Page 1

1

EXPOSIÇÃO

1


2

No átrio anexo à biblioteca da Escola Cardoso Lopes está patente uma exposição intitulada: “A escrita, O livro, A Biblioteca”

Panorama Geral da exposição

2


A Biblioteca de Alexandria

Alexandria, no Egito, ficou famosa pelo seu farol e pela sua Biblioteca. Esta teve o seu apogeu entre 290 a.C e 88 a.C. e pensa-se que ali terão existido 600 mil rolos de pergaminho, o que equivalia a 120 mil livros. Terá sido vitima de três incêndios que acabaram por a destruir. Hoje existe na cidade de Alexandria uma grande e moderna Biblioteca que pretende comemorar a antiga biblioteca.

3

3


A Biblioteca de Pérgamo

A biblioteca de Pérgamo foi fundada pelo rei da cidade de Pérgamo, Atalo (241-197 a. C) procurando concorrer com êxito da Biblioteca de Alexandria. A rivalidade entre as duas levou o Egito a suspender-lhe o fornecimento de Papiro. Foi esta situação que levou a que se desenvolvesse outro suporte para a escrita o pergaminho. Esta biblioteca terá tido uma sala de leitura com cerca de 180 m2, calcula-se que contaria com cerca de 17.000 rolos. Os textos seriam escritos em papiro e em pergaminho. A palavra pergaminho deriva precisamente de Pérgamo.

4

4


As Bibliotecas de hoje

Yale University´s Beinecke (EUA)

Biblioteca do Congresso (EUA) Biblioteca Nacional em Portugal

Biblioteca de Alexandria (atualmente)

Atualmente existem bibliotecas fabulosas, uma das maiores é a chamada biblioteca do Congresso nos EUA. Também nos Estados Unidos da América fica a maior biblioteca do mundo de manuscritos e livros raros (Yale University´s Beinecke). Igualmente a atual biblioteca de Alexandria no Egito é considerada uma das maiores e mais belas do mundo.

5

5


A Biblioteca da Escola Cardoso Lopes

A biblioteca da Escola Cardoso Lopes pretende ser um espaรงo agradรกvel onde os alunos da Escola complementem e aprofundem os conhecimentos que os professores transmitem.

6

6


As pinturas rupestres

Na Pré-História o homem comunicava através de desenhos feitos nas paredes das cavernas. Com este tipo de representação, as chamadas pinturas rupestres, trocavam mensagens, transmitiam desejos e necessidades. No entanto, não era ainda escrita, não se tratava de representações gráficas padronizadas e organizadas como vieram mais tarde a existir.

7

7


Suméria – A Escrita Cuneiforme

Tudo indica que foi na Mesopotâmia que a escrita foi elaborada e criada. Por volta de 4000 a.C, os Sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Usavam placas de barro, onde escreviam. Muito do que se sabe sobre este período da história deve-se às placas de argila com registos da sua vida quotidiana e que chegaram até aos dias de hoje.

8

8


Egito - A Escrita Hieroglífica

Os Egípcios terão desenvolvido a escrita quase na mesma época que os Sumérios. Existiam duas formas de escrita no Antigo Egito: a demótica (mais simplificada) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). No interior das pirâmides as paredes eram revestidas de textos que falavam sobre a vida dos faraós, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Escreveram também em papiro, uma espécie de papel que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome que abundava nas margens do rio Nilo.

9

9


Fenícia – O Alfabeto

Com a junção de todas essas escritas surgiu na região da Terra de Canaã, atual Palestina, um alfabeto razoavelmente simples, com 25 ou 30 símbolos combinando elementos dos quatro principais formas de escrita: cuneiforme sumério, pictográfico hitita, escrita de Micenas e hieróglifos egípcios. Em 1000 a.C, o alfabeto sofre transformações e é reduzido para 22 caracteres, passando a chamar-se alfabeto Fenício.

10

10


Escritas Grega e Romana

Os gregos adaptaram o sistema de escrita fenícia agregando as vogais e criando assim a escrita alfabética. (Alfabeto, palavra derivada de alfa e beta, as duas primeiras letras do alfabeto grego.) Mais tarde, a escrita grega foi adaptada pelos romanos, constituindo-se o sistema alfabético greco-romano, que dará origem ao nosso alfabeto. Esse sistema é constituído um número reduzido de símbolos que permite uma grande possibilidade de combinação de caracteres, ou seja a representação dos sons da fala em unidades menores que a sílaba.

11

11


Os Copistas

Era na biblioteca do mosteiro e não na igreja, o local mais provável de encontrar um monge copista na Europa medieval. Graças ao trabalho dos copistas que passaram horas, dias anos a copiar inúmeras obras (muitas vezes para fugir ao tédio!) preservou-se parte da cultura ocidental.

12

12


Os Livros manuscritos .

Os manuscritos eram livros que demoravam anos a serem copiados e acabavam por ser muito pesados e de difícil transporte. O manuscrito o Apocalipse, de São João constitui um volume que pesa 120 quilos, mede 75 centímetros de altura por 60 de lado. As suas 83.000 letras estão caligrafadas sobre 200 pergaminhos perfeitos, selecionados entre 300.000 peles de cordeiro.

13

13


Invenção da Imprensa

Em 1450, na Alemanha, Gutenberg inventou a imprensa. Com esta invenção foi possível a reprodução ilimitada de textos e imagens iguais. Estava aberto o caminho para a divulgação do livro, para o desenvolvimento da imprensa e consequentemente para o acesso mais fácil ao conhecimento.

