Page 1

ESTÉTICA

NUTRIÇÃO

FINANÇAS

APRENDA A PROTEGER OS SEUS CABELOS E ARRASE NESTE VERÃO

O verão chegou VEJA QUAIS SÃO OS ALIMENTOS DA ESTAÇÃO

aprenda como a organizar se com a economia doméstica

Página30

Página4

Página24


Página3

Ao leitor Direitos iguais

sumário nutrição Saiba quais os alimentos ideais para enfrentar o forte calor deste verão. Página4

entrevista Nutricionista fala sobre a importância dos alimentos orgânicos para uma alimentação saudável. Página6

Alimentação Conheça os quatro alimentos supernutritivos que podem mudar a sua vida para melhor. Página16

dores A dor de cabeça pode estar ligada a problemas da coluna cervical. Página23

finanças Chegar ao final do mês com dinheiro é o sonho de todos, aprenda a se organizar Página24

ecologia O respeito ao meio ambiente chegou aos produtos de limpeza, conheça a novidades. Página26

Higiêne Saiba quais são os pontos críticos de sujeira em sua casa. Página28

estética Sofre com seu cabelo no verão? Conheça as novidades que podem te salvar. Página30

Na toada de tentarmos acompanhar o ritmo frenético das coisas, assistimos ao tempo correr e atropelar nossos planos, principalmente aqueles que se referem ao nosso bem-estar, como a prática regular de exercícios físicos, por exemplo. As mulheres assumiram de vez sua polivalência. Trabalham fora para incrementar a renda familiar e ainda dão conta das tarefas domésticas. Mas tanta agitação diária faz com que a mulher esqueça o principal, cuidar também dela mesma. Essas mudanças na rotina feminina provocaram como consequência, alterações na vida do homem também. São muitos que encontraram na culinária, por exemplo, a chance de relaxar o corpo e a alma. E outros tantos, seja por opção ou por imposição momentânea do mercado de trabalho, assumiram de vez as tarefas domésticas. O que um dia já foi chamado de inversão de papéis, atualmente já é encarado com normalidade e já nem causa mais tanto frisson entre os mais tradicionalistas, aqueles que acham que mulher cuida de casa, enquanto o marido rala para pagar as contas. O lema feminista de outrora, “direitos iguais”, é a regra do agora. Mas independentemente do papel exercido em casa, o mais importante é sempre buscar melhor qualidade de vida. E é com este objetivo que elaboramos essa publicação para você, caro (a) leitor (a). Nessas páginas, vocês poderão encontrar dicas e informações para ajuda-los nessa importante missão de propagar a saúde e o bem-estar de todos.

Uma ótima leitura!


Página4

nutriçÃo

ALIMENTOS PRÓPRIOS PARA O CALOR O verão chegou e com ele, o calor. É importante aliar à estação mais quente do ano a uma alimentação equilibrada.

É hora de dar maior atenção à ingestão de líquidos, alimentos leves e reduzir aqueles mais calóricos que podem, de certa maneira, prejudicar a digestão. E para facilitar o cardápio, a nutricionista Izaara Alvarenga dá dicas. Opte pelos alimentos refrescantes e de fácil digestão, como no caso das frutas, das saladas e dos sucos. Quanto às carnes, dê preferência para as magras (aves e peixes) e as preparações menos calóricas, ou seja, grelhadas ou assadas. Aumente o consumo de líquidos, sejam eles em forma de suco, vitaminas e muita água natural. Reduza o consumo de condimentos em geral. Esses itens agem, em sua maioria, retendo líquidos. Continue consumindo as fibras. Além de atuarem diretamente no bom funcionamento da função intestinal, ajudam na saciedade. Planejar é palavra chave nas estações quentes.

