Page 1

PARTE REVISTA OFICIAL JSD PENAFIEL

#1 MARÇO 2014

JS

E DP

N

IE AF

L


D JS

PE

F NA

IEL

TU FAZES PARTE! CONTRIBUIU PARA FAZER A DIFERENÇA NO TEU FUTURO! A JSD Penafiel é uma estrutura política de juventude que junta centenas de jovens de todas as freguesias do concelho de Penafiel. Entre debates, formações, propostas políticas e as mais diversas iniciativas, procuramos contribuir defender os interesses dos jovens e melhorar as políticas de juventude em Penafiel e no país! Vais continuar à espera que os outros decidam por ti sobre o futuro ? A escolha é tua!

facebook.com/jsdpenafiel


TU FAZES

NESTA EDIÇÃO

PARTE REVISTA OFICIAL JSD PENAFIEL

Equipa editorial Coordenação Nuno Brochado Revisão José Manuel Vieira Colaboração Ana Lourenço Júlio Pereira Renato Silva Rute Moreira

04 Juventude interventiva! Mensagem do Presidente da JSD Penafiel 05 Tomada de posse - JSD Penafiel No dia 16 de novembro realizou-se a tomada de posse dos novos órgãos da JSD Penafiel, num jantar em Abragão que juntou cerca de 200 pessoas. 06 Congresso Regional da JSD Porto Felgueiras recebeu a 2ª edição deste congresso que reelegeu Simão Ribeiro para mais um mandato à frente da Comissão Política Regional. 07 JSD aliada à causa “Árvore Solidária” da AEP A JSD envolveu os seus jovens na campanha de angariação de presentes para a “Árvore Solidária” da AEP, contribuindo com cerca de 100 presentes. 07 JSD promove “Festa dos Reis” em parceria com a APADIMP No dia 11 de janeiro a JSD procurou proporcionar um momento de alegria aos utentes da APADIMP, tornando este dia especial para todos os participantes. 08 JSD Penafiel na campanha de Passos Coelho na Trofa e em Braga A JSD marcou presença nas iniciativas realizadas na Trofa e em Braga na campanha do Dr. Pedro Passos Coelho a nova liderança do PSD. 09 Fizemos 3 perguntas a: Henrique Martins O novo Presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos responde às perguntas feitas pela JSD Penafiel. 10 Congresso Nacional do PSD Nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro realizou-se o Congresso Nacional do PSD, tendo a JSD de Penafiel marcado a sua presença com elementos observadores e com Pedro Cepeda como Delegado.

JSD Penafiel jsdpenafiel@outlook.com facebook.com/jsdpenafiel

11 Plenário da JSD em Rio de Moinhos e Homenagem aos militantes distritais honorários Realizou-se em Rio de Moinhos o último plenário da concelhia da JSD. No final fez-se homenagem aos militantes distritais honorários.

#1

MARÇO 2014 JS

DP

E

F NA

IEL

3


MENSAGEM DO PRESIDENTE PEDRO SANTANA CEPEDA

TU FAZES PARTE! Esta é a primeira edição da nova revista da JSD Penafiel. Ao longo destas e de muitas mais páginas de futuras edições, iremos fazer chegar aos jovens informação sobre as nossas atividades, tomadas de posições, ideias e projetos políticos. Uma palavra de agradecimento a todos os militantes que colaboraram nesta edição! Os novos órgãos da JSD Penafiel, eleitos em novembro de 2013, tomaram posse em Abragão no dia 16 de novembro. Nesse dia, quisemos dar um sinal da dimensão do nosso projeto e, uma semana depois da nossa eleição, admitimos cerca de duas centenas de novos militantes. Estes são jovens das mais variadas freguesias do nosso concelho e de pessoas cheias de capacidade e vontade de continuar a fazer crescer a JSD Penafiel. No dia 1 de fevereiro realizamos uma homenagem aos nossos militantes distritais honorários. Esta foi uma forma de reconhecer aqueles que, já não fazendo parte da JSD, no passado ajudaram a construir esta grande estrutura de juventude e que criaram as bases para que, hoje, a JSD Penafiel tenha esta grande dimensão e expressão. JUVENTUDE SOLIDÁRIA A atual situação em que vive o nosso país exige a cada um de nós uma responsabilidade social acrescida e uma atenção redobrada para aqueles que estão mais desprotegidos. Ao longo dos tempos, a JSD Penafiel tem realizado vários projetos sociais, que nos enchem a alma e que são o nosso modesto contributo social para o nosso concelho. Com estes gestos pretendemos, por um lado, exercer a nossa responsabilidade social e, por outro lado, dar o

