Page 1

SEDE COOTRAPS: CONQUISTA DE TODOS

Manual de conduta para colaboradores e cooperados


SEDE COOTRAPS: CONQUISTA DE TODOS Manual de conduta para colaboradores e cooperados

COOTRAPS: uma história de lutas, uma coleção de conquistas

03

O transporte complementar que construímos

03, 04

Transporte cooperativo: renda, inclusão social e benefícios para a população

04

Nossa nova sede: um marco de profissionalismo

04, 05

O novo espaço em detalhes

05, 06

Praticando nossos valores

06

O que esperamos de nossos colaboradores?

06

Como cuidar de seu novo ambiente de trabalho

07

Aprimorando a comunicação

07


03

COOTRAPS: uma história de lutas, uma coleção de conquistas

A história da Cootraps, desde a sua fundação, em 1997, tem sido marcada pela busca por excelência na prestação de serviços. Em sua missão de melhor assistir seus associados e servir à sociedade, com soluções rápidas e inovadoras, a Cootraps comprometese permanentemente a trabalhar de forma séria e dedicada. Em nosso dia a dia, procuramos exaltar nossos valores, que permeiam todas as atividades que executamos: dedicação, respeito, coragem, determinação, perseverança, agilidade, responsabilidade, desenvolvimento de pessoas, atendimento diferenciado, excelência operacional, sustentabilidade. Todos esses valores foram decisivos para que pudéssemos chegar até esse momento: a implantação definitiva da nossa nova sede, um espaço planejado especialmente para que nossos colaboradores possam desempenhar seu trabalho com conforto e profissionalismo, em prol do avanço do transporte complementar. Neste manual, você encontra um pouco mais sobre a nossa história, sobre nossa nova sede e confere também um manual de conduta que tem como objetivo fazer da COOTRAPS uma instituição ainda mais organizada, séria e comprometida. Seja bem-vindo.

O transporte complementar que construímos A luta do transporte complementar para conquistar um espaço definitivo e legalizado na prestação de serviços no Brasil é um embate de décadas. Em algumas localidades, o transporte complementar já é realidade; em outras, a batalha está apenas no início. No Ceará, a situação é das mais inspiradoras. O transporte complementar há alguns anos deixou de ser marginalizado e é hoje uma realidade no dia a dia, especialmente nas grandes cidades do estado. Cooperativas, sindicato e empresas de ônibus convivem de forma harmoniosa e conseguem discutir, em conjunto, soluções para aprimorar o transporte oferecido à população. Expedito Bandeira, presidente da Fenatral


04 (Federação Nacional dos Permissionários, Concessionários, Autorizatários e Trabalhadores Autônomos do Transporte Público Alternativo Opcional, Complementar, Suplementar), afirmou em entrevista recente que aqui no Ceará damos bons exemplos para o restante do país. Falando especificamente sobre o trabalho da Cootraps, complementou: “é administrada de forma honesta e transparente, posso afirmar que a Cootraps é exemplo nacional”. Esse reconhecimento é um sinal de que estamos caminhando na trilha certa. Empreender, unir o grupo em torno de objetivos comuns, usar a criatividade, a ousadia, trabalhar organizadamente e aprimorar-se por meio do conhecimento têm sido constantes preocupações.

Transporte cooperativo: renda, inclusão social e benefícios para a população Cooperativismo é um movimento, filosofia de vida e modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. As sociedades cooperativas estão reguladas pela lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971, que definiu a política nacional de cooperativismo e instituiu o regime jurídico das cooperativas.

O cooperativismo segue sete princípios básicos:

1º - adesão voluntária e livre 2º - gestão democrática 3º - participação econômica dos membros 4º - autonomia e independência 5º - educação, formação e informação 6º - intercooperação 7º - interesse pela comunidade A participação é livre e regulada por estatutos que definem direitos e deveres dos cooperados. O órgão máximo do cooperativismo é o sistema OCB/Sescoop, responsável pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista, em todas as instâncias políticas e institucionais. Mais de 67 mil trabalhadores estão ligados a uma das 154 cooperativas (registradas regularmente na OCB Estadual). São 5.582 empregos diretos gerados em nove diferentes ramos: Agropecuário, Consumo, Crédito, Educacional, Infraestrutura, Produção, Saúde, Trabalho e Transporte.

