Issuu on Google+

Relações Públicas online: relacionamento com os públicos através das ferramentas digitais.

Juliana Xavier da Silva Relações Públicas – Adamantis

UNISC


Redes sociais x Mídias Sociais* 

Redes sociais são representações dos relacionamentos afetivos ou profissionais. Responsáveis pelo compartilhamento de ideias entre pessoas que possuem

interesses e objetivos em comum e se

relacionam para tal. 

As mídias sociais são sistemas/ferramentas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Eles possibilitaram a publicação de conteúdos por qualquer pessoa, baixando a praticamente zero o custo de produção e distribuição.

* Wikipedia


Slide by Interney


Slide by Interney


Relações Públicas e o mercado digital 

Interesse próprio ou por uma exigência natural do mercado.

Cargos tradicionais de RP - inserção da empresa na área digital.

Relações Públicas é um dos mais capacitados e preparados para atuar na comunicação digital.

Expertise em planejamento, relacionamento e conhecimento dos públicos.

Outros profissionais da comunicação também são capacitados.

Comunicação digital, redes sociais, são essencialmente diálogo e relacionamento, características que remontam à área de Relações Públicas.

Relações Públicas e comunicação na Internet estão intimamente ligados.


Relações Públicas e mídias sociais: relacionamento com os públicos 

Como traz Bueno (2010, p.210), a revolução da comunicação na era digital muda a forma das pessoas se comunicarem e, uma vez que isto passa a atingir diretamente as organizações, torna-se imprescindível que estas integrem à rede também.

A grande tendência “[...] da comunicação corporativa que se expressa no mundo das redes digitais é criar presença em novos territórios de relacionamento com os públicos” (SAAD, 2009, p.165).


O público na internet 

“A Internet muda a sociedade a cada dia porque mixa experiências e dados. Cumpre a promessa bíblica de sermos um só. Integra, une, constrói a partir do coletivo, democratiza” (VAZ, 2010, p.49).

Essa utilização de mídias digitais por novos usuários nãoespecialistas em comunicação, em suas inúmeras formas de uso, além das mudanças nos comportamentos comunicacionais e relacionais, enfraqueceu a comunicação empresarial centrada na empresa, com a criação de novos protagonistas nos processos comunicativos. (NASSAR, 2008, p.194)


O Facebook no Brasil 

O crescente número dos internautas brasileiros aderindo ao Facebook chama a atenção, cada vez mais, das empresas.

Segundo a Socialbackers, empresa que monitora redes sociais, a Facebook Inc. possui cerca de 67 milhões de usuários no Brasil, o que faz do país o segundo maior mercado da empresa em número de usuários, depois dos EUA.


O Facebook no Brasil 

E, além desse crescimento, também o tempo gasto por dia na rede social aumentou entre os usuários no país.

Segundo o estudo da ComStore, os brasileiros estão passando cada vez mais tempo nos sites de rede social. Em termos mundiais, o tempo médio gasto no Facebook caiu 2% até setembro de 2012, para 361 minutos mensais por usuário, comparado com um ano antes. Mas, no Brasil, o tempo gasto no Facebook aumentou 208% para 535 minutos mensais nesse mesmo período.


NÃO ENTRE SE... 

Não tem habilidades sociais...

Não tem senso de humor...

Esquecer no dia seguinte...

Não falar abertamente...

Só querer vender...

Pensa que tudo é um jogo de rankings...

Levar para o lado pessoal...

Acha que ferramenta é estratégia...

Não tem cultura social...

Não tem autorização de toda a empresa...


Postagens com imagens conseguem 22% a mais de engajamento em relação a postagens com vídeos; Postagens com imagens possuem 54% a mais de engajamento em relação a postagens de texto ; Porém, postagens com vídeos têm 27% a mais de envolvimento em relação a postagens de texto.


RAZÕES PORQUE A SUA FAN PAGE NUNCA IRÁ FAZER SUCESSO 

Deixou a fanpage muito tempo sem atualizações – o famoso aparecer “esporadicamente”:

Publicou uma imagem ontem e apenas publicou a outra hoje? Esqueça. As páginas de fãs do Facebook exigem uma atualização diária. Em média, cada Fan Page com mais de dez mil fãs publica mais do que cinco posts por dia, o que representa bem o trabalho que é necessário para se fazer sucesso numa página de fãs.


RAZÕES PORQUE A SUA FAN PAGE NUNCA IRÁ FAZER SUCESSO 

As publicação não se direcionam ao seu nicho de mercado;

Não investiu em Facebook Ads:

Algumas empresas adoram esperar algum retorno por parte do Facebook sem investir um cêntimo. Isso é um utopia. Mesmo que você não gaste qualquer real no crescimento da sua Fan Page, você terá investido tempo e dessa forma o crescimento é muito mais demorado. Para a sua página crescer, pelo menos numa fase inicial, é necessário investimento. Este é um ponto que não existe por onde fugir. Você até poderá colocar uma caixa para o like no seu blog, pedir que os seus amigos curtam a página, entre outras coisas. São fatores importantes mas que se revelam insuficientes para conseguir um bom resultado no Facebook.

