Page 1

CURITIBA APRESENTA - nº19 - janeiro de 2009 | Distribuição Gratuita

JANEIRO 2009

o da ã ç a m a r g o r P a a Confira todina a de Música de CuritPáib g. 12 ic f O I I V X X


arães foto: Lucília Guim

Índice

Cinemateca de Curitiba Criada em abril de 1975, no antigo Museu Guido Viaro, a Cinemateca funcionava numa pequena sala, onde eram armazenados e exibidos filmes históricos. Em 1998, foi inaugurada sua nova sede, com equipamentos de som e projeção de última tecnologia. Na programação, clássicos do cinema mundial e filmes inéditos do circuito de cinema de arte, além da exibição de vídeos e películas nacionais. Na área de pesquisa, a Cinemateca oferece uma biblioteca especializada, um rico acervo de filmes e videoteca. Também promove cursos teóricos e práticos na área da comunicação audiovisual. Desde sua criação a Cinemateca já formou dezenas de cinéfilos e cineastas na cidade, proporcionando um espaço de discussão sobre a produção cinematográfica local.

Programação: - Meu Nome é Dindi - de 9 a 15 de janeiro. Pág. 37

04

Imperdível 06 Teatro e Circo

Literatura

Iniciação teatral nas férias

08

Casas da Leitura emprestam livro e cadeira para ler no parque

12

Dança

Música

16

Cinema

Artes Visuais

Infantil

Arte por Onde Você Anda

Curitiba terá 30 Pontos de Cultura com apoio do MinC

Entrevista

Dança de Rua, performance na calçada

14

Uma cidade envolvida em música

Mostra de Filmes e Documentários de Blues A arte displicente d´OSGEMEOS Fazeres e afazeres Ruas da Cidadania oferecem cursos durante a Oficina de Música

Divirta-se Endereços e Contatos

35 40 48 54 56 58

- Bola na Tela: Mostra de Filmes sobre Futebol - dias 17 e 18 de janeiro. Pág. 37 - Uma Viagem ao Mundo do Blues: Mostra de Filmes e Concertos de Blues - de 20 a 24 de janeiro. Pág. 38 - Semana do Anime - de 25 a 31 de janeiro. Pág. 38

Conselho Editorial - Paulino Viapiana, José Roberto Lança, Loismary Pache, Christine Vianna Baptista, Thaisa Marques Teixeira Sade. Jornalista Responsável - Juliana Ceccato Pires MTB 5788. Colaboradores - Adão de Araújo, Aparecido Casemiro de Oliveira, Carla Anete Berwig, Izabel Taschini, Jayne Sfair Sunyé, Lucas Ajuz, Lucília Guimarães, Luiz Cequinel, Mayra Pedroso, Miguel Gubert, Sérgio Serena, Silvia Guinsk, Vivian Siedel Schroeder, Zeca Corrêa Leite. Capa – Ilustração de Marcos Minini. Contatos - Departamento de Imprensa (41) 3213-7590 - agendacultural@fcc.curitiba.pr.gov.br e Departamento Comercial (41) 3213-7514 - comercial@ icac.org.br. Projeto Gráfico - Aliens Design. Endereço - Rua Eng. Rebouças, 1732 Cep: 80230-040 Curitiba-PR. Esta é uma publicação do Instituto Curitiba de Arte e Cultura. Todos os direitos reservados.


Entrevista

“Quem faz cultura são as pessoas e as pessoas têm o direito de receber um recurso público para desenvolver esse trabalho com mais eficácia, de modo a retornar para sua comunidade toda aquela experimentação, todo aquele exercício que ele já desenvolve.”

> Célio Turino

Curitiba terá 30 Pontos de Cultura com apoio do MinC

04

Como o senhor definiria Pontos de Cultura? O Ponto de Cultura não é um centro cultural do governo feito para a sociedade, mas na verdade é um conceito. E que conceito é esse? É o processo de autonomia onde a população é quem faz a cultura, não é o estado. E ao agir dessa forma, como agora com o edital da rede de Pontos de Cultura, o que estamos promovendo – tanto o governo federal como o municipal – é o reconhecimento desse fato. Quem faz cultura são as pessoas e as pessoas têm o direito de receber um recurso público para desenvolver esse trabalho com mais eficácia, de modo a retornar para sua comunidade toda aquela experimentação, todo aquele exercício que ele já desenvolve.

A descentralização que o Sr. colocou começa por aqui ou já vem acontecendo? Já vem acontecendo desde o final de 2007. Firmamos primeiramente convênios com governos estaduais, que já somam 22. O Paraná ainda não firmou por uma série de dificuldades e exatamente por isso estamos procurando prefeituras para que a população do Paraná não fique de fora. Assim, com esse convênio com a prefeitura de Curitiba é possível que a população da cidade seja beneficiada mais rapidamente e diretamente.

e cabe tudo dentro dele, porque a cultura brasileira é muito diversa. Ele potencializa as iniciativas culturais da coletividade. Tem Pontos de Cultura em aldeias indígenas, quilombos, com grupos de teatros de bonecos, audiovisuais, dança, música, pontos de cultura em favelas, periferias.

Como se processa esse programa? Os convênios são feitos entre o governo federal e as entidades, no valor de 180 mil reais, dividido em três parcelas anuais de 60 mil. Os recursos são aplicados conforme a necessidade de cada grupo cultural. Por exemplo, um recurso pode ir para compra de equipamentos, para montagem de estúdio de gravação musical, para construir um forno de cerâmica, realizar obras de reforma ou também em Os Pontos de Cultura privilegiam quais áreas artís- oficinas, para pagamento de professores e comticas? pras de materiais. A partir de agora, com o edital de O programa existe no governo federal desde 2004 Curitiba, estamos descentralizando a ação. Isso é

fotos: Mila Petrillo

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

O prefeito Beto Richa e o secretário de Programas e Projetos do Ministério da Cultura, Célio Turino, assinaram um convênio, em novembro passado, para a instalação de 30 Pontos de Cultura em Curitiba. A Prefeitura e o MinC vão apoiar, por meio de repasse de recursos financeiros, iniciativas culturais da comunidade. Sobre o programa Célio Turino concedeu a seguinte entrevista:

Que leitura se tem dos trabalhos desenvolvidos até agora? O Ponto de Cultura faz parte do programa Cultura Viva, que é uma forma de gestão em rede, mais leve, onde o Estado e a sociedade desenvolvem uma gestão compartilhada. Quando nós efetivamos um investimento diretamente na ponta, sem intermediação o recurso se reproduz de forma muito intensa e o desenvolvimento desses Pontos, dessas entidades que fazem cultura é muito grande, pois além de receber o dinheiro, ele se conecta em rede com outros Pontos, com outras formas de visão, outras técnicas, outras interpretações estéticas.

No Paraná há Pontos de Cultura muito bons que participam da rede em convênios diretos com o governo federal, como o Minha Vila Filmo Eu, aqui em Curitiba, e em Londrina tem um projeto muito bacana que é a Casa das Fases, trabalho muito sensível de teatro com a terceira idade. Tem Pontos de Cultura em assentamentos rurais. Veja que são diferenciados, mas quando um se aproxima do outro há um crescimento comum. E assim desencadeia-se todo um processo de desenvolvimento. Por parte da sociedade, sente-se uma tendência a uma determinada atividade? Diria que a forma varia. O Brasil é um país tão diverso que eu arriscaria a dizer que dos 850 Pontos que temos espalhados, que logo serão 2 mil, incluídos os 30 de Curitiba, cada Ponto é um Ponto. Na forma há uma variedade, mas na essência não. A essência é muito próxima. Qual é essa essência? É a idéia da criação comum, do se dar, do oferecer ao outro, da solidariedade construída a partir da cultura, do encantamento, da arte, da magia mesmo, que vai estabelecendo um outro tecido social, que poderia ser resumido no seguinte: Uma sociedade que é bem cuidada gosta de si mesma, e a gente só pode construir bem uma coisa se gostamos primeiramente de nós mesmos. É isso que estamos fazendo com o Ponto de Cultura. Ele é onde as pessoas e a sociedade cuidam de si. Serviço: As inscrições poderão ser feitas por instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, legalmente constituídas, de caráter cultural ou com histórico de atividades culturais, e que atuem na produção artístico-cultural em Curitiba há pelo menos três anos. O prazo encerra dia 31 de janeiro. As entidades serão escolhidas por meio de edital. Informações: www.fccdigital.com.br

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

muito bom porque o processo de seleção fica mais próximo da realidade local, o acompanhamento do ponto de cultura também fica mais próximo e o próprio investimento mais direto na comunidade, além de agregar recursos municipais. O convênio para 30 pontos de cultura tem o valor de 5 milhões e 400 mil reais, sendo que 3 milhões e 600 mil é investimento direto do governo federal e 1 milhão e 800 mil é investimento da Fundação Cultural de Curitiba. Ou seja, é mais um recurso que está sendo aplicado diretamente nas comunidades e isso permite que mais grupos participem da rede. Até o momento são 850 pontos de cultura em todo o Brasil.

05


Imp e r d ível

Imperdível

por Fani Schiffer Durães Concerto de Encerramento Imperdível o grande violinista chinês Yang Liu, primeiro lugar no XII Concurso Internacional Tchaikovsky em Moscou. Liu tocará no concerto de encerramento da Orquestra Sinfônica da XXVII Oficina de Música de Curitiba com regência do maestro Osvaldo Ferreira. Data: 17 de janeiro | Horário: 21h | Local: Canal da Música | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento nãoperecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Música > Ricardo Kanji

Música nos Parques Para quem gosta de natureza, há o programa Música nos Parques, uma idéia genial financiada pelo Fundo Municipal da Cultura, que propicia música para todos: Ouça música em meio à natureza dos parques Barigui, São Lourenço, Tanguá, Bosque do Papa, dentre outros. Data: 4, 11, 18 e 25 de janeiro | Horário: 11h, 14h e 17h | Local: Bosque Teotônio Vilela, Parque Tingui, Bosque do Papa e Bosque da Fazendinha | Ingresso: Gratuito

06

II Salão de Cerâmica O II Salão Nacional de Cerâmica na Casa Andrade Muricy é uma grande oportunidade para apreciarmos 240 obras de 142 artistas brasileiros. A mostra é ainda um incentivo para artesãos que se interessam em desenvolver este tipo de arte. Data: Até 22 de fevereiro | Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Casa Andrade Muricy | Ingresso: Gratuito

Noite do Choro Valorizando a nossa música brasileira, imprescindível a Noite do Choro, no dia 24 de janeiro, que apresentará clássicos deste estilo musical. Data: 24 de janeiro | Horário: 21h | Local: Teatro da Reitoria | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Música

Ensemble Mediterrain O Ensemble Mediterrain, como é muito comum das novas formações alemãs, atua como formação camerística mais flexível com repertório diversificado. Apresentarão em Curitiba obras de Corte-Real, Dohnany e Beethoven. Data: 9 de janeiro | Horário: 20h30 | Local: Canal da Música | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Música

Artes Visuais

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Música

> José Hélio Sant´Ana

Katalogue XXL – New Art E para quem gosta de fotografia, sugiro visitar a exposição Katalogue XXL – New Art em nosso Museu Oscar Niemeyer. Com uma proposta de vanguarda a exposição apresenta além de fotos de 34 artistas internacionais, peças de design gráficos e trabalhos gráficos. Enfim, mesmo no período de férias nossa cidade de Curitiba trará uma extensa programação cultural para todos. Data: Até 25 de janeiro | Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: MON | Ingresso: R$4, R$2 (estudantes) e gratuito para crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de escolas públicas.

Ópera “Comedy on the Bridge” Para os amantes da ópera sugiro “Comedy on the Bridge” do compositor tcheco Bohuslav Martinu, internacionalmente conhecido. Esta é uma oportunidade ímpar, pois as apresentações que acontecem nos dias 16 e 17 de janeiro são inéditas em Curitiba. Data: 16 e 17 de janeiro | Horário: 20h30 e 18h30 | Local: Guairinha | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Gincana da Leitura Para os pequeninos que gostam de uma boa leitura, não percam essa gincana de leitura, uma boa programação para seu período de férias. Data: Até 14 de fevereiro | Horário: 8h30 às 18h30 | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Ingresso: Gratuito

“Que satisfação constatar que nossa querida cidade de Curitiba está repleta de eventos culturais de alto nível. Difícil ter que optar de quais atividades participar já que nem sempre nosso restrito tempo nos permite participar de tudo o que gostaríamos.” Fani Schiffer Durães é Pró-reitora de Extensão da Universidade Positivo. É Ph.D em Literatura Brasileira e Alemã pela Albert-Ludwigs-Universität de Freiburg/Alemanha, onde desenvolveu o tema na área da Hermenêutica Intercultural sobre o mito de Fausto em Grande Sertão: Veredas comparado ao Fausto de Goethe.

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Artes Visuais

Música

> Yang Liu

Concerto de Música Antiga Este concerto apresenta um vasto repertório da música barroca e clássica dos compositores Vivaldi, Schenk, Veracini, Telemann e Rameau. Destaque neste concerto para nossa talentosa soprano Marília Vargas e para o flautista e regente Ricardo Kanji. Data: 11 de janeiro | Horário: 20h30 | Local: Canal da Música | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Infantil

Música

por Fani Schiffer Durães

07


Lançamento Arte do Ator entre os Séculos XVI e XVIII Ana Portich O livro analisa os principais conceitos da Commedia Dell’arte da Renascença ao Iluminismo, a partir de observações de diversos autores como Riccoboni, Rousseau e Barbieri. Nele, a autora pretende discutir o paradoxo sobre o comediante, as nuanças da representação, o espetáculo teatral como fonte de entretenimento, a existência de uma quarta parede entre a platéia e o palco (anunciada por Diderot no século XVIII), além de debater sobre a censura eclesiástica naquele período. Portich é pós-doutora em filosofia e professora de artes cênicas. Já atuou como diretora de teatro, assistente de direção e produção e realizou parte das pesquisas para este livro na Universidade Ca’Foscari (Veneza). Editora: Perspectiva Preço: R$30 www.perspectiva.com.br

> Atuação e Teatro para Curiosos

> Aulas de Circo

Iniciação teatral nas férias

Aprenda e Empreenda

Aproveitar a folga das férias e ter aulas de teatro. Por que não? A arte da representação nunca

Curso de Confecção e Manipulação de Bonecos em Espuma Professor: Cristóvão de Oliveira | Data: 12 a 23 de janeiro | Horário: 10h às 12h | Local: Teatro Odelair Rodrigues | Mensalidade: R$200

sai de moda e, conhecer mais de suas técnicas, pode ser uma boa opção para quem tem vocação artística ou quer apenas perder um pouco da timidez.

Curso de Teatro Intensivo de Verão Professores: Cristóvão de Oliveira e Renata Petisco | Data: 12 de janeiro a 7 de fevereiro | Horário: 19h às 22h | Local: Teatro Odelair Rodrigues | Mensalidade: R$200

Os cursos livres são para todas as idades. Atualmente, mais de dez escolas de teatro irão realizar

Técnicas Teatrais para a Vida Público-alvo: estudantes, universitários e profissionais de todas as áreas. | Data: 19 de janeiro a 11 de março | Horário: 19h30 às 22h | Local: Espaço Cultural Arte da Hora | Mensalidade: R$450

atividades nas férias. Existem também os cursos em que o foco é trazer os ensinamentos teatrais para a vida. Nas aulas do professor Fernando Klug, no Teatro Damaceno o tema é Atuação e Teatro para Curiosos. “Eu ensino desde a história até técnicas básicas de atuação, mostro para as

Teatro para Adultos Professor: Helio de Aquino | Data: 19, 21, 26 e 28 de janeiro | Horário: 19h às 21h | Local: Cia do Abração | Mensalidade: R$95

08

terapia, para saúde”, comenta o professor.

