Issuu on Google+

SOLUÇÃO PARA GESTÃO DA REDE SOCIOASSISTENCIAL


CENÁRIO ATUAL Conheça uma ferramenta única que monitora a Assistência e a Promoção Social.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS tem promovido, de forma solidária com as demais esferas de governo, a consolidação de uma ampla rede de proteção e promoção social, integrando suas áreas de Assistência Social, de Renda de Cidadania e de Segurança Alimentar e Nutricional. Visando regulamentar e gerir a Política Nacional de Assistência Social, instituiu-se o Sistema Único da Assistência Social – SUAS. Apesar de a proposta do SUAS definir as atribuições e competências dos três níveis de governo, a gestão e operacionalização da rede de serviços socioassistenciais que ficou a cargo do munícipio não possui INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA, tornando quase impossível medir a eficiência da promoção social das famílias atendidas.


GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO DIFERENCIAL Diante desse cenário, em 2005 a Vertical Tecnologia decidiu criar uma Unidade Especializada em Gestão do Conhecimento, composta por profissionais com vasta formação acadêmica e experiência em Tecnologia da Informação, Estatística, Assistência Social, Psicologia Comportamental e Gestão Pública. O objetivo principal dessa unidade foi desenvolver uma Solução Tecnológica para INTEGRAR EM TEMPO REAL as ações de cunho social do Município, proporcionando a criação de um verdadeiro “Mapa Sociocompor tamental” da população.


5 anos de pesquisas, planejamento e desenvolvimento, em uma plataforma tecnológica desenhada para integrar todas as ações de cunho social em um único banco de dados.

Após 5 incansáveis anos de pesquisa, planejamento e desenvolvimento, em 2010 nasce o GESTOR SOCIAL, uma

NASCE O GESTOR SOCIAL

Plataforma Tecnológica desenhada para integrar em um único Banco de Dados as informações das unidades que compõem a rede de serviços socioassistenciais.


CRAS BENEFÍCIOS DO GESTOR SOCIAL

INTEGRAÇÃO INTERSETORIAL

CREAS

DELEGACIA DE ATENDIMENTO À MULHER

CENTROS POP

ESCOLAS

PSFs

As políticas públicas de educação, assistência social, saúde, habitação, direitos humanos, cidadania e trabalho, para citar algumas, ainda se apresentam na maioria dos lugares “setoriais” e desarticuladas. Esta forma de gestão gera fragmentação da atenção às

DELEGACIA DE ATENDIMENTO À CRIANÇA E ADOLESCENTE

necessidades sociais e divergências quanto aos objetivos e papel de cada área, fragilizando o usuário, a quem se destinam

SECRETARIA

todas as políticas públicas e ações governamentais.

DE HABITAÇÃO O Gestor Social por ser totalmente Web, possibilita a integração intersetorial. Essa integração permite aos Gestores conhecerem as demandas, necessidades, vulnerabilidades e riscos das famílias, possibilitando a criação de políticas, programas e projetos, desencadeando um processo de desenvolvimento e gerando uma gestão comprometida com a cidadania.

OUVIDORIA

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

CONSELHOS TUTELARES

SECRETARIA DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS


INTEGRAÇÃO COM O CADASTRO ÚNICO FEDERAL

CRAS

Ao importar os dados do Cadastro Único, as Unidades de Atendimento Socioassistencias terão acesso à todas as informações Socioeconômicas da Unidade Familiar. De posse dessas informações torna-se muito mais eficiente a identificação das famílias em vulnerabilidade social, possibilitando a promoção dos meios necessários ao for talecimento dos vínculos familiares e comunitários, proporcionando acesso aos direitos de cidadania, tanto para o indivíduo como para sua família.

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DA FAMÍLIA

O Prontuário Eletrônico segue a diretriz criada pela Política Nacional de Assistência Social de Matricialidade Familiar, dessa forma o Gestor Social cria um Prontuário para cada família. Mesmo tendo foco na Família, o Prontuário Eletrônico registra e preserva as características de cada indivíduo. Em situações onde um indivíduo teve seus direitos violados, por exemplo, esta informação será registrada apenas para aquele indivíduo, porém as informações da família fazem parte do histórico daquele indivíduo e estarão disponíveis em Tempo Real para o Profissional do SUAS que estiver realizando o atendimento.


REFERÊNCIA E CONTRA-REFERÊNCIA REFERÊNCIA O Gestor Social permite ao Profissional do SUAS encaminhar, de maneira eletrônica os atendimentos feitos pelo CRAS, a qualquer unidade de maior complexidade que preste qualquer serviço socioassistencial ou para outra unidade que possua relação com o Centro de Referência.

CREAS

CONTRA-REFERÊNCIA O Gestor Social permite ao Profissional do SUAS encaminhar, de maneira eletrônica os atendimentos feitos pelo CREAS, ou de outro serviço setorial ao CRAS. Esses encaminhamentos possibilitam que os Gestores acompanhem a evolução das famílias e/ou indivíduos encaminhados.


VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL O Gestor Social é responsável pela produção, sistematização e análise de informações para o planejamento das ações da Assistência Social no município, bem como pelo monitoramento da qualidade e do resultado dos serviços socioassistencias, da rede direta e conveniada.

Crie e monitore os padrões de qualidade dos serviços ofertados.

VIGILÂNCIA DE RISCOS E VULNERABILIDADES

VIGILÂNCIA DOS PADRÕES DOS SERVIÇOS

Com base no histórico de atendimentos realizados

Com base no histórico de atendimentos realizados

eletronicamente, é possível sistematizar e analisar

eletronicamente, é possível criar e monitorar

informações territorializadas sobre as situações de

padrões de qualidade dos serviços ofertados.

riscos e vulnerabilidades que incidem sobre famílias e indivíduos.


GESTÃO DE PROGRAMAS COMPLEMENTARES O Gestor Social permite ao município criar e gerenciar seus próprios programas, incluir todos os critérios, simular o impacto financeiro e gerenciar a execução do mesmo. Por exemplo:

DISTRIBUIÇÃO AUTOMATIZADA DE BENEFÍCIOS

SIMULAÇÃO DE BENEFÍCIOS

TRANSFERÊNCIA DE RENDA DIRETA AO CIDADÃO

CAPACITAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS

O Gestor Social permite ao Município, criar seus Programas Sociais, com regras próprias, após isso, é possível saber quantos usuários e/ou famílias se enquadram com as regras estabelecidas, permitindo inclusive

O Gestor Social possui um módulo de

simular o impacto financeiro. Caso o recurso

almoxarifado, possibilitando a transferência

O Gestor Social promove a

financeiro/orçamentário disponibilizado não

entre estoques. Com isso é possível controlar

O Gestor Social permite o

operacionalização dos cursos de

seja suficiente, o Gestor poderá criar novas

a distribuição de produtos aos usuários da

acompanhamento dos benefícios

capacitação e aperfeiçoamento, permitindo

regras e repetir a simulação, até que o

rede, sejam os itens de Benefícios Eventuais

pecuniários concedidos, através da gestão

o controle de tur mas, frequência,

resultado esteja de acordo com o recurso

ou dos Programas Próprios.

e operacionalização da folha de pagamento.

disciplinas, avaliações, entre outros.

financeiro/orçamentário disponibilizado.


Visualizar no Mapa do Município as áreas com maior índice de vulnerabilidade social e segmentá-las.

Com um único clique, saiba a realidade das famílias (suas vulnerabilidades, situações de risco e demandas).

TOMADA DE DECISÃO Com a unificação da Gestão dos Programas Socioassistenciais em um único banco de dados, o Município passará a ter uma fonte riquíssima de informações Socioeconômicas. Conhecendo a realidade das famílias, suas vulnerabilidades, situações de risco e demandas, a criação de Políticas Públicas e Ações Governamentais tornam-se extremamente eficientes.


RELATÓRIOS GEORREFERENCIADOS O Gestor Social permite ao Gestor visualizar diversos relatórios em Mapas Georreferenciados, dentre os diversos relatórios, destacamos: Acompanhar todo o trajeto realizado pelo Profissional do SUAS, possibilitando inclusive a atualização das coordenadas geográficas da residência visitada, assim como o registro fotográfico da família.

Visualizar no Mapa do Município as áreas com maior índice de violação de direitos e segmentá-las.

Realizar o agendamento das visitas por O Gestor Social permite, agendar

bairro, possibilitando a otimização dos

e acompanhar o resultado das

Propor a melhor rota para cada

recursos humanos e físicos.

visita, gerando o trajeto num mapa

visitas domiciliares realizadas pelos Profissionais do SUAS.

do dispositivo móvel.

Utilização de Smartphones e Tablets para realização da visita, possibilitando o Gestão de Visitas com dispositivos móveis.

preenchimento eletrônico da Ficha Social.


Hospedado em um dos Data Centers MAIS SEGUROS DO MUNDO, Windows Azure da Microsoft.

COMPUTAÇÃO NAS NUVENS

SERVIÇOS

VANTAGENS

ALTA DISPONIBILIDADE

O Gestor Social estará disponível todo o tempo. A Microsoft garante através do contrato SLA(Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço) que o Gestor Social funcionará 99,99% do tempo, ou seja, permitindo paradas programadas de apenas 01 minuto por semana.

COMPUTAÇÃO NAS NUVENS

A Prefeitura não precisará investir em: ·Infraestrutura de servidores. ·Licenças de Sistema Operacional. ·Licenças de Banco de dados e sistemas de backup. ·Licenças de antivírus. Analistas de Suporte e Administradores de Banco de Dados.

