ARMAZENAMENTO DE FRUTAS E HORTALIÇAS

Page 11

Capíítulo 18

Armazename A ento de Fruttas e hortalliças

Como o etileno podde estimularr um fruto a iniciar a seenescência, acredita-se que frutoos jovens poodem conteer um inibiddor de etileeno, ou a innsensibilidaade dos teccidos evitaa sua ação coomo hormôônio estimullante da sen nescência.

Figu ura 3 – Cou uve flor e ab bacaxi em adiantado a estado e de senescênciaa. 6. PE ERDA DE ÁGUA Á O fruto perde águaa, diminuinndo seu vollume, durannte os períoodos quenttes e secoss do dia, mas, m se aindda estiver preso p à árv vore, recupeerará a umiidade duran nte a noitee. Depois da d colheita, o processoo de transpiiração contiinua, porém m não há co omo recupperar a águaa. Esse fenôômeno faz com c que ass condições inadequadaas de transp porte e de armazenageem afetem seriamente s o valor econômico do fruto, especcialmente see for venddido com baase no pesoo. Para com mpensar algu uma perda de d peso devvida à perd da de águaa, não alteraando o peso comerciaal mínimo exigido e porr caixa, o pprodutor deverá coloccar maior quuantidade de d frutas em m cada caixaa. Como a grande maiioria dos proodutos pereecíveis contém de 75 a 95% de ág gua e sua umidade u relativa, nos espaços inttercelularess, é próximaa a 100%, o vapor d'áágua tendee a escapaar dos teciddos dos frrutos para o meio am mbiente, coomo ocorree no armaazenamento de grãoos muito úmidos. Uma U transspiração exxcessiva pode p a aparência das fru compprometer seriamente s utas, tornanndo-as enruugadas e com colorração opacaa. A perda de d água tam mbém afeta a firmeza dos d frutos e das hortaliiças, os quuais se apreesentam fláácidos, moles ou murcchos, reduziindo substaancialmente seu valorr comercial,, principalm mente para consumo c ao natural. O peso perdido p durrante o armaazenamento o dependeráá, dentre ouutros fatoress, do tipo, tamanho, composição c o, estrutura e temperatu ura do frutoo e, ainda, dda temperattura, umiddade relativva e velociddade do ar de armazen namento. A Tabela 4 mostra a perda aproxximada dee peso paara algumas frutas, em conddições recoomendadas de armaazenagem. Como oss frutos com m maior tem mperatura teendem a perrder mais um midade, é regra r prática resfriá-loos rapidameente, usandoo alta velocidade do arr de resfriam mento, águaa fria g e arm mazená-los com o arr a uma velocidade v suficiente para manteer a ou gelo, tempperatura uniiforme. Com mo visto annteriormente, e à semeelhança do que ocorree em armaazenamento de grãos (capítulo ( 4 - Qualidad de dos Grãoos), o fruto também perde S Secagem e Armazenage A em de Produutos Agrícolas

509


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.