Page 1

Com o pé

na areia

Blogs que levam o melhor de Santos para o mundo

Moda

Looks para inspirar a Primavera/Verão 2016

Blogs de

estilo

9 772176 249026

000 42

Os blogueiros de moda que estão arrasando na internet

Fernando Torquatto Fotógrafo, maquiador e cabeleireiro, o santista é o queridinho das estrelas quando se trata de beleza


VilledeFrance : europeu no conforto

Ville de France R es id e nc e

PRONTO PA R A MORAR

Creci J8104

2,3ou4

suítes 128 a 344 m² privativos 2 a 4 vagas de garagem

Av. Epitácio Pessoa, 481 • tel.: 13. 3227.7819 ESTACIONAMENTO PARA CLIENTES PELA ENTRADA LATERAL, NA RUA PIRAJÁ DA SILVA.


EGO

e bem brasileiro na vista livre para o mar.

• Varandas panorâmicas de até 66,50 m² • Terraço Gourmet • Suítes com amplo closet

ACESSE

REALIZAÇÃO

• Salas até 4 ambientes • Home Office • Home Theater • Lavabo

INCORPORAÇÃO, CONSTRUÇÃO E VENDAS

CORRETOR

OnLINE

construtoramiramar.com.br

EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

grupomendes.com.br

construtoramiramar.com.br


Expediente Maycow Montemor

06

Com o pé na areia

14

Moda Feminina

16

Moda Masculina

18

Editorial Primavera/Verão

30

Fernando Torquatto

38

Blogueiros

54

Praiamar Shopping

Por Juliana Justino Por Ana Hirigoyen

Diretor

José Carlos dos Santos Tesoureiro

Léya Santana Logística

Juliana Justino Jornalismo

Por João Freire Por Juliana Justino Por Juliana Justino Por Juliana Justino

Juliana Justino

Revisão e diagramação

Rafael Vaz Fotografia

Juliana Reis Projeto Gráfico

FALE CONOSCO M. Montemor Editora M.Montemor dos Santos Editora - ME CNPJ 09.400.313/0001-01 IE 633.675.615.111

Nós queremos muito saber o que vocês acham de cada nova edição lançada, evento promovido e post publicado. Então, curta, comente, compartilhe ou nos envie um e-mail e ajude a deixar a Studiobox cada vez mais com a sua cara.

contato@revistastudiobox.com.br

Av. Conselheiro Nébias, 703 conj.1810 Vila Rica - Santos/SP www.mmontemor.com.br contato@mmontemor.com.br (13)3028.1530

facebook.com/studiobox

@revista_studiobox

@studiobox


Carta do Editor

S

er blogueiro não é das tarefas mais fáceis e muita gente tem a curiosidade - ou mesmo o interesse profissional - de saber quais são os desafios e como é a rotina de quem vive disso. Por isso, a Studiobox preparou essa edição especial sobre blogs e moda para o Praiamar Fashion Day. Aproveitem, pois ela está recheada de entrevistas com os responsáveis por blogs de maior destaque da região e do Brasil.

Esperamos assim inspirar e estimular a criação e o crescimento desta mídia na Cidade. Dar aquele empurrãozinho que faltava para quem sempre quis mas ainda não entendia bem como fazer. Ou até para quem estava com aquela preguicinha de empreender um novo projeto. Vão em frente! Falamos com o pessoal do Juicy Santos, Dona Ana Costa, Aqui em Santos Tem, Flavinha Tips e Hormônios no Closet , todos de Santos, e com os top blogueiros de moda Luh Sicchierolli e Fabi Santina e os locais João Freire e Adriana Alfaro. O João Freire, assim como a nossa colunista habitual Ana Hirigoyen, falou também das tendências da moda para a próxima estação. Também entrevistamos o incrível Fernando Torquatto, maquiador, cabelereiro, fotógrafo e apresentador, que saiu de Santos para ganhar o mundo e não poderia ficar de fora dessa publicação com tanta gente boa e que faz a moda acontecer. Boa leitura,

Maycow Montemor @maycowmontemor

Editor-chefe


Regional

Por Juliana Justino

Blogueiros

com o pé na areia

Blogs regionais levam o que Santos tem de melhor para a internet

F

oi-se o tempo em que as barreiras geográficas da Ilha de São Vicente, delimitada pelo mar, eram um obstáculo para que Santos se destacasse no cenário nacional. Hoje em dia, o centro pulsante da Baixada Santista tem representantes de peso que levam para a internet, por meio de seus blogs, o que garimpam pela Cidade. Os assuntos abordados nos blogs são os mais diversos: cultura, culinária, turismo, serviços, moda, maquiagem... Enfim, tudo de melhor que pode ser encontrado por aqui, para todos os gostos e em diversas plataformas. Seja em um site, fanpage do Facebook, perfil no Instagram ou canal do Youtube, o importante é dar dicas valiosas para quem .: 6 :.

procura algo para fazer ou comprar em terras santistas e até mesmo para quem quer ficar alinhado com as tendências da moda local, com suas particularidades. Falamos com cinco blogueiros de Santos: Juicy Santos e Dona Ana Costa, que falam sobre programações e serviços da Cidade; Aqui em Santos Tem, que abrange tanto serviços quanto produtos, e o Flavinha Tips e o Hormônios no Closet, que dão dicas de moda e beleza com indicações super caiçaras. Elas - coincidentemente, são todas mulheres incríveis! contam pra gente como começaram, quais as dificuldades que enfrentaram e, é claro, dão dicas pra quem quer começar.


Juicy Santos Flavia Saad e Ludmilla Rossi

juicysantos.com.br O Juicy Santos é, sem dúvida, um dos mais badalados blogs santistas. No ar desde 2011, está sempre atualizado e é uma aposta certeira para quem quer saber onde comer, o que fazer e o que está rolando na Cidade. Manter o blog sempre em dia - são três atualizações diárias! - não é fácil, e a tarefa fica nas mãos de Flavia Saad e Ludmilla Rossi, que escrevem, respondem e-mails, prospectam clientes, traçam estratégias, cuidam da parte técnica, interagem nas redes sociais e o que mais precisar. Flavia tem 33 anos, é jornalista e hoje vive do Juicy. “O blog é minha profissão hoje. Foram quatro anos para conseguir chegar nesse estágio, mas é uma escolha consciente, porque acredito no potencial desse veículo como negócio”. Nesse meio-tempo, ela teve uma filha e destaca que é o trabalho perfeito para quem precisa de horários mais flexíveis. Mesmo tendo trabalhado em alguns veículos da mídia tradicional, Flavia se identificou com a internet desde que a conheceu, em 1997. “Tive meu primeiro blog em 2001, na onda inicial de blogs no Brasil. Era um diário do meu cotidiano, com crônicas e opiniões. Depois tive outros blogs de assuntos diversos, mas

o Juicy Santos foi a minha primeira investida em um blog com aspirações profissionais”, conta. Ela acredita que o melhor é poder contribuir para fazer uma cidade mais legal e colaborar para que os santistas encontrem as coisas bacanas que acontecem por aqui. E o Juicy Santos fala de tudo mesmo: cultura, gastronomia, lifestyle, viagens, agenda, carreira, tecnologia, artes e beleza. Mas como descobrir essas coisas? “A cidade toda me inspira. Se eu tomar um sorvete e achar incrível, ele vira post. Se eu olhar pra cima e der de cara com um prédio de arquitetura interessante, vou tirar foto e, quem sabe, transformar em matéria”, explica Flavia.

Os resultados vêm para quem trabalha muito e entra de cabeça no sonho O contato com o público é um estímulo para quem escreve. Elogios, sugestões, fotos e mensagens fazem a diferença e, para ela, o engajamento é resultado do conteúdo que o leitor gosta de ver.

Ter um blog é uma forma de abrir portas e conhecer pessoas. Flavia conta que ministrou palestras em universidades e eventos e já foi jurada em concurso de bandas de rock por causa do blog. “Me ajudou a conhecer pessoas incríveis, profissionais e amigos que entraram na minha vida por causa do Juicy Santos. No futuro, Flavia quer ver o blog com abrangência ainda maior, cobrindo de forma mais completa as outras cidades da Baixada Santista. Ela faz mistério sobre os projetos em andamento - com a promessa de serem bem legais - e diz que gostaria de lançar anuários com as melhores dicas do Juicy. É claro que a gente quis saber o segredo do sucesso. “Ser persistente, ter respeito com os leitores e construir uma credibilidade gradual. Não adianta iniciar um blog achando que vai te dar fama e dinheiro - spoiler: não dá! Não tem segredo, os resultados aparecem para quem trabalha muito e entra de cabeça no sonho”, orienta. Para os interessados em seguir pelo mesmo caminho, Flavia dá a dica: “Estude muito essa área e pense sempre no seu leitor. O blog, no fim das contas, não é seu. Você só escreve para quem está do outro lado da tela”. .: 7 :.


