Page 1

HotelApp — Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Esta mini-empresa pretende comercializar uma aplicação para dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Através deste software o utilizador/ hóspede pode fazer pedidos de qualquer serviço do hotel, tais como restaurante, bar, spa, entre outros a partir do seu quarto ou qualquer área pública do hotel. ICTUS - ATEC, Matosinhos. Através de uma vasta gama de torneiras totalmente automáticas e inovadoras, aliadas a um design e estética únicos, esta mini-empresa existe para combater o desperdício quer dos componentes utilizados (água, sabonete líquido, desinfetante) quer da energia (como a eletricidade). Com a Aqua Vere, a torneira inteligente que funciona por ciclos, é possível melhorar a eficiência e INPACK - Escola Profitecla de Barcelos. Descrição: A missão desta mini- empresa é contribuir para a durabilidade dos computadores portáteis. Como tal foi desenvolvida a kapa, uma proteção que cumpre dois objetivos em simultâneo: a proteção durante o transporte e a máxima proteção quando o portátil está a ser utilizado, uma vez que não necessita de ser retirado do seu interior contribuindo, deste modo, para a sua durabilidade em condições mais exigentes e OLDCARE - Escola Profissional NERVIR, Vila Real. Servir quem já serviu é o lema desta mini-empresa que presta serviços e/ou atividades de combate à solidão dos idosos, através de 2 kit’s: +Cuidado e +Solidariedade, que tanto podem ser aplicados no contexto das instituições que os acolhem ou na própria habitação. Preocupada com o bem-estar físico e psicológico dos idosos, a OldCare pretende proporcionar-lhes um envelhecimento com qualidade, carinho e muita competência. SPECIAL BRINDE - Escola Profissional de Felgueiras. Tem como missão a reutilização de resíduos empresariais, tornando-os em brindes alusivos à empresa que fornece os resíduos, com objetivo de reduzir as lixeiras e a poluição ambiental. Oferecendo aos seus clientes um custo de produção muito reduzido, será ainda possível criar algo personalizado e amigo do ambiente.

Anualmente a Junior Achievement Portugal organiza a Competição Nacional, um evento que este ano reúne 130 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 21 anos, de diferentes escolas de Portugal, que apresentam as suas miniempresas, demonstrando novos produtos e serviços. Uma iniciativa desenvolvida no âmbito do programa A Empresa da Junior Achievement Portugal, em que, com o apoio de voluntários e dos professores, os alunos reúnem capital através da venda de títulos de participação, criam um produto ou um serviço, colocam-no no mercado e por último liquidam a operação e pagam os dividendos aos titulares. O objetivo deste projeto é estimular as competências dos alunos, pelo que os mesmos devem seguir todos os aspetos relacionados com uma empresa real, tal como contabilidade, reuniões de gestão, vendas, etc. Ao longo de um ano lectivo as equipas trabalharam por um objetivo comum: ganhar o 1º lugar na Competição Nacional do programa A Empresa que levará o vencedor a Bucareste, de 19 a 22 Julho em representação de Portugal na Competição da JA-YE Europe. A JAP é uma organização, sem fins lucrativos, que desde 2005 promove o empreendedorismo, gosto pelo risco, criatividade e inovação entre os mais jovens. Para mais informações consulte o nosso website: http:// www.japortugal.org .

Lisboa, 28 Maio 2012


Soul d`Aire - Escola Profissional de Rio Maior . Aliando o sal das únicas salinas de sal-gema na Península Ibérica que, segundo estudiosos, é sete vezes mais mineralizado que o do mar, com as ervas aromáticas da serra de Aire e Candeeiros a Soul Daire propõe criar várias soluções de produtos dependendo do objetivo gastronómico. A embalagem, desenhada para o efeito, terá um moinho para facilitar a sua utilização e para tirar partido de todas as características aromáticas e olfativas das várias plantas utilizadas. One Way - Escola Secundária José Cardoso Pires, Loures . Esta mini-empresa visa proporcionar a todos utilizadores, a possibilidade de usufruir de material reutilizado, contribuindo para uma melhoria da qualidade do ambiente através do uso sustentável. One Way, a tua nova empresa que reutiliza fatos de NeGreen Teens Alive — Escola Profissional Profitecla, Lisboa. A Green Teens dedica-se à produção de publicidade ao vivo com base em conceitos ecológicos e à divulgação dos objetivos empresariais ligados à sustentabilidade. As suas principais atividades passam por apresentações em vídeo e ao vivo com base nas “KEYWORDS” escolhidas por empresas profissionais a publicitar sempre com base em conceitos GREEN

