Page 1

Ano II - edição #9 - Maio / Junho 2010 - distribuição gratuita

Copa do Mundo Estádios e tabela de jogos

Capa

Cidade Center Norte

Moda

Dicas para afinar a silhueta


Editorial Nesta nona edição da revista São Paulo Bairros, trazemos em nossa matéria de capa a Cidade Center Norte. História e concepção do Shopping Center Norte - determinante para o crescimento da nossa querida zona norte, Lar Center - o primeiro shopping especializado em decoração do Brasil, Novotel - um hotel de categoria superior, Expo Center Norte - um amplo espaço para feiras e eventos. A construção desta “Cidade” certamente foi uma decisão visionária! Em clima de Copa do Mundo, criamos na revista uma tabela de jogos, estádios e cidades e ainda um espaço para você, leitor, anotar e acompanhar os resultados dos jogos. Já que o assunto é esporte, veja a matéria “exercite-se até dentro da água” e descubra os benefícios da hidroginástica para homens, mulheres, jovens e idosos. Mas não se esqueça de fazer uma avaliação física antes! Aproveite também a matéria de moda “dicas para afinar a silhueta”. Nela, a nossa consultora dá dicas de como usar as curvas ao seu favor. E muito mais! Matérias com dicas para o seu dia a dia: Alimentos e Bebidas - curta as festas Juninas sem culpa, sem exageros e com muita dança; Animais e Pet-Shop - Calopsita topetuda sim… agressiva não; Autos e Acessórios - evite dores de cabeça; Casa e Decoração - conheça algumas dicas para organizar sua casa e deixála irresistível; Colunistas - carreira e saúde da Mulher… No espaço sócio e ambiental SP Verde, recentemente criado, destacamos os “Doutores da Alegria, um verdadeiro exemplo de trabalho responsável que, através da “palhaçada” inteligente, ajuda a reverter a doença do mundo em que vivemos. Alegria!

Expediente Diretor Responsável Fábio Jorge fabio@saopaulobairros.com.br

Administrativo Reinaldo Moreira rmoreira@saopaulobairros.com.br

Colaboradores Amanda Poldi amanda@saopaulobairros.com.br Amaral Junior emailamaral@terra.com.br

Projeto Gráfico / Publicidade Fábio Jorge fabio@saopaulobairros.com.br Fernando Alves Silva fernando@saopaulobairros.com.br

Fotografia Vinicius Buarque vinicius@vbfotografia.com

Tiragem

20.000 Exemplares

Por fim, queremos contar aos nossos leitores que, a partir desta edição, utilizaremos papel com certificação FSC “Forest Stewardship Council”, “Conselho de Manejo Florestal”. É a São Paulo Bairros comprometida com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

A Revista São Paulo Bairros é uma publicação da: Famatech Publicidade e Soluções Internet

Momento... Eu segurei muitas coisas em minhas mãos, e eu perdi tudo; Mas tudo o que coloquei nas mãos de Deus eu ainda possuo. (Martin Luther King)

End.: Av. General Ataliba Leonel, 2680 Sala 13 Parada Inglesa/SP - São Paulo

Boa Leitura e até a próxima! Fábio Jorge

A revista São Paulo Bairros não se responsabiliza pelas opiniões emitidas nesta edição. O conteúdo dos anúncios publicados na revista São Paulo Bairros é de total responsabilidade dos anunciantes. Dúvidas, críticas e sugestões envie email para: falecom@saopaulobairros.com.br

www.saopaulobairros.com.br

Anuncie: (11) 2099-0674


Índice

44

18 Capa

Moda

Estádios e tabela de jogos

Cidade Center Norte

Dicas para afinar a silhueta

Copa do Mundo

Casa e Decoração 24 Regras de ouro para ter uma casa

Academias e Esportes 10 Hidroginástica

38

Imóveis e Empreendimentos 36 Serviços terceirizados

Irresistível

Alimentos e Bebidas 12 Aproveite as delícias de São João,

Colunistas 28 Carreira e Saúde da Mulher

Saúde e Bem-Estar 40 Vencendo o Cigarro

Cultura 30 Centro Cultural de São Paulo

SP.Verde - Sócio e Ambiental 42 Higiene sem produtos de limpeza

sem culpa!

Animais e Pet-Shop 14 Calopsita é a ave australiana que

pode até aprender a falar

Autos e Acessórios 16 Reparo - Fuja do problema

Doutores da Alegria

Estética e Beleza 32 Como acabar com as olheiras

Gastronomia 34 Culinária Italiana

www.saopaulobairros.com.br

Anuncie: (11) 2099-0674

Momento.... 50 Martin Luther King


Academias e Esportes

Hidroginástica Exercite-se até dentro da água. A Hidroginástica melhora a capacidade aeróbia, resistência cardiorrespiratória, força muscular, flexibilidade e o bem estar geral, além de queimar muitas calorias - em média 400 calorias em 1 hora. Dores nas costas e articulações como joelhos e tornozelos, são normais depois de algum tempo praticando exercícios, o nosso corpo começa a sentir os efeitos do impacto. Se o seu corpo está se ressentindo, não é preciso parar de fazer atividades e sim descobrir algumas alternativas para continuar em forma. Uma boa alternativa são os exercícios aquáticos. Mesmo que você não goste de nadar ou não saiba, ainda assim, dá para praticar a hidroginástica, pois a maior profundidade que você vai ter que encarar será até os ombros. Seu rosto vai ficar borrifado, mas você não vai se afogar porque não terá que mergulhar a cabeça na água. A hidroginástica pode ser praticada por homens, mulheres, jovens e idosos que buscam se exercitar; pessoas ocupadas e que tem pouco tempo para fazer exercícios, atletas em treinamento, gestantes, pessoas que estão se recuperando de alguma lesão, magros, gordos, pessoas com algum tipo de deficiência e aqueles que querem uma outra opção para os seus programas normais de exercícios.

Os efeitos das propriedades da água em nosso corpo são:

São Paulo bairros

Temperatura

10

Uma das características mais óbvias da água é a sua temperatura. A faixa entre 25º C e 29º C (se a temperatura for muito baixa pode ocorrer a hipotermia - pela queda de temperatura, se for alta pode causar moleza) é confortável para a hidroginástica, mas se for usada como hidroterapia e com fins terapêuticos, a temperatura pode ser outra. A exposição à água na temperatura adequada para a hidroginástica aumenta as qualidades elásticas dos nossos músculos, ajudando a ampliar a nossa faixa de movimento, prevenindo danos aos músculos

devido também ao relaxamento que a água oferece.

Pressão A contribuição básica da pressão da água é que ela estimula a circulação e faz o aparelho respiratório trabalhar mais. Estes efeitos aumentam a sobrecarga do corpo, melhorando a resistência muscular.

Flutuação Pessoas com excesso de peso ou com problemas específicos que dificultam o movimento em terra, descobrem que a flutuação permite que estas pessoas possam se exercitar com facilidade, pois um corpo imerso num fluído é sustentado por uma força igual ao peso do fluído deslocado pelo corpo. É por isso que você flutua na água. A flutuação também evita o impacto nas articulações.

Resistência A água oferece uma resistência ao movimento, produzindo um efeito de sobrecarga, como se você estivesse trabalhando com pesos. Esta resistência é notada deslocando o braço com a palma da mão aberta pela água.

Massagem Este é um benefício agradável que a hidroginástica pode oferecer através da resistência e pressão da água sobre as partes do corpo. Além do efeito suavizante sobre os músculos, a massagem oferecida pela água ajuda a aumentar a circulação periférica do sangue e evita que a pessoa fique dolorida depois. A hidroginástica é uma atividade divertida, onde há uma grande interação durante a aula com outras pessoas onde até aqueles que são envergonhados acabam se soltando e eliminando a inibição. Exercícios aquáticos são ótimos para ajudar na reabilitação, onde as atividades podem ser adaptadas às necessidades individuais, pois as qualidades terapêuticas da água podem ajudar e muito no processo de cura. Mas é sempre importante fazer uma avaliação física antes de iniciar as atividades. Fonte: Vila Equilíbrio


Alimentos e Bebidas

Aproveite as delícias de São João, sem culpa! Curta as Festas Juninas sem culpa! O segredo é controlar o consumo, não exagerar nas porções e dançar um pouco para gastar calorias. As Festas Juninas são comemoradas no mundo todo. De origem européia, elas fazem parte de uma antiga tradição pagã que celebra o Solstício de Verão, que ocorre entre os dias 20 e 21 de junho. No Solstício de Verão, o sol atinge seu ponto mais alto no céu, caracterizando o dia mais longo do ano. No Brasil as Festas Juninas tiveram grande influência religiosa das festas em homenagem aos santos portugueses, principalmente Santo Antônio, São João e São Pedro. No Nordeste, as comemorações impulsionam o turismo e a economia da região. Bandeirinhas, quadrilha, fogueira, fogos de artifício, roupas divertidas e muita música. Todo esse clima encanta, mas, sem sombra de dúvida o ponto alto das Festas Juninas são as comidas típicas. Curau, pamonha, arroz-doce, milho-verde, pé de moleque, pipoca, batata-doce, bolo de fubá... E quem resiste a uma paçoca? Apesar de extremamente saborosas, todas essas guloseimas possuem elevado valor calórico.

São Paulo bairros

Ainda bem que, apesar do excesso de calorias, os ingredientes principais dessas receitas são ricos em nutrientes.

12

O milho, por exemplo, possui ótimos teores de fibras e vitamina B1 (Tiamina).

A batatadoce é excelente fonte de vitamina A na forma de betacaroteno (um potente antioxidante).

boas quantidades de minerais, principalmente magnésio e potássio.

