Page 1

MAGAZINE

SAÚDE HUMANA E REABILITAÇÃO | #11 | NOVEMBRO 2016

Doença obstrutiva pulmonar Vitamina C Fibrose Quística

- Fisioterapia


2 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

Áreas da FISIOMADEIRA Treino Acompanhado Patrocínios Fisiomadeira Enfermagem Medicina Desportiva Dicas Saudáveis Aulas/Ginásio Osteopatia Fisioterapia Bem-Estar Parcerias Recursos Humanos Psicologia

O nosso sucesso advém do nível de qualidade dos nossos serviços. Orgulhamo-nos do atendimento e serviço prestados pelos nossos profissionais.


MAGAZINE VOUCHER DISCOUNT

*assinatura online com acesso a promoções exclusivas

Ouvi-lo e responder às suas necessidades específicas de forma profissional e eficiente é, para nós, uma forma de vida!


Os nossos serviços - Fisioterapia - Massoterapia - Ginásio de Reabilitação - Treino Funcional - Mesoterapia Homeopáca - Massagem An-Celulite - Drenagem Linfáca - Osteopaa - Exames Médico-Despoivos - Fisioterapia ao Domicílio

Avenida Arriaga nº 75, Edf. Monumental Infante 1º Andar Sala 106 9000-060 Funchal Telf.: 291 629 000 Telm.: 910 551 970 geral@fisiomadeira.pt | www.fisiomadeira.pt


5 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

Doença Obstrutiva Pulmonar O que é DOP? É uma doença crónica e progressiva que destrói e/ou danifica os alvéolos e acomete os pulmões. Esta doença faz com que o ar nos pulmões fique redo e reduz a quandade de capilares alveolares. Nas primeiras fases da doença a quandade de oxigénio diminui. É uma doença silenciosa que se desenvolve aos poucos. Está associada a doenças como a asma crónica, a bronquite crónica, enfisema pulmonar e bronquiectasia. Também é causada ou agravada pelo tabagismo, exposição passiva ao fumo, às poeiras e poluição ambiental. Os factores genécos podem também influenciar o surgimento da doença Obstruva Pulmonar.

Sintomas Os sintomas instalam-se lentamente. De início começa a senr dispneia (falta de ar) ao realizar esforços maiores, como por exemplo carregar objectos pesados, porém com o passar do tempo sente dificuldades em respirar mesmo quando está em repouso ou a realizar as tarefas do Os principais sintomas do DOP são: • • • • • • • • •

Dificuldade para respirar; Falta de ar; Chiado no peito: Tosse com expectoração, principalmente de manhã. Apeo no peito; Infecções respiratórias frequentes; Lábios ou unhas azuladas; Falta de energia Perda de peso (em fases mais avançadas). Joana Caires Massoterapeuta


6 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

Doença Obstrutiva Pulmonar Muitas vezes as pessoas associam a falta de ar do DOP com a asma, embora existam diferenças entre elas. A falta de ar da asma oscila, agravando-se nas crises enquanto na DOP a falta de ar vai agravando com o tempo e não retoma à normalidade, sendo progressiva e diária.

Tratamento Para todas as fases da doença existe um tratamento eficaz que ajuda a controlar os sintomas, reduzir o risco de complicações e a melhorar a capacidade de levar uma vida acva. Se for fumador tem que parar de fumar. Sendo que para muitas pessoas não é tarefa fácil converse com o seu médico, onde juntos vão ceamente encontrar uma solução para cessar o tabagismo. As pessoas com esta doença ficam sujeitas a gripes ou pneumonias, levando a um agravamento da doença. Devem-se vacinar todos os anos com a vacina da gripe e de 6 em 6 anos com a vacina anpneumocócica. Terá de ulizar broncodilatadores para reduzir os espasmos musculares da região respiratória.

A fisioterapia é uma ajuda muito impoante. Com a ajuda de um fisioterapeuta vai ser executado um plano de tratamento com exercícios respiratórios e reforço muscular para melhorar o dia-a-dia.

Curiosidade Dia 16 de Novembro é o dia mundial da doença pulmonar obstruva.


7 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

Vitamina C A vitamina C é um nutriente essencial para várias reações metabólicas, sendo um co-factor para a produção de outras substâncias impoantes. Os seres humanos, ao contrário de algumas espécies animais, não produzem vitamina C, pelo que se torna essencial ingerir alimentos ricos nesta substância ou recorrer a suplementos vitamínicos.

