Page 1

Realce sua essĂŞncia


CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SANTA CATARINA

JULIA DE MORAES HORN

PROJETO: REALCE SUA ESSÊNCIA. O papel da maquiagem na valorização e autoestima das mulheres.

Orientadora: Jamilly Machado

SÃO JOSÉ 2018


Sumário Cenário...........................................................................03 O Projeto.......................................................................04 Macrotendência......................................................05 Identidade Visual...................................................07 Público-alvo...............................................................09 Sustentabilidade......................................................11 Briefing............................................................................12 Editorial...........................................................................13 Material de Apoio...................................................14 Produto Final.............................................................16


Cenário Em meio aos anos da crise econômica brasileira o setor de cosméticos e beleza têm sido um dos que mais cresce. O Brasil representa o terceiro maior mercado do mundo, atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos de acordo com informações da Pyxis Consumo. Além disso, a classe C fica responsável por 42,6% dos gastos e a Região Sudeste concentra 50% do consumo no Brasil. Esse é um mercado crescente que tem se favorecido da cultura da beleza, do envelhecimento da população e do aumento do poder de compra da classe C em nosso país. O setor de beleza está entre os dez principais segmentos do varejo. Além disso, vem aumentando cada vez mais as oportunidades de acesso à produtos de beleza de alta qualidade e com preços acessíveis, tanto de marcas internacionais quanto nacionais.

3


O projeto A tendência da automaquiagem vem ganhando cada vez mais adeptos entre as consumidoras. Elas querem continuar contando com serviços profissionais para momentos especiais, mas esperam ter conhecimentos básicos de maquiagem para o dia a dia. Ademais, a automaquiagem é um processo de aprendizado sobre si mesma, conhecendo seus pontos fortes e sabendo valorizá-los, elevando sua autoestima. Diante disso, esse projeto tem como objetivo apresentar através de fotos e vídeo esse processo da automaquiagem com as mulheres, mostrando suas reações, além de promover um autoconhecimento e também expandir seus conhecimentos na área de beleza e cosméticos.

O Projeto "Realce sua essência” tem como propósito integrar as mulheres no universo dos cosméticos e da beleza. Muitas delas pelo seu baixo poder aquisitivo nunca tiveram a oportunidade de conhecer produtos e as técnicas para se sentirem ainda mais bonitas. Autoestima significa amor próprio, e nada melhor do que sentir-se bem consigo mesma. É uma grande oportunidade de conhecer as técnicas de maquiagem, os tipos de produtos adequados para cada pele, proporcionando a essas mulheres aplicarem esses conhecimentos no seu dia a dia e consequentemente aumentarem sua confiança e autoestima.

4


Macrotendência Economia Colaborativa ou Compartilhada É notável uma evolução na sociedade em relação aos meios e formas de se compartilhar informações e até bens materiais. A economia colaborativa tem como propósito uma forma de usar a tecnologia para fazer negócios entre pessoas e economizar. Nessa nova proposta, o acesso é mais importante que a posse, no compartilhamento, o que faz a diferença é a experiência. A economia compartilhada permite que as pessoas mantenham o mesmo estilo de vida, sem precisar adquirir mais, o que impacta positivamente não só no bolso, mas também na sustentabilidade do planeta.

Ocorre quando um item passa de uma local onde ele não é mais necessário para outro onde ele é. Reduza, reuse, recicle, repare e distribua.

Compartilhamentos de recursos como tempo, dinheiro e habilidades.

O consumidor paga apenas pelo serviço do produto, e não pelo produto em si.

5


Identidade Visual Propósito Buscar sempre a satisfação pessoal de cada cliente, assim como elevar sua autoestima. Trabalhando com produtos de qualidade e atendimento personalizado, escutando atentamente cada detalhe pedido, valorizando os pontos fortes e disfarçando as imperfeições. Estar sempre atualizada nas tendências de maquiagem e buscando novas informações.

Valores Comprometimento, foco na cliente, qualidade, respeito e ética.

Tipografia

Beautiful and Openhearted 7


Logotipo

VariaçaĚƒo de logo

8


Público- alvo Nota para elas Esse projeto está destinado a todas as mulheres que procuram seu autoconhecimento e que buscam uma vida mais prática, sejam elas jovens ou mais velhas, tornando seu dia a dia mais simples com as pequenas mudanças que uma boa maquiagem entendida e estudada pode proporcionar elevando a autoestima de cada uma. São mulheres engajadas, que possuem interesse na moda, mas que antes de tudo gostam de sentir-se bem consigo mesma. Estão nas redes sociais, em meio à família e também gostam de informações e novidades sobre qualquer assunto.

