Issuu on Google+

REVISTA DA

Publicação da trimestral Urano Balanças da Urano eBalanças Automação e Automação Comercial Comercial - Ano 2 - nº - Ano 6 2 - nº 5 - Janeiro/Fevereiro/Março 2009

A rotina da padarias e obesidade confeitarias balança infantil

semfronteiras uranoevocê Uruguai Serra Gaúcha São Paulo semfronteiras sustentabilidade entrevista O Miami vestidoBarbosa azul Christian


Especial 8/9

Venezuela

Responsabilidade Social

15

16

3 editorial 4 entrevista 6 urano e você

10 por aí 11 quem faz a urano

12 notas 14 inovação

espaçodoleitor

expediente

Este é o nosso canal de comunicação para esclarecer dúvidas e curiosidades sobre os produtos e serviços da Urano. Participe! Basta enviar um e-mail para revista@urano.com.br.

Uma publicação de Urano Balanças e Automação Comercial Rua Irmão Pedro, 709 Vila Rosa - Canoas/RS Fone: (51) 3462.8700 www.urano.com.br

Urano 2

Como faço para prolongar a vida útil da bateria da minha POP-Z de 15kg?

Qual o tipo de etiqueta recomendada para a balança TOP?

Carlos Pandolfi – São Luís (MA)

Cláudio Benitez – Dourados (MT)

As balanças da linha POP-Z e POP-S foram desenvolvidas para uso somente com bateria. Por isso, o carregador só deve ser usado para carregá-la (que nem um aparelho celular). Esse equipamento foi desenvolvido para ficar conectado à balança por um prazo máximo de 10h. Dessa forma, a sua bateria durará mais tempo.

Execução: Giornale Comunicação Empresarial - Fone: (51) 3378.7100 www.giornale.com.br

A TOP utiliza etiquetas de transferência térmica direta. Podem ser do tipo GAP (espaço entre as etiquetas) ou PINTA (leitura por sensor). Utilize suprimentos originais Urano, pois eles garantem uma melhor performance do seu equipamento e contribuem para uma vida útil maior.

Direção Geral e Jornalista Responsável: Fernanda Carvalho Garcia Reg. Prof.: 8231 Direção de Criação: Denise Polidori Direção de Redação: Roberta Muradás Coordenação da publicação: Renata Lindner Redação: Renata Lindner, Roberta Muradás Editoração: Fabíula de Azevedo, Priscila Zimmer e Taíssa Bach Fotos: Fernando Brum, Gian R. Kopczynski, Irineu Jardim, João Ricardo Luce, Luis Ventura, Taís Eustáquio e divulgação Urano


editorial

Estamos nos despedindo de 2009, ano de transformações e incertezas para o mercado internacional e também para o Brasil, mas não para a Urano. A despeito das previsões mais pessimistas, nossa empresa apresentou uma expansão ímpar e esse fato, por si só, já é motivo de muita comemoração. Mas fomos além.

Modernizamos nosso modelo de gestão, implementamos um planejamento estratégico ousado e lançamos diversos equipamentos inovadores, como os que compõem as linhas de Gastronomia, de Automação Comercial e Industrial (confira na página 14).

Zenon Leite Neto

Esses são apenas alguns dos fatores que contribuíram para os excelentes resultados conquistados pela Urano e que no último ano ganharam destaque no mercado corporativo. Responsável pela criação de soluções pioneiras na área de automação e pesagem, em 2010 a empresa continuará honrando esse reconhecimento por meio do crescimento sustentável, do aumento da produtividade, competitividade e satisfação dos clientes, colaboradores, acionistas e da sociedade em geral. Esse é o nosso objetivo. Acreditamos que a melhoria de nossos processos deve ser contínua e disciplinada e que não existe “curto prazo” para quem deseja qualidade total, pois qualidade não é o fim, e sim o meio. Essa é a nossa missão. Boas festas! Zenon Leite Neto

3 Urano


entrevista

Faça o tempo trabal Christian Barbosa é um dos maiores especialistas em gerenciamento de tempo e produtividade pessoal e empresarial do País. Sócio da Triad, empresa especializada que presta consultoria, treinamento e oferece produtos diferenciados, o consultor divide conosco um pouco sobre suas teorias e metodologia.