Dona Ana Costa Elga, Paty Alves e Ana Elisa

Um dos primeiros blogs dedicados a falar especificamente das atrações santistas, o Dona Ana Costa é fruto do trabalho e da criatividade de Ana Elisa, Elga e Paty Alves. Juntas e com um clima de perfeita amizade, elas dividem suas impressões sobre a Cidade e se divertem compartilhando tudo o que mais gostam com seus seguidores. O blog foi ao ar pela primeira vez em julho de 2010 e a proposta era exatamente essa: mostrar Santos pela óptica de um grupo de amigas, que, início era formado por dez pessoas. Conversamos com Paty Alves, que aos 37 anos é enfermeira pediátrica em um hospital de Santos - portanto, não vive do blog - e faz parte da equipe do Dona Ana Costa desde o primeiro ano de atividades. Ela conta que a escolha do nome é uma referência a principal avenida de Santos com nome de mulher, remetendo principalmente ao empoderamento feminino. Todo bom santista que ouve o nome da avenida já pensa nos passeios pelo Shopping Balneário, nas fotos tiradas .: 8 :.

donaanacosta.com.br

no bondinho da Praça das Bandeiras, nos encontros com o namoradinho no Cine Roxy e no delicioso churros da esquina do Barão do Café. É exatamente esse o sentimento que o Dona Ana Costa quer despertar: o amor pela Cidade e pela tão peculiar cultura santista. Segundo a enfermeira, escrever no blog é uma coisa natural para elas, já que cada uma sempre tem dicas que têm mais a ver com o seu perfil para compartilhar com as leitoras do blog. “É claro que as dificuldades existem. Tem dias que não temos inspiração e ideias”. Se dá vontade de desistir? “Às vezes, mas passa logo!”, conta.

Nós gostamos da nossa cidade. Gostamos tanto que resolvemos escrever esse blog Para ela, o mais legal é “poder dividir seus achados, dúvidas e ideias, além de todas as amizades bacanas que aparecem no nosso caminho”.

Elas não têm nenhum problema em serem chamadas de ‘bairristas’ por exaltarem as qualidades e belezas da cidade de Santos. “Nós gostamos da nossa cidade. Gostamos tanto que resolvemos escrever esse blog. É da Dona Ana Costa direto para o mundo e para as santistas!”, explica. “É como um Clube da Luluzinha”. Paty garante que todo o conteúdo dos posts do blog vem mesmo do gosto de cada uma das blogueiras, que testam e, é claro, aprovam! - todos os produtos que indicam e frequentam os lugares e programas que sugerem às seguidoras do Dona Ana Costa. Ela destaca a força dos blogs regionais, que estão em pleno crescimento e cheios de potencial para ocupar diversos nichos na internet. E ainda indica - para não perder o costume - alguns dos blogs que curte e acompanha, como o de beleza da Juliana Goes, o Canal Glam e o Eu Não Visto 38. Para quem ficou com vontade ou está adiando o lançamento de um blog, Paty dá a dica: tenha determinação. A vontade de desistir pode surgir, mas siga em frente e boa sorte!


Dani Muniz

Aqui em Santos tem @aquiemsantostem

Dani Muniz é a alma do Aqui em Santos Tem, instablog que dá dicas de programas e serviços da Cidade. Nascida e criada em Santos, a advogada divide seu tempo entre os afazeres do escritório de advocacia e do blog que mantém desde maio de 2014 e considera “uma vitrine eletrônica da Cidade”. Mesmo com a rotina corrida, Dani conta que testa e aprova tudo que indica no blog. “Eu frequento os lugares e faço as fotos com meu celular. Isso demanda tempo, então normalmente tem uns dias da semana que saio do escritório no final da tarde e me dedico ao blog. É cansativo, mas compensador”, explica. A inspiração, de Dani é claro, é a própria cidade. “Temos tantas coisas boas por aqui... Eu só adquiro algo fora de Santos se realmente não vende ou não encontro aqui. Temos que priorizar e valorizar os comerciantes que investiram na nossa cidade”, pontua. E ela não reclama da correria. Pelo contrário, faz questão manter um relacionamento próximo com seus parceiros. “Não abro mão disso. Frequento todos os lugares, vejo novidades, troco ideias, ajudo a criar novos pratos. No final dá tudo certo,

quando tirei dez dias de férias senti muita falta dessa correria”. Dani fala que o lado mais chato dessa era virtual é que atrás de um computador todo mundo pode tudo. “Parece que tem gente que só sabe criticar e ver o lado ruim das coisas, mas eu amo o meu blog. Ver o crescimento diário dos seguidores é incrível, até comemoro cada mil novos seguidores com um bolo. Valorizo-os demais, sem eles o blog não teria sentido”.

Comemoro cada mil seguidores com um bolo. Sem eles o blog não teria sentido Essa relação com o público é o que Dani mais gosta. “O mais legal é o retorno dos seguidores, saber que a sua dica ajudou alguém ou que alguém aprovou tal prato. Quando o retorno é negativo é bom para corrigir os erros, estamos aqui para aprender”, reflete a advogada. Dani tem, de fato, o gosto por novidades e adora ter, por meio do

blog, a oportunidade de ser a primeira a testar novos produtos e pratos santistas. “Eu sempre gostei de garimpar novidades. Eu tenho um estilo mais clássico, mas aprecio quem sabe ousar e adoro essa mistura de estilos. Se todos fossem iguais seria muito chato”, diz. Ela ainda ressalta as portas abertas pelo trabalho no blog, como a coluna de dicas na Revista Studiobox. Ela conta que tem muita vontade de fazer uma exposição com as fotos de Santos que recebe dos seus seguidores, tanto amadores quanto profissionais. “Elas são postadas diariamente no ‘Click da Cidade’, mas Santos merece uma exposição com suas lindas paisagens”. Quando falamos sobre blogs regionais, Dani diz que acha ótimo que o cenário cresça cada vez mais, porque “nossa região tem muitas coisas boas para todos os estilos, bolsos e gostos, e cada blog tem uma visão e um enfoque diferente”. Por isso, ela incentiva quem está querendo começar um blog. “Escolha falar de algo que você goste e conheça, fale com sinceridade e valorize os seus seguidores. O segredo é trabalhar com amor e dedicação e sempre passar a verdade para os seus seguidores”, finaliza. .: 9 :.


Flavinha Tips Flavia Albuquerque

Filha de um angolano loiro de olhos verdes e uma professora brasileira, Flavia Albuquerque comanda o instablog de dica Flavinha Tips. Ela é formada em hotelaria, já morou em Portugal e ganha seu próprio dinheiro desde os 15 anos fazendo de tudo, desde vender sanduíche natural para os amigos até trabalhar em uma emissora local de televisão. Atualmente, ela tem uma empresa que fornece doces e salgados para pessoal com intelorâncias alimentares. “Como trabalho em casa, consigo ter tempo para me dedicar mais ao blog e aos meus seguidores”, conta. Desde novembro de 2013 no Instagram, o Flavinha Tips dá dicas de moda, maquiagem e lugares bacanas para comer. “Optei por essa rede social pois é um meio de comunicação mais próxima. Consigo responder tudo na hora e atender os pedidos de dicas mais rápido”, explica. Apesar de toda a dedicação envolvida na manutenção do blog, Flavia diz que não se vê vivendo apenas dele. “Eu amo o que faço. Trabalhar na cozinha é uma forma de dar amor .: 10 :.

@flavinhatips

por meio da comida, especialmente para estas pessoas que têm restrições alimentares. Eu também sou intolerante ao glúten e à lactose, então me sinto feliz em poder realizar o desejo das pessoas”. Para ela, o mais difícil é lidar com as marcas, que nem sempre estão abertas a este tipo de divulgação. “Algumas lojas não permitem tirar fotos no interior da loja, e isso atrapalha muito”. Também há a dificuldade de estar fora dos grandes centros e capitais. “É difícil ter algum evento de lançamento de produtos e coleções em Santos, e não dá para ir para São Paulo toda hora. As marcas deveriam apostar mais em Santos, que tem grande potencial de consumidores.

Não interprete um personagem, mostre aquilo que você realmente é Mas nada disso faz Flavia pensar em desistir, e ela conta que o ‘Tips’ já a

ajudou muito em algumas fases mais complicadas da vida e fez com que conhecesse pessoas maravilhosas por conta dele. “O blog atinge o Brasil todo, inclusive lugares onde a informação não chega. Então me sinto na obrigação de mostrar as coisas. Não posso desistir de fazer outras pessoas mais felizes com alguma dica minha”, diz a microempresária. “É muita responsabilidade postar alguma coisa para 25 mil pessoas! Isso dá um pouco de medo, mas também me motiva muito”, completa. Apesar de ser um pouco tímida, ela adora quando é reconhecida na rua por alguma seguidora. “É muito legal quando me encontram na rua e falam que já compraram algum produto que indiquei”. Tanta inspiração, segundo ela, vem das próprias seguidoras. “Saber que mudamos a vida de alguém, seja com palhaçadas, comidinhas ou um produto da moda por um preço legal, não tem preço. É o que me inspira a continuar sempre”. A fórmula do sucesso? Flavia diz que o segredo é fazer o trabalho com amor e dedicação. “Não interprete um personagem, mostre aquilo que você realmente é”, diz.


