Page 1

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ESCOLA DE ARQUITETURA E DESIGN CURSO DESIGN DE MODA

EMANUELLY ANTUNES DINIZ JULIANA GIANINI PINHEIRO BENFICA

DESIGN DO VESTUÁRIO BOOK DE COLEÇÃO OSKLEN for kids

CURITIBA 2014


OSKLEN for kids

VERÃO 2015

briefing

índice A MARCA

Informações sobre a Osklen

PÚBLICO ALVO Posh Tweens

TENDÊNCIAS Verão 2015

SIMILARES

Marcas concorrentes

MIX DE COLEÇÃO Tabela informativa

TEMA

Frutas tropicais

EXPERIMENTAÇÕES

Moulage, geração de alternativas e Color Story

COLEÇÃO

Osklen for kids - verão 2015

CONFECÇÃO

Informações sobre cores, materiais, looks selecionados, fichas técnicas e panilhas de custo

EDITORIAL CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclusão do projeto e referências

O projeto proposto na disciplina de design do vestuário visou a criação de uma coleção verão 2015 para uma marca sorteada pelos professores. O briefing indicou as seguintes tarefas: pesquisar sobre a marca de moda, suas características, segmento de atuação, público alvo, tipos de produtos, composição do mix de coleção, elementos de estilo, formas de comunicação, faixas de preço, pesquisar novo público-alvo dado em sala e elaborar um questionário para aplicação de pesquisa qualitativa. A partir destas observações, montar painéis- demográfico e psicográfico- do perfil deste público, efetuar pesquisa de similares, definir mix de coleção, gerar alternativas com a técnica de moulage, gerar 50 alternativas (por aluno) em representações bidimensionais, elaborar croquis da coleção, apresentar cartela de cores e de materiais, definir coleção, concluir croquis e executar desenhos técnicos dos looks selecionados para confecção, desenvolvimento de protótipos, execução da planilha de custos das peças confeccionadas e desenvolvimento do book de coleção.


A marca

OSKLEN

A história da grife teve início em 1986, quando, aos 25 anos de idade, o médico Oskar Metsavaht que se especializou em Medicina Esportiva desenvolveu artesanalmente o primeiro casaco, testado em uma expedição nos Andes, realizando pesquisas sobre o condicionamento físico de atletas àquelas condições climáticas. Dois anos depois, Oskar cria a marca Osklen para a linha de casacos de neve. Em 10 dezembro de 1989, inaugura a primeira loja Osklen em Búzios (Rio de Janeiro) e surge a primeira coleção de verão. A partir daí, a marca começa ser reconhecida pelo estilo inovador, de qualidade internacional, e pelos novos conceitos de esportes de ação e aventura do início dos anos 90. Ainda em 1991, Oskar traz para o Brasil a vanguarda do estilo do snowboard e desenvolve uma nova linha de casacos, em tecidos de alta tecnologia. Desde 1989, a Osklen vem representando o lifestyle do jovem moderno. O estilista e diretor criativo das Osklen, Oskar Metsavaht: “natureza integrada com o urbano, sofisticação com o simples, o tecnológico com o rústico. Eu gosto de trabalhar com os opostos e essa simbologia eu decodifico em uma linguagem no design de moda. É a Osklen.” Não é nem só um, nem só outro, é um meio, os dois juntos. O estilo e a sofisticação da marca se expressam em cada viagem e expedição organizadas ou apoiadas pela Osklen para os quatro cantos do planeta, principalmente a partir de ensaios fotográficos, recortes de revistas e jornais, silhuetas de outras coleções, extrapolando a criatividade.

A Osklen, possui no Brasil 62 lojas, em Milão e em Tóquio 2 em cada cidade, em Nova York, Roma e Miami uma loja em cada cidade, além de uma loja em Punta Del Leste, que funciona em temporadas.

Elementos de estilo

Oskar aponta também a diferença entre estilo e moda em sua marca. “Falam que tem coisas que são sempre iguais… Sim, a Osklen tem um estilo. Ela não é uma marca de moda, que vai mudando. Ela segue suas cores, seus arquétipos. Vou alicerçando os clássicos, que passam a fazer parte da marca. O arquétipo é um dos pilares do estilo. Depois você cria o conceito da coleção e aí começa a pesquisa”. Um gênero autenticamente brasileiro de se fazer moda, mas que consegue dialogar com qualquer pessoa ou tendência no mundo.