Mulher! Seja você mesma, abuse do que você tem vontade, não deixe que o mundo ao seu redor dite a sua personalidade. A maquiagem tem apenas uma função: te deixar ainda mais bonita do que você já é. Acredite no seu potencial. Ame-se, de verdade! Trabalhe a sua autoestima da melhor forma. Todas nós temos alguma insegurança em relação à aparência, e com isso a maquiagem pode ajudar a transmitir uma autoconfiança ainda maior. Tenha a liberdade de usar o que você gosta e sinta-se bem, valorize-se!

9


Sustentabilidade Sustentabilidade Social A sustentabilidade desse projeto está engajada com a área social, trabalhando com mulheres menos favorecidas, de forma que busque uma qualidade de vida melhor ampliando os direitos e diminuindo a desigualdade. Através desse conceito e aliado ao projeto em si, visa ajudar e melhorar a forma como as mulheres se veem e como se sentem em relação à maquiagem. É muito importante que cada mulher conheça o seu corpo e busque sempre sua auto aceitação. Esse trabalho produz uma aprendizagem individual, mas também social, por meio das trocas de conhecimento.

O projeto foi realizado no Instituto Bem Viver, uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que atende crianças, jovens, adultos e idosos carentes com câncer e que residem em São José. Fundada em 2007, tem como missão proporcionar uma melhoria na qualidade de vida das pessoas que atende buscando amenizar o sofrimento físico e emocional que o câncer provoca na pessoa adoecida e em sua família. Os cadastrados recebem apoio das seguintes maneiras: cestas básicas mensais, suplementos alimentares, medicamentos não oferecidos pelo SUS, fraldas descartáveis, auxílio para exames e consultas de urgência, entre outros.

11


Briefing Eu Julia, trabalhando com maquiagem há dois anos, através da minha experiência como maquiadora e atendendo ao público diariamente, senti a necessidade de elaborar um projeto para que as mulheres pudessem elevar sua autoestima, aprendendo as técnicas de maquiagem, no seu dia a dia sem depender de recursos profissionais. Em parceria com o Instituto Bem Viver, o projeto será realizado no dia 26 de Abril de 2018, às 14 horas e 30 minutos, contanto com a ajuda de um fotógrafo profissional para registrar, através de um editorial com fotos em formato retrato, esses momentos de aprendizagem e satisfação pessoal. Tem como púbico-alvo as mulheres credenciadas na ONG, mas também toda e qualquer mulher que busque esse autoconhecimento. O projeto será apresentado em formato de vídeo e fotos, e sua forma de propagação será através do Youtube e outras redes sociais.

12


Editorial Projeto: Realce sua Essência Data: 26 de Abril de 2018 Horário: 14h e 30 minutos Local: Instituto Bem Viver Produtora: Julia Moraes Fotografia: Diego Bento Assistentes: Luciana Lucas e Natália Simas Materiais: Maquiagens e apostila de apoio Participantes: 15 mulheres

Roteiro 26/04 1- Organizar mesas com todo o material necessário; (Maquiagens, espelhos, algodões, cotonetes, lenços/paninhos, material de apoio) 2- Apresentação do projeto; 3- Fotos do antes em formato retrato; 4- Início da aula, acompanhamento pelo material de apoio; (fotos do making off e vídeo), mostrar a reação delas e o passo à passo da automaquiagem; 5- Fotos do depois; 6- Gravação dos vídeos com depoimentos de como elas se sentem ao estarem maquiadas e como foi a experiência delas nesse dia. (Nome das participantes e idade).

13


Material de apoio

14


Material de apoio

15


Produto final Para assistir ao conteúdo baixe em seu celular um aplicativo leitor de QR Code e você será direcionado ao Youtube com o link do vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=wlC0X-FJiRM

16


ANTES

DEPOIS


ANTES

DEPOIS


ANTES

DEPOIS


ANTES

DEPOIS


ANTES

DEPOIS


ANTES

DEPOIS


ANTES

DEPOIS


ANTES

DEPOIS


ANTES

DEPOIS


ANTES

DEPOIS


ANTES

DEPOIS


ANTES

DEPOIS


Maquiagem não serve apenas para embelezar. É um poderoso acessório que reforça seu estilo, personalidade, ou atitude que você quer ter num determinado dia ou lugar (e isso inclui todas as horas em que o melhor a fazer é estar sem maquiagem). (MOLINOS,2005, p.15).


Book TCC Julia Moraes  
Book TCC Julia Moraes  
Advertisement