Mas e o excesso de calorias? Como fica? A dica da nutricionista Maria Fernanda Elias Llanos* para garantir a diversão sem ganhar aqueles indesejáveis quilinhos extras, é controlar o consumo e as porções. Ou seja, você até pode se render a um bolo de fubá quentinho, contanto que não exagere. Segundo a nutricionista, a porção ideal para uma pessoa que não quer extrapolar, varia de acordo com sexo, idade e intensidade de atividades físicas que a pessoa desempenha. Com tantas variantes, o conselho acaba sendo um só para todos: usar o bom senso e não deixar a gula dominar. Os produtos light, com menores teores de açúcares e gorduras, também são uma boa opção para receitas menos calóricas. E se você achar que exagerou um pouquinho, aqui vai outra dica da nutricionista Fernanda: dance! A dança é uma atividade aeróbica e ajuda a queimar muitas calorias. * Maria Fernanda Elias Llanos é Nutricionista e Mestre em Nutrição e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).

O amendoim, por sua vez, fornece Fonte: Nestlé


Animais e Pet-Shop

Calopsita é a ave australiana que pode até aprender a falar Topetuda, sim...... agressiva, não. É só uma questão de saber lidar com ela. E aí, a calopsita, esta australiana cheia de plumas, vira uma companhia pra lá de amigável Ìndependente por natureza, a calopsita não gosta de viver engaiolada. A menos que o dono a acostume desde filhote assim, reclusa. Mas, no caso, se um dedo atrevido se insinuar por entre as grades para arriscar um carinho em seu topete, é de esperar uma boa bicada. O comportamento da calopsita reflete o tratamento que ela recebe, explica Marta Brito, veterinária do Ambulatório de Aves da Universidade de São Paulo. Se ninguém lhe dá atenção, ela fica nervosa mesmo e pode até atacar. Daí a fama de hostil.

São Paulo bairros

No entanto, se o dono tiver paciência para treinála, vai se surpreender com suas habilidades. Mais do que cantar e assobiar, algumas até aprendem a falar, tal sua capacidade de imitar sons.

14

Para que ela circule pela casa sem perigo de voar para bem longe, é preciso cortar a parte interna de uma das asas procedimento que, bem entendido, só o veterinário pode fazer. E então, no máximo, ela vai ensaiar pequenos vôos rasantes. A calopsita que normalmente tem pelagem branca,

amarela ou cinza vive em média dez anos. Os cuidados que ela requer são básicos. Em geral, basta uma visita anual ao consultório, diz o veterinário Celso Martins, da Universidade Metodista, em São Paulo, especialista em aves. Isso, em parte, explica por que anda cada vez mais comum ver gente desfilando por aí com a ave encarapitada no ombro.

Cuide bem dela Providencie uma bacia de barro envernizado, com 5 cm de altura e 15 cm de diâmetro, para o banho. Lave diariamente o viveiro, o bebedouro e o comedouro com água e sabão. Se quiser que sua calopsita fique solta, evite objetos pequenos e brilhantes espalhados pelo caminho, porque eles despertam a sua curiosidade e acabam ingeridos. Um é pouco, dois é bom. Sua calopsita vai gostar de ter uma companheira para não se sentir solitária. Ofereça ração para aves (existe uma exclusiva para a calopsita, mas não é fácil de encontrar), além de frutas e legumes crus. Fonte: Eliane Moraes


Há 5 anos no mercado! Serviços: Acessórios | Filhotes | Peixes | Rações | Veterinário Aberto todos os dias de segunda à sábado e feriados das 9h às 21h. Aos domingos das 9h às 14h. End.: Av. Nova Cantareira, 3470 | Av. Santa Inês, 418 Tel.: 11 2233-7373 (Nova Loja) site: www.consuladodaracao.com.br | e-mail: consulado@consuladodaracao.com.br


Autos e Acessórios

Reparo - Fuja do problema Não importa se a oficina é de confiança, antes de autorizar o conserto do veículo é preciso ter um orçamento com prazo de entrega e depois nota fiscal do serviço O ditado popular assegura que o combinado não sai caro. Ao contratar os serviços de uma oficina mecânica, é preciso se precaver para evitar dores de cabeça. Ao buscar seu veículo, o proprietário deve exigir uma nota fiscal ou ordem de serviço que assegure a garantia das peças e do serviço.

Olhos de lince Saiba o que pode ser observado para saber se a oficina tem condições mínimas para garantir o serviço

Legalidade do estabelecimento • Conferir os seguintes documentos, que devem estar afixados em lugares acessíveis aos clientes:

• Alvará de funcionamento: se não tiver, a oficina pode sofrer um embargo, e tudo que está lá dentro ficará retido.

• Alvará do Corpo de Bombeiros: é a garantia de

que aquele imóvel está preparado para o combate a algum incêndio, com hidrantes e extintores.

Seguros • Os seguros disponíveis e necessários para as

Cuidados • É importante que seja feita uma lista que identifique

os danos da carroceria e o estado de funcionamento de alguns acessórios.

• O veículo deve ser protegido com capas nos bancos

e filme plástico no volante, manopla de câmbio e freio de estacionamento, se for o caso.

Estrutura física • Espaço adequado para o cliente estacionar o veículo até ser atendido.

• Á áreas específicas para a realização de cada serviço.

• Recepção . • Sala de espera . • Área produtiva, onde ficam as bancadas, ferramentas, elevadores etc. O cliente deve ter acesso visual a esse espaço, mas não deve entrar para não correr o risco de se machucar.

• Escritório • Estoque • Ferramentas básicas para os serviços específicos

São Paulo bairros

oficinas mecânicas devem englobar os veículos e o imóvel. Caso aconteça algum revés, é uma garantia para o cliente e para a oficina. A apólice de seguro,

com sua vigência, deve estar à disposição do cliente.

16

Fonte: Vrum


Cidade Center Norte

Capa

Histórico da concepção do Shopping Center Norte A concepção do primeiro empreendimento, Shopping Center Norte, nasceu da visão empreendedora de Curt Walter Otto Baumgart, que teve como idéia o Bazar de Istambul, onde praticamente todo o comércio da cidade se concentra num único local, facilitando a vida dos comerciantes e da população consumidora. Construtivamente o Shopping Center Norte teve suas ruas e alamedas inspiradas no desenho da parte central da cidade de São Paulo (Centro Velho). A arquitetura plana, com um piso único, foi projetada de forma a facilitar a circulação do público e incorporou a iluminação natural como elemento fundamental. O conceito básico, sempre centrado nos seus dois públicos – visitantes e lojistas – foi o da facilidade. Facilidade de acesso, de entrar e sair, de amplo estacionamento, de se locomover internamente, de encontrar produtos, serviços e lazer, de ter ampla oferta de preços e excelente qualidade de atendimento.

São Paulo bairros

A importância da Cidade Center Norte como um pólo gerador de negócios para o desenvolvimento não só do bairro de Vila Guilherme e da Zona Norte da cidade, mas para São Paulo toda, foi apresentado em julho de 2006 como único case latino-americano escolhido entre 400 inscritos, no Congresso Internacional da “Leisure Studies Association Conference 2006” em Bristol (UK), com o tema “Making Space”, abrigado na University of West of England, pela Profª Ana Paula G. Spolon, mestranda da FAU/USP, sob o título “Reestruturação

18

e Renovação Urbanas – Esquecendo o Passado, Construindo o Futuro: o caso da Cidade Center Norte, em São Paulo / Brasil”.

Shopping Center Norte tem o melhor conceito em centro de compras da Capital O empreendimento reúne lazer, consumo e serviços em um dos maiores espaço do gênero na América Latina. O Shopping Center Norte foi inaugurado em 7 de abril de 1984 como um empreendimento arrojado e moderno, que estimulou a criação de um pólo de investimentos e mudou o perfil da Zona Norte de São Paulo. À época, muitos empresários duvidaram do sucesso da iniciativa, porque a região era desvalorizada e considerada sem potencial para o comércio e os negócios – os lojistas concentravamse, então, na tradicional rua Voluntários da Pátria. Em pouco tempo, no entanto, o primeiro shopping center da Zona Norte mostrou que veio para ficar – e crescer. A localização privilegiada do empreendimento foi percebida, de imediato, como um importante diferencial, pois os compradores vinham de vários pontos da Capital, interior e outros estados. O Center Norte fica a apenas quatro quilômetros do centro da cidade, próximo às marginais; permite acesso fácil às principais rodovias do Estado; está a 13 quilômetros do Aeroporto Internacional de São Paulo e ao lado do Terminal Rodoviário do Tietê. Mas, além da localização estratégica, outras inovações do novo centro de compras surpreenderam o consumidor paulistano, habituado a empreendimentos planejados em andares. A concepção do Shopping Center Norte privilegia a comodidade: em uma área total de 300 mil metros quadrados, a construção, totalmente plana, ocupa 120 mil metros quadrados, com corredores muito amplos e bem iluminados. O estacionamento atende à 12mil carros, ainda hoje um dos maiores estacionamentos entre os shoppings paulistas, com serviço gratuito.


Tudo para todas as idades O mix de lojas do Center Norte é imbatível. São 331 estabelecimentos comerciais, incluindo seis âncoras, um hipermercado e 30 unidades de serviços – um dos mais completos e diversificados centros de compras do País. Com forte presença no segmento de vestuário, 80% das lojas instaladas no empreendimento são de grifes renomadas no mercado, como Crawford, Brooksfield, TNG, M. Officer, Cori, Gregory, Zoomp, H. Stern, Victor Hugo, Santa Lolla, O Boticário, Arezzo e Vivara, entre outras. Muitas delas estão as unidades de maior volume de vendas em suas redes.

