Page 1

PINDORAMA: As viagens de Carcarito


PINDORAMA: As viagens de Carcarito Escola Superior de Propaganda e Marketing

Curso de Graduação em Design com Habilitação em Comunicação Visual e Ênfase em Marketing

Projeto integrado do 4 semestre Projeto IV - Mundo virtual

Profª. Flávia Renata Stawski e Prof. Wilson Roberto Bekesas

Web design

Prof. Alexandre Coronato Rodrigues

Projeto gráfico e virtual Ana Flávia Oliveira Julia Luisi Ligia Camolesi Samuel Rossetti Rodrigo Nunes

2

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

3


Sumário 8 10 12 16 19 20 21 21 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40 40 42 44 46 4

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Apresentação

Capítulo I: Tema

Capítulo II: Influências

Capítulo III: Público-alvo

Capítulo IV: Conceituação

Capítulo V: Universo gráfico Logo

Paleta de cores

Elementos de apoio

Paleta tipográfica

Ícones

Capítulo VI: Arquitetura de informação Home

Explorar Regiões Usuário Blog

Capítulo VII: Layout e wireframe do site Homepage Pesquisas

Perfil

Criar Publicações

Inventário

5


Sumário 48 50 52 54 56 58 60 62 64 68 70 74 76 78 78 80 82 84 86 90 92 6

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Pastas

Perfil de outro habitante

Configurações

Mensagens Blog

Capítulo VIII: Arquitetura de informação do app Capítulo IX: Layout e wireframe do app Homepage Regiões

Criar publicação

Perfil de outros usuários

Perfil

Criar perfil

Capítulo X: Layout e wireframe do IOT (Internet of Things) Conceito

Telas de navegação

Avisos

Localização

Sincronização com o app

Capítulo XI: Resultado final Capítulo XII: O fim

Inventário

7


Apresentação Este Inventário irá contar a história de Carcarito, um carcará do cerrado brasileiro que fará uma viagem pelo Pindorama: um site sobre diversidade cultural brasileira. Ele conhecerá todas as suas características, como o conceito, universo gráfico, layout etc. Os sites aqui ditos serão os lugares e os usuários deles serão os seus habitantes.

8

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

9


Capítulo I: Tema Carcarito chegou ao Pindorama e percebeu que o aspecto principal era a diversidade que havia ali. Dentre todas elas (religiosa, social, ideológica, étnico-racial, entre outras) viu que a que mais se encaixava para descrever o lugar era a diversidade cultural. Ele pensou “O que envolve a diversidade cultural?” e, depois de refletir bem, pensou nas tribos, na localização geográfica, na culinária, nas manifestações artísticas e literárias. Observando ainda mais o Pindorama, o carcará percebeu, então, que onde estava só havia imagens de tudo isso, expressadas em:

y

Design

y

Artesanato

y

Arquitetura

y

Artes

y

Dança

y

Música

Todos esses têm origem em regiões brasileiras.

10

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

11


Capítulo II: Influências Ao se deparar com os aspectos daquele lugar novo, o nosso querido pássaro lembrou de lugares que já havia ido que se assemelhavam com o Pindorama. O principal deles era o Pinterest, onde há fotos de todos os tipos, mas que não estão necessariamente vinculadas às regiões brasileiras. Lá, os habitantes podem separar suas fotos favoritas em pastas. Outros locais parecidos são o Tumblr e o Flickr, em que os habitantes têm liberdade de postar suas fotos autorais e seguir outras pessoas. Ele já havia estado também no Artstation, onde há muitos trabalhos de design.

12

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

13


14

Artstation.com

Pinterest.com

Flickr.com

Tumblr.com

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventรกrio

15


Capítulo III: Público-alvo Carcarito refletiu que nenhum dos lugares que já esteve atendia o público profissional-criativo, aquele que precisa de inspirações para o seu trabalho, que avalia qualidade, que é detalhista, que gosta de praticidade, que olha por várias perspectivas e que se importa com o repertório, prestando atenção ao conceito. Tudo isso empolga essa pessoa, que poderia ter de 18 a 40 anos e sem gênero definido, podendo virar facilmente habitante dali. Secundariamente, outras pessoas também poderiam acabar ficando, como os entusiastas: interessados por cultura no geral, que gosta de novas descobertas e as compartilha, que se interessa pelo quantitativo e pelo visual.

