Page 1

UEPB 2010.2


Mensagem Inicial A caminho desta conquista vivemos muitas experiências, ampliamos nossa visão e nosso conhecimento. Aprendemos a conviver, a não desistir de lutar, a tentar novamente, a superar e a surpreender. Hoje, ao folhearmos este convite, a imaginação toma forma e histórias são revividas — seja através de lágrimas ou sorrisos. O certo é que, ao olharmos para trás, precisamos reconhecer e agradecer a todos que contribuíram para que, hoje, pudéssemos chegar aonde chegamos. Esta vitória tem o sabor das dificuldades superadas, do dever cumprido, das sólidas amizades e dos momentos inesquecíveis compartilhados. “De tudo ficarão três coisas: a certeza de que estamos começando, a certeza de que é preciso continuar e a certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança. Do medo, uma escada. Do sonho, uma ponte. Da procura, um encontro”. (Fernando Sabino)


UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

UEPB 2010.2

e demais formandos do curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba- turma 2010.2 sentemse honrados em convidar V.S.ª e Ilma. Família para as solenidades de sua formatura.


Autoridades Marlene Alves de Sousa Luna Reitora

Aldo Bezerra Maciel

Solenidade Turma

Márcia Eugênia de Souza Pinto

Vice-Reitor

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Rômulo Ferreira de Azevedo

Paraninfo

Cássio Rodrigues da Cunha Lima

Diretora Adjunta

Departamento de Serviço Social

Francisca Rodrigues de Mascena Chefa

Manoel Ludgério Pereira Neto

Patrono

15 de janeiro de 2011 Hora: Local: Spazzio

Patronesse

Ato Ecumênico

Padrinhos

02 de fevereiro de 2011 Hora: Local:

Marília Tómaz de Oliveira

Teçália Suassuna Vaz Lira Chefa Adjunta

Coordenação de Serviço Social

Thereza Karla Souza Melo Coordenadora

Maria do Socorro Pontes de Souza Coordenadora Adjunta

29 de janeiro de 2011 Hora: 20 hs Local: Edifício José Flávio dos Santos Rua Monsenhor Sales, 8516 São José da Mata

Colação de Grau

Diretor

Marília Tomáz de Oliveira

Aula da Saudade

Adriano César Galdino de Araújo Deputado Luiz Couto Luiz Virginio de Araújo Granville Silveira

Baile 05 de fevereiro de 2011 Hora: Local: Casa Bela Recepções


A Deus Agradecemos Àquele que nos presenteou com o bem mais precioso que poderíamos receber um dia, a vida, e com ela a capacidade para pensarmos, amarmos e lutarmos pela conquista de nossos ideais. Muitas foram as lutas, maiores as vitórias, e isso porque o Senhor Se fez sempre presente, transformando a fraqueza em força e a derrota em vitória. Reconhecemos que o tempo todo o Senhor nos amou e que sem a Sua misericordiosa graça e intervenção nada disso seria possível. Não somos mais os mesmos. Amadurecemos ao enfrentar os vários obstáculos, mas agora tudo é felicidade, pois atingimos nosso alvo. Hoje, temos a certeza de que a Sua companhia foi o que fundamentou essa vitória. Não temos outra forma de agradecer senão dizendo: use-nos como instrumento de transformação e crescimento do nosso próximo. Somos gratos ao Senhor hoje, amanhã e eternamente. Obrigado, Senhor!!!

Aos Pais A vocês, que, mesmo antes de nos conhecerem, dedicaram-nos um amor incondicional; que irradiaram felicidade ao ouvir nosso choro pela primeira vez; que nos deram a mão no primeiro passo... Os responsáveis por nossa educação desde o início, nossos primeiros professores. Nós lhes fomos confiados por Deus para sermos treinados para a vida, e, no final desta tão importante etapa, vemos o valor deste treinamento que nos deram. Vemos como vocês nos amaram, através do apoio, do incentivo, das orações, da renúncia e até do sacrifício por nós. Prometemos que no exercício de nossa profissão, iremos, sinceramente, honrar seus nomes, suas lágrimas, suas vidas. Por isso, oferecemos a vocês o mérito maior desta vitória! Obrigado por tudo! Amamos vocês!

Aos Pais Ausentes Você partiu antes que o momento tão esperado chegasse... Às vezes, fico imaginando como seria vê-lo sentado aí, nesta platéia, olhando para mim com os olhos cheios de lágrimas e o coração transbordando de orgulho. Sinto saudades! Eu sei que, de uma forma ou de outra, você estará comigo. Sentirei sua presença, linda, sorrindo e feliz, quando receber meu diploma. Sentirei sua mão carinhosa a afagar meus cabelos e, neste instante, abraçá-lo-ei em silêncio, sorrirei para você e deixarei fluir esta emoção...Ouvirei seus aplausos. E terei a certeza de que, onde você estiver, estará repartindo comigo a alegria deste momento. Estou realizando um sonho meu e seu, e só consegui porque tenho você dentro de mim. Você não está mais aqui, mas eu ainda sou uma parte sua e carrego comigo tudo de bom que me deixou.