Atuação e Teatro para Curiosos Professor: Fernando Klug | Data: 19 a 28 de janeiro | Horário: 19h às 22h15 (2ª, 3ª e 4ª feira) | Local: Teatro Damaceno | Mensalidade: R$85

Para quem gosta de se movimentar uma boa opção são as aulas de circo. “É uma atividade lúdica que acaba trazendo benefícios como: condicionamento físico, coordenação motora e, ainda, rompe barreiras psicológicas, como medo de altura e de ficar de ponta cabeça”, explica Camila Cequinel, diretora da escola Trip Circo. Confira a programação completa na pág. 9 e 10.

fotos: divulgação

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

pessoas as diversas possibilidades do teatro, que podem servir para melhorar o dia-dia ou como

Aulas de Circo Data: 2ª feira a sábado | Horário: Manhã, tarde e noite | Local: TripCirco | Mensalidade: R$90 Curso de Formação de Atores Data: Toda 2ª, 4ª e 6ª feira | Horário: Tarde e noite | Local: CenaHum - Academia de Artes Cênicas | Mensalidade: R$198 e R$20 (matrícula)

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Teatro e Circo

Teatro e Circo

09


Teatro e Circo

Teatro e Circo Aprenda e Empreenda

Curso de Teatro Professores: Reikrauss Benemond | Data: 2ª a 5ª feira | Horário: 19h às 21h | Local: Teatro Reikrauss Benemond | Mensalidade: R$80 Curso do Teatro Lala Schneider Data: 2ª feira a sábado | Horário: Manhã, tarde e noite | Local: Teatro Lala Schneider | Mensalidade: a confirmar Curso Livre de Teatro Data: 2ª feira a sábado | Horário: Tarde e noite | Local: Espaço Cultural Pé no Palco | Mensalidade: R$95 Curso Livre de Teatro Professor: Tony Lucas | Data: Todo sábado | Horário: 11h às 14h | Local: Teatro Cultura | Mensalidade: R$50 Curso Livre de Teatro Professor: Cristóvão de Oliveira | Data: Todo sábado | Horário: 9h às 12h | Local: Teatro Odelair Rodrigues | Mensalidade: R$85 Curso de Teatro Professora: Silvia Monteiro | Data: Toda 2ª e 4ª feira | Horário: 19h às 21h30 | Local: Teatro Barracão EnCena | Mensalidade: R$99 Entre Em Cena Público-alvo: atores, estudantes em artes cênicas ou quaisquer pessoas que desejem aperfeiçoar seu potencial criativo. | Data: Todo sábado e domingo | Horário: 18h30 às 22h30 (sábado) e 16h30 às 20h30 (domingo) | Local: Teatro Rodrigo D’Oliveira | Mensalidade: R$80 Oficina Livre de Teatro Data: Toda 3ª e 5ª feira | Horário: 19h30 às 22h30 | Local: ACT (Ateliê de Criação Teatral) | Mensalidade: a confirmar

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Programação

10

Comédia

R$20

A Regra é Cômica Data: 9 a 11 de janeiro | Horário: 21h (6ª feira e sábado) e 20h (domingo) | Local: Teatro Regina Vogue | Ingresso: a confirmar

O Avarento Data: 10 de janeiro a 1 de fevereiro | Horário: 18h (sábado e domingo) | Local: Teatro Reikrauss Benemond | Ingresso: R$10 e R$5

No Mundo de Alípio – Histórias de uma Mente Inquieta Data: 10 de janeiro a 1 de fevereiro | Horário: 18h | Local: Espaço Teatro Regina Vogue | Ingresso:

Rodízio de Humor Marcos Zeni e convidados Data: 16 a 18 de janeiro | Horário: 21h (6ª feira e sábado) e 20h (domingo) | Local: Espaço Teatro

Programação Regina Vogue | Ingresso: R$30 Papai Não é Mamãe Texto e direção: Juscelino Zilio Classificação etária: 12 anos Data: 16 a 22 de janeiro | Horário: 21h (6ª feira a domingo) | Local: Teatro Barracão EnCena | Ingresso: R$20 e R$10 A Tragicomédia do Pão-Duro que Casou com sua Porca, e Outros Amores Direção: Fernando Klug Data: a partir de 24 de janeiro | Horário: 18h30 (sábado e domingo) | Local: Teatro Barracão EnCena | Ingresso: R$6 Improvável Elenco: Anderson Bizzocchi, Daniel Nascimento e Elidio Sanna Data: 30 de janeiro a 1 de fevereiro | Horário: 21h (6ª feira e sábado) e 20h (domingo) | Local: Espaço Teatro Regina Vogue | Ingresso: a confirmar Santa Comédia Stand-up Comedy com Marco Zenni, Leo Lins e Fábio Lins Data: Toda 2ª feira | Horário: 21h | Local: Bar Santa Marta | Ingresso: R$12 Senta pra Rir Diogo Portugal e convidados Data: Toda 3ª feira | Horário: 20h | Local: John Bull Music Hall | Ingresso: R$20 Café Comédia Fábio Silvestre e convidados Data: Toda 3ª feira | Horário: 21h | Local: Era só o que faltava | Ingresso: R$15

Happy Hour Bixogrilo e stand-up comedy com Alisson Diniz Data: 6ª feira e sábado | Horário: 21h30 | Local: Huricane Bar | Ingresso: R$15 (masculino) e R$8 (feminino) Tropa de Elite do Humor Texto: Paula Giannini Direção: Amauri Ernani Data: Todo sábado | Horário: 21h | Local: Teatro Cultura | Ingresso: R$15

Diversos A Descoberta das Américas Classificação etária: livre Data: 8 a 11 de janeiro | Horário: 21h (5ª feira a sábado) e 19h (domingo) | Local: Galeria da Caixa | Ingresso: R$10 e R$5 Solilóquios Dissonantes Esquetes teatrais e shows de samba rock nos intervalos. Data: 15, 22 e 29 de janeiro | Horário: 22h | Local: The Basement Pub | Ingresso: R$6 A Volta do Nu Improviso Espetáculo com jogos de improvisação Data: 22 de janeiro | Horário: 21h | Local: Espaço Cultura Arte da Hora | Ingressos: R$16 e R$8

Drama Respeitável Público! O Grande Circo da Ilusão Apresenta... Data: 10 de janeiro a 1 de fevereiro | Horário: 18h (sábado e domingo) | Local: Teatro Reikrauss Benemond | Ingresso: R$10 e R$5

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Curso de Teatro Professor: Cristiano Machado | Data: 4ª ou 5ª feira | Horário: 15h às 17 ou 19h30 às 21h30 | Local: Espaço Cultural Fábrica | Mensalidade: R$80 e R$40 (matrícula)

11


Literatura

Literatura Lançamento Entre Nós Philip Roth O livro traz entrevistas, ensaios, como também cartas trocadas com seus amigos escritores. Para surpresa de muitos o mote principal do livro não é a literatura em si, mas a questão da vivência do artista com o mundo exterior, o dia-dia e sua cultura. Um dos temas centrais é a condição dos judeus na sociedade americana, (a maioria dos personagens discutidos no livro é de origem judaica). Outro assunto abordado, principalmente na conversa com a dupla de origem tcheca - Ivan Klíma e Milan Kundera - é a relação entre o artista e as instituições de seu país. O autor é um dos maiores nomes da literatura americana, escreveu romances considerados clássicos da língua inglesa como, O Complexo de Portnoy, O Teatro de Sabbath e Homem Comum. Editora: Companhia das Letras Preço: R$36 www.companhiadasletras.com.br

> Casa da Leitura Augusto Stresser

Casas da Leitura emprestam livro e cadeira para ler no parque Quem aproveita as férias de verão para passear nos parques da cidade, agora pode fazer dos livros uma fonte de lazer. A Casa da Leitura Manoel Carlos Karam, localizada no parque Barigui e a Casa da Leitura Augusto Stresser, instalada no Centro de Criatividade de Curitiba, no Parque São Lourenço, emprestam cadeira e livro para ler na área verde dos parques.

Aprenda e Empreenda

Quem quiser aproveitar o verão para pôr a leitura em dia,

Semana da Cultura Pop Japonesa: Básico de Kana e Kanji Alfabeto Japonês | Data : 13, 15, 20, 22 e 27 de janeiro | Horário: 14h30 às 16h ou 16h30 às 18h | Local: Centro Cultural Japonês Tomodachi | Mensalidade: R$90

basta apresentar a carteira de identidade ou fazer o cadastra-

Semana da Cultura Pop Japonesa: Introdução a Filosofia Oriental Através de Contos Data: 14, 21, 28 de janeiro | Horário: 16h30 às 18h ou 18h30 às 20h | Local: Centro Cultural Japonês Tomodachi | Mensalidade: R$75

mento nos espaços. Na Casa da Leitura Manoel Carlos Karam, além de livros

Latim Professor: Ignácio Dotto Neto | Data: Toda 3ª feira | Horário: 19h30 às 21h30 | Local: Catedral Basílica | Mensalidade: R$50 e R$15 (matrícula)

12

disponíveis, o público tem acesso também aos livros da bi-

Sânscrito Professor: Goura Nataraj Das | Data: Toda 5ª feira | Horário: 20h às 21h30 | Local: Govardhana | Inscrição: R$108

blioteca de Karam, que agora fazem parte do valioso acervo Casa Aberta Data: 3ª a 6ª feira Horário: 9h às 12h e 13h30 às17h30 Local: Casa da Leitura Augusto Stresser e Casa da Leitura Manoel Carlos Karam Ingresso: Gratuito

da Casa. No Centro de Criatividade a Casa da Leitura Augusto Stresser também conta com um acervo que agrada todos os tipos de leitores. As Casas da Leitura são unidades da Fundação Cultural de Curitiba, voltadas à pesquisa, estudos e elaboração de projetos relacionados à leitura e à criação literária.

Programação fotos: divulgação

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

infantis, infanto-juvenis e para adultos, jornais e revistas

Casa Aberta Data: 3ª a 6ª feira | Horário: 9h às 12h e 13h30 às 17h30 | Local: Casa da Leitura Augusto Stresser | Ingresso: Gratuito

Casa Aberta Data: 3ª a 6ª feira | Horário: 9h às 12h e 13h30 às 17h30 | Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam | Ingresso: Gratuito

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

> Casa da Leitura Manoel Carlos Karam

13


Dança

Dança Lançamento Em Pleno Corpo - Educação somática, Movimento e Saúde Débora Pereira Bosanello

Dança de Rua, performance na calçada

Os hábitos sedentários, os movimentos repetitivos e a rotina de trabalho são caractísticas da vida pós-moderna. E, para desenvolver a saúde e o bem-estar é preciso exercitar, não apenas o corpo, mas também a mente. Por isso, torna-se tão importante a tomada de consciência corporal, observando o corpo como um complexo sistema emocional. Para a autora, e também antropóloga (Universidade de Montreal) e mestre em dança (Universidade de Quebec), a educação somática pode trazer diversos benefícios para a saúde. Assim, este livro mostra alguns métodos e técnicas criados por especialistas na área. Editora: Juruá Preço: R$74,90

Todas as noites de 6ª feira quem passa em frente ao Shopping Itália, na Av. Marechal Deodoro, se depara com uma cena incomum para quem está acostumado com o agito frenético da capital. Ali, em frente à porta do shopping, existe ritmo e harmonia. O que se escuta são as batidas do rap e o que se vê são pas-

Aprenda e Empreenda

sos elaborados de dança. Grupos de break, estilo de dança que

Workshop de Dança Flamenca Data: 27, 28 e 29 de janeiro | Horário: 18h30 (iniciante), 19h30 (intermediário) e 20h30 (avançado) | Local: Estudio Aire Flamenco | Inscrição: R$70

é uma das vertentes do hip-hop, se reúnem no local há 23 anos. Guilherme Fant diz que participa de campeonatos da modalidade e vai aos encontros para treinar. Segundo ele, os campeonatos

Alongamento, Bioenergética e Dança com Fogo Professora: Silvia Wy´a Poty | Data: Toda 3ª e 5ª feira | Horário: 19h | Local: Espaço Integração do Ser | Mensalidade: R$160 a R$80

acontecem em todo Brasil e são disputadas diversas modalidades, como duplas, crew (grupo) e performances individuais.

Aulas de Tango Data: Toda 2ª feira | Horário: 19h30 às 20h30 | Local: Café Dominguez | Mensalidade: R$60

Já Marcio Alves Dias, um dos mais antigos frequentadores do

14

americanos que começaram a dançar justamente ali em frente ao

Corpo - Uma Abordagem Cinesioterápica e Integração Somática Professor e fisioterapeuta: Carlos Cavalcante | Data: 2ª feira a sábado | Horário: 18h às 19h | Local: Corpo em Movimento | Mensalidade: R$125

shopping. Os passos e movimentos são inspirados nos vídeos de campeonatos que acontecem nos Estados Unidos. Porém, Marcio alerta que “muita coisa os gringos pegam daqui.” Os antigos dançarinos de cabaré já praticavam o break no chão, assim como os capoeiristas, afirma Marcio. Para ele, “o break é um atrativo para mostrar a cidadania para os mais jovens.”

fotos: Lucas Ajuz

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

da cidade, e que quem introduziu o conceito por aqui foram dois

Dança de Salão Bolero, Danças Gaúchas, Forró, Salsa, Samba, Samba de Gafieira, Soltinho, Tango e Zouk | Data: 2ª feira a sábado | Horário: Tarde e noite | Local: Oito Tempos (Unidade Barão e Unidade Carlos de Carvalho) | Mensalidade: R$70 e R$20 (matrícula) Dança do Ventre Professora: Cíntia Muraro | Data: 2ª a 5ª feira | Horário: 18h30 | Local: Oito Tempos (Unidade Barão) | Mensalidade: R$82 (2 vezes por semana) e R$20 (matrícula)

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Balé Clássico Professora: Gisele Onuki | Data: 2ª feira ou sábado | Horário: Manhã, tarde e noite | Local: Espaço Cultural Fábrica | Mensalidade: R$85 e R$42 (matrícula)

local, conta que faz parte da terceira geração de break dancers

15


Música

Música

Além das aulas, também têm os concertos e shows que se estendem pelos variados espaços culturais da cidade, desde o amplo auditório do Teatro Guaíra à intimista Capela Santa Maria Espaço Cultural, passando pelo Teatro da Reitoria, Canal da Música, Colégio Estadual do Paraná e Sesc da Esquina. Porém, as notas musicais predominam não somente nas salas de espetáculos, mas se estendem pelas praças e espaços culturais, envolvendo toda a população. > Osvaldo Ferreira

O corpo docente do festival reúne profissionais que se destacam

> Alexander Znachonak

no cenário nacional e internacional, nas várias categorias. Entre

Uma cidade envolvida em música

os representantes da música erudita constam Yang Liu (China/ EUA), Bruno Borralhinho (Portugal), Laura Ruiz Ferreres (Espanha), Pierre Dutot (França), Marian Sobula (Polônia) entre outros. Na música antiga tem Jacques Ogg (Holanda), Marília Var-

Como

popular brasileira, Gabriele Mirabassi (Itália), Nicola Krassic (França/Brasil) Marcio Bahia (Brasil), entre outros. Dudu Marote é destaque na música eletrônica e no blues estão os músicos André Cristóvão, Flávio Guimarães, Theo Werneck e Adriano Grineberg. A novidade deste ano fica por conta do diálogo com

A Camerata Antiqua, sob a regência de Osvaldo Ferreira faz o

a música latino-americana, que incluirá uma mini-oficina de

concerto de abertura da primeira fase, que contempla a música

música argentina, e o festival de música étnica.

erudita e antiga. No dia 18 inicia a fase dedicada à MPB, com

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009 16

A Oficina estará recebendo cerca de 1300 alunos distribuídos em dezenas de cursos ministrados por mais de uma centena de professores nacionais e estrangeiros, num dos maiores e mais conceituados eventos do gênero no Brasil, com um público estimado em mais de 30 mil espectadores.

> Alunos da Oficina

fotos: Luiz Cequinel e Lucília Guimarães

uma apresentação da Orquestra à Base de Sopro e Laércio de Freitas.

> Alunos da Oficina

Além de atuar como professores, esses músicos sobem ao palco e se juntam em duos, trios e grupos, exclusivamente para os concertos e shows da Oficina, o que garante sempre apresentações únicas e inéditas. Estão previstos mais de 60 concertos durante o evento, incluindo professores e alunos. Aqui você pode acompanhar a programação dos concertos, cursos e circuito OFF. A programação atualizada pode ser conferida também no site www.oficinademusica.org.br.

> Terra Sonora

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

> DJ Patife

gas (Brasil/ Suíça) e Luis Otávio Santos (Brasil), e na música

tradicionalmente acontece em todo início de ano, a música passa a imperar na cidade. De 7 a 28 de janeiro ela vai invadir as salas de concerto, os bairros, as ruas e praças com a 27ª Oficina de Música, promovida pela Fundação Cultural de Curitiba.

