Issuu on Google+

Newsletter | Associação Centro de Formação de Atletas de Basquetebol Vânia & Vanira

Nate

Robinson

Amanda e Lucas irmãos apaixonados pelo basquete Este mês conversamos com Genekelly Diniz Lopes Nardi, mãe do Lucas e da Amanda, alunos do professor Alexandre Trindade. Lucas Lopes Nardi tem 13 anos, 1,81m de altura. Genekelly conta que Lucas sempre foi disciplinado mas que com a prática do esporte tornou-se mais tranqüilo, mais envolvido positivamente com a escola e com o próprio basquete. Lucas estuda no Colégio Montesso e Genekelly fez uma pesquisa pela internet buscando um bom lugar para que ele pudesse praticar basquete. Foi assim que escolheu a Associação das atletas Vânia e Vanira Hernandes (Centro de Formação de Atletas) e matriculou os dois filhos, que estão, desde 2013, adorando as aulas e o convívio com outros alunos e professores, manifestando um grande orgulho em fazer parte da equipe de basquete das irmãs Hernandes. Amanda tem 8 anos, já tem 1,26m de altura e, além do basquete, gosta também de brincar, de jogos eletrônicos e do judô , modalidade que também pratica com prazer.

Genekelly Diniz Lopes Nardi mãe do Lucas e da Amanda os dois adoram o basquete da Associação

Fique ligado!

LIGA SOROCABANAVENCE A“BATALHA DE BELO HORIZONTE” E GARANTE PERMANÊNCIA NA DIVISÃO DE ELITE A Liga Sorocabana de Basquete conseguiu escapar do rebaixamento ao derrotar o Minas Tênis Clube, na noite do último sábado (29 de março), por 77 a 75 (28 a 34 no primeiro tempo), em duelo extremamente acirrado e nervoso, válido pela última rodada da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) – 2013/2014, disputado na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG).

Saiba um pouco mais sobre o astro internacional


02

Newsletter |Associação Centro de Formação de Atletas de Basquetebol Vânia & Vanira

De olho na postura alguns fatores que causam Carregar peso e dormir sem o apoio correto são enir dores insuportáveis na coluna; aprenda a se prev

As principais causas de dores na coluna são por problemas musculares, de ligamentos ou de constrição das vértebras. E, geralmente, eles acontecem por conta da má postura. “A coluna é uma das regiões mais acometidas e sobrecarregadas de nosso corpo. Ela se prejudica conforme a postura que adotamos desde crianças até envelhecer. Qualquer movimento pode afetá-la. Pode-se dizer que entre os problemas mais comuns da coluna estão a escoliose (desvio em forma de S), a hérnia de disco, a lordose e a degeneração do disco intervertebral”, esclarece Jéssica de Cnop, fisioterapeuta. Porém, outro fator causador de dor é o psicológico. “O estresse ou qualquer alteração emocional pode causar danos à coluna. Por isso, centros de tratamento de dor e coluna dispõem de médicos psiquiatras e psicólogos para avaliar os pacientes”, diz Alexandre Elias, neurocirurgião. Para os especialistas, os problemas que não são congênitos ou casos de cirurgia podem ser mais simples de serem revertidos. “Os exercícios posturais podem ser feitos em qualquer idade. A combinação de pilates e atividades físicas aeróbicas auxilia na maioria dos casos”, diz Luciano Pellegrino, mestre em ortopedia e traumatologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Pequenas mudanças também podem ajudar a acabar com a dor. “A prevenção pode ocorrer por meio de cuidados com a forma como a pessoa se posiciona no trabalho e ao carregar objetos pesados, entre outros”, diz Jéssica. A principal indicação dos especialistas é a prática de exercícios físicos. “É de extrema importância a pessoa ter disciplina para realizar mo-

dalidades que sejam benéficas para o corpo como um todo, gerando fortalecimento, principalmente da região do tronco, e conscientização corporal, como o pilates”, complementa ela. Muito indicado para quem sofre com dores é a RPG, sigla de Reeducação Postural Global, que é uma série de exercícios musculares de alongamento, fortalecimento e movimentação que estabiliza a coluna vertebral.”’Ela auxilia a manter a musculatura com o tônus adequado e as posições corretas para as atividades do dia a dia”, diz Elias. (Gabriela Simionato/Folha)

Nath Robinson Nathaniel Cornelius Robinson (Seattle, 31 de maio de 1984), é um jogador de basquete norte-americano, que atua pelo Denver Nuggets da NBA. Foi o vencedor do Slam Dunk Contest (Concurso de Enterradas) em 2006, 2009 e2010, tornando-se o primeiro tricampeão do evento na história. Foi a 21ª escolha do Draft da NBA de 2005, selecionado pelo Phoenix Suns. Imediatamente foi negociado com o New York Knicks ao lado de Quentin Richardson em troca de Kurt Thomas e mais a escolha da segunda rodada do mesmo draft dos Knicks, que elegeram Dijon Thompson. Robinson foi um dos primeiros a participar da confusão envolvendo jogadores do New York Knicks e do Denver Nuggets em 16 de dezembro de 2006, que resultou na expulsão de vários jogadores de quadra e, posteriormente, suspensão dos mesmos. Com altura de 1,75 metros, é um dos jogadores mais baixos de toda a liga. Apesar de seu tamanho, é especialista em enterradas. Em 18 de fevereiro de 2006, venceu o Concurso de Enterradas superando Andre Iguodala por 141-140 na pontuação final. Sua vitória foi polêmica, já que precisou de 14 tentativas para conseguir o triunfo. Na enterrada mais espetacular da noite, saltou sobre Spud Webb, ex-jogador da NBA para concluí-la, o que lhe valeu 50 pontos. Em 2010 voltou a vencer o Slam Dunk Contest, tornando-se o primeiro jogador da história a vencer o concurso de enterradas por 3 vezes.