Carolina, Clarissa e Clara Russo

Hormônios no closet hormoniosnocloset.com.br

Toda mulher sabe que os hormônios influenciam - e muito! - o humor, as relações interpessoais e, é claro, as escolhas de looks no dia a dia. E para quem busca inspiração para se vestir, as meninas do Hormônios no Closet dão ‘aquela’ mãozinha. As irmãs Carolina, Clara e Clarissa Russo iniciaram o blog em janeiro de 2011 como uma brincadeira e se apaixonaram por esse mundo de posts e compartilhamentos. Falamos com a Carolina, que contou pra gente como começou essa doidera! Tudo começou com os looks da Carol quando estava na TPM. “Era descer a escadaria do prédio para pegar carona com uma das minhas irmãs para o trabalho que eu já notava o olhar curioso e crítico delas. Era sofrível o olhar de reprovação!”, conta. Então, ela decidiu fazer um blog em trio para postar os ‘looks do dia’ e averiguar publicamente se o visual era tão errado assim. Hoje o blog conta, além dos looks do dia, com dicas de viagem, delícias para comer - algo em que, segundo ela, as três são boas demais! -, recomendações de produtos e o que mais elas acharem interessante.

Carolina é advogada e diz que a intenção nunca foi ganhar dinheiro com o blog. “Para se viver de blog é necessário focar 100% nesse trabalho, como qualquer coisa que fazemos na vida, e eu não tenho esse tempo no momento”. Assim, as três dividem as tarefas: Carol escreve, Clara pesquisa e lida com os clientes e Clarissa dá ótimas ideias e é a fotógrafa oficial da trupe. De acordo com Clara, a irmã Clarissa também é a ‘Miss Simpatia’ nos eventos dos quais participam.

Escolhemos um tema e mergulhamos nos closets até aparecer um novo look A inspiração, segundo Carolina, vem de todos os lugares. “O jeito diferente ou exótico que alguém se veste me inspira. Caminhar na praia, assistir um filme com a minha filha, viajar... Até um bolo de chocolate pode me inspirar!”, se diverte. Ela conta que os looks que vão para o blog são pensados com um dia de

antecedência, o que as incentiva até a tirar algumas peças esquecidas do armário. “Uma de nós imagina um tema e mergulhamos nos nossos closets até aparecer um novo look. Procuramos não nos ater somente a tendências, vamos para o passado, às vezes rola um de volta para o futuro...” O curioso é ver que as três mulheres com personalidades tão diferentes encontraram tantos gostos em comum, mas Carolina explica: “Por termos sido criadas em uma família repleta de mulheres, a moda sempre foi uma pauta gostosa e diária. Também sempre gostamos de viajar e, por causa da mistura de árabes, espanhóis e italianos, a comida também é um assunto recorrente”. É muita novidade ao redor da mesa! Quando perguntada sobre o futuro do blog, Carolina é incisiva: “Não sou de fazer planos, tenho ascendente em Aquário!”, brinca. Carolina é uma incentivadora dos blogs e recomenda: “Escolha um assunto do qual goste de falar, seja curioso, leia sobre tudo e se jogue! É uma delícia e acaba virando uma terapia. Pratique a blogoterapia!”. .: 11 :.


P R O N T O

P A R A

M O R A R

Opção para você viver próximo ao mar e com alto padrão de qualidade de vida.

2suítes ou3

RESIDENCE

135 a 165 m² privativos

• Livings de até 29,02 m² • Varandas Gourmet de até 20,18 m² • 2 ou 3 vagas de garagem

VISITE AS 3 OPÇÕES DE DECORADOS Av. Senador César Lacerda de Vergueiro, 71 • Ponta da Praia - Santos/SP

Tels.: 13. 3261.7254 e 3261.6959

CRECI J8104

Lazer COMPLETO

COM PISCINA COBERTA E AQUECIDA

Central de Vendas: Rua Guaiaó, 55 - Santos / SP Ao lado do Praiamar Shopping

Tel.: 13.3261.6959

Acesse nosso site. Solicite informações aos nossos corretores www.construtoramiramar.com.br


EGO

Realização:

Incorporação, Construção e Vendas:

ACESSE

CORRETOR

OnLINE

www.construtoramiramar.com.br


Moda feminina

Por Ana Hirigoyen

das campanhas da GAP, Calvin Klein e Zoomp, que tornavam o visual total jeans cool e tendência da época.

Os anos 90 estão na moda!

A

frase já virou clichê: “nada se cria, tudo se copia”. Mas ela tem uma razão de ser. Apesar de não concordar totalmente, é inegável que, na moda, o passado é a maior referência e fonte de inspiração! A moda é cíclica, e o que hoje é visto como brega, over ou ultrapassado pode estar nas passarelas amanhã. Quem diria a cinco anos atrás que scarpin branco seria cool hoje? Ou que as fashionistas e it-girls do momento estariam usando tatuagem temporária e mechas coloridas no cabelo? Há algumas temporadas os anos 90 vêm timidamente ensaiando sua volta à cena fashion, com o retorno de características marcantes deste período. E atualmente estamos vivendo um revival total do que foi sucesso há mais de 15 anos.

.: 14 :.

A década foi um período de grande diversidade e maior liberdade de escolha aos consumidores. De modo geral, os anos 90 foram um período básico da moda, com modelagens e tecidos simples, cores neutras e até uma onda minimalista. Isto te lembrou de alguma coisa? Se a resposta foi sim, acertou. Afinal, estamos vivendo exatamente este momento democrático, básico e confortável na moda! Para exemplificar, escolhi cinco elementos super ‘trendy’ que estão fazendo sucesso e são a cara dos anos 90: TOTAL JEANS O visual all jeans, ou seja, combinar duas ou mais peças confeccionadas em jeans, foi sucesso nos anos 90. Quem viveu esta década certamente se lembra

O jeans nunca saiu de moda, e nunca vai sair, afinal é um clássico e coringa. Mas este visual total jeans até pouco tempo atrás era visto como brega, assim como o visual monocromático, e hoje ambos são tendência. Esta proposta total jeans vem ganhando força nas passarelas há algumas temporadas, e já virou aposta certeira entre os trend setters e fashionistas. As modelagens também resgatam o que foi sucesso naquela época, então pode apostar em calças de cintura alta e jaquetas de corte clássico. CABELO COLORIDO A moda dos cabelos coloridos começou nos anos 80 e perdurou até os anos 90, quando as musas pop Gwen Stefani e Christina Aguilera adotaram a tendência que virou febre entre as adolecentes e os clubbers. Hoje, os cabelos coloridos voltaram à cena com outras estrelas da música como Katy Perry e Demi Lovato, além de ter sido adotado por várias fashionistas e it-girls. VISUAL GRUNGE Uma das coisas que mais marcou os anos 90 foi o cenário musical, e isto claramente se refletiu na moda da época. O visual grunge ganhou força por conta de grandes bandas como Nirvana, Guns’n Roses e até Backstreet boys.


Hoje este visual composto por camisa xadrez, t-shirt de bandas, coturnos e peças de jeans e couro está super em alta e fazendo sucesso entre homens e mulheres. Como as peças que tornaram o estilo grunge emblemático são muito básicas, acaba sendo natural e comum encontrar produções de outros estilos com uma pitada grunge. TOP CROPPED Não é possível falar dos anos 90 sem falar das Spice Girls e das Patricinhas de Beverly Hills, que além de fazer sucesso na música e no cinema, também ditavam moda. Elas usavam e abusavam do top cropped, e ele foi sucesso absoluto entre as mulheres que podiam deixar o abdômen todo à mostra. Esta tendência dos tops e blusas cropped, voltou com força total, porém de uma maneira mais sofisticada, deixando menos pele à mostra, e sendo usada com peças de alfaiataria com a cintura mais alta. Esta atualização e repaginada com mais elegância tornou esta tendência mais democrática, podendo ser adotada em produções de todos os estilos, e até em ambientes mais formais quando combinada com peças mais comportadas. VISUAL ESPORTIVO A moda de rua nos anos 90 tinha uma pegada muito esportiva, com camisetas numeradas imitando uniformes, jaquetas esportivas, bonés e tênis. Desde então, este visual bem confortável e descontraído ficou sendo praticamente exclusivo de

atletas e rappers, mas há algumas temporadas está voltando ao cenário fashion, desde que Givenchy e Kenzo tornam os moletons peças de desejo, Moschino glamourizou as t-shirts e Chanel apresentou tênis na passarela da Alta Costura. Hoje é cool combinar blazer de alfaiataria com tênis, usar t-shirt numerada com salto alto, sem falar das jaquetas bomber e calças de alfaiataria com barra de moletom. Acredito que esta seja a característica dos anos 90 que mais vai perdurar, pois viemos de um momento de pouco conforto na moda de modo geral, e os consumidores com certeza vão querer manter a onda de “estar na moda e confortável” por um bom tempo. Estas são algumas das tendências que estamos revivendo dos anos 90, e certamente poderia apontar várias outras. Porém, o mais importante é ressaltar que, por mais que uma década esteja dominando o cenário fashion e ditando tendências, o visual não precisa ser datado. O interessante é conseguir incorporar estes elementos ao seu estilo pessoal, com personalidade e um toque contemporâneo!