17


Recital de Violoncelo e Piano Programa: Sergei RACHMANINOV “Sonata para violoncelo e piano” e Paul HINDEMITH “Sonata para violoncelo solo” Músicos: Alexander Znachonak (violoncelo), Olga Kiun (piano) Data: 8 de janeiro | Horário: 20h30 | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina) Recital para Violino Solo Programa: Johann Sebastian BACH, Eugène YSAIE, Henryk WIENIAWSKY “3 Caprichos” Músicos: Yang Liu (violino), Augusto Trindade (violino) Data: 9 de janeiro | Horário: 19h | Local: Sesc da

Recital de Violoncelo e Piano Programa: Johann Sebastian BACH “Suite nº 5 em Dó menor BWV 1011”; Robert SCHUMAN “Adágio e Allegro, Op. 70”; Dmitri SCHOSTAKOVITCH “Sonata para violoncelo e piano, Op. 40” Músicos: Dunja Robotti (piano), Bruno Borralhinho (violoncelo) Data: 10 de janeiro | Horário: 19h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina) Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba Programa: Heitor VILLA-LOBOS “Bachiana nº5” versão para Oboé d´amore e cordas, Felix MENDELSSOHN “Sinfonia nº6”, Joseph HAYDN “Concerto para violoncelo em Ré Maior” Músicos: Isaac Duarte (oboé), Alexander Znachonak (violoncelo) Data: 10 de janeiro | Horário: 20h30 | Local: Canal da Música | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina) Recital de Piano Programa: Maurice RAVEL “Gaspard de la Nuit”, Ondine, Le gibet, Scarbo Friedrich François CHOPIN “Scherzo Si bemol menor Op.31”, Friedrich François CHOPIN “Polonaise La bemol maior Op.53”, Ferenc

> Olga Kiun

> Guilherme de Camargo

Música de Câmara Programa: Francis POULENC “Trio para oboé, fagote e piano”, Heitor VILLA-LOBOS “Duo de oboé e fagote”, Joseph HAYDN “Quarteto para flauta, violino, viola, violoncelo” V. BUJANOVSKIJ “Ispania” Músicos: Fábio Cury (fagote), Maurício Freire (flauta), Isaac Duarte (oboé), Dmitri Babanov (trompa), Augusto Trindade (violino), Emerson de Biaggi (viola), Bruno Borralhinho (violoncelo), Olga Kiun

XXVII Oficina de Música

Concerto de Música Antiga Programa: Antonio VIVALDI, Johann SCHENCK, Francesco Maria VERACINI, Georg Philipp TELEMANN, Jean-Philippe RAMEAU Músicos: Marília Vargas (soprano), Luís Otávio Santos (violino), Cesar Villavicencio (flauta doce), Ricardo Kanji (traverso), Albert Bruggen (violoncelo), (viola da gamba), Guilherme de Camargo (teorba), Jacques Ogg (cravo) Data: 11 de janeiro | Horário: 20h30 | Local: Canal da Música | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

foto: Alice Rodrigues

Quinta Essentia – Quarteto de Flautas Doce Programa: Tarquínio MERULA, Jan Pieterszoon SWEELINCK, Henry PURCELL, Julio BELLODI, Claudio MENANDRO, PIXINGUINHA, Paul LEENHOUTS Músicos: Alfredo Zaine, Guilherme dos Anjos, Gustavo de Francisco, Renata Pereira Data: 10 de janeiro | Horário: 12h | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Recital de Alunos Classe de instrumentos de sopro Data: 11 de janeiro | Horário: 19h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Recital de Violino e Piano Programa: Ernest BLOCH “Baal Schem - II Improvisation (Nigun)”, Ernest CHAUSSON “Poeme Op. 25”, Krzystof PENDERECKI “Cadenza para violino solo”, Cesar FRANCK “Sonata para Violino” Músicos: Patrycja Piekutowska (violino), Marian Sobula (piano) Data: 12 de janeiro | Horário: 20h30 | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina) Coro da Camerata Antiqua de Curitiba Concerto Cênico Cores do Brasil Programa: Luiz Álvares Pinto, César Guerra Peixe, Heitor Villa-Lobos, José Maria Nunes Garcia, Antonio Carlos Gomes, Camargo Guarnieri, José Penalva Textos: Luis de Camões, Fernando Pessoa, Pero Vaz de Caminha, José Saramago e Marcelo Sandmann Direção Musical e Regência: Helma Haller Direção Cênica: Jacqueline Daher Data: 13 de janeiro | Horário: 19h | Local: Teatro Paiol | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina) Recital Contrabaixo e Piano Programa: Adolf MISEK, Giovanni BOTTESINI, Serge KOUSSEVITZKY Músicos: Dunja Robotti (piano), Detmar Kurig (contrabaixo) Data: 13 de janeiro | Horário: 19h | Local: Sesc da

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Conjunto Terra Sonora Programa: Música étnica com temas de diversos países como: Chile, Moldávia, Siri Lanka, Turquia, Vietnã, Brasil. Direção Musical: Plínio Silva Data: 8 de janeiro | Horário: 19h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Ensemble Mediterrain Programa: Nuno CÔRTE-REAL “Largo Intimíssimo”, Op.36; Erno DOHNANYI Sexteto em Dó Maior, Op.37; Ludwig van BEETHOVEN Septeto, Op.20 Músicos: Daniela Jung (violino), Phillipe Nickle (viola), Bruno Borralhinho (violoncelo), Detmar Kurig (contrabaixo), Laura Ferreres (clarineta), Dmitry Babanov (trompa), Dunja Robotti (piano) Data: 9 de janeiro | Horário: 20h30 | Local: Canal da Música | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

(piano) Data: 12 de janeiro | Horário: 19h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

LISZT – “3 Estudos transendental”: nº 8. Wilde Jagd (Presto furioso), nº10. Allegro agitato molto, nº12. Chasse-neige (Andante con moto) Piano: Marian Sobula Data: 11 de janeiro | Horário: 18h | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

foto: Alice Rodrigues

Abertura da XXVII Oficina de Música de Curitiba Camerata Antiqua de Curitiba Programa: “Coronation Anthems”, de Georg Friedrich Haendel Regência: Osvaldo Ferreira Data: 7 de janeiro | Horário: 20h30 | Local: Guairão | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento nãoperecível) e gratuito (alunos da Oficina)

> Camerata Antiqua de Curitiba

18

Esquina | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

foto: Alice Rodrigues

XXVII Oficina de Música

Música Erudita e Antiga

19


Concerto de Música Antiga Programa: Joseph HAYDN, Pieter HELLENDAAL, Georg Philipp TELEMANN, Johann Sebastian BACH Músicos: Marília Vargas (soprano), Luís Otávio Santos (violino), Cesar Villavicencio (flauta doce), Ricardo Kanji (traverso), Albert Bruggen (violoncelo), Guilherme de Camargo (teorba), Jacques Ogg (cravo) Data: 13 de janeiro | Horário: 20h30 | Local: Canal da Música | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Encerramento da Banda Sinfônica da XXVII Oficina de Música de Curitiba Programa: Alain CRÉPIN “A Tribute to Sax” Solistas: Pierre Dutot (trompete), Francisco Ferreira (saxofone) Maestro: Dario Sotelo Data: 15 de janeiro | Horário: 21h | Local: Teatro da Reitoria | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Ópera “Comedy on the Bridge” Apresentação da Classe de Ópera Studio e da classe de Regência Programa: Bohuslav MARTINU, baseada no texto de V. K. Klicpera Direção Cênica: Carlos Harmuch Data: 17 de janeiro | Horário: 18h30 | Local: Guairinha | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Palestras sobre Música - Wasbe (World Association for Symphonic Bands and Ensembles) com Dario Sotelo - Edições de Partitura da Funarte e o Repertório Brasileiro para Sopro e Banda Sinfônica com Marcelo Jardim Data: 16 de janeiro | Horário: 14h às 17h | Local: Colégio Estadual do Paraná (Salão Nobre) | Ingresso: Gratuito

Concerto de Encerramento Orquestra Sinfônica da XXVII Oficina de Música de Curitiba Programa: Jan SIBELIUS “Concerto para violino e orquestra”, George BIZET “Suite nº1 - Carmen”, Maurice RAVEL “Bolero” Solista: Yang Liu (violino) Maestro: Osvaldo Ferreira Data: 17 de janeiro | Horário: 20h30 | Local: Canal da Música | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Recital de Flauta, Marimba e Classe de Percussão Programa: Toru TAKEMITSU “Toward the See” Músicos: Maurício Freire (flauta), Fernando Rocha (marimba) Data: 14 de janeiro | Horário: 19h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: Gratuito

20

Brass Ensemble da Oficina de Música de Curitiba Direção Musical: Enrique Crespo Data: 14 de janeiro | Horário: 20h30 | Local: Igreja Bom Jesus | Ingresso: Gratuito Ensemble dos Alunos e Professores de Música Antiga Programa: Música Inglesa e Italiana do século XVII, Byrd, Locke, Jenkins, Gabrieli e outros Direção: Ricardo Kanji Data: 15 de janeiro | Horário: 19h | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina) Recital da Classe de Cordas da Oficina Data: 15 de janeiro | Horário: 19h | Local: Sesc da

Ópera “Comedy on the Bridge” Apresentação da Classe de Ópera Studio e da Classe de Regência Programa: Bohuslav MARTINU, baseada no texto de V. K. Klicpera Direção Cênica: Carlos Harmuch Data: 16 de janeiro | Horário: 20h30 | Local: Guairinha | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina) Encerramento da Orquestra de Cordas da Oficina de Música Regência: Augusto Trindade Data: 17 de janeiro | Horário: 12h30 | Local: Colégio Estadual do Paraná (Auditório) | Ingresso: Gratuito Voici Nuove A nova geração de cantores líricos Programa: Musicais de Walt Disney (A Bela e a Fera, Cinderela, Branca de Neve, Pocahontas, entre outros) Direção Musical: Neyde Thomas e Rio Novello Direção de cena: Marta Bonato Data: 17 de janeiro | Horário: 17h | Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural | Ingresso: R$10 ou

Show Cláudio Menandro “Um cantinho um violão” Bossa Nova 50 anos. Programa: Janet de Almeida, Gilberto Gil, Fernando Lobo, Geraldo Pereira, Tom Jobim, Vinícius de Morais, Dorival Caymmi, Ari Barroso Data: 19 de janeiro | Horário: 19h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina) Vocal Brasileirão Pré Lançamento do CD “Invisível Cordão – Brasileirão canta Chico e Edu” Programa: Chico Buarque e Edu Lobo Direção Musical: Vicente Ribeiro Data: 19 de janeiro | Horário: 21h | Local: Teatro da Reitoria | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Música nos Parques Música nos Parques Data: 4 de janeiro 11h - Giampiero Pilatti 14h - Lydio Roberto “30 Anos” 17h - Bernardo Alex Rocha Local: Bosque Teotônio Vilela Data: 11 de janeiro 11h - José Hélio Sant´Ana 14h - Rosy Greca 17h - Bernardo Alex Rocha Local: Parque Tingui Data: 18 de janeiro 11h - Rogéria Holtz 14h - Maurílio Ribeiro 17h - Maxixe Machine Local: Bosque do Papa Data: 25 de janeiro 11h - Iria Braga e Trio 14h - Baque Solto 17h - Carlos Careqa e Glauco Solter Local: Bosque da Fazendinha | Ingresso: Gratuito

MPB Abertura da XVII Oficina de Música Popular Brasileira Orquestra À Base de Sopro Conservatório de Música Popular Brasileira

foto: Luiz Cequinel

> Luís Otávio Santos

Recital de Alunos Classe de Canto da Oficina Direção Musical: Neyde Thomas e Rio Novelo Data: 16 de janeiro | Horário: 19h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Direção Musical: Sergio Albach Músicos convidados: Laércio de Freitas, Léa Freire e Heloisa Fernandes Data: 18 de janeiro | Horário: 20h30 | Local: Guairão | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

XXVII Oficina de Música

R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

> Vocal Brasileirão

Paula Mirhan, Wagner Barbosa e Banda Lançamento do CD “Amanhecer” Programa: Janet de Almeida e Haroldo Barbosa, Caetano Veloso, Chico Buarque, João Marcondes, Theo de Barros, Wagner Barbosa, João Bosco, Aldir Blanc. Data: 20 de janeiro | Horário: 19h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina) Show com Léa Freire e Heloisa Fernandes Programa: Léa Freire e Heloisa Fernandes Data: 20 de janeiro | Horário: 21h | Local: Teatro da

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Esquina | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

foto: Lucília Guimarães

XXVII Oficina de Música

Esquina | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

21


Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Wandula Canta Nara Leão Programa: Tom Jobim, Dorival Caimi, Zé Keti, Roberto e Erasmo Carlos, João Donato, Vinícius de Morais, Nelson Cavaquinho, Chico Buarque Data: 24 de janeiro | Horário: 19h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Orquestra À Base de Corda do Conservatório de Música Popular Brasileira Direção Musical: João Egashira Músico convidado: André Abujamra Data: 26 de janeiro | Horário: 21h | Local: Teatro da Reitoria | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Coral Brasileirinho Programa: Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle, Celson Motta, Adoniran Barbosa, Hélio Ziskind, Wandi Doratiotto, Fagner, Ricardo Bezerra, Osiel Fonseca, Edson Alencar, Hélio Matheus, Cícero Nunes, Aldo Cabral, Sá Rodrix e Guarabyra, Carlos Imperial, Haroldo Lobo e Milton Oliveira, Milton Karam e Mª Inês W.Galvão. Direção Musical: Helena Bel e Milton Karam Data: 21 de janeiro | Horário: 21h | Local: Teatro da Reitoria | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Tao do Trio Lançamento do CD “Rosa que te quero verde”, o Tao do Trio canta Cartola Data: 27 de janeiro | Horário: 19h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

> Wandula

Concerto de Professores da XVII Oficina de Música Popular Brasileira Data: 27 de janeiro | Horário: 21h | Local: Teatro da Reitoria | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Noite do Choro Professores da XVII Oficina de Música Popular Brasileira Data: 24 de janeiro | Horário: 21h | Local: Teatro da Reitoria | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Concerto dos Alunos da XVII Oficina de Música Popular Brasileira Data: 28 de janeiro | Horário: a partir das 15h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Música dos Povos e Danças Circulares Encerramento da Oficina de Acordeon Professor: Gabriel Levy Data: 25 de janeiro | Horário: 13h | Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: Gratuito

Show de Encerramento da Oficina Conjunto América Contemporânea (Encontro de nove músicos de cinco países da América do Sul) Direção musical: Benjamin Taubkin Músicos: Ari Colares – Brasil (percussão), Álvaro Montenegro - Bolívia (flauta e saxofone), Aquiles Baez – Venezuela (violão), Benjamim Taubkin – Brasil (piano), Christian Galvez – Chile (baixo acústico e elétrico), Lucho Solar – Peru (percussão), Mariana Baraj - Argentina (vocal), Siba – Brasil (rabeca e vocal), Lula Alencar - Brasil (acordeon) Data: 28 de janeiro | Horário: 20h30 | Local: Guairão | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Show Circular Brasil Trio Madeira, Silvério Pontes e Zé da Velha Data: 22 de janeiro | Horário: 21h | Local: Teatro da Reitoria | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Clarissa Bruns Programa: Clarice Bruns Data: 25 de janeiro | Horário: 19h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina

Viola Caipira e Piano Músicos: Ivan Vilela (viola caipira) e André Marques (piano) Data: 23 de janeiro | Horário: 21h | Local: Teatro da Reitoria | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Baile de Fandango com Fandangueiros da Ilha de Valadares Aorélio Domingos é fandangueiro, tocador e construtor de viola e rabeca, folião do Divino Espírito Santo, capelão de terço cantado e brincador de Boi de Mamão. Data: 25 de janeiro | Horário: 22h | Local: AOCA Bar

Música Eletrônica e Blues A Influência do Blues no Rock Palestrante: Chico Blues

Data: 22 e 23 de janeiro | Horário: 18h30 | Local: Colégio Estadual do Paraná | Ingresso: Gratuito Encerramento da Oficina de Blues Músicos: Fábio Zaganin (baixo), Mário Fabre (bateria), André Christovam (guitarra), Flávio Guimarães (harmônica), Adriano Grineberg (teclado) Participação dos alunos da Oficina de Blues Data: 25 de janeiro | Horário: 21h | Local: Teatro da Reitoria | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Festival de Música Étnica Contemporânea Shows - 21h - Grupo Rami - 22h - Conjunto Terra Sonora Programa de música étnica com temas de diversos países como: Índia, Namíbia, Grécia, Malásia, Gabão, Guianas, Brasil, Lituânia entre outros. O grupo é formado por alunos e ex-alunos da FAP que dão continuidade ao projeto música dos povos. - 23h - Edith de Camargo Data: 17 de janeiro | Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: R$8 ou R$4 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

XXVII Oficina de Música

Show Iria Braga Programa: Compositores Paranaenses Data: 26 de janeiro | Horário: 19h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Festival de Choro do Clube de Choro de Curitiba Programa: Compositores de Curitiba Data: 21 de janeiro | Horário: 19h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

Cida Airam “No mesmo balaio”Apresenta a diversidade musical da cultura brasileira em ritmo, melodia e cores Programa: Luis Felipe Leprevost, Troy, Lula Queiroga, Dante Ozzetti, Sergio Santos, Carlos Careqa entre outros. Data: 22 de janeiro | Horário: 19h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

22

| Ingresso: a confirmar

Palestra sobre Música Étnica Dia 18: Oficina da Folia com Mundaréu Dia 19: Introdução à Música Clássica da Índia com Ângelo Esmanhoto Dia 20: Cantos Sagrados com André Bernardini e Viviana Mena Dia 21: Música e Cultura Celta com Norton Blasi Dia 22: Música Francesa com Edith de Camargo Dia 23: Música do Mundo com Plínio Silva Horário: 12h às 14h | Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: Gratuito Shows 21h - Grupo AVEduo 22h - Gaiteiros de Lume 23h - Mundaréu Data: 24 de janeiro | Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: R$8 ou R$4 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina) * A programação está sujeita a alteração sem aviso prévio. ** Atualizações diariamente no site www.oficinademusica.org.br.