Na sua opinião, o que é “produtivo”? Qual o conceito de produtividade? Produtiva é aquela pessoa que consegue administrar seu tempo para executar suas prioridades, realizar seus objetivos e balancear sua vida com as coisas realmente importantes. Produtividade, ao meu ver, é a ciência que determina a capacidade de realização das pessoas, sem extrapolar seus limites de energia e estresse pessoal. Qual a relação entre tempo, produtividade e dinheiro? Gerenciando seu tempo você consegue ter maior produtividade, menos cansaço e mais energia para descobrir e estudar novas oportunidades de ganho de dinheiro. Acredito que a frase “quem trabalha demais não ganha dinheiro” é verdadeira. Mas o oposto também é: “quem não trabalha não faz dinheiro”. O segredo é trabalhar e ter tempo para aprender coisas novas, investir na sua carreira, nos seus sonhos de forma a

Christian dá cinco dicas básicas para você gerenciar o seu tempo de forma produtiva: 1 - Aprenda um método de gestão de tempo. 2 - Use uma ferramenta todos os dias.

Urano 4

sempre evoluir e, com isso, conquistar novos patamares. O que os empresários podem fazer para que os procedimentos adotados no seu negócio otimizem o tempo dos funcionários? Líderes urgentes criam equipes urgentes. Líderes irresponsáveis criam resultados apáticos. Líderes estressados criam equipes reativas. A liderança é a principal responsável por dar o ritmo de produtividade do time. Se pudesse resumir em três grandes áreas nas quais os líderes devem focar para economizar tempo e melhorar suas equipes, elas seriam: Prioridades - Definir claramente o que é prioridade e o que não é. Do diretor ao office boy, todos devem ser capazes de definir o que realmente é prioritário. Ferramentas - Forneça ferramentas de colaboração que ajudem a equipe a se organizar e se tornar produtiva.

3 - Não anote nada em papéis soltos ou cadernos, centralize na ferramenta. 4 - Defina o que é importante, urgente e circunstancial. Isso dá maior clareza sobre


har a seu favor Menos reuniões - Pare de controlar detalhes e comece a controlar resultados. Além do tempo, que outros fatores podem influenciar na produtividade? Um escritório aberto pode proporcionar uma série de interrupções que afetam a produtividade, máquinas e softwares inadequados, falta de investimento em treinamento, análise e melhoria constante dos processos, um sistema de recompensas injusto na empresa, todos esses fatores podem ser prejudiciais. Como o estabelecimento de metas está ligado ao conceito de produtividade? Se a equipe não sabe para onde vai, como pode atingir o resultado? O objetivo das metas é sair do ritmo frenético de ação e colocar a equipe no ritmo de evolução, saindo de um ponto A e chegando a um ponto B. Muitas empresas erram ao definir suas metas. O erro mais frequente é definir metas anuais, com entregas anuais. Meta anual deve ter entregas parciais, mensais, se possível.

Christian Barbosa atua como facilitador do programa de empreendedores Empretec, do Sebrae/ONU, e é autor de três livros: “A Tríade do Tempo - A Evolução da Produtividade Pessoal”, Editora Campus; “Você, Dona do Seu Tempo”, Editora Gente, e “Estou em Reunião”, Editora Ediouro. Mais informações nos sites: www.triadedotempo.com.br e www.maistempo.com.br.

DIVULGAÇÃO

como usar seu tempo e como melhorar. 5 - Planeje pelo menos três dias para a frente e priorize o dia, dando uma sequência lógica ao que irá fazer.

5 Urano


uranoevocê

Tudo acontece em São Paulo

Capital do estado homônimo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina, São Paulo é a maior cidade do Brasil, das Américas e de todo o hemisfério Sul. É também o município brasileiro mais influente no cenário internacional, sendo considerado o 14º mais globalizado do planeta. Por esta razão, foi eleita o 62º melhor lugar do mundo para se viver, segundo a revista americana Reader’s Digest. Mas a grandeza paulistana pode ser exemplificada de muitas maneiras. A cidade abriga o maior complexo hoteleiro da América Latina, o mais completo centro hospitalar do País e concentra em seu território o maior polo cultural brasileiro.