16

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

17


Capítulo IV: Conceituação O carcará questionou a existência Pindorama: “mas o que será que esse lugar quer passar pras pessoas?”. Segundo o arquétipo do perfil de “explorador”, o local ajuda o habitante em sua jornada pela busca do desconhecido, a fim de encontrar e entender a si próprio. A ideia é inspirar, trazendo conhecimento sobre a diversidade brasileira e dando maior repertório para a pessoa. Percebeu também que ele é um lugar discreto: o destaque é dado ao conteúdo que está ali e não à própria aparência. Explorando mais, Carcarito descobriu que o termo Pindorama foi escolhido para nomear este lugar pois esta era a forma como os povos tupis-guaranis se referiam ao Brasil, uma terra livre de males – um local mítico - na época da descoberta. Alguns outros povos, como os peruanos e os pampas, também chamavam o país do carcará por esse mesmo termo. A brincadeira do nome está na primeira sílaba da palavra: o “Pin”, em inglês, significa alfinetar uma coisa, marcando-a. O Pindorama funcionaria então de forma que o habitante pudesse visitar qualquer lugar do Brasil apenas pesquisando por tema, região ou outra "hashtag", podendo marcar suas fotos favoritas. Assim, quando precisar revisitar algum local, este estará são e salvo em suas pastas. Essa característica de selecionar itens também se assemelha muito com os hábitos de Carcarito: sua espécie gosta de ficar em lugares altos para poder ter uma visão melhor de tudo que está embaixo. Assim, quando o carcarito escolhe uma presa, ele desce e a consome, da mesma forma que os habitantes do Pindorama fazem ao escolherem e salvarem suas fotos preferidas.

18

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

19


Capítulo V: Universo gráfico Logo

O logo daquele lugar parecia muito com duas coisas: primeiramente, com a forma do Brasil. Depois, o carcarito percebeu que o logo se parecia também com um carcará, além de, como já dito, ter certa semelhança de funcionamento com a ave.

Centro-Oeste

Sul

Sudeste

#a6801b

#a32b3a

#a44e25

Norte

Nordeste

#075159

#0e592e

#f4ecdd

Paleta de cores

Por se tratar de algo brasileiro, as cores que estavam ali eram tons terrosos de azul, verde, laranja, amarelo e vermelho e, por serem cores diferentes, representam bem esse país diversificado. Cada cor representa um estado do Brasil, porém Carcarito percebeu que estas não estavam sendo utilizadas para identificar cada região da forma que seria esperada (ex.: verde para o norte e amarelo para o nordeste). Assim, não havia uma explicação para a escolha das cores individualmente. O motivo disso era evitar a afirmação de um estereótipo para cada local. Logo, o seu uso nas regiões é justificado apenas pelo equilíbrio visual das cores no mapa do Brasil presente na home. Com o tempo, os habitantes então se acostumariam com as cores e, assim, elas virariam convenção. O "background" é da cor creme, pois um branco deixaria o Pindorama muito artificial. O creme transmite mais uma sensação de brasilidade, e menos a sensação de algo padronizado na Internet.

20

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

21


Capítulo V: Universo gráfico Xilosa

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxz Changa

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxz

Paleta tipográfica

Carcarito viu duas fontes no Pindorama: a Xilosa, que é uma fonte mais usada para display (títulos e indicações principais), por ser bem estilizada, e por ser cansativa quando utilizada em textos longos. Já a Changa, utilizada para os textos maiores, é uma tipografia mais discreta, porém também tem cantos retos e cortes, com uma intersecção mais seca. As duas combinam com as formas gráficas e conceituais do Pindorama e imitam a xilogravura (gravura em madeira, estilo popular na arte Brasileira).