Organize, mesmo que mentalmente, seus horários, para que você não fique muito tempo sem alimentar-se. E não se esqueça dos líquidos, para que a desidratação não chegue de surpresa. Izaara também destaca a importância de higienizar bem os alimentos nas estações quentes. Por ser um período que coincide com as festas de natal e ano novo, os abusos na alimentação e nas bebidas estão presentes. Junto a tudo isso estão os casos de enxaqueca, diarreia e desidratação. Os alimentos, diante do calor, estragam com mais facilidade. Por isso, atenção! Cuidado na hora de escolher os locais para comer, e, é claro, atenção para a higiene dos alimentos. Entre as dicas estão: preparar o alimento mais próximo possível do momento do consumo; observar o prazo de validade e as instruções do fabricante quanto à temperatura de armazenamento. Verduras, ovos, carnes, pescados e laticínios sempre devem ser refrigerados.


Página6

ENTREVISTA ORGÂNICOS: SINÔNIMO de SAÚDE O que é alimento orgânico? Alimentos orgânicos são aqueles produzidos de forma totalmente natural, sem adição de pesticidas e adubos químicos, priorizando a preservação da saúde do homem, dos animais e do meio ambiente. O controle de pragas nas plantações é feito através de fitoterápicos e os animais são tratados com homeopatia ao invés de antibióticos e hormônios.

Ingrid Bigotto é nutricionista em Rio Preto

Além do cuidado com o equilíbrio do ecossistema, cuidados com o solo, com a água, tem-se uma atenção especial com os produtores nas lavouras e cuidadores dos animais, priorizando o trabalho feliz, com registro em carteira e pagamento de hora extra. O sistema de produção orgânica portanto visa o equilíbrio na natureza e do homem para proporcionar saúde e vida humana e do planeta.

Quais as vantagens de consumir este tipo de alimento? Vantagens de obter maior qualidade de vida, saúde com prevenção de doenças e por vezes cura de enfermidades. Existem relatos de pessoas que acreditam ter se curado até mesmo de câncer através dos nutrientes e compostos bioativos presentes nos alimentos livres de agrotóxicos. Além disso, os pesticidas utilizados nas plantações, hormônios e medicações nos animais, estão relacionados ao surgimento de câncer a outras doenças. Esses produtos mesmo em quantidades permitidas pela ANVISA possuem efeito cumulativo e ação a longo prazo no nosso organismo. Além disso, acontece também o uso de produtos não permitidos pela ANVISA ou os permitidos em quantidades acima do recomendado, aumentando ainda mais o risco à saúde.

CONTINUA


Página8

Outras vantagens como cuidado com o planeta e o fato desses alimentos serem mais ricos em nutrientes também são bastante importantes. Os orgânicos são livres de agrotóxicos, quais os alimentos convencionais em que são encontrados os maiores índices destes produtos? Em destaque, os alimentos com maior taxa de agrotóxicos hoje são pepino, morango, uva, pimentão, alface e cenoura. Os menos contaminados são batata, feijão e banana.

"ALIMENTOS ORGÂNICOS AJUDAm A prevInIR doenças cura de enfermidades"

Para tentar minimizar os efeitos destes, o ideal é lavar o alimento várias vezes em água corrente e retirar cascas e folhas externas. Mas os ativos intrínsecos na polpa do alimento não são possíveis de eliminar, sendo ideal portanto fazer a substituição completa para alimentos orgânicos na alimentação.

Por que o orgânico é tão mais caro que os alimentos convencionais? O valor é muito variável dependendo do local de compra podendo ser de 30 a até 100% mais caros. O custo mais elevado é decorrente dos menores incentivos governamentais, por ser ainda reduzida a área de produção para orgânicos no Brasil quando comparado a outros países existindo ainda baixa escala de produção, há maior risco de perda na produção, faz-se todo um cuidado com o impacto ambiental e isso tem custo, as embalagens são diferenciais, as gôndolas dos supermercados são diferenciadas tendo ainda que ter uma explicação sobre o que são produtos orgânicos, desorganização na produção e logística da distribuição dos pequenos agricultores e sazonalidade (no inverno tem-se maior perda na produção). Para reduzir o custo, uma opção é comprar direto do produtor e não do fornecedor.


