Issuu on Google+

Manual de Normas identidade visual


02


Índice

identidade visual

Introdução à marca - fundamentação e representação

Utilização - positivo e negativo - dimensões mínimas - reprodução de cores directas - aplicação em fundos fotográficos - aplicação em fundos coloridos - tipografia - utilização indevida da marca - área de protecção


04


introdução á marca

Marca GO GO é uma marca de secadores portuguesa, que aposta no seu nome em inglês por ser um nome mais sonante, fica na memória dos consumidores e também por ser um secador portátil de viagem para meninas adolescentes.

Objectivo Temos como finalidade satisfazer o publico feminino jovem que gosta de viajar e tem sempre pouco espaço na mala ou mochila de viajem. Este publico normalmente deseja um secador bonito, leve de fácil arrumação e utilização.

Produto Esta marca lança um novo secador que pretende inovar totalmente na forma e deixar de lado o convencional secador de cabelo. O GOGO não possui pega para ser mais fácil de transportar e contem um compartimento na parte inferior que permite guardar a ficha eléctrica rapidamente de modo a que ela não desenrole na mala do utilizador. Este produto tem como consumo máximo cerca de 1000w, com voltagem bi-volt, possui uma extensão de fio com um metro e comprimento, pesa aproximadamente 460g e o seu preço no mercado é de cerca de 20€. 05


identidade visual fundamentação

A marca GOGO é o elemento principal da identidade da empresa. Tratando se do meio preferencial para a identificação e projecção dos valores e personalidade da GOGO, constitui a sua forma de expressão mais visível. O logótipo para a marca obedece bastante aos valores que defendemos. É bastante simples limitado por uma linha rectangular de vértices boleados de cor cinzenta. No interior encontra se o nome da marca GOGO o primeiro “GO” é da mesmo cor que a linha exterior, o segundo “GO” é a cor de rosa para ter uma ligação directa com o secador visto que é para um publico feminino jovem. Usamos a Helvética Rounded LT Std Bold por ser uma fonte bastante boleada e curvilínea que combina com os gosto e personalidade feminina

06


identidade visual construção

A construção gráfica da marca é determinada por uma grelha de construção que permite perceber de forma clara a sua proporção e os alinhamentos dos vários elementos constituintes da marca que pode ser utilizada como guia de suporte para reprodução da marca em tamanhos superiores e inferiores.

3x

5x

07


identidade visual positivo e negativo

A cor do logótipo é o cinzento, Pantone 417, e é esta que por norma deve ser utilizada, sob fundo branco, em positivo. Na versão em positivo, o logótipo é representado a branco, sob fundo negro.

08

GO GO

GO GO

GO GO

GO GO


identidade visual

reprodução a cores directas

As cores corporativas da marca GOGO é o cinzento e rosa. São elementos fundamentais para assegurar a rápida a rápida identificação da marca, pelo que devem ser reproduzidas de forma consciente. Deverá ser, sempre que possível, reproduzidas através de tintas que constem no Standard Pantone, assegurando assim a máxima qualidade e fiabilidade na reprodução da marca.

PANTONE 447C CMYK 0 0 0 90 RGB 65 64 66

PANTONE 213 C CMYK 0 95 20 0 RGB 238 42 123

09


identidade visual

aplicação em fundos coloridos

A marca GOGO, deve ser sempre que possível reproduzida nas cores corporativas, cinzento e rosa. Preferencialmente nas versões em fundo colorido, o logótipo é representado a branco.

10


identidade visual

aplicação em fundos fotográficos

Na aplicação do logótipo sob fundo fotográfico poder-se-á optar entre a versão a positivo ou negativo, dependendo da cor da zona da fotografia onde queremos colocar. Para cores mais claras utilizar-se-á a versão a positivo, para cores mais escuras deve utilizar-se a versão a negativo.

11


identidade visual utilização indevida da marca

A marca é um elemento fundamental na comunicação com as diversas audiências. A adulteração da marca prejudica a forma como a identidade é comunicada e percebida, pelo que a marca deve ser sempre reduzida de forma consistente e de acordo com as regras contidas neste documento. Apresentam-se alguns dos exemplos do que não se pode fazer. 1. Não alterar o espaçamento entre elementos 2. Não alterar o posicionamento das letras 3. Não utilizar outlines 4. Não utilizar cores incorrectas 5. Não expandir a marca 6. Não condensar a marca 7. Não alterar a formação da marca 8. Não acrescentar outras imagens à marca

12

5.

1.

G OGO 2.

GG OO

6.

3.

7.

4.

8.

GO GO

GO GO GO GO

GO GO GO GO


identidade visual área de protecção

Área de protecção destina-se a preservar a legibilidade visual da marca GOGO. Deve ser cumprida a todo custo, não podendo ser invadida por nenhum elemento estranho à marca, quer seja um elemento gráfico ou texto. Na figura está estabelecida a regra que preside à definição da área de protecção mínima a respeitar.

zona mínima de protecção

1x

13


identidade visual tipografia

O tipo de letra corporativo da empresa é a Helvética Rounded LT Std. De modo a que as diversas formas de comunicação sejam apresentadas de uma forma consciente e coerente, só deve ser utilizado este tipo de letra específico. O tipo de letra não pode ser expandido. Não devem ser utilizados efeitos especiais como sombras e palavras sublinhadas.

Helvética Rounded LT Std Bold ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 Helvética Rounded LT Std Bold Oblique ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 Helvética Rounded LT Std Bold Condensed ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 Helvética Rounded LT Std Bold Condensed Oblique ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 Helvética Rounded LT Std Black ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890 Helvética Rounded LT Std Black ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890

14


identidade visual

tamanho mínimo e máximo

1cm 1,5cm

Para se preservar a legibilidade e integridade da marca GOGO define-se neste manual as dimensões mínimas de produção da marca. Quando for utilizada a dimensão mínima, deve-se tomar todas as precauções no sentido de garantir uma reprodução precisa da marca. Quando a reprodução for em quadricomia deve assegurar-se a correcta justaposição das cores. Não existe limite máximo para a reprodução da marca GOGO, desde que respeite a área de protecção da marca.

15


Design_Juliana Moreira 50535


Manual de Normas_"GOGO"