ELASTICIDADE

O fato do Gestor Social estar hospedado no Data Center da Microsoft, aumenta a capacidade de processamento e o armazenamento leva apenas alguns minutos.

SEGURANÇA

·Gestão proativa e redução dos riscos. ·Redução dos custos operacionais. ·Aderência às normativas de mercado, como PCI-DSS, ISO27001, ISAE 3402 (SAS70) e outras. ·Auditoria imparcial, com fornecimento de relatórios com padrões regulatórios. ·Solução escalável e sem necessidade de instalação, manutenção ou atualização de software. ·Alto grau de eficiência na detecção de vulnerabilidades. ·Proposição de sugestão de correções para mitigação dos riscos e vulnerabilidades identificadas.

ATUALIZAÇÕES

O fato do Gestor Social, estar hospedado em Data Center, a Prefeitura não precisará contratar novas versões e atualizações, pois elas são incorporadas automaticamente.

ACESSIBILIDADE

O Gestor Social, por estar na WEB pode ser acessado a qualquer hora, de qualquer lugar, por aqueles que possuam as credenciais individuais de acesso.

IMPLANTAÇÃO

Como o software está pronto para o uso em Data Center, o processo de implantação é infinitamente mais rápido.

SEGURANÇA E ALTA DISPONIBILIDADE O Gestor Social é comercializado na modalidade de “software como serviço” e nessa modalidade, permite que seja contabilizado como despesa.


SUPORTE E TREINAMENTO A Vertical é apaixonada por excelência, e essa paixão se estende ao suporte técnico, atendimento e treinamento. Seja qual for o porte de sua Prefeitura, nosso atendimento oferece profissionais altamente treinados e certificados, capazes de fornecer as informações e as ferramentas adequadas. Os meios de acesso ao Suporte são: On line – Atendimento realizado por meio de Chat Online. E-mail – Atendimento realizado por meio do suporte@verticaltecnologia.com.br Telefone – Atendimento realizado por meio de telefone. Para implementação do Gestor Social a Vertical oferece um treinamento presencial. Caso haja necessidade, a Vertical disponibiliza uma ferramenta de EAD – Educação à Distância.

EQUIPAMENTO - DISPOSITIVOS MÓVEIS Caso haja necessidade, a Vertical Tecnologia poderá fornecer em comodato, equipamentos (dispositivos móveis) com a finalidade de executar as visitas domiciliares. A quantidade de terminais móveis será de acordo com a necessidade do cliente, levando em consideração o número de equipes de visitas e assistentes sociais que farão uso do equipamento.


CONSULTORIA ESPECIALIZADA Nosso trabalho é baseado nos princípios fundamentais da Política Nacional de Assistência Social, com abordagem territorial, para a consolidação do Atendimento e Proteção Social, da Vigilância e Defesa Socio Institucional.

ELABORAÇÃO TÉCNICA DE POLÍTICAS A Vertical atua na elaboração técnica e participativa de: 

Plano Municipal de Assistência Social - PMAS.

Plano Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - PMDCA.

Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo – SINASE.

Organização de uxos e formas de atendimentos nos CRAS e CREAS, adoção da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO - SUAS A Vertical atua na elaboração e execução de programas de capacitação para: 

Conte com uma equipe de Mestres e Doutores para criar suas Políticas Públicas e Ações Governamentais.

Conselhos Municipais de Assistência Social.

Conselhos Tutelares.

Profissionais CRAS E CREAS.

Coordenadores e Diretores de Serviços de Acolhimento institucional e familiar de crianças e adolescentes.

Equipe Técnica das Secretarias de Assitência Social.


SOBRE NÓS A Vertical Tecnologia está localizada no Centro Político Administrativo de nosso País – Brasília. Somos mais que uma empresa de Tecnologia, somos uma empresa especializada em Gestão Pública, utilizamos a tecnologia para transformar Informações em conhecimento para apoiar a tomada de decisões. Nosso time é multidisciplinar, com especialistas em Políticas Orçamentárias e Financeiras, Educacionais, Gestão de Saúde, Assistência Social e Recursos Humanos. Alguns desses especialistas possuem mais de 25 anos de experiência. Tecnologia é apenas um meio que utilizamos para produzir resultados. UMA GESTÃO CENTRADA NO CIDADÃO!


w w w. v e r t i c a l t e c n o l o g i a . c o m . b r

BRASÍLIA - DF

APARECIDA DE GOIÂNIA - GO

61. 3465 3565 SMAS Trecho 3 - Conjunto 3 Bloco D - Salas 309/311 Ed. The Union Brasília - DF CEP: 71.215-300

62. 3092 1058 Rua H44 Qd.1B Lts.48/50 Sala 406 - Ed. Montreal Office Condomínio Cidade Empresarial Aparecida de Goiânia - GO CEP: 74.935-440


Vertical Tecnologia > Gestor Social > Folder on line > Set 2013