Funções: •

Função anoxidante, prevenindo a peroxidação dos ácidos gordos polinsaturados e

protegendo as membranas celulares da ação prejudicial dos radicais livres; •

Produção de colagénio (substância de natureza proteica intercelular que dá estrutura aos

músculos, tecidos vasculares, ossos e cailagens); •

Síntese de ácidos biliares (substâncias que vão degradar as gorduras que ingerimos);

Potenciação da absorção de ferro dos alimentos, sendo poanto impoante em situações

de anemia;

Drª Inês Silva Osteopata


8 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

Vitamina C •

Manutenção de um bom estado de saúde ao nível dos dentes e gengivas;

Síntese de várias hormonas (exemplo norepinefrina e dopamina) e neurotransmissores

(exemplo serotonina); •

Paicipação no metabolismo do ácido fólico (muito impoante na gravidez, pois evita

malformações no feto); •

Promoção da resistência a infeções através do papel que desempenha na avidade dos

leucócitos, conbuindo para a integridade das mucosas.

Carência Os sintomas que evidenciam carência desta vitamina são: fadiga, anorexia, sonolência, insónia, irritabilidade, aftas, diminuição da função imunitária, por isso é fundamental a suplementação em casos de doença.

Fontes alimentares Couve-galega, Couve Bruxelas, Agrião, Grelos, Couve-flor, Kiwi, Papaia, Couve lombarda, Laranja, Limão, Morango, Tangerina, Brócolos, Pimento, Couve pouguesa, Couve branca, Clemenna, Nectarina, Framboesa, Batata-doce, Alho-francês, Alho, Batata. As necessidades diárias de vitamina C são atualmente tema de debate, no entanto, segundo a Organização Mundial de Saúde, a dose diária recomendada para adultos será 25mg, 30mg para adolescentes e 35mg para grávidas.


9 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

Pneumonia A pneumonia é uma infeção dos pulmões provocada por agentes nocivos ou infecciosos como vírus, bactérias, fungos e também através da inalação de substâncias agressivas e produtos químicos. Estes agentes atacam principalmente

os

alvéolos

pulmonares

que

são

pequenas estruturas que transferem o oxigénio captado do meio ambiente para o sangue e, em troca recebem o dióxido de carbono do sangue que será expulso através da expiração. Os alvéolos podem ser enchidos por um líquido resultante da inflamação o que pode impedir a troca gasosa com o sangue, por esse movo a pneumonia poderá ser fatal.

A pneumonia é menos contagiosa do que a gripe e afeta com mais regularidade idosos em hospitais e lares, toxicodependentes e fumadores, como também pessoas com doenças crónicas que enfraquecem o sistema imunitário.

Raúl Pinto Massoterapeuta


10 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

Pneumonia Sintomas Os sintomas caracteríscos da pneumonia são: •

Febre alta, angindo valores acima dos 37,9ºC com regularidade;

Dores no tórax;

Alterações na pressão aerial;

Fraqueza muscular;

Dores de cabeça e estonteamentos;

Secreção de muco espesso de cor amarelada ou esverdeado e até mesmo sangue em casos

mais severos; •

Suores frequentes e intensos;

Perda de apete e vómitos.

Diagnósco: O diagnósco é normalmente feito através do estudo dos sintomas e através de um exame físico. Por vezes pode ser feito uma radiografia ao tórax, em que se os alvéolos esverem infetados então aparecem como manchas brancas, devido ao líquido que acumulou dentro deles devido à inflamação. Também pode ser feita uma análise ao sangue e esta pode apresentar um nível elevado de leucócitos (glóbulos brancos) que são ulizados pelo nosso corpo como resposta contra agentes patológicos, confirmando assim uma infeção. Em casos mais graves até mesmo a bactéria responsável pela doença pode ter-se propagado de tal forma que também está presente no sangue.

Prevenção: A higiene é essencial para a prevenção da pneumonia, lavar as mãos e assoar o nariz com regularidade, manter o sistema imunológico resistente através de uma alimentação saudável, descanso regular e evitar contacto com pessoas infetadas.