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Palestra com Waltel Branco O maestro Waltel Branco contará um pouco sobre sua vasta experiência em trilhas sonoras para cinema, comics (quando trabalhou ao lado de Henry Mancini) e novelas. Waltel fez várias trilhas para novelas da Rede Globo ao lado de Radamés Gnatalli e Guerra Peixe. Data: 21 de janeiro | Horário: 16h | Local: Colégio Estadual do Paraná | Ingresso: Gratuito

Grande Baile da XVII Oficina de Música Orquestra Maria Faceira Data: 23 de janeiro | Horário: 23h | Local: a confirmar | Ingresso: a confirmar

foto: divulgação

XXVII Oficina de Música

Reitoria | Ingresso: R$10 ou R$5 (1kg de alimento não-perecível) e gratuito (alunos da Oficina)

23


Arrumadinho Café Bar

Especialidade: O chopp. A casa já foi premiada seis vezes pela Real Academia do Chopp (AmBev), sendo considerado, em 2008, Melhor Chopp do Paraná. Aberto para o almoço. Horário de funcionamento: Marechal - 11h30 à 15h e 17h à 1h (2ª a 6ª feira) e 11h30 às 17h (sábado) e Jesuíno - 17h à 1h (2ª a 6ª feira) e 11h30 às 17h (sábado) | Endereço: Av. Mal. Deodoro, 839 (Centro) e Rua Jesuíno Marcondes, 165 (Centro) | Telefone: 3323-7356 e 3019-6913 Formas de Pagamento: Cartões de crédito (American Express, Diners, Mastercard e Visa), cartões de débito (Maestro, Rede Shop e Visa Electron) e cartões e tickets de refeição (Sodexho, Ticket Restaurante Eletrônico e Visa Vale) www.arrumadinho.com.br

Banoffi Bistrô e Confeitaria

Especialidade: A Panqueca Gratinada de Mignon com Cheddar e a Abobrinha com Salmão, acompanhada de arroz multicereais ou arroz branco. São

variadas opções de pratos da culinária internacional. Horário de funcionamento: 8h às 23h (2ª feira a sábado) | Endereço: Rua Itupava, 1091 (Alto da XV) | Telefone: 3262-0004 Formas de Pagamento: Cartões de crédito (Diners, Mastercard e Visa), cartões de débito (Maestro, Rede Shop e Visa Electron) cartões e tickets de refeição (VR, Sodexho, TR Eletrônico, Visa Vale) www.banoffi.com.br

Bar Canabenta

Especialidade: O melhor petisco é a porção de Carne de Sol com Mandioca com um toque de manteiga de garrafa. No almoço são servidos pratos de comida popular brasileira. Horário de funcionamento: 11h30 à 1h (2ª feira a sábado) | Endereço: Rua Itupava, 1431 (Alto da XV) | Telefone: 3019-6898 Formas de Pagamento: Cartões de crédito (Diners, Mastercard e Visa), cartões de débito (Maestro, Rede Shop e Visa Electron) cartões e tickets de refeição (VR, Sodexho, TR Eletrônico, Visa Vale) www.canabenta.com.br

Bar dos Passarinhos

Especialidade: Dentre os frutos do mar servidos no cardápio, a Lula ao Shimeji e o Camarão Crocante são os grandes destaques. A casa oferece uma variada carta de vinhos e uma seleção de azeites de oliva para realçar o sabor dos pratos. Horário de funcionamento: 18h às 23h (2ª feira a sábado) | Endereço: Al. Princesa Izabel, 1901 (Bigorrilho) | Telefone: 3339-7788 Formas de Pagamento: Cartões de crédito (American Express, Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito (Maestro, Rede Shop e Visa Electron).

Cantina do Délio

Especialidade: Pratos de comida caseira italiana. O destaque é o Gnocchi de batata com linguiça Blumenau feito com massa artesanal, molho branco e um toque de limão siciliano. Horário de funcionamento: 11h30 às 24h (2ª feira a sábado) | Endereço: Rua Itupava, 1094 (Alto da XV) | Telefone: 3078-0010

Formas de Pagamento: Cartões de crédito (Diners, Mastercard e Visa), cartões de débito (Maestro, Rede Shop e Visa Electron) cartões e tickets de refeição (VR, Sodexho, TR Eletrônico, Visa Vale) www.cantinadodelio.com.br

Confeitaria Requinte

Especialidade: No cardápio especial de verão o destaque vai para o Sanduíche na Baguete Integral com queijo, peito de peru, alface e tomate. Os pães e doces dão lugar às saladas de verão, os sucos e os sorvetes de frutas. Horário de funcionamento: 7h às 22h (2ª a domingo) | Endereço: Rua Recife, 34 (Cabral) | Telefone: 3014-3134 Formas de Pagamento: Cartões de crédito (American Express, Diners, Hipercard, Mastercard e Visa) e cartões de débito (Maestro, Rede Shop e Visa Electron). www.confeitariarequinte.com.br

Grimpa Steakhouse

Especialidade: Rodízio de carnes. São 19 cortes de carnes nobres, incluindo peixes e aves. Para acompanhar o restaurante oferece variadas opções de saladas, queijos, frios, pratos quentes e sobremesas. Um dos destaques é a adega, que possui uma seleção especial de vinhos. Horário de funcionamento: a partir das 12h (2ª a 6ª feira) e das 12h às 18h (domingo). | Endereço: Rua Comendador Araújo, 671 (Batel) | Telefone: 3222-1070 Formas de Pagamento: Cartões de crédito (American Express, Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito (Rede Shop e Visa Electron). www.grimpa.com.br

Jacobina

Especialidade: No almoço são servidos pratos típicos da culinária brasileira. Cada dia da

semana tem uma especialidade, na terça-feira tem o Escondinho de Carne Seca, na quarta-feira o Baião de Dois e no sábado a feijoada. À noite, são servidos petiscos como a Costelinha de Adão e as Fajitas Mexicanas. Horário de funcionamento: 11h à 1h (2ª feira a sábado) | Endereço: Rua Almirante Tamandaré, 1365 (Juvevê) | Telefone: 3016-6111 Formas de Pagamento: Cartões de crédito (Diners, Mastercard e Visa), cartões de débito (Rede Shop e Visa Electron) e tickets (Cheque Cardápio, Ticket Restaurante, Ticket Alimentação e Vale Refeição) www.jacobinabar.com.br

Mercearia Bresser

Especialidade: O prato principal é a pizza Bresser. Quem apresentar o ingresso da Oficina de Música ganha de cortesia um Torradinho Silva Teles (alho refogado no azeite de oliva coberto por parmesão sobre fina massa de pizza). Horário de funcionamento: a partir das 18h30 (2ª feira a domingo) | Endereço: Av. 7 de Setembro, 5831 (Batel) | Telefone: 3029-0880 Formas de Pagamento: Cartões de crédito (Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito (Maestro, Rede Shop e Visa Electron) www.merceariabresser.com.br

Roteiro Cultural Gastronômico

Especialidade: A pizza Caprese, montada com mussarela de búfala, pasta de azeitonas pretas sobre fatias de tomate e manjericão gigante é o destaque da casa. No cardápio também tem várias opções de entrada e uma ótima carta de vinhos. Quem apresentar o ingresso da Oficina de Música ganha 15% de desconto em qualquer pizza. Horário de funcionamento: a partir das 18h30 (2ª feira a domingo) | Endereço: Rua Jacarezinho, 21 (Esquina com Cândido Hartmann – Mercês) | Telefone: 3015-9993 Formas de Pagamento: Cartões de crédito (Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito (Rede Shop e Visa Electron). www.domcarmino.com.br

Mercearia Fantinato

Especialidade: O Tomate Recheado com linguiça e catupiry. Ele é gratinado com queijo prato e acompanha uma pequena porção de rúcula. A Carne de Onça feita na hora também é uma boa opção, além de petiscos variados. Aos sábados no almoço é servido o tradicional buffet de feijoada. Horário de funcionamento: 17h à 1h (2ª a 6ª feira) e 12h à 1h (sábado) | Endereço: Rua Mateus Leme, 2553 (Bom Retiro) | Telefone: 3023-1953 Formas de Pagamento: Cartões de crédito (Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito (Maestro, Rede Shop e Visa Electron).

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Roteiro Cultural Gastronômico Curitiba Apresenta / Janeiro 2009 24

Armazém Dom Carmino

25


26

Realejo Culinária Acústica

Especialidade: O Realejo Culinária Acústica oferece petiscos e refeições, carta de cervejas, cachaças e vinhos. Além de atrações culturais diárias, ele traz promoções especiais para o Circuito Off da Oficina. Horário de funcionamento: a partir das 18h30 (3ª feira a domingo) | Endereço: Rua Coronel Dulcídio, 1860 (Água Verde) | Telefone: 3311-1156 Formas de Pagamento: Cheque, cartões de crédito (Hipercard, Mastercard, Visa) e cartão de débito (RedeShop)

Restaurante Olé

Especialidade: O prato em destaque é a paella. As principais são a tradicional Paella Valenciana, a de bacalhau, a de verduras e a paella marinera. O restaurante oferece uma variedade de mais de 20 tipos de aperitivos (tapas) e opções de carnes e frutos do mar, sempre regados ao bom tempêro espanhol. Horário de funcionamento: a partir das 12h (sábado e domingo) e a partir das 17h30 (2ª feira a sábado) | Endereço: Rua Gutemberg, 152 (Batel) | Telefone: 3222-5600 Formas de Pagamento: Cartões de crédito (Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito (Maestro, Rede Shop e Visa Electron) www.restauranteole.com.br

Restaurante Schwarzwald - Bar do

Alemão

Especialidade: O Kassler que é uma bisteca de porco defumada, com acompanhamentos e salsicha bratwurst. A cozinha é típica alemã, mas o destaque

fica por conta do Chopp Submarino, servido com uma dose de steinhaeger em canequinhas colecionáveis. Horário de funcionamento: 11h às 2 (2ª feira a domingo) | Endereço: Rua Dr. Claudino dos Santos, 63 (Largo da Ordem) | Reservas: 3223-2585 e 3225-3536 Formas de Pagamento: Cartões de crédito (American Express, Diners, Hipercard, Mastercard, Visa) e cartões de débito (Rede Shop, Maestro e Visa Electron) e cartões e tickets de refeição (TR, Visa Vale, VR) www.bardoalemao.com

Lançamento Cosita Buena Orishas Este disco é o quarto trabalho de estúdio do trio cubano. Lançado com sucesso no verão europeu de 2008, ele chega este mês para a temporada quente do hemisfério sul. O grupo é conhecido por misturar a música cubana com as batidas do rap, fórmula dançante e inovadora, que lhes rendeu alguns prêmios como o Grammy Latino em 2007. Com este lançamento, o Orishas se consolida no mercado internacional, com uma das carreiras mais sólidas e respeitadas da música latino-americana atual. Gravadora: Universal Music Preço: R$27 www.universalmusic.com.br

Santillana Lounge Bar

Especialidade: Pratos da culinária espanhola e japonesa, mas também tem opções de gastronomia contemporânea. Quem apresentar o ingresso da Oficina de Música ganha de uma taça de sangria (tradicional drink espanhol). Horário de funcionamento: a partir da 18h (3ª feira a domingo) | Endereço: Av. República Argentina, 1649 (Água Verde) | Telefone: 3308-7004 Formas de Pagamento: Cartões de crédito (Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito (Maestro, Rede Shop e Visa Electron) www.santillanaloungebar.com.br

Zabot Café e Restaurante

Especialidade: Os destaques são o Espaguete Mediterrâneo, com molho tomates frescos, azeitonas verde e preta, alicci, alcaparras e ervas frescas e o Mignon al Vino com legumes ao forno. No jantar, quem apresentar o ingresso da Oficina de Música ganha de cortesia uma porção de Bruschettas e, no almoço, um mate. Horário de funcionamento: 11h30 às 17h (2ª feira) e 11h30 às 23h30 (3ª feira a sábado) | Endereço: Rua Conselheiro Araújo, 385 (Centro) | Telefone: 3362-7406 Formas de Pagamento: Cartão de crédito (Visa) e cartão de débito (Visa).

Aprenda e Empreenda Curso Intensivo de DJ Data: 19 de janeiro a 12 de fevereiro | Horário: 14h às 18h ou 19h às 23h (2ª a 5ª feira) | Local: AIMEC | Mensalidade: R$275 e R$100 (matrícula) Curso de Produção Musical Data: 19 de janeiro a 12 de fevereiro | Horário: 17h às 23h (2ª a 5ª feira) | Local: AIMEC | Mensalidade: R$350 e R$100 (matrícula) Acordeom Data: Toda 4ª feira | Horário: 15h às 16h ou 16h às 17h | Local: Sesc Água Verde | Mensalidade: R$69 (não-comerciário) e R$ 46 (comerciário) Canto Professora: Edith de Camargo | Data: 2ª a sábado | Horário: Tarde e noite | Local: Centro de Convivência da Linguagem | Mensalidade: R$60 Canto Gregoriano Professora: Maria Madalena Wagner | Data: Toda 5ª feira | Horário: 19h30 às 21h30 | Local: Catedral Basílica | Mensalidade: R$50 e R$15 (matrícula) Curso de Gravação para Músicos Data: Toda 2ª feira | Horário: 19h às 22h | Local: Estúdio Hélio Marvelo | Mensalidade: R$299 e R$79 (matrícula) Flautas Shakuhachi e Yokobuê Música Tradicional Japonesa | Data: 2ª a 4ª feira | Horário: 19h | Local: Centro Cultural Japonês Tomodachi

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Roteiro Cultural Gastronômico

Música

27


Música

Música

Aprenda e Empreenda

Programação

| Mensalidade: R$60

Flauta Transversal e Flautim Professora: Ana Paula Lemos Pinheiro | Data: Toda 3ª e 5ª feira | Horário: Manhã, tarde e noite | Local: Academia de Música e Artes do Paraná | Mensalidade: R$120 Prática para cantores violonistas, pianistas e tecladistas Professor: Claudio Fernandes | Data: Toda 5ª feira | Horário: Tarde ou noite | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Mensalidade: R$60 Piano - Método Tradicional e Método Criativo Professora: Gisele Regina Mallon | Data: 2ª a 6ª feira | Horário: a combinar | Local: Galeria de Arte Solar do Rosário | Mensalidade: R$80 Seresta Data: Toda 5ª feira | Horário: 16h às 17h | Local: Sesc Água Verde | Inscrição: a confirmar Violão Aula individual ou em dupla | Data: Toda 3ª feira | Horário: a combinar | Local: Armazém da Criação | Mensalidade: R$90 Violino Professores: Gustavo Schmit e Emmanuel Marcelo | Data: Toda 2ª e 3ª feira | Horário: 9h às 12h ou 14h às 20h | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Mensalidade: R$40

Programação

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Diversos

28

Marine Kulture Indie-eletro-techno Data: 11 de janeiro | Horário: 22h | Local: 92 Graus | Ingresso: R$10 Curitiba Summer Time Dia 23: Underschool Element (Suíça) e bandas de Curitiba Dia 24: Nitrominds e Ventura S.A. (São Paulo) e bandas de Curitiba Dia 25: Bandas de punk rock, psychobilly, surf de Curitiba e região Horário: 21h (6ª feira e sábado) e 16h (domingo) |

Local: Espaço Cultural 92 Graus | Ingresso: R$10 e R$5 Noite Árabe Dança do ventre e músicas típicas ao vivo Data: Toda 4ª feira | Horário: 21h | Local: Realejo Culinária Acústica | Ingresso: R$5 Tributo ao Rei Roberto Carlos Claudio Pimentel e Chris Gomes + convidados Data: Toda 5ª feira | Horário: 21h | Local: Venda Armazém & Boteco | Ingresso: R$3 Quinteto Santa Clara Noite Caribeña

Data: Toda 5ª feira | Horário: 21h | Local: Guantanamera Cocina de Cuba | Ingresso: R$8 El Merekumbé Data: Toda 6ª feira | Horário: 23h30 | Local: Alice Bar | Ingresso: R$12 (masculino) e R$9 (feminino) Cielito y los Dioses Ynkas Data: Todo sábado | Horário: 20h | Local: Zapata Mexican Bar | Ingresso: R$7 Marilia Giller Piano Solo Data: Todo domingo | Horário: 20h | Local: Pizza Mais | Ingresso: R$5 Tango Sur Data: Todo domingo | Horário: 20h30 | Local: Guantanamera Cocina de Cuba | Ingresso: a confirmar

Eletrônica Dj Chuva Data: Toda 2ª, 6ª feira e sábado | Horário: 20h30 | Local: Taj Bar | Ingresso: R$7 (masculino) e R$5 (feminino) Mojito Club Dj Adriano Costa Data: Toda 3ª feira | Horário: a partir das 18h | Local: Santillana del Mar | Ingresso: R$6 (masculino) e R$4 (feminino) Música anos 80, Electro Rock, Nacionais 80 e Dance Dj Adriano e Gabriel Data: Toda 6ª feira | Horário: a partir das 22h | Local: Layout 80 | Ingresso: R$25 (masculino) e R$15 (feminino)

Party Like de Irish Djs Neto e Ale Geat Data: Todo sábado | Horário: 22h | Local: Slàinte Irish Pub | Ingresso: R$10 (masculino) e R$5 (feminino)

Hip Hop e Funk Caiu a Ficha! Hip Hop Buum Data: Toda 3ª feira | Horário: a confirmar | Local: John Bull Pub | Ingresso: R$30 (masculino) e R$20 (feminino) Funk na Medida e Hip Hop Data: Todo sábado | Horário: 23h | Local: Pulse | Ingresso: R$25 (masculino) e R$12 (feminino) Cambalacho – Experiência da Fusão Sonora DJ’s Anaum, Feiges, Jeff Bass e convidados Data: Todo domingo | Horário: 21h | Local: Soho Underground | Ingresso: R$12 (masculino) e R$7 (feminino)

Jazz, Blues e Instrumental Lorenza Pozza Bossa&Jazz Data: 13 e 15 de janeiro | Horário: 20h | Local: ParkShopping Barigui | Ingresso: Gratuito Circuito OFFicina Jazz Quinteto Músicos: Cuca Teixeira (bateria), Vinicius Dorin (sax), Daniel Alcântara (trompete), Glauco Solter (baixo) e Jeff Sabbag (teclado) Data: 24 de janeiro | Horário: 22h30 | Local: The Basement Pub | Ingresso: R$10 Boldrini e Kadu Lambach Data: Toda 2ª feira | Horário: 19h30 | Local: Menina

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Gaita e Flauta-Doce Data: Toda 3ª feira | Horário: 18h às 19h | Local: Sesc Água Verde | Mensalidade: R$69 (não-comerciário) e R$ 46 (comerciário)

29


Música

Música

Programação

Programação

Circuito OFFcina Clube do Jazz Grupo NaTocaia e músico convidados Data: Toda 4ª feira | Horário: 21h | Local: John Bull Pub | Ingresso: R$10 Jazz Fusion Data: Toda 4ª feira | Horário: 21h | Local: Bar Palanque Marginal | Ingresso: a confirmar John Bull Blues Festival Emerson Caruso Trio com Kosta Matevski e Glauco Caruso Data: Toda 5ª feira | Horário: a confirmar | Local: John Bull Pub | Ingresso: R$10 Bigroad Blues Data: Toda 5ª feira | Horário: 20h30 | Local: Café Dominguez | Ingresso: R$8 Jazz na Calçada Saul Trumpete Data: Toda 6ª feira | Horário: 18h | Local: John Bull Café | Ingresso: Gratuito