Página10

artigo A importância dos orgânicos por Ingrid Bigotto

Para quem busca saúde, longevidade e ainda cuidar do planeta, os alimentos orgânicos são uma excelente opção! Produzidos de forma totalmente natural, sem adição de adubos químicos, pesticidas, hormônios e medicamentos, as hortaliças, frutas, carnes e cereais, recebem um cuidado especial em todas as etapas de produção até chegar à sua mesa. Segundo a ANVISA, muitos alimentos estão contaminados com excesso de aditivos químicos e até mesmo com produtos proibidos. Vários destes estão relacionados com diversas doenças e até mesmo com o câncer. Infelizmente não é possível detectar essa contaminação visualmente, apenas com avaliações laboratoriais. O que se pode fazer para minimizar seus efeitos é

lavar bastante os vegetais em água corrente e eliminar as folhas externas das hortaliças, mas não é possível retirar o que está na polpa do alimento sendo assim, nada substitui os alimentos orgânicos para cuidar da saúde. Quando for a uma feira não orgânica, opte pelos produtos menores e menos atraentes, geralmente estes sofreram menos impacto dos pesticidas. Quanto a carnes, leites e ovos orgânicos, durante toda criação dos animais não são aplicados hormônios nem cuidados com antibióticos. Eles crescem em boas condições de espaço físico, com rações a base de linhaça, quinua, milho, farelo de soja e trigo e são tratados com homeopatia. O resultado disto são produtos livres de substâncias prejudiciais à saúde e muito mais nutritivos pela ração no qual são submetidos.

Além de todos esses benefícios a saúde, com prevenção de doenças e até mesmo cura através de alimentos mais ricos em nutrientes e sem substâncias toxicas, os orgânicos também visam a integridade do planeta através de cuidados com o solo, com a água e até mesmo preocupando-se com as boas condições de trabalho dos produtores. Apesar de mais caros, vale a pena economizar com os gatos em farmácias e internações por causa de doenças. Vale a pena investir nos orgânicos!

Ingrid Bigotto é nutricionista em São José do Rio Preto


Página12

receita

SALADA TROPICAL INGREDIENTES • 1 xícara (chá) de melão cortado em cubos • 1 xícara (chá) de manga cortada em cubos • 1 kiwi cortado em rodelas • 1 xícara (chá) de alface americana cortada em tiras • 1/2 maço pequeno de rúcula • 10 folhas de alface mimosa • 1 cubo de caldo de legumes • 2 colheres (sopa) de suco de limão • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva MODO DE PREPARO • Em uma tigela, coloque o melão, a manga, o kiwi, o alface, a rúcula e misture delicadamente. • Em uma travessa, coloque as folhas de alface-mimosa e distribua a mistura de frutas. Reserve. • Em uma tigela pequena, esfarele o cubo de caldo de legumes KNORR VITALIE, junte o suco de limão, o azeite e misture até ficar homogêneo. • Distribua sobre a salada reservada. Sirva em seguida.

Dicas Para deixar a salada ainda mais colorida, acrescente kani kama cortado em cubos na salada. Polvilhe semente de papoula ao servir. Acompanhamentos Para acompanhar, sirva um vinho refrescante, como Vinho Verde de Portugal ou um lambrusco italiano.


Página14

CAMPANHA

UNIDOS CONTRA A DENGUE O assunto pode não ser novidade e as dicas a seguir, certamente muitas delas você já conhece. Mas nunca é demais reforçar. Afinal, no combate contra o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, o soldado mais eficaz é você. Então, confira as dicas para evitar a proliferação desse inseto que causa tanto transtorno, principalmente nas estações quentes. Afinal, o problema é de todos e a solução também.

Se você tiver febre alta com dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas, vá imediatamente a uma unidade de saúde

Página15


Página16

Apesar de serem ricos em vitaminas e cereais, linhaça, quinua, amaranto e chia têm algumas propriedades distintas

alimentação

Saiba um pouco mais sobre cada um deles

SUPERNUTRITIVOS

Amaranto

Linhaça, quinoa, trigo, aveia, painço e, mais recentemente, amaranto. Com tantas opções de grãos e cereais com propriedades funcionais, é complicado decorar o que cada um tem de bom. Na verdade, todos esses alimentos são bastante nutritivos e podem fazer parte da alimentação humana. O que os diferencia, em geral, é a relação de vitaminas presente em sua composição, explica a nutricionista Luíla Andrade.