Além disso, conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico e a avenida Paulista. São Paulo também é palco para eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 e o São Paulo Fashion Week, uma das mais importantes semanas de moda do mundo. Muitas celebridades estrangeiras, quando se apresentam no Brasil, escolhem a metrópole como parada de suas turnês. A cidade ainda é sede de grandes feiras, como o Salão do Automóvel, a Couromoda e a Francal.

Rica, intelectual, esportiva, cultural, moderna, profissional. Não há nenhum adjetivo que consiga definir com exatidão o que representa uma das megacidades do mundo.

Mercado em expansão A cada ano, cerca de 10 milhões de visitantes procuram a cidade para alavancar os negócios ou estreitar contatos profissionais. Por esta razão, a Urano escolheu São Paulo para abrir sua filial. Sylvio de Freitas, gerente comercial do Walmart e revendedor dos equipamentos Urano, conta que a rede negocia praticamente toda a linha. “O Maxxi atende pequenos comerciantes e trabalha com as balanças, impressoras, fatiadores, moedores e assim por diante. São equipamentos de indiscutível qualidade, com excelente

você sabia? Décima nona cidade mais rica do mundo, São Paulo representa 12,26% de todo o PIB brasileiro e 36% da produção de bens e serviços do estado de São Paulo. A capital é sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, além de ser responsável por 28% de toda a produção científica nacional.

Urano Urano 6 6


retorno por parte dos clientes que os adquirem.” O Walmart pratica no Brasil uma atuação multiformato para atender diferentes perfis de consumidores. A rede está presente no estado com 51 unidades nos formatos Walmart (hipermercado), Maxxi (atacado), SAM’S CLUB (clube de compras) e Todo Dia (loja de vizinhança). Para Eliandro Oliveira, responsável pelo marketing da Libermac, o mercado paulista é bastante competitivo, o que obriga a empresa a estar em constante evolução. “Nossos clientes vão desde o consumidor final até pequenas e médias empresas da área alimentícia, como bares, restaurantes e supermercados. Comercializamos as balanças US 15/5 POP, UC 2, UDC 6000/1S, POP e TOP, pois são equipamentos de boa qualidade, versáteis e satisfazem a nossa clientela.” A Dipratos atua num nicho parecido, atendendo segmentos como restaurantes, bares, lanchonetes, rede hoteleira, cozinhas industriais, açougues, supermercados e quitandas. “O perfil do nosso público é empreendedor, eles buscam constante atualização, modernização e novos nichos. Os produtos Urano correspondem às necessidades propostas com eficiência. Trabalhamos com a balança US 15/5 POP e destacamos a versatilidade de uso, dentro ou fora do estabelecimento comercial, a praticidade no manuseio e a estabilidade da bateria”, ressalta Homério Ribeiro, responsável pela empresa. Quando o quesito é qualidade, Edilson Carlos da Silva, representante comercial da Makro Atacadista, concorda e já planeja expandir seu leque de produtos. “O modelo de balança POP-S é um equipamento muito bom. Estamos estudando a possibilidade de introduzir a POP-Z e uma impressora que irá beneficiar outra categoria de clientes Makro, que são os lojistas e os comerciantes.”

Filial da M

axxi

A Liberm

ac trabal

Edilson C

arlos da

A região metropolitana paulista possui 19.223.897 habitantes, o que a torna a sexta maior aglomeração urbana do mundo. A rua Oscar Freire, de acordo com a Mystery Shopping International, foi eleita uma das oito ruas mais luxuosas do mundo, e São Paulo, a 25ª “cidade mais cara” do planeta.

ha com vá

Silva, rep

rios prod

resentan

utos Ura

te da Ma

no

kro Ataca

dista


especial

A rotina da balança O cardápio de quem trabalha fora de casa normalmente é caracterizado por lanches e comidas de baixo valor nutritivo, favorecendo o ganho daqueles quilinhos a mais. Mas é possível, sim, perder peso e ter uma alimentação saudável frequentando restaurantes diariamente.