11 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

Pneumonia As vacinas também podem ajudar a prevenir a ocorrência de pneumonia e é essencial em pessoas mais susceptíveis como crianças e idosos. A vacina ulizada especificamente contra a pneumonia é aquela que age contra a bactéria Streptococus pneumoniae visto que este agente infeccioso é o causador mais comum de pneumonia. A vacina contra a gripe também ajuda a prevenir a ocorrência da pneumonia visto que o vírus da gripe peurba de forma considerável o sistema imunológico, facilitando a ocorrência das doenças pulmonares como também aumenta a severidade dos sintomas.

Tratamento Normalmente o tratamento da pneumonia é feito através de medicamentos prescritos pelo médico. O paciente deve tomar os medicamentos no tempo estabelecido mesmo que os sintomas desapareçam completamente, caso contrário a pneumonia pode voltar. Se a pneumonia for causada por bactérias a melhoria dos sintomas começa por volta de três dias após o início do tratamento com anbiócos, a febre começa a baixar gradualmente e os ataques de tosse são menos frequentes. Se a pneumonia for causada por vírus então os sintomas demoram aproximadamente 1 semana antes de começarem a diminuir de intensidade. Os sintomas normalmente desaparecem completamente após 3 semanas. Em ceos casos poderá ser necessário fazer tratamento em ambiente hospitalar, por exemplo, se o paciente ver um nível muito baixo de oxigénio no sangue, se os sintomas forem muito severos ou se ver outros problemas de saúde que agravam a condição.


12 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

CHALLENGE4FUN

ACEITA O

DESAFIO! FISIOMADEIRA

FALTA-TE MOTIVAÇÃO?


13 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

Fibrose Quística A fibrose quísca, também conhecida como mucoviscidose, é a doença genéca mais comum na raça branca (é uma doença autossómica recessiva) – causada por um distúrbio nas secreções de algumas glândulas, nomeadamente das glândulas exócrinas (glândulas produtoras de muco). Na fibrose quísca, as mucosidades do organismo tornam-se entre 30 a 60 vezes mais viscosas, o que conduz a uma maior acumulação de muco e ao consequente aumento do número de bactérias e fungos, o que pode levar a uma infeção crónica nos pulmões. Na fibrose quísca observam-se alterações na produção de secreções mucosas e viscosas que causam obstruções dos ductos de diversos órgãos, levando a uma tríade clássica composta por: – Doença Pulmonar Obstruva Crónica (DPOC) – Engloba a bronquite crónica, o enfisema pulmonar, a asma brônquica e as bronquiectasias. Caracteriza-se pela obstrução crónica das vias aéreas, o que diminui a capacidade respiratória. As secreções acabam por obstruir a passagem do ar, retendo bactérias, o que pode conduzir ao aparecimento de infeções respiratórias. – Eletrolítos anormalmente elevados no suor – Provocada por uma alteração no Cromossoma 7, que é responsável pela produção da proteína CFTR que regula a passagem do cloro e do sódio pelas membranas celulares. – Insuficiência Pancreáca – As secreções inadequadas comprometem o processo digesvo, levando a uma má função intesnal.

Drª Ana Almeida Fisioterapeuta


14 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

Fibrose Quística A fibrose quísca é uma doença com prognósco reservado que desencadeia, ao longo dos anos, complicações diversas, sendo que as complicações pulmonares são as que acabam por predizer a expectava de vida do paciente. O diagnósco precoce é de extrema impoância para que se possa determinar o plano de tratamento que possa possibilitar maior efevidade, evitando e/ou minimizando as complicações que geralmente conduzem ao óbito. O papel da fisioterapia respiratória é muito impoante na melhoria da qualidade de vida e prognósco destes pacientes.

Intervenção da Fisioterapia na Fibrose Quísca Após o diagnósco, um programa de fisioterapia respiratória deve logo ser instuído e permanecer para o resto da vida, inclusive quando o paciente esver em fase clinicamente assintomáca, já que existe evidência científica de que a obstrução e inflamação das pequenas vias aéreas existem mesmo na ausência de sintomas. A fisioterapia respiratória envolve técnicas e recursos que são desnadas a manter a higiene brônquica, visando diminuir a ocorrência de infeções e consequentemente desacelerando o processo de deterioração do pulmão. Os objevos gerais da fisioterapia são: - Promover a mobilização e expetoração do excesso de secreções; - Melhorar a venlação pulmonar e as trocas gasosas; - Manter ou melhorar a força dos músculos respiratórios; - Promover um bom condicionamento físico e uma função motora ideal; - Prevenir e corrigir possíveis deformidades torácicas e posturais; - Promover a qualidade de vida, possibilitando ao paciente realizar as suas avidades diárias com total independência e funcionalidade.