Rico em proteínas de alto valor biológico, minerais como cálcio, fósforo, potássio, vitaminas e aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

atua no controle da glicemia, graças à alta concentração de fibras.

O amaranto tem elevada concentração de esqualeno, composto orgânico com propriedades naturais com O alto valor proteico de 14 caracteristicas antioxidante, a 20% a mais e de minerais que aumenta a oxigenação atuam na manutenção e no do metabolismo, protege aumento da massa magra a membrana celular e o em esportistas, além de sistema imunológico. contribuir para a diminuição do colesterol e a prevenção Comercializado em flocos de doenças cardiovascu- naturais e com forma e lares, osteoporose e câncer. consistência similares às da aveia, o amaranto pode O amaranto pode ser ser consumido com frutas e utilizado como substituto do iogurte no café da manhã, leite animal, indicado para como ingrediente de pães, crianças e pessoas com bolos e doces, além de ser intolerância à lactose, fun- incorporado em sopas, viciona como opção nutritiva taminas, entre outras receitas no cardápio dos celíacos, de pratos doces e salgados.

Os pacientes celíacos (que não podem consumir alimentos com glúten) têm na quinua, linhaça, chia e amaranto, grãos ideais para a alimentação dessas pessoas.

CONTINUA


Página18

chia quinua É uma planta natural da Cordilheira dos Andes, seu teor proteico é superior ao dos cereais, como: arroz, trigo e milho. Fonte de aminoácidos essenciais, quando combinada com cereais ou leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), torna a dieta mais equilibrada. Rico em zinco, ferro, cálcio, potássio, magnésio e manganês e em vitaminas B2 e vitamina E. Fonte ainda dos ácidos graxos ômega 3 e 6. É isento de glúten e recomendado para quem tem intolerância ou hipersensibilidade a essa proteína. Os grãos podem ser incorporados às saladas, bolinhos com legumes, substituindo o arroz; os flocos podem ser consumidos com frutas amassadas, leite, iogurte, etc. Sua farinha é utilizada na composição de receitas de massas, pães, bolos e tortas.

As sementes de chia apresenta alto teor de fibras e nutriente, estudos apontam que o consumo auxilia na perda de peso, pois auxilia na redução do apetite e melhora o funcionamento do intestino.

também boa fonte de cálcio é uma excelente opção para aqueles que apresentam osteopenia e osteoporose. Para crianças e gestantes, o cálcio é importante para a formação da massa óssea.

É uma boa fonte de vitaminas do complexo B, com maior destaque para a niacina e a tiamina. É uma boa fonte de minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. Por ser

A semente possui considerável teor de ferro, importante para o transporte de oxigênio, fortalecimento do sistema imune, produção de energia, destoxificação hepática e formação de neurotransmissores.

linhaça Um alimento funcional por ser rica fonte de omega3, fibras e lignana. Previne o risco de doenças cardiovasculares, diminui os sintomas de TPM e as fibras auxiliam no controle de peso e regularização do intestino. O consumo de linhaça reduz o colesterol total e o LDL colesterol e a pressão arterial confirmando seu efeito cardioprotetor. Tem efeito antiinflamatório, podendo ser usado no tratamento de artrite e dermatite. As fibras da linhaça absorvem

água, formam um gel que retarda o esvaziamento do estomago aumentando a saciedade. Esse gel aumenta o volume do bolo fecal, regulariza o funcionamento do intestino e previne o câncer coloretal e ainda auxilia no controle das taxas de glicose sanguíneas, diminuindo o risco de diabetes. A ingestão recomendada é de 3 colheres de sobremesa/ dia e pode ser acrescentada em frutas, iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, sopas.