Fast foods, sanduíches e massas são os grandes favoritos das pessoas que têm pouco tempo para realizar suas refeições. A rotina atribulada é uma característica nos dias de hoje, e a facilidade na hora de ingerir esses alimentos favorece a economia de tempo e o ganho de peso. “Esse hábito contribui para o desenvolvimento de doenças crônicas, como as vasculares (infarto do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais) e o câncer”, explica a nutricionista e personal diet, Cláudia Balhesteiro Marchese. Para os mais gulosos, os estabelecimentos tipo buffet a quilo podem ser uma alternativa, desde que não optem por consumir exageradamente pratos com muitas calorias. Cezar Luiz Mazocco, sócio-proprietário da Churrascaria e Pizzaria Jardim do Lago, localizada em Canoas (RS), e cliente da Urano, avalia: “Nosso público é composto basicamente por trabalhadores e executivos que não têm tempo para almoçar em casa. A maioria deles escolhe o buffet livre. Por peso, só o prato das crianças mesmo. E não adianta, por mais que tenhamos uma variedade muito grande de saladas e legumes, os diferentes tipos de massas são os mais consumidos”. Com 65 unidades em várias regiões do Brasil, o restaurante Divino Fogão, outro cliente da Urano, também comprova a preferência nacional. “No buffet, as maiores reposições são de feijoada, galinhada, torresminho e as diversas saladas”, conta a gerente de uma das franquias, no Bourbon Pompéia, Januaria Ferraz. Diante desse cenário, é muito importante os estabelecimentos que trabalham com gastronomia fazerem a sua parte, contando em sua equipe com uma nutricionista ou indicando para os clientes as escolhas mais saudáveis.

Produtos aliados da saúde Optar por pesar o prato pode ser um inibidor para o olho grande. A balança POP-Z, da Urano, possui rapidez de pesagem, além de ser estável e versátil. Já a POP-S tem grande autonomia de carga de bateria e é bem compacta. Ambas são extremamente precisas,

Urano 8


o que é uma grande vantagem para quem pesa suas refeições. Outra dica para os estabelecimentos é oferecer alternativas a refrigerantes e sucos artificiais, ricos em calorias, substâncias industrializadas, açúcar e sódio. Cláudia afirma que o acompanhamento perfeito é suco natural ou água sem gás. “E, claro, uma fruta como sobremesa. Sugiro também que não seja acrescentado sal sob o prato e, sempre que possível, a utilização de azeite de oliva extravirgem para temperar as saladas, já que traz um benefício considerável à saúde cardiovascular.”

Substituições valiosas Algumas trocas podem ajudar a transformar a alimentação. A batata frita, por exemplo, pode dar lugar à batata souté ou assada. As

carnes empanadas, milanesa, ou dorê cedem espaço para as grelhadas, assadas ou ensopadas. “Os vegetais precisam ser preferencialmente ingeridos crus, uma vez que, depois de cozidos, eles perdem nutrientes. Os doces devem ser evitados. Normalmente, têm elevado teor calórico, muito açúcar e gorduras saturadas ou trans-saturadas na composição”, acrescenta a nutricionista. Como ninguém é de ferro, os lanches, salgados e fast foods devem ser encarados como uma eventualidade na dieta. O ideal é que o cardápio das lanchonetes conte com opções de menor valor calórico. E não esqueça: pequenas porções diárias nutrem o organismo e ainda ajudam a emagrecer. Se combinadas a uma rotina de exercícios físicos moderados, então, não há peso extra que resista!

Cezar Luiz Mazocco, sócio-proprietário da churrascaria e pizzaria Jardim do Lago, em Canoas (RS)

Franquia do Divino Fogão, no Bourbon Pompéia, em São Paulo (SP)

Confira algumas substituições inteligentes:

Leite e derivados

Massas

Sopas

Evitar: Leite e iogurte

Evitar: Molhos brancos ou

Evitar: Cremosas, como creme

Frutas

integrais, queijos amarelos e

gordurosos em geral e massas

de queijo, cebola, palmito,

Evitar: Oleaginosas, como

cremosos, e creme de leite.

recheadas com frios.

espinafre e aspargos.

amendoim, abacate, coco,

Substituir por: Leite e

Substituir por: Massas sim-

Substituir por: Sopas de

nozes, castanhas e avelã.

iogurte desnatados, queijo

ples, molhos à base de tomate

legumes, canja, sopa com

Substituir por: Todas as

branco, cottage, ricota, re-

fresco, com vegetais e ervas.

macarrão, de feijão, de lentilha

demais frutas, de preferência

queijão e cream cheese light.

e de grão de bico.

consumidas com casca.