Lar Center, o primeiro shopping especializado em decoração do Brasil

A oferta de produtos e serviços do Center Norte é ampla. São cinco salas de cinema, pista de boliche e Playland para diversão e lazer, além de carrinhos para bebês, fraldário, caixas eletrônicos, chaveiro, lavanderia, laboratório de análise e agência dos Correios. Para completar, o empreendimento ainda dispõem de uma grande variedade gastronômica com 45 opções de alimentação entre restaurantes, fast-foods, lanchonetes e quiosques.

O Lar Center, inaugurado em 12 de junho de 1987, foi o empreendimento pioneiro ao reunir, em um único espaço, todos os materiais e artigos relacionados à construção e decoração. Trata-se de um completo centro de compras para a casa, onde o consumidor pode encontrar de materiais básicos de construção às mais sofisticadas linhas de mobiliário e objetos de decoração. Hoje, o Lar Center atrai cerca de 1,5 milhão de clientes por mês.

O Shopping Center Norte recebe, diariamente, cerca de 150 mil visitantes, um público aproximado de 4,5 milhões todos os meses. Nas datas sazonais, esse número cresce para 180 mil pessoas/dia, cerca de 6,5 milhões/mês. São consumidores que vêm de todas as regiões da Capital e também de fora dela: 50% da Zona Norte, 5% da Zona Sul, 15% da Zona Leste, 10% da Zona Oeste e 20% da Região Metropolitana, Interior e Litoral de São Paulo, além de outros estados brasileiros.

Reconhecido como primeiro shopping temático do gênero no País, o Lar Center mudou o perfil da Zona Norte de São Paulo. Gerou um pólo do segmento de produtos para a casa e inspirou a abertura de outros empreendimentos do gênero.

O público consumidor do empreendimento é formado pelas classes A (50%), B (42%) e C (8%). Quanto à faixa etária, 8% estão entre os 15 e 19 anos; 18% entre os 20 e 29 anos; 27% entre 30 e 39 anos; 25% entre 40 e 49 anos; e 22% acima de 50 anos. Nesse universo, 62% dos consumidores são mulheres, contra 38% de freqüentadores do sexo masculino. O Shopping Center Norte foi o primeiro empreendimento a compor a Cidade Center Norte, complexo de características únicas no País. Os demais são Lar Center, primeiro centro comercial temático de decoração do Brasil; Expo Center Norte, maior e mais completo pólo de feiras, congressos e exposições de São Paulo; e Novotel Center Norte, único hotel de categoria superior da Zona Norte de São Paulo e o mais moderno e sofisticado Novotel do mundo.

Nas duas décadas, o Lar Center manteve seu mix de produtos atualizados de acordo com a evolução do segmento. O empreendimento mantém lojas diversificadas, oferecendo um leque amplo de produtos. Numa área de 45 mil m2, distribuídos em três pisos interligados por esteiras rolantes e elevadores panorâmicos, o Lar Center concentra 117 lojas, entre elas âncoras como C&C, Camicado Houseware, Eletro, Fast Shop, Peg & Faça e Ponto Frio. Surpreendente e sempre atual, além de milhares de produtos, o Lar Center também investe na prestação serviços aos clientes. Inaugurado em 2003 o “Espaço Cursos”, destinado a concorridas aulas e palestras sobre decoração e arquitetura, que reforçam o conceito do “faça você mesmo”, apresentam as tendências do mercado e estimulam a troca de experiências.

Boas compras, bom atendimento, bons serviços Além do mix de lojas, da qualidade no atendimento


Capa

da oferta de bons serviços, o Lar Center proporciona outras facilidades para os consumidores, como restaurantes e lojas de fast-food. O visitante encontra ainda agências bancárias do Bradesco e do Banco do Brasil.

de grandes empresas, o hotel conta com instalações próprias para a realização de eventos e reuniões de negócio. Ericsson, Souza Cruz, Varig, Ford são algumas das empresas que já promoveram encontros no empreendimento.

O Lar Center recebe visitantes de todas as regiões da Capital e também de fora dela: 35% da Zona Norte; 15% da Zona Sul; 15% da Zona Leste; 10% da Zona Oeste; e 25% outras localidades fora de São Paulo. Esse público é formado pelas classes A (50%), B (42%) e C (8%).

O empreendimento conta com três blocos de 5 pavimentos cada, e estacionamento próprio com mais de 800 vagas. São 363 apartamentos divididos em 08 categorias diferentes. Os destaques são para as suítes Room Office, verdadeiros escritórios onde podem ser realizados eventos para até 10 pessoas. Outro ponto importante são os 3 apartamentos para deficientes físicos e os 289 apartamentos para não fumantes em andares exclusivos.

Quanto à faixa etária, 8% estão entre os 15 e 19 anos; 18% entre 20 e 29 anos; 27% entre 30 e 39 anos; 25% entre 40 e 49 anos; e 22% acima de 50 anos. Nesse universo, 62% dos consumidores são mulheres.

Novotel

Todos dispõem de sistema de ar-condicionado central com possibilidade de calefação, sistema de alarme com detector de fumaça, fechadura e cofre eletrônicos, sistema de controle de iluminação centralizado, bancada de trabalho, dois ramais telefônicos com voice mail e conexão direta para internet, Tv de 29 polegadas com sistema a cabo, frigobar, secador de cabelos e ducha com Box.

O Novotel Center Norte, inaugurado em 1º de junho

Convenções e Negócios

O Lar Center se beneficia também da integração e sinergia com outros empreendimentos da Cidade Center Norte, que inclui também o Shopping Center Norte, o Expo Center Norte e o Novotel S. Paulo Center Norte.

Conta com uma área total de 2800 m² e entrada totalmente independente. Inclui 2 foyers e 11 salas de reunião e convenção que permitem a realização de eventos de pequeno, médio e grande portes, além da estrutura para banquetes. Além disso, possui pontos de água e esgoto, sistema de calefação, telas retráteis, controles independentes de ar e luz nos salões, sala VIP para palestrantes e convidados, equipamentos de última geração e cabeamento estruturado em todas as dependências, o que possibilita a formação de mini redes internas de transmissão de dados e a transmissão de eventos para um canal exclusivo nos apartamentos.

São Paulo bairros

Áreas Sociais e Serviços

de 2000, é um dos mais sofisticados e modernos empreendimentos sob a bandeira Novotel no mundo. O investimento é 100% do Center Norte, com administração do Grupo Accor. Concebido para atender principalmente executivos

20

Localizado na entrada principal do hotel, no piso térreo, o Restaurante Côté Jardin tem capacidade para até 160 pessoas, cardápio internacional, buffets especialidade do dia e com funcionamento ininterrupto das 06 às 24h. Além disso, para os apreciadores de comida japonesa, o Kita Sushi Bar tem capacidade para 40 pessoas e funciona de segunda a sexta, das 19h00 às 24h00. O hotel oferece room service 24 horas por dia. A área social conta com bares, fitness center, piscina, solarium, hidromassagem, sauna, ducha escocesa, sala de massagem, loja de conveniência, lavanderia, estacio-


namento com manobrista e o Espaço Dolfi, especialmente destinado a recreação infantil.

Sprinklers Controle automatizado de elevadores, detector de fumaça, economizador de energia e monitoramento integrado das atividades do hotel pela central de operações são destaques do sistema de segurança.

Expo Center Norte Inaugurado em 03 de novembro de 1993, o Expo Center Norte nasceu para consolidar a região Norte da cidade de São Paulo como pólo de feiras e congressos. Com instalação capaz de acomodar eventos de qualquer porte, modernos equipamentos e localização privilegiada, o empreendimento teve rápida aceitação pelos promotores de eventos e visitantes. O sucesso do empreendimento fica evidente quando apresentada a sua evolução desde a inauguração até hoje: a área, inicialmente de 35 mil m2, aumentou gradativamente, até chegar nos atuais 98 mil m2; distribuídos em cinco pavilhões e 21 auditórios. O Centro de Convenções, de característica modular, foi projetado para receber até 4.230 pessoas simultaneamente, tornando-se o maior de São Paulo. A ampliação da área de pavilhões e a construção do novo Centro de Convenções, em 2009, posicionam o empreendimento como o mais versátil e completo local de eventos do Brasil. Hoje, modernizado, deixa São Paulo à altura de outras cidades de primeiro mundo para realização de feiras e congressos. Com uma linguagem contemporânea, o projeto do Centro de Convenções leva a assinatura da Botti e Rubin Arquitetos, escritório reconhecido no cenário da arquitetura brasileira por seus projetos marcantes. Os arquitetos criaram para o Expo Center Norte uma entrada nobre: uma suntuosa cortina de vidro de 140 metros de extensão por 26 metros de altura, que dá unidade ao conjunto e impacta positivamente os visitantes. Além da nova estrutura para feiras, eventos e convenções, o complexo do Expo Center Norte permitirá realizar almoços e jantares para até 1.200 pessoas, com um diferencial em relação a outros lugares: os convidados terão uma visão privilegiada da cidade de São Paulo. A obra foi executada em cinco meses pela Construtora Costa Feitosa.

O empreendimento já sediou cerca de 1145 eventos, recebeu 150 mil empresas expositoras e foi visitado por mais de 28 milhões de pessoas. O gigantismo desses números reflete-se também nas vagas disponíveis para estacionamento, 6 mil, e empregos indiretos, 12 mil anualmente. Outro ponto importante é quanto à localização do empreendimento, apenas 4 km do centro da cidade, ao lado das marginais de acesso às principais rodovias, distante 13 km do Aeroporto Internacional de São Paulo e ao lado do Terminal Rodoviário do Tietê. O Expo Center Norte possui um completo serviço de sonorização ambiental e sistema de combate a incêndios e ventilação. Além disso, dispõe de avançado suporte de telecomunicações e posto interno da Telefônica com dedicação exclusiva à instalação, manutenção, locação de linhas e serviços de: Multilink, Discagem Direta Ramal (DDR), Speedy Business, Linha Dedicada de Dados (SLDD), serviços para comunicação de dados e Rede IP. Desde o início de 2003, todos os pavilhões são climatizados, oferecendo conforto aos visitantes e expositores em todas as épocas do ano. O Centro de Convenções, que ocupa dois pavimentos, tem um hall de entrada de 4.000 m². Abriga área para credenciamento, Centro de Apoio ao Expositor - CAEX, sala de presidência, ambulatório, guarda-volumes e heliponto. Oferece serviços como Alimentos e Bebidas - A&B, business center, áudio-visual entre outros. O abastecimento de água e a coleta de esgoto são feitos através de tubulações subterrâneas sob os estandes.