Página23

dores

AS MÃOS CONTRA A DOR DE CABEÇA A dor de cabeça pode estar ligada à problemas na coluna cervical e pode ser evitada com terapia manual e postura Coisinha chata é a tal da dor de cabeça. Incomoda às vezes mais, às vezes menos, e, no mínimo, prejudica qualquer compromisso, seja pessoal ou profissional.

ombros, a cura pode estar literalmente nas mãos dos fisioterapeutas. Pois neste caso, a terapia manual pode trazer mais alívio que qualquer comprimido.

A origem de algumas dessas dores cabeça nem sempre está na própria, mas sim, no membro que a sustenta, o pescoço.

“O tratamento é feito com analgesia e, principalmente, terapia manual, onde é realizada tração, massagem e liberação miofacial”, explica Valéria.

“Problemas na coluna cervical e tensão muscular na região do pescoço e dos ombros, somados à má postura, causam dor de cabeça”, diz a fisioterapeuta Valéria Fraga.

Outra parte importante para se livrar da dor de cabeça é a que inclui sessão de alongamentos, orientação para correção da postura e relaxamento. “Caso o paciente não adequar a postura, as dores não vão desaparecer por completo”, afirma Valéria.

Se a pressão, o aborrecimento e a correria do dia a dia fazem a cabeça doer como se estivesse pesada e forçando os

Quando o assunto é postura correta do

corpo, a atenção tem de ser constante, até mesmo na hora de dormir. Afinal, passamos, ou ao menos deveríamos passar oito horas em repouso, o equivalente a um dia de trabalho comum. Então, nada melhor que um colchão e um travesseiro ideais. “Usar o travesseiro ideal é fundamental”, diz Valéria. A dica é que não seja nem muito alto e nem muito baixo. “Tem de deixar a cabeça alinhada com a coluna”, complementa a fisioterapeuta, que garante: “Com esses procedimentos o paciente fica livre dos medicamentos e o melhor de tudo, sem dores de cabeça”.


Página24

finanças

APRENDA A REALIZAR UMA BOA ECONOMIA DOMÉSTICA Chegar ao final do mês com dinheiro na conta é o sonho de qualquer brasileiro. No entanto, poucos sabem fazer isso da maneira adequada. É por isso que oferecemos a seguir algumas dicas para que você economize, sem gerar traumas em sua família.

1) Supermercados: primeiro faça o cardápio a ser servido durante, pelo menos, duas semanas e só depois vá às compras. Repita, de vez em quando, os pratos a serem consumidos. Não vá às compras com fome ou com pressa;

2) Feira: descubra o horário em que os preços tendem a diminuir. Procure pelas verduras e legumes da época. Não compre apenas em uma barraca, diversifique!

3) Água: lave a louça em dois turnos. Primeiro molhe-a bem, feche a torneira e ensaboe tudo. Só depois, abra a torneira e enxágue;

Também é importante para “domar” as próprias finanças, conhecer rigorosamente todos os seus gastos. 4) Energia elétrica: o chuveiro elétrico na posição verão consome cerca de 40% menos energia do que na posição inverno;

5) Telefone: Aproveite os horários de tarifas menores para fazer seus interurbanos. Verifique por quantos minutos é cobrado um impulso.

É necessário, por exemplo, elaborar uma planilha de pagamentos.


Página26

ecologia

LIMPEZA MENOS AGRESSIVA AO MEIO AMBIENTE Reduzir, reutilizar, reciclar e respeitar a biodiversidade.

Esse é o conceito atual daqueles que buscam autênticas linhas de soluções sustentáveis para a limpeza doméstica. Após anos de pesquisa e investimentos de milhões, algumas empresas do ramo já usam processos de fabricação sustentáveis. Para a composição de cada item são selecionadas matérias-primas naturais e de fontes renováveis com ativos biodegradáveis. Os produtos são concentrados. Os refis são econômicos e as embalagens são recicladas e recicláveis. Esses benefícios têm impacto direto na redução do consumo de água, energia, transporte e embalagem. Um desses novos produtos encontrado nas prateleiras dos principais supermercados é a Ecobril. Trata-se da primeira linha ecológica lançada no Brasil. Traz

um conceito integrado de sustentabilidade, pois o desempenho é similar aos produtos regulares e o preço é compatível aos já existentes na categoria. Essas novas linhas de produtos são um marco na história das empresas e também na vida dos consumidores. Incentivam a compra de produtos com menor impacto ambiental, reforçam a importância da reciclagem para o bem comum e o reaproveitamento das embalagens por meio da aquisição de refis. É possível encontrar 24 itens responsáveis ambientalmente que limpam até a sujeira mais pesada. Divide-se em duas categorias: cuidados com as roupas e cuidados para a casa. Procure por produtos que primem pela sustentabilidade. Ajude a preservar o meio ambiente.


