Issuu on Google+

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ULISSES DE GÓIS Professora: Amanda – 3º ano Data: ____/____/_____ FÍSICA ELETRICIDADE NO BRASIL E A REDE DE TRANSMISSÃO LOCAL Adaptado do Física em contextos – Maurício Pietrocola

A produção da energia elétrica em grande escala tem cerca de 100 anos e ainda hoje há muitas regiões do país que não dispõem desse serviço. O objetivo dessa atividade é investigar a universalização da energia elétrica em nosso país e sua disponibilidade no futuro. Para tanto, propomos uma pesquisa orientada para ampliarmos o conhecimento sobre geração, distribuição e utilização da energia elétrica em nosso país. PARTE I – História do uso da energia elétrica no Brasil Durante a pesquisa, tente levantar as seguintes informações: 1) Onde e quando foi instalada a primeira hidrelétrica? E a primeira termelétrica? 2) Onde e quando foi instalado o primeiro sistema de iluminação pública? 3) Quais foram as primeiras usinas geradores e distribuidoras de energia elétrica em nosso país? 4) Que tipos de usina de produção de energia elétrica têm em nosso país? Qual a mais abundante? 5) Pesquise quais são as atuais usinas geradoras e distribuidoras de energia elétrica de nosso país e faça um mapa do Brasil ou uma tabela por regiões indicando a localização de estados e municípios abastecidos por elas. 6) Como você avalia o acesso à energia elétrica no Brasil? Em grupo, analise o material obtido e com suas informações organize uma linha do tempo e tente associar fatos que permitam localizar historicamente a produção e o uso da energia elétrica no Brasil. Procure associar os hábitos e os acontecimentos de cada época com a disponibilidade da energia elétrica; por exemplo, a Independência do Brasil, a Proclamação da República, a Primeira Guerra Mundial, entre outros. PARTE II – Rede de transmissão local Nessa parte da atividade, o objetivo é descobrir como a energia elétrica gerada nas usinas chega à sua casa. 7) 8) 9) 10)

A tensão da fiação da rede elétrica da rua da sua casa; A localização da subestação elétrica da região da sua casa; A tensão elétrica que chega e sai dessa subestação; A usina elétrica que alimenta essa subestação e sua potência instalada.

Com essas informações, faça um desenho destacando o caminho que a energia elétrica percorre até chegar à sua casa. Indique nesse desenho os valores da tensão elétrica em cada trecho da fiação; por exemplo, antes da subestação, na rua e dentro da sua casa.


Atividade