Público alvo O público alvo determinado para trabalharmos com a marca Osklen na matéria de Design no Vestuário foram os Posh Tweens. Foi proposto a nós um grande desafio, pois a Osklen não é voltada ao público infantil. Com base no livro Consumo Autoral de Francesco Morace e nas pesquisas realizadas sobre este público, elaboramos um painel:

O público Posh Tweens abrange meninos e meninas de 8 à 12 anos de idade, pré-adolescentes interessados por novidades e capacidade imaginativa. Assistem programações (seriados, filmes, desenhos) de canais voltados ao público infantil/pré-adolescente e tem como ídolos, por exemplo, Demi Lovato e Selena Gomez. Apreciam o uso da tecnologia, como jogos eletrônicos e utilizam redes sociais como o Instagram e o Facebook. Como ainda são crianças, seus principais lazeres são ir ao shopping, cinemas, playgrounds e festas infantis e programas com a família. Assim eles acabam passando a impressão de que são mais velhos do que realmente são e conseguem expressar sua independência de livre escolha no momento de comprar suas próprias roupas e acessórios, mesmo com os pais ainda sendo responsáveis financeiramente. Mesmo com tal impressão, esse público ainda aparenta sinais de infantilidade e inocência, o que os diferencia dos adolescentes.

POSH TWEENS


Tendências Atualmente as tendências tem nos cercado com suas previsões e especulações sobre o futuro da moda cada vez mais, possibilitando a nós designers uma grande ajuda em relação a quais tecidos, cores, aviamentos e outros diversos materiais poderemos utilizar nas próximas coleções. As pesquisas são obtidas através de pesquisas e podem dizer muito sobre cada marca, público alvo e até mesmo uma condição social. A primeira coisa que fizemos no início do projeto de Design do Vestuário deste semestre foi a pesquisa de tendências. Pesquisamos três marcas, Chanel, Alexandre Herchcovitch e Alexander McQueen e assim elaboramos um vídeo com as tendências mais marcantes. No vídeo podemos perceber que marcas como Chanel, Alexandre Herchcovitch e Alexander McQueen apostaram principalmente em franjas e modelagens e estampas assimétricas. Cores cítricas e neutras predominaram nos desfiles e materiais como o couro sintético e a renda também apareceram bastante. A partir da pesquisa realizada para o vídeo, selecionamos o que predominou e montamos o painel de tendências Verão 2015.

VERÃO 2015


Similares

MARCAS CONCORRENTES

Reserva

A marca surgiu em 2005 quando os amigos cariocas resolveram fazer uma bermuda para se diferenciar da peça tão comum vista na academia. Deu tão certo que começaram a vender com sucesso e lançaram a grife masculina à qual deram o nome da praia que frequentavam no do Rio de Janeiro. A inspiração, portanto, vem do modo de vida carioca e veste o homem com despojamento ao inserir peças clássicas nos looks ousados. A grife possui seis lojas no eixo Rio-São Paulo e está presente em 300 pontos de vendas no Brasil.