Página28

Página29

higiêne

OS PONTOS CRÍTICOS DE SUA CASA CONTROLE REMOTO, TELEFONES, INTERRUPTORES DE LUZ São alguns dos objetos mais manuseados da casa, por isso passam infecções de uma pessoa para outra e merecem atenção especial.

LIVROS E CDS Acumulam poeira.

ANIMAIS Cães e gatos carregam uma bactéria que pode causar intoxicação alimentar em seres humanos.

ROUPA DE CAMA E TRAVESSEIROS Têm ácaros, pelos e vírus.

LIXEIRAS Devido ao lixo, elas costumam ter nível de microorganismos muito alto.

ROUPA DE CAMA E TRAVESSEIROS Têm ácaros, pelos e vírus.

CORTINA E COLCHÃO

Mesmo quando você lava as mãos, outros talvez não o façam: germes, bactérias e vírus que ficam ali podem passar para você.

TÁBUA DE CORTE

Carne crua e alguns vegetais podem contaminar tanto as tábuas como outras superfícies com as quais têm contato.

Carne crua e alguns vegetais podem contaminar tanto as tábuas como outras superfícies com as quais têm contato.

PIA E CHÃO

QUARTO DE CRIANÇa CHÃO

Concentram ácaros.

REJUNTES DE PISO Campeões de acúmulo de sujeira. Em mais de 70% das casas, há bactérias. Em cerca de 56%, bolores.

BOXES Devido à umidade, podem abrigar fungos que causam problemas respiratórios

Contêm 100 vezes mais germes que a privada.

ESPONJA E PANO DE PRATO Quase 40% dos panos são muito sujos, embora 42% das pessoas o troquem diariamente, segundo a pesquisa.

TÁBUA DE CORTE TORNEIRAS E BOTÕES DE DESCARGA Muito tocadas por mãos, podem ter germes mais nocivos que o assento da privada.

Carne crua e alguns vegetais podem contaminar tanto as tábuas como outras superfícies com as quais têm contato.

Local em que normalmente os pequenos brincam, é contaminado por germes trazidos por sapatos que vêm da rua.

RECEITAS CASEIRAS Existem várias opções de limpadores de superfície com desinfetantes no mercado. Um dos mais conhecidos ao redor do mundo é o Dettol. Quem precisar de uma solução mais em conta pode fazer receitas caseiras que têm bom resultado. Mas lembre-se: mantenha as misturas fora do alcance de crianças e animais.

BANCADA GELADEIRA

MAÇANETAS (DE PORTAS, ARMÁRIOS, GAVETAS ETC)

TÁBUA DE CORTE

A parte interna é o segundo lugar mais sujo da casa (atrás apenas dos rejuntes de piso de banheiro). Em quase 50% das casas há acúmulo de bactérias e mofo. Temperaturas inadequadas fazem a situação piorar.

“Viveiro” para bactérias, que podem sobreviver por longos períodos e contaminar pessoas que as tocam.

PARA DESINFETAR SUPERFÍCIES DE COZINHA

PARA AS SUPERFÍCIES DE BANHEIRO

Dissolva 1 colher de água sanitária (cloro) em 1 litro de água. Se precisar de quantidades maiores, usar a mesma proporção. Podese lavar até alimentos, como vegetais: mergulhe durante 20 minutos, depois volte a lavar com água.

Misture 250 ml de água com 750 ml de álcool 92%. A mistura resulta em 1 litro do álcool 70%, que não é mais vendido no mercado.

