Fontes de Energia para Secagem de Café

Page 10

produção mundial deste energético. Acredita-se que as principais razões para esse fato se devam ao processo usualmente adotado na produção do carvão, que, além de primitivo, demanda tempo e mão-de-obra; à pouca disponibilidade de tecnologia de baixo custo para a gaseificação do carvão vegetal em pequenas fornalhas; e ao desconhecimento das vantagens deste material como combustível para a secagem de produtos agrícolas no Brasil. Com o desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de carvão vegetal in loco (forno contêiner), juntamente com a concepção de novas fornalhas para emprego deste combustível (Figura 3), deverá ser incrementado o uso deste energético na secagem de produtos agrícolas, tendo em vista seu elevado poder calorífico, boa qualidade do ar de secagem e a possibilidade de aproveitamento dos resíduos oriundos da própria lavoura de café (recepa) para produção de carvão.

Figura 3 – Fornalha a carvão vegetal desenvolvida na UFV/DEA. O poder calorífico do carvão vegetal está associado à temperatura de carbonização. À temperatura de carbonização de 400°C, o poder calorífico inferior é de 7.417 kcal.kg-1. A densidade a granel varia em função da madeira que lhe deu origem, apresentando valor médio de 220 kg.m-3. As madeiras mais duras fornecem carvões mais densos, que são naturalmente os melhores. Os carvões leves, porosos, não carbonizados completamente, ardem com chama luminosa, enquanto os pesados dão chamas curtas, apenas luminosas, e depois seguem ardendo ao ar sem chamas. Quanto maior a proporção de carbono do carvão, maior seu poder calorífico. O carvão, por ser muito friável, produz muitos finos, devido à sua quebra durante a produção, o transporte e o manuseio, chegando a 20% do total produzido. A compactação de finos de carvão através da utilização de ligantes permite a obtenção de briquetes de elevado poder calorífico, que, quando usados em fornalhas do tipo apresentado na Figura 3, conferem a estas elevada autonomia e combustão com máxima produção de energia.

9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.