Changa Bold

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxz

22

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

23


Capítulo V: Universo gráfico O retângulo vazado é usado para os textos do blog, para quando se cria uma publicação nova (no adicionar uma foto) e no chat de conversas.

Já as formas retangulares preenchidas são para botões, como os de “pesquisa” e “postar”.

24

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Elementos de apoio

As formas ali vistas no pelo pássaro eram geométricas, porém deslocadas, tais como triângulos e losangos. Retoma-se aquela ideia de que o lugar não tem destaque em si, mas sim no seu conteúdo, ou seja, que interferisse o mínimo possível, não sendo muito intrusivo. Sendo quase retas, as formas trazem o aspecto do brasileiro, remetendo novamente à xilogravura. Outra inspiração dos elementos de apoio são os trabalhos de Hélio Oiticica, um dos pioneiros na arte moderna brasileira.

Inventário

25


Capítulo V: Universo gráfico Esse retângulo guarda a foto do habitante e, quando não há uma imagem dele, se mostra apenas duas formas semelhantes à um corpo. O ícone para adição de fotos e conteúdos do site é um “mais” estilizado de acordo com a direção artística do Pindorama.

Ícones

Os ícones servem para indicar de maneira mais rápida o que tal aplicação exerce, para facilitar o uso do Pindorama para o habitante. Eles seguem o mesmo padrão de geometria imperfeita anteriormente descritas.

Já no app, para adicionar uma imagem, o ícone é de uma câmera.

Pasta do habitante.

Ícone de envio de mensagem, que remete à um avião de papel.

[Icone para a página que leva ao chat.

Conectar o app ao Iot.

26

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

27


Capítulo VI: Arquitetura de informação do site home

login

cadastro

• e-mail • senha

explorar

usuário

regiões

centrooeste

pesquisa

foto ampliada

nordeste

foto ampliada • blog • seguir • salvar

norte

sudeste

pesquisa

sul

postadas

foto ampliada

pastas

mensagens

seguidos

foto ampliada

pesquisa

postar

• título • tags

• existentes • nova > nome

fotos menu de pastas

blog

post completo

post completo

mensagem

• existentes • nova > nome

28

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

29


home

login

Capítulo VI: Arquitetura de informação do site

cadastro

Home

• e-mail • senha

explorar

usuário

regiões

centrooeste

pesquisa

foto ampliada

nordeste

foto ampliada

norte

sudeste

pesquisa

• blog • seguir • salvar

sul

postadas

foto ampliada

pastas

blog

mensagens

seguidos

• título • tags

• existentes • nova > nome foto ampliada

pesquisa

postar

post completo

mensagem

fotos menu de pastas

• existentes • nova > nome

post completo

Naquele lugar, a página “Home” é a principal, assim, quando os habitantes chegam, ela é a primeira que eles vêem, e pode ser sempre acessada ao clicar-se no logo do Pindorama. Na home há uma apresentação do que é o local, e o visitante pode optar por explorar diretamente as regiões, ou por fazer seu login. Na parte de “Login”, pode-se entrar com e-mail e senha, caso a pessoa já seja um habitante. Caso não seja, ela pode virar um, ao efetuar seu cadastro. Cadastrando-se, ela terá benefícios, como os de criar pastas, mandar mensagens, salvar conteúdos e postar fotos. Para se cadastrar, ela precisa apenas ir para a página de cadastro e inserir seu seu nome, e-mail, senha, região e foto. Chegando na “Home”, Carcarito pôde escolher entre ir para: explorar, regiões, usuário ou blog.