15 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

Fibrose Quística De entre as modalidades fisioterapêucas frequentemente ulizadas em pacientes com fibrose quísca, destacam-se as manobras de higiene brônquica que visam a eliminação do excesso de secreções. Outras manobras impoantes são a tapotagem, a vibração, a drenagem postural, a técnica de expiração forçada e o ciclo avo de respiração. Além disso, exercícios aeróbicos e técnicas de Terapia Manual e alongamentos musculares são também técnicas indicadas para este po de tratamento, dependendo sempre da avaliação e decisão do fisioterapeuta que se baseará sempre na condição individual de cada paciente.

Manobras de higiene brônquica

Técnica de drenagem postural


16 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

DÊfice de Atenção O dÊfice de atenção corresponde à ocorrência de períodos de atenção escassos ou breves e uma impulsividade exagerada para a idade. Este dÊfice pode associar-se ou não à hiperacvidade. Este problema afecta cerca de 5% a 10% das crianças em idade escolar e Ê 10 vezes mais frequente em rapazes do que em raparigas. As primeiras manifestaçþes costumam surgir antes dos 4 anos e quase sempre antes dos 7. O dÊfice de atenção, isolado ou associado a hiperacvidade gera problemas em casa, na escola, e nas relaçþes interpessoais, pelo que o seu reconhecimento e abordagem são fundamentais.

Quais as causas do DÊfice de Atenção? Pensa-se que este dÊfice seja hereditårio. Alguns estudos/invesgaçþes indicam que ele Ê causado por anomalias nos neurotransmissores cerebrais. O dÊfice de atenção pode ser reforçado pelo ambiente familiar ou escolar. Alguns estudos sugerem que este dÊfice pode estar associado a factores ambientais como a exposição ao fumo de cigarro ou a ålcl durante a gravidez. Pensa-se que a exposição a níveis elevados de chumbo (pintura de edifícios angos) pode ser outro factor de risco a considerar.

Como se manifesta o DÊfice de Atenção? A sua principal caracterísca Ê a dificuldade na manutenção de níveis contínuos de atenção, de concentração e de persistência nas tarefas. Uma criança que sofre desta peurbação tambÊm pode ser impulsiva e hiperacva. O dÊfice de atenção na idade prÊ-escolar associa-se a ansiedades, problemas de comunicação e de relacionamento e compoamento inadequado. Outros sinais comuns são a agitação constante das pernas, agitar e esfregar as mãos, falar impulsivamente, esquecer facilmente as coisas e a desorganização. A agressividade Ê rara.


17 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

Défice de Atenção Cerca de 20 % das crianças com défice de atenção apresenta dificuldades de aprendizagem e cerca de 90% têm mau desempenho escolar. Na adolescência, pode ocorrer depressão, ansiedade ou agressividade. Embora a impulsividade e a hiperacvidade tenham tendência a diminuir com a idade, a falta de atenção e os sintomas associados podem permanecer até à idade adulta.

Como se diagnosca o Défice de Atenção? O diagnósco baseia-se na quandade, frequência e gravidade dos sintomas. Trata-se de um diagnósco difícil, por depender de uma avaliação subjecva. Os sintomas podem estar presentes noutras condições e estas crianças podem apresentar outros problemas que se associam a manifestações disntas.

Como se trata o Défice de Atenção? O tratamento, como regra, associa o uso de medicamentos e uma terapia compoamental realizada por um psicólogo infanl e adaptada a cada caso. Quando as crianças que não são muito agressivas e estão inseridas num ambiente familiar estável, podem ser suficientes o tratamento com medicamentos. As crianças com défice de atenção não costumam, geralmente, ultrapassar plenamente as suas dificuldades.

Os problemas que se manifestam ou persistem na adolescência e na idade adulta incluem o fracasso escolar, pouca auto-esma, ansiedade, depressão e dificuldades na manutenção de um compoamento social adequado.


18 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

DÊfice de Atenção De um modo geral, as pessoas com dÊfice de atenção aparentam adaptar-se melhor às situaçþes laborais do que às escolares. Quando o dÊfice de atenção não Ê tratado, o risco de abuso de ålcl ou de estupefacientes e a percentagem de suicídios tendem a ser mais elevados do que na população em geral. É impoante reforçar que o tratamento pode aliviar muitos dos sintomas mas não existe uma cura para esta condição.

