Issuu on Google+

A Junior Achievement Portugal I Aprender a Empreender, está novamente em força a desafiar cada vez mais alunos, professores, escolas e voluntários a adoptarem uma postura de vida Empreendedora. Através desta Newsletter poderá estar a par dos acontecimentos que vão marcando o ano lectivo 2010/2011 e para isso contamos também com as suas notícias, opiniões e ideias ou sugestões. Nesta segunda edição iremos dar conta: das Feiras Ilimitadas do Porto e Lisboa, do impacto da Trade Fair na equipa que representou Portugal, dos preparativos para a Competição Nacional e das iniciativas levadas a cabo, de Norte a Sul do país, pelas várias equipas.

Torne-se fã da JAP no Facebook e informe-se de tudo o que está a acontecer dentro e fora das escolas!

JAP RECEBE MAIS DE 80 CANDIDATURAS PARA FEIRA ILIMITADA DE LISBOA. No início de Março foram enviadas para a JAP mais de 80 candidaturas para a Feira Ilimitada de Lisboa! No final 15 mini-empresas, de 9 escolas diferentes, foram seleccionadas para estarem presentes no dia 11 de Março no Centro Comercial Vasco da Gama. Sixcup e Cozipratica (INETE), Easycut (ES Baixa da Banheira), Creative Design, Life Sensations, Eggbox e Goldwater (EP Magestil), Aquaridius e Off Limits (ES Amadora), Finisoft (ES João de Barros), Aprotec (ES Damião de Goes), SCOB e EBON (EPAD), Speakers’ Corner At School (ES Miraflores) e Inovacrit (ES Miguel Torga) foram os nomes que se destacaram nos corredores da exposição.

Fig. 1: Dr. Vítor Figueiredo

Fig. 2: Dra. Paula Cunha

Fig. 3: Dra. Marta Magalhães

Durante o dia, cerca de 90 alunos, tiveram oportunidade de apresentar as suas ideias e contactar com o público. O Júri foi composto pelo Dr. Vítor Figueiredo, da Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (fig.1), a Dra. Paula Cunha, da Sonae Sierra (fig.2) e a Dra. Marta Magalhães Cardoso, da Vieira de Almeida & Associados (fig.3). Além de mostrarem e venderem os seus produtos/serviços ao público, às mini-empresas foram ainda atribuídos os seguintes prémios: Melhor Produto/Serviço (Finisoft - ES João de Barros), Melhor Stand (Goldwater - EP Magestil) e Melhor Técnica de Vendas (Speakers’ Corner at School - ES Miraflores). Abril I 2011


Pusemos em prática todos os conhecimentos adquiridos na escola e foi uma oportunidade única de lançar o nosso produto. A adesão foi enorme e foi motivo de orgulho ver a reacção de todos os que passaram pelo nosso stand. Ver a Tap nas mãos de desconhecidos e ver o impacto que ela causou deunos a energia com que continuamos a trabalhar para o sucesso deste projecto. Foi uma honra receber o Prémio de Melhor Stand. GOLDWATER

Quando anunciaram os prémios nem acreditamos que estávamos entre os vendedores! Sentimos todos um sentimento único de satisfação pelo reconhecimento do nosso trabalho...foi inevitável as emoções não trazerem algumas lágrimas de felicidade. Foi uma experiência única participar na feira e ainda de bónus ganhar o prémio de melhor produto/serviço! Temos de agradecer muito aos voluntários, aos nossos profs. Manuel Jorge e Carlos Santos e ao Director da nossa escola por ter acreditado em nós desde o início e pela ajuda dada desde o inicio do projecto... Esse prémio não é só nosso, Também é vosso! FINISOFT

FEIRA ILIMITADA DO PORTO FOI UM SUCESSO! No passado dia 18 de Março, 17 equipas do Norte tiveram a possibilidade de mostrar o seu potencial a um grande número de pessoas no Centro Comercial Norteshopping. Cerca de uma centena de alunos foram desafiados a decorar um stand, expor o seu produto/serviço e vender a sua ideia de negócio aos vários visitantes ao longo do dia. No início da tarde, foram ainda colocados à prova por um júri, constituído pela Dra. Guilhermina Rego - Vereadora Pelouro do Conhecimento e Coesão Social da C.M. do Porto, pelo Dr. João Fonseca - Director do Norteshopping, e ainda pela Dra. Sónia Melo - Técnica de Direcção de Serviços de Apoio Pedagógico e Organização Escolar da DREN, que seleccionou as 3 equipas vencedoras. A Mini-Empresa MORPHEUS levou para Lousada o prémio de Melhor Produto patrocinado pela MegaPaintman, a INBOX GLASSES presenteou o Castêlo da Maia com a Melhor Técnica de Vendas apoiada pela Caetano Formula, e a AID de Esposende, arrecadou o prémio de Melhor Stand.