home

login

cadastro

• e-mail • senha

30

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

31


home

login

Capítulo VI: Arquitetura de informação do site

cadastro

Explorar

• e-mail • senha

explorar

usuário

regiões

centrooeste

pesquisa

foto ampliada

nordeste

foto ampliada

norte

sudeste

pesquisa

sul

postadas

foto ampliada

• blog • seguir • salvar

pastas

blog

mensagens

seguidos

• título • tags

• existentes • nova > nome foto ampliada

fotos menu de pastas

pesquisa

postar

mensagem

post completo

post completo

Explorar é onde o habitante pode escolher o lugar que quer ir ou o tema que quer ver. Ele pode procurar por assuntos e combinar-los, por meio de tags, por exemplo: #frevo #nordeste #pernambuco ou #design #produto #centro-oeste. Depois de escrever, ele irá para os resultados dessa pesquisa, podendo olhar a foto mais de perto, a ampliando (não mudando de página). A partir da foto ampliada, ele pode: seguir a pessoa que a postou (podendo ver os seus outros conteúdos e pastas salvas), salvá-la (encaminhando a foto para uma pasta de sua escolha, com a liberdade de até criar uma na hora) e/ou indo para o texto do blog que a foto está vinculada (caso haja o ícone do blog na foto).

• existentes • nova > nome

explorar

pesquisa

• existentes • nova > nome

32

foto ampliada

menu de pastas

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

• blog • seguir • salvar

Inventário

33


home

login

Capítulo VI: Arquitetura de informação do site

cadastro

Regiões

• e-mail • senha

explorar

usuário

regiões

centrooeste

pesquisa

foto ampliada

nordeste

foto ampliada

norte

sudeste

sul

pesquisa

postadas

foto ampliada

pastas

blog

mensagens

seguidos

pesquisa

postar

• título • tags

• existentes • nova > nome

post completo

foto ampliada

• blog • seguir • salvar

mensagem

fotos menu de pastas

• existentes • nova > nome

post completo

Nessa área, o habitante dispõe de palavras prontas, que são a base de qualquer pesquisa do Pindorama: #norte, #nordeste, #centro-oeste, #sudeste e #sul. Ele poderá ir para qualquer uma dessas tags apenas clicando no mapa que as representa. Quando ele sair da home, também poderá acessar cada uma destas regiões a partir do do botão “regiões”, que ficará no menu fixo no alto da página, junto com os botões “explorar”, “pesquisar” e “blog”. Depois de ir para uma certa região, o habitante irá para os mesmos lugares que iria no Explorar: a pesquisa ou a foto ampliada, com as mesmas opções já descritas. A partir daqui, toda vez que houver uma foto, ela poderá ser ampliada.

regiões

centrooeste

nordeste

foto ampliada

34

norte

sudeste

sul

pesquisa

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

35


home

login

Capítulo VI: Arquitetura de informação do site

cadastro

Usuário

• e-mail • senha

explorar

usuário

regiões

centrooeste

pesquisa

foto ampliada

nordeste

foto ampliada

norte

sudeste

sul

postadas

foto ampliada

pesquisa

• blog • seguir • salvar

pastas

blog

mensagens

seguidos

pesquisa

postar

• título • tags

• existentes • nova > nome

post completo

foto ampliada

mensagem

fotos menu de pastas

• existentes • nova > nome

post completo

Aqui estão todas as informações sobre aquele que habita o Pindorama: o que ele postou, suas pastas (podendo criar uma nova ou ver as já existentes), quem ele segue (podendo ver o perfil dessas pessoas, suas fotos ou mandar mensagens para eles) e suas mensagens recebidas e enviadas. Ele pode também postar, com a obrigatoriedade de ter título, "tag" de tema (design, arquitetura etc) e "tag" de região. Outras informações não obrigatórias podem ser adicionadas, como "tags" mais específicas (no máximo 3 "tags" a mais), por exemplo: #animais #sertão #noite.

