Issuu on Google+

MANUAL DO COLABORADOR


Caro colaborador, A partir de hoje, você passa a fazer parte da nossa empresa. Temos muita satisfação em recebê-lo como nosso funcionário. Ao longo desses anos de atuação, sempre procuramos valorizar a importância real do ser humano como elemento fundamental para o nosso sucesso. Mas o nosso progresso não depende de esforços isolados, é importante a participação de todos. Aos poucos você será inteirado logo estará integrado ao seu poderá realizar plenamente as estará capacitado também responsabilidades.

de suas atribuições, e grupo de trabalho e suas tarefas. Assim, a assumir novas

O objetivo da empresa é manter-se, cada vez mais firme, no mercado consumidor como um símbolo de produtos de qualidade e de larga aceitação junto aos clientes. Esperamos que profissionalmente.

você

se

realize

Seja bem-vindo a Calçados Pegada!

e

cresça


NOSSA HISTÓRIA A indústria de calçados Pegada foi fundada no dia 1 de outubro de 1989, na cidade de Dois Irmãos/RS, estando há vinte e dois anos no mercado de trabalho. Com Astor Ranft, Rubem Ranft, Valdir Henrique Engelmann e Egídio Schacht na direção da empresa e sócios desde o seu início, tem conquistado cada dia mais clientes. O nome Pegada surgiu do termo da Bíblia “Pegadas na areia”. No início enfrentaram muitas dificuldades, mas os produtos foram sendo aprimorados e a empresa foi crescendo. A intenção era atingir uma meta de quinhentos a mil pares diários. Com o tamanho crescimento da organização, em junho de 2004 abriram mais uma unidade, na Bahia. Atualmente, a Pegada possui quatro unidades industriais: * Calçados Pegada Ltda Matriz – situada em Dois Irmãos/RS; * Calçados Pegada Ltda Filial – situada em Dois Irmãos/RS; * Calçados Pegada Nordeste Ltda – situada em Ruy Barbosa /BA;


* Calçados Pegada Nordeste Ltda Filial – situada em Dois Irmãos/RS. Exportam em torno de 15% para importantes mercados da América, Europa, Ásia e África.

NOSSA MISSÃO Produzir calçados de ótima qualidade, com design moderno e muito conforto.


NOSSO PRODUTO Os produtos desenvolvidos são calçados masculinos, como:

chinelos,

sandálias,

sapatênis,

sapatos

e

abotinados. Os acessórios, como cintos e carteiras, são terceirizados. A empresa mobiliza qualificados recursos técnicos e humanos para oferecer, a cada temporada, lançamentos sintonizados com as tendências da moda e com as expectativas do consumidor brasileiro. Todas as coleções são compostas por diferentes linhas de produtos, concebidas para calçar com estilo nas mais diferentes situações

do

cotidiano.

Os

calçados

Pegada

são

produzidos em couro legítimo, levando em conta a anatomia própria dos pés dos brasileiros. Suas exclusivas tecnologias de fabricação garantem alto conforto, pois proporcionam maior leveza, redução de impactos e um caminhar muito suave. Cada modelo é o resultado da interação

de

avançados

sistemas

produtivos,

com

profissionais talentosos e rigorosos controles de qualidade. Para se aproximar do homem que está em busca de suas conquistas, a Pegada utiliza-se da imagem de mulheres que são verdadeiros objetos de desejo do público masculino, ou seja, ideais de beleza e charme que todo o homem

gostaria

de

conquistar.

Pelas

campanhas

publicitárias da marca já desfilaram: Juliana Paes (2002,


2003 e 2004), Juliana Knust (2004 e 2005), Daniele Winits (2006 e 2007), Nívea Stelmann (2007), Karina Bacchi (2008 e 2009) e Karina Bacchi e Murilo Rosa (2010). Atualmente, o casal de celebridades Murilo Rosa e Renata Fan representam o valor da marca. Como bom brasileiro, Murilo sabe conquistar misturando grande personalidade com muito jogo de cintura. E Renata, por sua vez, tem tudo aquilo que os brasileiros mais amam: beleza, charme e paixão pelo futebol. É por isso que a marca conquista a cada ano um número maior de consumidores, aqui no Brasil e também nos mais exigentes mercados do planeta. Graças à qualidade do produto e ao seu posicionamento de marketing, a marca Pegada vem incrementando suas vendas de ano para ano e crescendo na preferência do consumidor brasileiro de calçados. Quem tem Pegada chega primeiro e conquista muito mais.