Inbox

AID

H-rra

Abril I 2011

Mini-Empresa MORPHEUS

BSB


Apesar da hora tardia e do cansaço se fazer sentir no rosto destes empreendedores, todos mostraram energia suficiente para esboçar um sorriso para a fotografia de grupo. Fotografia esta que ficará na memória de todos os professores, alunos, familiares, voluntários, júris e visitantes que contribuíram para o sucesso deste evento. A todos eles um muito obrigado, em especial à Dra. Catarina Oliveira, Directora de Recursos Humanos, da Sonae Sierra. A Feira foi uma experiência muito gratificante para nós, dando-nos a oportunidade de divulgarmos o nosso trabalho e nomeadamente o nosso produto. Sendo que chegamos ao fim do dia, mesmo sem termos ganho nenhum prémio, com o sentimento de realização, por termos feito um bom trabalho.

A Feira Ilimitada foi a nossa maior oportunidade de negócio até ao momento, e acima de tudo um teste à nossa capacidade de organização como equipa. Neste evento experienciamos o contacto com novos públicos, com a comunicação social e com empresários de renome. Foi algo que nos deu certamente uma reforçada motivação para continuarmos esta nossa aventura no mundo dos negócios.

Pessoalmente, a Feira Ilimitada foi um dos principais momentos ao longo do meu percurso escolar. Este evento permitiu que ganhássemos muita experiência no que diz respeito ao contacto com o consumidor final. Infelizmente não ganhámos nenhum prémio, mas ganhamos uma coisa muito importante que é a experiência que poderá ser necessário para futuros eventos ou até no trabalho.

SPEAKERS’ CORNER AT SCHOOL REPRESENTA PORTUGAL NA JA-YE EUROPE TRADE FAIR. A representar Portugal na JA-YE Europe Trade Fair em Bratislava, Eslováquia, esteve a Speakers’ Corner at School da ES Miraflores. Nesta competição estiveram 51 mini-empresas de 23 países diferentes. Conversamos com a professora Isabel Fraga, responsável pela SCS, que nos revelou que o programa A Empresa é ”muito interessante, pois permite que os alunos através de uma actividade extra curricular abram os seus horizontes para a possibilidade e importância do empreendedorismo”. Relativamente à Trade Fair, que se tornou numa oportunidade destes alunos trocarem experiências, ideias e contactos com alunos de diferentes países, a professora confessa que foi igualmente “muito competitivo” e exigiu “uma preparação mais intensa, pois tínhamos a responsabilidade de representar Portugal”. No final desta experiência internacional, a equipa afirma que “foi uma Mini-Empresa Speakers' Corner at School experiência fantástica a todos os níveis e tornamos cada momento único”, e a professora agradece à direcção da escola que “também teve um papel preponderante, pois sempre apoiou todas as iniciativas desde o seu início”.

Abril I 2011


PRÓXIMOS EVENTOS... Maio será o mês das Feiras Ilimitadas de Trás-os-Montes e Alto Douro (dia 6) e Algarve (dia 13). Apoiadas pela Fundação EDP as equipas transmontanas, irão apresentar os seus projectos no Dolce Vita Douro em Vila Real. Por sua vez, as equipas algarvias, com a colaboração da Fundação Jack Petchey, terão a oportunidade de convencer o júri no Centro Comercial Algarve Shopping em Albufeira. Visite-nos e confirme os melhores projectos de Empreendedorismo e Inovação destas regiões!

FEIRAS LOCAIS ULTRAPASSAM TODAS AS EXPECTATIVAS! A JAP felicita os esforços que foram feitos pelas várias escolas, para dinamizarem e mostrarem à comunidade local o resultado do trabalho que têm vindo a desenvolver no âmbito do programa A Empresa. Parabéns: Esc. Sec. Maia, Esmoriz, Boa Nova, Lousada, Francisco de Holanda, Damião de Goes, Aurélia de Sousa, Carrazeda de Ansiães, D.Afonso III, Alte, Albufeira, Miraflores e Fernando Namora!

MAIS DE 300 EQUIPAS PREPARAM-SE PARA A COMPETIÇÃO NACIONAL. Aproxima-se a recta final do programa A Empresa e com isto todos os preparativos inerentes a esta fase, entre eles a liquidação da empresa e a preparação do relatório final. No dia 3 de Junho, na Fundação EDP em Lisboa, as melhores mini-empresas enfrentarão um painel de juris para representarem Portugal na Competição Europeia (de 4 a 7 de Agosto em Olso, Noruega). A data limite para o envio das candidaturas é dia 13 de Maio. Boa sorte a todos!

Abril I 2011


Associados SĂŠnior

Associados JĂşnior

Associados Colaborador

Parceiros

Abril I 2011


Newsletter A Empresa Abril 2011