Capa

Na parte elétrica, plataformas técnicas suspensas fazem a distribuição das redes de energia elétrica e cabeamento telefônico, dispensando o uso de piso tablado. O Expo Center Norte foi o terceiro empreendimento a compor o Complexo Center Norte, empreendimento de características únicas no País. Hoje, fazem parte dessa Cidade, o Shopping Center Norte, o Shopping Lar Center, primeiro centro de compras temático de decoração do país, o Expo Center Norte, maior conjunto de pavilhões e centros de exposições da cidade, e o Novotel Center Norte, único hotel de categoria superior da região Norte de São Paulo.

Entrevista: SPBR - Por que vocês escolheram a Região Norte da Cidade de São Paulo para empreender, se ela não tinha praticamente infra-estrutura nenhuma? Vocês tinham pesquisa sobre potencial local? CN - A idéia de se empreender na região Norte da cidade de São Paulo tomou forma justamente pela carência de infra-estrutura e por ser a região onde a família residia e já havia implantado, com sucesso, a Otto Baumgart S/A , fabricante do Vedacit e outros produtos químicos para construção civil. Os empreendedores conheciam o potencial de uma das regiões mais antigas de São Paulo, a Zona Norte.

São Paulo bairros

SPBR - Como era a região? O que chamava mais a atenção? O que faltava e o que atraia o olhar de vocês para lá?

22

CN - Há vinte e cinco anos, quando o Center Norte foi fundado, a região era pouco desenvolvida em termos de comércio e serviços . Na área onde se encontra hoje a Cidade Center Norte, as antigas lagoas formadas pela várzea do Rio Tietê foram aterradas, inicialmente por processo de aterro sanitário e, posteriormente com a utilização dos escombros da primeira implosão de um prédio em São Paulo (1975) – o Edifício Mendes Caldeira localizado na Praça de Sé - e da terra retirada das escavações para a construção do Metrô de São Paulo e do Terminal Rodoviário Tietê . Estimase que foi consumida a quantidade de 8 milhões de metros cúbicos de terra para o aterro completo da área das lagoas , permitindo, com isto, que a área pudesse absorver o empreendimento sem sofrer os efeitos provocados pelas cheias do rio. A decisão de se investir na época foi uma atitude visionária do presidente Drº Curt Walter Otto Baumgart e de seus dois irmãos. SPBR - Como vocês escolheram o local para a

instalação do Center Norte? De quem adquiriram o terreno? CN - Na realidade uma grande parte da área já havia sido adquirida pelo Sr. Otto Baumgart, pai do nosso presidente Curt W. O. Baumgart, que vislumbrava o inevitável desenvolvimento da região. SPBR - Vocês certamente colheram opiniões antes de decidir direcionar o investimento para aquela região. Quais os argumentos contra e a favor do investimento? CN - Em situações como essa, mesmo que não se saísse à cata de opiniões, elas vinham e eram, em sua maioria, contra a idéia do empreendimento, a ponto de rotulá-lo de uma grande loucura fadada ao insucesso. Foi uma decisão visionária quebrando todos os paradigmas econômicos da época. SPBR - Durante o período de obras, vocês sempre tiveram certeza de que era o caminho correto? CN - Nosso presidente e fundador da Cidade Center Norte, Dr. Curt, sempre teve a certeza de que o empreendimento seria um sucesso. Ele já vislumbrava que esse ponto da cidade iria se desenvolver e atender à enorme demanda reprimida, tanto da cidade de São Paulo quanto das regiões vizinhas. Sua localização é única. Construtivamente o Shopping Center Norte teve suas ruas e alamedas inspiradas no desenho da parte central da cidade de São Paulo (Centro Histórico). A arquitetura plana, com um piso único, foi projetada de forma a facilitar a circulação do público e incorporou a iluminação natural como elemento fundamental. O conceito básico, sempre centrado nos seus dois públicos visitantes e lojistas foi o da facilidade. Facilidade de acesso, de entrar e sair, de amplo estacionamento, de se locomover internamente, de encontrar produtos, serviços e lazer, de ter ampla oferta de preços e excelente qualidade de atendimento. Outro fator importante é que o Center Norte veio para quebrar os paradigmas de compras em shoppings à época, seu conceito foi baseado em boas compras, ou seja, ter uma variedade de lojas que atendessem os públicos A, B e C tendo as melhores ofertas de preço. O que o público tinha como conceito era que lojas de shopping tinham preços mais elevados e isto foi quebrado com a inauguração do Center Norte. SPBR - Quais os impactos que a obra teve sobre a região? CN - Os impactos diretos no desenvolvimento da re-


gião foram sentidos na nova proposta de comércio e serviços, não só trazendo para cá marcas já conceituadas no ramo varejista, como também proporcionando a oportunidade para empreendedores da própria região, que tiveram no CN a possibilidade de criar novas marcas e partir, com o sucesso conjunto loja / empreendimento, para o crescimento sustentável a ponto de formar redes hoje consolidadas. Conseqüentemente a esta evolução abriu-se um novo e fértil campo de trabalho, com a geração de milhares de empregos diretos e indiretos. A intenção do grupo era ressaltar a importância da zona norte de São Paulo, incluído-a no mapa. SPBR - Como foi a campanha de lançamento do shopping? Ela se baseou em que conceitos? CN - Um conceito básico norteou o lançamento do Shopping Center Norte: “tudo num só lugar”. A proposta de composição do mix de lojas sempre privilegiou a diversidade. O Center Norte proporciona a mais ampla gama de comércio e serviços de S. Paulo, direcionada para todos os públicos. O conceito de boas compras é muito forte até hoje. SPBR - Como foi o lançamento propriamente dito? Os lojistas acreditaram imediatamente? CN - lançamento foi feito com a quase totalidade das lojas ocupadas, mostrando a crença dos lojistas no trabalho sério e árduo que foi desenvolvido para a consecução do empreendimento, e as possibilidades de sucesso que ele trazia. Muitos lojistas não acreditavam no sucesso, bem como o mercado, talvez por desconhecimento do potencial das regiões que circundavam o empreendimento. Hoje ele se tornou um ícone do varejo shopping e esta parceria com lojistas possibilitou que muitos deles ampliassem suas redes.

Center Norte trouxe para a Zona Norte de São Paulo, tanto em termos de serviços, compras e lazer, como de infra-estrutura. Chegamos até a abrir uma via direta em sentido a Marginal Tietê, a Av. Otto Baumgart, para dar fluxo do trânsito da região, que contava com apenas uma via de acesso direto à Marginal. Sem contar com o número de empregos diretos e indiretos que ultrapassam o número de 6.000 pessoas. A Cidade Center Norte sempre levantou a bandeira da região, tornando-a mais conhecida e valorizada. SPBR - Hoje o empreendimento está posicionado como Cidade Center Norte. Qual é a idéia dessa cidade dentro da cidade? CN - A Cidade Center Norte é um dos maiores pólos geradores de negócios da América Latina. Criamos um modelo de negócio onde cada unidade tem vida própria e conta ainda com o benefício gerado pela sinergia do Grupo. O projeto nasceu como equipamento multiuso onde cada um deles impulsiona o desenvolvimento do outro. É uma cidade onde é possível encontrar de tudo, com variedade de serviços, compras, lazer e ótimos negócios. É uma Cidade dentro de São Paulo. SPBR - O que você acha que a Cidade Center Norte ainda vai mudar na sua região de influência, no entorno, etc.? CN - Assim como São Paulo está se tornando cada vez mais uma cidade de serviços, estamos sempre adaptando nosso mix de lojas e empreendimentos em função das necessidades do público. Atentos às tendências e demandas, e certamente ainda vamos continuar evoluindo, mudando e influenciando não só a Zona Norte, mas toda São Paulo.

SPBR - E a inauguração? Como foi a campanha e como foi à freqüência de público? CN - A inauguração transcorreu em meio a uma grande expectativa calcada com o lema “O Center Norte é anticrise. É a demonstração de que só o trabalho constrói.” O público lotou suas dependências, juntamente com autoridades de diversos setores da economia e do então Prefeito de S. Paulo, Mário Covas. Eu, que na época tinha 10 anos me lembro bem. A cidade de São Paulo parou. Literalmente.

Curt Baumgart Glorinha Baumgart

SPBR - Olhando agora, o que você sente que o shopping mudou na região? CN - Completamente. É inegável o progresso que o Gabriela Baumgart


Casa e Decoração

Regras de ouro para ter uma casa irresistível Dez dicas simples para organizar a casa e torná-la ainda mais aconchegante Têm dias que o mundo inteiro parece estar contra a gente. Aí você volta do trabalho cansada, louca por um agrado e acha a sua casa feia, fora de moda, sem nenhum charme. O que fazer? Existem algumas regrinhas que ajudam a ver tudo cor de rosa de novo.