Aos Mestres Segundo Galileu, “a um homem nada se pode ensinar. Tudo que podemos fazer é ajudá-lo a encontrar as coisas dentro de si mesmo”. E, para isso, precisamos dos nossos mestres. Grandes sábios que traduzem com perspicácia seu conhecimento convertem incertezas em atitudes. Não foram repetidores de idéias, mas pensadores que despertam a inteligência adormecida. Tivemos mestres que, às vezes, não nos compreenderam e nem se fizeram compreender, mas tivemos aqueles que se interessaram, se responsabilizaram, trabalharam com afinco. Transformaram os sonhos em projetos viáveis. Construtores de pessoas livres, críticas, realizadoras, pois têm interesse genuíno por elas. Cresceram, compareceram e caminharam junto conosco. Tornamo-nos seus discípulos e assim agradecemos por terem despertado nossa paixão por algum campo do conhecimento, ajudando-nos a traçar as diretrizes de um futuro bem-sucedido. A vocês, grandes mestres, a nossa gratidão!

Aos Colegas Há cinco anos fizemos a escolha. Não sabíamos direito o que vinha pela frente. Os períodos foram passando... Compartilhamos sorrisos, lágrimas, sonhos e decepções. Os que até aqui chegaram, que ergam o diploma e digam: vencemos! Durante esses cinco anos fomos chamados a questionar nossa ética profissional, a enfrentar as diásporas da vida... Mas de uma coisa tenhamos certeza: momentos como estes jamais se repetirão! Foram únicos e são inesquecíveis. E serão tais momentos a base desta nova etapa de nossas vidas. Que a amizade formada não seja diluída pela distância, mas sim eternizada pelo compromisso de nos encontramos mais adiante, em lugares onde somente pessoas de sucesso possam estar...

Aos que Amamos Se hoje comemoramos uma conquista, esta se deve àqueles que estiveram ao nosso lado em todos os momentos; que fizeram de nossos sonhos seus próprios objetivos e de nossos objetivos sua própria luta. Queremos compartilhá-la com vocês... Pessoas tão especiais, que não pouparam esforços para que o sorriso que hoje trazemos no rosto fosse possível. A vocês, que nos ofereceram sempre o melhor que puderam nos dar, através de seu olhar de apoio, de sua palavra de incentivo, de seu gesto de compreensão, de sua atitude de segurança, mesmo quando nos veio o desânimo. Nos momentos importantes, suportaram nossa ausência; nos dias de fracasso, respeitaram nossos sentimentos e enxugaram nossas lágrimas. Se hoje estamos aqui é porque vocês acreditaram em nosso sucesso e caminharam ao nosso lado! Recebam nosso "muito obrigado", repleto de amor e carinho.


Mensagem da Turma Passaram-se os dias. Passaram-se os meses. Passaram-se os anos. Porém ficaram as lembranças, os amigos e as experiências trocadas. Acabamos de vencer uma batalha, dentre muitas com as quais haveremos de nos deparar. Neste momento, conquistamos uma vitória... Ao longo de nossas vidas, todos nós fizemos escolhas e fomos convidados a seguir em frente para atingir nosso ideal. Hoje é o fim de uma trajetória e o início de outra. Estudamos sobre vários temas, muitos dos quais usaremos sempre e nos lembraremos constantemente, de outros, nem tanto. Nas diferenças formamos nossa identidade; a partir de escolhas construímos nosso saber. Amadurecemos. Passamos por vários momentos, obstáculos, situações difíceis, mas também felizes e enaltecedoras, e hoje já não somos mais os mesmos. E é nessa nova fase que se definirá o nosso futuro. Não é importante sermos sérios para todas as coisas, mas sermos sérios para as coisas importantes, pois quando um ser humano desperta para um grande desejo, todo o universo conspira a seu favor. O momento agora não é de chorar, o momento é de alegria, orgulho e agradecimento. O momento agora não é de despedida, o momento é de sentir satisfação pela batalha vencida. Porque, agora, neste momento, somos todos vencedores. "Grande é a tarefa que nos espera... Para todos os seres humanos, constitui quase um dever pensar que o que já se tiver realizado é sempre pouco em comparação com o que resta por fazer". (João XXIII)

Juramento Comprometo-me a despir-me dos preconceitos para compreender o outro. Trabalhar os contrários em busca da democracia, fundamentado decisivamente nos valores éticos, na liberdade, na equidade e na justiça social. Comprometo-me, em minha prática profissional, a romper com a visão e a prática assistencialista e transformar, a cada dia, o favor em direito, a benesse do Estado em dever e o favorecido em assistido, orientando a população a buscar os seus direitos de cidadão. Comprometo-me a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e menos excludente.