ADMISSÃO - A admissão de empregado condiciona-se a seleção, exames

médicos

e

mediante

apresentação

dos

documentos exigidos, em prazo fixado. - A admissão só se efetiva após período experimental de 30 dias, podendo ser prorrogado até 60 dias.

DIREITOS DO EMPREGADO - Ter ambiente de trabalho adequado à execução de todas as funções. - Carteira assinada. - Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.


- Receber salário compatível ao cargo desempenhado. - Férias. - Garantia de pagamento de hora-extra, caso a mesma tenha sido solicitada e autorizada pela gerência. - Cumprimento de todas as normativas estabelecidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

DEVERES DO EMPREGADO - Manter a pontualidade e assiduidade. - Registrar no relógio ponto a entrada e saída. - Deixar o ambiente limpo e seguro.


- Utilizar uniforme corretamente e os equipamentos de segurança. -

Cumprir

os

compromissos

expressamente

assumidos no contrato individual de trabalho, com zelo, atenção e competência profissional. - Obedecer às ordens e instruções emanadas de superiores hierárquicos. - Sugerir medidas para maior eficiência do serviço. - Observar a máxima disciplina no local de trabalho. - Zelar pela ordem, asseio no local de trabalho, pela boa

conservação

das

instalações,

equipamentos

e

máquinas, comunicando anormalidades. - Manter na vida privada e profissional conduta compatível com a dignidade do cargo ocupado e com a reputação do quadro de pessoal da empresa. - Prestar toda a colaboração a empresa e aos colegas, cultivando o espírito de cooperação e mútua fidelidade na realização do serviço em prol dos objetivos da Pegada. - Respeitar os colegas de trabalho.


HORÁRIOS DE TRABALHO - O horário básico da Pegada é de 44 horas semanais. De segundas a quintas das 7h às 11h30 e das 13h às 17h30 e em sextas das 7h às 11h30 e das 13h às 16h30.

MARCAÇÃO DE PONTO - A entrada e saída observam o horário designado e deverá ser marcado através do Registro de Ponto, para confronto de horas. - O expediente é rigorosamente observado, cabendo ao empregado pessoalmente marcar o ponto, no início e término da jornada. - Não será tolerados atrasos superiores a 3 minutos. - É proibido marcar ponto de outrem.


HORAS EXTRAS As horas extras são realizadas somente quando for necessário e de ordem da direção. São pagas na folha de pagamento mensalmente.


FALTAS - Atestados médicos e outras justificativas deverão ser

encaminhadas

ao

Departamento

Pessoal,

para

providências em relação à marcação de ponto. - Se o funcionário estiver de atestado médico por um período superior a 15 dias, entrará com pedido de auxílio doença pelo INSS.

AUSÊNCIAS LEGAIS Os empregados poderão se ausentar do serviço sem necessidade de compensação, nos seguintes casos: - até 3 dias úteis consecutivos em virtude de casamento, devendo o empregado comunicar por escrito,


ao Departamento Pessoal, com antecedência mínima de 30 dias. - até 2 dias úteis consecutivos em caso falecimento de cônjuge, ascendente, descendente, irmãos ou pessoas que declaradamente viva sob sua dependência econômica. - Licença paternidade: 5 dias, em virtude de nascimento de filho. - Licença maternidade: cento e vinte dias corridos. Em qualquer caso, exigi-se comprovação mediante prova documental.


SALÁRIOS - A Pegada paga os salários no quinto dia útil de cada mês sendo depositado em sua conta corrente. - Os adiantamentos de salários são concedidos na base de 45,44% do salário mensal, no dia 20 de cada mês.

DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO - Todo colaborador terá direito ao pagamento do décimo

terceiro

salário,

independentemente

de

sua

remuneração, proporcional ao número de dias trabalhados. -

O

Departamento

Pessoal

analisa

as

faltas

justificadas, mês a mês, para verificar se o funcionário trabalhou ou não, pelo menos 15 dias.


- O pagamento do décimo terceiro salário é efetuado em duas parcelas, sendo a primeira até dia 30 do mês de setembro e a segunda até o dia 20 do mês de dezembro.