usuário

postadas

foto ampliada

pastas

postar

• título • tags

• existentes • nova > nome foto ampliada

fotos

36

mensagens

seguidos

mensagem

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

37


home

login

Capítulo VI: Arquitetura de informação do site

cadastro

• e-mail • senha

explorar

usuário

regiões

centrooeste

pesquisa

foto ampliada

nordeste

foto ampliada

norte

Blog

sudeste

pesquisa

sul

postadas

foto ampliada

pastas

blog

mensagens

seguidos

• título • tags

• existentes • nova > nome foto ampliada

• blog • seguir • salvar

fotos menu de pastas

pesquisa

postar

mensagem

• existentes • nova > nome

post completo

post completo

O blog é um espaço onde os colaboradores escrevem sobre conteúdos culturais do seu próprio estado. O Pindorama tem 3 colaboradores por estado e eles são perfis que se encaixam no público alvo primário já descrito antes. Um morador pode visitar essas publicações por meio dos filtros, que são temas e regiões escolhidos por ele, pela pesquisa de hashtags ou pelos posts sugeridos que já estarão disponíveis. A partir dessas três páginas ele poderá ir para o post completo, onde há o título, texto, imagens relacionadas, tags e créditos para o colaborador.

blog

pesquisa

post completo

post completo

38

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

39


Capítulo VII: Layout e wireframe do site Homepage

A página inicial daquele lugar é composta por um texto de apresentação e um mapa do Brasil, com as regiões nas suas cores. Quando o habitante passar o mouse em cima de alguma região, ela aumentará e ele poderá clicar nela, indo para uma página em que mostra suas fotos. Para aquele que já habita, pode-se logar para acessar suas próprias informações, tendo os privilégios de salvar as fotos que gostou em pastas e seguir pessoas. Para quem é novo ali, pode-se cadastrar ou apenas acessar o conteúdo do site, sem poder salvá-lo.

40

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

41


Capítulo VII: Layout e wireframe do site Pesquisas

Quando o habitante entra em alguma página de pesquisa, seja por tag ou pela região da homepage, aparece um grid de fotos relacionadas. Para que o grid não ficasse reto como o dos outros lugares e para que também dialogasse com as formas irregulares do Pindorama, foi criada uma máscara com moldura, para que as fotos quadradas pareçam tortas. Este grid foi inspirado diretamente pelo trabalho do artista brasileiro Hélio Oiticica, o que dialoga com a proposta e os conteúdos do site. Se o habitante estiver na página de uma certa região, o nome desta fica sempre fixado em uma barra colorida - da respectiva cor da região - no alto da página, que vai descendo conforme o scrolling, para que o habitante sempre saiba onde está.

42

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

43


Capítulo VII: Layout e wireframe do site Perfil

No perfil é onde estão todas as informações aparentes do habitante. A primeira aba é a de fotos postadas por ele, dando também a opção de adicionar mais uma, indo para a página de Criar publicação. Outras abas que podem ser acessadas são a de pessoas que ele segue e as pastas que ele criou.

44

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

45


Capítulo VII: Layout e wireframe do site Criar publicação

Quando um habitante quer adicionar uma foto, ele é direcionado para a página de criar publicação, que, como já foi descrito antes, é obrigatório que coloque título, tag de região e tag de tema, podendo, se quiser, adicionar mais 3 tags livres.

46

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

47


Capítulo VII: Layout e wireframe do site Pastas

Nas pesquisas, aparecem as fotos que estão com a tag e, com isso, o habitante tem a opção de salvá-la em suas pastas ou visitar o perfil da pessoa que postou aquela foto. Quando uma pessoa quiser guardar uma foto que gostou de outro habitante, pode salvá-la em suas pastas.

48

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

49


Capítulo VII: Layout e wireframe do site Perfil de outro habitante

Visitando o perfil de outra pessoa, pode-se encontrar seu nome, seu estado e sua profissão, além das suas fotos autorais. Há também a opção de enviar uma mensagem àquela pessoa, iniciando uma conversa no chat.

50

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

51


Capítulo VII: Layout e wireframe do site Mensagens

Quando um habitante quer se comunicar com outro, ele poderá mandar uma mensagem e iniciar, assim, um chat que estará na aba de conversas do Pindorama. Assim como nos outros lugares (Facebook, Whatsapp, Tumblr e afins) o ícone da direita representa a mensagem de quem é dono da conta e o da esquerda representa a mensagem da outra pessoa. Nessa aba ele também poderá clicar nas mensagens que já teve ou está tendo com outros habitantes.

