Issuu on Google+

Projeto VI Professores: Guilherme Xavier e Bรกrbara Necyk

Alunos: Gustavo Fukumoto e Julia Lacerda


Resumo

Apesar de haver um tema pré-definido para ser trabalhado no Projeto VI: As questões socioambientais do Rio de Janeiro, conseguimos depois de uma extensa pesquisa, encontrar uma oportunidade para desenvolver um projeto com um objetivo possível de ser alcançado. Nosso projeto apesar de ser de Mídia Digital, a criação de um site/rede social, demandou muito da área de comunicação visual. No próprio visual do site, como na criação do logotipo e da logomarca. Na comunidade criada, o usuário pode postar fotos e vídeos de acontecimentos que perturbam a ordem social, e discutir outros postados por outros usuários, além de poder compartilhar dúvidas e sugestões e criar grupos de acordo com suas afinidades em prol de melhorar a sociedade.


Introdução

Os problemas socioambientais da cidade do Rio de Janeiro


Objetivo

Desenvolver um projeto que aborde: A falta de punição para o descaso com o meio ambiente. E a falta de atitude da sociedade.


Levantamento de Dados Lixo nas praias

Indignação dos freqüentadores da praia

A influência das novas tecnologias na sociedade de consumo

Choque de Ordem


Metodologia 1. Pesquisa: • • • •

Questões socioambientais Os cariocas e o ambiente urbano Choque de Ordem Sugestões e reclamações

2. Análise dos dados relevantes 3. Pesquisa de Mídias: • •

Computadores Celulares

4. Foco do projeto 5. Criação da Logomarca e do Logotipo 6. Pesquisa de Redes Sociais • • • • •

Orkut Facebook Thesixtyone Foursquare Ning

7. Desenvolvimento da Comunidade 8. Fluxograma de telas 9. Criação das Telas 10. Teste de Usabilidade


Nuvem de Palavras


Geração de Alternativas

Jogo Temático

Aplicativo e/ou Site Flagra

Dois Gritando

WikiHow

Yahoo! Respostas


Alternativa Final

Criação de uma comunidade/rede social. Um espaço para compartilhar “flagras” e discutir questões sociais.


Desenvolvimento da Alternativa Final


Desenvolvimento da Alternativa Final


Solução Final


Solução Final


Teste de Usabilidade

TrĂŞs testes simples cronometrados

1. Se cadastrar 2. Participar de um grupo 3. Comentar no grupo escolhido


Telas Finais


Telas Finais


Telas Finais


Conclusão Este é um projeto, que em si, não cria resíduos físicos para o meio ambiente. O site para existir se baseia na internet, ou seja, vários computadores interligados ao redor do mundo, o único gasto, além de tempo é de energia. Já a produção desses computadores e das câmeras que registram o momento do “flagra”, essa sim causa resíduos, mas a produção desses aparelhos não acontece por causa da criação de nosso produto. O único resíduo direto causado pelo site é poluição virtual. Como desdobramento, é possível que o site forme parcerias não só com outras comunidades, mas também com empresas, até mesmo com o governo. Seria uma forma de mostrar as pessoas que este é um projeto sério, para ser levado para frente e que se utilizado da maneira correta pode causar muito "barulho“.


Bibliografia e Referências Bibliográficas FAUST, André. Hackers.gov. Revista Exame, Rio de Janeiro, 2010.

Edição 968, n. 9, págs 124-125-126, 19 de Maio de

Site Megafone Urbano. Disponível em: < www.megafoneurbano.ning.com/ Acesso em: 5 de Junho de 2010 Questionário – Flagra. Disponível em: http://www.quizyourfriends.com/takequiz.php?id=1005112106085952&a=1& Acesso em : 11 de Maio de 2010 Porque investir em mídias sociais. Disponível em: < http://agenciawebadvisor.wordpress.com/tag/ibope-nielsen-online/ Acesso em: 20 de Junho de 2010 Redes sociais, porque investir. Disponível em: < http://www.parana-online.com.br/colunistas/201/76251/ Acesso em: 20 de Junho de 2010 A classe C hoje manda e desmanda na internet. Disponível em: http://agenciawebadvisor.wordpress.com/2009/10/19/a-classe-c-hoje-manda-e-desmanda-na-internet/ http://info.abril.com.br/noticias /mercado/arrombaram-a-web-13102009-3.shl Acesso em: 20 de Junho de 2010 Teste de Usabilidade. Disponível em: http://www.testeusabilidade.com.br/ Acesso em: 20 de Junho de 2010


Bibliografia e Referências Bibliográficas Redes Sociais. Disponível em: http://www.orkut.com.br e http://www.facebook.com e http://www.twitter.com Rede Social Ning. Disponível em: http://www.ning.com Paletas de cor. Disponível em: http://www.kuler.adobe.com Petições. Disponível em: http://www.avaaz.org/po/ Information Is Beautiful. Disponível em: http://www.informationisbeautil.net/ SACSP. Disponível em: http://www.sacsp.org.br/ Dois Gritando. Disponível em: http://www.doisgritando.com.br/ The Sixtyone. Disponível em: http://www.thesixtyone.com/ You Tube. Disponível em: http://www.youtube.com/ Flickr. Disponível em: http://www.flickr.com/ Ask 500 People. Disponível em: http://www.ask500people.com/


Megafone Urbano