Ana Hirigoyen estilomeu.com Consultora de Imagem formada pela Universidade Belas Artes de São Paulo, Ana está à frente da Estilo Estilo Meu, que ajuda pessoas e empresas a cuidarem e aprimorarem sua imagem. Consultora de Imagem formada pela Universidade Belas Artes de São Paulo, Ana está à frente da Estilo Estilo Meu, que ajuda pessoas e empresas a cuidarem e aprimorarem sua imagem. Junto com este trabalho, ela mantém o blog Estilo Meu, um espaço para dar dicas, sugestões, falar sobre moda, estilo, tendências, beleza e dividir um pouco do seu dia a dia.


Moda masculina

Por João Freire

em versões mais ousadas, como em jaquetas, casacos, mochilas e tênis, o que é uma tendência forte desde o ano passado. A jogada, para não passar batido, é usar e abusar do branco nas noites, e não apenas durante o dia.

New york

Fashion Week

P

ela primeira vez na história da moda em Nova Iorque, o público masculino ganhou um presente bastante especial: uma semana de moda, o New York Fashion Week: Men’s, dedicada totalmente a eles.

único blogueiro brasileiro a presenciar os desfiles, showrooms & afterparties. Com mais de 50 desfiles e showrooms, a semana de moda masculina em Nova York mostrou novas versões de ternos, casacos e tendências certeiras para nós – homens modernos e antenados.

E eu recebi o convite com muita honra e ciente da responsabilidade, por ser o

O branco permaneceu forte em todas as peças masculinas. Especialmente

.: 42 :.

A tendência ‘supersized’ também marcou presença na maioria das coleções, mostrando que o conforto é premissa básica para os homens. Esqueçam roupas estruturadas e tecidos grossos e apostem no que nos faz sentir bem. ‘Supersized’ são versões maiores do que o tamanho certo, bem larguinhas, de peças como calcas, coletes, casacos e camisetas. As camisas também vieram mais compridas e em tecidos mais leves. A primavera e o verão do próximo ano vão contar também com a volta dos macacões, tanto em versões de bermudas como calças. É a tendência ‘in one piece’, ou peça única, que aposta em apenas uma peça para definir o look e te deixar pronto para sair e aproveitar o dia ou a noite.


Outra novidade que notei e que, com certeza, vai pegar é o uso de amarrações e cinturas marcadas para os homens. Composições com ternos com cintos na altura do umbigo, casacos com amarrações e camisas acinturadas tiveram presença marcante. Todos os designers apostaram nessa novidade encantadora. Meu desfile favorito foi o do Asaf Ganot – não apenas por já conhecer e trabalhar com o Asaf, mas pela moda que ele faz. Ele sempre mostra um homem moderno e elegante, que não abre mão de tecidos de qualidade, que deseja estar alinhado e bem vestido, mas de maneira bem natural – demonstrando que o estilo pessoal é, acima de tudo, essencial na hora de se vestir. A coleção do Asaf Ganot foi inspirada no Brasil, em cidades como Rio de Janeiro e Brasília, e as estampadas apresentadas foram inspiradas em monumentos e obras famosas do nosso país. Tons de azul, branco, verde oliva e amarelo foram as cores mais vistas nesta edição. O verde oliva – aquele tom de verde que remete ao safári – é uma das principais apostas e com certeza, vai agradar aos homens brasileiros. É uma cor super fácil de usar, neutra e que substitui facilmente o preto e o cinza. Em resumo, a moda masculina está em evolução. Os homens estão cada vez mais interessados e preocupados com sua imagem e estilo, mas esse é um processo que vai levar algum tempo, pelo menos no Brasil, para engatar de vez. Tudo o que vi em Nova Iorque é viável para o homem brasileiro, só precisamos nos desprender de antigos preconceitos na hora de nos vestirmos. O homem brasileiro está caminhando para o desenvolvimento – lento, mas constante – quando falamos sobre moda e estilo. Tenho certeza que nossas principais capitais irão se tornar grandes polos da moda, assim como Nova Iorque e Milão. Acredito muito no Brasil!

João Freire joaofreire.com.br João conheceu a Consultoria de Imagem e Estilo e encontrou sua grande paixão profissional: trabalhar com moda, comportamento e tendências. Em Nova Iorque, se especializou no Fashion Institute of Technology e prestou consultoria para a Sak’s Fifth Avenue. A constante busca por novas experiências sempre o motivaram a sair da zona de conforto e encarar novos desafios. Com sofisticação, simplicidade e bom senso, tornou-se referência no quesito “where to go” e “what to wear”. .: 17 :.


Moda .: Editorial :.

Foto: Rafael Vaz Beleza: Raul Gama

Praiamar

Fashion

Day

P

ara celebrar o Praiamar Fashion Day 2015, promovido pelo Praiamar Shopping, em grande estilo, a Studiobox preparou uma seleção de looks incríveis montados exclusivamente com peças de lojas do shopping e que são a cara da Primavera/Verão 15/16. Inspire-se!

.: 18 :.


Camisa, shorts e sapato

Carmen Steffens


Blusa, saia e acess贸rios

Duetz Bolsa e sand谩lia

Arezzo


Casaco, blusa, shorts e acess贸rios

Shoulder Sapato Arezzo


Bolsa, sandรกlia e sapatilha

Mr. Cat


Macac達o e cinto Eqqus Sapato Luiza Barcelos para Stiletto


Blusa, saia e colar

Loja Gomes Sapato Luiza Barcelos para Stiletto


Blusa, saia, cinto e colar

Fashion Republic Sandรกlia Luiza Barcelos para Stiletto


Sapato Schutz Braceletes e charms

Pandora


Vestido e acess贸rios

Club Pitanga Sand谩lia Luiza Barcelos para Stiletto


Blusa, shorts e acess贸rios

Viviane Puccinelli Sand谩lia Luiza Barcelos para Stiletto


EGO

. o s i r r o s e stampa d

e m o c o t s o R

ia A tendĂŞnc

ar.

sempr

raiam P o n a lt a e em


Matéria de Capa

Por Juliana Justino Fotos: Divulgação

Fernando

Torquatto

O santista que se tornou o mestre da imagem

A

presentador do Super Bonita (GNT), fotógrafo, maquiador e caracterizador de novelas na Rede Globo. Fernando Torquatto é o que se pode chamar de profissional completo, polivalente e que alia toda a sua expertise nas múltiplas especialidades do seu dia-a-dia. Numa paixão que começou na infância, o santista “queridinho das estrelas” não precisa provar mais nada. São 20 anos de carreira e, definitivamente, ele chegou para ficar. Seu estilo de genteman impecável lhe rendeu uma posição como um dos 23 homens mais elegantes do país, eleito pela revista ALFA em 2011. Além do trabalho reconhecido, a sua postura e elegância o tornaram referência de estilo para o homem moderno.

.: 30 :.


F

ernando Torquatto já apresentou as três primeiras temporadas

Kate Moss, Gabriella Wright,

do programa ‘Desafio da Beleza’, do canal GNT, e é colunista

Fernanda Montenegro, Xuxa

semanal na revista Contigo!, depois de passar uma temporada

Meneghel, Marília Gabriela, Regina

de seis anos na revista Quem.

Casé, Reynaldo Gianecchini, Taís Araújo, Carolina Dieckman, Letícia

Além de apresentador e maquiador, ele tem, cada vez mais, se lançado em

Birkheur, Preta Gil, Giovanna

altos vôos como fotógrafo. Suas lentes já registraram Antonio Banderas,

Antonelli, Rodrigo Santoro, Camila Pitanga, Cleo Pires, Bruno Gagliasso, Ana Carolina e tantos outros famosos. Aos 12 anos, Torquatto já deixava de lado as tardes nas praias de Santos para assistir - junto com a sua mãe - aos grandes clássicos do cinema mundial na Sessão da Tarde. Ele vislumbrava as atuações de divas como Marilyn Monroe, Brigitte Bardot, Ava Gardner e Sophia Loren, que, com suas maquiagens suntuosas e penteados deslumbrantes, despertavam cada a curiosidade estética do garoto. Do pai, que tinha como hobby a fotografia, Torquatto herdou a capacidade de visualizar e retratar com riqueza de detalhes cenas e pessoas de seu cotidiano. Sua diversão era desenhar os rostos das atrizes e modelos que na época

Tenho uma naturalidade orgânica para falar sobre o que eu falo


eram capa de revistas. E sua meta

em uma charmosa cobertura no

principal era sempre estar o mais

Leblon, no Rio de Janeiro, que

próximo da perfeição. O tempo passou e descobrir o mundo era palavra de ordem para Fernando Torquatto. Em 1988 resolveu se mudar para a

Para conciliar tudo, o principal é você fazer o que gosta

oferece serviços de tratamentos capilares especiais, análise de visagismo, consultoria de personal stylist, maquiagem, coloração e designer de unhas e de sobrancelhas. Tudo sob a

Cidade Maravilhosa, onde cursou

supervisão de Fernando, com

a faculdade de Comunicação e

atendimento personalizado e com

ingressou na carreira de modelo.

abrilhantar rostos famosos, seu

hora marcada, num ambiente

Mais do que desfilar nas passarelas,

jeito intimista encantava a todos.

requintado, moderno e com uma

seu interesse era estar sempre

Acabava virando amigo pessoal de

vista privilegiada da Lagoa e do

atento ao trabalho dos maquiadores.