Nossa nova sede: um marco de profissionalismo A inauguração de nossa nova sede e garagem vem coroar uma história de muitas lutas e sucesso. Ao longo dos últimos anos, nos dedicamos com


05 seriedade e empenho para que o transporte complementar de Fortaleza pudesse ser visto como é hoje: essencial à sociedade e uma referência nacional. Esse grande passo, a aquisição de um terreno para abrigar uma garagem e nossa nova sede, foi necessário para que a cooperativa pudesse continuar prestando um bom serviço à população, já que a garagem G2, localizada no Quintino Cunha, ficou saturada. A negociação, concluída em 04 de maio de 2011, garantiu a posse do terreno de 10.673,31m2, localizado na Avenida da Liberdade, Parque Genibaú. O processo de aquisição foi totalmente executado dentro das normas previstas para cooperativas, com aprovação em Assembleia e grande receptividade dos cooperados. Para o intento, a COOTRAPS utilizou recursos próprios e firmou uma parceria com um banco privado e com a Unicred, em projeto de intercooperação que proporcionou grande parte dos recursos necessários para essa conquista. A mudança traz muitos benefícios: mais comodidade e facilidade para os cooperados, com uma sede mais ampla e garagem de fácil acesso, e redução de custos para a empresa; a sede própria eliminará os custos com aluguel da sede antiga e da G2. Certamente quem mais ganhará com a mudança é a população de Fortaleza, que poderá desfrutar de um serviço com qualidade crescente, realizado por uma cooperativa cada vez mais organizada e profissional.

O novo espaço em detalhes A nova sede administrativa da COOTRAPS conta com dois pavimentos, cada um com 335m2, além de estacionamento e jardim. O espaço foi assim distribuído: Piso superior: Três salas para TI; Sala do Conselho Fiscal; Sala do Departamento Pessoal; Sala da Contabilidade; Sala do Financeiro; Sala de Compras; Sala da Diretoria; Sala dos Conselheiros Vogais; Sala de reuniões da diretoria; Copa e banheiros.


06 Piso inferior: Auditório com capacidade para 200 cadeiras; Sala de reuniões com capacidade para 40 cadeiras; Banheiros; Refeitório; Recepção.

Praticando nossos valores Os colaboradores que integram a equipe da Cootraps têm clara consciência de sua responsabilidade como prestadores de um serviço tão essencial à população da cidade de Fortaleza. Essa responsabilidade se reflete na prática diária de nossos valores, durante o exercício de nossas atividades. Para que possamos evoluir cada dia mais nesse aspecto, preparamos esse pequeno guia de conduta para esse novo momento. Lembre-se que o bom trabalho pode sempre ser melhorado quando nele empregamos organização, disciplina e dedicação.

O que esperamos de nossos colaboradores? Algumas características são decisivas para a realização de um trabalho de excelência. É importante manter o foco e perseguir, continuamente, os seguintes objetivos: Conhecimento técnico: buscar aperfeiçoamento constante em cada oportunidade de trabalho e manter-se atualizado em relação às técnicas da área. Responsabilidade: cumprir fielmente todas as etapas de seu trabalho, zelando pela qualidade final e satisfação do usuário, atendendo aos critérios de pontualidade e eficiência. Profissionalismo: ter postura proativa, colaborativa e seguir as normas da empresa. Companheirismo: cultivar o trabalho em equipe, auxiliar os colegas em dificuldade, esclarecer dúvidas de colegas menos experientes, zelar pelo bom relacionamento entre todos.


07

Como cuidar de seu novo ambiente de trabalho A nova sede da Cootraps foi especialmente planejada para abrigar nossas atividades. Para manter o seu funcionamento ideal, é necessário manter o ambiente de trabalho limpo e organizado. Guarde ferramentas e instrumentos nos locais apropriados após o uso; Mantenha gavetas e armários do setor organizados; Descarte periodicamente materiais que não tenham mais utilidade (com aprovação da supervisã0); Não consuma alimentos ou líquidos perto de máquinas, computadores e outros equipamentos; Avise seu supervisor sempre que um equipamento não estiver em boas condições de uso ou apresentar defeito.

Aprimorando a comunicação Evite utilizar equipamentos de comunicação que não sejam essenciais ao seu trabalho. Mantenha seu celular desligado ou no modo silencioso durante seu horário de trabalho. Não acesse computadores sem a prévia autorização de seu supervisor. Ao falar no celular ou rádio comunicador, procure ser breve e use vocabulário adequado, lembre-se: você representa a COOTRAPS.

É expressamente proibido fumar nas dependências da empresa. A não observância da regra acarretará advertência; Evite poluir o ambiente com músicas que possam incomodar seu colega; Evite se isolar usando fone de ouvido ao ponto de que seu colega tenha que se levantar para entrar em contato com você estando no mesmo ambiente; Em nenhuma hipótese apareça em seu ambiente de trabalho, alcoolizado ou sob efeito de substâncias tóxicas ou alucinógenas; Mantenha o celular no modo silencioso e só o atenda em casos de extrema importância; Evite a ingestão de alimentos em sua mesa de trabalho.


www.cootraps.com.br Avenida da Liberdade, 361 - Parque GenibaĂş

www.facebook.com/cootrapsfortaleza

Confira os novos nĂşmeros da nossa cooperativa:

(85) 3032.2222 (85) 3253.1384

Manual - nova sede COOTRAPS  

Nesse manual, destinado a cooperados e colaboradores, você vai encontrar as principais informações sobre a nova sede da sua COOPERATIVA. Lei...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you