1- Qual é o lugar da casa que você mais gosta de ficar? E qual é o que você menos gosta? Reflita sobre a razão. O sofá é confortável, a iluminação te agrada ou agride, os objetos te trazem lembranças agradáveis? Qual o último lugar que você se sentiu bem, ele era clean ou cheio de detalhes? Respondendo estas questões você já estará no caminho certo. 2 - Depois vamos ao trabalho: Tirar tudo que está te

São Paulo bairros

incomodando. É preferível deixar o espaço vazio que colocar alguma coisa quebrando o galho. Agrupe livros e objetos. Jogue fora almofadas velhas, troque as fotografias dos porta-retratos e coloque as pessoas mais queridas no momento

24

5 - Seja indulgente com você mesma. Invista em lençóis novos, vasos de flores na cabeceira da cama, velas perfumadas, música preferida sempre ao alcance e um copo de cristal para a água da noite. 6 - Deixe todos os armários em ordem. Separe as roupas por cor, padronize os cabides, guarde as miudezas em caixas e livre-se das coisas sem uso. Não há nada mais desanimador do que um armário bagunçado. 7 - Não tenha medo de mudar os móveis e objetos de lugar. Uma casa tem que ter vida e é muito chato ter o mesmo layout por anos e anos. 8 - É preferível ter somente uma peça importante do que um monte de descartáveis.

9 - Dê prioridade ao que você mais gosta. Ama

ver televisão ou filmes? Então, tenha um bom equipamento de áudio e vídeo e um sofá confortável, e controle a luz externa para não atrapalhar a imagem.

3 - Faça uma lista de seus desejos e necessidades.

Ama cozinhar? Tenha uma cozinha com panelas, utensílios bonitos e práticos, e faça dela a sua sala com um lustre bonito e alguma foto ou quadro. Você gosta de ler? Tenha uma poltrona com um pufe e uma luminária especial para a leitura.

4 - Importante: não é preciso gastar fortunas para se morar bem.

10 - Casa = conforto. Tenha isto sempre em mente.

Isso te ajudará a elencar as prioridades e também a estabelecer orçamento para não gastar demais em supérfluos e deixar faltar dinheiro para questões essenciais.

Fonte: Delas


Utilizamos Pellets Ecologicamente correto


Variedade, Sabor e Requinte.

A Soberana dispõe de um amplo espaço para o seu evento e ou confraternização. Qualidade e sabor das melhores carnes em um ambiente amplo e agradável.

Rodízio de Carnes e Pizzas

Buffet: Saladas - Pratos Quentes e Frios - Queijos e Massas.

End.: Av. Engenheiro Caetano Álvares, 5824 - Santana - Tel.: 11 2283-3556 | Reservas 11 2976-6690 Aberto todos os dias, das 11:00 até o último cliente.

www.churrascariasoberana.com.br | contato@churrascariasoberana.com.br


Carreira e saúde da Mulher

Colunistas

Como evoluir profissionalmente, se preservar pessoalmente. Um dos grandes desafios da mulher moderna é conciliar sua carreira com sua vida pessoal. Mesmo as mulheres que tem a possibilidade financeira de bancar uma ou duas “secretárias do lar”, naturalmente terá que reservar tempo para cuidar da casa, do(s) filho(s), do marido e ainda lidar com a pressão de continuar se atualizando para manterse competitiva no mercado de trabalho, além de manter-se linda e em forma. Numa situação como essa, muitas mulheres sentemse estressadas e insatisfeitas com a sobrecarga de responsabilidades e cobranças, sobrando pouquíssimo tempo para dar atenção a suas necessidades pessoais e cuidar de sua qualidade de vida.

São Paulo bairros

Como resolver essa questão? Primeiro vamos analisar quais as prioridades de uma mulher que se enquadra no perfil acima. Em nossa cultura, é senso comum priorizar a família, depois a carreira, o dinheiro, desenvolvimento e quando sobra tempo, dedicar-se aos cuidados com a saúde e ao lazer. Este é um paradigma da nossa sociedade atual, priorizamos e damos mais atenção aos aspectos externos da vida do que aos aspectos internos.

28

Em minha opinião, essa é uma receita certa para a infelicidade e para uma relação imprópria com o estresse, pois se pararmos para pensar, a saúde é o único item dessa lista que viabiliza todo o resto, pois sem saúde não se consegue cuidar da família nem desenvolver-se satisfatoriamente na carreira. Quando falamos em saúde é importante pensarmos de forma integral. Isso significa nos enxergarmos como uma entidade composta por aspectos físico, mental, emocional, espiritual e social.

O estresse da vida diária, gerado não apenas pela pressão a que todos estamos expostos, mas, sobretudo por uma falta de atenção com o essencial, afeta cada um desses aspectos, com impactos severos na saúde física e mental. É comum as pessoas relatarem um alto nível de ansiedade e angustia no seu cotidiano. A OMS – Organização Mundial da Saúde afirma que a depressão é a segunda causa de invalidez para o trabalho e a perspectiva é de que seja a primeira até 2020. Um dos fatores que mais contribui para a depressão em mulheres é justamente a dificuldade em conciliar trabalho, casamento e filhos. Para conquistar mais harmonia em suas vidas, gosto de levar as pessoas a refletirem sobre o ritmo da natureza, no fluir da vida. Tudo o que precisamos é incorporar um pouco dessa sabedoria. Se observarmos atentamente a natureza, perceberemos que os eventos se complementam entre si, há um movimento de expansão e retração, há a noite para o dia, o inverno para o verão, chuva para seca. Em nosso corpo temos a sístole e diástole, sono e vigília, inspiração e expiração e assim por diante. Não dá para viver fora dessa ordem, é preciso aprender a se conectar com ela e isso é uma atitude sábia. Em nossa cultura, a cobrança por excelência, por alta performance, por resultados excelentes é crescente, mas nos esquecemos que nossas ambições são infinitas com recursos finitos. Temos nossos limites. É importante que a mulher desenvolva estratégias que lhe proporcione melhor conexão consigo mes ma e lhe ofereça mais sustentabilidade para sua vida


e sua carreira. Acredito que o primeiro passo é colocar sua saúde física e mental como uma “prioridade número um”, cuidar de si em primeiro lugar. Isso não significa tornar-se uma pessoa egoísta ou descuidada com a família, mas observar que se você investir um pouco de tempo no seu auto cuidado, a qualidade do seu cuidar dos outros e das suas ações no trabalho será melhor. Algumas ações muito simples podem ser adotadas para melhorar a qualidade de vida e a performance profissional, entre elas:

Desacelerar: Cuidar do sono, cultivar momentos de lazer e ócio. Isso envolve estabelecer contratos com a família que promova oportunidades de tempo livre como sair com as amigas, caminhar sozinha, cultivar uma prática de meditação ou relaxamento consciente.

Nutrição: O alimento é o combustível do corpo. Manter uma dieta equilibrada e consciente, rica em fibras, frutas, verduras e água, com redução de gordura e açúcares, cultivando o hábito de fazer refeições a cada três horas, ajudam a manter o corpo sempre bem nutrido e saudável. Limpeza orgânica: É importante ir ao banheiro pelo menos uma vez ao dia. A prisão de ventre intoxica o organismo, além de não ajudar em nada o humor. Meditação: Atualmente a ciência tem reconhecido os benefícios da prática do mindfullness (atenção plena) para o cérebro. Além de diminuir a ansiedade e a agitação mental, contribuindo para a prevenção e tratamento complementar da depressão, a prática da atenção plena favorece a química da felicidade e ajuda a melhorar a performance com sustentabilidade.

Exercitar-se: “água parada traz doença” é o que dizia nossas avós. Se nossa composição física é de 70% de liquido, a atividade física é fundamental para manter a saúde.

Movimentar-se, seja por meio de uma atividade física dirigida, um esporte ou a adoção de hábitos como subir escadas ou cultivar caminhada é fundamental.

Carlos Legal Consultor, Coach e empresário de qualidade de vida carloslegal@legalas.com.br www.vilayoga.com.br


Centro Cultural de São Paulo

Cultura

Concebido inicialmente para abrigar uma extensão da Biblioteca Mário de Andrade, o Centro Cultural São Paulo acabou sofrendo, no decorrer de suas obras, uma série de adaptações para se transformar em um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país. Inaugurado em 1982, oferece espetáculos de teatro, dança e música, mostras de artes visuais, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e cursos, além de manter sob sua guarda expressivos acervos da cidade de São Paulo: a Pinacoteca Municipal, a Discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, o Arquivo Multimeios e um conjunto de bibliotecas que ocupa uma área superior a 9 mil m2. A construção completa do edifício, conforme prevista em seu projeto original, nunca chegou a ser concluída. A despeito disso, o CCSP firmou-se como um pólo de apoio às produções experimentais, um ponto de encontro de artistas, um lugar de convivência que assumiu a feição de extensão da casa das pessoas. Localizado em um ponto estratégico da cidade, atravessado entre a Rua Vergueiro e a Avenida 23 de maio, próximo à Avenida Paulista e junto a duas estações de metrô, a instituição tem um número expressivo de freqüentadores.

Sua programação diversificada, oferecida gratuitamente ou a preços populares, atrai faixas distintas da população, fazendo do CCSP um dos espaços culturais mais democráticos da cidade. Em 2003, recebeu 650 mil usuários, uma visitação comparável à dos maiores museus e centros culturais do mundo. Com quatro pavimentos e uma área de 46500 m2, seu projeto arquitetônico se destaca pela maneira como se integra ao espaço urbano. O projeto dos arquitetos Luiz Benedito Telles e Eurico Prado Lopes dissolve a construção na topografia do terreno. Sem barreiras, convida, quem passa, a entrar. Para quebrar a rigidez do concreto e do aço, amplamente utilizados na construção, o projeto arquitetônico previu imensos espaços vazados e envidraçados, que permitem a entrada de luz natural, e ainda manteve, no centro da construção, um jardim de 700m2, onde a vegetação original foi preservada.