52

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

53


Capítulo VII: Layout e wireframe do site Configurações

Para alterar as informações da conta do habitante, pode-se acessar as configurações. Lá, é obrigatório preencher nome, região, cidade e estado, sendo profissão e foto opcionais.

54

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

55


Capítulo VII: Layout e wireframe do site Blog

Pode-se filtrar uma publicação do blog por região, tema ou tag. As informações que aparecerão no conteúdo será seu título, uma foto ilustrativa, o texto em si, mais imagens (se houver), as suas tags e o colaborador que o escreveu, juntamente com uma pequena biografia sobre ele: sua profissão, sua idade, o que ele gosta e ondemora.

56

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

57


Capítulo VIII: Arquitetura de informação do app XXX

XXX

48%

XXX

48%

48%

XXX

48%

pesquisar nome* região* cidade* estado* profissão criar Pindorama

explorar

XXX

XXX

48%

XXX

48%

parintins

pesquisar

regiões

48%

XXX

48%

pesquisar Mariana Reis Curitiba – PR – Sul

João Pedro Macedo

Narcissus Garden!

João Pessoa – PB – Nordeste Publicitário

seguidos

fotos

pastas

Marco Nishimura Mônica Vieira

Lucca Monte

Vinicius Bertolucci

Ana Novaes

nordeste norte

#sudeste #escultura #inhotim

sul

seguir

sudeste

salvar

Rute Mello

centro-oeste

explorar

XXX

48%

pesquisar

XXX

48%

pesquisar

explorar

regiões

XXX

48%

pesquisar

XXX

48%

pesquisar

XXX

48%

regiões

XXX

explorar

48%

XXX

48%

regiões

XXX

48%

XXX

48%

XXX

48%

pesquisar Mariana Reis

João Pedro Macedo

João Pessoa – PB – Nordeste

Curitiba – PR – Sul

seguidos

título* título

fotos

João Pessoa – PB – Nordeste

João Pessoa – PB – Nordeste

Publicitário

Fotógrafa

seguir

João Pedro Macedo

João Pedro Macedo

Publicitário

Publicitário

pastas

tags região*

seguidos

Geral

fotos

pastas

seguidos

fotos

pastas

Terrinha

tema* postar

outra Manaus

explorar

regiões

explorar

regiões

explorar

regiões

explorar

regiões

explorar

regiões

explorar

explorar

regiões

XXX

48%

Marco Nishimura Não sei não, mas imagino que seja do séc XVIII. Por que nós...

Rute Mello Mas quando vc vai pra la? Tava pensando em mês que vem

Ana Novaes Ok!!

Mariana Reis Foi um trabalho que eu fiz estudando as esculturas de...

explorar

58

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

regiões

regiões

explorar

regiões

XXX

explorar

48%

Minimundo

XXX

Chute de Letra 12/06 – 16:30 Biblioteca Villa Lobos

Show Mano Brown e Criolo 15/06 – 21:00 Espaço das Américas

Show Mano Brown e Criolo 15/06 – 21:00 Espaço das Américas

Curso de Fichas Técnicas 16/06 – 06:00 Hub Foodservice

Curso de Fichas Técnicas 16/06 – 06:00 Hub Foodservice

Show Tom Zé 25/06 – 21:30 Casa Natura

Show Tom Zé 25/06 – 21:30 Casa Natura

regiões

explorar

regiões

48%

Chute de Letra 12/06 – 16:30 Biblioteca Villa Lobos

explorar

explorar

regiões

regiões

Inventário

59


XXX

Capítulo IX: Layout e wireframe do app

48%

XXX

48%

må á Ç ç~ ê ~ ã

60

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

61


XXX

Capítulo IX: Layout e wireframe do app

48%

pesquisar

Homepage

XXX

48%

parintins

explorar

62

A página inicial do app é a de explorar, onde diversas fotos de diversas regiões aparecem para o habitante. Ela não tem um aspecto de homepage, funcionando então igual aos outros lugares que servem de inspiração para o Pindorama (Pinterest, Behance, etc).

