Page 1

Dos Sons às Letras “Queres Brincar Comigo”

Segmentação Silábica

Julieta Aguiar


Título da Atividade: Segmentação Silábica Objetivos: Desenvolver a oralidade Identificar palavras iguais Segmentar Palavras com batimentos de palmas Desenvolver a capacidade de escuta

Descrição da Atividade: “Queres Brincar com as Palavras?” 

LEITURA DA HISTÓRIA

EXPLORAÇÃO DA HISTÓRIA

CRIAR MOMENTOS DE DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO

RECONTO DA HISTÓRIA

REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA (segmentar palavras e contar o nº de sílabas de cada palavra)

A partir da leitura da história “Queres brincar comigo?” desenvolveu-se na sala, um conjunto de atividades. Depois da história contada, refletimos e exploramos, criando assim momentos de desenvolvimento linguístico. Partindo do reconto o grupo desenhou os animais e colou-os pela sequência de entrada na história, numa cartolina.

Desenhar os animais


Colar o registo dos animais na cartolina

Apรณs o registo as crianรงas pediram para escrever o nome dos animais nas suas sebentas. Como jรก tinha os nomes escritos coloquei em cima da mesa e as crianรงas copiaram. Seguidamente colaram os nomes junto dos desenhos reproduzidos.

Copiar o nome dos animais para as sebentas


No dia seguinte recapitulamos o trabalho e foi proposto às crianças um jogo de memória com o nome escrito dos animais, com as seguintes regras: 1ª – Procurar a palavra igual à que está escrita 2ª – Pronunciar a palavra em voz alta 3º - Colocar a palavra no local certo

Jogo de memória com os nomes dos animais


Seguidamente segmentamos oralmente o nome dos animais com batimentos de palmas e em simultâneo a contagem silábica. Posteriormente cortamos o nome dos animais de acordo com os batimentos silábicos os quais foram colocados num material de desperdício existente na sala.

Divisão de acordo com os batimentos e colocação nas cápsulas

No final fizeram o registo coletivo no cartaz colando as palavras segmentadas e fazendo a correspondência, com as cápsulas, do número de bolinhas que tinham que assinalar de acordo com os batimentos silábicos.


Resultado final

Materiais/Recursos:

Livro da história, cartolina. Lápis de cor, cola,

cápsulas de café, sebenta, folhas de desenho e máquina fotográfica. Grupo de crianças e educadora.

Reflexão: O trabalho foi feito com o grupo de crianças finalistas (5 e 6 anos) e uma menina de 4 anos. A maior dificuldade foi reconhecer o nome escrito dos animais sem qualquer referência. Reconheceram apenas dois nomes através da 1ª letra na qual faziam a relação com os seus próprios nomes, por exemplo: - Macaco começa por M como o meu nome que é Maria – comentou a Maria - E Serpente tem o S de Sofia – disse a Bruna Não demonstraram mais nenhuma dificuldade em concretizar as atividades propostas. Através do diálogo permitiu verificar o desempenho, interesse e entusiasmo das crianças na participação do trabalho realizado.

Consciência Fonológica  

Segmentação Silábica