Stella McCartney

Stella Nina McCartney OBE (Londres, 13 de Setembro de 1971) é uma estilista britânica, filha do ex-Beatle Paul McCartney e da fotógrafa norte-americana Linda McCartney, falecida em 1998. wStella McCartney começou a se interessar pelo design de roupas desde sua adolescência e fez estágio com Christian Lacroix com a idade de 15 anos, também trabalhou com Tom Ford na Gucci e depois foi escolhida para substituir Karl Lagerfeld quando ele saiu da Chloé.2 Criou em 2001 a grife de luxo que leva o seu nome, Stella McCartney. Em 2002, casou-se com Alasdhair Willis, editor da revista Wallpaper, com quem tem um filho.1 Tem uma meia-irmã mais velha, Heather McCartney (nascida nos EUA), que trabalha como ceramista; uma outra irmã mais velha, Mary McCartney, também fotógrafa; um irmão mais novo, James McCartney, que também é músico, e uma meiairmã mais nova, Beatrice McCartney, filha de seu pai com Heather Mills. Stella McCartney é porta Ausländer Haus voz dos direitos dos animais e não usa pele nem A marca carioca Ausländer, que significa couro em suas coleções. estrangeiro em alemão, foi criada em 2003 e seu início – e motivo de seu sucesso – foi marcado Lacoste pela produção de camisetas com frases bacanas e bem humoradas que rapidamente conquistaram A Lacoste foi fundada pelo tenista René celebridades e fashionistas. Com o crescimento da Lacoste juntamente com André Gillier em 1933. marca veio o convite para participar na temporada O tenista tinha sido apelidado de “Le Crocodile” do inverno 2009 do Fashion Rio e, dois anos pela imprensa americana durante a Davis Cup em depois, a marca foi comprada pelo grupo Animale- 1927, por causa de uma aposta que valia uma pasta Farm. de pele de crocodilo. O animal acabou virando o O conceito da marca é trazer inspirações símbolo da marca. Em 1963, René Lacoste passou de outros lugares do mundo – daí o nome da marca o controle da marca a seu filho, Bernard Lacoste. – e apostar nessa imagem moderna e cosmopolita, A partir dos anos 90 a popularidade da Lacoste em que todo o mundo é de toda a parte e as estava em queda, até que o estilista francês influências se misturam. O público-alvo da Christophe Lemaire ter tomado a direcção criativa Ausländer é jovem e urbano, trendsetters e gente da Lacoste, ele modernizou a marca, mantendo o informada sobre moda, cultura urbana e música, estilo criado por René Lacoste. festas e arte contemporânea. As coleções apostam Em 2005, quase 50 milhões de produtos em tecidos, cores e estampas, assim como cortes Lacoste eram vendidos em mais de 100 países. e modelagens originais e inovadores para agradar Este fato também se deve aos contratos que a ao seu público consumidor. Lacoste fez com vários tenistas para representarem


a marca, tais como o americano Andy Roddick Andy Roddick, o suíço Stanislas Wawrinka, o aposentado tenista francês Fabrice Santoro e o também francês Richard Gasquet. Também apostaram no mundo do golfe, fazendo um contrato com o golfista bi-campeão do Major Championships, José María Olazábal. Bernand Lacoste passou a presidência da Lacoste ao seu irmão mais novo, que já trabalhava há vários anos na marca. Bernard morreu em 21 de Março de 2006. Em 2011 a empresa tentou proibir que Anders Behring Breivik continuasse utilizando as camisas da marca.

MARCAS CONCORRENTES INFANTIS

Tigor T. Tigre

A partir de 1991 as meninas passaram a encontrar em Lilica Ripilica um jeito confortável e divertido de se vestir e se expressar. Mas e os meninos? Para atender essa turma a Marisol criou em 1993 a marca Tigor T. Tigre, que logo caiu no gosto dos garotos de zero a 10 anos que gostam de se divertir sem perder o estilo. Afinal, Tigor está antenado com o estilo de vida das crianças contemporâneas, ligadas em esportes radicais, no mundo digital, em games, música, cinema, televisão e cultura e diversão em geral.

Lilica Ripilica

A marca Lilica Ripilica começou por acaso e é preciso voltar no tempo para contar essa história. Mais precisamente ao final da década de 1980, quando a Melissinha, uma sandália de plástico colorida fazia muito sucesso entre as meninas descoladas. Em 1989, a Grendene, fabricante do calçado, fechou uma parceria com a Marisol para lançar uma linha de roupas que combinasse com o estilo fashion da sandália, a Melissinha by Marisol. A ideia deu tão certo que a Marisol decidiu continuar a coleção mesmo depois de a Melissinha sair de linha, em 1991. Nascia assim a

Lilica Ripilica. Parece que isso foi outro dia, mas já se passaram duas décadas desde então e, de lá para cá, Lilica Ripilica vem conquistando meninas de várias gerações com roupas confortáveis, divertidas e cheias de personalidade.