regiões

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

63


XXX

Capítulo IX: Layout e wireframe do app

48%

pesquisar

Regiões

XXX

48%

Em qualquer lugar do app, o habitante pode escolher ir para uma das cinco regiões do Pindorama na parte inferior da tela. Cada página de região tem suas devidas cores aplicadas para diferenciação.

pesquisar

nordeste norte sul sudeste centro-oeste

explorar

regiões

explorar

64

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

regiões

Inventário

65


XXX

XXX

48%

pesquisar

48%

pesquisar

XXX

48%

XXX

pesquisar

explorar

regiões

66

pesquisar

explorar

explorar

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

regiões

48%

regiões

explorar

regiões

Inventário

67


XXX

48%

Capítulo IX: Layout e wireframe do app Criar Publicação

Diferentemente do site, no app o habitante pode criar uma publicação pressionando a opção de câmera no canto inferior direito da tela. De lá, ele é redirecionado para a câmera do celular, onde consegue ver uma máscara quadrada que já indica o formato final da foto. Dentro dessa tela de câmera o habitante também pode escolher pegar uma foto da sua galeria para publicar.

título* título

tags região* tema*

postar explorar

68

outra regiões

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

69


Capítulo IX: Layout e wireframe do app XXX

48%

João Pedro Macedo

João Pessoa – PB – Nordeste

Perfil

Dentro do perfil no app o habitante pode ver as pessoas que segue, as fotos que já tirou e suas pastas de fotos salvas (fotos de outros habitantes que gostou). Também pode alterar suas informações como nome, profissão e região, e acessar suas mensagens.

Publicitário

seguidos

fotos

Marco Nishimura Mônica Vieira

Túlio Rodrigues

explorar 70

pastas

Giovanni Almeida

Rute Mello

Ana Novaes

regiões

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

71


XXX

48%

XXX

João Pedro Macedo

João Pedro Macedo

João Pessoa – PB – Nordeste

João Pessoa – PB – Nordeste

Publicitário

seguidos

fotos

48%

Publicitário

pastas XXX

48%

João Pedro Macedo

João Pessoa – PB – Nordeste

seguidos

Geral

fotos

pastas

Terrinha

Publicitário

seguidos

fotos

pastas

regiões

48%

Marco Nishimura Não sei não, mas imagino que seja do séc XVIII. Por que nós...

Rute Mello Manaus

explorar

XXX

explorar

Minimundo

regiões

Mas quando vc vai pra la? Tava pensando em mês que vem

Ana Novaes Ok!!

Mariana Reis F estudando as esculturas de...

explorar

72

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

regiões

explorar

regiões

Inventário

73


XXX

Capítulo IX: Layout e wireframe do app

48%

Mariana Reis

Perfil de outros usuários

Curitiba – PR – Sul Fotógrafa

seguir

XXX

48%

Pressionando a foto de outro habitante em qualquer lugar do app, o habitante pode acessar seu perfil. Dentro do perfil do outro habitante existem suas fotos publicadas e um botão para acessar as mensagens com ele.

pesquisar Mariana Reis Curitiba – PR – Sul

Narcissus Garden!

explorar

regiões

#sudeste #escultura #inhotim

seguir explorar

74

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

salvar regiões

Inventário

75


Capítulo IX: Layout e wireframe do app XXX

48%

nome* região* cidade*

Criar perfil

É possível qualquer pessoa ver as publicações dentro do Pindorama. Mas para salvar as fotos, enviar mensagens, postar fotos e outros benefícios, é preciso se tornar um habitante. Quando não se tem um perfil, o canto superior direito da tela fica com um usuário padrão, como uma silhueta (semelhante ao Facebook), e pressionando esse local é possível criar um perfil. As informações são obrigatoriamente seu nome, região, estado e cidade, e opcionalmente sua profissão e foto de perfil.