4

“O nosso compromisso é com os jovens e com Penafiel.” exemplo e motivar os jovens a envolverem-se no voluntariado e em projetos sociais no nosso concelho. JUVENTUDE ATIVA Ao longo dos próximos meses a JSD Penafiel irá desenvolver um conjunto de iniciativas que vão desde a formação política, passando pela promoção do desporto e do associativismo, até aos assuntos relacionados com a Europa. A nossa postura será de permanente contato e colaboração com os nossos militantes, com os autarcas do nosso concelho e com a estrutura distrital e nacional da JSD. Contamos com a participação de todos que partilhem da nossa visão e estaremos sempre abertos aos contributos de todos os jovens e instituições que connosco queiram colaborar. Prometemos manter este registo ao longo de todo o mandato: orgulhosos na nossa estrutura e comprometidos com os nossos ideais, sem olhar às coisas menores, que muitas vezes dominam a política. O nosso compromisso é com os jovens e com Penafiel. A todos um abraço amigo do, Pedro Santana Cepeda Presidente da JSD Penafiel


Tomada de posse dos novos órgãos da JSD Penafiel A eleição dos novos órgãos da estrutura da JSD de Penafiel decorreu a 9 de novembro de 2013. Esta foi uma eleição marcada pelo maior número de votos obtidos numa lista aos órgãos da JSD Penafiel. A lista eleita apresenta uma equipa renovada e rejuvenescida, com o objetivo de impulsionar uma nova energia à JSD. A tomada de posse foi realizada na Quinta Vale de Campos, em Abragão, no dia 16 de novembro de 2013. Esta cerimónia e jantar decorreu com a presença de cerca de 200 jovens militantes, representantes de outras concelhias e distrital da JSD, representantes da Comissão Política do PSD Penafiel e militantes do PSD. Foi uma cerimónia marcada pela entrega de cerca de 200 fichas de novos militantes ao Presidente da Comissão Política do PSD de Penafiel, Dr. Alberto Santos, o que demonstrou, claramente, que esta é uma equipa não só empenhada em trazer uma nova e enérgica dinâmica à JSD, como em procurar novos jovens, oriundos de todo o concelho e capazes de apoiar e ajudar a cumprir os objetivos a que esta estrutura se propôs.

Por Nuno Brochado 28 anos, Croca

5


Congresso Regional da JSD Porto reelegeu Simão Ribeiro. Foi no dia 7 de dezembro que se realizou o II Congresso da JSD Regional do Porto, em Felgueiras. A JSD de Penafiel esteve representada com os seus delegados e apresentou 3 moções setoriais, destacandose a apresentação de uma moção relativa à construção do Ic35, por parte da nossa militante Ana Lourenço. O Congresso Regional elegeu o Presidente da JSD Penafiel, Pedro Santana Cepeda, como Presidente da Mesa do Congresso e ainda Helena Rocha e Júlio Pereira para a Comissão Política Regional. Destaca-se ainda a indicação de Alcina Teixeira, Nuno Brochado e Marta Vieira nos gabinetes temáticos da estrutura regional, tendo a JSD Penafiel conseguido uma grande representação nos órgãos regionais. Simão Ribeiro apresentou a sua Moção de Estratégia Global e foi reeleito para o cargo de Presidente da Comissão Política Regional da JSD do Porto.

6


JSD Penafiel presente na Campanha de Pedro Passos Coelho, na Trofa e em Braga No dia 18 de janeiro, o concelho da Trofa recebeu mais um evento da recandidatura do Dr. Pedro Passos Coelho à presidência da Comissão Política Nacional do PSD, evento no qual a JSD de Penafiel esteve presente. Deparamo-nos com um Dr. Passos Coelho um pouco diferente, mais calmo do que o normal, com algum sentido de humor, embora com o seu habitual e já conhecido perfil sério a demarcar a postura geral. Apesar de reconhecer que nem tudo correu da melhor forma, reiterou que a política praticada pelo Governo era absolutamente necessária. O atual líder dos social-democratas reconheceu que tem de pensar mais no partido admitindo que, de certa forma, possa ter tido alguma culpa em eventuais derrotas nas últimas eleições autárquicas. No entanto, deixou e reforçou sempre a ideia que esta política de rigor económico terá que continuar a ser praticada para conseguir levar Portugal de volta aos mercados competitivos. Já no dia 24 de janeiro, foi a cidade de Braga a acolher a última iniciativa desta campanha, organizada pela JSD e cujo tema foi “À conversa com Pedro Passos Coelho”. Esta iniciativa teve como principal objetivo esclarecer as dúvidas dos mais jovens, permitindo-lhes que colocassem as suas questões de um modo informal, diretamente ao Dr. Pedro Passos Coelho. Percebeu-se, deste modo e com a máxima proximidade, o estado atual do país e o que poderá o futuro reservar a estes jovens. Foi também uma forma de proporcionar ao atual Primeiro-Ministro uma visão mais alargada daquilo que os mais jovens pensam acerca de Portugal. Mais uma vez a JSD Penafiel esteve presente com 25 militantes, tendo sido colocadas duas questões ao PrimeiroMinistro e, das quais, se dá destaque à relacionada com a construção do IC-35, cuja preponderância do tema tem sido predominante no nosso concelho.