Como previnir? Durante a gravidez Ê impoante evitar tudo o que possa prejudicar o desenvolvimento do feto, como o ålcl, tabaco, fårmacos ou toxinas ambientais. TambÊm as crianças devem ser protegidas de poluentes e toxinas do meio ambiente, como o fumo de tabaco, agentes químicos industriais ou agrícolas e a nta com chumbo. Embora não existam dados concretos, Ê prudente evitar a exposição excessiva à televisão ou a videojogos nos primeiros 5 anos de vida.

Publicidade

CHALLENGE4FUN

ACEITA O

DESAFIO! FISIOMADEIRA


19 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

Choque Anafilático O choque anafiláco, também conhecido como anafilaxia, é uma reação alérgica grave que surge poucos segundos, ou minutos, após estar em contato com uma substância a que se tem alergia, como camarão, veneno de abelha ou alguns medicamentos, por exemplo. Nestes casos, os sintomas surgem rapidamente e incluem: •

Dificuldade em respirar com chiado;

Coceira e vermelhidão na pele;

Inchaço da boca, olhos e nariz;

Sensação de bola na garganta;

Dor abdominal, náuseas e vômitos;

Aumento dos bamentos cardíacos;

Tonturas e sensação de desmaio;

Suores intensos;

Confusão ou desmaio.

Devido à gravidade dos sintomas e ao risco elevado de ficar sem conseguir respirar, é impoante iniciar o tratamento o mais rápido possível para evitar colocar em risco a vida da víma. Assim, deve-se chamar imediatamente uma ambulância, ligando o 112, manter a calma e deitar a víma de lado, caso desmaie, como indicado nos primeiros socorros para esta situação.


20 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

Choque Anafilático Tratamento para choque anafiláco O tratamento para o choque anafiláco deve ser feito o mais depressa possível, com a injeção de adrenalina subcutânea e o uso de uma máscara de oxigênio para ajudar na respiração. Nos casos mais graves, em que o inchaço da garganta impede a passagem do ar para os pulmões, é necessário realizar uma cricoreodostomia, que é um procedimento cirúrgico para fazer um coe na garganta e manter a respiração, de forma a evitar alterações cerebrais graves. Após o tratamento pode ser necessário que o paciente fique algumas horas internado no hospital para observar todos os sinais e sintomas, evitando que o choque anafiláco volte a surgir.

O que fazer se já teve um choque anafiláco Após ter um choque anafiláco é recomendado consultar um alergologista para idenficar a substância que está provocando uma reação alérgica tão grave. Normalmente, as substâncias que provocam este po de choque incluem: •

Alguns remédios, como Penicilina, Aspirina, Ibuprofeno ou Naproxeno;

Comida, como amendoins, nozes, amêndoas, trigo, peixes, marisco, leite e ovos;

Picadas de insetos, como abelhas, vespas e formigas.


S E T N E O D E D E T R O P TRANS

21 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

A I P A R E T O I S I F E D O Ã S S E SE E D S E D

€ 0 4

deira e a A a m io is F a e r t n e arceria

mo vida

O SESSÃ

sinistrados, e s te n oe d a o d ia propr Ap especializado e a io ór at ul b m a te or ndição de saúde. sp co n e a o tr çã o a e it io m li po a a à su o garantir o ou outros, devido s co li b pú tem como objectiv s te or ansp zes de usar os tr pa ca in s oa ss pe a bem como

Avenida Arriaga nº 75, Edf. Monumental Infante 1º Andar Sala 106 9000-060 Funchal Telf.: 291 629 000 Telm.: 910 551 970 • 964 967 453 geral@fisiomadeira.pt | www.fisiomadeira.pt


22 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

Cãibras Musculares As cãibras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo ou de um grupo de muscular. Elas acometem apenas a musculatura estriada e afetam principalmente os músculos posteriores da perna. Uma cãibra pode começar durante a avidade física, no repouso e até durante o sono. É mais comum uma cãibra começar após uma contração muscular intensa com consequente encuamento do músculo que está sofrendo o processo. As cãibras estão associadas a uma série de condições não relacionadas com o despoo ou exercício. A falta de condicionamento físico e a fadiga também podem ser responsáveis pelas cãibras e outras lesões musculares.