14

14


A Bíblia – O primeiro livro impresso

A Bíblia terá sido o primeiro livro a ser impresso, concretamente a chamada Bíblia de Gutenberg ou a “Bíblia de 42 linhas” devido a ter por página duas colunas de 42 linhas. Terá sido impressa entre 1452 e 1455.

15

15


O livro hoje

Hoje o livro é uma importante fonte de conhecimento e proporciona momentos de prazer. Impresso em papel, editado em grande quantidade, são na sua maioria de fácil transporte. No entanto a criatividade do homem não para e já surgiu o livro digital, os chamados ebooks e um leitor de ebooks pode conter milhares de livros…Qual será o futuro do livro?...

16

16


Nínive - a primeira biblioteca do mundo

A primeira biblioteca do mundo foi erguida em Nínive, a cidade mais importante da Assíria (atual Iraque), pelo rei Assurbanipal II, por volta do século VII a.C. Nela, foram armazenadas milhares de tabuletas escritas com caracteres cuneiformes, a mais antiga forma de escrita que se conhece.

17

17


18

Guião e respostas

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CARDOSO LOPES ESCOLA BÁSICA 2. 3. CARDOSO LOPES Ano Lectivo 2012 /2013

Exposição: A ESCRITA, O LIVRO, A BIBLIOTECA Nome:

Ano:

Turma:

QUESTIONÁRO

A ESCRITA

1-Qual o tipo de comunicação usada na Pré-história? R: _______________________________________ ____________________________________________________________________________________ 2-Onde nasceu a escrita? R: ______________________________________________________________ 18


19 3- Qual a escrita desenvolvida pelos sumérios? R: ___________________________________________ 4-Qual a matéria prima usada pelos sumérios para escrever? R: _________________________________ 5-Que outro povo desenvolveu a escrita na mesma época? R: ___________________________________ 6-Como se denominam as duas escritas no antigo Egipto? R: ___________________________________ 7-Onde escreviam os Egípcios as mensagens? R: ____________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 8-O que era o papiro? R: ________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 9-Diz quais os povos que estiveram na origem do alfabeto? R: __________________________________

O LIVRO 1-Que nome se dava aos primeiros livros escritos à mão? R: ____________________________________ 2- Sabes quanto pesa o Livro de S. João, “Apocalipse”? R: _____________________________________ 3-Quem fazia na Idade Média a cópia dos livros? Onde se guardavam os livros? R: _________________________________________ 4-Quem inventou a imprensa? Onde e quando? R: ____________________________________________

19


20

5- Qual o 1Âş livro a ser impresso? R: _______________________________________________________

A BIBLIOTECA 1-Diz onde se construiu a 1ÂŞBiblioteca? E quando? R: _________________________________________ 2-Nomeia uma das mais famosas bibliotecas antigas. R:________________________________________ 3-Diz o nome de duas das maiores e mais belas bibliotecas de hoje. R: __________________________________________________________ ____________________________________________________________ 4-E a nossa biblioteca, da Cardoso Lopes, que pensas dela? R: __________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

20


21

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CARDOSO LOPES ESCOLA BÁSICA 2. 3. CARDOSO LOPES Ano Lectivo 2012 /2013

A ESCRITA, O LIVRO, A BIBLIOTECA

RESPOSTAS AO QUESTIONÁRO

A ESCRITA 1-Qual o tipo de comunicação usada na Pré-história? R: Desenhos e pinturas nas paredes das cavernas. 2-Onde nasceu a escrita? R: Mesopotâmia 3- Qual a escrita desenvolvida pelos sumérios? R: Cuneiforme. 4-Qual a matéria prima usada pelos sumérios para escrever? R: Placas de argila (barro). 5-Que outro povo desenvolveu a escrita na mesma época? R: Os Egípcios. 6-Como se denominam as duas escritas no antigo Egipto? R: A demótica e a hieroglífica. 7-Onde escreviam os Egípcios as mensagens? R: Nas paredes interiores das pirâmides e no papiro. 8-O que era o papiro? R: Uma espécie de papel, produzido a partir da planta do mesmo nome que crescia nas margens do Rio Nilo. 9-Diz quais os povos que estiveram na origem do alfabeto? R: Os Fenícios e os Gregos.

21


22

O LIVRO 1-Que nome se dava aos primeiros livros escritos à mão? R: Manuscritos. 2- Sabes quanto pesa o Livro de S. João, “Apocalipse”? R: 120 kg. 3-Quem fazia na Idade Média a cópia dos livros? Onde se guardavam os livros?R: Os monges, nos mosteiros. 4-Quem inventou a imprensa? Onde e quando? R: Gutemberg. Na Alemanha, 1450. 5- Qual o 1º livro a ser impresso? R: A Bíblia de Gutemberg, entre 1452 e 1455.

A BIBLIOTECA 1-Diz onde se construiu a 1ªBiblioteca? E quando? R: Assíria (atual Iraque), séc. VII a.C. 2-Nomeia 1 das mais famosas bibliotecas antigas. R: Alexandria, no Egipto. 3-Diz o nome de duas das maiores e mais belas bibliotecas de hoje. R: Biblioteca do Congresso dos EUA e a atual Biblioteca da Alexandria, no Egipto. 4-E a nossa biblioteca, da Cardoso Lopes, que pensas dela? R: __________________________________________________________

Obrigada pela visita! Volta sempre!

22

Catálogo da Exposição "A escrita, o livro, a biblioteca  

Conteúdo de uma exposição temática realizada numa Biblioteca Escolar