São Paulo bairros

Fonte: Spturis

30


Estética e Beleza

Como acabar com as olheiras

Os cuidados caseiros e tratamentos de consultório para aliviar o problema Elas são capazes de derrubar qualquer look e não escolhem hora nem situação para aparecer. Para piorar ainda mais, são mais comuns do que qualquer um de nós – homens e mulheres – gostaríamos. Estamos falando, é claro, das inconvenientes olheiras.

São Paulo bairros

Qualquer que seja a causa delas – genética ou fatores externos como estresse, é fato que elas pioram e muito depois de uma noite mal dormida. Mas além de boas horas de sono há outros cuidados e tratamentos para ao menos aliviar o problema.

32

cima da base que, por sua vez, deve ser muito bem espalhada para evitar mais manchas.

No consultório Preenchedores: Quando as olheiras são fundas, podem ser usadas substâncias que levantam a região, melhorando o aspecto geral. No procedimento é utilizado o ácido hialurônico.

Em casa

Laser de Krypton: Através de uma caneta, uma luz amarela é direcionada sobre o vaso para clarear a área. Precisa de anestesia à base de xilocaina e são necessárias no mínimo três sessões.

Cremes: Não faltam opções de cosméticos antiolheiras no mercado. As melhores opções são as quem têm em suas fórmulas cafeína, hidroquinona e vitamina K.

Peelings: Tratamentos muito usados para clarear essa área, os peelings ainda ajudam a promover a retirada da camada mais superficial da pele, melhorando a região de maneira geral.

Compressas: Faça compressas de chá de camomila frio ou então coloque rodelas de pepinos sobre os olhos. Faça preferencialmente à noite e deixe agir por 10 minutos.

Blefaroplastia: Cirurgia plástica usada nos casos

Maquiagem: O corretivo deve ter um tom mais claro que a pele e ter textura bem fina. Passe-o por

em que há excesso de pele e bolsas. Ela retira o excesso de pele nas pálpebras e também nas bolsas de gordura. Cinco dias depois, o paciente pode voltar às atividades normais.

Fonte: Denise Steinner


Gastronomia

Culinária Italiana Dentre os principais patrimônios que caracterizam a Itália, além de suas belezas paisagísticas e de sua arte, está a gastronomia. A cozinha italiana é talvez uma das mais ricas do mundo, principalmente no que diz respeito aos ingredientes característicos da cozinha típica e regional. Isso é sem dúvida conseqüência dos vários povos que passaram pela península itálica através dos séculos e lá deixaram sua marca com a introdução de novos elementos e alguns pratos hoje apreciados em todo o mundo.

Uma das etnias que mais influenciou na formação dessa cultura foram os árabes, que, a partir do século IX, principalmente na Sicília, implementaram a culinária local com o açúcar, o arroz, a canela, o açafrão, a berinjela e os doces de marzipã. Além disso, transmitiram as técnicas de produção de figos secos e passas.

São Paulo bairros

A partir de 1600 os espanhóis também deixaram sua marca, principalmente com novos produtos originários da América como, por exemplo, o tomate, a batata, o feijão, o milho, o cacau, o rum e o café. Na época de Napoleão Bonaparte, os franceses transmitiram agregaram à culinária italiana a utilização de pratos com produtos derivados do leite, como manteiga e creme de leite.

34

Eles também ensinaram aos cozinheiros italianos formas mais refinadas de apresentação dos pratos, com um visual mais elaborado. Com a imigração dos italianos para a América (Nova York, Buenos Aires e São Paulo), a partir de 1900, a Itália exportou sua culinária, principalmente com napolitanos, que passaram a divulgar a pizza e o famoso “spaghetti al sugo”, pratos conhecidos e apreciados em todo o mundo. Portanto, é difícil falar numa cozinha italiana, o mais correto é falar em cozinha típica regional italiana. Além das diferenças gastronômicas entre o sul e o norte, dentro da mesma região encontra-se em

várias cidades, até mesmo próximas, diferenças históricas, devido aos povos que passaram no local, geográficas e climáticas que determinam os tipos de produtos elaborados e que, por sua vez, vão constituir os ingredientes dos pratos tipicamente regionais. Em poucas palavras, na gastronomia do norte da Itália predominam produtos de influência francesa, austríaca e húngara, com o emprego de muitos produtos derivados do leite, enquanto que no sul, predominam os de influência árabe, quais sejam: uso de muito molho de tomate, pouca carne bovina e muita carne de coelho, ovina, caprina e suína. Nos bosques e montanhas predominam os famosos “funghi” e muita caça. Já no litoral, encontram-se diversos tipos de peixe, com destaque para o atum e o peixe “spada”, além de muitos frutos do mar e bacalhau. Dentro do cenário gastronômico italiano, também há a Cozinha Mediterrânea, principalmente na parte meridional e nas ilhas da Sicília e Sardenha, a qual é conhecida pelos italianos como “cozinha sadia”, rica em carboidratos, frutas, verduras, peixes, pouca carne e muito azeite de oliva. Salames, queijos e vinhos de primeira linha completam a riquíssima cozinha tipicamente regional de todas as partes da Itália e apreciadas em todo o mundo. Fonte: Portal São Francisco


Imóveis e Empreendimentos

Vantagens dos serviços terceirizados em condomínios Na atualidade, os condomínios residenciais e comerciais estão preferindo entregar os serviços de conservação, limpeza e vigilância às empresas especializadas. Inúmeros são os fatores que levaram a esta escolha por parte dos síndicos, dentre eles, podemos destacar o econômico e a qualidade dos serviços. Algumas das recentes alterações na legislação trabalhista, como a contratação de serviços parciais, a suspensão temporária dos vínculos empregatícios e a criação do banco de horas, que permite descontar horas extras numa outra jornada de trabalho, propiciaram e foram de grande incentivo à terceirização nos condomínios.

São Paulo bairros

É importante, no entanto, que os síndicos façam uma pesquisa de preços, pois devido à competitividade do mercado e o surgimento de inúmeras empresas no ramo da prestação de serviços nos últimos anos, são relevantes as variações nos preços oferecidos pelo mercado, como também é muito importante se obter boas referências da empresa, sobre a seriedade para com seus contratados e encargos.

36

A tendência nos condomínios, tanto residências, quanto comerciais é que os empregados com carteira assinada pelo condomínio sejam substituídos gradativamente por mão-de-obra terceirizada e por equipamentos modernos, com mais economia e eficiência. Algumas vantagens que podem ser observadas com a utilização de prestadores de serviços terceirizados: * Suspensão da mão-de-obra, o conseqüente

problema dos encargos trabalhistas e a experiência.

* Profissionalização dos serviços - utilização de pessoal bem-treinado, produtos adequados e tecnologia moderna e sofisticada, preservando o patrimônio do condomínio e mantendo-o sempre com excelente aspecto.

* Economia - os serviços prestados por empresas

especializadas têm custos bem menores do que os praticados pelo próprio condomínio. E uma das razões desta economia reside na aquisição de produtos e equipamentos por preços mais baixos e com aproveitamento máximo na execução dos serviços.

*

Previsão de estoques e manutenção de almoxarifado todo síndico vive preocupado com a compra de materiais, estoques, furtos internos, desperdícios e inúmeros outros fatores que a terceirização elimina definitivamente.

* Facilidade na prestação de contas e transparência

nos balanços - todos os gastos extras e sempre variáveis desaparecem e são substituídos por uma taxa de manutenção fixa. A terceirização, nesse caso, traz maior tranqüilidade. O que os síndicos não podem deixar de exigir é a documentação pertinente, para que não venham a ter futuros problemas de ordem trabalhista, nem de qualquer outra. Fonte: Aline Mauri Cadete


Conheça uma empresa com conceitos sérios e direcionados a administrar condomínios, minimizando custos e maximizando serviços.

Diferencial: √ Atendimento exclusivo, realizado por um gerente predial, nos casos urgentes; √ Conta corrente individual em banco a ser indicado pelo condomínio; √ Acompanhamento diário dos problemas condominiais, propondo soluções e minimizando custos; √ Adoção de processo licitatório para aquisição de bens e serviços, para aprovação condominial √ Assessoria jurídica especializada ao condomínio; √ Programa de recuperação de crédito para os inadimplentes; √ Análise de risco de assaltos, invasões ou arrastões feita por técnico da área de segurança; √ Criação de Comissão Permanente de Segurança para discutir o tema, orientar a equipe e condôminos, implementando soluções.

Solicite a visita de um de nossos consultores. Teremos o prazer em atendê-lo.

Al Con Administradora de Condomínios Ltda. Av. Leôncio de Magalhães. 1004 - cj. 76 - Jd. São Paulo-SP Tel.: (11) 2476-0000 Fax.: (11) 2539-9987 sac@alconadm.com.br - www.alconadm.com.br


Dicas para afinar a Silhueta

Moda

Nossa coluna este mês , com a chegada do frio e mais calorias a vista , dará dicas para aquelas que estão , ficarão ou são “cheinhas “parecerem mais fininhas ou simplesmente para aprenderem como usar as curvas a seu favor. 1 - Se vista da cabeça aos pés em uma única cor (looks monocromáticos). Pode ser: cores diferentes em tonalidades próximas ou cores iguais, em tonalidades diferentes, têm efeito de alongar a silhueta. Não use combinações de cores de alto contraste, Toda vez que a gente “quebra” a silhueta com mudança de cor, há interrupção na silhueta, cortando nosso corpo em partes e fazendo nos parecer mais largas diminuindo a ilusão de magreza 2 - Use roupas no tamanho certas, nem justas demais, as roupas franzem e sobem quando você se move, nem largas demais, com sobras de tecidos e que não mostra as formas. 3 - Evite tecidos com stretch, exceção para as roupas

intimas. Roupas com stretch grudam nos lugares errados como busto e destacam nossas barriguinhas.