Newsletter | Associação Centro de Formação de Atletas de Basquetebol Vânia & Vanira

03

Clube da Escola retorna as suas atividades A Secretaria da Educação (Sedu) retornou este mês, em doze escolas municipais, as atividades do Programa Escola Viva – Clube da Escola. As atividades serão desenvolvidas por pedagogos, professores de Educação Física e monitores que contarão com o apoio e o envolvimento de colaboradores de outras secretarias e de parceiros do programa. “A ideia é que as pessoas apropriem-se da escola a partir de ações destinadas ao lazer, convertendo esses locais em grandes espaços de convivência aos sábados”, explicou o Gestor de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Leandro Aparecido Soares. Segundo disse, o Clube da Escola pressupõe o envolvimento da comunidade com a escola a partir de ações voltadas ao esporte, cultura e arte. A participação é espontânea e as atividades estarão disponíveis de acordo com a programação, horários e faixa etária, previamente estabelecidos. O Programa Escola Viva – Clube da Escola funcionará aos sábados das 9h às 12h e das 13h às 16h e toda a comunidade está convidada a participar e se integrar à proposta de lazer e socialização. As atividades acontecerão nas seguintes escolas: E.M. “Prof. Ary de Oliveira Seabra”; E.M. “Avelino Leite de Camargo”; E.M. “Amin Cassar”; E.M. “Edward Frufru M. da Silva”; E.M. “Prof.ª Inês Rodrigues Cesarotti”; E.M. “Prof.ª Léa Edy Alonso Saliba”; E.M. “Prof. Luiz de Almeida Marins”; E.M. “Prof.ª Maria Ignez F. Deluno”; E.M. “Quinzinho de Barros”; E.M. “Dr. Oswaldo Duarte”; E.M. “Tereza Ciambelli Gianini”; E.M. “Prof. Walter Carretero”.

ÍDOLOS DO BASQUETE

de todos os Considerada uma das maiores jogadoras de basquetebolbasquetebol do Fama tempos Hortência Marcari fez parte do Hall da r pontuadora feminino dos Estados Unidos em 2002. Hortência é a maio partidas da história da seleção com 3.160 pontos marcados em 127 oficiais, média de 24,9 pontos/partida.


Newsletter | Associação Centro de Formação de Atletas de Basquetebol Vânia & Vanira

Dica cultural UM SONHO POSSÍVEL – The Blind Side Mais um filme que traz um título em português bem diferente do original. “Blind side” remete à função protetora que um determinado jogador tem no futebol americano. Nosso campo de visão não abrange tudo que ocorre ao nosso redor – assim como no ponto cego quando olhamos no retrovisor do carro. No jogo também é assim: esse ponto cego precisa ser coberto por alguém, que fica de olho, protege o jogador que será atacado pelo adversário porque não tem a visão daquele lugar específico. Portanto, o título original remete a instinto de proteção e não a sonho – que por sinal tem pouco a ver com o filme. A personagem de Sandra Bullock (também em Tão Forte e Tão Perto, Crash) não tinha um sonho. O que ela tinha era intuição e confiança. Michael Oher (Quinton Aaron) era um jovem negro, filho de uma mãe viciada e não tinha onde morar. Com boa vocação para os esportes, um dia ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva. Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários, Michael não tinha ideia que aquele dia iria mudar para sempre a sua vida, tornando-se mais tarde um astro do futebol americano. Este filme rendeu Oscar de melhor atriz para Sandra Bullock. DIREÇÃO e ROTEIRO: John Lee Hancock ELENCO: Sandra Bullock, Tim McGraw, Kathy Bates, Quinton Aaron Estados Unidos, 2009 (128 min)

No Sindicato dos comerciários de Sorocaba as inscrições para as aulas de basquete estão abertas. Elas podem ser feitas todos as terças a quintas feiras no período da manhã das 8h30 às 10h30 e no período da tarde das 14h00 às 16h00 com os professores do núcleo. Venha participar de uma aula experimental e ganhe pontos com o esporte. As aulas são destinadas a crianças e adolescentes.

04


05

Newsletter | Associação Centro de Formação de Atletas de Basquetebol Vânia & Vanira

Os trabalhos do Centro de Formação de Atletas Vânia&Vanira estão a todo o vapor O projeto tem como objetivo atender às crianças, jovens e adolescentes de Sorocaba e região, por meio da utilização do basquetebol. São ensinadas técnicas e práticas do mundo do basquetebol, com respeito ao desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico e social. Com a atividade também é possível despertar o conceito de cidadania e responsabilidade social. Durante as aulas, as crianças têm demonstrado alegria e muita disciplina na prática do esporte e ficam encantadas com novas técnicas. Professores e estágiários estão sempre a postos para mostrar novas tarefas, é o basquete formando novos cidadãos e atletas.

Curta nossa página no facebook e saiba de todas as novidades: https://www. facebook.com/CFA.VANIAeVANIRA


1__