cada uma das celebridades que

Cristo Redentor.

maquiava. Para ele, intimidade é a Mas foi em uma viagem a Paris,

melhor ferramenta para chegar-se

E é claro que a gente não ia perder

quando frequentou como ouvinte o

ao melhor de todos os resultados.

a oportunidade de conversar com ele e saber como ele conquistou

curso de um renomado maquiador francês, que ele realmente se

Despontando a cada trabalho

tanto sucesso e, o mais importante,

encontrou. Antenado a tudo que

realizado, Fernando foi convidado,

como consegue se manter sempre

acontecia, ele colocou as mãos

há 20 anos, pela Rede Globo

no topo dos profissionais de beleza

à obra e foi aplaudido de pé por

para trabalhar na caracterização

do Brasil e do mundo.

alunos e pelo próprio professor na

das personagens de telenovelas e

Cidade das Luzes.

minisséries como ‘Geração Brasil’, ‘Da Cor do Pecado’, ‘Belíssima’,

Revista Studiobox - Além de

No início dos anos 90, ele resolveu

‘Páginas da Vida’, ‘Paraíso Tropical’,

maquiador, você é fotógrafo,

maquiar uma modelo em um

‘Duas Caras’, ‘Maysa’, ‘Viver a Vida’

apresentador, colunista,

curso de fotografia e o resultado

e ‘Babilônia’.

empresário... Como concilia todas

foi certeiro. Fernando Torquatto

as suas atividades?

tornava-se oficialmente maquiador.

Desde 2011, ele é o representante

E daí não parou mais. O novo

brasileiro da ONG AmfAR -

artista tinha em suas mãos todo o

fundada pela atriz Elizabeth

conhecimento para despontar em

Taylor e que arrecada fundos para

sua carreira. E foi exatamente isso

institutos de pesquisa da AIDS - e

que aconteceu.

assinou os exclusivos desfiles de maquiagens durante o São Paulo

Fernando Torquatto chegava para

Fashion Week.

mudar todo o cenário de imagem no Brasil. Criando tendências,

Para proporcionar uma experiência

ditando novos caminhos e usando

parecida com o que ele faz na TV,

de toda sua inventividade para

em 2015, ele abriu o FT Studio,

Fernando Torquatto - Para conciliar tudo, o principal é você fazer o que gosta. Toda vez que penso em um novo compromisso é cansativo, mas, quando começo a fazer, aquilo perde o peso, graças ao prazer de poder realizar o que escolhi para minha vida. Isso só é possível porque eu tenho uma naturalidade orgânica para falar sobre o que falo e também porque gosto de gente. .: 33 :.


Não tem parte ruim?

baseado no que está acontecendo

Você tem algum ritual de beleza?

no meio, mas também tem uma A parte ruim é algumas vezes não

parte do meu olhar.

Como gosto muito de sol, não saio de casa sem filtro solar. Também

conseguir conciliar tudo isso com

costumo passar um corretivo.

atividades que me dão prazer, o

Como maquiador, é claro que a

que me deixa um pouco cansado. É

beleza está muito presente no seu

uma luta tentar equilibrar isso, para

dia a dia. Você é muito encanado

Qual foi a experiência mais

que eu tenha uma vida normal.

com isso?

maluca como maquiador?

De onde vem o seu gosto pela

Eu gosto de ir à clinica de

‘Maysa’ foi um grande desafio, pois

maquiagem?

tempos em tempos e fazer alguns

era uma série de época onde tudo era

tratamentos com laser. Mas quando

filmado em HD, com caracterização

Eu via nas revistas como eram as

estou em casa, para passar cremes,

que exigia muita perfeição, então

maquiagens e pegava os produtos

eu tenho um pouco de preguiça.

desde o início dei a minha opinião

emprestado da minha mãe para

Então passo sempre um filtro

e foi um processo incrível, muito

maquiar o que eu via. Eu gostava

solar com um pouco de cor, para

desafiador. Maquiar a Kate Moss e a

de desenhar rostos, fui me

iluminar.

Linda Evangelista, que há 20 anos eu

apaixonando pelas duas artes e a

comprava revistas com elas na capa,

partir daí nunca mais parei.

também foi incrível!

De onde vem a sua inspiração? De todos os lugares, da moda, das ruas, do cinema... De tudo o que eu vejo e acho interessante. Tudo isso acaba me alimentando, me inspira. Sem falar nas milhões de tendências internacionais. Tem uma parte de informação técnica,

.: 62 :.

Eu não tinha dimensão do quanto meu trabalho influenciava a vida das pessoas

E como é apresentar o Superbonita, no GNT? Você curte estar na TV ou é mais dos bastidores? Está sendo incrível! Porque além de mostrar meu trabalho técnico eu também tenho a oportunidade de mostrar como eu sou e como


é minha relação com as pessoas. É

Me sinto lisonjeado! Porque venho fazendo meu trabalho, que é

uma plataforma onde eu expresso

muito diversificado, sempre com muito respeito e isso trouxe uma

meu raciocínio sobre beleza e

abrangência muito maior a minha carreira. Eu não tinha dimensão do

autoestima. No fundo, eu acabei

quanto meu trabalho influenciava a vida das pessoas, já que meu foco

unindo as duas coisas que eu amo.

é encantar as pessoas, sejam comuns, estrela da moda ou celebridades

O Superbonita acabou trazendo

em geral.

um público meu, de pessoas que acabaram virando minhas fãs. E o mais legal é que é que eu não preciso interpretar, sou sempre eu mesmo. Agora, além do Superbonita eu também apresento o ‘Segredos do Torquatto’, também no GNT, e é maravilhoso, um grande prazer! Eu gosto muito de estar dos dois lados. Toda essa exposição - sua e do seu trabalho - te deu muitos fãs. Como é a sua relação com eles? Minha relação com os fãs é maravilhosa e de muito carinho! Interajo com eles sempre, seja nas ruas ou mesmo através das redes sociais. E é sempre muito prazeroso. Você é uma referência, e um monte de gente quer ser como você. O que você diria a essas pessoas?

O mais legal é que é que eu não preciso interpretar, sou sempre eu mesmo .: 95 :.


PRONTO PARA

tella R

E

S

I

D

E

N

C

I

agna

A

L

• Consulte condições especiais de pagamento • Financiamento direto com a construtora em 10 parcelas sem juros

Plantão no local: Tel.: 13.3261.2161 Av. Rei Alberto I, 363, Santos/SP

Central de Vendas: Rua Guaiaó, 55 - Santos / SP. Ao lado do Praiamar Shopping

Tel.: 13.3261.6959


SA N TO SSP

MORAR NA PONTA DA PRAIA. EGO

Ú LT I M A S U N I D A D E S

3 SUÍTES ou 3 DORMS. (1 suíte)

125 m² e 167 m² privativos Aptos. Garden com 255 m² • Depósito e Dep. empregada

LAZER COMPLETO

CONHEÇA AS OPÇÕES DE DECORADOS.

Incorporação, Construção e Vendas:

ACESSE

CORRETOR

OnLINE

www.construtoramiramar.com.br

Acesse nosso site. Solicite informações aos nossos corretores www.construtoramiramar.com.br

CRECI J 8104

Realização:

EGO

IMÓVEIS COM A CREDIBILIDADE DO MAIOR GRUPO DA REGIÃO. • HOTÉIS • RÁDIO • CENTRO DE CONVENÇÕES • CINEMA • SHOPPINGS


Blogueiros

Por Juliana Justino

O estilo bifásico de

Luh Sicchierolli estilobifasico.com

O

sagitariano Luh Sicchierolli é o responsável pelo Estílo Bifásico, um dos maiores blogs de moda masculina do Brasil. O nome do blog define bem o estilo de Luh, que é a personificação da vaidade masculina: dá para manter as coisas separadas, mas se você mistura tudo fica mais homogêneo e bacana. Conversamos com ele para saber mais sobre as dores e as delícias de ter um blog de moda masculina. A gente sabe que vida de blogueiro não é fácil. Como você chegou até aqui? Sempre fui uma criança comunicativa e sabia que trabalharia com algo ligado à comunicação. Era daquelas que .: 38 :.

puxam papo com os adultos, até um pouco precoce. Cursei quatro períodos de Publicidade, mas acabei trancando. Trabalhei com assessoria, eventos, sempre na área de comunicação. Quando você decidiu se dedicar exclusivamente ao Estilo Bifásico? Até o quarto ano do blog eu trabalhava como servidor público. Mas o blog e o canal começaram a demandar mais tempo e dedicação e, conforme os ganhos foram aumentando, eu pedi exoneração do meu cargo público e passei a me dedicar exclusivamente ao blog. O blog e o canal foram divisores de águas na minha vida. Caramba, é uma vida pós-Estilo Bifásico. Mas a principal mudança é que hoje trabalho com o que mais amo na vida.