Fanpage mal estruturada;

Descrições relevantes (legendas);


O conteúdo é o REI... ... e o relacionamento é a RAINHA


Cases

facebook.com/minatomirailajeado


Cases

facebook.com/domcello


Cases

facebook.com/verdebrasilviagens


Cases

facebook.com/agencia.adamantis


Cases


Cases E quando você faz um trabalho estratégico durante meses, estudando o público, a linguagem adequada, imagens criativas e, quando fecha o contrato, o cliente não renova... ... e entrega para o “sobrinho”?!

e faz isso:


Cases Cliente expõe sua opinião na rede social sobre um atendimento de uma loja de sapatos de Santa Cruz do Sul. É ameaçada de processo por dano moral e material pela dona da loja. Além disso, “persegue” os contatos da cliente que perguntaram que loja se tratava e envia mensagens ameaçadoras. Detalhe: quem envia as mensagens é a filha de 14 anos da dona.


Cases Fundadora do World Nutella Day recebeu ordens para parar de utilizar nome da marca em qualquer publicação

De tanto apreciar Nutella, a pasta de chocolate com avelã da Ferrero, a americana Sara Rosso criou em 2007 uma data - e um blog - para celebrar a existência da iguaria: 5 de fevereiro, o Dia Mundial da Nutella (World Nutella Day). Sete anos depois, a companhia quer que a fã desista da empreitada. Hoje, o World Nutella Day conta com quase 40.000 seguidores no Facebook e outros 7.000 no Twitter. Com a popularidade do blog, Sara passou a receber colaborações do mundo todo: mais de 700 receitas foram disponibilizadas tendo o chocolate da Ferrero como ingrediente principal.


Metodologia 

Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário;

Questionário estruturado com perguntas fechadas;

Questionário aplicado através da plataforma Google Drive;

O link da pesquisa foi veiculado a uma imagem nas fanpages, mudando a cor de acordo com cada cliente (5):

Total de 5.170 curtidores das 5 fanpages clientes da Adamantis.


Resultados


Resultados


Resultados


Resultados 

Por último, solicitou-se aos respondentes que conselhos eles dariam a uma empresa para seguir uma boa atuação nas redes sociais:

a empresa deve ser diferenciada, interessante, ter criatividade, originalidade, ser divertida e humorada;

não saturar demais os canais (evitar excessos), porém divulgar as informações úteis da empresa e, ao mesmo tempo, informações úteis para o público;

ter respeito, valorizar as pessoas e não tratar com descaso o canal que é um importante canal de comunicação;

ouvir a opinião do público e responder a todas as pessoas com clareza e brevidade;

fazer promoções e sorteios, como uma forma de retribuir e manter próximo os clientes;

manter um padrão de qualidade, tendo um bom profissional cuidando da página;

falar sobre o meio que vive e não somente sobre a marca;

educação, bom vocabulário e escrita correta.


Considerações... 

Saber destas informações auxilia a definir um planejamento do que cada fanpage vai seguir, como vai seguir e em quais momentos e oportunidades seguir.

São

as

mensagens,

as

histórias,

que

configuram

as

redes

de

relacionamentos, e só por meio da análise, da interpretação e da opinião sobre esses conteúdos é possível entender a rede (NASSAR, 2008, p.199).

Apesar da rede social ser uma só, cada empresa deve nortear sua atuação de forma personalizada, de acordo com as próprias características e das características da área em que está inserida.


O que o PÚBLICO gosta/quer... 

O público está no Facebook, curtindo empresas, por propósitos semelhantes e pensam e esperam das empresas as mesmas condutas. Tais características devem-se, principalmente, ao caráter social e humano que as redes sociais possuem. Como resultado das opiniões, temos:

Seguir uma linha, falar sobre as informações importantes da empresa mas não somente isso. Ser criativa, oferecer entretenimento e comunicação e vocabulário de qualidade, além de educação.

Fazer promoções e sorteios.

Uma das mais importantes e mais citadas: comunicação com o seu público, ou seja, responder dúvidas e mensagens, tratar com respeito e bom humor.

Profissional capacitado para gerenciar as mídias sociais.


Atividade CRIATIVA Vicci o Rei da Pizza

10 de julho

Dia Nacional da Pizza Criar uma campanha/ação/atividade digital para veicular no

Facebook utilizando o Vicci

para o Dia da Pizza da Pizzaria Delivery Domcello.


Obrigada por me aturarem 

Pra quem quer me aturar mais um pouco and “follow me”:

Facebook.com/juhxs

Issuu.com/juhxs


Oficina Intercom Sul