Por Renato Silva 17 anos, Vila Cova

8


JSD Penafiel entrega presentes na “Árvore Solidária” da AEP No âmbito da iniciativa “Árvore Solidária”, promovida pela Associação Empresarial de Penafiel (AEP), que visava a recolha de presentes para serem distribuídos pelas instituições de solidariedade do nosso concelho, foi colocada a “Árvore Solidária” no Largo Padre Américo, durante todo o mês de dezembro de 2013. Aliando-se a esta causa, a JSD Penafiel promoveu, junto dos seus militantes, a recolha de presentes, tendo conseguindo angariar cerca de 100 presentes. Deste modo, no dia 21 de dezembro, as prendas reunidas pela nossa estrutura foram entregues, junto à “Árvore Solidária”, aos órgãos sociais da AEP. Esta iniciativa permitiu assim proporcionar um Natal diferente a um número muito significativo de crianças e jovens do concelho.

Por Rute Moreira 22 anos, Galegos

JSD Penafiel promove “Festa dos Reis” em parceria com a APADIMP No passado dia 11 de janeiro realizou-se o já tradicional convívio na APADIMP. Com a preciosa colaboração do Grupo de Jovens da Portela e do Grupo de Teatro Carpe Diem, que se uniram a esta iniciativa, a JSD Penafiel levou “os Reis” à APADIMP. Com teatro, música e muita animação passou-se uma tarde muito agradável numa Instituição muito querida do nosso concelho e que, ao longo de mais de 30 anos, tem prestado um contributo essencial junto de pessoas muito especiais. E são estas pessoas especiais, tantas vezes esquecidas, que continuam a mover a JSD Penafiel neste tipo de iniciativas. Em todos os participantes ficou a vontade sincera de proporcionar mais momentos como aqueles e a incentivar outras entidades, associações, grupos informais a fazerem o mesmo porque quando se visita a APADIMP e se conversa com os amigos que são a razão de ser da obra, não se fica indiferente. Agradecemos a todos que se uniram à JSD Penafiel na realização desta iniciativa e que tornaram a Festa dos Reis na APADIMP muito especial para todos os participantes.

Por Júlio Pereira 26 anos, S. Martinho Recesinhos

7


3 perguntas a HENRIQUE MARTINS Presidente da J.F. de Rio de Moinhos Henrique Martins foi eleito Presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos nas últimas eleições autárqucias. Com 32 anos é um dos mais jovens Presidente de Junta do Concelho de Penafiel. Professor de profissão, é também Presidente da Banda de Música de Rio de Moinhos há vários anos.

Quais são as características mais importantes da sua freguesia? Qual foi o sentimento que viveu ao ser eleito Presidente de Junta? Confesso que foi uma sensação muito boa, quase indescritível. Encabecei um grupo de pessoas fantástico, empenhado e dedicado para continuar a conseguir fazer um bom trabalho pela nossa terra e pelas nossas gentes. Liderei um grupo muito heterogéneo, pautado pela competência, onde, naturalmente, a juventude teve especial preponderância e fez questão de marcar presença, tendo dando importantes contributos. Por tudo isto, senti-me muito feliz e encorajado em dar o melhor de mim por ter a responsabilidade de liderar e contribuir para um desenvolvimento coerente e sustentado da nossa Vila.

A nossa freguesia de Rio de Moinhos tem a sua maior valência nas pessoas e no seu poder associativo. A prova disso são as inúmeras associações existentes onde são referência na área a que se dedicam. Todas elas elevam o nome de Rio de Moinhos e de Penafiel e algumas fazem-no fora do nosso concelho e até mesmo além fronteiras. Inerente a esta capacidade está o poder de bem receber, havendo várias coletividades que têm no seu grupo elementos de várias freguesias e concelhos limítrofes. Outra prova cabal deste poder foi, muito recentemente, a realização do Desfile de Carnaval. Com muito empenho, horas de ensaio e bastante dinheiro envolvido, mobilizam-se já há alguns anos e realizam um desfile que começa a ganhar mais preponderância ano após ano e é já um evento de referência nos meios locais. A par deste poder e tenacidade característico das nossas gentes, destacaria também a beleza da nossa história e a localização geográfica da nossa Vila. Toda a história associada à nossa terra reforça a curiosidade em conhecer os nossos antepassados que, localizados na margem do Rio Tâmega, muito embelezam a nossa Vila. Atrever-me-ia a dizer que somos um palco, com vista para o Rio Douro, onde se pode apreciar a natureza e os vários distritos que nos circundam. Uma terra a conhecer, sem dúvida!