Como começou essa aventura? Tenho o blog desde o final de 2009, há quase seis anos. É impressionante olhar para trás e ver o rumo que a coisa tomou. Comecei em uma plataforma gratuita, por hobby, falando sobre festas e eventos que eu frequentava. Então comecei a conhecer blogs de moda e beleza e resolvi trazer a linguagem que acompanhava nos blogs femininos, e gostava muito, para dentro do Estilo Bifásico. Com o tempo ele foi crescendo e ganhou domínio, layout personalizado e postagens diárias. Sua família e seus amigos apoiam o seu trabalho no blog? Quando eu comecei, a seis anos atrás, ninguém tinha noção de que isso


poderia ser uma profissão. Na verdade, nem eu imaginava que tomaria o rumo que tomou. Mas comecei a estudar, observar bastidores e percebi que era possível tornar isso a minha profissão. Demorou bastante, mas começou a dar certo. Hoje em dia, mesmo as pessoas que menos acreditavam se surpreendem. Até minha mãe tem um canal no YouTube!

dia todo avaliando coisas que possam ser pertinentes dentro do meu conteúdo: um restaurante, um serviço, um produto, uma balada. É assim o tempo todo, e ainda pior em viagens! Mas já acostumei, entramos no modo automático com o tempo, né?

Então hoje você se sustenta com os lucros do blog. Como funciona?

Seria clichê responder bloqueio criativo? Costumo liberar posts diários no meu blog, além de pelo menos cinco vídeos semanais no YouTube. Tem semanas em que a criatividade não aparece e conseguir conteúdo vira um problema.

Sim, toda a minha renda vem do blog e do canal. Sinto uma certa defasagem no mercado publicitário masculino, mas ultimamente tem melhorado. Acho que o mercado está começando a prestar mais atenção nessa fatia ‘discreta’ do mercado. Além de ações publicitárias, ganhamos com visualizações no YouTube, licenciamento de produtos, comissões de afiliações e presenças em eventos. São inúmeras maneiras de comercializar o nosso trabalho, mas o compromisso maior é sempre com o meu público. O que te inspira? Viver me inspira! É muito louco isso, mas a minha vida é o blog. Eu passo o

Quais é a maior dificuldade na hora de fazer os posts?

Às vezes dá vontade de desistir? Tive essa vontade várias vezes no começo, quando tinha poucos seguidores e as coisas andavam a passo de tartaruga. Por vezes, me considerei louco em insistir nisso, mas não desisti. Hoje nada me faria desistir. Tenho meu público, meus seguidores, pessoas que fazem parte da minha vida e eu das vidas delas. Meu compromisso não é apenas com um computador, mas com milhares de pessoas. Fora que, qual motivo eu teria para desistir do trabalho que eu mais amo na vida?

Comecei a estudar, observar bastidores e percebi que era possível tornar isso a minha profissão

Rapidinhas Nome: Luiz Fernando Sicchierolli Idade: 26 anos Signo: Sagitário Profissão: Blogueiro e YouTuber Cor: Preto Acessório: Óculos de Sol Marca: Fast fashion em geral Música: Crazy, do Seal Comida: Mexicana Bebida: Vodka com energético Viagem: Nova Iorque


E o que tem de mais legal nesse trabalho? Destacaria duas coisas. A primeira, sem dúvida, é o contato e o carinho das pessoas. É incrível ter oportunidade de trazer isso do virtual para vida real nos eventos, sentir os abraços, contemplar o sorriso de cada um quando te encontra. É uma sensação inexplicável, nunca imaginei que passaria por isso na vida! As oportunidades também são legais. Hoje, como formador de opinião, recebo convites e oportunidades que jamais esperei ter na vida. Sou muito grato a tudo que acontece, sempre! E a sua relação com o seu público, como é? Tento manter uma relação próxima, gosto de ter esse feedback. Eu leio e respondo tudo, mas não consigo fazer tanto quanto gostaria. Hoje tenho uma média de 200 mil visitas por mês no blog e 1.5 milhões de visualizações por mês no canal do YouTube. Como você escolhe o que indica para os seus seguidores? No blog, só o que eu gosto vira conteúdo. Recebo muitos produtos para testar, então faço de forma rotativa, para testar tudo. Quando eu gosto muito, entra no blog.

De onde veio o seu gosto por moda? Eu acho que quem ajudou a despertar esse meu interesse por moda foi a minha avó paterna, que sempre pegava no meu pé com essas coisas. Acho que deu certo, né? Não sou mega fashion, mas tenho o meu estilo e expresso ele para a minha audiência.

Qual motivo eu teria para desistir do trabalho que eu mais amo na vida? Como é trabalhar com moda masculina hoje em dia? Sinto muita diferença do começo do blog para hoje. Os homens estão mais abertos e absorvendo mais informações de moda e estilo. Estão até ousando nos acessórios! Ainda há muito o que evoluir, mas acho que o rumo está certo. Maquiagem masculina é um assunto meio polêmico. Tem gente que não passa perto, outros não vivem sem. Eu entendo o medo dos homens, porque eu também tive esse medo no

começo. Hoje eu não tenho o menor problema com isso, me maquio no avião e onde for preciso. Acho que é tudo questão de se sentir bem e dar aquela melhorada no visual. Como você enxerga o Estilo Bifásico daqui a 10 anos? Me imagino fazendo muitos vídeos falando sobre a crise da meia idade! Não sabemos quanto tempo tudo isso vai durar, porque a internet é muito instável, cada dia surge uma mídia nova. O lance é se atualizar e trazer o público comigo. O que você queria fazer que ainda não conseguiu? Eu adoraria participar de um reality show! Sempre tive essa vontade, e ela continua aqui. Que dica você daria para quem quer ser blogueiro ou está começando? Fazer por amor! As pessoas se espelham em nosso trabalho e se apegam somente nas coisas boas, como viagens, produtos recebidos e tudo mais. Mas elas precisam entender que para chegar nesse ponto leva tempo, muito tempo, e que sim, existe muito trabalho envolvido. Quando fazemos por amor, não importam as barreiras, a gente ultrapassa e vai em frente.


Blogueiros

Por Juliana Justino

Criando moda com

Fabi santina

criemoda.com

N

o blog Crie Moda, Fabi Santina fala de tudo: moda, culinária, monta looks, indica produtos que gosta, publica vídeos e dá dicas.

No momento, eu estou trabalhando só com o blog e acabei de me formar em Publicidade e Propaganda. Antes de iniciar o blog eu trabalhei como estilista por um tempo.

Formada em Publicidade, ela adora viajar, é apaixonada por balé e anda se aventurando pela gastronomia. E, é claro, compartilha tudo isso com seus milhares de seguidores.

Como tudo começou?

Nesse bate-papo, Fabi contou pra gente como lida com todas essas atividades e falou sobre o trabalho de blogueira, uma profissão relativamente nova no mercado. Você trabalha com outras coisas além do blog? Como chegou até aqui? .: 42 :.

Comecei com o blog e o canal no YouTube já faz mais de três anos. A minha irmã, Nina Secrets, tinha um canal e eu a ajudava nas edições. Às vezes até aparecia em alguns vídeos. Com o tempo, as seguidoras dela pediram para que eu criasse o meu próprio canal. Então eu decidi aceitar a sugestão, por brincadeira, e gravava os vídeos quando tinha tempo, pois na época tinha que me dedicar à faculdade e estava trabalhando.

Sua família e seus amigos apoiam o blog? Eles sempre me apoiaram muito, desde o começo. A minha família, meu namorado e os meus amigos. No começo, os amigos achavam que era só uma brincadeira, não entendiam como funcionava. Mas hoje já entendem que é um trabalho e me apoiam. Hoje você pode dizer que vive da renda do Crie Moda? Sim. Eu trabalho 24 horas para o blog, produzindo conteúdo e tudo mais. E, como resultado dessa dedicação, as marcas entram em contato comigo para fazer divulgação no blog e nas redes sociais, essas coisas.


Quais são as maiores dificuldades de ter um blog? Hoje em dia, não adianta estar só no blog, tem que estar conectado em todas as redes sociais. Acho que o mais difícil é dar conta de tudo isso! Em algum momento você tem vontade de desistir? Desistir, não. Mas tem horas que dá vontade de tirar umas férias. Pode até parecer exagero, mas eu fico conectada em todas as redes sociais o tempo todo. E o que tem de mais legal? O mais gratificante é o carinho que a gente recebe de pessoas que nunca nem nos conheceram pessoalmente. Isso é muito incrível. Às vezes, acontece até com pessoas que vivem do outro lado do mundo. É isso que te inspira e te motiva a continuar? Não é fácil manter um blog sempre atualizado... Meus seguidores, leitores e fãs - nunca sei bem como chamá-los - são o

Hoje em dia, não adianta estar só no blog, tem que estar conectado em todas as redes sociais que me motiva a continuar sempre. Quando recebo um recado de carinho ou uma mensagem de alguém falando que eu a ajudei a superar um problema ou a aprender alguma coisa, fico muito feliz e inspirada a continuar fazendo isso e dando o meu melhor. Como é sua relação com o público? Você busca estar mais próxima? Eu respondo todos os comentários que recebo no blog. No YouTube e nas outras redes sociais eu não consigo responder todo mundo, mas estou sempre lendo tudo. De tempos em tempos, faço encontrinhos em alguns lugares do Brasil, para ter mais contato com as pessoas que me acompanham e conhecê-las melhor.