9 Urano


poraí

ime a etiqueta produtos e impr s do ria e (SC) va s ai m e Bem, Campech O QUE Pesa os Mercado Compr DE N O P TO a nç COM Bala

O QUE A cuca é um dos 78 produtos armazenados no teclado de acesso rápido COM Bal ança TOP ONDE Posto Me tropolitano, Canoas (RS)

O QUE Ba nco pãozinho C de dados que guard a mais de OM Balan 5 ça Maximu s ONDE M mil produtos, incluin ercado Mo do o delo, Imbé (RS)

O QUE Ide ONDE S al para pesagem uper Ram d bor, Alvo e produtos a gra rada (RS nel COM ) UDC 3

0000/5

Esta é a seção onde vo cê fica em evidência. Envie fo tos de seus produtos Urano em ação para: revista@urano.co m.br e faça parte desta gale ria.

Urano 10

mes e queijos ral para a pesagem de sala O QUE Versatilidade no lito (RS) Lá griTenda Girassol, Xan COM Balança POP Z ONDE


quemfazaurano

Conhecimento e experiência Natural de Canoas, o colaborador iniciou cedo sua carreira, logo após concluir o curso técnico em eletrônica e ingressar na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. “Meu irmão, Paulo Kolling, e seu sócio, Zenon Leite Neto, precisavam de um motorista para o caminhão. Seria um trabalho curto, apenas para o mês de julho. Como estava de férias na faculdade, aceitei o convite, mas acabei viajando por dois meses. Obviamente perdi o prazo para a rematrícula na PUC.” Foi assim que o mundo perdeu mais um engenheiro elétrico e o segmento de manutenção de balanças

José Carlos Kolling trabalha na Urano há 21 anos e sua história na empresa começou de maneira muito curiosa. Saiba como ele passou de motorista de caminhão para técnico de balanças.

ganhou um grande profissional. Apesar de sua formação técnica em eletrônica, Carlos sempre atuou na montagem e manutenção de balanças industriais mecânicas ou híbridas. “Nos primeiros anos, a Urano enviava técnicos da matriz para treinar os recémcontratados nas filiais. Neste período, fixei residência em São Paulo (SP) e atuava no triângulo São Paulo – Ribeirão Preto – Rio de Janeiro. Depois de alguns anos decidi voltar para a minha cidade natal.” Desde então, José Carlos desenvolve suas funções internamente, no laboratório da Assistência Técnica Urano (ATU).

Sem arrependimentos Aos 52 anos, o colaborador pensa ter feito as escolhas certas. “Uni os conhecimentos que adquiri no princípio de minha formação aos muitos de mecânica conquistados ao longo desses anos. Sou grato a todos que contribuíram para eu chegar até aqui.” Casado com Sandra desde 1992, e pai de Karen, 17 anos, e Juliana, de 14, procura passar o máximo de tempo possível em casa. “Tenho por hábito ficar com minha família, brincando com meus cães ou engraxando as mãos na garagem, pois adoro mexer com carros”, conta ele.

Qualidade: Sou justo e falo o que penso, independentemente de ser agradável ou não para quem está ouvindo. Defeito: Sou teimoso. Creio que algumas pessoas me tenham como chato por isso. Prato favorito: Não tenho um só, gosto de variar o cardápio. Música: Monte Castelo, de Renato Russo. Uma viagem: Serra do Faxinal, entre Cambará do Sul e Praia Grande. Sonho: Chegar à velhice com saúde e a Sandra ao meu lado. Gostaria de realizar os sonhos dos meus familiares, manter os velhos amigos e fazer novos. A Urano: É uma escola para mim, uma fonte de subsistência e oportunidade de fazer novas amizades. Aqui descobri que as verdades tidas como imutáveis não o são e que sempre acharemos uma maneira de contornar os problemas.