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Jazzy and Friends Data: Todo sábado | Horário: 21h | Local: Slaviero Full Jazz Hotel | Ingresso: R$15

30

Realejo Jazz Data: Todo domingo | Horário: 21h | Local: Realejo Culinária Acústica | Ingresso: R$5

MPB, Samba e Forró Homem Canibal e Naína Data: 22 de janeiro | Horário: 19h | Local: Bossa Nova Bar | Ingresso: R$10 (masculino) e R$6 (feminino) Lua Discotecagem: Dj Ganjaman e Dj Keffing

Aurélio Valle Data: Toda 4ª feira | Horário: 19h30 | Local: Bar Curityba | Ingresso: R$5

Samba de Saia Data: 23 de janeiro | Horário: 19h | Local: Bossa Nova Bar | Ingresso: R$11 (masculino) e R$7 (feminino)

Maytê Corrêa e Grupo Benzetacil Data: Toda 5ª feira | Horário: 21h | Local: Beto Batata Barigui | Ingresso: a confirmar

Circuito OFFicina Rogéria Holtz e Banda No País de Alice Músicos: Glauco Solter (baixo), Edu Sallum (bateria), Fábio Cardoso (teclado), Emerson Antoniacomi (guitarra) Data: 23 de janeiro | Horário: 22h30 | Local: The Basement Pub | Ingresso: R$10 Noel Releitura de 16 composições de Noel Rosa Músicos: Sergio Albach, Marcelo Torrone, Gabriel Schwartz, Marcio Juliano e Ale Age Data: 29 de janeiro a 1 de fevereiro | Horário: 21h (5ª feira a sábado) e 19h (domingo) | Local: Teatro da Caixa | Ingresso: R$20 e R$10 Beto Batata Musical Data: 2ª feira a domingo | Horário: a confirmar | Local: Beto Batata Alto da XV | Ingresso: R$3 Trio Benfazeja Data: Toda 3ª feira | Horário: 19h | Local: Corcovado Rio.bar.Ctba | Ingresso: a confirmar Divina Luz Data: Toda 3ª feira | Horário: 21h | Local: Alice Bar | Ingresso: R$8 Carlos Doro Data: Toda 3ª feira | Horário: 18h30 | Local: Mambembe Bar | Ingresso: R$5 MPB Arrumadinho Data: Toda 4ª feira | Horário: 20h | Local: Arrumadinho Café Bar | Ingresso: a confirmar Samba Saudade Data: Toda 4ª feira | Horário: a confirmar | Local: Botequim Curitiba | Ingresso: a confirmar

Roseane Santos e Grupo Serenô Data: Todo sábado (a partir de 17 de janeiro) | Horário: 22h30 | Local: Clube Harmonia | Ingresso: R$15 e R$10 (com bônus e para alunos da Oficina de Música)

Trio Maria Loka Data: Toda 5ª feira | Horário: 21h | Local: Guffo Bar | Ingresso: R$5 Guiné- Bissau Data: Toda 5ª feira | Horário: 19h | Local: Corcovado Rio.bar.Ctba | Ingresso: a confirmar Roda de Choro Data: Toda 5ª feira | Horário: 17h | Local: Conservatório de MPB | Ingresso: Gratuito Troy e Banda Data: Toda 5ª feira | Horário: 22h | Local: Bar Doce Lar | Ingresso: a confirmar Ricardo Ribeiro e Pilo Data: Toda 6ª feira | Horário: 21h | Local: Tsé Tsé | Ingresso: R$7 Botequim Noel Rosa Data: Toda 6ª feira e sábado | Horário: 23h30 | Local: Botequim Noel Rosa | Ingresso: R$10 (masculino) e R$7 (feminino) Regra 4 Data: Toda 6ª feira | Horário: 22h | Local: Era só o que faltava | Ingresso: R$15 (masculino) e R$10 (feminino) Roda de Samba e Choro Data: Toda 6ª feira | Horário: 22h | Local: Feitoria Cimples Ócio | Ingresso: R$8 e R$6

> Roseane Santos e Serenô

Trio Sambará Data: Todo sábado | Horário: 12h30 | Local: A Batataria | Ingresso: Gratuito Forró Calamengau Data: Todo sábado (a partir de 24 de janeiro) | Horário: a confirmar | Local: Calamengau | Ingresso: a confirmar Maytê Correia e Trio Benzetacil Data: Todo sábado | Horário: 19h | Local: Corcovado Rio.bar.Ctba | Ingresso: a confirmar Feijoada com Batucada Data: Todo sábado | Horário: 14h | Local: Beto Batata Água Verde | Ingresso: R$19,50 (incluso feijoada)

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Emerson Caruso Trio e Kosta Matevski Data: Toda 3ª feira | Horário: 20h | Local: Sheridan´s Irish Pub | Ingresso: R$8 (masculino) R$6 (feminino)

Data: 22 de janeiro | Horário: a confirmar | Local: John Bull Pub | Ingresso: R$10

foto: Leco Barbosa

dos Olhos – Centro Cívico | Ingresso: a confirmar

31


Música

Música

Programação

Programação Folktrio Data: Toda 4ª feira | Horário: 19h às 21h | Local: Cervejaria da Vila (Bar da Eisenbahn) | Ingresso: R$5

foto: Marcelo Stammer

Local Hero Data: Toda 4ª feira | Horário: 21h | Local: Sheridan´s Irish Pub | Ingresso: R$8 (masculino) R$6 (feminino)

> Homem Canibal

POP, Rock e Reggae Paisagem Humana Rubi Data: 15 a 18 de janeiro | Horário: 21h (5ª feira a sábado) e 19h (domingo) | Local: Teatro da Caixa | Ingresso: R$20 e R$10 Cwbilly´s Bandas convidadas Data: 17 de janeiro | Horário: 22h | Local: Espaço Cultural 92 Graus | Ingresso: R$10

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

U2 Cover Data: Toda 2ªfeira | Horário: 21h | Local: Sheridan´s Irish Pub | Ingresso: R$12 (masculino) e R$6 (feminino)

32

Lucymar Nicastro e Guego Favetti Data: Toda 2ª feira | Horário: 18h | Local: Folha Seca Bar | Ingresso: a confirmar Tyaveia e Bandas Convidadas Data: Toda 3ª feira | Horário: 23h | Local: Crossroads | Ingresso: R$15 (masculino) e R$12 (feminino) Trio Muqifo Data: Toda 4ª feira | Horário: 20h | Local: Muqifo Bar | Ingresso: R$2,99

Firecracker Acústico Data: Toda 5ª feira | Horário: 23h | Local: Mondo Birre | Ingresso: R$15 (masculino) e R$8 (feminino) Pc e Thiaginho Data: Toda 5ª feira | Horário: 23h | Local: Ambiental Bar | Ingresso: R$15 (masculino) e R$8 (feminino)

Sertanejo e Pagode Canja de Viola Data: Todo domingo | Horário: 15h às 18h | Local: TUC (Teatro Universitário de Curitiba) | Ingresso: R$2 e R$1 (estudantes e idosos)

Santa Quarta Country Kayke e Kauan Data: Toda 4ª feira | Horário: 22h | Local: Santa República | Ingresso: R$10 (masculino) e R$5 (feminino)

Le Figaro e Dóris para Maiores Data: Toda 3ª feira | Horário: 21h | Local: Bavarium | Ingresso: a confirmar

Grupo Contradição Data: Toda 5ª feira | Horário: 22h | Local: Santa República | Ingresso: R$25 (masculino) e R$15 (feminino)

Especial Sertanejo Cassiano & Dj Data: Toda 3ª feira | Horário: 19h | Local: Congresso do Chopp | Ingresso: a confirmar

Jeito a Mais Data: Todo sábado | Horário: 22h | Local: Santa República | Ingresso: R$20 (masculino) e R$15 (feminino)

The Elder Data: Toda 5ª feira | Horário: 23h | Local: Crossroads | Ingresso: R$15 (masculino) e R$12 (feminino) Stereo 33 e Ângelo Neto Data: Toda 6ª feira | Horário: 22h | Local: Empório São Francisco | Ingresso: R$16 (masculino) e R$12 (feminino) Happy Hour Bixogrilo e stand-up comedy com Alisson Diniz Data: 6ª feira e sábado | Horário: a partir das 21h30 | Local: Huricane Bar | Ingresso: R$15 (masculino) e R$8 (feminino) Sunday Reggae Sunday Data: Todo domingo | Horário: 19h | Local: The Basement Pub | Ingresso: R$10 (masculino) e R$8 (feminino) Ambiental Rock Club Cooffe Break e Lou Dog Data: Todo domingo | Horário: 20h | Local: Ambiental Bar | Ingresso: R$15 (masculino) e R$8 (feminino) Conexão Acústica Data: Todo domingo | Horário: 20h30 | Local: Sheridan´s Irish Pub | Ingresso: R$8 (masculino) e R$6 (feminino)

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Homem Canibal Data: Todo sábado | Horário: 22h | Local: AOCA Bar | Ingresso: R$10

33


A Oficina de Blues de Curitiba, evento integrante da programação artís-

> Folk-Blues I

Cinema

Mostra de Filmes e Documentários de Blues tica da 27ª Oficina de Música de Curitiba, chega à sua terceira edição em 2009 com comentários de Carlão Gaertner e Marden Machado. A mostra irá exibir, nos dois primeiros dias, a coleção “American Folk Blues Festival”, em quatro volumes, com direção de Walter Huhne e produção de Horst Lipmann, mentor da idéia de fazer um festival de blues nos anos 60 na Europa, com nomes significativos da cena bluesy americana. Na programação está ainda o documentário de João Moreira Sales, intitulado “Blues (Pain Created To Heal Pain)”, que tem a participação de um time de feras da blues music: Big Jack Johnson, Bonnie

> Folk-Blues II

Lee, Eugene Powell, Honeyboy Edwards, Jack Owens, James Son Thomas, Jessie Mae Hemphill, Johnny Billington, Lester Davenport, Louis Myers, Sam Carr, Sunnyland Slim e Wade Walton. A seleção encerra com o vídeo “O Blues na Terra do Samba”, produzido pela TV Cultura de São Paulo, e que foi realizado no final de 2007 no SESC Pinheiros no show produzido por André Christovam com nomes expressivos do blues brasileiro.

- Dia 20: The American Blues Festival 1962/1966 - Volume 1 e 2 Produtores: Horst Lippmann & Fritz Rau - Dia 21: The American Blues Festival 1962/1966 - Volume 3 e Amerifotos: divulgação

can Folk-Blues Festival: The British Tours 1963/1966 - Produtores: Horst Lippmann & Fritz Rau - Dia 22: Blues Pain (documentário) - Dia 23: Blues Brasil - O Blues na Terra do Samba - Parte I - Dia 24: Blues Brasil - O Blues na Terra do Samba - Parte II

> Folk-Blues III

Uma Viagem ao Mundo do Blues Data: 20 a 24 de janeiro Horário: 19h Local: Cinemateca Ingresso: Gratuito

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Confira a programação:

35


Cinema

Cinema Lançamento

Aprenda e Empreenda

Dindi é uma quitandeira do subúrbio carioca, ameaçada pela chegada de uma cadeia de supermercados, que pode roubar toda sua clientela. Para piorar, está sendo ameaçada por um açougueiro, que promete matá-la se ela não pagar a dívida de um empréstimo. Como se não bastasse, um desconhecido passa a segui-la por onde ela anda, mas a esperança sobrevive através do sonho de um grande amor, Marcão. A trilha sonora é intensa e a narrativa é dividida em capítulos com rápidas descrições escritas na tela, ressaltando o caráter paranóico da trama. A fotografia explora ângulos inusitados e criativos, mostrando diversas cenas em plano-sequência. Com todos esses artifícios o filme é apontado pela crítica, como um dos melhores filmes nacionais do ano. Estréia dia 9 de janeiro, às 15h30, na Cinemateca.

Aprenda e Empreenda Cinema Digital Data: 2ª a 5ª feira | Horário: 8h30 às 11h45 ou 19h às 22h15 | Local: Centro Europeu | Mensalidade: R$790 Cinema nas Férias Exibição de filmes, discussões, exercícios imagéticos e práticos sobre Cinema Mundial; Cinema Brasileiro, anos 60 e 70; Cinema Paranaense; Por Detrás das Câmeras: filmagem de um curta | Data: 2ª a 5ª feira | Horário: 18h30 às 22h | Local: Espaço Cultural Cinevídeo1 | Mensalidade: Gratuita

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Cinema: História, Arte e Entretenimento Professor: Fabio Pinheiro | Data: Toda 3ª feira | Horário: 19h às 21h45 | Local: Studio Botteri | Mensalidade: R$70

36

Oficina de Interpretação para TV e Cinema Professor: Leonardo Cruz Teixeira | Data: 2ª feira a domingo | Horário: Manhã, tarde ou noite | Local: Comunicação Filmes | Mensalidade: R$180 Oficina de Produção de Curtas-metragem Professor: Leonardo Cruz Teixeira | Data: 2ª feira a domingo | Horário: Manhã, tarde ou noite | Local: Comunicação Filmes | Mensalidade: R$600 Oficina de Produção e Elaboração de Projetos Professor: Leonardo Cruz Teixeira | Data: 2ª feira a domingo | Horário: Manhã, tarde ou noite | Local: Comunicação Filmes | Mensalidade: R$360 Oficina de Roteiro para Cinema Professora: Regina Mattos | Data: 2ª feira a domingo | Horário: Manhã, tarde ou noite | Local: Comunicação

Filmes | Mensalidade: R$360 Oficina Interpretação para Cinema Tv e Formação de Casting Professores: Jul Leardini e Fernandah Rocha | Data: Toda 2ª, 3ª feira e sábado | Horário: 14h às 17h30 ou 19h às 22h30 | Local: Centro de Cinema | Mensalidade: R$100 e R$80 (matrícula) Oficina Prática 16mm - Filmar Filmando Professores: Pedro Merege e Francisco Pereira | Data: Todo sábado e domingo | Horário: 9h às 17h | Local: Centro de Cinema | Mensalidade: a confirmar

Programação Festival de Sundance – Prêmio de Melhor Filme Dia 5: Gosto de Sangue - Direção: Joel Coen Dia 6: Veneno - Direção: Todd Haynes Dia 7: Os Irmãos McMullen - Direção: Edward Burns Dia 8: Bem vindo à Casa de Bonecas - Direção: Todd Solondz Dia 9: Três Estações - Direção: Tony Bui Dia 10: Conte Comigo - Direção: Kenneth Lonergan Dia 12: Boa de Briga - Direção: Karyn Kusama Dia 13: Tolerância Zero - Direção: Henry Bean Dia 14: O Tempo de cada um - Direção: Rebecca Miller Dia 15: O Anti-héroi Americano - Direção: Shari Springer Berman e Robert Pulcini Dia 16: Meus Quinze Anos - Direção: Richard Glatzer e Wash Westmoreland Dia 17: Na Companhia de Homens - Direção: Neil LaBute Horário: 15h e 19h | Local: Espaço Cultural Cinevídeo1 | Ingresso: Gratuito

Festival de Sundance – Prêmio de Melhor Documentário Dia 26: Na Captura dos Friedmans - Direção: Andrew Jarecki Dia 27: A Corporação - Direção: Mark Achbar e Jennifer Abbott Dia 28: Super Size Me – A Dieta do Palhaço Direção: Morgan Spurlock Dia 29: MurderBall – Paixão e Glória - Direção: Henry Alex Rubin e Dana Adam Shapiro Dia 30: Razões para a Guerra - Direção: Eugene Jarecki Dia 31: Pátria Proibida - Direção: Christopher Dillon Quinn e Tommy Walker Horário: 15h e 19h | Local: Espaço Cultural Cinevídeo1 | Ingresso: Gratuito

Festival de Sundance – Prêmio de Melhor Direção Dia 19: Hedwig – Rock, Amor e Traição – Direção: John Cameron Mitchell Dia 20: Um Jovem Sedutor - Direção: Gary Winick Dia 21: Aos Treze - Direção: Catherine Hardwicke Dia 22: A Lula e a Baleia - Direção: Noah Baumbach Dia 23: Santos e Demônios - Direção: Dito Montiel Dia 24: Rocket Science - Direção: Jeffrey Blitz Horário: 15h e 19h | Local: Espaço Cultural Cinevídeo1 | Ingresso: Gratuito

Cineclube Contramão Coordenação: Tom Lisboa Dia 10: O Bandido da Luz Vermelha – Direção: Rogério Sganzerla Dia 24: Paris, Texas – Direção: Wim Wenders Horário: 17h | Local: Espaço Cultural Cinevídeo1 | Ingresso: Gratuito

Meu Nome é Dindi Direção: Bruno Safadi Data: 9 a 15 de janeiro | Horário: 15h30 e 20h | Local: Cinemateca | Ingresso: Gratuito

Bola na Tela Mostra de Filmes sobre Futebol Dia 17: 20h Dia 18: 16h

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Meu nome é Dindi Direção: Bruno Safadi

