Page 1


COMUNICAÇÃO VISUAL DA CIDADE ANO: 2006 FAU/USP

TRABALHO REALIZADO NA DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO VISUAL SOB A ORIENTAÇÃO DO ARTISTA PLÁSTICO TAKASHI FUKUSHIMA E DO DESIGNER ISSAO MINAMI. PROPOSTA: ESCOLHER ALGUM ELEMENTO URBANO E PROJETAR INTERVENÇÃO VISUAL MODIFICANDO O ELEMENTO ESCOLHIDO. PROCESSO DE CRIAÇÃO DO PROJETO: AO PASSAR DE CARRO POR TÚNEIS DA CIDADE DE SÃO PAULO, NOTA-SE EM ALGUNS CASOS QUE A PROPORÇÃO ENTRE AS ALTURAS DAS PAREDES E A LARGURA DA VIA NÃO É MUITO CONFORTÁVEL VISUALMENTE. ALGUNS TÚNEIS SÃO ESTREITOS DEMAIS. A INTENÇÃO DA INTERVENÇÃO PROPOSTA É DE DAR A SENSAÇÃO DE ALARGAMENTO DO TÚNEL. A PROPOSTA É DE DISPOR PAINÉIS AO LONGO DAS PAREDES DO TÚNEL COM O DESENHO DE CURVAS ALONGADAS, COMO MOSTRADO NAS IMAGENS AO LADO. COM O EMPREGO DESTES PAINÉIS, SOMADO AO EFEITO DA PERSPECTIVA, AS PAREDES ADQUIREM A IMPRESSÃO DE SEREM CURVAS, MELHORANDO A SENSAÇÃO DE CONFORTO VISUAL DENTRO DO TÚNEL.


PROJETO V ANO: 2007 FAU/USP PROJETO DE UM CONJUNTO HABITACIONAL PARA ESTUDANTES NA AVENIDA VITAL BRASIL REALIZADO NA DISCIPLINA PROJETO V SOB A ORIENTAÇÃO DO ARQUITETO ORESTE BORTOLLI O PROGRAMA CONSISTE EM 40 UNIDADES HABITACIONAIS, UMA ÁREA COMUNITÁRIA COM BIBLIOTECA COLETIVA, LAVANDERIA E ESTACIONAMENTO DE BICICLETAS, DUAS SALAS DE CINEMA E UM RESTAURANTE. SERIA CONSTRUÍDO EM ESTRUTURA DE METÁLICA E LAJES E VEDAÇÃO EM CONCRETO PRÉ-MOLDADO. A COBERTURA ABRIGA UM JARDIM.

ELEVAÇÃO PRINCIPAL

IMPLANTAÇÃO

0

5

10

20


PROJETO V A

B

A

B B

B

CORTE AA

PLANTA MEZANINO

A

PLANTA TERREO

0

1

2

A

5

CORTE BB


ARQUITETURA E INDUSTRIA ANO: 2007 FAU/USP

PROPOSTA: PROJETO DE UM QUIOSQUE MULTIFUNCIONAL REALIZADO NA DISCIPLIA ARQUITETURA E INDÚSTRIA SOB A ORIENTAÇÃO DO DESIGNER CLÁUDIO PORTUGAL TRATA-SE DE UM QUIOSQUE A SER IMPLANTADO NA PRAÇA CHARLES MILLER E NA PRAÇA DO RESTAURANTE SPOT (PRÓXIMA À PAULISTA).

PLANTA

ELE POSSUI VERSATILIDADE ABRIGANDO TRÊS DIFERENTES FUNÇÕES: MINI-EXPOSIÇÕES, VENDA DE VESTUÁRIO E SORVETERIA. A ESTRUTURA É EM AÇO, MODULAR, PASSÍVEL DE SER REPRODUZIDA EM LARGA ESCALA. AS VEDAÇÕES SÃO HORA EM PLACAS DE ACRÍLICO LEITOSO, CLARAS E RESISTENTES; HORA EM VIDRO, GROSSO E QUE POSSA FUNCIONAR COMO PORTA. AS PORTAS, PI-VOTANTES, PERMITEM A QUASE TOTAL ABERTURA DO QUIOSQUE, MUITO DESEJÁVEL EM ALGUNS CASOS, PERMITINDO A VENTILAÇÃO A COBERTURA, QUE ENVOLVE A “CASCA” É EM PLACAS DE “ZETAFLEX”.