ALIMENTOS Vegetais devem ser limpos antes de ir para a geladeira. E carne, embalada.

PANOS DE PRATO Se forem reutilizados, devem ser fervidos a 50 graus ou mais.

COLCHÃO, FRONHA, LENÇOL Roupa de cama deve ser lavada a 50 graus ou mais, semanalmente. Colchão concentra muitos ácaros, em especial na parte de baixo. Vire-o a cada 15 dias.

TÁBUA DE CORTE Limpe com desinfetante. Use uma para carnes e outra para vegetais.

LOUÇA As que tiverem rachaduras devem ser descartadas.

SAPATOS Deve-se evitar entrar nos quartos com os calçados usados na rua.

LIXEIRAS BRINQUEDOS

CABOS DE PANELAS

Podem facilmente transmitir germes e vírus de uma criança para outra. É necessário mantê-los sempre limpos.

A contaminação acontece durante o contato dos cabos com as mãos de quem cozinha.

CORTINAS Prefira persianas plásticas.

Prefira as de pedal, pois reduzem contato com as mãos. ANIMAIS AZULEJOS O ideal é evitá-los: quanto menos rejuntes, melhor. Se não for possível, limpar com água e detergente e, após, desinfetante.

Lave as mãos após contato com eles. Tigelas de comida e água devem ser bem limpas.


Página30

estética BELOS CABELOS EM PLENO CALOR DO VERÃO Durante o verão, o cabelo fica exposto a vários fatores que são nocivos. É necessário saber como o proteger. O sol emite radiações UVA (Ultravioletas do tipo A), entre outras radiações, que oxidam os chamados lípidos, que protegem a fibra e mantém a cutícula coesa. A reação enfraquece a fibra ao destruir as proteínas e ao degradar os pigmentos, alterando, inclusive,a cor do cabelo. Mas o mercado já oferece a solução para evitar esse problema. São várias as linhas de produtos reforçadas protetor solar especialmente preparado para o cabelo. Itens que criam uma película, que isola a fibra eficazmente dos efeitos do calor intenso.

Especialistas recomendam o uso de protetores que contenham filtros solares anti-UVA, agentes hidratantes, regenerantes e antirradicais livres. Tais produtos devem sempre ser aplicados nos cabelos alguns minutos antes da exposição solar. Para acabar com as dúvidas sobre o qual o melhor protetor solar para seus cabelos, consulte um dermatologista, ou leia com muita atenção as informações do produto desejado antes de efetuar a compra.


Página32

animais

BELEZA ÚNICA DE CADA ESPÉCIE Hoje há no mercado rações para cada tipo e raça de cão. Não é apenas filhote e adulto. Tem ração para raças específicas e também para cães obesos, diabéticos ou com problemas de pele. No segmento de higiene e beleza pet também há esta variedade de produtos. Hoje se compra o shampoo ideal para o cão que se tem em casa. A variedade também é muito grande. Há shampoos para cães pretos, brancos, de pelo curto ou longo, mas também para filhotes e adultos e com problemas de pele Reinaldo Wohnrath Pizarro, diretor da Lookfarm, empresa que fábrica shampoos da marca Rex, diz que “o produto é muito importante, pois deixa o animal mais bonito e saudável. Por isso há pesquisas constantes para encontrarmos o melhor para cada tipo de cão ou gato. A saúde do animal

não é só a ração, mas também o que você usa para dar banho nele, por exemplo”. Como a Lookfarm se especializou em shampoo, houve a necessidade de ampliar o leque para atender os clientes, colocando no mercado sabonetes, sprays com vários odores e taco. Há também a linha profissional com 5 ou 50 litros. Além dos produtos de higiene e beleza, a Lookfarm lançou recentemente um produto natural e que ajuda a acabar com o stress do cão. São ossos bovinos e suínos defumados de vários tamanhos. Reginaldo afirma que “em vez do cão ficar mordendo e acabando com sofás e cadeiras, ele pode morder e brincar com o osso, que é natural e deixa o animal mais dócil, mais calmo, sem estresse.”

Quem tem cão ou gato sabe que a indústria de rações está cada vez mais se especializando para que os animais tenham boa saúde.