4 - Aposte em lingeries com lycra. Gordinhas precisam mais que apenas manter os homens apertados! Meia calça com lycra, tops, bodys ou qualquer coisa intima que faça você se sentir confortável e mantenha tudo no lugar.

5 - Use saltos altos. Parecer um pouco mais alta ajuda a afinar a silhueta.

São Paulo bairros

6 - Se você gosta de cores

chamativas, use-as em acessórios, como echarpes, lenços, brincos, tiaras, colares, mas evite peças grandes demais. Use cor em cintos, se você tiver cintura, em bolsas grandes, sapatos, esmaltes e chapéus Acrescentar cor perto do rosto tira o foco imediatamente da parte mais cheinha

7 - Um casaco longo pode esconder muitas dobrinhas e é muito melhor que sweaters volumosos. 8 - Fique ereta e consciente da sua

38

postura. Isso vai lhe fazer parecer mais alta.

9 - Use roupas em estilos joviais e antenadas com a moda. É da natureza humana associar idade (mais velho com estilos ultrapassados )com gordura. 10 - Use detalhes na vertical, eles chamam atenção pro centro do corpo e emagrecem visualmente como listas verticais, fileira de botões da camisa ou do vestido chemise, decotes em V, tipo casaquinhos usados abertos, tipo lenços ou foulards soltos ao longo do corpo. 11 - Use suas calças e jeans com as pernas mais largas ‘’boot cut “ ou retas Evite as calças skinnys , quanto mais justa a modelagem , mais grossa parece a perna.

12 - Não use blusas e camisas: muito longas fazem

a perna parecer mais curta e acabam achatando (e alargando) a silhueta. O ossinho do quadril é uma boa medida pra altura dessas barras.

13 - Não use meia calça com padronagens,

adicionam volume às pernas. Use meias lisas, opacas e em cores escuras, afinarão panturrilhas e coxas grossas

14 - Esqueça os babados, franjas, franzidos etc.....Quanto mais cheio de detalhes mais cheio é o seu look. 15 - Se permita sorrir quando encontrar alguma coisa sobre si mesma que você ama e gabe-se disso!. Mostre as pernas, use um decote, pegue aquele sutiã tomara que caia e use com o seu tubinho, deixe o cabelo cair e apenas pense no que a faz se sentir ótima porque provavelmente a única pessoa que percebeu seus quilinhos a mais foi você mesma! Por: Lilian Riskalla


Saúde e Bem-Estar

Vencendo o cigarro Sim, não é fácil vencer o cigarro. Mas isso não significa que seja impossível Metade dos adultos que tentam de verdade, consegue abandonar o cigarro. E o segredo deste sucesso, que não é nada do outro mundo, pode ser resumido em 3 passos simples:

Faça sua lista e pare de vez. É por causa da sua saúde? Quer reassumir o controle sobre sua vida? Ser um exemplo para seus conhecidos? Faça uma lista dos seus motivos e cole-a na porta da geladeira, consultando-a várias vezes ao dia. No dia seguinte, pare de fumar. Mais de 90% de todos os ex-tabagistas pararam por conta própria, sem acupuntura, antidepressivos, adesivos ou chicletes de nicotina. Simplesmente decidiram. E pararam. Não se engane com a conversa de que você começou a reduzir o número de cigarros, está parando pouco a pouco e que isto demonstra seu controle sobre o vício. Na verdade, isto demonstra, sim, o total controle do Vício sobre você, e provavelmente logo estará fumando a mesma quantidade de antes. Pare de uma vez só.

Aguente firme os primeiros 10 dias.

São Paulo bairros

Ao abandonar o cigarro, você poderá sentir irritabilidade, ansiedade, insônia, tremores, fadiga, dores de cabeça, tosse, sensação de garganta seca, constipação intestinal, azia, gastrite e coriza. Estas manifestações fazem parte dos sintomas de abstinência causados pelo corte no fornecimento de nicotina.

40

As primeiras 72h são as mais críticas: algumas pessoas chegam a experimentar uma crise de abstinência a cada 2-4 horas. Apesar de incômodas, as crises duram apenas de 3 a 5 minutos mais ou menos o tempo que você levaria para fumar um cigarro. Cerca de 4 dias após o último cigarro, mais de 90% de toda a nicotina acumulada em seu corpo terá sido

eliminada, e os sintomas da abstinência diminuirão bastante. Por volta do décimo dia, as crises de abstinência se tornarão quase imperceptíveis. Para lidar com a abstinência, você deve manter uma alimentação regular, consumir bastante suco natural de frutas e procurar atividades que lhe distraiam, como jardinagem, ouvir uma música calma, arrumar seus CDs ou o guarda-roupa, sair para uma caminhada, tomar um chá de camomila, etc. Lembre-se sempre que, apensar de desconfortáveis, os sintomas da abstinência são temporários, mas as lesões causadas pelo cigarro serão para sempre.

Mantenha a memória acesa. Aproximadamente 90 dias após parar de fumar, sua capacidade pulmonar terá aumentado 30%! Atletas trabalham a vida inteira para conseguir resultados que são uma mínima fração disso. Após 10 anos sem cigarro, o risco de você morrer por câncer nos pulmões é praticamente o mesmo da população em geral. Mas manter-se livre do cigarro é um

compromisso de honra para toda a vida. A memória é traiçoeira e você pode terminar esquecendo o que lhe levou a parar de fumar. Não deixe que isto aconteça. Consulte diariamente sua lista de motivos. Escreva uma nova quando a antiga estiver desbotando. Evite consumir qualquer forma de bebida alcoólica, pelo menos durante os primeiros 3-6 meses: a bebida irá reduzir sua capacidade de auto-crítica, aumentando risco de um deslize. Muitas rotinas inocentes podem desencadear aquela vontade irresistível de fumar. Falar ao telefone, dirigir, tomar café, discutir, trocar um pneu furado.... os sintomas de abstinência podem se insinuar onde você menos espera. Resista sempre e concentre-se em avançar 60 minutos por hora, 24 horas por dia, um dia de cada vez. Bilhões de pessoas já passaram por isso e venceram. Você também consegue. Fonte: Minha Vida


• Hatha Yoga • Iyengar Yoga • Ashtanga Vinyasa • Yoga • Meditação • Massagem • Naturologia • Personal Yoga • Coaching • Cursos e Palestras • Atividades Especiais • Acupuntura • Fisioterapia • Nutrição * Em breve Pilates

Av. Gal Ataliba Leonel, 3100 - PD Inglesa - SP (200 metros do metrô Parada Inglesa) www. vilayoga.com.br | vilayoga@legalas.com.br

Tel.: 11 2978-5219 | 2971-1407

9209-3462 | 9446-3410


SP. Verde - Sócio e Ambiental

Higiene sem produtos de limpeza Alguns itens da sua despensa podem substituir artigos industrializados na hora da faxina. Essa troca ajuda seu bolso - e também o planeta! Manter a casa limpinha sem gastar muito com produtos de limpeza é uma tarefa mais do que possível. Basta abrir o armário da cozinha e encontrar ali tudo que é necessário para deixar a casa um brinco.

Com suco de limão

Limão, vinagre, óleo e até sal substituem muito bem os artigos industrializados. Além disso, esses alimentos são bem menos agressivos ao meio ambiente. Por isso, você economiza e ainda contribui com a natureza.

• Para dar brilho extra aos copos, adicione um pouco de suco de limão à água do enxágue.

• Para tirar a ferrugem de objetos como talheres e grelhas, esfregue suco de limão com uma palha de aço.

• Quando as roupas brancas estiverem amareladas,

Gaste pouco para ter a casa brilhando!

ponha-as de molho em água com pedaços de limão. Elas ficarão cheirosas, sem partes desbotadas nem manchas amarelas.

Com vinagre

Com óleo de cozinha

• Misture 3 e ½ litros de água com ¾ de xíc. (chá)

• Para manter janelas e esquadrias de alumínio

de vinagre branco e ½ xíc. (chá) de amoníaco para limpar pisos de cerâmica. Use um pano macio.

• Para remover o mofo dos rejuntes de azulejos do

banheiro, aplique uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dentes velha. Deixe-o agir durante duas horas e, depois, lave a superfície apenas com água.

• Após fazer frituras, deixe o fogão novinho em folha

despejando um pouco de vinagre sobre a gordura. Espere 15 minutos e limpe normalmente.

sempre brilhando, limpe-as com uma mistura de óleo de cozinha e álcool em partes iguais.

Logo em seguida, passe um pano macio ou uma flanela.

Com sal • Limpe pisos cerâmicos com ½ xíc. (chá) de sal

dissolvido em 1 balde de água morna. Aplique essa solução com um esfregão e, depois, enxágue normalmente.

• Limpe a superfície do fogão com uma esponja macia embebida numa solução de água e sal (use duas partes de água para uma de sal).

São Paulo bairros

Depois da limpeza, um cheirinho bom no ar...

42

Cravo-da-índia perfuma a casa. Dentro de um borrifador, coloque álcool e um punhado de cravos. Deixe descansar por alguns dias. Depois, borrife no ambiente todo. Além de perfumar, o aroma afasta os insetos.

