Jornal Tribuna Popular 4 anos!

Page 2

Setembro/Outubro 2012- ANO II

Página 2

11 de Outubro dia do Deficiente Físico Será uma data que representa comemoração ou está mais para o lado da reivindicação? Mais do que uma data, este dia representa a possibilidade de reflexão de todos os setores da sociedade sobre o tema. As pessoas com deficiência ainda enfrentam inúmeras dificuldades desde a locomoção, educação e preconceito pela falta de informação. O preconceito infelizmente aparece em diferentes maneiras: em um olhar, uma palavra mal expressada, a falta de tolerância. As barreiras físicas também expressam preconceito no sentido de mostrar que a rua o transporte, as lojas em muitos casos não estão preparados para receber uma pessoa com deficiência. Isso pode resultar afastando ainda mais a pessoa do convívio social. Nesse sentido vale lembrar que: “Deficiente não é a pessoa que apresenta diferenças físicas, mentais ou sensoriais, deficiente é qualquer pessoa que não está apta para desempenhar função fora do seu conhecimento e de seu alcance”. A deficiência não modifica o ser em sua essência, apenas o limita em alguns aspectos. A ideia é sensibilizar a todos para que sejam promovidas mudanças no que diz respeito à acessibilidade, que ainda apresenta grandes níveis de dificuldades para as

25 de Setembro, dia Nacional do Trânsito Nossa Homenagem aos coordenadores de trânsito do nosso município e a todos aqueles que fazem um pouquinho por um mundo melhor.

pessoas com deficiência que se utilizam de cadeira de rodas. Cada pessoa é única em seu modo de pensar, querer e sentir. Portanto não se deve igualar as pessoas por suas características, mas respeitar seu direito de ser diferente.A sociedade geralmente esquece que as pessoas com Equipe Semutrans. Secretário José Messias. Silvio- Léo- Carlos Henriquedeficiência são consumidoras Mauro- Adilson- Eraldo- Fernando- Rogério -Alberto também e que necessitam de adaptação para entrar nos estabelecimentos. A luta pelos direitos Padroeira da cidade Embu Guaçu que deveriam ser cumpridos é contínua, sem fim, pois, acima de A vida da santa Teresa de Lisieux, ou santa Teresinha tudo, representa a luta de seres do Menino Jesus e da Sagrada Face, seu nome de humanos. Cidadãos que devem ter religiosa e como o povo carinhosamente a prefere seus direitos cumpridos e respeichamar, marca na história da Igreja uma nova forma tados. Muito se fala sobre inclusão, de entregar-se à religiosidade. mas na realidade pouco se vê o No lugar do medo do "Deus duro e vingador", ela interesse em realizá-la por meio coloca o amor puro e total a Jesus como um fim em si mesmo para toda a existência eterna. Sua vida foi de políticas públicas que resultem breve, mas plena de dedicação e entrega. em uma melhor infraestrutura e Francesinha, que nasceu em Aliçon 1873, e morreu qualidade de vida social, cultural no ano de 1897. com apenas 24 anos de idade. do cidadão deficiente. O texto foi Menina ainda, disse na manhã de sua morte: “eu baseado da apostila (como lidar não me arrependo de me ter abandonado ao amor. com pessoas) Santa Terezinha não só descobriu no coração da Igreja que sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Terezinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, com a autorização do Papa e sua vida passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus. Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus, pela salvação das almas, e na intenção da Igreja. Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o pai, livre igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus, e tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou a pequena via da infância espiritual. O mais profundo desejo do coração de Terezinha era ter sido missionária “desde a criação do mundo, até a consumação dos séculos”. Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia “História de uma alma”, e como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra. Proclamada principal padroeira das missões em 1927, padroeira secundária da França em 1944, e Doutora da Igreja, que nos ensina o caminho da santidade pela humildade em 1997, na data do seu centenário. ela mesma testemunha que a primeira palavra que leu sozinha foi: “ céus “; agora a última sua entrada nesta morada, pois exclamou : “ meu Deus, eu vos amo...eu vos amo “.

1º de outubro, dia de Santa Teresinha


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.