Concretamente, no dia das eleições, foi bastante emotivo sentir que as pessoas tinham confiado em mim e viram que eu seria a pessoa indicada para o cargo. Acima de tudo, um enorme sentido de responsabilidade!

9


O que tenciona fazer pela juventude da sua freguesia? Sou da opinião que todos os nossos atos e tomadas de decisão deverão centrar-se nas pessoas. Sem qualquer tipo de descriminação entre géneros ou idades, talvez por inerência da minha profissão e formação profissional, tenho especial atenção aos mais jovens pelo simples facto de serem eles que nos irão assegurar o futuro. Se quisermos utilizar o termo descriminação, chamemos-lhe de descriminação positiva. Para eles, desde bem cedo no Centro Escolar, é prioritário criar-lhes condições para que se instruam e se formem cidadãos conscientes e interventivos. Temos trabalhado, junto da Sr.a Coordenadora do Centro Escolar, no sentido de lhes proporcionar experiências novas e instrutivas que lhes sirvam de complemento ao que é lecionado diariamente nas escolas. Tencionamos também assinalar dignamente duas ocasiões especiais, nomeadamente o Dia Mundial da Criança e o Dia Mundial da Juventude. Para ambas as situações estamos a encetar contactos para a realização de eventos comemorativos. Globalmente, temos tido a preocupação em continuar a apoiar as nossas Associações, nas mais diversas áreas de intervenção, para que possam continuar a oferecer respostas aos anseios e expectativas dos nossos jovens. Dessa forma, os jovens serão cidadãos mais conscientes, interventivos e, estando ocupado numa determinada atividade/projeto, não terão tempo para enveredar por caminhos desviantes, podendo também fugir do flagelo mundial das drogas. Em suma, acreditamos que será vantajoso semear agora para colhermos mais tarde. São eles o nosso futuro!

Congresso Nacional do PSD Realizou-se no passado fim de semana, dias 21, 22 e 23 de fevereiro, em Lisboa o XXXV Congresso Nacional do Partido Social Democrata (PSD). A secção de Penafiel da JSD esteve representada por 7 elementos da estrutura local, um dos quais, Pedro Cepeda como delegado ao congresso. Saudamos o nosso conterrâneo Doutor Mário Magalhães pela apresentação da moção sobre Coesão Territorial que valoriza e defende a nossa região e a JSD pela moção “Reformar a Politica, Já” defendida pelo Hugo Soares. Foi um congresso poderosíssimo e os principais assuntos abordados foram soluções para o desemprego, para o interior e para um Portugal mais competitivo, mais justo e mais Europa. É importante realçar o discurso realista mas encorajador do nosso reeleito presidente Pedro Passos Coelho e a entrada de militantes da JSD para o Conselho Nacional. Importa reter que o PSD saiu mais unido deste histórico congresso, que contou a presença de ilustres militantes, tais como Dr. Santana Lopes, Dr. Marcelo Rebelo de Sousa e Dr. Marques Mendes, com a certeza que é necessário e todos estamos disponíveis para cumprir Sá Carneiro, ou seja, “ Em primeiro lugar Portugal”. Por Ana Lourenço 22 anos, Termas de S. Vicente

10


Plenário da JSD em Rio de Moinhos e Homenagem aos militantes distritais honorários No dia 1 de fevereiro de 2014 realizou-se o Plenário Concelhio da JSD, na freguesia de Rio de Moinhos. Este foi o local escolhido como forma de reconhecimento pelo significativo número de militantes que a freguesia possui. Foi efetuada uma síntese e avaliação da atividade da JSD desde a tomada de posse dos órgãos atuais, tal como dos acontecimentos que têm marcado a atualidade, merecendo mais uma vez destaque o IC 35. Após o Plenário, grande parte dos participantes seguiu rumo à Sede do Rancho Folclórico de Rio de Moinhos, onde decorreu um caloroso jantar de entrega dos diplomas de militante distrital honorário a Ricardo Duarte, José Miguel Moreira, Fernando Silva, Agostinho Soares, Rui Soares e Susana Oliveira. Esta homenagem a anteriores dirigentes da JSD Penafiel foi uma forma de reconhecer aqueles que construiram as bases para que hoje a nossa estrutura tenha esta grande dimensão e capacidade de intervenção.

11


JS

#1

MARÇO 2014

E P D

N

IE F A

L

PARTE REVISTA OFICIAL JSD PENAFIEL

Tu fazes parte! - JSD Penafiel #01  

Revista oficial da JSD Penafiel. Edição #1 | Março de 2014

Advertisement