37


Cinema Programação

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Uma Viagem ao Mundo do Blues Mostra de Filmes e Concertos de Blues Comentaristas: Carlão Gaertner e Marden Machado - Dia 20: The American Blues Festival 1962/1966 - Volume 1 e 2 Produtores: Horst Lippmann & Fritz Rau - Dia 21: The American Blues Festival 1962/1966Volume 3 e American Folk-Blues Festival: The British Tours 1963/1966 - Produtores: Horst Lippmann & Fritz Rau - Dia 22: Blues Pain (documentário) - Dia 23: Blues Brasil - O Blues na Terra do Samba - Parte I - Dia 24: Blues Brasil - O Blues na Terra do Samba - Parte II Horário: 19h | Local: Cinemateca | Ingresso: Gratuito

38

Semana do Anime Dia 25: 16h - Doraemon - O Dinossauro de Nobita – Direção: Fujiko F. Fujio 20h - A Viagem de Chihiro – Direção: Hayao Miyazaki Dia 26: 16h - Metropolis – Direção: Osamu Tezuka 20h - A Viagem de Chihiro – Direção: Hayao Miyazaki Dia 27: 16h - Tekkonkinkreet – Direção: Michael Arias 20h - Tokyo Godfathers – Direção: Satoshi Kon Dia 28: 16h - Cowboy Bebop – Direção: Shinichiro Watanabe 20h - O Castelo Animado – Direção: Hayao Mi-

yazaki Dia 29: 16h - O Castelo Animado – Direção: Hayao Miyazaki 20h - Paprika – Direção: Satoshi Kon Dia 30: 16h - Memories – Direção: Katsushiro Otomo 20h - O Castelo Animado – Direção: Hayao Miyazaki Dia 31: 16h - O Castelo Animado – Direção: Hayao Miyazaki 20h - Doraemon - O Dinossauro de Nobita – Direção: Fujiko F. Fujio Local: Cinemateca | Ingresso: Gratuito

foto: divulgação

Local: Cinemateca | Ingresso: Gratuito

> Doraemon

Memostra! Ação - Sol Negro - A morte de Bill - Direção: Rafael Oliveira - Galaxão - Direção: Fernando Coelho Data: 30 de janeiro | Horário: 20h | Local: Sesc da Esquina | Ingresso: R$4 e R$2


Artes Visuais

Artes Visuais Lançamento O Mundo do Grafite - Arte urbana dos cinco continentes Nicholas Ganz

A arte displicente d´OSGEMEOS

A arte urbana está constantemente presente no nosso dia-a-dia. São centenas de artistas que “imprimem” sua criatividade nas calçadas, nos muros, nos viadutos e nos lugares mais inusitados das cidades. Este livro mostra mais de duas mil obras registradas durante as viagens que o autor fez pelos Estados Unidos, pela Europa e pelo Brasil. São depoimentos e entrevistas sobre as principais tendências e estilos que fazem do grafite uma arte tão popular. Nicholas Ganz (também conhecido como Keinom) é um designer e artista plástico alemão que documenta a cultura do grafite e a arte urbana há mais de dez anos. Ele também faz grafite, pinta e trabalha como artista de rua. Preço: Martins Fontes Editora: R$79,80 www.martinsfontes.com.br

Para quem ainda não viu a exposição Vertigem, de OSGEMEOS no Museu Oscar Niemeyer, em cartaz desde outubro de 2008, um aviso: ela termina no primeiro dia de fevereiro. Resta esse mês para conferir as pinturas dos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, paulistanos de 34 anos, conhecidos internacionalmente. A dupla pintou fachada de castelo na Escócia, esteve na conceituada Tate Modern, de Londres, e na Deitch Gallery, de Nova York. As telas são carregadas de tons fortes e coloridos, retratando cenas fantásticas, com atmosferas por vezes asfixiantes, ex-

Aprenda e Empreenda

traídas de sonhos e da realidade cotidiana. Uma leitura com

Pós-graduação “Fotografia e Imagem em Movimento” Data: 20 de março a 18 de dezembro | Horário: 19h às 22h40 (6ª feira) e 8h às 17h10 (sábado) | Local: Mabu Hotéis & Resorts | Mensalidade: R$890

cenários de São Paulo é quase automática, mas como dizem os artistas, assim como eles fazem uma crítica social e polítiparalelo, fantástico, lúdico para poder sobreviver.”

Corel Draw Data: 5 a 8 de janeiro | Horário: 14h às 17h | Local: ICON Comunicação e Treinamento em Informática | Mensalidade: R$310

40

inéditas composta por seis grandes painéis, com mais de Vertigem – OSGEMEOS

1m5 de altura, duas esculturas e a instalação interativa “Os

Data: Até 1 de fevereiro Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) Local: MON Ingresso: R$4, R$2 (estudantes) e gratuito para crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de escolas públicas.

músicos”. Para os que gostam de se imaginar um baterista de talento, a instalação é mais que divertida: a pessoa (especialmente crianças) ocupa o espaço e faz ecoar pela sala do museu o som da bateria. Música de fundo, ao vivo, digamos, para a platéia que aprecia os seres amarelos e vermelhos, com o inconfundível e delicioso traço dos dois gêmeos.

Photoshop Data: 5 a 8 de janeiro | Horário: Manhã, tarde e noite | Local: ICON Comunicação e Treinamento em Informática | Mensalidade: R$310 fotos: Lucília Guimarães

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Nesta estréia em Curitiba, OSGEMEOS apresentam nove obras

Aprimoramento na Pintura Professor: Juliano Debarros | Data: 2ª e 4ª feira ou 3ª e 5ª feira (a partir de 12 de janeiro) | Horário: 14h às 17h | Local: Casa de Artes Paulo Bastos Dias | Inscrição: R$120 Indesign Data: 12 a 15 ou 19 a 22 de janeiro | Horário: 8h30 às 12h | Local: ICON Comunicação e Treinamento em

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Illustrator Data: 5 a 8 de janeiro | Horário: 8h30 às 12h e das 14h às 17h30 | Local: ICON Comunicação e Treinamento em Informática | Mensalidade: R$310

ca, também abrem espaço para o que chamam de “mundo

41


Artes Visuais

Artes Visuais

Aprenda e Empreenda

Programação

Informática | Mensalidade: R$310

Caricatura Professor: Laqua | Data: Toda 5ª feira ou sábado | Horário: 14h às 18h ou 8h30 às 16h | Local: Casa Terezinha Bevilaqua – Centro de Artes Cartum | Mensalidade: R$120 Cerâmica: Cursos de Torno de Oleiro, Escultura e Técnicas de Pintura Professora: Risolete Bendlin | Data: 2ª feira a sábado | Horário: Manhã e tarde | Local: Atêlie Recanto do Barro | Mensalidade: R$140 Desenho Data: Toda 3ª, 5ª feira e sábado | Horário: Manhã, tarde e noite | Local: Armazém da Criação | Mensalidade: R$60 Escultura em Argila Professora: Graciela Scandurra | Data: Toda 5ª feira | Horário: 14h30 às 17h | Local: Ateliê Graciela Scandurra | Mensalidade: R$170

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Mangá Data: 5ª feira a sábado | Horário: Manhã, tarde e noite | Local: Centro Cultural Japonês Tomodachi | Mensalidade: R$70

42

Pintura Contemporânea Professor: Juliano de Barros | Data: Toda 3ª, 4ª, 5ª feira | Horário: Manhã ou tarde | Local: Casa de Artes Paulo Bastos Dias | Mensalidade: R$160 Pintura Contemporânea Professora: Ana Knapik | Data: Toda 2ª feira | Horário: 14h às 17h | Local: Studio de Arte Ana Knapik | Mensalidade: R$120 Tecelagem iniciante Professoras: Ana Carolina Kotinda e Alice Kotinda | Data: Toda 2ª, 3ª, 5ª feira e sábado | Horário: Manhã, tarde e noite | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Mensalidade: R$60

Diversos Katalogue XXL – New Art Exposição de fotografias e peças de design gráfico de 34 artistas de todo o mundo. Data: Até 25 de janeiro | Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: MON | Ingresso: R$4, R$2 (estudantes) e gratuito para crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de escolas públicas. Arte em 10x10 Quadros de 65 artistas Data: Até 31 de janeiro | Horário: 2ª a 6ª feira das 10h as 19h, sábados das 10h as 13h, domingo das 10h30 às 14h | Local: Galeria de Arte Solar do Rosário | Ingresso: Gratuito

> Três

Japoneses no Brasil: Presença e Reflexos na Sociedade Paranaense Data: Até 19 de março | Horário: 9h30 às 17h30 (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado, domingo e feriados) | Local: Museu Paranaense | Ingresso: R$2, R$1 (estudantes e maiores de 65 anos) e gratuito (sábado)

Caverna Juliana Stein Data: Até 1 de fevereiro | Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado e domingo) | Local: Centro Cultural Solar do Barão | Ingresso: Gratuito Deus Mora nos Detalhes André Malinski Data: Até 1 de fevereiro | Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 15h (sábado, domingo e feriado) | Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: Gratuito Sobre André Rigatti Data: Até 1 de fevereiro | Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado e domingo) | Local: Centro Cultural Solar do Barão | Ingresso: Gratuito Três Carla Vendrami Data: Até 1 de fevereiro | Horário: 9h às 12h e

> Japoneses no Brasil: Presença e Reflexos na Sociedade Paranaense

Escultura e Instalações Retratos Sensíveis Exibição de nove telas com pequenos filmes em

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

A Construção do Olhar: História, Referências e Fundamentos Professora: Nicole Lima | Data: Toda 5ª feira | Horário: 19h às 22h | Local: Paralelo Centro de Artes Visuais | Mensalidade: R$170 e R$40 (matrícula)

Trajestórias Márcia Széliga Data: Até 1 de fevereiro | Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado e domingo) | Local: Centro Cultural Solar do Barão | Ingresso: Gratuito

13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado e domingo) | Local: Centro Cultural Solar do Barão | Ingresso: Gratuito

foto: Luiz Cequinel

Exposições de Arte 2009 – Livrarias Curitiba Para incentivar os jovens talentos da arte contemporânea, as Livrarias Curitiba abrem suas lojas (em Curitiba, Joinville, Florianópolis e Londrina) para exposições. Podem participar artistas plásticos e fotógrafos, acima de 18 anos, que tenham obras de pintura, desenho, gravura, objetos e fotografia. | Data: Até 15 de janeiro | Inscrição: Gratuita (via e-mail exposicao@livrariascuritiba.com.br)

Desenho

foto: Karin Van Der Booke

Semana da Cultura Pop Japonesa: Mangá de Férias Data: 13, 15, 20, 22 e 27 de janeiro | Horário: 14h às 15h30 | Local: Centro Cultural Japonês Tomodachi | Mensalidade: R$85

43


Artes Visuais

Artes Visuais Programação

Programação

Espaçamento Marina Camargo Data: Até 27 de janeiro | Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Museu de Arte Contemporânea do Paraná | Ingresso: Gratuito

foto: divulgação

Gravura

foto: divulgação

> Público e Privado

> Espaçamento

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

A Arte do Simbolismo na Cerâmica Indígena da América do Sul Data: Até 2 de fevereiro | Horário: 9h30 às 17h30 (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado, domingo e feriados) | Local: Museu Paranaense | Ingresso: R$2, R$1 (estudantes e maiores de 65 anos) e gratuito (sábado)

44

II Salão de Cerâmica Data: Até 22 de fevereiro | Horário: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Casa Andrade Muricy | Ingresso: Gratuito Retrospectiva dos Premiados em Salões de Cerâmica Data: Até 22 de fevereiro | Horário: 9h às 18h30 (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Museu Alfredo Andersen | Ingresso: Gratuito Público e Privado Aline Giuliane, Juliana Graf e Lindalis Moris Data: Até 28 de fevereiro | Horário: 9h às 18h (2ª a

Nise da Silveira – Caminhos de uma psiquiatra rebelde Nise da Silveira Data: Até 1 de março | Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: MON | Ingresso: R$4, R$2 (estudantes) e gratuito para crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de escolas públicas.

Desígnio Marília Diaz Data: Até 14 de março | Horário: 9h às 18h (2ª a 6ª feira) e 9h às 13h (sábado) | Local: MusA (Museu de Arte da UFPR) | Ingresso: Gratuito Antigas Origens Cerâmicas do Sudoeste Americano Data: Até 12 de abril | Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: MON | Ingresso: R$ 4, R$2 (estudantes) e gratuito para crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de escolas públicas.

Fotografia Espaço Fotógrafo - novos olhares Adriana Oliveira, Alysson Gomes, Bianca Garmatter, Daniel Isolani, Eduardo Baggio, Mariana Alves, Marileise Carvalho, Norman de Paula Arruda Neto, Regina Oleski e Thiago Pelaes Data: Até 18 de janeiro | Horário: 11h30 às 23h30 (2ª a 5ª feira), 11h30 às 24h (6ª feira e sábado) e 11h30 às 16h (domingo) | Local: Picanha Brava | Ingresso: Gratuito Edward Curtis: Legado Sagrado A diversidade das tribos norte-americanas Data: 27 de janeiro a 1 de março | Horário: 10h às 21h (3ª feira a sábado) e 10h às 19h (domingo) | Local: Galeria da Caixa | Ingresso: Gratuito

Escarlate e Negro Larissa Franco Data: Até 1 de fevereiro | Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado e domingo) | Local: Centro Cultural Solar do Barão | Ingresso: Gratuito Paula Modersohn Becker e os artistas de Worpswede Data: Até 8 de fevereiro | Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: MON | Ingresso: R$ 4, R$2 (estudantes) e gratuito para crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de escolas públicas.

Grafite e História em Quadrinhos Reisetagebuch - uma viagem pelo povo da Alemanha José Aguiar Data: Até 11 de janeiro | Horário: 8h30 às 12h e 13h às 21h (2ª a 6ª feira) e 9h às 18h (sábado e feriados) | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Ingresso: Gratuito Semana da Cultura Pop Japonesa: Ilustrações de Cláudio Seto Data: 17 de janeiro a 15 de fevereiro | Horário: 14h às 20h | Local: Centro Cultural Japonês Tomodachi

| Ingresso: Gratuito Vertigem – OSGEMEOS Paínéis, esculturas e instalações dos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo Data: Até 1 de fevereiro | Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: MON | Ingresso: R$4, R$2 (estudantes) e gratuito para crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de escolas públicas.

Patrimônio Cultural Museu na Escola Acervo FCC Data: Até 4 de janeiro | Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (2ª a 6ª feira) 9h às 15 (sábado, domingo e feriado) | Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: Gratuito Cenas da Vida Acervo do Museu da Fotografia Cidade de Curitiba Data: Até 1 de fevereiro | Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado e domingo) | Local: Centro Cultural Solar do Barão | Ingresso: Gratuito Gravuras Contemporâneas - Diálogos Acervo do Museu da Gravura Cidade de Curitiba Data: Até 1 de fevereiro | Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábado e domingo) | Local: Centro Cultural Solar do Barão | Ingresso: Gratuito A Vida do Papel de Bala Efigênia Rolim Data: Permanente | Horário: 10h às 19h (2ª feira a domingo) | Local: Museu A Vida do Papel de Bala | Ingresso: Gratuito Curitiba, a construção de uma cidade Data: Permanente | Horário: 9h às 12h e 13h às

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Casa João Turin | Ingresso: Gratuito

looping do cineasta e vídeo-artista Ricardo E. Machado Data: 6 a 18 de janeiro | Horário: 10h às 21h (3ª feira a sábado) e 10h às 19h (domingo) | Local: Galeria da Caixa | lngresso: Gratuito

45


Artes Visuais Programação 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 15h (sábado, domingo e feriados) | Local: Memorial de Curitiba | Ingresso: Gratuito Acervo Frans Krajcberg Data: Permanente | Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Espaço Cultural Frans Krajcberg | Ingresso: R$3, R$1,50 (estudantes, crianças e idosos), R$1 (domingo) e gratuito na 4ª feira

O Brasil na II Guerra Mundial Data: Permanente | Horário: 10h às 17h (2ª a 6ª feira) | Local: Museu do Expedicionário | Ingresso: Gratuito

Espaço Perfume – Arte & História Data: Permanente | Horário: 12h30 às 20h30 (3ª feira a domingo) | Local: Shopping Estação | Ingresso: Gratuito

Os Ervateiros e A Litografia Data: Permanente | Horário: 8h às 18h (2ª a 6ª feira) | Local: Espaço David Carneiro | Ingresso: Gratuito

História do Paraná Acervo etnográfico, antropológico e arqueológico do Paraná. Data: Permanente | Horário: 9h30 às 17h30 (3ª a 6ª feira) e 11h às 15h (sábado, domingo e feriados) | Local: Museu Paranaense | Ingresso: R$2, R$1 (estudantes e maiores de 65 anos) e gratuito (sábado)

Revitalizando Andersen Obras do acervo do artista Alfredo Andersen Data: Permanente | Horário: 9h às 18h30 (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado e domingo) | Local: Museu Alfredo Andersen | Ingresso: Gratuito

História do Paraná desde 1885 Data: Permanente | Horário: 10h às 22h (2ª feira a domingo) | Local: Museu Ferroviário de Curitiba (Shopping Estação) | Ingresso: Gratuito

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Imaginária, Paramentos, Objetos de Culto e Mobiliário Acervo da Mitra da Arquidiocese de Curitiba. Data: Permanente | Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 14h (sábado, domingo e feriados) | Local: Museu de Arte Sacra | Ingresso: Gratuito

46

Mobiliário Polonês Data: Permanente | Horário: 14h às 18h (2ª feira) e 9h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Bosque do Papa (Memorial da Imigração Polonesa) | Ingresso: Gratuito

Memória da Gestão do Patrimônio Cultural em Curitiba Painéis fotográficos com a história da gestão pública do Patrimônio Artístico e Cultural da cidade. Data: Permanente | Horário: 9h às 12h e 14h às 18h (2ª a 6ª feira) | Local: Casa da Memória | Ingresso: Gratuito Memorial de Iconografia Hindu Neusa Kutianski Imagens de divindades do hinduísmo Data: Permanente | Horário: 9h às 22h (2ª a 6ª feira) e 9h às 12h (sábado) | Local: Faculdades Integradas Espírita | Ingresso: Gratuito

Vida e Obra do Escultor Paranaense Erbo Stenzel Data: Permanente | Horário: 9h às 12h e 14h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: Casa Museu Erbo Stenzel | Ingresso: Gratuito

Pintura Morretes em Traços e Tons Neimar Proença Data: Até 18 de fevereiro | Horário: 9h às 18h | Local: Espaço Arte e Cultura Brasil Telecom | Ingresso: 1l de leite longa vida Demarche 30 Anos de Pintura Josué Demarche Data: Até 22 de fevereiro | Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: MON | Ingresso: R$4, R$2 (estudantes) e gratuito para crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de escolas públicas. Niobe Xandó mostra antológica - A arte de subverter a ordem das coisas II Data: Até 1 de março | Horário: 10h às 18h (3ª feira a domingo) | Local: MON | Ingresso: R$4, R$2 (estudantes) e gratuito para crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de escolas públicas.