Music for All — Escola Profissional Magestil, Lisboa. Esta mini-empresa quer fornecer aos músicos um modo de se relacionar com a comunidade surda, oferecendo um serviço de audiovisuais que tem em vista a tradução e interpretação para língua gestual portuguesa. Trata-se de uma agência de tradutores e intérpretes de música. Desta forma, é possível levar a música a todas as pessoas, através do espetáculo inclusivo. Another View—Instituto de Educação Técnica – INETE. O principal objetivo da Another View é vender coletores solares térmicos dirigido a pessoas com habitação própria. Este produto tem como características o baixo custo, assim como a inovação, já que o coletor pode ser personalizado e ter várias formas e cores, conforme o gosto dos clientes. Bio-Donkey- Escola Profissional Agrícola D.Dinis. A Bio-Donkey tem por missão ajudar a desenvolver as capacidades psíquicas e motoras de pessoas portadoras de deficiências. Por meio da asinoterapia (terapia de burros) e da agricultura biológica, esta miniempresa pretende criar um bem-estar através do contacto da natureza e com os animais. Além de ajudar pessoas com deficiências, vão ainda colaborar na preservação de um animal em vias de extinção – o burro mirandês.

Dentinho - Escola de Comércio de Lisboa. A Dentinho pretende transformar a introdução da disciplina necessária a uma boa higiene oral numa atividade divertida para toda a família. A escova de dentes tem incorporado um chip no qual está gravada uma história com a duração de 3 minutos, que corresponde ao tempo recomendado para uma boa lavagem dos dentes.

Dogs n`Roll - Escola Profissional Magestil. Uma miniempresa focada em harmonizar a relação entre o mundo canino e o nosso mundo. Procuram soluções ecológicas e simplificadoras do dia-a-dia dos cães e dos donos, não esquecendo a necessidade de consciencializar a população para os compromissos que se assumem quando se adota um animal.

All Pin Hole-Escola Profissional Digital, Lisboa. Recriar a antiga pinhole através de um design criativo, inovador e com matériais amigos do ambiente, tornando-a num objeto simples, prático e económico.

Fire Block - Escola Secundária D. Filipa de Lencastre. Tem como objetivo utilizar as propriedades únicas do aerogel e da fibra de vidro para construir equipamento que forneça um elevado grau de proteção térmica, destinado a pessoas cujo trabalho envolve manipulação de materiais a alta temperatura, ou mesmo a exposição ao fogo como, por exemplo, os bombeiros.

Work it Out - Escola Secundária Rainha D. Leonor. A missão desta mini-empresa é ajudar os jovens, na altura em que têm de tomar decisões críticas em relação ao seu futuro. O serviço consiste na experimentação de profissões por jovens indecisos ou com interesse numa vivência enriquecedora com as empresas parceiras. São estabelecidos contratos com empresas que se disponibilizam para receber o jovem e acompanha-lo durante um dia de trabalho. 5 for 1 reason - Escola Profissional Nervir, Vila Real. com o intuito de diminuir a taxa de mortalidade provocada por doenças transmissíveis como HIV, Hepatite B ou C, esta mini-empresa teve a ideia de criar uma “Seringa não Reutilizável”, composta por um mecanismo, que não permite o seu funcionamento após a primeira utilização. Electric Flash - Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena. Através de candeeiros solares construídos por materiais reutilizados e reciclados onde se aplicam painéis solares, esta mini-empresa pretende mostrar que as novas energias são úteis não apenas para uma grande produção de energia mas também para pequenas produções no dia-a-dia. A inovação do produto está relacionada com o facto dos painéis solares serem acoplados ao candeeiro por forma a que seja aproveitada não só a luminosidade habitual proveniente da luz solar mas também a energia emitida pela lâmpada quando acesa. Box to Collect - Escola Profissional de Felgueiras. Principal missão: ajudar o meio ambiente, diminuindo o número de chicletes no chão, preservando a qualidade das paisagens e trabalhando para a construção de uma mentalidade de desenvolvimento sustentável. Para isso lançaram a Box, um produto único que consiste numa caixa pequena, de fácil transporte, flexível, de agradável estética e que serve para depositar pastilhas elásticas, quando não há lixo por perto. Amêndoa D’ouro - Escola Básica 2,3/S D. Sancho II – Alijó. o objetivo deste negócio é transformar algo que neste momento se encontra subaproveitado, a amêndoa, num produto sustentável que reavive o comércio da região. Estão a ser manufacturados: licor de mel, amêndoa e canela e pacotes de amêndoa doce.

Brochura da Competição Naciona A Empresa 2012  

Brochura da Competição Naciona A Empresa 2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you