Amados irmãos e irmãs da JUFRA DO BRASIL, Paz e Bem! Apresentamos com muito amor e carinho a 1ª Edição do "Boletim Informativo da JUFRA do Brasil - Nos caminhos da história". Um projeto idealizado a partir da necessidade de se fazer esgotar todos os meios de comunicação social, a fim de que os mesmos possam contribuir para a edificação de um mundo justo, livre e solidário, como instrumento de aproximação de todos os Jufristas desse imenso Brasil. Nesta edição, trazemos de forma especial o Encontro Internacional da Juventude Franciscana e a Jornada Mundial da Juventude, onde poderão recordar os momentos abençoados compartilhados durante esses eventos. Aproveitem mais esse instrumento de comunicação da Jufra do Brasil. Foi pensando em vocês que ele foi construído com muita especialidade. Abraços Fraternos,
Nossa Capa: Elson Matias na JMJ Rio 2013
Fotógrafo: Ricardo Meneses
Textos: Jéssica Mª de Lima Rocha
Revisão: Frei Wellington Buarque Mayara Ingrid Sousa Lima
Arte e Diagramação: Ricardo Meneses
Jéssica Maria de Lima Rocha Subsecretaria Nacional de Comunicação Social, Escrituração e Arquivo da JUFRA do Brasil.
www.jufrabrasil.org
O Encontro aconteceu na cidade de São João del Rei Minas Gerais, e contou com a presença de quase 190 jovens franciscanos de 19 nacionalidades diferentes O Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular (CIOFS), por meio da Juventude Franciscana do Brasil, acolheu em Minas Gerais, na cidade de São João del Rei, durante os dias 19 a 22 de julho o YouFra International Gathering – Encontro Internacional da Juventude Franciscana. O Encontro aconteceu na cidade de São João del Rei - Minas Gerais, e contou com a presença de quase 190
jovens franciscanos de 19 nacionalidades diferentes: Guine Bissau, Argentina, El Salvador, Chile, Paraguai, Venezuela, Coreia do Sul, Costa Rica, França, EUA, Colômbia, Cabo Verde, Croácia, Lituânia, Panamá, Bolívia, Espanha, México e Brasil (em seus diversos Estados: Pará, Piauí, Paraíba, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul). Ainda a presença do CIOFS (Conselho Internacional da OFS, no qual faz parte a Comissão Internacional da JUFRA), Secretariado Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil, OFM, OFMCap e OFMConv, Religiosos e religiosas da TOR (Terceira Ordem Regular), Ministro Nacional da OFS e diversos irmãos da OFS do Brasil. Entre os momentos que marcaram tivemos: no dia 19 a Celebração da Eucaristia que abriu oficialmente as atividades do Encontro, e que se deu na histórica Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco. Já no dia 20 à noite, na Igreja de São Gonçalo, tomou lugar o Lucernário – a Celebração da Luz
– onde meditamos o Mistério do Cristo Ressuscitado, cuja Luz irrompe as trevas da nossa escuridão e nos aquece e ilumina para a nossa Missão. Após a celebração seguiu-se o Festival das Nações, com apresentações culturais dos diversos países presentes. Outros momentos fortes de mística, animação e partilha de experiências permearam todo o Encontro. A JUFRA do Brasil agradece as orações e o apoio recebido de diversas entidades franciscanas, em particular de diversas Fraternidades Locais da Ordem Franciscana Secular, que colaboraram enviando doações para o Comitê Organizador do Encontro. Barreiras geográficas foram quebradas, estivemos juntos, partilhamos de nosso carisma, escutamos o convite a reassumirmos nossa missão: Ide e Anunciai!
Dios me regalo esta oportunidad para encontrar a mis demas hermanos por medio de Francisco. Gracias. A nuestros hermanos brasileros. Me llevo en mi corazón. A todos uestedes. Paz y bien. (Cesar Huanca – Potosi/Bolivia)
EU jamais esquecerei o Brasil, em especial essa cidade que encontrei irmãos e irmãs de várias nacionalidades e... Jufra, Jufra, sobre as nossas mãos está o desejo da Igreja de sermos jovens assumidos com a evangelização. (Willaba – Guiné Bissau)
JUFRA BRASIL muchas benediciones há sido uma experiência muy bonita, amigable, fraterna, muy linda ciudad São Joao y todos ustedes, gracias por su acogida. Dios y Nuestra Madre La Reina de los Ángeles les bendiga. (Francisco Anto. Churarria Solano – Costa Rica
JUFRA BRASIL muchas gracias hermanas por recibirnos tan amablemente en su país. Com amor. (Belés – Argentina)
A maior riqueza de nosso carisma é a FRATERNIDADE. Viver plenamente o amar de mãe que cuida e nutre seus filhos. Se isso fizermos já estamos vivendo plenamente o franciscanismo. Quero ser sempre irmão. Como uma única família franciscana secular, jovens e menos jovens, somos todos parte de um grande tesouro – seguir o Cristo do jeito de Francisco, Clara de Assis. Vivamos essa alegria! (Antonio Benedito – Ministro Nacional OFS BRASIL)
El Señor nos bendice cada día con muchos Hermanos, y lo mas importante de eso, ES que há sido siempre entrono a la presencia de nuestro Señor Jesús. Dios bendiga imensamente a la JUFRA Internacional y que sigamos cosechando éxitos. Felicitaciones JUFRA DO BRASIL! Paz e bem. (Maria Esther – Venezuela)
Muchas gracias por todo. San muy cariñosos. Me encanto Brasil. Estaba un poco nerviosa de venir, pero su linda energía me tranformo. No puedo decir cuanto cariño yo les tengo, porque es muchas! (Gladys – EUA)
Agradecemos a forma calorosa pela qual fomos recebidos aqui no Brasil. A vossa simpatia, amizade, simplicidade e fraternidade são valores a preservar, e os quais nós nos aproveitamos para aprofundar a nossa fé e a nossa vida franciscana. (Adilson de Pina – Cabo Verde)