Lançamento Transpoemas Ricardo Silvestrin O livro é uma homenagem aos meios de transporte terrestres, marítimos e aéreos, convencionais e não-convencionais como o disco voador, o carrinho de supermercado, o skate e o tapete voador. A idéia do autor é falar do espaço urbano de maneira lúdica, utilizando uma linguagem adequada ao universo infantil, com rimas, inversões e surpresas de significado. Todos os textos são pequenos poemas ilustrados pelo gravurista e pintor, Apo Fousek. Editora: Cosac Naify Preço: R$30 www.cosacnaify.com.br

> Bisbilhoteca

Fazeres e afazeres

> Festival de Férias de Verão

Tempo de férias, tempo de lazer para as crianças. Mas mesmo quando os pais não podem viajar, há sempre um jeito da garotada se divertir sem sair de Curitiba. As opções são variadas e para todas as idades. A Bisbilhoteca está promovendo, durante todo o mês de janeiro, uma Colônia de Férias. Entre as atividades nas áreas de literatura e artes, está também o teatro e a elaboração de uma peça teatral, preparada pelas crianças, que é apresentada no último dia da semana, mas só vai à cena quem quer. O espaço é um misto de livraria e centro artístico infantil que atende crianças de 4 a 10 anos de idade.

Aprenda e Empreenda Colônia de Férias Bisbilhoteca Literatura, arte e teatro. Público-alvo: 4 a 10 anos | Data: 5 a 30 de janeiro (2ª a 6ª feira) | Horário: 14h às 18h | Local: Bisbilhoteca | Inscrição: R$150 (por semana)

48

Oficina de Recorte Data: 5 a 10 de janeiro | Horário: 11h30 e 15h30 | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Inscrição: Gratuita Oficina de Circo Brincante Data: 10 de janeiro a 1 de fevereiro | Horário: 14h às 17h | Local: Espaço Teatro Regina Vogue | Ingresso: R$50 (pacote família) e R$30 (individual)

As Casas da Leitura Manoel Carlos Karam e Augusto Stresser permanecem abertas para visitação e empréstimo de livros para leitura, respectivamente nos parques Barigui e São Lourenço. As atividades de Pintura nas Calçadas também continuam na Praça Espanha, na Rua XV de Novembro e no Passeio Público. O Festival de Férias de Verão 2009, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, acontece no período da tarde e é aberto às crianças de 6 a 12 anos. Ele ocorre simultaneamente em diversos bairros da cidade com atividades recreativas com jogos gigantes, cama elástica, pintura de rosto, oficinas manuais, oficina de malabares, gincana, apresentações teatrais, entre outras. Mais informações podem ser obtidas nas Ruas da Cidadania. Confira a programação completa na página 49.

Curso de Teatro Intensivo de Verão Professores: Lucilla Seluniaki e Liz Santos. Público-alvo: 6 a 12 anos | Data: 12 de janeiro a 7 de fevereiro | Horário: 14h às 17h | Local: Teatro Odelair Rodrigues | Mensalidade: R$200 Oficina de Pintura Data: 12 a 17 de janeiro | Horário: 11h30 e 15h30 | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Inscrição: Gratuita

fotos: divulgação

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

A Biblioteca Pública do Paraná tem diversas oficinas de artes visuais, contação de histórias e opções de leitura. As atividades manuais ajudam no aprimoramento da coordenação motora, contribuindo também para desenvolver o fazer artístico. As aulas de xadrez buscam aguçar o raciocínio lógico e a Gincana da Leitura pretende explorar o universo da literatura infanto-juvenil.

Teatro Infanto-juvenil Baseado em jogos e improvisações | Data: 12 de janeiro | Horário: 9h30 às 12h | Local: Espaço Cultural Arte da Hora | Mensalidade: R$120 Oficina de Sucata Data: 19 a 24 de janeiro | Horário: 11h30 e 15h30 | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Inscrição:

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Infantil

Infantil

49


Infantil

Infantil Aprenda e Empreenda

Programação

Gratuita Oficina de Dobradura Data: 26 a 31 de janeiro | Horário: 11h30 e 15h30 | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Inscrição: Gratuita Gincana da Leitura Pretende motivar as crianças para a prática da leitura como lazer durante o período de férias. Público-alvo: 5 a 12 anos | Data: Até 14 de fevereiro | Horário: 8h30 às 18h30 | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Inscrição: Gratuita Teatro para Crianças Baseado em contação de histórias, jogos e improvisações | Data: Todo sábado (a partir de 12 de janeiro) | Horário: 9h30 às 12h ou 14h às 18h | Local: Espaço Cultural Arte da Hora | Mensalidade: R$120 Teatro para Crianças Professores: Simão Cunha e Moira Albuquerque | Data: 19 e 26 de janeiro | Horário: 14h às 17h | Local: Cia do Abração | Mensalidade: R$95

Contação de Histórias Hora do Conto Data: 5 a 10 de janeiro - Babette Cole Data: 12 a 17 de janeiro - Contos Árabes Data: 19 a 24 de janeiro - Chico Buarque “Chapeuzinho Amarelo” Data: 26 a 31 de janeiro - Contos Russos Horário: 11h e 15h | Local: Biblioteca Pública do Paraná | Inscrição: Gratuita Canto do Conto Interpretação de clássicos da literatura infantojuvenil Data: Todo sábado | Horário: 17h | Local: Fnac ParkShoppingBarigui | Ingresso: Gratuito

Hora do Conto Data: Todo sábado | Horário: 14h30 (loja ParkShopping Barigui) 16h (loja Shopping Curitiba) 17h (loja Shopping Estação) | Local: Livrarias Curitiba | Ingresso: Gratuito Hora do Conto Data: Todo domingo | Horário: 15h | Local: Livrarias Curitiba – Shopping Palladium | Ingresso: Gratuito

Diversos Festival de Férias de Verão Atividades recreativas, gincanas, oficina de malabares, oficinas manuais, jogos gigantes, pintura no rosto,cama elástica, teatro, entre outras.

Ateliê Infanto-Juvenil de Artes Professora: Mari Inês Piekas. Público-alvo: 6 a 12 anos. | Data: Toda 6ª feira | Horário: 9h30 às 11h30 ou 14h30 às 16h30 | Local: Centro de Criatividade de Curitiba | Mensalidade: R$35 Bisbilhoconto Data: Todo sábado | Horário: 16h | Local: Bisbilhoteca | Ingresso: Gratuito Curso de Teatro Professora: Anídria Stadler | Data: Todo sábado | Horário: 10h às 12h | Local: Teatro Barracão EnCena | Mensalidade: R$69 Dança Criativa - Expressão Corporal Data: 2ª feira a sábado | Horário: Manhã, tarde e noite | Local: Happy Dance | Mensalidade: R$60 e R$30 (matrícula)

50

Oficina de Teatro para Crianças Professora: Liz Santos | Data: Toda 2ª feira | Horário: 14h às 17h | Local: Teatro Odelair Rodrigues | Mensalidade: R$85 Oficina de Teatro para Crianças Data: Todo sábado | Horário: 9h às 12h | Local: CenaHum - Academia de Artes Cênicas | Mensalidade: R$95 Oficina de Texto Professora: Ana Lúcia França | Data: Toda 2ª e 4ª feira | Horário: 14h às 16h30 | Local: Centro de Convivência da Linguagem | Mensalidade: R$60

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Musicalização Infantil Data: Toda 3ª feira | Horário: 9h30 às 10h30 | Local: Sesc Água Verde | Inscrição: R$23 (não-comerciário) e R$15 (comerciário)

51


Infantil

Infantil

Programação

Programação

Data: 27 e 28 de janeiro | Horário: 15h e 17h | Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$14 e R$7

Margarida Curiosa Visita a Floresta Negra Criação e Direção: Manoel Kobachuk Elenco: Bernardo Kobachuk, Cláudio Miiller e Neiva Figueiredo Data: 9 a 11 de janeiro | Horário: 15h e 17h | Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$14 e R$7

> João e Maria

Araújo e Ofélia Adaptação e Interpretação: Gilberto Hinça (Portugal) Data: 20 e 21 de janeiro | Horário: 15h e 17h | Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$14 e R$7

> Festival de Férias de Verão

Pintura na Praça Espanha Data: Todo sábado | Horário: 10h às 12h | Local: Praça Espanha | Ingresso: Gratuito

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Pintura na Rua XV Data: Todo sábado | Horário: 9h às 12h | Local: Rua XV de Novembro (em frente ao Bondinho) | Ingresso: Gratuito

52

Pintura no Passeio Data: Todo sábado | Horário: 10h às 12h | Local: Passeio Público | Ingresso: Gratuito

Formas Animadas Traquinagens Criação e Interpretação: Alejandro Dominguez Data: 3 e 4 de janeiro | Horário: 15h e 17h | Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$14 e R$7

foto: Sérgio Vieira

Circo-Theatro Tem-Tem Oficinas literárias, contação de histórias e apresentação de teatro de fantoches Data: Todo sábado | Horário: 11h às 15h | Local: Letrinhas Casa de Cultura | Ingresso: Gratuito

> Margarida Curiosa Visita a Floresta Negra

Respeitável Público Criação e Direção: Manoel Kobachuk Elenco: Alejandro Dominguez, Bernardo Kobachuk e Roberto Venícius Data: 13 a 15 de janeiro | Horário: 15h e 17h | Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$14 e R$7 João e Maria Adaptação: Manoel Kobachuk Elenco: Bernardo Kobachuk, Ivan Araújo, Pedro Kobachuk e Rafael Loureiro Data: 16 a 18 de janeiro | Horário: 15h e 17h | Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$14 e R$7

Menino, vou te contá! Criação e Direção: Manoel Kobachuk Elenco: Alejandro Dominguez e Ivan Araújo Data: 22 e 23 de janeiro | Horário: 15h e 17h | Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$14 e R$7

Chapeuzinho Vermelho Elenco: Aline Rocha, Élcio di Trento e Simone Kobachuk Data: 31 de janeiro e 2 de fevereiro | Horário: 15h e 17h | Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$14 e R$7

Teatro para Crianças Teatro da Colônia de Férias Apresentação do trabalho feito pelas crianças durante a Colônia de Férias Data: 9, 16, 23 e 30 de janeiro | Horário: 18h | Local: Bisbilhoteca | Ingresso: Gratuito João e Maria Texto e direção: Juscelino Zilio Classificação etária: 3 a 11 anos Data: 18 a 22 de janeiro | Horário: 16h (domingo) | Local: Teatro Barracão EnCena | Ingresso: R$20 e R$10

Pai do Mato Criação e Direção: Manoel Kobachuk Elenco: Pedro Kobachuk e Rafael Loureiro Data: 24 e 25 de janeiro | Horário: 15h e 17h | Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$14 e R$7 O Cirandeiro Criação e Direção: Gil Gabriel Elenco: Gil Gabriel e Sérgio Ramos

> João e Maria

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

foto: Edson Naindorf

foto: divulgação

Boti no Planeta Água Texto: Paulo Afonso de Castro Elenco: Bernardo Kobachuk, Cláudio Miiller e Neiva Figueiredo Data: 6 a 8 de janeiro | Horário: 15h e 17h | Local: Teatro de Bonecos Dr. Botica | Ingresso: R$14 e R$7

foto: divulgação

Público-Alvo: de 6 a 12 anos Data: 19 a 23 e de 26 a 30 de janeiro | Horário: 14h às 17h | Local: Ruas da Cidadania | Ingresso: Gratuito

53


> Curso de violão

Ruas da Cidadania oferecem cursos durante a Oficina de Música A música vai invadir os bairros da cidade durante a 27ª Oficina de Música de Curitiba. Este ano, o Pinheirinho, Boqueirão, Boa Vista, Bairro Novo, Cajuru, Fazendinha e Santa Felicidade recebem cursos de acordeon, guitarra, prática de conjunto, técnica vocal, teoria musical e violão popular. Desde 2006, foram mais de 500 alunos que já participaram dos cursos oferecidos nas Ruas da Cidadania durante a Oficina. Os professores são músicos experientes e reconhecidos, como João Egashira, coordenador da Orquestra À Base de Corda de Curitiba. Para ele, “A Oficina nas Regionais é muito importante, pois as pessoas que moram longe do centro também podem participar e ainda se revelar um grande talento musical”.

fotos: Luiz Cequinel, Lucília Guimarães e Alice Rodrigues

Arte por Onde Você Anda Curitiba Apresenta / Janeiro 2009 54

> Curso de canto


D i vpalavras i r t acruzadas -se

Dqueilugar v i ér este? ta-se

fotos: Acervo Casa da Memória

DICAS: Esta praça foi inaugurada em março de 1972 como parte dos eventos de comemoração do 279º aniversário de Curitiba. Ela possui uma réplica de um navio feito de tijolos e um paisagismo composto por diversos tipos de vegetação. Sua área compreende mais de 27mil m².

Que lugar era aquele?

56

Na década de 1960, surgiu em Curitiba, um importante espaço de lazer a céu aberto, numa região de antigos caminhos por onde passaram os tropeiros vindos dos Campos Gerais rumo ao litoral. Tropeiros e carroceiros vendiam gêneros alimentícios aos moradores da região numa época em que os primeiros proprietários de terras dedicavam-se, quase exclusivamente, à extração de erva-mate. Ali iniciou-se uma das colônias de imigrantes italianos e poloneses. A partir de 1940, a presença de olarias se intensificou. Na propriedade de uma das antigas famílias fez-se um parque particular, o que motivou a criação de uma linha especial de ônibus, que nos finais de semana saiam da Praça Rui Barbosa.

> Lago Azul

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Lago Azul

57


A Batataria I 3212-3821 I Av. Kennedy, 4129 I Portão Academia de Música e Artes do Paraná I 32575939 I Av. Paraná,1556 I Bacacheri ACT (Ateliê de Criação Teatral) I 3338-0450 I Rua Paulo Graeser Sobrinho, 305 I São Francisco I www. act.art.br AIMEC I 3223-6182 I Rua Martin Afonso, 370 I Mercês I www.aimec.com.br Alice Bar I 3026-3172 I Rua Guido Straube, 06 I Vila Izabel I www.alicebar.com.br Ambiental Bar I 3022-0903 I Rua Itupava, 1133 I Alto da XV AOCA Bar I 3324-6592 I Rua 13 de Maio, 600 I Centro I www.aocabar.com.br Armazém da Criação I 3079-7703 I Rua Morretes, 28 loja3 I Portão Arrumadinho Café Bar I 3019-6913 I Rua Jesuíno Marcondes, 165 I Centro I www.arrumadinho.com.br Arrumadinho Café Bar I 3323-7356 I Av. Mal. Deodoro, 839 I Centro I www.arrumadinho.com.br

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Ateliê Graciela Scandurra I 3026-1504 I Rua Marcelino Champagnat, 159 I Mercês I www.gracielascandurra.com.br

58

I São Lourenço Beto Batata Água Verde I 3019-6969 I Av. Iguaçú, 3083 I Água Verde Beto Batata Alto da XV I 3262-0840 I Rua Prof. Brandão, 678 I Alto da XV I www.betobatata.com.br Beto Batata Barigui I 3317-6969 I Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 loja174 I Mossunguê Biblioteca Pública do Paraná I 3221-4900 I Rua Cândido Lopes, 133 I Centro I www.pr.gov.br/bpp Bisbilhoteca I 3223-3038 I Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1166 lj A I Bigorrilho I www.bisbilhoteca.com. br Bosque do Papa (Memorial da Imigração Polonesa) I 3313-7194 I Rua Wellington de Oliveira Vianna, s/ nº I Centro Cívico I www.fccdigital.com.br Bossa Nova Bar I 3022-5650 I Rua Senador Xavier da Silva, 210 I Centro Cívico I www.bossanovabar. com.br Botequim Curitiba I 3027-2062 I Av. Vicente Machado, 758 I Centro Botequim Noel Rosa I 3242-4452 I Av. Nossa Senhora Aparecida, 165 I Seminário

Endereços e contatos 1101 I Rua Batista Ganz, s/nº I Mossunguê I www. fccdigital.com.br Casa da Memória I 3321-3230 I Rua São Francisco, 319 I Centro I www.fccdigital.com.br Casa de Artes Paulo Bastos Dias I 3232-3643 I Rua Benvindo Valente, 270 I São Francisco I www. casapaulobastosdias.com.br