UEPB 2010.2 Turma

Márcia Eugênia de Souza Pinto ALESSANDRA DE OLIVEIRA SILVA ANE ROSETE SILVA VIEIRA CRISTIANO DAS NEVES VIANA AMORIM ELIDIENE BATISTA DA SILVA FÁBIA LAYSSA DOS SANTOS COSMO FABIANO SANTIAGO CRUZ GEOVÂNIA CLEMENTINO E SILVA MARIA DA VITÓRIA ARAÚJO SILVA MARIA EMANUELLE RIBEIRO MENDES MARIA JOSÉ VIRGINIO ALVES MARIA JOSEILMA RODRIGUES DA PENHA CALIXTO MARIA JOSENEIDE GUEDES BARBOSA RAYSSA CARNEIRO LUCENA SUÊNIA PATRÍCIA SOUSA FIGUEIRÊDO TÂMARA MIRELY SILVEIRA VERIDIANA PEREIRA FERREIRA


Geovânia Cementino e Silva

Maria Joseilma Rodrigues da Penha Calixto

Germano José de Oliveira e Silva Josefa Clementino e Silva

Maria da Conceição Rodrigues da Penha João José da Penha

Maria José Virginio Alves

Rayssa Carneiro Lucena Alves

Severino Tranquilino Alves Marluce Virginio Alves

Soraya Carneiro Lucena Lanilson Araujo Alves


Veridiana Pereira Ferreira

Maria da Vitória Araújo Silva

Maria das Graças Aguiar

Maria de Araújo Silva Abrahão Alves silva

Cristiano das Neves Viana Amorim Joselito Viana Amorim Cláudia Maria das Neves

Maria Emanuelle Ribeiro Mendes

Maria Josineide Guedes Barbosa

Francisca Francilene Ribeiro Mendes Manoel Estevão Mendes Neto

Paulo Agostinho de Sousa Maria Guedes de Sousa


Elidiene Batista da Silva

Alessandra de Oliveira Silva

Severino Batista da Silva Geni Fernandes da Mota

João Francisco da Silva Nalzira de Oliveira Silva

Fabiano Santiago Cruz Fábio Alberto Cruz Jaquelide de A. Santiago Cruz

Ane Rosete Silva Vieira

Fábia Layssa Dos Santos Cosmo

Maria de Fátima Silva Vieira Nivaldo Vieira

Maria Emília dos Santos Cosmo Francisco da Silva Cosmo


Mensagem da Comissão Correria, nervosismo, chateações, lamentações, vontade de jogar tudo para o alto... Sim, vivemos tudo isso! Discussões que não deram em nada, algumas tentativas frustradas, vontades que não passaram de vontades, incompreensão por parte de uns e de outros, insatisfações desse ou daquele... Agradar a todos é difícil, talvez seja mesmo impossível. Mas fizemos o que pudemos... E apesar de todos os pesares podemos, enfim, comemorar! Agradecemos a todos os que confiaram a nós essa árdua missão, aos que nos criticaram ai está a resposta. O nosso muito obrigado a Deus por nos permitir sabedoria e paciência para chegar até o fim. Que o senhor Jesus abençoe cada um de nós nessa nova caminhada de nossas vidas. A todos o nosso afetuoso abraço!!! Virginia e Alessandra


Mensagem Final Percorremos um longo caminho... Sabíamos que chegaria o dia da reta final. Este dia chegou. E a vitória é nossa! Não foi fácil, mas é maravilhoso olhar para trás e ver que valeram a pena o sacrifício, as noites em claro estudando, as renúncias e o cansaço. Passamos por dificuldades, inseguranças, alegrias, tristezas, erros e acertos. Mas sempre com a certeza de que cada um de nós contribuiu para o crescimento do outro. Hoje nos sentimos honrados por mais esta vitória. Sabemos que sem Deus e o apoio das pessoas que amamos nada disso seria possível. A saudade e as recordações vão ficar para sempre, e, com elas, a certeza de que nunca devemos desistir dos nossos sonhos. A partir de agora, cada um seguirá o seu caminho, lembrando que, com respeito e humildade, podemos chegar ao mais alto degrau, sem corrermos o risco de desabar por completo. Que Deus nos abençoe e nos ilumine.


8870.3350 | 3058.2157

Serviço Social  

Serviço Social