CORTE 0

1

2

5


ARQUITETURA E INDUSTRIA

VISTA 1

VISTA 2

2

3

VISTA 3 VISTA COBERTURA

0 1

1

2

5


CLAUSTRO DA MICHA CO CONVENTO DE CRISTO ANO: 2008/2009 FACULDADE DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DO PORTO TRABALHO DE ESTUDO HISTÓRICO SOBRE O CONVENTO DE CRISTO EM TOMAR, EM PORTUGAL (co-autor Ivo Silva, aluno da FAUP e orientadora arquiteta Marta Oliveira). Introdução Histórico de Tomar Tomar pré-histórica Tomar Romana Tomar Visigótica A ocupação árabe Templários e a Ordem de Cristo O Castelo Templário Tomar da Ordem de Cristo A Obra de João de Castilho João de Castilho em Tomar O Lançamento do Convento Redescoberta do Clássico em Portugal Técnicas de Implantação no Terreno O Modelo Teórico do Ospedale Maggiore di Milano O Convento de João de Castilho Breve descrição Distribuição do Programa e Acessos Relações geométricas do Convento de Cristo Hipóteses acerca do lançamento do convento ter-se iniciado pelo Claustro da Micha


ESPAÇOS PÚBLICOS COMERCIAIS NA CIDADE DO PORTO ANO: 2008/2009 FACULDADE DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DO PORTO TRABALHO DE ESTUDO TEÓRICO SOBRE ÁREAS DE COMPRAS (MERCADO E SHOPPINGS) NA CIDADE DO PORTO REALIIZADO EM PARCERIA COM GUILLAUME BUTON, ENSAV(FRANÇA); DANIEL BICHO, ENSAM(FRANÇA) E CLARICE SHINYASHIKI, PUC (BRASIL) SOB ORIENTAÇÃO DA ARQUITETA MARIA TERESA FONSECA. Introdução Estudos de caso Mercado do Bolhão Shopping Cidade do Porto Shopping Arrábida NorteShopping Análise crítica comparativa Situações em mesma escala Vias principais, acessos Organização funcional Zonas “vegetadas” Público x privado Rede viária Espaço Pedonal Acumulação de funções Organização espacial interna Corte dos acessos Simulacre Controle no centro comercial Conclusão


MODELAÇÃO EM BARRO ANO: 2009 FACULDADE DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE DO PORTO TRABALHO DE MODELAÇÃO EM BARRO COM MODELOS VIVOS REALIZADOS SOB ORIENTAÇÃO DO ARTISTA PLÁSTICO PASCOAL MACHADO FERREIRA.


PROJETO DE ILUMINAÇÃO ANO: 2009 FAU/USP TRABALHO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA PROJETO DE ILUMINAÇÃO SOB A ORIENTAÇÃO DO ARQUITETO ANTÔNIO CARLOS MINGRONE. PROJETO DE ILUMINAÇÃO PARA O CINE BELAS ARTES NA RUA DA CONSOLAÇÃO


PROJETO MY CITY ANO: 2009 FAU/USP TRABALHO DESENVOLVINA HA DISCIPLINA MODERNIDADE LIQUIDA SOB ORIENTAÇÃO DOS ARQUITETOS MARCELO BICUDO E MINORU NARUTO. ELABORAÇÃO DE BRANDING PARA UMA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS QUE PROMOVE O ENCONTRO DE TURISTAS COM MORADORES COMO FORMA DE TROCA DE EXPERIÊNCIAS DURANTE A VIAGEM. CONSISTE EM UM SITE, UM BAR E APLICAÇÕES DA IDENTIDADE EM OBJETOS.


INTERVENÇÃO NO PARQUE DO IBIRAPUERA ANO: 2009 FAU/USP TRABALHO REALIZADO NA DISCIPLNA POÉTICAS DA DERIVA URBANA, SOB ORIENTAÇÃO DA ARQUITETA CLICE MAZZILLI. INTERVENÇÃO DESENVOLVIDA ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA DE DERIVA NO PARQUE DO IBIRAPUERA. APRESENTADO NA FORMA DE VÍDEO CAPTURADO POR UMA CÂMERA DIGITAL. 5:27 min


CARTAZ BIENAL DE ARQUITETURA ANO: 2005 FAU/USP TRABALHO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO VISUAL SOB A ORIENTAÇÃO DO DESIGNER CHICO HOMEM DE MELO. A PROPOSTA ERA A CRIAÇÃO DE UM UM CARTAZ EM TAMANHO A2 BASEADO EM ALGUMA OBRA DA 6ª BIENAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA DE SÃO PAULO. FOI ESCOLHIDA A OBRA DO ARQUITETO FERNANDO EGUCHI, A HABITAÇÃO CELULAR. O CARTAZ APRESNTA OS ELEMENTOS GRÁFICOS MAIS MARCANTE DA OBRA, COMO A COR LARANJA, OS DETALHES EM BRANCO, OS VÉRTICES ARREDONDADOS E OS ELEMENTOS DECORATIVOS DOS MOVEIS INTERNOS.

portfolio Juliana Gushi  

amostra de trabalhos realizados

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you