11 Urano


Feiras e eventos

ExpoAgas

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, a primeiradama, Thaís Pe na, Simone Leite e João Ricardo Lu ce na Mercopar

ExpoSupermer

Rumo ao topo

cados

Urano 12

A Associação Gaúcha de Supermercadistas (AGAS) promoveu no segundo semestre de 2009 a ExpoAgas. A Urano aproveitou a presença de proprietários e funcionários de diversos supermercados do Estado no Centro de Eventos da Fiergs para apresentar em seu estande um variado mix de produtos. O destaque ficou para a Linha Gastronomia, sucesso absoluto de vendas, composta por cortadores de frios, moedores de carne e processador de alimentos. Em outubro, a empresa também esteve presente na Mercopar, feira de subcontratação e inovação industrial, que aconteceu no Centro de Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. Entre os produtos apresentados estavam as balanças de plataforma UR 10.000 e UR 10.000 Light, CP POP (pesadora e contadora de peças) e UD Mini (semianalítica). Mas a grande novidade foi a linha de scanners com diferenciais exclusivos, que facilitam as operações do dia a dia da indústria. A Urano também marcou presença na 9ª ExpoSupermercados, que ocorreu no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo. As soluções de automação comercial, como o Frente de Caixa ZPOS, a balança de check out UDC COE e a balança computadora TOP com comunicação TCP/IP foram muito elogiadas durante o evento.

Fique ligado!

notas Com o objetivo de oferecer mais um canal de comunicação com seus clientes, fornecedores e revendedores, a Urano ingressou no Twitter. Informações sobre lançamentos, dicas, suporte e conteúdo exclusivo podem ser acessadas de maneira rápida e fácil na mídia digital que é a nova febre dos internautas mais antenados. Confira: www.twitter.com/uranotecnologia - Perfil geral da empresa, voltado para a divulgação de notícias, lançamentos de produtos e muito mais. www.twitter.com/produtos_urano - Perfil com foco nos produtos, com dicas práticas sobre como tirar o melhor proveito dos equipamentos. www.twitter.com/falecomATU - Perfil que funciona como um canal aberto com as revendas, assistências técnicas e clientes ATU. Além do Twitter, a Urano também está no YouTube. Lá, é possível visualizar vídeos institucionais, entrevistas, eventos e outras ações. Acesse já, www.youtube.com/uranotecnologia!

Nos últimos três anos, a Urano apresentou um crescimento de 75,7%, ocupando assim a 129ª posição no ranking EXAME das 200 Pequenas e Médias Empresas (PME) que mais crescem no País. Baseado na expansão da receita líquida entre 2006 e 2008, o ranking engloba todas as companhias com faturamento entre 5 milhões e 200 milhões de reais, com sede no Brasil e que operaram ao longo dos últimos 5 anos.


ATU chega a São Paulo A Assistência Técnica da Urano (ATU) já está em pleno funcionamento na filial de São Paulo. “Estamos criando nosso primeiro Centro Avançado Técnico. Durante este mês estaremos efetuando consertos e, a partir de janeiro de 2010, realizaremos venda de peças, atendimento externo, manutenção e contratos de manutenção”, expli-

ca Sérgio Otto, Diretor da ATU. Os clientes contarão ainda com todas as facilidades já oferecidas na matriz, como o Box Rápido, o Leva & Traz e o Outlet Urano, que proporciona a locação e venda de balanças seminovas, banco de peças, calibração dentro das normas da ISO, e Mega Garantia de 5 anos.

Expansão

Parabéns!

Festa da Urano

Nos últimos meses, a Urano vem ampliando de forma significativa as linhas Gastronomia, Automação Comercial e Industrial. Para comportar essa expansão, foi reativada a antiga unidade da empresa, localizada também em Canoas, próxima à matriz. Esse crescimento representa um aumento de 65% da área fabril.

Em dezembro, a Urano realizou a sua tradicional festa de confraternização de final de ano. O momento foi de muita festa e comemoração de conquistas. Na ocasião foi apresentado aos colaboradores o novo mascote da empresa. A abelha representa cada um, cujo trabalho e dedicação contribuem para o sucesso da Colmeia Urano.