Gracias JUFRA BRASIL! Há sido uma excelente experiencia que nunca aluidacé. (Manuek Román – Panamá)
Não só os banners, mas a vivência da JUFRA na JMJ abriu portas para todas as juventudes, na mais saudosa forma: #PAZEBEM! Uma expressão secular que nos indica serviço, felicidade e fraternidade pelo irmão, no amor ao nosso Senhor Deus, sumo Bem. Nessa JMJ RIO 2013, a Juventude Franciscana e todo o mundo presenciaram a perfeita alegria. Saudosos de um passado recente, onde o #Encontro Internacional da Juventude Franciscana foi o gás na quantidade certa para todos os dias de missão no Rio, a Juventude se fez presente, colaboradora e pertencente a todos os cantinhos franciscanos e juvenis da Jornada. Não bastante toda a programação da JMJ, rica pelas suas catequeses, festivais e Celebrações, a Família Franciscana em todos os seus ramos vivenciou mais do amor do tão pequenino de Assis. Os jovens seguidores de Francisco e Clara de todo o mundo, mais vezes se encontravam. Eis, então, a Fraternidade:
Nessa ocasião, esteve presente toda a Família Franciscana do mundo, representada pelos seus Ministros Gerais, e os franciscanos (religiosos e leigos) participantes da Jornada Mundial. Nesse encontro, assuntos diversos foram discutidos e pautados para melhor análise da nossa caminhada franciscana no mundo todo, especificada em cada ramo. Contudo, o destaque especial foi nossa irmã Mayara Ingrid, Secretária Fraterna Nacional da Jufra do Brasil, que não hesitou em perguntar “quais as estratégias pensadas... quanto à Assistência Espiritual à Juventude Franciscana?”. A resposta foi satisfatória uma vez que se ressaltou que a preocupação com os jovens e o acompanhamento espiritual deles conduz a uma renovação positiva das vocações.
Com o objetivo de mobilizar os jovens presentes na Jornada Mundial da Juventude para a conscientização e luta em defesa da vida da juventude é que diversas organizações se fizeram presentes, durante o evento no Rio de Janeiro, nesse espaço de debate e reflexão da realidade juvenil e políticas públicas para a juventude. A “Tenda das Juventudes” foi um espaço de acolhida, formação, celebração, partilha, diálogo e convivência das mais diversas juventudes presentes na JMJ. Destacou-se por uma verdadeira tenda, onde todos puderam se aproximar, aconchegar e fazer deste espaço sua morada. O irmão Elson mediou uma oficina com o tema "Desafios socioambientais da humanidade e a juventude”, onde houve memória de assuntos importantes como: os protestos que tomaram conta do país no mês de junho; a desigualdade social e a necessidade de não se pensar mais em acabar com a pobreza, mas sim pensar em soluções para as desigualdades, para as concentrações de renda e de terra; a construção da justiça social e da justiça ambiental; a situação da Amazônia, destacando os baixos índices de desenvolvimento na região e os assassinatos de lideranças sociais e ambientais; e dentre outros, a energia atômica, o funcionamento das usinas nucleares e os perigos da radioatividade. A atividade foi organizada pela Pastoral da Juventude, Cáritas Brasileira, Juventude Franciscana, Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Cajueiro - Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude, REJU – Rede Ecumênica da Juventude, Irmandade dos Mártires da Caminhada, Setor Pastoral da PUC/RJ. Com a parceria do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; da Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal; e da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude.
“Ao longo de nossa caminhada de preparação foram muitas reuniões, contatos, pedidos, cartas, viagens, planos, orçamentos, preocupações, temores, trabalhos manuais e etc. Sem a experiência de outras Jornadas, sem recursos financeiros, sem de fato termos consciência da magnitude do evento, ousamos sonhar juntos um momento em que a Família Franciscana pudesse reviver o sonho de Francisco e Clara de Assis. Ousamos sonhar em fazer do Rio de Janeiro, durante a JMJ, uma nova Assis, um Espaço onde nossos jovens e toda a Família Franciscana pudessem fazer a experiência da alegria e da fraternidade.” (trechos da carta de agradecimento da Coordenação do Espaço Franciscano na JMJ). Um espaço que ficou marcado pela alegria, fraternidade e jovialidade de todos os franciscanos que por ali passaram.
O espaço próximo ao Balão 3, na Praia de Copacabana, ficou tomado pela cor marrom. Jovens franciscanos de todo o mundo se encontraram nesse local e acamparam com sacos de dormir, cobertor e papelão para rezarem a Vigília. Vivendo a Perfeita Alegria no frio, chuva e vento. Eles eram apenas irmãos estimuladores de uma missão maior. Jovens reunidos de frades, terceiros franciscanos e freiras, todos franciscanos, esperando sem cessar a Missa de Envio para a missão divina de Evangelizar. Nada mais significante que muitos irmãos deitados juntos, dividindo cobertores, doando saco de dormir, partilhando os Kits Vigílias, e multiplicando ALEGRIA. Uma noite foi pouco, mas o suficiente para marcar os corações de todos esses irmãos para sempre. As barreiras geográficas foram quebradas, dali saímos mais irmãos, mais servos, mais humildes, agradecidos e abençoados pelo olhar generoso de Nossa Protetora e Padroeira do Brasil – Senhora Aparecida.
PAZ E BEM! Jéssica Lima Subsecretária Nacional de Comunicação Social, Escrituração e Arquivo da JUFRA do Brasil.