação da HQ em sala? Qual foi a receptividade dos alunos?

Através de revista em quadrinho ,tentar fazer

uma historia bem

interessante sobre a lixo. •

Quais materiais complementares foram utilizados? Foi utilizado algum site que permite a produção de HQ? (colocar link e/ou citar a origem)

Não foi usado site só revista em quadrinho.

Quais as potencialidades (pontos positivos) e desafios que o professor encontrou ao desenvolver a atividade com os estudantes.

Teve um pouco de dificuldades, pois os alunos nunca tinham feito um HQ,mas ficou muito interessante tendo a participação e o interesse de todos os alunos voltado para o trabalho.

Houve discussão com a turma sobre o tema? Que questões surgiram e como organizaram os trabalhos?

Teve bastante ,pois eles não sabiam como reciclar o lixo ,mas foram trocando ideias com os colegas e conseguiram fazer os trabalhos em duplas.

As produções foram publicadas no Issuu? Como ocorreu? (colocar os links das histórias publicadas)

A professora da sala é quem vai publicar, pois só ajudei por motivo de não ter a minha sala, atualmente estou na coordenação pedagógica.

Aconteceu a socialização dos trabalhos realizados com as turmas de outras salas? Relate o processo. (evidencie com fotos)

Não , só na própria sala e as alunos gostaram bastante , mas com certeza iremos socializar esse trabalho com toda a escola.


Inserir 2 a 3 fotos (com legenda, ou seja, descrição da ação que estava acontecendo no momento do desenvolvimento da atividade).

Registrar a visão de 2 a 3 estudantes sobre a atividade, identificando-os com as iniciais do nome e a idade. Por exemplo: “É a primeira vez que faço uma história em quadrinhos! Eu gostei e quero fazer uma da Turma da Mônica” (L. M, 9 anos). O professor poderá fazer, por exemplo, as seguintes questões para os estudantes: “O que você aprendeu com esta atividade?” ”Você gostaria de fazer outras histórias em quadrinhos? Por quê?” “Você gostou de fazer histórias em quadrinhos? Por quê?”

Relatório cursistas etapa ii parte 1 prouca