Página34

saúde APRENDA A CARREGAR A SUA MOCHILA Peso da bolsa não deve jamais ser maior que 10 do peso da pessoa. Se ultrapassar há riscos de lesionar a coluna Uma grande preocupação de pais e especialistas a respeito da postura dos jovens e adolescentes está relacionada ao uso inadequado da mochila escolar. É muito comum as crianças carregarem muito peso na mochila escolar, devido ao grande número de livros e materiais exigidos pelas instituições de ensino. Além disso tem o lanche e alguns outros pertences de uso

pessoal que os jovens carregam e muitos deles, apesar da tecnologia deixá-los mais leves, aumentam ainda mais o peso das mochilas. Se essa carga não for bem distribuída pode acabar provocando constantemente uma postura incorreta que como consequência tende a gerar problemas de coluna como escoliose (coluna em forma de “S”), hiperlordose (aumento do ângulo

na curvatura na região lombar) e hipercifose (conhecida também como “corcunda”). Além dos problemas de coluna, o excesso de peso junto com uma postura incorreta para carregar a mochila escolar pode gerar problemas nos joelhos, pés e quadris, assim como dores no pescoço, ombros e até mesmo uma possível distensão muscular.

Aprenda 6 dicas para carregar as mochilas dica 01

dica 02

dica 03

A carga a ser carregada não deve ultrapassar 10% o peso da criança ou jovem que irá levar a mochila.

Procurar colocar os objetos mais pesados sempre na abertura principal da mochila, que quando posta, fica próxima das costas da criança.

O fundo da mochila deve estar sempre bem posicionado, apoiado na curva da região lombar.

dica 04

dica 05

dica 06

Opte por mochilas cujas alças sejam largas e forradas, deve ser carregada sempre pelas duas alças, para que o peso fique bem distribuído pelos dois ombros.

Estar sempre atento à má postura, os ombros devem estar para trás, isso pode ajudar a evitar que a coluna seja danificada e evitar dores por excesso de esforço.

Utilize mochilas de rodinha, a alça não deve ser nem maior nem menor que a altura do braço estendido, a criança deve alternar os braços de 10 em 10 minutos.


Página36

traumas

TRAGÉDIA PODE FAZER MAL À SAÚDE Estudos indicam que período pós trauma aumenta 3,5 vezes o número de infartos e até duas vezes a ocorrência de AVC

Uma série de fatos comprovam que os grandes acidentes, sejam naturais ou não, têm influência direta sobre o aumento de doenças, principalmente cardíacas e do sistema circulatório, nas populações atingidas. Sérgio Timerman, cardiologista e diretor do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas) reuniu os números.

Outro estudo japonês encontrou relação entre a extensão da destruição de um terremoto e o aumento das ocorrências de doenças agudas, como pneumonia e úlcera péptica, e para doenças crônicas, como a asma. Também revelam que os índices de qualidade de vida préterremoto foram estabilizados só após prolongados períodos.

Considerando populações acometidas por abalos sísmicos, um estudo no Japão demonstrou aumento de 3,5 vezes na incidência de infarto do miocárdio e o dobro da incidência de acidentes vasculares cerebrais naqueles que viviam próximos ao epicentro do terremoto Hanshin-Awaji, em 1995, nas primeiras quatro semanas seguidas à catástrofe. O aumento na mortalidade permaneceu alto até oito semanas após o terremoto, em relação ao índice basal de eventos cardiovasculares.

O aumento no número de diagnósticos de casos de diabetes também foi reproduzido em dois países com perfis populacionais distintos: EUA (terremoto de Los Angeles) e Armênia. A maior incidência desses eventos cardiovasculares, como se não bastasse, coincide com a avaria do sistema de saúde, e coloca em risco aquelas que já portavam doenças e tiveram a situação agravada após a tragédia. Ou seja, ao Japão, vítima recente de mais um dos grandes terremotos da história, a reconstrução será árdua.


Revista NucleoGraf  

Projeto Grafico da Revista desenvolvida por Raphael Freire

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you