SALÁRIO FAMÍLIA - O INSS estipula um valor a ser pago ao colaborador, de acordo com sua remuneração e o número de filhos menores de 14 anos ou inválidos. - Para receber este benefício informe-se sobre a faixa estipulada pelo INSS e apresente certidão de nascimento e o cartão de vacinação das crianças.


FÉRIAS - A cada 12 meses trabalhados, a partir da data de admissão, você tem direito a um período de 30 dias de férias. Sendo que a Pegada determinará o período que você poderá sair de férias conforme a possibilidade da empresa. O valor correspondente às férias mais 1/3 será creditado em sua conta corrente. - Anualmente a Pegada concede férias coletivas aos seus funcionários entre o período de 20/12 e 15/01.


VALE TRANSPORTE - Para os funcionários que optarem pelo benefício do vale transporte, é descontado 6% sobre o salário (sem contar os domingos), mensalmente na folha de pagamento.

VALE REFEIÇÃO - A Pegada auxilia com 65% em cada vale refeição. O restante é descontado mensalmente na folha de pagamento.


ASSISTÊNCIA MÉDICA - A Pegada auxilia com 35% para consultas na Clínica São Miguel, sendo o restante descontado em folha de pagamento mensalmente.

UNIFORME - A Pegada cede um guarda-pó para todo o novo colaborador.

Caso o empregado queira

descontado em folha de pagamento.

mais, será


- O uniforme é obrigatório, assim como o cabelo preso.

SEGURANÇA DO TRABALHO Este setor tem seu foco na preservação da integridade física dos funcionários, estudando o uso adequado de equipamentos de segurança para cada tipo de trabalho, prevenindo acidentes, atos ou condições inseguras capazes de colocá-los em risco. Assim, se sua função exigir o uso de equipamentos, use-os, porque a finalidade é oferecer-lhe segurança.


Os EPI`s utilizados na Calçados Pegada são: - Protetor auditivo: Utilizado para proteção dos ouvidos nas atividades e nos locais que apresentem ruídos excessivos. - Luva: Utilizada para proteção das mãos e punhos do empregado contra agentes químicos e riscos mecânicos. - Creme para mãos: Utilizado para proteção das mãos e braços contra agentes químicos. - Manga plástica: Indicada para a proteção dos braços e antebraços do usuário em locais úmidos. - Óculos: Utilizado para proteção dos olhos contra impactos mecânicos, partículas volantes e raios ultravioletas.


RELAÇÕES HUMANAS - Todos os empregados, sem distinção, devem colaborar, de forma eficaz, na realização dos fins e objetivos da Pegada. - Harmonia, cordialidade, respeito e espírito de compreensão e cooperação, devem predominar nos contatos estabelecidos independentemente de posição hierárquica. - O sentido de equipe deve predominar na execução dos objetivos da Pegada.


PALAVRAS FINAIS Você foi admitido por reunir condições e características adequadas às nossas necessidades. Estamos certos de que você não terá dificuldades em adaptar-se à sua nova vida profissional. O Departamento Pessoal está à sua disposição para ajudá-lo no que for preciso e prestar-lhe esclarecimentos sobre eventuais dúvidas. Sua missão como funcionário da Pegada começa agora. Seu esforço, somado ao de todos, contribuirá para tornar maior o sucesso do nosso empreendimento e o seu em particular. Acreditamos em você! Seja bem-vindo e boa sorte!


DISPOSIÇÕES GERAIS Ao empregado é garantido o direito de formular sugestões ou reclamações acerca de qualquer assunto pertinente ao serviço ou atividades da Pegada. As sugestões, ideias, queixas ou reclamações poderão ser enviadas para apreciação da Diretoria através do e-mail graciela@pegada.com.br.


DECLARAÇÃO Cada empregado recebe um exemplar do presente regulamento. Declara, por escrito, tê-lo recebido, lido e estar de acordo com todos os seus preceitos. Declaro que recebi um exemplar do Manual do Colaborador da Calçados Pegada Ltda, li e estou de acordo com o seu conteúdo. Dois Irmãos, ___/___/___. _______________________


CALÇADOS PEGADA LTDA AV. FLORESTAL, 140 – BEIRA RIO DOIS IRMÃOS – RS CEP: 93950-000 (51) 3393-2700 pegada@pegada.com.br www.pegada.com.br



Manual do Colaborador