Rapidinhas Nome: Fabiana Santina Martins Idade: 22 anos Signo: Touro Profissão: Blogueira Cor: Verde-água Acessório: Óculos Marca: Pandora Música: Na Batida, da Anitta Comida: Tapioca Bebida: Suco verde Viagem: Austrália


Como você escolhe o que indica no Crie Moda e nas redes sociais? Eu indico as coisas que eu gosto, que eu testo e que acho que vale a pena contar e mostrar para as pessoas. De onde veio o seu gosto por moda e tendências? Minha mãe sempre trabalhou com moda. Ela tem uma confecção de roupas femininas, onde ela fabrica as roupas para outras marcas. Acho que essa identificação com o mundo da moda acabou surgindo por crescer no meio disso tudo. E a culinária? Vi que você também faz alguns posts com dicas de cozinha... Eu nunca tive esse dom de cozinhar bem. Na verdade, nunca me ensinaram a cozinhar. Então, um dia decidi fazer uma comida diferente e com a ajuda da minha avó, que foi me falando o passo a passo por telefone, consegui. Depois disso decidi criar um quadro no meu canal do YouTube para ensinar receitas de uma forma simples

para outras pessoas que, assim como eu, não sabem - ou sabem muito pouco - fazer comida. O blog já te abriu portas e oportunidades? Sim, muitas! Por meio do blog eu tive a oportunidade de fazer algumas viagens, conhecer outros blogueiros e muito mais, coisas incríveis.

O mais gratificante é o carinho que a gente recebe de pessoas que nunca nem nos conheceram pessoalmente Como você enxerga o seu blog daqui a 10 anos? Eu acredito que o blog vai estar sempre acompanhando as minhas

fases da vida, porque o que eu faço é mostrar a minha realidade e o meu dia a dia! Então provavelmente estarei compartilhando a minha gravidez, o meu casamento e coisas que vão fazer parte do meu momento. Tem alguma coisa que você queria fazer e ainda não conseguiu? Acho que muitas das coisas que eu sonho em fazer ainda não deram certo, mas o importante é que está tudo caminhando bem! Já cheguei em 700 mil inscritos no canal do YouTube, agora rumo a 1 milhão! Que dica você daria para quem quer ser blogueiro ou está começando? O mais importante é ser você mesmo, mostrar a sua personalidade na frente das câmeras. E comemorar cada crescimento, desde o comecinho, sempre agradecendo por cada visualização, porque todo mundo começou do zero. É super importante sempre dar atenção para o seu público, pois é para eles que você grava, escreve e tudo mais.


Blogueiros

Por Juliana Justino

Inspiração e vocação de

João freire joaofreire.com.br

C

om experiências na Califórnia, Barcelona e Nova Iorque, João é graduado em Relações Internacionais pela FAAP/ SP. Ele conheceu a Consultoria de Imagem e Estilo e encontrou sua grande paixão profissional: trabalhar com moda, comportamento e tendências. Em Nova Iorque, teve a oportunidade de se especializar no FIT – Fashion Institute of Technology, além de prestar serviços de consultoria para a renomada loja de departamentos Sak’s Fifth Avenue. A constante busca por novas experiências sempre motivaram .: 46 :.

esse aquariano a sair da sua zona de conforto e encarar novos desafios. A gente conversou com o Joaõ para saber como ele se tornou uma referência em moda masculina e estilo por meio do seu blog. Como você chegou até aqui? Após me formar no colégio em Santos, me mudei para Califórnia, descobri Relações Internacionais e decidi voltar para São Paulo e estudar RI na FAAP. Na FAAP, conheci o curso de Consultoria de Imagem e Estilo - meu primeiro contato com moda -, me apaixonei e mudei para Nova Iorque, onde me especializei no Fashion Institute of Technology.

E o que veio depois? Desenvolvi meu blog e logo comecei a trabalhar como Personal Shopper e Menswear Specialist. Hoje, eu me divido entre Nova Iorque e São Paulo, mas sou inteiramente feliz com a minha escolha. Mesmo tendo formação em Relações Internacionais, a moda masculina é minha verdadeira inspiração e vocação. De onde veio a ideia de escrever um blog? Quanto tempo de vida ele tem? O blog surgiu como uma necessidade de ferramenta de trabalho, e agora se tornou o momento mais prazeroso do meu dia. Amo fazer as fotos, escrever os posts... O blog faz um ano agora em outubro. Passou tão rápido!


Parece que foi ontem. Eu estava inseguro e com receio da exposição, mas foquei no meu instinto e me dediquei, da forma mais profissional possível. Sou bem feliz com as escolhas que fiz.

Sem dúvidas, meu blog é meu cartão de visitas e me abre muitas portas

Sua família e amigos apoiam o blog? Graças a deus sempre tive o apoio de toda a minha família - mesmo se tratando de um assunto ‘novo’ e bem diferente do que eles conhecem e trabalham. Mas também sempre busquei estudar e me especializar no que eu faço. Acredito que quando sua família e seus amigos percebem que você está dedicado, seguro e feliz, a aprovação se torna consequência.

Acredito que o mais difícil seja conseguir fazer dinheiro com o blog e atingir um número bom de acessos. Às vezes dá vontade de desistir? Nunca! Sou muito feliz com o que eu faço. Desistir seria trocar de profissão, e eu não consigo pensar em trabalhar em outra coisa que não seja consultoria e moda masculina.

O blog complementa sua renda? Diria que metade do meu trabalho são minhas mídias sociais e o restante são meus cursos de Mídias Sociais & Coolhunter, além da Consultoria de Imagem e Estilo. Mas, sem dúvidas, meu blog é meu cartão de visitas e me abre muitas portas. Quais são as maiores dificuldades de ter um blog?

O que mais te inspira para realizar esse trabalho? O dia-a-dia em si já é uma grande inspiração. Por isso, observo as pessoas ao meu redor com bastante atenção. A sociedade, em qualquer cidade do mundo, tem o poder de determinar tendências e comportamentos, observá-los é estudar, criar referências e ter inspiração real.

Rapidinhas Nome: João Matheus Freire Cavalcanti da Silva Idade: 24 anos Signo: Aquário Profissão: Consultor de moda e coolhunter Cor: Preto e branco Acessório: Sapato Marca: Club Monaco e Saint Laurent Bebida: Gin Viagem: Tóquio


E como é a relação que você tem com o seu público? A minha relação com eles é bastante direta. Procuro sempre estar em contato com meus followers. Saber o que o seu público deseja e conhecêlos bem é fundamental para atingir bons resultados. Como você escolhe os looks e viagens que indica no seu blog? Por duas vertentes: pela avaliação das necessidade do público masculino e pela curadoria que faço - por meio do CoolHunting. De onde veio toda essa paixão por moda e estilo? Acredito que nasci com isso já. Não apenas o gosto pela moda, mas também com a afinidade por descobrir tendências. Viajar e morar fora - já morei em quatro países diferentes - fez com que eu apurasse meu gosto e descobrisse minhas expertises.

Como é trabalhar com moda masculina? A aceitação do público brasileiro é boa? A moda masculina no Brasil ainda é muito conversadora. Somos um país de pessoas conservadoras e preconceituosas, infelizmente. Mas já está acontecendo uma evolução, que tem sido bastante lenta, mas eu consigo enxergar nisso um bom futuro para a moda masculina brasileira.

A sociedade tem o poder de determinar tendências e comportamentos. Observá-los é estudar, criar referências e ter inspiração real

Daqui a dez anos, como você acredita que vai estar o seu blog? Espero que totalmente diferente. Adoro as mudanças, pois elas sempre me motivam a crescer e melhorar. O que você queria fazer que ainda não conseguiu? Tanta coisa... Tenho apenas 24 anos, acredito que ainda não vi nada de tudo o que tenho que saber e conhecer. Que dicas você daria para quem quer ser blogueiro ou está começando? Primeiro de tudo, é preciso estudar bastante. Conteúdo e qualidade são os fatores que determinam o seu sucesso. E esquecer aquela ideia de que se leva uma vida glamurosa. O glamour está presente só nas fotos. Por trás do que postamos, tem muito trabalho pesado, mas feito com muita dedicação e amor.


Blogueiros

Por Juliana Justino

O entusiasmo fashion de

Adriana alfaro fashionfrisson.com.br

C

omunicativa e apaixonada por moda, Adriana Alfaro sentiu a necessidade de compartilhar a sua opinião sobre o assunto e, ao invés de apenas ler blogs e portais, resolveu criar o Fashion Frisson. Adriana é super empreendedora e deu dicas bem bacanas para quem pensa em se aventurar no mundo dos blogs de moda.

mas descobri que o que queria mesmo era trabalhar com comunicação de moda. Sou formada em Relações Públicas e pós-graduada em Estética e Gestão de Moda pela USP, e acredito que o estudo constante foi uma das coisas mais importantes para impulsionar minha carreira. É preciso sempre se reciclar e estar disposta a aprender, acredito que esse seja o caminho do sucesso.

Muitas meninas começam a escrever um blog como um hobby. Como você se profissionalizou e chegou até aqui?

Você faz alguma coisa além do trabalho com o blog? Sua vida mudou muito desde que se tornou blogueira profissional?