Urano esportiva Em novembro aconteceu o IV Torneio de Futsal Urano 2009, no Ginásio de Esportes MCM. Seis equipes compostas pelos colaboradores do Grupo Urano participaram. Após os jogos, que duraram a manhã inteira, foi oferecido um churrasco para os atletas. “O campeonato de futsal já se tornou um importante momento de integração. A torcida compareceu em grande número para incentivar os times”, diz Flávio Felipe Diefenthaeler, um dos organizadores do evento.

Os Locos, o time campeão

A Associação Brasileira de Automação Comercial (Afrac) realizou no dia 1º de dezembro de 2009 a sua Assembleia Geral Ordinária, na qual ocorreu a eleição da nova diretoria da entidade, gestão 2010/2011. O presidente da Urano, Zenon Leite Neto, assumirá a presidência da entidade, cujo lema é “Trabalho e Transparência”.

Qualidade comprovada A Urano acaba de receber a nova certificação ABNT NBR ISO 9001:2008, tornando-se a primeira empresa do mercado de balanças a garantir tal reconhecimento. A versão brasileira da norma internacional ISO 9001 estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização.

13 Urano


inovação

Mix de produtos da Urano está crescendo Sucesso absoluto de vendas, a linha Gastronomia está aumentando. As de Automação Comercial e Industrial também possuem novidades. Confira!

GASTRONOMIA Cortadores de frios – Os novos cortadores de frios, automáticos e semiautomáticos, além de mais robustos e sofisticados, agora possuem dispositivos de segurança e novas opções de corte. Com este reforço, são nove opções de cortadores para facilitar o dia a dia dos clientes. Refresqueira – Indicada para conservar e manter gelados os sucos. Possui design especial, durável (base inox e recipiente para armazenamento do suco em policarbonato resistente). Capacidade de 8 litros. Aquecedor para sopas/feijoadas – Minicaldeirão elétrico que mantém o alimento aquecido na temperatura desejada. Tem capacidade de 10 litros. Descascador de batatas – Aumenta a produtividade da sua cozinha. Descasca 165kg/h, com capacidade de 15kg, robusto e durável. Serra-Fita para bancada – É compacta, serra com precisão e potência. Possui proteção para a serra de corte, proporcionando mais segurança para o operador. Fácil de operar e com 1HP de potência. Fatiador de tomates – Padroniza e facilita o corte de tomates em fatias. É fácil de usar e muito resistente, em aço inox.

Urano 14

AUTOMAÇÃO COMERCIAL A linha Automação possui 3 novos equipamentos. As impressoras térmicas ZK podem ser utilizadas para aplicações não fiscais, como comandas, recibos e vales. Rápidas e com comunicação TCP/IP ou USB (ref. Modelo ZK 250-U), são fáceis de operar. O destaque fica para a impressora de cozinha ZK150-ES, que possui sinal sonoro e luminoso ativos até o usuário destacar o cupom do pedido impresso. Possui fita protetora no cutter, prevenindo danos ao mecanismo impressor em caso de derramamento acidental de líquidos.

INDUSTRIAL Doze novos modelos de balanças de plataforma integram agora a linha Industrial, oferecendo novas opções de pesagem e de tamanho de plataforma. Alguns modelos possuem rodízios para facilitar o manuseio do equipamento e outros são feitos em aço inox, para uso em ambientes com temperatura e condições extremas, como açougues e frigoríficos, entre outros.


semfronteiras

Novo destino à vista: Venezuela Buscando ampliar a comercialização de seus produtos nas Américas Central e Latina, a Urano participou de Missão Empresarial, ocorrida no país de Hugo Chávez.

A Venezuela é uma república situada ao Norte da América do Sul, cercada pelo Oceano Atlântico, Colômbia, Guiana e Brasil. Seu verdadeiro nome é República Bolivariana da Venezuela e, no mapa do turismo, é mais conhecida por uma parte de seu território que fica fora do continente: o Parque Nacional Arquipélago Los Roques, 48 ilhotas que decoram o mar do Caribe e a fronteira do país. A vida sobre o vai e vem do mar certamente irá atrair os visitantes, especialmente os que estiverem conhecendo a singela Isla Margarita. Com clima tropical, entre 22 e 33 graus, a Venezuela tem paisagens diversas, que vão desde as praias que contornam o norte até imponentes montanhas e selvas ao sul. Entre os seus ícones estão os tepuys, montanhas com formato de mesa que se formaram há mais de 1,8 bilhão de anos. Mas não é apenas sol, praia e turismo que a Venezuela tem a oferecer. Para qualquer lado que se vá, é fácil encontrar alguém disposto a dar uma mãozinha. Os venezuelanos são extremamente receptivos e sabem dar as boas-vindas: estão sempre sorrindo! Aliás, foi um venezuelano que se tornou o herói da independência na América do Sul. Foi graças a Simón Bolívar, natural da capital Caracas, que a Bolívia, o Panamá, a Colômbia, o Equador, o Peru e, claro, a Venezuela se libertaram da Espanha no início do século IX.

