Page 1

CICLO de

“Meu peito diz: ‘Coração da gente é igual pais’ Não deu certo uma mudança, você muda de esperança Porque a gente merece ser feliz”

FORMAÇÃO Política e Sindical Dias 19 e 20

Ivan Lins

Fevereiro 2011

REALIZAÇÃO

Sede do SINPROSAN GESTÃO UNIDOS PRA LUTAR

Alameda 31, nº 181, Aeroporto Velho Ao lado do Hemopa

Regional Baixo Amazonas

REAL IZAÇÃO

santarém


PLANO ESTADUAL DE FORMAÇÃO POLÍTICO E SINDICAL .

Tema do 1º Ciclo: CONCEPÇÃO SINDICAL

APRESENTAÇÃO São incontestáveis as mudanças no cenário da organização sindical brasileira, demarcada pela reestruturação produtiva, ajustes estruturais e redimensionamento das funções do Estado. Esses processos incidem diretamente no movimento sindical dos servidores públicos através da adoção por parte dos governos de programas de flexibilização da estabilidade e de desmonte dos serviços públicos pelo viés neoliberal do “Estado mínimo”. As transformações implicam em desafios, pois é no palco dos confrontos das disputas e das negociações que se constrói o novo e se afirma o futuro. Neste cenário é preciso ter ousadia e construir alternativas para ampliar a capacidade de inserção das entidades e de suas bases de representação para que juntos possamos enfrentar esses desafios. Neide Solimões e Eduardo Magno, Coordenadores de formação política e sindical do SINTSEP-Pa

PROGRAMAÇÃO: DIA 19/02/2011

DIA: 20/02/2011. Painel 2: 8:30 – “A história e concepção do sindicalismo no Brasil”

9:00h: Vídeo- debate: 11:00 Avaliação final Painel 1: 10:00 – “Origem e papel dos sindicatos”

12:00 Encerramento.

12:30 - Intervalo para o almoço 14:00 – Discussão nos grupos Grupo 1 – O início do século XX e a liberdade e autonomia sindical. Grupo 2 – Atrelamento do Estado e colaboração de classes. Grupo 3 – Resistência e nascimento do novo sindicalismo. Grupo 4 – A ofensiva neoliberal e o sindicalismo cidadão e de negócios Grupo 5 – Um novo momento – reorganização sindical- que sindicato defendemos? 16:30 – Exposição dos grupos.

Público alvo: Coordenadores e suplentes da direção do sindicato; delegados de base e delegados ao X CONCONDSEF; Convidados: sindicatos, oposições sindicais, minorias sindicais, associações de servidores.

Folder Curso de formação Santarém  

Programação do curso de Formação política do SINTSEP-PA em Santarém

Advertisement