Zara Kids

A Zara é uma rede de lojas de roupas e acessórios para o público feminino, masculino e infantil fundada por Amancio Ortega e Rosalía Mera. Na Espanha, a Zara está sediada em Arteixo, província da Corunha, na Galiza, onde a primeira loja foi aberta no ano de 1975. As transações financeiras da empresa estão por conta de uma subsidiária holandesa Zara Mercken. A primeira loja fora de Espanha foi inaugurada no ano de 1988, na rua de Santa Catarina, na cidade do Porto, em Portugal. Atualmente, a Zara é provavelmente a rede de lojas de roupas em mais rápido crescimento, possuindo 1.540 lojas em 78 países, tendo inaugurado uma nova loja a cada três dias, em 2000.2

Hering Kids

Companhia Hering (BM&F Bovespa: HGTX3) é uma empresa brasileira especializada em moda adulta. Seu principal produto, a marca Hering também é sinônimo do grupo empresarial como um todo, que abrange também as marcas Hering Kids (moda infantil), Dzarm e PUC (moda infantil). Fundada pelos irmãos alemães Bruno e Hermann Hering em 1880, a Cia. Hering é uma das mais antigas companhias brasileiras ainda em atividade. A sede e principais fábricas da Cia. Hering ficam em Blumenau, no estado de Santa Catarina, constituindo-se do maior grupo privado empregador da cidade. Em 1994 a rede iniciou o sistema de lojas franqueadas por todo o Brasil. Atualmente existem mais de 400 lojas franqueadas espalhadas por todas as regiões do país, localizadas principalmente em centros de compras e shopping centers e possui 3 lojas virtuais para as marcas Hering, Dzarm e PUC.


TABELA DE SIMILARES

MARCAC MARCAS

OR COR

TEXTURA

MATERIAIS

PREÇO

RESERVA

Tons pasteis e preto

Listas e sobreposições

Jeans, algodão e brim

R$100 à 400

AUSLÄNDER HAUS

Neutras (preto, cinza e branco)

Estampas geométricas e abstratas

Algodão e couro sintético

R$100 à 500

STELLA McCARTNEY

Nude, Nude,mostarda, mostarda, salmão

Apliques de rendas, animal print

Brim acetinado, couro e renda

R$1300 à 6000

LACOSTE

Cores frias (cinza, azul e branco)

Estampas geométricas e manchas

Moletom e algodão

R$200 à 850

MARCAC MARCAS

OR COR

TEXTURA

MATERIAIS

PREÇO

TIGOR T. TIGRE

Vermelho, amarelo e azul

Militarismo, e manchas

Tricô e malha

R$50 à 280

LILICA RIPILICA

Rosa, branco, e azul bebe

Apliques, litras, e animal print

Arabescos, tachas, tricô

R$50 à 230

Branco, vermelho, rosa e preto

Floral, animal print e renda

Tricô, algodão, renda

R$70 à 200

Vermelho, azul, verde e amarelo

Listras horizontais e xadrez

Tecidos resinados, jeans, moletom

R$20 à 150

ZARA KIDS

HERING KIDS


CONCLUSÕES SOBRE A TABELA DE SIMILARES

Além das pesquisas realizadas sobre as últimas coleções das concorrentes da marca Osklen, foi necessário um segunda pesquisa com marcas infantis para criar uma relação com o público alvo Posh Tweens. As concorrentes pesquisadas da Osklen são as marcas Reserva, Lacoste, Stella McCartney e Ausländer Haus. De acordo com a pesquisa, as cores predominantes foram as frias e neutras; nas texturas encontramos listras, formas geométricas e abstratas e apliques de renda; nos materiais prevalecem o algodão, couro e moletom. A média de preços variam de R$100,00 à R$800,00. Analisando as marcas infantis, Tigor T. Tigre, Lilica Ripilica, Zara Kids e Hering Kids, chegamos à conclusão que existe variação em todos os aspectos. Nas cores existem peças que vão do rosa, vermelho e amarelo até o verde, azul e o branco. Nas texturas, encontramos estampas listradas, animal print, xadrez e até apliques. Por serem peças usadas por crianças, o tecido mais utilizado é a malha por ser maleável, porém, algodão, jeans e tricô também se destacam. A média de preços variam de R$20,00 à R$200,00. A partir dessa pesquisa, podemos concluir que o que mais predominou, relacionando as marcas concorrentes da Osklen com as marcas infantis, foram as texturas e os materiais utilizados nas peças, que incluem as estampas de listras, animal print e apliques; e nos materiais, os tecidos de algodão, jeans, moletom e malha.