Missão cumprida! Nesse clima de boa vizinhança é que a Missão Empresarial à América Latina, liderada pelo Ministro do Desenvolvimento e Comércio Exterior, Miguel Jorge, desembarcou no país. As Missões Empresariais têm como principal objetivo propiciar a empresários brasileiros encontros com representantes de governos e de setores privados estrangeiros a fim de gerar uma ampliação nas relações bilaterais de comércio com esses países. O presidente da Urano, Zenon Leite Neto, e o gerente de Comércio Exterior, Lucas Pohlmann, integraram a comitiva. “A participação em eventos como esse contribui para alcançarmos o nosso objetivo e inserir cada vez mais a nossa empresa no mercado internacional’’, ressalta o presidente. Renato Franco da Silva, Zenon Leite Neto, Miguel Jorge, Eduardo Prisco Paraíso Ramos e Lucas Pohlmann

Contêiner exportado pela Urano para a Venezuela


resposabilidade social

Urano e Maca unidas por Canoas Fundado em 1973, o Movimento Ação por Canoas desenvolve um trabalho em prol da comunidade carente do município, e a Urano orgulha-se em ser sua parceira.

Presidida pela primeira-dama do município, Thais Pena, a associação acredita que não há desenvolvimento econômico sem desenvolvimento social. Por essa razão, seu objetivo é proporcionar qualificação profissional, geração de renda e o resgate da autoestima de famílias que vivem às margens da pobreza. Segundo Thais, “Canoas sofre com a violência, a drogadição e a falta de políticas sociais para as comunidades carentes. Estamos fazendo grande esforço para minimizar essas diferenças sociais”. Mas a organização ultrapassa as ações assistencialistas e incorpora uma nova filosofia para o desenvolvimento humano. “Firmamos a parceria com o Maca por acreditar nos princípios que regem o trabalho da instituição. É como diz o ditado: não dê o peixe, ensine a pescar”, esclarece Simone Diefenthaeler Leite, diretora da Urano.

Programas beneficiam inúmeros cidadãos

A Urano está apoiando o Natal da Transformação, campanha organizada pela Prefeitura de Canoas (através do gabinete da primeira-dama e do Maca) e cinco secretarias municipais. A proposta desse projeto é utilizar o espaço dos ateliês da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) para transformar materiais encontrados no lixo, como garrafas pet, em belíssimos enfeites que são utilizados na decoração dos espaços públicos de Canoas durante o período de Natal.

Para possibilitar o desenvolvimento humano, o Maca idealizou algumas ações, como o Banco de Materiais, que é responsável pelo recolhimento de móveis e eletrodomésticos destinados às famílias carentes. Cerca de 60 famílias já foram beneficiadas por essa iniciativa. Além disso, a instituição ajuda mensalmente cerca de 500 pessoas que vivem às margens da pobreza, através dos programas: Bordando o Brasil (Grupo de Bordadeiras), Brechó do Maca, Adote uma Mãe, Natal da Transformação, Brique do Corvo e do projeto que une Artesanato e Marcenaria. A Urano é parceira do Movimento em todas essas propostas. “Dentro das enormes necessidades que vemos todos os dias em nossa cidade, o que estamos fazendo ainda é muito pouco! Precisamos de parceiros para chegar mais perto do necessário”, esclarece a primeiradama. Para o futuro, o Maca pretende intensificar o número de projetos, tornando-se referência como organização da sociedade civil na busca pelo desenvolvimento humano e pela promoção da cidadania. O prefeito de Ca

noas, Jairo Jorg

Urano 16

e, visitou os at

eliês


Revista da Urano n° 6