Casa Museu Erbo Stenzel I 3255-2049 I Parque São Lourenço, 4700 I São Lourenço I www.fccdigital.com.br

Comunicação Filmes I 3209-9904 I Praça Osório, 205 conj, 503 I Centro I www.comunicacaofilmes. com

Casa Terezinha Bevilaqua - Centro de Artes Cartum I 3274-1186 I Rua General Daltro Filho, 100 I Seminário I www.laquaparla.blogger.com.br

Congresso do Chopp I 3077-4241 I Av. Manoel Ribas, 396A I Mercês I www.congressodochopp. com.br

Catedral Basílica I 3324-5136 I Praça Tiradentes, 31 I Centro

Conservatório de MPB I 3321-3208 I Rua Mateus Leme, 66 I Centro I www.fccdigital.com.br

CenaHum - Academia de Artes Cênicas I 33330975 I Rua Chile, 836 - Bloco 7 - Sala 16 I Rebouças I www.cenahum.com.br

Corcovado Rio.bar.Ctba I 3076-8989 I Al. Cabral, 501 I São Francisco I www.corcovadobar.com.br

Centro Cultural Japonês Tomodachi I 3022-3477 I Rua Jaime Reis, 28 I São Francisco

Ateliê Recanto do Barro I 3264-3368 I Rua Fernandes de Barros, 706 I Alto da XV

Calamengau I 3338-7766 I Rua Roberto Barrozo, 1190 I São Francisco I www.calamengau.com.br

Centro de Cinema I 3023-1096 I Rua Jacarezinho, 215 I Mercês I www.centrodecinema.org

Bar Curityba I 3018-0444 I Al. Presidente Taunay, 444 I Batel I www.barcurityba.com.br

Canal da Música I 3331-7513 I Rua Julio Perneta, 695 I Mercês I www.rtve.pr.gov.br

Bar Doce Lar I 3285-4319 I Av. Nossa Senhora Aparecida, 1117 I Seminário I www.bardocelar.com. br

Capela Santa Maria Espaço Cultural I 3321-2840 I Rua Conselheiro Laurindo, 273 I Centro I www. fccdigital.com.br

Centro de Convivência da Linguagem I 3363-5501 I Av. Nossa Senhora da Luz, 1307 I Hugo Lange I www.bmacomunicacao.com.br

Bar Palanque Marginal I 3362-0520 I Rua Augusto Stresser, 872 I Juvevê I www.palanquemarginal. com.br

Casa Andrade Muricy I 3321-4798 I Al. Andrade Muricy, 915 I Centro I www.pr.gov.br/cam

Bavarium I 3352-4004 I Rua Mateus Leme, 4248

Casa da Leitura Manoel Carlos Karam I 3240-

Clube Harmonia I 8812-6847 I Rua Princesa Isabel, 2191 I Bigorrilho Colégio Estadual do Paraná I 3304-8916 I Av. João Gualberto, 250 I Alto da Glória I www.cep.pr.gov.br

Café Dominguez I 7813-8077 I Rua Al. Dr. Muricy, 1111 I Largo da Ordem I www.cafedominguez.com

Casa da Leitura Augusto Stresser I 3254-6802 I Rua Mateus Leme, 4700 I São Lourenço I www. fccdigital.com.br

Cinemateca I 3321-3252 I Rua Carlos Cavalcanti, 1174 I Centro I www.fccdigital.com.br

Casa João Turin I 3223-1182 I Rua Mateus Leme, 38 I Centro I www.pr.gov.br/turin

Centro Cultural Solar do Barão I 3321-3269 I Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 I Centro I www. fccdigital.com.br

Bar Santa Marta I 3343-2803 I Rua Bispo Dom José, 2030 I Batel I www.santamartabar.com.br

Cia do Abração I 3362-9438 I Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725 I Jardim Social I www.ciadoabracao.com.br

Centro de Criatividade de Curitiba I 3313-7191 I Rua Mateus Leme, 4700 I São Lourenço I www. fccdigital.com.br

Corpo em Movimento I 3323-4942 I Al. Júlia da Costa, 13-G I Centro Crossroads I 3243-3711 I Av. Iguaçu, 2310 I Água Verde I www.crossroads.com.br Empório São Francisco I 3222-0301 I Rua Carlos Cavalcanti, 1138 I São Francisco I www.emporiosaofrancisco.com.br Era só o que faltava I 3342-0826 I Av. República Argentina, 1334 I Água Verde I www.faltava.com.br Espaço 92º I 3308-2792 I Rua Des. Benvindo Valente, 280 I Bom Retiro I www.92graus.com Espaço Cultural Arte da Hora I 3029-0802 I Rua Arquimedes Cruz, 14 I Jardim Social

Centro Europeu I 3222-6669 I Rua Brig. Franco, 1700 I Centro I www.centroeuropeu.com.br

Espaço Cultural Cinevídeo1 I 3223-4343 I Rua Padre Anchieta, 458 I Mercês I www.cinevideo.com.br

Cervejaria da Vila (Bar da Eisenbahn) I 3015-4620 I Rua Mateus Leme, 2631 I Centro Cívico I www. cervejariadavila.com.br

Espaço Cultural Fábrica I 3013-4597 I Rua São Pio X, 430 I Ahú I www.fabricateatral.com.br Espaço Cultural Frans Krajcberg I 3218-2419 I

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Endereços e contatos

59


Rua Eng. Ostoja Roguski, s/nº I Jardim Botânico I www.fccdigital.com.br

Guantanamera Cocina de Cuba I 3039-8118 I Rua Cel. Dulcídio, 540 I Batel

Espaço Cultural Pé no Palco I 3029-6860 I Rua Conselheiro Dantas, 20 I Rebouças I www.penopalco.com.br

Guffo Bar I 3323-8000 I Rua Emiliano Perneta, 924 I Batel I www.guffobar.com.br

Livrarias Curitiba Shopping Palladium I 3330-6777 I Av. Kennedy, 4129 I Portão I www.livrariascuritiba. com.br

Happy Dance I 3252-2642 I Rua Moyses Marcondes, 620 I Juvevê

Mabu Hotéis & Resorts I 3219-6000 I Praça Santos Andrade, 830 I Centro I www.mabu.com.br

Huricane Bar I 3362-0520 I Rua Augusto Stresser, 872 I Juvevê

Mambembe Bar I 3353-2970 I Rua Barão de Guarauna, 550 I Juvevê I www.mambembebar.com.br

ICON Comunicação e Treinamento em Informática I 2105-0663 I Rua Gal. Polli Coelho, 280 I Tarumã

Memorial de Curitiba I 3321-3313 I Rua Claudino dos Santos, 79 I São Francisco I www.fccdigital. com.br

Espaço David Carneiro I 3321-3230 I Rua Brigadeiro Franco, 1826 I Centro I www.fccdigital.com.br Espaço Integração do Ser I 9922-2074 I Rua Agostinho Macedo, 320 I Centro Cívico Espaço Teatro Regina Vogue I 2101-8293 I Av. 7 de Setembro, 2775 loja2004 I Rebouças I www. reginavogue.com.br Espaço Arte e Cultura Brasil Telecom I 3305-4426 I Av. Manoel Ribas, 115 I Mercês Estúdio Aire Flamenco I 3013-6063 I Rua Mal. Deodoro, 2614 I Alto da XV Estúdio Hélio Marvelo I 3027-7212 I Av. Cândido Hartmann, 1897 I Mercês Faculdades Integradas Espírita I 3111-1717 I Rua Tobias de Macedo Júnior, 333 I Santo Inácio I www. unibem.br

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Feitoria Cimples Ócio I 8802-0347 I Rua Miguel Jorge Nasser, 206 I Bacacheri I www.cimplesocio. art.br

60

Endereços e contatos

Igreja Bom Jesus I 3281-7700 I Praça Rui Barbosa, s/nº I Centro John Bull Café I 3222-7408 I Rua Com. Araújo, 489 I Centro I www.johnbullpub.com.br John Bull Music Hall I 3026-5050 I Rua Eng. Rebouças, 1645 I Rebouças I www.johnbullpub.com. br John Bull Pub I 3353-1793 I Rua Mateus Leme, 2204 I Centro Cívico I www.johnbullpub.com.br Layout 80 I 3027-1214 I Rua Eng. Rebouças, 2271 I Rebouças I www.layout80.com.br Letrinhas Casa de Cultura I 3027-7072 I Av. 7 de Setembro, 6234 I Batel I www.letternet.com.br

Fnac ParkShoppingBarigui I 2141-2000 I Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 I Mossunguê I www.fnac.com.br

Livrarias Curitiba - Sede I 3330-6792 I Av. Mal. Floriano Peixoto, 1742 I Rebouças I www.livrariascuritiba.com.br

Folha Seca Bar I 3343-5632 I Rua Petit Carneiro, 394 I Água Verde I www.folhasecabar.com.br

Livrarias Curitiba Parkshopping Barigui I 33305161 I Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 Loja T17 I Mossunguê I www.livrariascuritiba. com.br

Galeria da Caixa I 2118-5232 I Rua Conselheiro Laurindo, 280 I Centro I www.caixacultural.com.br Govardhana I 3254-5657 I Rua Augusto Stresser, 207 I Alto da Glória I www.govardhana.com.br

Livrarias Curitiba Shopping Curitiba I 3330-5181 I Rua Brigadeiro Franco, 2300 Loja 126 I Batel I www. livrariascuritiba.com.br

Guairão I 3304-7900 I Rua Cons. Laurindo, s/nº I Centro I www.tguaira.pr.gov.br

Livrarias Curitiba Shopping Estação I 3330-5118 I Av. 7 de Setembro, 2775 Loja 1108 I Rebouças I www.livrariascuritiba.com.br

Guairinha I 3304-7900 I Rua XV de Novembro, s/nº I Centro I www.tguaira.pr.gov.br

Livrarias Curitiba Shopping Müeller I 3330-5041 I Av. Cândido de Abreu, 127 Loja76 I Centro Cívico I

www.livrariascuritiba.com.br

Menina dos Olhos - Centro Cívico I 3252-9030 I Rua Manoel Eufrásio, 1550 I Centro Cívico MON (Museu Oscar Niemeyer) | 3350-4400 | Rua Marechal Hermes, 999 | Centro Cívico | www.mon. org.br Mondo Birre I 3232-5098 I Rua Cel. Dulcídio, 558 I Batel I www.mondobirre.com.br Muqifo Bar I 3029-3544 I Rua Mateus Leme, 1736 I Centro Cívico MusA (Museu de Arte da UFPR) I 3310-2603 I Rua XV de Novembro, 695 I Centro I www.proec.ufpr.br Museu A Vida do Papel de Bala I 3365-5406 I Rua Alceu Guadagnin, 71 I Cajuru Museu Alfredo Andersen I 3323-5148 I Rua Mateus Leme, 336 I Centro I www.pr.gov.br/maa Museu de Arte Contemporânea do Paraná I 33235337 I Rua Des. Westphalen, 16 I Centro I www. pr.gov.br/mac Museu de Arte Sacra I 3321-3265 I Largo da Ordem, s/nº I Centro I www.fccdigital.com.br Museu do Expedicionário I 3362-8231 I Praça do Expedicionário, s/nº I Alto da XV I www.pr.gov.br/ seec/museus_expedicionario Museu Ferroviário de Curitiba (Shopping Estação) I 2101-9000 I Av. 7 de Setembro, 2775 I Rebouças I www.shoppingestacao.com

Museu Paranaense I 3304-3300 I Rua Kellers, 289 I Centro I www.museuparanaense.pr.gov.br Oito Tempos Escola de Dança (Unidade Barão) I 3232-0192 I Rua Barão do Rio Branco I Centro I www.oitotempos.com.br Oito Tempos Escola de Dança (Unidade Carlos de Carvalho) I 3232-0192 I Rua Carlos de Carvalho, 369 I Centro I www.oitotempos.com.br Paralelo Centro de Artes Visuais I 3076-2604 I Rua Cons. Araújo, 315 I Centro I http://paralelocentro.com.br Parkshopping Barigui I 3317-6150 I Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 I Mossunguê I www.parkshopping.com.br Picanha Brava I 3244-1919 I Av. Iguaçu, 3108 I Água Verde Pizza Mais I 3262-5555 I Rua Itupava, 828 I Hugo Lange Pulse I 3324-3015 I Rua Nunes Machado, 29 I Centro Realejo Culinária Acústica I 3311-1156 I Rua Cel. Dulcídio, 1860 I Água Verde Rua da Cidadania - Regional Bairro Novo I 32894988 I Rua Tijucas do Sul, 1700 I Bairro Novo I www.fccdigital.com.br Rua da Cidadania - Regional Boa Vista I 33562566 I Av. Paraná, 3600 I Boa Vista I www.fccdigital.com.br Rua da Cidadania - Regional Boqueirão I 32766016 I Praça do Carmo, s/nº I Boqueirão I www. fccdigital.com.br Rua da Cidadania - Regional Cajuru I 3361-2302 I Rua Luiza França, 2032 I Cajuru I www.fccdigital. com.br Rua da Cidadania - Regional CIC I 3212-1523 I Rua Manoel Woldomiro de Macedo, 2460 I CIC I www.fccdigital.com.br Rua da Cidadania - Regional Matriz I 3321-3341 I Praça Rui Barbosa, s/nº I Centro I www.fccdigital.

Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Endereços e contatos

61


Endereços e contatos com.br Rua da Cidadania - Regional Pinheirinho I 32121513 I Rua Winston Churchill, 2033 I Pinheirinho I www.fccdigital.com.br Rua da Cidadania - Regional Portão I 3245-1100 I Rua Carlos Klemtz, 00 I Portão I www.fccdigital. com.br Rua da Cidadania - Regional Santa Felicidade I 3374-5018 I Rua Santa Bertila Boscardim, 213 I Santa Felicidade I www.fccdigital.com.br Santa República I 3272-1158 I Av. Manoel Ribas, 5692 I Santa Felicidade I www.santarepublica.com.br Santillana del Mar I 3308-7004 I Av. República Argentina, 1649 I Água Verde I www.santillanaloungebar.com.br

Teatro da Caixa I 2118-5232 I Rua Conselheiro Laurindo, 280 I Centro I www.caixacultural.com.br Teatro da Reitoria I 3360-5066 I Rua XV de Novembro, 1299 I Centro I www.teatrodareitoria.ufpr.br Teatro Damaceno I 3223-3809 I Rua 13 de Maio, 991 I Centro Teatro de Bonecos do Dr. Botica I 3322-2775 I Av. 7 de Setembro, 2775 I Rebouças I www.teatrodebonecosdrbotica.com.br Teatro do Paiol I 3213-1340 I Praça Guido Viaro, s/ nº I Rebouças I www.fccdigital.com.br Teatro Lala Schneider I 3232-8108 I Rua 13 de Maio, 629 I Centro I www.teatrolala.com

Sesc da Esquina I 3304-2222 I Rua Visconde do Rio Branco, 969 I São Francisco I www.sescpr.com.br

Teatro Odelair Rodrigues I 3222-1758 I Av. 7 de Setembro, 2434 I Centro I www.alamedaciateatral. blogspot.com

Shopping Estação I 2101-9354 I Av. 7 de Setembro, 2775 I Rebouças I www.shoppingestacao.com Slàinte Isrish Pub I 3026-8701 I Rua Pres. Taunay, 435 I Batel I www.slainteirishpub.com.br Slaviero Full Jazz Hotel I 3312-7000 I Rua Silveira Peixoto, 1297 I Batel I www.hoteisslaviero.com.br Curitiba Apresenta / Janeiro 2009

Teatro Cultura I 3224-7581 I Praça Garibaldi, 39 I Centro

Sesc Água Verde I 3342-7577 I Av. República Argentina, 944 I Água Verde I www.sescpr.com.br

Sheridan´s Irish Pub I 3343-7779 I Av. Bispo Dom José, 2315 I Batel

62

Teatro Barracão EnCena I 3223-5517 I Rua 13 de Maio, 160 I Centro

Soho Underground I 3019-4220 I Rua Visconde do Rio Branco, 870 I Centro I www.sohounderground. com.br

Teatro Reikrauss Benemond I 3323-5658 I Praça Tiradentes, 106 I Centro The Basement Pub I 3324-8678 I Rua Carlos Cavalcanti, 1188 I Centro I www.poraorockclub.com.br Trip Circo I 3018-8430 I Av. 7 de Setembro, 2618 I Rebouças I www.tripcirco.com.br Tsé Tsé I 3013-6177 I Rua Buenos Aires, 49 I Batel I www.tsetse.com.br TUC (Teatro Universitário de Curitiba) I 3321-3312 I Largo Coronel Enéas, 00 I Centro I www.fccdigital. com.br

Studio Botteri I 3332-0231 I Rua Santo Antônio, 41 I Rebouças I www.studiobotteri.com.br

Venda Armazém & Boteco I 3016-0428 I Rua José Sabóia Cortês, 153 I Centro Cívico

Stúdio de Arte Ana Knapik I 9194-0468 I Visconde de Guarapuava, 3067 ap 102 I Centro I http:// arteknapik.multiply.com

Zapata Mexican Bar I 3352-9097 I Rua José Sabóia Cortes, 383 I Centro Cívico I www.zapatamexicanbar.com.br

Taj Bar I 3343-4467 I Rua Bispo Dom José, 2260 I Batel I www.tajbar.com.br

As programações estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.


GUIA CURITIBA APRESENTA - nº19 - janeiro de 2009  

JANEIRO 2009 CURITIBA APRESENTA - nº19 - janeiro de 2009 | Distribuição Gratuita

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you