Mix de coleção MIX DE PRODUTO

VARIEDADEDE MODELOS

CORES

TAMANHOS

CASACO

01

01

12

BLUSA

10

SHORTS

03

05

12

SAIA

05

05

12

CALÇA

02

02

12

VESTIDO

04

MACACÃO

01

TOTAL

27

MIX DE VARIEDADEDE PRODUTO MODELOS

08

05

03

CORES

12

12 12

TAMANHOS

CAMISA

01

03

12

BATA

03

02

12

CAMISETA

02

06

12

SHORTS

05

07

12

CALÇA

04

04

12

TOTAL

19


Tema

FRUTAS TROPICAIS

Foi proposto que escolhêssemos um tema, e este poderia ser de livre escolha mais que ao mesmo tempo teria que se encaixar com a marca e com o público alvo. Com isso escolhemos o tema Frutas Tropicais, dentre algumas delas estão o abacaxi, abacate, caju, mamão, manga maracujá, banana, limão, morango entre outras. Este escolhido possui certa ligação com a marca Osklen pelo fato de serem naturais saudáveis e sendo a maioria nativa do Brasil. E já com os Posh Tweens por possuir uma grande variedade de cores e texturas, pois este público nos da liberdade nesta situação; e de certa forma acabar influenciando-as com a ingestão destes alimentos naturais.

Como foi visto na imagem acima o painel de tema teve com o objetivo de mostrar exatamente essas variedades, tanto pelos tipos de frutas quanto pelas cores e texturas variadas.


Experimentações

ELEMENTOS DE ESTILO

Estudos em Moulage

Nesta etapa do projeto, foram feitos estudos em moulage com alguns elementos de estilos que teriam dentro das alternativas e posteriormente na coleção. Os elementos escolhidos foram três tipos de golas, que são Gola meio assentada, Gola meio em pé e Gola com colarinho. Após estes estudos ficou de certa forma mais visível como inserir cada elemento de acordo com a peça de roupa. GOLA MEIO EM PÉ - Sports

GOLA MEIO ASSENTADA

GOLA COLARINHO


GERAÇÃO DE ALTERNATIVAS - alternativas selecionadas


Color Story FEMININO

SELEÇÃO DA COLEÇÃO


MASCULINO


Coleテァテ」o

OSKLEN for kids - VERテグ 2015


Confecção

CARTELA DE CORES

NUVEM PANTONE: 0011

MELANCIA PANTONE: 18-1755

RAMBUTAM PANTONE: 4621

LARANJA DOCE PANTONE: 16-1360

CINZINHA PANTONE: 7229

ABACAXI PÉROLA PANTONE: 13-0756

PÊSSEGO PANTONE: 2196

BROTOS PANTONE: 15-0146

SEMENTES PANTONE: 8030

FOLHAS PANTONE: 3471

SEMENTE DE MAÇÃ PANTONE: 0015

AZUL JEANS PANTONE: 1474


CARTELA DE TECIDOS COUVIN 50% poliéster 50% algodão

HELANCA 100% poliamida

JEANS 95% algodão 5% elastano

RIBANA DE MOLETOM 97% algodão 3% elastano SARJA 96% poliéster 4% elastano

TACTEL 100% poliéster MEIA MALHA 100% algodão MALHA RETILÍNEA 100% lã MOLETOM 100% algodão

NEOPRENE 100% poliamida

RIBANA DE MEIA MALHA 97% algodão 3% elastano

TRICOLINI 100% algodão

VISCOSE 100% viscose


CARTELA DE AVIAMENTOS

BOTÃO FLEXÍVEL

BOTÃO RECICLADO

CORDÃO

ELÁSTICO

REBITE

ZÍPER DENTE DE METAL

ZÍPER INVISÍVEL


LOOKS SELECIONADOS PARA A CONFECÇÃO


INFORMAÇÕES SOBRE A CONFECÇÃO

Para a confecção das peças selecionadas foi contratado o serviço de uma costureira e para realizar o processo com êxito foi necessário retirar as medidas dos respectivos modelos. Após as provas realizadas foram feitos os acabamentos nas peças finalizando a confecção.