Causas Segundo os especialistas, a principal causa das cãibras está relacionada com a hiperexcitação dos nervos que esmulam os músculos, que pode ser causada por: •

Avidade física vigorosa (nestes casos as cãibras podem ocorrer durante ou depois do

treino) •

Desidratação

Carência de cálcio ou magnésio

Fratura óssea

Insuficiência venosa e varizes nas pernas

Gravidez (normalmente devido a baixos níveis de magnésio)

Alterações metabólicas (como diabetes, hiporeoidismo, cirrose ou hipoglicemia)

Doenças neurológicas

Longos períodos de inavidade (ficar sentado em posição inadequada, por exemplo)

Deficiência de vitaminas (B1, B5 e B6)

Anemia

Alterações estruturais (como pé chato ou hiperextensão do joelho)


23 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

Cãibras Musculares Cuidados Essenciais Se quer evitar as cãibras há uma série de cuidados que pode adotar e que, ceamente, vão fazer a diferença. Pode começar desde logo pela alimentação, que lhe pode fornecer os nutrientes impoantes, como o magnésio cuja carência pode provocar cãibras. Couve, rúcula, espinafres, agrião, feijão, lenlhas, grão-de-bico ou cereais integrais são boas opções para repor os níveis de magnésio adequados. Os alimentos ricos em cálcio e potássio (como a banana ou sumo de laranja) são outra das indicações.

Para quem praca exercício físico, nada melhor que começar pelo mais básico, ou seja, os alongamentos, que além de prevenirem lesões musculares também evitam cãibras. Uma boa sessão de alongamentos antes e depois do treino é fundamental para manter/aumentar a flexibilidade dos músculos e preparando-os para a avidade física, mas também para eliminarem a tensão muscular após o exercício. Após a práca despoiva é fundamental cumprir o tempo de descanso recomendado entre treinos, para permir a recuperação muscular. Mas os alongamentos não são apenas para quem praca exercício físico. Para pessoas que sofrem de cãibras noturnas é aconselhável que realizem alongamentos antes de irem dormir. A hidratação é outro dos cuidados essenciais. A água pode ser a sua “melhor amiga” na prevenção das cãibras, já que auxilia na lubrificação dos músculos e das aiculações, reduzindo assim o risco de sofrer com cãibras ou lesões musculares. Além dos mencionados anteriormente, se quer evitar as cãibras deve evitar passar muito tempo de pé ou sentado e (no caso das senhoras) tentar não usar saltos altos. Caso se veja “obrigado” a passar longos períodos sentado, deve movimentar os tornozelos e dedos dos pés.


24| FISIOMADEIRAMAGAZINE

Aplicação de

Banda Neuromuscular Desde

2,50€

Avenida Arriaga nº 75, Edf. Monumental Infante 1º Andar Sala 106 Telf.: 291 629 000 Telm.: 910 551 970


25 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

Palestras de Sensibilização para as

Más Posturas no Local de Trabalho


26| FISIOMADEIRAMAGAZINE

Palestras de Sensibilização para as

Más Posturas no Local de Trabalho


27 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

Apoio Eventos

EcoTrail Funchal 2016


28| FISIOMADEIRAMAGAZINE

Fisiomadeira Trail Team e Patrocínios

EcoTrail Funchal 2016


29 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

Treino Acompanhado e Serviços Fisiomadeira

Testemunhos Ulizo os serviços da Fisiomadeira para a minha preparação, manutenção e recuperação. Desta forma, e graças a esta fabulosa equipa de profissionais, recupero os músculos através das massagens despoivas, sessões de fisioterapia e osteopaa, aliviando assim as tensões que sinto após esforços, ajuda-me a rerar ácido lácco dos músculos e acima de tudo ajuda-me na prevenção de

Gonçalo Gonçalves

lesões, na ocorrência de novas lesões e dores musculares.

33 Anos - Fisiomadeira Trail Team No que diz respeito aos serviços de ginásio, é onde me mantenho em forma, graças à diversidade e planeamento das aulas que me permitem criar novos estímulos e preparar o meu corpo para as altas intensidades, são sem duvida um complemento impoante para o alcançar dos meus objevos. Relavamente ao T. Reginaldo Nascimento, considero um profissional de excelência que consegue fazer uma ponte entre a reabilitação, preparação e recuperação de um indivíduo de forma ímpar. Os treinos ministrados por este profissional, são diferenciados e adaptados à condição física e objevos de cada cliente. Para além de acompanhar os treinos tem o cuidado com as correções posturais e técnica. Destaco ainda a determinação, movação e capacidade de resiliência deste profissional, que contagia todos os clientes e influencia posivamente no alcançar dos objevos. Numa única frase se pudesse caraterizar este profissional escreveria o seguinte: “A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável” (Mahatma Gandhi)