estado* profissão criar

76

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

77


Capítulo X: Layout e wireframe do IOT (Internet of things) Conceito

Carcarito percebeu que o "wearable" do Pindorama é um smartwatch, cuja principal função é a de avisar os habitantes, do próprio "wearable" e da plataforma, sobre eventos ou locais com intervenções culturais, que possam ser de interesse dele e que se encontrem próximas a ele, de modo que a pessoa não passe desapercebida por esses locais. Para ser viável comercialmente, a ideia funciona em um "smartwatchapp", cujo o modelo escolhido para a parceria foi o Samsung Gear S2.

78

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

79


Capítulo X: Layout e wireframe do IOT (Internet of things) Telas de navegação

Como a maioria dos apps de "smartwatchs", o app do Pindorama é bem objetivo e simples, com poucas telas de navegação: apenas três ao todo. A primeira mostra a hora, localização e data. A segunda permite habilitar ou desabilitar os avisos que o relógio emite no visor e vibrando. A terceira mostra o próximo evento salvo pelo usuário com a sua data, local e hora.

80

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

81


Capítulo X: Layout e wireframe do IOT (Internet of things) Avisos

Os avisos aparecem para o habitante mesmo quando ele não está com o app aberto. Eles podem indicar duas coisas: uma atração que se encontra a poucos minutos de caminhada ou um evento próximo salvo que se aproxima. Ao tocar a tela, a pessoa visualiza o nome do evento, o local e a distância a pé ou de carro, tendo a opção de aceitar ou não a ida ao evento. Caso aceite, um app de GPS se abre e as direções para se chegar ao evento são dadas passo à passo.

82

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

83


Capítulo X: Layout e wireframe do IOT (Internet of things) Localização

Para viabilizar o projeto, optamos pelo app Here We Go, que tem ótimo desempenho com o smartwatch da Samsung e passa as direções passo à passo. O app do Pindorama seria sincronizado ao do Here We Go de um modo similar ao que o Uber sincroniza-se com o Waze.

84

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

85


XXX

Capítulo X: Layout e wireframe do IOT (Internet of things)

48%

Sincronização com app

Chute de Letra 12/06 – 16:30 Biblioteca Villa Lobos XXX

Show Mano Brown e Criolo 15/06 – 21:00 Espaço das Américas Curso de Fichas Técnicas 16/06 – 06:00 Hub Foodservice Show Tom Zé 25/06 – 21:30 Casa Natura

explorar

regiões

48%

Chute de Letra 12/06 – 16:30 Biblioteca Villa Lobos

É possível sincronizar os eventos do Facebook com o App, de forma que esses eventos apareçam no wearable no dia que ocorrerem, próximos do horário marcado. Essa sincronização pode ser ligada e desligada a qualquer momento, e os eventos podem ser removidos do App. Essa função existe pois todos os eventos do Facebook vão para o App, mas nem todos os eventos do Facebook são de fato relacionados a assuntos pertinentes ao Pindorama (como aniversários, por exemplo), portanto podem ser retirados do App

Show Mano Brown e Criolo 15/06 – 21:00 Espaço das Américas Curso de Fichas Técnicas 16/06 – 06:00 Hub Foodservice Show Tom Zé 25/06 – 21:30 Casa Natura

explorar

86

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

regiões

Inventário

87


Capítulo X: Layout e wireframe do IOT (Internet of things)

88

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

89


Capítulo XI: Resultado final

XXX

48%

XXX

48%

parintins

90

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

91


Capítulo XII: O fim Após descobrir tudo sobre o Pindorama, Carcarito voltou à sua terra natal. Ele aprendeu que é importante valorizar a arte do seu próprio país. Carcarito agradece a sua leitura! Você poderá viajar ao Pindorama quando quiser, é só acessar www.pindorama.com.br. Até mais!

92

PINDORAMA: As viagens de Carcarito

Inventário

93

Inventario Pindorama  
Inventario Pindorama  
Advertisement