FICHAS TÉCNICAS

Vestido

1 2

COR ABACAXI PÉROLA SEMENTE DE MAÇÃ

TECIDO A NEOPRENE Z COURVIN

VIAMENTO ÍPER INVISÍVEL


Bata

COR

1

WHITE

TECIDO A VISCOSE

VIAMENTO + COR BOTテグ


Shorts cargo

COR

1

FOLHAS S

TECIDO A ARJA B

VIAMENTO + COR OTÃO DE PRESSÃO, REBITE E ZÍPER PARA GANCHO


PLANILHA DE CUSTOS

OSKLEN PLANILHA PRELIMINAR DE CUSTO Referência: 001

Designers: Emanuelly D. e Juliana B.

Tamanho do protótipo: 12

Marca: Osklen

Designer Técnico: Emanuelly D. e Juliana B.

Graduação

Segmento: Infanto Juvenil

Tecido Principal: Neoprene e courvin

Coleção: Frutas Tropicais

Cores: Abacaxi Pérola e Sementre de Maçã

Data criado: 05/02/2014:

Data aprovado: 14/05/2014

08

10

12

14

Distribuição de tamanhos

Descrição: Vestido infantil feminino de corte reto construído com o tecido neoprene na cor Abacaxi Pérola e com mangas em courvin na cor Semente de Maçã. Zíper invisível nas costas na cor Semente de maçã. Desenho:

Insumo

Consumo

Preço

Custo

Neoprene

1m

R$25,50

R$25,50

Courvin

50cm

R$17

R$8,50

Zíper Invisível

30cm

R$3

R$3

Linha

90m

R$1,50

R$0,50

Total de Insumos Amostra do tecido:

R$37,50

Mão de Obra

TempoV

Corte

30 min

R$5

R$5

Costura

1 hora

R$20

R$20

Acabamentos

15 min

R$5

R$5

5 min

R$3

R$3

Embalagem Total de Mão de Obra

alor

1h e 50 min

R$33

CF mensal Prod. Mensal

Custo

Custo fixo Formação de Preço:

Despesas de comercialização

Preço de Varejo: R$302,43

Custo

R$70,50 % PV

Valor

Custo

Comissões

8%

R$5,64

R$5,64

Preço de Atacado: R$201,62

Impostos

35%

R$24,67

R$24,67

Custo do produto: R$100,81

Tributos

Lucro em $: R$201,62

Outros

Margem de Lucro: 300%

Total de Mão de Obra

R$63,31


OSKLEN PLANILHA PRELIMINAR DE CUSTO Referência: 002

Designers: Emanuelly D. e Juliana B.

Tamanho do protótipo: 12

Marca: Osklen

Designer Técnico: Emanuelly D. e Juliana B.

Graduação

Segmento: Infanto Juvenil

Tecido Principal: Viscose

Coleção: Frutas Tropicais

Cores: Nuvem

Data criado: 05/02/2014:

Data aprovado: 14/05/2014

08

10

12

14

Distribuição de tamanhos

Descrição: Bata infantil masculina construída com o tecido viscose na cor Nuvem. Leve abertura na gola com fechamento em botão reciclado na cor Nuvem. Desenho:

Insumo

Consumo

Preço

Custo

Viscose

1m

R$20

R$20

4 unidades

R$0,50

R$2

Botão Reciclado Linha

90m

R$1,50

Total de Insumos Amostra do tecido:

R$0,50

R$22,50

Mão de Obra

TempoV

Corte

30 min

R$5

R$5

Costura

1 hora

R$20

R$20

Acabamentos

15 min

R$5

R$5

5 min

R$3

R$3

Embalagem Total de Mão de Obra

alor

1h e 50 min

R$33

CF mensal Prod. Mensal

Custo

Custo fixo Formação de Preço:

Despesas de comercialização

Preço de Varejo: R$238,08

Custo

R$55,50 % PV

Valor

Custo

Comissões

8%

R$4,44

R$4,44

Preço de Atacado: R$158,72

Impostos

35%

R$19,42

R$19,42

Custo do produto: R$79,36

Tributos

Lucro em $: R$158,72

Outros

Margem de Lucro: 300%

Total de Mão de Obra

R$56,86


OSKLEN PLANILHA PRELIMINAR DE CUSTO Referência: 003

Designers: Emanuelly D. e Juliana B.