30| FISIOMADEIRAMAGAZINE

Treino Acompanhado e Serviços Fisiomadeira

Testemunhos Procurei a Fisiomadeira aquando de uma lesão no tendão de Aquiles, foi-me diagnoscado para além da lesão a necessidade de fazer a manutenção e o reforço muscular tendo em conta a intensidade com que praco Trail, esse momento mudou por completo o meu desempenho e as lesões passaram a fazer pae do passado, o contributo do T. Reginaldo foi fundamental para que conseguisse mel-

Márcio Castro 35 Anos

horar e muito o meu desempenho nas provas com ganhos de força e também ao nível da aeróbica, a recuperação pós provas foi também completamente transformada com a manutenção. É agora

um processo natural que me permite connuar a treinar rumo aos meus objevos sem qualquer interrupção, o acompanhamento e a personalização do treino foi excelente, tenho a ceeza que ainda melhorarei mais com este acompanhamento de qualidade e a preocupação que a Fisiomadeira tem para com os atletas que a frequentam!

O T. Reginaldo, mostra-se sempre disponível e atencioso, marcando assim a sua diferença em relação a outros serviços para além de que verifico sempre melhorias no meu estado físico sempre que procuro os seus serviços. A Fisiomadeira disponibiliza um vasto leque de opções (massagem, pressoterapia, osteopaa, etc), todas elas realizadas por elementos de uma equipa muito profissional.

Edwin Nunes 27 Anos

A Manutenção dos nossos atletas é com o Cartão ViVA MAIS!


31 | FISIOMADEIRAMAGAZINE

Treino Acompanhado e Serviços Fisiomadeira

Testemunhos O acompanhamento por pae do terapeuta Reginaldo tem sido essencial em várias veentes, nomeadamente na recuperação, manutenção física, idenficação de fraquezas e trabalho de reforço muscular. É uma pessoa incansável no acompanhamento e sempre preocupado com a resolução da lesão e causa da lesão do atleta. Considero ser um terapeuta único devido aos conhecimentos que possui a nível da recuperação de lesões, correção postural e de

Flávio Vieira 30 Anos

desequilíbrios físicos e a nível de prescrição de exercícios eficazes para a resolução da lesão.

Após a ulização dos serviços da Fisiomadeira consegui resolver a lesão pela qual resolvi recorrer aos vossos serviços e desde que faço a preparação física e manutenção não voltei a ficar lesionado apesar de ter aumentado a intensidade de treinos.

O acompanhamento do T. Reginaldo, durante e depois do treino é irrepreensível, sempre muito atento a todos os movimentos que realizamos. Revela grande conhecimento sobre a metodologia do treino e todos os exercícios são de acordo ao meu estado físico. Registo com muito agrado, a simpaa e a movação que nos transmite durante o treino. Os seus treinos são sempre exigentes e os exercícios são variados, o que contribui para quebrar a monotonia e aumentar a movação. Revela enormes conhecimentos quer dos exercícios, quer das posturas a adotar durante a práca dos mesmos,

Bruno Miguel 44 Anos

além disso o pós-treino que realiza é fundamental para evitar lesões. A Fisiomadeira oferece uns serviços de alta qualidade, com profissionais competentes aliado a uma simpaa inexcedível. Parabéns pelo trabalho realizado, votos de sucesso e prosperidade.

A Manutenção dos nossos atletas é com o Cartão ViVA MAIS!


ACEITAS O DESAFIO? O PLANO É FAZER ACONTECER!

O Challenge for Fun é um treino em grupo, irá existir planos de treino individuais mas o principal será sempre com actividades desenvolvidas em grupo. O grupo de treino é criado pelo cliente, este deverá juntar pessoas (amigos, conhecidos, colegas, etc.) com o mesmo objectivo de treino para criar assim o seu Challenge Group.

#CHALLENGE4FUN 291 629 000 | 910 551 970 | GERAL@FISIOMADEIRA.PT

Fisiomadeira Magazine #11 OUTUBRO  

Na edição de novembro com o aproximar do inverno abordamos temais tais como: - Doença Obstrutiva Pulmonar, Vitamina C e Pneumonia. Faça a su...

Advertisement