Sou paulistana, me mudei para Santos quando criança e cresci aqui. Fiz um ano de graduação em Design de Moda na Anhembi Morumbi, em São Paulo,

Atualmente, trabalho somente com o blog. Na época da faculdade de Relações Públicas fiz diversos estágios como na assessoria de comunicação

.: 50 :.

da Sabesp e na Prefeitura Municipal de São Vicente. O trabalho era completamente diferente do que faço hoje, mas, na verdade, continuo atuando na minha área de formação: lido com os mais diversos públicos todos os dias, administro toda a comunicação do Fashion Frisson como uma empresa normal. Desde quando o Fashion Frisson está no ar? Como tudo começou? O Fashion Frisson foi criado em 2010, logo depois que saí da faculdade de Design de Moda. Foi uma maneira de manter contato e me forçar a aprender sobre moda todos os dias, além de compartilhar com as amigas, como chamo minhas leitoras, tudo que sei! O blog sempre teve o foco em tendências


de moda e beleza, hoje adicionei o meu lifestyle para dar mais personalidade aos posts. Sua família e amigos apoiam o blog? Sim, sempre tive muito apoio da minha família e amigos desde o começo. Antes eu ficava um pouco tímida de compartilhar mesmo com amigas mais próximas, mas hoje todos entendem que é minha profissão.

O estudo constante foi uma das coisas mais importantes para impulsionar minha carreira

Às vezes dá vontade de desistir? Hoje você vive da renda do blog? Sim, hoje o Fashion Frisson é minha profissão. Eu lido com ele como se fosse uma empresa mesmo, é preciso fazer alguns investimentos em comunicação e em ferramentas para conseguir administrar o crescimento constante do blog. Quais são as dificuldades? Como acontece em toda profissão, ser blogueira tem seus altos e baixos. A vida não é tão glam urosa quanto parece à primeira vista e há muito trabalho envolvido nos bastidores: edição de vídeos, filmagens, fotos, texto... Tudo isso é muito cansativo e a rotina é bastante inconstante.

Sim, mas somente por alguns segundos. Normalmente, quando algum projeto não acontece do jeito que queríamos. Mas são raras vezes, pois amo o que faço! E o que tem de mais legal? Conhecer pessoas, fazer amigos e aprender sobre moda e beleza diariamente! O que te inspira? Gosto das coisas mais simples e vejo beleza em tudo. Desde viagens, gastronomia, livros, desfiles... Tudo pode servir como inspiração para o meu trabalho.

Rapidinhas Nome: Adriana Alfaro Idade: 25 anos Signo: Leão Profissão: Relações públicas e blogueira Cor: Branco Acessório: Maxi-colar Marca: Moschino e Animale Comida: Macaroons Bebida: Chá verde Viagem: Punta del Este


Como é a sua relação com o seu público?

O blog já te abriu portas e oportunidades?

Minhas leitoras sempre foram muito fiéis e amigas. É uma relação muito boa, o que é ótimo para medir o feedback dos posts e saber se estou indo pelo caminho certo. Hoje, o blog conta com cerca de 80 mil a 100 mil visitas mensais.

Sim, inúmeras oportunidades, como a cobertura do SPFW há 8 anos - 16 edições -, viagens incríveis como o Chilli Beans Fashion Cruise e a cobertura de eventos como o primeiro Tomorrowland Brasil.

Que dicas você daria para quem quer ser blogueiro ou está começando? É preciso ter muita persistência, ética e profissionalismo. Também recomendaria fazer o meu curso de Criação e Gestão de Blog de Moda na Universidade Santa Cecília. Como é o seu curso?

Como você escolhe o que indica no seu blog? A maioria são coisas que uso no dia a dia e gosto. Já a questão das tendências de moda, costumo falar de tudo e sou muito aberta às novidades. De onde veio o seu gosto por moda? Desde pequena sou apaixonada por moda. Sempre pesquisei muito sobre o assunto, mas o turning point foi meu primeiro São Paulo Fashion Week. Eu estava no último ano do colégio e tive a oportunidade de fazer a cobertura junto ao programa Tudo de Bom da Santa Cecília, foi minha primeira vez. Assim que as luzes se apagaram e a primeira modelo entrou na passarela usando um biquíni verde da Água de Coco, soube que era o que eu queria fazer pelo resto da vida.

Gosto das coisas mais simples e vejo beleza em tudo Como você enxerga o seu blog daqui a 10 anos? Acredito que a tendência seja manter o blog como um portal de moda e beleza, com atualizações constantes e projetos inovadores, provavelmente com foco mais expressivo em vídeos. O que você queria fazer que ainda não conseguiu? Gostaria de fazer a cobertura de semanas de moda internacionais. Mas falta pouco, é apenas uma questão de organização para acontecer!

São seis aulas focadas em criação e gestão de blogs de moda. Entre os diferenciais estão oficina de texto para se adaptar a várias linguagens, noções de fotografia e semiótica da imagem, planejamento de calendário editorial e monetização do blog. Qual é a diferença entre manter um blog de moda e um de qualquer outro assunto? Todos os tipos de blog demandam um grande esforço na criação de conteúdo. Mas, no caso dos blogs de moda, essa produção é ainda mais extensa por conta das fotos de looks e produtos, que são essenciais, assim como vídeos. Isso sem contar a necessidade de atualização constante e o surgimento de novas tendências quase diariamente.


Giro Cultural

Inventando moda no

Praiamar shopping Empreendimento foi pensado para atender o público santista, trazendo infraestrutura e praticidade para a região

F

ruto de um projeto inovador, surgiu no ano de 2000 o Praiamar Shopping, que se consolidou como vanguardista no segmento de moda ao trazer novidades exclusivas para a região e criando experiências únicas de compra.

Um dos exemplos da liderança do Praiamar é o Fashion Day que chega a sua sexta edição como o maior evento do gênero na Baixada Santista, apresentando ao público santista o que é tendência para a próxima estação com desfiles interativos que acontecem pelos corredores do shopping. .: 54 :.


Ao longo dos seus 15 anos de história, completos em abril deste ano, o Praiamar também inovou ao criar o primeiro serviço de Valet Park em um shopping na região e ao lançar o Fastpass, um cartão de estacionamento recarregável que oferece descontos em lojas selecionadas. Além disso, lojas que o público santista sempre desejou ter ao seu alcance na Cidade, como Brooksfield, Dudalina, Fast Shop, iPlace, Le Lis Blanc, The Beauty Box, The Body Shop, Starbucks, Schutz e, mais recentemente, a Pandora, são marcas exclusivas do Praiamar na região.

A combinação de uma estrutura robusta, que possui mais de 130 mil metros quadrados de área construída, 220 lojas, quatro âncoras, um hipermercado, dez salas de cinema, praça de alimentação com mil assentos e 2400 vagas de estacionamento, fez com que o shopping fosse o mais lembrado pela 13° vez consecutiva no prêmio Top of Mind, do jornal A Tribuna. Mas todo o sucesso conquistado pelo Praiamar se deve mesmo ao público santista, que abraçou o shopping e o adotou como parte da cidade. Mais de um milhão de pessoas circulam pelos

corredores, lojas, restaurantes e salas de cinema todos os meses. “A ideia sempre foi proporcionar ao santista um espaço de lazer, entretenimento e compras que se tornasse parte do cotidiano da cidade e, pelo visto, conseguimos. Há 13 anos somos o shopping mais lembrado”, explica Paulo Mendes, diretorempreendedor do Praiamar Shopping.

O Praiamar Shopping fica na Rua Alexandre Martins, 80, e funciona de segunda à sábado, das 10h às 22h. Aos domingos, a área de alimentação e lazer fica aberta das 11 às 22h e as lojas atendem das 15 às 21h.


Sofisticação e exclusividade de frente para o mar, no Gonzaga.

Pronto Para Morar


4

Suítes

EGO

490 a 1479 m² área total

Garagem fechada para 4 a 7 carros Av. Presidente Wilson, 29 • Gonzaga • Tel.: 13 3289.2633 Financiamento direto com a construtora: Ato 30% e saldo em 10 parcelas fixas Realização:

CRECI J8104

CONSULTE CONDIÇÕES ESPECIAIS DE PAGAMENTO

Incorporação, Construção e Vendas:

ACESSE

Central de Vendas:

CORRETOR

Rua Guaiaó, 55 - Santos / SP. Ao lado do Praiamar Shopping

www.construtoramiramar.com.br

IMÓVEIS COM A CREDIBILIDADE DO MAIOR GRUPO DA REGIÃO HOTÉIS • RÁDIO • CENTRO DE CONVENÇÕES • CINEMA • SHOPPINGS

no vo

Acesse nosso site. Solicite informações aos nossos corretores w w w . c o n s t r u t o r a m i r a m a r . c o m . b r

si te

w w w .c Vi on si te no str no vi e ut ss da c o o de on ra s m h M d eç i ira a a ra m con as m ar s ar . tr ut .c or om a .b r

Tel.: 13.3261.6959

OnLINE

Studiobox - Edição Especial Fashion  
Studiobox - Edição Especial Fashion  

A Studiobox preparou essa edição especial sobre blogs e moda para o Praiamar Fashion Day.

Advertisement