Tamanho do protótipo: 12

Marca: Osklen

Designer Técnico: Emanuelly D. e Juliana B.

Graduação

Segmento: Infanto Juvenil

Tecido Principal: Sarja e Courvin

Coleção: Frutas Tropicais

Cores: Folhas e Semente de maçã

Data criado: 05/02/2014:

Data aprovado: 14/05/2014

08

10

12

14

Distribuição de tamanhos

Descrição: Bermuda infantil masculino construído com o tecido sarja na cor Folhas e com detalhes em courvim nos passadores e nas tampas dos bolsos. Fechamento: zíper com dentes de metal no gancho e botão flexível no cós. Desenho:

Insumo

Consumo

Preço

Custo

1m

R$20

R$20

Courvin

50cm

R$17

R$8,50

Zíper com dentes de metal

10cm

R$4

R$4

1 unidade

R$8

R$8

90m

R$1,50

R$0,50

Sarja

Botão Flexível Linha

Total de Insumos Amostra do tecido:

R$41

Mão de Obra

TempoV

Corte

30 min

R$5

R$5

Costura

2 horas

R$40

R$40

Acabamentos

20 min

R$8

R$8

5 min

R$3

R$3

Embalagem Total de Mão de Obra

alor

2h e 55 min

R$56

CF mensal Prod. Mensal

Custo R$97

Custo fixo Formação de Preço:

Despesas de comercialização

Preço de Varejo: R$416,13

Custo

% PV

Valor

Custo

Comissões

8%

R$7,76

R$7,76

Preço de Atacado: R$277,42

Impostos

35%

R$33,95

R$33,95

Custo do produto: R$138,71

Tributos

Lucro em $: R$277,42

Outros

Margem de Lucro: 300%

Total de Mão de Obra

R$97,71


Editorial

OSKLEN for kids


Considerações finais Neste book de coleção abordamos o grande desafio que nos foi proposto: a marca Osklen para o público alvo posh tweens. Mesmo sendo opostos, concluímos um bom trabalho. No decorrer do projeto surgiram algumas dificuldades. As características apresentadas pela marca Osklen são cores neutras e peças de roupas mais simples, sem perder, contudo, sua sofisticação. A dificuldade apareceu devido ao público alvo e a marca serem muito diferentes em vista que os pré-adolescentes estão sempre à procura de coisas novas, diferentes e às vezes, até extravagantes para definir seu estilo, contrariando as coleções da Osklen que são sempre mais “clean”. Apesar disso, cumprimos todos os objetivos enunciados, uma vez que fizemos tudo por etapas. Este projeto foi muito importante para nosso conhecimento, compreensão e aprofundamento das etapas de um projeto de moda, pois permitiu-nos compreender, desenvolver e aperfeiçoar nossas competências em relação à matéria.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Fashion Forward FFW. Disponível em <http://ffw.com.br> Acesso em 13 de janeiro de 2014. Osklen. Disponível em <http://store.osklen.com>Acesso em 19 de fevereiro de 2014. MORACE, Francesco (org). Consumo autoral. As gerações como empresas criativas. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2009 Reserva. Disponível em <http://www.usereserva.com> Acesso em 15 de março de 2014. Ausländer Haus. Disponível em <http://www.auslander.com.br> Acesso em 15 de março de 2014. Lacoste. Disponível em <http://www.lacoste.com> Acesso em 15 de março de 2014. Stella McCartney. Disponível em <https://secure.stellamccartney.com> Acesso em 15 de março de 2014. Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre. Disponível em <http://www.lilicaetigor.com> Acesso em 20 de março de 2014. Zara. Disponível em <http://www.zara.com> Acesso em 20 de março de 2014. Hering Kids. Disponível em <http://www.heringkids.com.br> Acesso em 20 de março de 2014.


Book Osklen for kids  

The proposed design discipline in clothing project aimed at creating a summer 2015 for a mark drawn by the teachers collection. The briefing...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you