Fonte: Planeta Sustentável


Doutores da Alegria Ontem fui assistir ao filme Doutores da Alegria. Após assistir o filme mudou e muito minha percepção sobre o “conceito” que tinha de “Palhaço”. Na verdade são palhaços que não atuam para o publico mas sim para “seres humanos” e este ator usa seus 5 sentidos e até talvez, em alguns momentos um 6º em beneficio do outro. Atores sem apego ao próprio pensamento na hora da atuação. Liberdade de ação e toda atenção voltada ao outro lado que é uma criança e muitas vezes seu acompanhante com o objetivo claro de traze-los para o presente com toda a sua manifestação de vida disponível naquele instante. Estes são os “palhaços” do Doutores da Alegria. Pessoas sensíveis, centradas, atentas, descontraídas, presentes, desapegadas, humanas, alegres, etc. Todas estas manifestações humanas expressadas naquele instante tão sublime que é o contato com outra pessoa que está em um estado que inspira cuidados especiais em um hospital onde a rotina é o cuidar. Quando estes palhaços entram em cena, quebram muitos paradigmas ali presentes e transportam o ambiente para um estado de leveza e descontração. Os palhaços poderiam ser também chamados de “Doutores do aqui e agora” pois a interpretação e improviso destas pessoas é toda voltada para o presente, sem preconceitos, sem pensamentos preconcebidos, abertos para o novo, sons que surgem do nada, erros que são transmutados em acertos, é tudo voltado para o que vier e como vier. Fazendo uma correlação do hospital com o mundo de hoje, eu diria que não existe muita diferença não. Só faria algumas trocas de papéis, pois o mundo está doente e nós seriamos seus médicos e palhaços. O mundo requer atenção e cuidados muito especiais nos dias de hoje senão ele morrerá para nós seres humanos, pois a vida dele é muito maior e sublime que a nossa. Vivemos em um mundo de percepção muito equivocada sobre o agora, pois nosso comportamento no dia a dia é totalmente desfocado com o que o mundo pode oferecer, principalmente Por: Silvio Vieira

no que toca a parte do consumo. O consumo irresponsável está deixando o mundo cada vez mais doente, com dores de barriga cada vez mais intensas e dores de cabeça cada vez mais fortes. Como quebrar este ciclo? Somente através da percepção individual de cada um de nós do aqui agora, pois estamos míopes para esta realidade . Temos uma visão curta para esta verdade. Nossas ações como seres humanos estão alimentando a doença de nosso planeta e muitas vezes, através de nossas ações diárias nem percebemos isto. Após assistir o filme Doutores da Alegria veio pra mim uma luz no final do túnel, que talvez através da “palhaçada” inteligente poderemos trazer a população para a percepção da realidade e do clarear uma consciência e a partir daí mudarmos ou não nossas ações, revertendo assim a doença do mundo onde vivemos.

Colabore:

anualmente por:

Este

trabalho

é

responsável

√ 60 mil visitas a crianças hospitalizadas; √ Oficinas para profissionais de saúde; √ Atendimento a 1.200 estudantes; √ Manutenção da estrutura; √ Aprimoramento técnico dos artistas; √ Continuidade das ações de pesquisa e disseminação do conhecimento. http://www.doutoresdaalegria.org.br Tel.: 11 - 3061-5523


Distribuição

Condomínios Acapulco Adriana Ana Paula Angra dos Reis Araucária Atalaya Aveiro Barcelona Belvedere Bougainville Bracuí Brasilia Elegance Brasília I Brasília III Brasília Imperador Brasília V Brasília VI Brasília VII Caçarelhos Cantareira Pallace Cantareira Real Park Carauna Carolina Champ’s Elisée Colina de Sintra Conde de Monte Cristo Cotê D’or De Paula Estoril Europa

Zona Norte Banca Braz Leme Av. Braz Leme, 2341 Tel.: 2991-2429 Banca Casa Forte Rua Casa Forte, 11 Tel.: 2976-0684 Banca Leal Rua Aureliano Leal, 11 Tel.: 2977-9486 Banca São Camilo Rua Voluntários da Pátria, 3749 Tel.: 2972-0762 Revistaria DPX Book Shopping Rua Francisca Júlia, 427 Tel.: 2977-7806

São Paulo bairros

Coffee & Book Shop Av. Leôncio de Magalhães, 1359 Tel.: 2639-4736

48

Banca Fênix Rua Gaspar Soares, 26 Tel.: 2977-9486 Banca Santa Terezinha Rua Conselheiro Moreira de Barros, 930 Tel.: 2976-2556 Banca Duduca Av. Gal Ataliba Leonel, fte2292 Tel.: 2978-8931 Banca da Ilha Av. Gen. Ataliba Leonel, frente ao 2292 Tel.: 2979-7865

Flamboyant Garça Real Gemini Greenfield Ilhas do Caribe Ilhas Marianas Impala residence Ipanema Jangadeiro Jardim das Colinas Las Lenas Luiz Antonio Tonini Maison de Luxemburgo Maison de Nice Maison Larissa Maison Tayar II Maison Verte Mansão dos Nobres Mariana Mirandela Mirante Boulevard Mirante de São Paulo Montblanc Monte Blanc Monte Carlo Monte Carlo II Morada da Hortências Ouro Verde Palazzo Santana Piazza San Paolo Pinus Poesy

Portal da Candelária Reserva dos Cataguases Residencial Portinari Residencial Vimioso Rio Bravo Riviera Riviera da Cantareira Rouxinol do Campo Sabel V São Pedro da Aldeia Silvana Solar da Cantareira Solar de Ãvora Solar de Sintra Solar dos Cunha Tambaú Tropical Gardens Varandas da Cantareira Varandas do Alto Villa Di Sorrento Village Villagio da Serra Araucária Villagio da Serra Flanboyant Vitória Régia Vivenda das Primaveras Vivenda do Alto Vivenda Real

www.saopaulobairros.com.br

Anuncie: (11) 2099-0674

Banca Barro Branco Av. Nova Cantareira, 3255 Tel: 2991-2429 Banca Nova Cantareira Av. Nova Cantareira, 47 Tel.: 2262-8086 Banca Presidente Av. Nova Cantareira, 2419 Tel.: 2204-2813 Recanto da Cultura Av. Luis Carlos Gentile de Laet, 100 Loja 3 - Tel.: 2994-3166 Banca Conceição Av. Conceição, 1267 Tel.: 2901-7516 Banca Dom Romano Av. Conceição, 348 Tel.: 2906-3015 Banca Pelegrino Praça Santo Eduardo, 33 Tel.: 2636-8540 Banca Santo Eduardo Praça Santo Eduardo, 33 Tel.: 2955-5847 Banca Cantareira Av. Senador José E. de Moraes, 474 Tel.: 2203-0594 Banca Cosmorama Praça Cosmorama Tel.: 2631-5680 Laselva Bookstore

Shopping Lar Center piso térreo Tel.: 2089-0336

Zona Oeste Banca MIX R. Desembargador do Vale, Esq c/ Av. Pompéia Tel.: 3675-8854 Banca Matilde II R. Bartira, 170 Tel.: 3801-0168 Café Raiz Gourmet R. Cardoso de Almeida, 920 Tel.: 3868-4747 Banca Cardoso de Almeida R. Cardoso de Almeida, 1225 Tel.: 3672-7893 Banca Perfil R. João Ramalho, 229 Tel.: 3672-3852 Banca Pacaembu Pça Charles Muller, 01 Tel.: 3825-4996 Banca Sumaré Pça Irmãos Warkamnn Alt. 1500 Av. Sumaré Tel.: 3675-9353


Momento...

Martin Luther King É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar. É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final. Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder. Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver. O perdão é um catalisador que cria a ambiência necessária para uma nova partida, para um reinício. Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios. É errôneo servir-se de meios imorais para alcançar objetivos morais. O amor é a única força capaz de transformar um inimigo num amigo. Se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira. O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos. O que vale não é o quanto se vive... mas como se vive. Nós não podemos nos concentrar somente na negatividade da guerra, mas também na positividade da paz. Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo. Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização.

São Paulo bairros

Aprendemos a voar como os pássaros, a nadar como os peixes; mas não aprendemos a simples arte de vivermos junto como irmãos. Quando os nossos dias se tornarem obscurecidos por nuvens negras e baixas, quando as nossas noites

50

forem mais negras do que mil noites. Lembremonos, que no universo há um grande e benigno poder , que é capaz de abrir caminho onde não há caminho, e de transformar o ontem sombrio num luminoso amanhã. Não somos o que deveríamos ser, não somos o que desejamos ser, não somos o que iríamos ser, mas graças a Deus não somos o que éramos. O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons. Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo. Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos? Eu segurei muitas coisas em minhas mãos, e eu perdi tudo; mas tudo que eu coloquei nas mãos de Deus eu ainda possuo. Saiba que seu destino é traçado pelos seus próprios pensamentos, e não por alguma força que venha de fora. A escuridão não pode expulsar a escuridão, apenas a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio, só o amor pode fazer isso. Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez conscienciosa. A inteligência e o carater são objetivo da verdadeira educação. Martin Luther King

Martin Luther King, Jr. foi um importante pastor evangélico e ativista político norte-americano. Lutou em defesa dos direitos sociais para os negros e mulheres, combatendo o preconceito e o racismo. Defendia a luta pacífica, baseada no amor ao próximo, como forma de construir um mundo melhor, baseado na igualdade de direitos sociais e econômicos. Em função de sua atuação social e política, Luther King despertou muito ódio naqueles que defendiam a segregação racial nos Estados Unidos. Durante quase toda sua vida adulta, foi constantemente ameaçado de morte por estas pessoas e grupos. Na manhã de 4 de abril de 1968, antes de uma marcha, Martin Luther King foi assassinado no quarto de um hotel na cidade de Memphis. Sua atuação política e sociai foi fundamental nas mudanças que ocorreram nas leis dos Estados Unidos nas décadas de 1950 e 1960. As leis segragacionistas foram caindo, dando espaço para uma legislação mais justa e igualitária. Embora sua atuação tenha sido nos Estados Unidos, Luther King é até hoje lembrado nos quatro cantos do mundo como símbolo de luta pacífica pelos direitos civis.


Revista São Paulo Bairros  

9ª Edição Revista São Paulo Bairros

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you